Undergoogle

quinta-feira, agosto 31, 2006

Liminar autoriza multa diária de R$ 50 mil se Google não entregar dados à Justiça

Do IDGNow!

O juiz José Marcos Lunardelli, da 17ª Vara Federal Cível, concedeu liminar ao Ministério Público Federal de São Paulo e determinou que a empresa Google Brasil Internet Ltda. deve cumprir em 15 dias todas as ordens judiciais de quebra de sigilo de comunidades e perfis do Orkut, sob pena de 50 mil reais por dia para cada ordem descumprida.

Ao todo, o MPF entrou com 52 pedidos de quebra de sigilo, sendo que 46 foram apreciados e 38 deferidos por juízes federais, porém o Google colaborou apenas parcialmente em seis casos, segundo o MPF. [continua]

Colaboração: Renato Pires.

Grandes Alianças, nomes estranhos...

A tempos circula na internet um video visionário que prevê a junção de Google e Amazon, criando um novo bloco chamado Googlezon. Bem, devidos as intensas parcerias entre grandes empresas, vários rumores e nomes surgiram, lógico que todos como uma brincadeira. O pessoal do ValeyWag já fez uma pequena lista de possiveis nomes para futuras parcerias:
Nossas sugestões:
  • Google + UOL: Guolgle
  • Google + Lula: Luis Inácio Google da Silva
  • Google + Ebay: Ebaygle
  • Google + Sun: Sungle
  • Google + MTV: GoogleTV
Quer ajudar? Comente!

Google disponibiliza livros completos para download

Do Último Segundo:

"Descobrir Dante, (Isaac) Newton e (Victor) Hugo agora é um pouco mais fácil. A partir de hoje (quarta-feira), os leitores podem encontrar versões gratuitas para download de algumas das principais grandes obras mundiais no Google Book Search, informou o Google.

(...)

Basta acessar este serviço e clicar na opção "full view" (vista completa) para ver se o livro está disponível por inteiro. O Google citou como exemplo "Os Princípios Matemáticos", de Isaac Newton, "Marion de Lorme", de Victor Hugo, as memórias de Simon Bolívar, ou "Os Sofrimentos do Jovem Werther", de Johann Wolfgang Goethe.

O Google destacou que esta possibilidade não está disponível para obras protegidas por direitos autorais.


terça-feira, agosto 29, 2006

Eric Schmidt vai ajudar a administrar a Apple

Eric Schmidt, CEO da Google e um dos responsáveis por alavancar a empresa nos últimos anos foi eleito hoje (29/08), um dos membros do conselho de administração da Apple.

O diretor do Google, que trabalha no setor de alta tecnologia há 20 anos (Novell, Sun Microsystems, Computer Science Lab e Xerox), já integra o conselho administrativo da prestigiosa universidade de Princeton.

O ingresso de Schmidt ao conselho da Apple eleva o número total de membros para oito, incluindo Steve Jobs, co-fundador e presidente-executivo da Apple, e Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos.

"Assim como o Google, a Apple se concentra na inovação, e acreditamos que a visão de Eric, bem como sua experiência, serão muito úteis para a Apple nos próximos anos", indica o grupo de informática.

"A Apple é uma das empresas do mundo que mais admiro", disse Schmidt em um comunicado. "Estou ansioso para trabalhar com Steve (Jobs) e com o conselho da Apple para ajudar com todas as coisas fantásticas que a Apple está fazendo."

Isso pode fazer com que o "útil" se una ao "agradável" e, junto, tragam novidades para os próximos anos!

Leia mais: Apple Press

Gtalk poderá se comunicar com Skype

Após o acordo entre Google e Ebay para parceria de anúncios escritos e "click-to-talk" (onde o usuário acha um anúncio interessante e pode ligar para o anunciante gratuitamente utilizando o Google Talk ou Skype), Lewis Lin, responsável pelo IM da Google comunicou no blog oficial que um novo mundo está se abrindo para o Google Talk, falou que entre outros proveitos tirados pela parceria uma comunicação entre GTalk e Skype pode sair em breve.

Leia mais: Google TalkAbout

segunda-feira, agosto 28, 2006

Orkut será só para maiores!

Segundo a nova conduta do Google no Brasil sobre o Orkut:

"Agora, será necessário ter 18 anos ou mais para ter acesso ou se inscrever no Orkut e será necessário fornecer informações verdadeiras, exatas e completas ao efetuar a sua inscrição como membro do serviço.

Cada usuário, agora, será responsável por toda e qualquer atividade realizada sob o seu nome e por manter a sua senha em segurança. O site também proibirá ações como ataques ou a exploração de falhas de segurança (que são freqüentes) usadas para coletar informações sobre outros usuários, bem como o envio de mensagens eletrônicas indesejadas como spam.

A empresa também proíbe a transmissão de vírus, worms, defeitos, cavalos de Tróia ou qualquer outro item de natureza destrutiva. Mais abaixo, o Orkut se isenta de responsabilidades, afirmando que "embora proíba tais condutas e conteúdos em seu site, você (o usuário) está ciente e concorda que poderá ser exposto a materiais desse tipo e que usará o serviço orkut.com por sua própria conta e risco."
Ainda:

"Você (o usuário) concorda em isentar o Orkut de qualquer obrigação ou responsabilidade civil reivindicada por terceiros que possa surgir em decorrência da sua utilização do orkut.com, ou de alguma forma a ela relacionada, incluindo qualquer responsabilidade ou despesa proveniente de reclamações, perdas, danos (diretos e conseqüenciais), ações judiciais, sentenças, custos de processos ou honorários, de qualquer tipo e natureza. Em tais casos, o Orkut o notificará por escrito quanto à reclamação, ação judicial ou ao procedimento."
Será que essas medidas vão realmente adiantar de alguma coisa? E os usuários antigos? Parece que o ditado brasileiro de que "tudo acaba em pizza" foi utilizado mais uma vez! O que resta é esperar pra ver o que realmente muda daqui pra frente!

domingo, agosto 27, 2006

Google lança pacote para empresas

A Google acaba de lançar um novo pacote serviços gratuitos direcionados a empresas.

O pacote novo contém:
  • Gmail para empresas: todas as funcionalidades e armazenamento gigante do Gmail sob o seu domínio.
  • Google Talk: comunicação simples e instantânea entre os funcionários e clientes de sua empresa.
  • Google Calendar: agende reuniões e organize tarefas em uma agenda acessível de qualquer computador.
  • Google Page Creator: um editor fácil de se usar para criar um site em apenas poucos minutos.
A intenção da Google de bater de frente com o Microsoft Office se torna muito clara nessa ofensiva tentadora a empresa. Já de imediato, o novo pacote faz concorrência ao Outlook, Messenger corporativo e FrontPage.



É possível selecionar quais serviços sua empresa quer utilizar por uma central de controle, e segundo a Google, um pacote pago será oferecido para quem quiser se ver livre dos anúncios Google e ter suporte durante um ano.

Já prevendo o futuro, podemos esperar que a Google lance um novo layout e melhoras para o Writely e termine o pacote com o editor de textos e o novo Google Spreadsheets.

Visite: Google Apps for your domain

Vídeo: Coin Guy

Um pequeno vídeo para o domingo. Este adolescente faz coisas impressionantes com uma moeda, demonstrando pontaria e paciência extraordinárias. Vale a pena assistir.



Observação: Sempre dou prioridade para vídeos do Google Vídeo, mas no caso deste não encontrei disponível no serviço da Google.

sábado, agosto 26, 2006

Google x Justiça brasileira: mais um capítulo

A Justiça brasileira vem acusando nas últimas semanasna Google, responsável pelo Orkut, de não colaborar para acabar com a pedofilia, racismo e outras pragas sociais da internet.

A Google se defende dizendo que possui ferramentas para que usuários reportem abusos na rede social, e inclusive acusou a justiça brasileira de não estar recebendo os comunicados de forma eficiente, atrapalhando qualquer tentativa de colaboração por parte da empresa. Ela ainda comunica que a sede do Google no Brasil é um simples escritório comercial, e que as notificações devem ser enviadas diretamente à matriz americana.

Hoje a justiça do país divulgou um comunicado aonde rebate as acusações da Google. Ela afirma que das denúncias de abuso na internet recebidas no site www.denunciar.org.br, quase 95% estão relacionadas a perfis ou comunidades no Orkut.

Alguns trechos interessantes do comunicado:

"O grupo econômico Google tem criado inúmeros obstáculos à efetiva identificação dos criminosos brasileiros que praticaram esses crimes bárbaros. Lamentavelmente, a principal estratégia da empresa tem sido a de eximir sua filial brasileira de qualquer responsabilidade pelo serviço prestado em português, a quase 20 milhões de consumidores brasileiros."

Em outro trecho:

"O fato dos servidores relacionados ao serviço Orkut estarem fisicamente hospedados nos Estados Unidos não impede de nenhum modo que a filial brasileira da corporação tenha acesso aos dados necessários à identificação dos criminosos brasileiros."

Enquanto a justiça cobra ações da Google, a empresa tenta cativar seus usuários a denunciarem perfis e comunidades mantendo a rede saudável.

O Orkut é seu amigo

E pelo que consta em seu novo aviso na homepage do serviço, precisa de nossa ajuda.


(clique na imagem para ampliar)

Google diz que não vai fechar Orkut

Do IDG Now!:
O Google comunicou, por meio de uma nota à imprensa, que “não tem planos de descontinuar o Orkut no Brasil ou limitar o seu acesso aos usuários brasileiros”.

“Estamos continuamente explorando oportunidades para melhorar ainda mais nosso serviço para todos os usuários no mundo inteiro”, diz o comunicado.

O Google alegou ainda, por meio de outra nota à imprensa, que dos 46 casos em que o Ministério Público Fereral acusa a empresa de não ter cooperado com os dados solicitados para identificar os responsáveis por perfis e comunidades criminosas no Orkut, o Google Inc. foi acionado corretamente em apenas 16.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Google ameaça pôr fim ao Orkut no Brasil

Do Terra Tecnologia:

O Orkut, site de relacionamentos na Internet, que foi criado e é mantido pela Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou até limitar o acesso de internautas brasileiros, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A informação partiu da sede

A empresa,que está envolvida em uma série de processos judiciais, pode tomar a medida caso não seja possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. Para a direção do Google, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde por entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.

Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que "nenhuma hipótese está descartada", mas que a empresa "está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostaria muito de poder continuar a fazê-lo".

quinta-feira, agosto 24, 2006

Especial Google no Celular - Parte 1

Esta semana resolvi transportar o Google para a palma de minha mão. Munido de um telefone celular Motorola V600 e do Opera Mini saí navegando pela web, tentando transportar um pouco da rotina do Desktop para o Celular.

1. Opera Mini: Realmente o Opera Mini é essencial para quem quer fugir dos limites impostos pelo browser que vem com os celulares. O programa simplesmente converte qualquer página web para uma "visível" no browser do celular. Assim dá pra navegar em muitos sites da web. Baixe o Opera Mini.

2. Gmail: Não dá pra ficar mais de 2 horas sem entrar na caixa do Gmail. Esse foi o vício adquirido por centralizar todos os e-mail nesta conta e mantê-la por quase 2 anos. Realmente não dá pra ficar o dia todo no frente do PC, aí a versão do Gmail para Móveis realmente é show. Pelo serviço dá pra logar na conta, acessar todos os e-mails, ver as conversações, responder, encaminhar, escrever e inclusive ver anexos. Dá pra ler anexos em .doc, .pdf e ver imagens. Para os que acham que o Gmail vai comer muita banda, a home do Gmail para o celular tem aproximadamente 1kb. Mais informações: Gmail Mobile.

3. Google Reader: Nem só de e-mail vive um apaixonado por web. RSS tornou-se um vício para muitos nos dias de hoje. Ser o primeiro a saber das informações se torna um desafio. Realmente o Google Reader não é um dos melhores leitores encontrados na Web, mas para o mundo móvel o leitor realmente quebra um bom galho. Você pode cadastrar pelo Desktop todos os seus feeds e acompanhá-los durante o dia todo pelo celular. Dá pra acompanhar uma Label específica e ir direto pra fonte da notícia. Veja: Google Reader Mobile.

4. Google Maps: Se o Google Earth já supreende qualquer um que o vê pela primeira vez, imagina a impressão que ele dá quando utilizado no celular. Realmente se torna fantástico utilizá-lo na palma da mão. O programa, em java, que pode ser baixado para vários celulares consegue carregar em uma boa velocidade os mapas de todos os lugares do mundo, igualzinho o Google Maps ou Google Earth. Dá pra passar o tempo na fila do banco ou em salas de espera. O Maps Mobile já consome uma banda bem maior que os outros serviços, para achar minha cidade consumi aproximadamente 500kb. O serviço tem muita coisa do Google Maps, como mapas e imagens de satélite, marcadores, coordenadas e busca. Baixe o Google Maps Mobile aqui.

5. Busca: Sabe quando surge aquela "duvidazinha" dentro do metrô, ônibus, fila de banco ou escola? Pois é, a busca do Google no celular realmente torna-se muito útil. Por ela, dá pra buscar páginas normais, imagens, listas e páginas Wap. Ainda dá pra acessar a página inicial personalizada (que iremos falar mais tarde) e a conta do Gmail. Veja: Google Mobile.

Continua...

Melhor suporte ao Calendar e Gmail no Mac

A Google lançou um notificador e novos e-mails e eventos para a plataforma Mac. O programinha agora se chama Google Notifier for Mac.

Além disso, o Google Calendar passou a ser totalmente suportado pelo navegador Safari.

Download: Google Notifier for Mac

VOIP pelo Gmail?

Garett Rogers, do ZDNet publicou que em sua conta do Gmail apareceu um novo botão. O botão "Call" deve habilitar conversas de audio pelo próprio Gmail, algo que parece interessante mas que segundo ele próprio ainda não funciona.

Analizando o código fonte da página, visualizou o seguinte código:

if(v){N.push(bn(U,"call_"+f,U? "im/call_button.gif":"im/call_button_disabled.gif", " Call"))}
Veja mais: ZDNet


quarta-feira, agosto 23, 2006

Google Books oficialmente no Brasil

Da Info Online:

Mais um projeto do Google está ganhando uma interface brasileira. Agora é a vez do Google Books, que permite fazer buscas em conteúdos de livros.

No país o serviço será chamado de Pesquisa de Livros e deve entrar no ar, segundo a empresa, entre entre hoje e amanhã no endereço http://books.google.com.br. Já existe conteúdo digitalizado em português dentro da base do Google, que é global.

(...)

"Já no caso das buscas tradicionais, muitas vezes o resultado de um livro pode ser muito mais relevante do que o das páginas web", diz. Segundo Marinucci, o custo de digitalização de cada livro para o Google fica entre 20 e 35 dólares. (continua...)

terça-feira, agosto 22, 2006

MP pede multa e fechamento do Google Brasil

Do A Tarde Online
O Ministério Público Federal entrou hoje com uma Ação Civil Pública em que exige que o Google Brasil forneça dados sobre usuários de comunidades que praticam crimes no site de relacionamentos Orkut. O MP quer que o escritório brasileiro quebre o sigilo de comunidades e perfis criminosos no Orkut, sob pena de multa avaliada em R$ 200 mil. Na mesma ação, o MP pede ainda que a filial brasileira seja desconstituída, o que resultaria no fechamento dos escritórios da companhia no País.

A empresa se defende afirmando que não dispõe destes dados, registrados no Google Inc., matriz do grupo nos Estados Unidos. "Isso não é desculpa, a questão é o acesso aos dados, e não onde eles estão armazenados", afirmou o coordenador do grupo de combate a crimes cibernéticos do MPF-SP, Sérgio Suiama. "A Microsoft e a Yahoo também têm os dados armazenados fora do Brasil e prestam informações à justiça brasileira quando solicitadas."

Indenização - O Ministério Público também quer condenar o Google Brasil a pagar uma indenização avaliada em R$ 130 milhões por danos morais coletivos. Segundo o MP, a empresa nunca responde às determinações da Justiça, causando prejuízos às investigações e à sociedade. A Google se defende afirmando que colabora com a Justiça brasileira.

Gmail oferece suporte a áudio

Agora quem receber um arquivo de áudio em seu Gmail, vai poder baixá-lo para ou computador ou ouvi-lo diretamente no webmail, e um mini-player embutido.

Muito útil para quem quiser ouvir suas músicas no trabalho ou escola, e não tem um servidor para hospedá-las. Vale lembrar que o tamanho máximo de envio de anexo no Gmail é de 10 MB.

Reporte Bugs do Gmail

O leitor José Cláudio Medeiros nos avisou que o Gmail ganhou um botãozinho "Reportar Bug" tanto na interface americada quanto brasileira. A página redireciona para um formulário onde o usuário poderá postar seus bugs.

Isso vem para ajudar na insatisfação de alguns usuários quanto a pequenos bugs ou "probleminhas" encontrados no uso do gmail.

Para quem não consegue sequer logar em sua conta, segue o endereço para o formulário. Gmail: Centro de Ajuda.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Google perde mercado para Yahoo

Do IDGNow!
O site do Google continua a ser a maior fonte para buscas na web, mas perdeu 1% de participação de mercado para o Yahoo no mês de julho, segundo a comScore Networks.

O Google respondeu por 43,7% de todas as buscas realizadas no mercado norte-americano, mas teve queda na participação total de mercado, pela primeira vez em 11 meses consecutivos, segundo a comScore.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Writely aberto ao público

Após o Analytics, o Writely, editor on-line de textos adquirido pela Google, está com suas portas abertas para novas inscrições.

Para utilizar o serviço, os interessados poderão se cadastrar aqui.

Últimos dias da promoção Dreamhost

Acaba neste domingo 20/08 o Super Desconto oferecido pelo Undergoogle aos interessados em assinar o Dreamhost.

A assinatura sai por $119.40 para um ano, mas como o desconto, você paga somente $35,82, para um ano inteirinho de assinatura (barato né!). Se fosse pagar mensalmente e em reais, isso daria menos de R$7,00 por mês, para você ter 20GB em disco, 1TB de transferências, um domínio (.com) grátis e ainda poder hospedar um número ilimitado de domínios.


Agora você ganha 50% de desconto na primeira anuidade do Plano L1. De $119.40, você paga $59,70.

Para ter direito ao desconto, você deve visitar a Dreamhost e quando for se cadastrar utilizar nosso código promocional "UNDERGOOGLE3" Para outros planos, nosso código dá descontos que vão de 30% a 50%. Lembrando que pra assinar é necessário cartão internacional ou conta no Paypal.

Leia mais: Dreamhost quase de graça

Google diz: Parem de googlear

O fato de se tornar reconhecida mundialmente, sem dúvidas torna a Google muito poderosa, poder reconhecido pelo uso do termo "googlear", que inclusive já foi inserido em alguns dos principais dicionários americanos.

Mas a empresa vem passando por sérios problemas de marca e uso indevido do termo "googlear". Temos exemplos claros disso no Brasil: Quanta gente não utiliza o termo "OMO" para se referir a sabão em pó? Ou "BomBril" pra se referir a esponja de aço?. A Google já se preocupa em perder espaço para buscadores que podem assumir a função de "googleadores", afinal as pessoas associam o termo "googlear" ao fato de buscar e não ao fato de "buscar no Google".

Então o problema é: as pessoas utilizam "googlear" para qualquer busca na internet, não importa se eles estão no Yahoo, MSN ou Altavista.

Julie Coleman, autoridade em linguística da universidade de Leicester diz entender o problema passado pela empresa de Mountain View, afinal ela não pode fazer os usuários pararem de utilizar o termo "googlear", afinal eles o utilizam no dia-a-dia e já adotaram como um termo padrão, que soa muito bem.

Segundo Coleman, a Google somente pode forçar os dicionários a citar a marca registrada, assim como o Oxford English Dictionary fez.

A discussão já se moveu por vários blogs e Geeks americanos, alguns indignados pela preocupação da Google, afinal eles deveria adorar o fato de seu nome se tornar tão popular. Outros entendem claramente que isso pode trazer problemas de marketing para a empresa.

Outro caso semelhante ocorre com a Apple, que lançou e popularizou o iPod. Hoje, qualquer um que não possui muita informações sobre tecnologia, consideram um simples MP3 um iPod, isso causa problemas para a publicidade da Apple.

Afinal, devemos googlear ou não? Os danos a longo prazo poderão ser sérios? Ou a Google está se preocupando com uma coisa banal?

Leia mais: ZDNet

quarta-feira, agosto 16, 2006

Google Music Trends

Tá sabendo do novo recurso do Talk, que permite aos usuários exibirem as músicas que estão escutando?

Lembra que o Google tem um serviço de busca de músicas, albuns e artistas?

Os dois serviços foram unidos e deram origem ao Google Music Trends, uma espécie de TOP20 das músicas mais ouvidas pelos usuários do Google Talk, associadas à buscas de alguns e maiores informações sobre músicas e artistas.

Na página, o usuário pode pode ver o ranking de músicas por estilos e países (infelizmente o serviço só mostra preferências de usuário dos Estados Unidos).

Ainda não tem o novo Google Talk, como transferências de arquivos, Voicemail e Google Music Trends? Baixe aqui.

Fonte: ZDNet

11 dicas de como usar o Google para conquistar uma mulher

No dia 23 de Julho, Damien Mulley escreveu um post em seu blog. Hoje, Ricardo Lage o traduziu e nos enviou.

O post é mais uma constatação de como o Google e sexo são extremamente populares. Intitulado de “Como usar o Google para conquistar uma garota e transar com ela” (tradução literal de How to use Google to get a girl and get laid), o texto destaca ferramentas disponíveis do Google que podem ser usadas em poderosas estratégias de conquista do sexo oposto (apesar de direcionado à conquista das mulheres, tenho certeza que as técnicas podem ser adaptadas para outras opções sexuais e sexo).
Eis um trecho da "filosófica" comparação
7. Orkut
De acordo com Damien, autor do post original em Inglês, Orkut é um termo usado antigamente pelos brasileiros para “local para encontrar pessoas que farão sexo com você”. Por isto o Orkut é tão cheio de brasileiros. Como toda rede de relacionamentos, você pode usar outras partes do plano de transar usando o Google e integrar a ele. Use seu GMail, seu GTalk, suas fotos, seus vídeos leves e bastardos e divulgue tudo no Orkut. Lembre-se de ter muitos amigos adicionados ao seu perfil para mostrar que você é “cool”.
Veja Completo: Como usar o Google para conquistar uma mulher

Google lança rede Wi-Fi em Mountain View

Do IDG Now
A rede Wi-Fi do Google, construída para a região de Mounatin View, foi lançada nesta quarta-feira (16/08), fornecendo acesso à banda larga sem fio na cidade do Estado da Califórnia, lugar que a grande empresa de busca chama de casa.

A rede do Google inclui 380 pontos de acesso ao redor desta cidade, com cerca de 72 mil residências, disse Chris Sacca, o responsável pelas iniciativas especiais da empresa.

A rede irá permitir transmissões a 1Mbps (Megabit por segundo) tornando mais veloz o recebimento e o envio de arquivos, disse Sacca.

O Google estimava que o lançamento do serviço ocorresse em meados de setembro deste ano, mas fizeram os testes finais antes do previsto. Cerca de mil pessoas participaram das fases de teste da nova rede.

Aliens reconhecem a superioridade do Firefox?

Do Meio Bit

No caso são humanos, ou quase. Os membros do Grupo Linux da Universidade do Estado do Oregon costumam comemorar o download do Firefox com eventos desse tipo. Aos 50 milhões de downloads, criraram um mural gigantesco no pátio da universidade, aos 100 milhões lançaram um balão estratosférico com uma faixa, e agora aos 200 milhões de downloads, fizeram um desenho em uma plantação, no melhor estilo ArquivoX.

Google contrata programador de Linux

Andrew Morton, programador responsável pela manutenção no Kernel 2.6, versão atual do sistema que integra as distribuições Linux, anunciou que foi contratado pelo Google.

Ainda falou que sua presença na Google será benéfica para a comunidade Linux, já que ele "estará em contato diário com pessoas que usam o Linux para coisas reais", se referindo à preferência do Google pelo sistema. [mais]

Fonte: Geek 2006

terça-feira, agosto 15, 2006

Google Talk: 1 ano

Para comemorar um ano de seu Instant Messenger, nesta quarta (16/08) a Google deverá lançar oficialmente a versão com transferência de arquivos e voicemail. Como já haviamos anunciado há alguns dias, a versão com os novos recursos já se encontrava em testes e além dos recursos citados também possuia mensagem de status que exibia a música ouvida pelo usuário.

Segundo os engenheiros responsáveis pelo programa, o investimento de $1 bi na AOL recentemente, entre outros benefícios, irá permitir Talk e AIM conversarem. Embora não seja muito utilizado por aqui, o IM da AOL é muito popular nos EUA. Além do AIM o serviço está aberto para conversar com qualquer outra rede que utilize o XMPP, conhecido popularmente por protocolo "Jabber".

Leia mais: News.com
Visite o site do Google Talk


Atualização: A nova versão do Google Talk ja se encontra disponível aos usuários.

Analytics aberto ao público

Agora qualquer pessoa pode ingressar no Google Analytics, serviço da Google que gera estatísticas de visitação e ajuda na otimização de anúncios em sites.

Cadastre-se aqui.

Google adquire empresa de reconhecimento de imagens

A Google anunciou em seu blog a compra da empresa Neven Vision, especializada em reconhecimento de imagens. Segundo o buscador, as tecnologias da empresa serão utilizadas para aprimorar o sistema de busca do software Picasa, fornecendo aos usuários maneiras novas e mais eficientes de organizar imagens.

A Neven Vision conta com algorítimos eficientes de biometria e reconhecimento de fotos. É também especializada em plataformas móveis.

Orkut pode fechar o escritório do Google Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) prepara duas ações contra a Google: uma civil (perda da representatividade e pagamento de indenização por danos morais coletivos) e outra criminal por proteção de criminosos (favorecimento pessoal) e desobediência. O inquérito policial foi instaurado há dois meses.

Há cinco meses, o MPF aguarda o fornecimento dos dados de 27 perfis e criadores de comunidades do Orkut. A quebra do sigilo foi autorizada pela Justiça, mas nunca foi cumprida pelo Google Brasil, segundo afirmou o procurador da República no estado de São Paulo, Sérgio Gardenghi Suiama, que moverá as duas ações contra a empresa.

A queda de braço entre o Ministério Público e o site de relacionamentos Orkut irá entrar em uma nova fase nesta semana. O Congresso Nacional, por meio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, pretende enviar ao Congresso dos Estados Unidos um relatório com denúncias de crimes cometidos no site de relacionamentos. Pornografia infantil, neonazismo e intolerância religiosa são algumas das denúncias do relatório.

Em contra partida, representantes da Google no Brasil afirmam colaborar periodicamente com a polícia. Em nota, a empresa considerou de “extrema importância o problema relacionado ao conteúdo ilegal no Orkut” e acrescentou que “desenvolve constantemente novas ferramentas para detectar e remover conteúdo impróprio no site”.

A nota ainda afirma:

"A Google Inc. tem cooperado com as autoridades brasileiras na investigação de crimes que envolvem o Orkut. Temos cumprido todas as solicitações judiciais enviadas ao Google Inc., que é responsável pelo Orkut, e a empresa nunca se recusou a cooperar
”.

Blogger ganha atualização

Após muito tempo sem atualizações realmente notáveis, a Google disponibilizou um beta da nova versão do Blogger.com.

Entre as novidades estão a possibilidades de definir Labels (marcadores) aos posts, um novo Dashboard, Feeds mais personalizáveis, integração com Google Accounts (contas do Google) e, talvez a maior mudança de todas: republicação instantânea do blog.

Atualmente, ao alterar o modelo do blog o usuário deve aguardar durante um longo tempo enquanto o Blogger recria todas as páginas com o novo modelo. A nova versão do Blogger cria as páginas dinamicamente para cada usuário que visita, o que dispensa grandes demoras na republicação.
Estivemos analizando as novidades. Como nosso blog está ligado ao sistema do Blogger.com, em breve novidades estarão por vir. Estamos realmente esperando o sistema de labels, que deixará as notícias melhor organizadas!
O beta já está aberto ao público e o time do Blogger diz trazer novidades para o serviço. Novidades como novos meios de organização e busca estão por vir nos proximos meses. Espera-se também uma integração com o Measure Map, comprado recentemente pela Google.

Imagens da nova versão:

Tela inicial do Blogger


A tela de de postagem ganhou pequenas mudanças na
interface, e a função labels


Integração com o Google Accounts
Philipp Lenssen, do Google Blogoscoped fez um video mostrando as novidades.
Visite: Blogger Beta

segunda-feira, agosto 14, 2006

Falha no Orkut é corrigida pela Google

Inacreditavelmente, os engenheiros de software da Google conseguiram corrigir a falha de segurança que foi encontrada no Orkut.com em menos de um dia. Todos os scraps com conteúdo malicioso se tornaram inofensivos e eles nem sequer precisaram tirar o site do ar! É impressionante a eficiência da empresa.

Se você chegou a desativar o JavaScript em seu navegador, já é seguro reativar o recurso. A situação já se normalizou.

Caos no Orkut

Uma confusão tomou conta da rede de relacionamentos Orkut desde que uma falha de segurança foi descoberta.

Em questão de horas surgiram dezenas de scripts maliciosos que se espalham em uma velocidade absurda. Aproveitando-se da falta de conhecimentos de alguns usuários, hackers e crackers criaram uma forma de obter os cookies do navegador. Tratam-se de arquivos que armazenam informações valiosas, como senhas, históricos e nomes de usuários. A insegurança é crescente.

Através de scripts simples (e menos perigosos), alguns usuários já conseguiram criar recados (scraps) impossíveis de serem excluídos e capazes de fechar a janela do navegador automaticamente. Outros usaram algumas das capacidades do JavaScript para modificar elementos da página, criando, por exemplo, botões falsos e redirecionamentos que levam o usuário a páginas maliciosas.

É preciso cuidado, pois diferentemente do que acontecia com pragas como o "Vírus da Foto", a infecção não necessita da intervenção do usuário para se concretizar.

Alguns apontaram soluções simples e teoricamente milagrosas para o problema, mas nenhuma delas é 100% eficiente.

A melhor alternativa até o momento é evitar acessar o site até que o problema seja resolvido pelos engenheiros da Google (Acredite, eles são rápidos). Se ainda assim for necessário permanecer no orkut.com, desative o JavaScript em seu navegador. Se você usa:

Firefox:


Acesse: Ferramentas > Opções > Conteúdo
Desmarque a opção Permitir JavaScript
Clique em OK.

Opera:


Com a página do orkut aberta, pressione a tecla F12 e clique em "Enable JavaScript" (Ativar JavaScript).

Internet Explorer:


Ferramentas > Opções da Internet > Segurança > Nível Personalizado > Script
Desative todas as opções e Clique em OK

Ao desativar o JavaScript em qualquer um dos navegadores, algumas das funcionalidades dos sites deixarão de funcionar, incluindo alguns recursos deste blog. Portanto, é interessante que voce re-ative o recurso após sair do orkut.

É lamentavel o que tem acontecido na maior rede de relacionamentos online do país. O orkut me trouxe velhos amigos e também ajudou a manter amizades distantes. Mas infelizmente, criminosos e pessoas mal intencionadas se apossaram do site, criando transtornos à todos.

Mas não acredito que seja o fim. Uma idéia tão boa quanto o orkut não pode acabar de forma tão triste e lamentável, destruida por scraps maliciosos, propaganda e crime. Eu quero o orkut de volta, o orkut das amizades e da educação.

domingo, agosto 13, 2006

Falha de segurança grave é encontrada no Orkut

Os usuários Victor Pencak e Steven Conte reportaram uma falha de segurança grave no sistema de recados do Orkut. Graças ao bug, as pessoas podem inserir scripts, imagens e vídeos nos recados. Embora o conteudo pareça inofensivo, os scripts e imagens podem explorar falhas no navegador e no sistema, causando danos que variam de simples instabilidades à Vírus e Malwares em geral. Por isso recomendamos muito cuidado com o uso do serviço enquanto o bug não é corrigido.

Para enviar uma imagem a um amigo, basta copiar a url abaixo, substituindo endereco_da_imagem pelo local onde a foto se encontra armazenada.

http://www.orkut.com/%22%3e%3c/a%3e%3Cimg%20src%3D%22
endereco_da_imagem

%22%3E%3Ca%20style%3D%22display%3Anone%22%20href%3D%22%3C/a%3E

*Url dividida em linhas para facilitar a vizualização

O mesmo código pode ser usado para implantar pequenos scripts. O exemplo à seguir dispara uma caixa de mensagens com o uso da função alert(); Novamente, basta copiar e colar.


http://www.orkut.com/%22%3e%3c/a%3e%3cscript%3ealert%28%22
Oi!!%22%29%3c/script%3e%3ca%20style=%22display%3anone%22%20href=%22/

*Url dividida em linhas para facilitar a vizualização

O Google ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Google Jogos

O Google Blogoscoped publicou uma lista de jogos criados com base em serviços do buscador. Há jogos para todos os gostos, desde simuladores de voo até clássicos como o Google Fight e o Pacman. Vale a pena conferir.

sexta-feira, agosto 11, 2006

O blog do Google Brasil

Finalmente a Google ganhou um blog oficial para o Brasil. Histórias interessante dos bastidores e novos produtos da maior empresa de busca da internet podem ser encontradas em português brasileiro.

Vale a pena uma visita.

Acesse: Google Blog Brasil

quinta-feira, agosto 10, 2006

Google integra serviços por novos links

Essa semana pudemos reparar duas novidades nos serviços da Google.


A primeira são os novos links na home page americana do buscador, em google.com. Novos links foram adicionados acima da caixa de busca, que agora levam aos serviços Google Video e Google Maps. Outros serviços, como o Google Books, podem ser acessados em uma mini-popup clicando-se em more. Ótima forma a Google encontrou de promover seus produtos.




A segunda novidade são os links na canto superior esquerdo no Gmail em inglês. Para mim, que faço parte de quase todos os serviços da Google, foram adicionados os links Photos e Spreadsheets. Talvez não apareçam para todo mundo.

Enquete: Você já teve sorte?

Muitos nem sabem para que serve, mas o "Estou com sorte™" que aparece abaixo da caixa de buscas do Google tem a função de retornar o primeiro, e portanto mais relevante resultado para o ítem buscado.

A questão é... Quem vai querer o primeiro resultado? Isso seria como buscar no escuro, uma vez que é bem mais prático buscar o ítem e escolher o resultado desejado. Mesmo assim, o "Estou com sorte™" está lá desde o início e acabou tornando-se marca registrada e uma espécie de slogan da empresa.

E você? Já utilizou o botãozinho?


Você já utilizou o "Estou com Sorte™" nas buscas do Google?
Sim, uso sempre!
Somente para ver o que ele fazia
Eu nunca tive sorte
"Estou com sorte", o que é isso?
Acabei de testar
Google não presta!
by Pollhost.com


Pague com o Checkout, ganhe uma camiseta

Para promover seu serviço de pagamentos on-line, a Google está dando uma camiseta personalizada para todos os usuários que efetuarem compras acima de $20 em qualquer uma das lojas cadastradas. Pagando com o Checkout até hoje, 10/08, o usuário receberá em sua casa uma camiseta a partir do dia 24-08.

Maiores informações: Google Checkout

Undergoogle: 1000 Posts

Com muito orgulho, anunciamos hoje nosso 1000º post. Esta brincadeira, que começou no dia 01 de Julho de 2005, sempre tomou um pouco de nossos corridos dias e vem se tornando cada vez mais sério.

Enquanto escrevia nosso 1º post, não imaginava o quão grande isso iria se tornar, muito menos dos amigos, fãs e prêmios que iríamos ganhar., Além disso, 300.000 visitantes únicos neste perîodo é uma marca para se orgulhar!

Gostaríamos somente de demostrar nosso reconhecimento pelo sucesso do blog aos usuários, que diariamente visitam e comentam. Afinal, sem vocês nada disso teria chegado onde chegou.

Aproveitando... Sabemos que o blog ainda não está perfeito, muitas mudanças estão sendo planejadas, também estamos tentando chegar em um consenso quanto a forma de postar e se posicionar quanto às notícias, mas mesmo assim, a cada dia encaramos este blog com mais seriedade e tentamos dedicar um espaço de nosso corrido tempo para levar aos fãs do Google notícias fresquinhas e interessantes!

Um abraço a todos e uma ótima semana.

Equipe UnderGoogle.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Google Earth: 10 petabytes de dados!

Em entrevista à revista INFO, de Agosto, Michael Jones, chefe responsável pelo Google Earth e Google Maps, falou um pouco sobre o tamanho da base de dados da Google para os mapas do programa, além de como se dá a atualização nas imagens.

Segundo Jones, a Google conta hoje com exatamente 10923 TB de dados (aproximadamente 10 Petabytes) de imagens do mundo inteirinho. Neste espaço estão armazenadas imagens de altíssima resolução adquiridas pela Google por contratos realizados com empresas que capturam imagens de satélite.

Ainda falou que a base é atualizada mensalmente, pela entrega de HD's, DVD's e ftp e que a empresa pretende diminuir cada vez mais o intervalo para atualizações das imagens do programa, que não dependem da empresa para serem atualizadas, mas sim da boa vontade dos parceiros que fornecem as imagens a empresa.

Jones também ressaltou que o Google Earth pode ser utilizado para crimes, mas como os criminosos necessitam de imagens atualizadas, o Google Earth não seria o melhor lugar para se planejar um crime, uma vez que as imagens são dos últimos 3 anos.

O Google Earth atualmente encontra-se na versão 4.0 Beta e pode ser instalado em Windows, Linux e Mac.

Universidade da Califórnia apoiará Google Books

Da Info Online

A Universidade da Califórnia vai apoiar o controverso projeto Google Books, que visa disponibilizar trechos de obras com direitos autorais restritos na internet.

Representantes da Universidade falaram ao jornal americano Los Angeles Times que estão estudando a melhor forma de colaborar com o projeto que, em sua visão, contribui para ampliar o acesso ao conhecimento no mundo.

A Universidade pode apenas ajudar a digitalizar livros de direitos não restritos ou até mesmo aderir a idéia de disponibilizar trechos de obras atuais no serviço no Google.

Nesta segunda hipótese, a Universidade cederia seu acervo para o projeto e ainda investiria milhares de dólares em processos de digitalização e armazenamento dessas informações.


GMail deixará de ser Beta?

O Gmail, quando lançado em Abril de 2004, trouxe diversos recursos nunca encontrados em outros webmails, além de um armazenamento assustador para a época: 1 Gigabyte de espaço.

Muito tempo se passou desde seu lançamento (quase 2 anos e meio), e apesar de se tornar para muitos o melhor webmail já existente na rede, o Gmail ainda carrega o status de beta (em fase de testes) pela Google.

Mas um fato a pensar que a Google lançará "oficialmente" seu serviço de emails em breve: na Nova Zelândia e Austrália, de acordo com informações que circulam na web, os usuários já podem criar suas contas no Gmail sem a necessidade de um convite. E isso pode significar que o produto está finalizado e estável pela Google.

Como sempre, esperamos mais novidades para o Gmail.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Mais parceria: Google e Fox Interactive Media

Google e Fox Interactive Media anunciaram nesta segunda-feira um acordo comercial, por meio do qual o Google será o mecanismo de busca exclusivo da marca Fox, que inclui o popular site de relacionamentos MySpace.com, febre americana, similar ao popular Orkut no Brasil. Além do MySpace, o acordo inclui outros sites da Fox, entre eles IGN, Scout.com, Rottentomatoes.com e Askmen.com.

O MySpace concentra, atualmente, cerca de 4,5% de todas as visitas a páginas na internet nos EUA, ficando próximo de outros grandes sites, como o do Yahoo.

Os detalhes financeiros do acordo, que entrará em vigor no quarto trimestre, não foram divulgados. Informou-se apenas que o Google, que obtém sua receita da publicidade, comprometeu-se a pagar à Fox Interactive Media "um mínimo de 900 milhões de dólares" de sua receita publicitária, valor que poderá flutuar em função do acesso às páginas da Fox.

Fonte: A tarde On-line

Ganhe R$ 40,00 para anunciar no Adwords

Para difundir o uso do seu programa de propagandas, o Adwords, a Google Brasil está oferecendo um bônus de R$ 40,00 para novos clientes do seu serviço.

Os interessados podem visitar a página da promoção, preencher e esperar um contato da Google.

Realmente agora não custa nada testar a eficiência do famoso programa de publicidades da Google.

MTV e Google juntas!

Anunciada a parceria entre Google e MTV Networks, que possui os canais; MTV, MTV2, VH1, mtvU, Nickelodeon, Nick at Nite, Comedy Central, TV Land, Spike TV, CMT, Noggin, VH1 Classic, The N e Logo. Com a parceria, usuários do Google vídeo poderão assistir programas dos canais MTV Networks, como Jackass, Bob Esponja, Beavis & Butt-Head e South Park, além de muitas outras séries e desenhos.

Segundo a Google, as duas empresas estarão testando um inovador meio de distrubuição de videos que irá beneficiar tanto cosumidores, donos de sites e anunciantes.

Alguns dos programas podem ser comprados aqui. Infelizmente, somente usuários americanos podem comprar e visualizar os vídeos.

Fonte: Google Blogoscoped

Google indica páginas que instalam spywares


Do Estadão
O Google indicará para os usuários quando uma página listada entre os resultados de uma busca contiver arquivos maliciosos como spywares, programas espiões.

A função é resultado de uma parceria entre a empresa e a coalização ´Stop Badware´, que lista sites suspeitos de usar programas que infectam os PCs dos usuários para controlá-los remotamente ou ainda roubar informações

Ao clicar sobre uma página potencialmente perigosa, o Google mostra uma página de alerta sobre os riscos daquele endereço, dando ao usuário a opção de retornar à página de resultados ou ir para o site suspeito.


sexta-feira, agosto 04, 2006

Descubra a localização de um IP pelo Google Maps!


Uma interessante aplicação do Google Maps foi criada por um usuário denominado SEOmoz: um localizador físico de IPs. O interessante é que a ferramenta criada utiliza o Google Maps como base para exibir as imagens do local.

Segundo o autor, a ferramenta não é 100% precisa, portanto não se decepcione se ela informar a localização de seu IP incorreta.

Visite: IP To Location
Fonte: Google Operating System

Brasil encaminha documento sobre pedofilia no Orkut ao Congresso dos EUA

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Luis Eduardo Greenhalgh, se reuniu nesta quinta-feira (03/08) com o conselheiro da embaixada dos Estados Unidos, Dennis Hearne, para entregar um documento endereçado ao parlamento norte-americano, informando sobre o crescimento no Brasil dos crimes cometidos via internet, especialmente os de pedofilia no Orkut.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, a iniciativa foi tomada porque, recentemente, o parlamento dos Estados Unidos criou um comitê para apurar responsabilidades de provedores em relação a conteúdos de pedofilia. O comitê ouviu no dia 27 de junho, a representante da Google Inc., Nicole Wong, que teria afirmado a política de "tolerância zero" da empresa em relação à pedofilia.

Contudo, diz o comunicado, “no Brasil tem sido constatado um avanço dos casos de crimes de pedofilia e de outras violações dos direitos humanos, sendo que a empresa Google Inc. tem demonstrado maior resistência em colaborar para a investigação dos crimes cibernéticos”.

Leia mais: IDG Now!

GPokr

O GPokr é um jogo online que faz uma excelente aplicação do Google Web Toolkit. Vale uma visita.

Fonte: Google Blogscoped

quinta-feira, agosto 03, 2006

Google Code Hosting ganha confiaça dos usuários

Desde que foi lançado, o Google Code Hosting, portal online que reúne projetos de código-fonte aberto, vem cativando programadores e tem conseguido arrancar elogios de especialistas e estusiastas do mundo do código-livre.

Usuários citam vantagens como a simplicidade, facilidade e ótima busca da ferramenta. O Google Code Hosting concorre diretamente com o SourceForge (que conta com aproximadamente 125 mil projetos online) e o iniciante CodePlex, da Microsoft.

Fonte: Channelweb

O Picasa invade o mundo Mac!

Parece que a Google voltou a "olhar com outros olhos" os usuários de outros sistemas operacionais. Essa é a vez do OS X, que ganhou duas ferramentas.
Uma delas é o Picasa Web Uploader, que serve para enviar arquivos do seu Mac para sua conta Picasa na internet.
A outra ferramenta é o Picasa Exporter for iPhoto (esse iPhoto é demais, alguém aí já experimentou?). Este, por sua vez tem a funcionalidade de enviar os arquivos que estão organizados dentro do iPhoto direto para o Picasa Web Albums.

Site: Picasa Mac Tools
Saiba mais: Picasa Mac Tools FAQ

quarta-feira, agosto 02, 2006

Atualizações no Orkut - Parte 2

Seguindo os comentários de nossos leitores e observações de nossa equipe, listamos abaixo as mudanças que notamos no Orkut:


* A página inicial foi sutilmente modificada, contando com uma pequena reorganização que abriu mais espaço abaixo da foto do usuário.



* Os botões agora utilizam textos ao lugar de imagens. E com isso o Orkut ganha velocidade, consumo de banda em seus servidores (o que pode significar menos "Bad, bad server's" para nós) e suporte mais fácil a novos idiomas. Destaque para o erro de formatação no botão "Página de recados" e a ausência do acento em "álbum".



* A seção "Comunidades" ganhou uma nova organização, dando mais espaço para as comunidades do usuário.




* As comunidades agora são exibidas por grupo. Ao clicar em um dos grupos, a página não é recarregada (isso é AJAX). E há até uma integração com o site Joga.com.



* Por fim, o novo contador automático de caracteres, que aparece tanto na página de recados (scraps) quanto ao postar em uma comunidade.



A Google parece ter trabalhado para melhorar a qualidade do sistema, diminuindo o tempo de carga das páginas e trazendo recursos de organização que só haviam no site Joga.com.

Real Player promove Google e Firefox

A RealNetworks, desenvolvedora do Real Player, informou que pretende extender (e expandir) um acordo que tem com a Google. Atualmente, a Real distribui a Google Toolbar com seu tocador digital. Com o novo acordo, o buscador Google Desktop também será incluído no download.

Além do acordo com a Google, a Real também fechou com a Mozilla, afim de promover o navegador Firefox pelos próximos 2 anos.

Fonte: Forbes

terça-feira, agosto 01, 2006

Atualizações no Orkut

Algumas alterações foram realizadas na página inicial do Orkut:

Antes:

Depois:


Agradecimentos ao colaborador Bruno Banhara.

Google Trends China

Sabe o Google Trends, aquela ferramenta online em que permite fazer buscas detalhadas por determinados termos, descobrindo o interesse de usuários por região e data? Pois bem, a Google lançou uma versão totalmente em chinês.

GooglePlex ganha novo prédio

O complexo GooglePlex está aumentando de tamanho, e encontramos uma foto de um novo prédio da sede da Google.