Undergoogle

quinta-feira, maio 31, 2007

Google Developer Day: Galeria de Fotos

Developer Day em São Paulo

Para quem quiser ficar por dentro do que ocorreu no Google Developer Day em São Paulo, o time do Google disponbilizou algumas fotos do evento. você pode acompanhá-las aqui.

Sergey Brin falando no Developer Day em Mountain View, CA

Para ver o Google Developer Day ao redor do mundo, você pode escolher a galeria aqui.

Google Developer Day: Resumo #2

Como continuação do Google Developer Day, a tarde começou com uma palestra do Google Adwords API, onde Rodrigo Vale - Customer Sales Engineer e especialista de API AdWords - apresentou o Google AdWords API que permite que você possa criar programas que interagem diretamente com a plataforma de publicidade online do AdWords. Com esses aplicativos, anunciantes podem gerenciar de forma mais eficaz as contas de AdWords .

Seguindo a programação da tarde, Bruno Diniz, engenheiro responsável pelo Google Maps aqui no Brasil mostrou uma visão geral do API e em seguida, alguns exemplos com códigos de como o API pode ser manipulado e implementado num site ou num outro aplicativo através do Javascript.

Roberto Grosman, gerente de AdSense para América Latina mostrou as ferramentas e os recursos que os publishers usam para gerar renda através dos sites.


Mano Mark - um dos engenheiros responsável pelo Google Earth - aprensentou uma visão geral do Google Earth e mostrou de forma bem detalhada como nós podemos utilizar o KML para criar mapas geográficas customizadas.


Para encerrar a matarota de palestras, Rodrigo Vale, apresentou um overview de como que se cria um Gadget em 30 segundos! Além de mostarr como usar o Google Analytics para poder rastrear as visitas e a utilização do seu gadget.

O Google Developer Day foi realizado em 10 lugares diferentes espalhados por todo o mundo e contou com a participação de desenvolvedores Web. Os engenheiros do Google mostraram as ferramentes que devem mover a onda de inovação com novos recursos e criação de Mashups.

Você pode ver toda a cobertura no Blog oficial do Evento.

Como prometido, video de todas as palestras devem ser disponibilizadas no Youtube. Assim que estiverem lá, avisaremos aqui no Undergoogle!

View as Slideshow já funciona no Gmail

Passou despercebido que o Gmail já possui o botão "View as Slideshow" para Apresentações Powerpoint recebidas como anexo. Já haviamos anunciado que o recurso estaria em breve funcionando em todas as contas, mas agora, avisados pelo leitor Enoch notamos que o recurso já é oficial.

Agora realmente ficará mais fácil visualizar aquelas Apresentações que invadem nossas contas de e-mail. Falta só o Google Presently ser lançado!

Google Developer Day: Resumo #1

Infelizmente não deu pra ir no Google Developer Day por motivos de mudança e trabalho. Fiquei muito triste ao ver as fotos e primeiras notícias que chegaram do evento tanto no Brasil quanto no Mundo e não poder estar envolvido.

Bem, para saciar minha curiosidade e a dos googlemaníacos que não puderam ir ao evento, um pequeno resumo do que já rolou:


O evento começou com Alexandre Hohagen, Diretor Geral do Google Brasil, com sua palestra de Boas-vindas e Overview Google Brasil. Em seguida, Berthier Ribeiro-Neto, Engineering Site Director, mostrou os novos desafios dos nossos tempos e como o Google pode ajudar os desenvolvedores na criação de soluções e aplicativos web.


Logo após, Chris Schalk deu Introdução ao Google AJAX API mostrando tudo o que pode ser feito com os APIs do Google. Ele deu dicas e as novidades sobre como usar os APIs e também mostrou alguns exemplos de como o AJAX pode ser usando junto com os produtos do Google.

Vale lembrar que todas as palestras são gravadas e serão postadas no YouTube e também no site do Google Developer Day no final deste evento.

Google Street View: ET em Nova Iorque

O novo recurso do Maps, chamado Google Street View revelou uma foto surpreendente em Nova Iorque, um ET e seu raio Laser. Veja foto abaixo:

Google Developer Day: Google Mashup Creator

É hoje. O Google Developer Day será realizado em São Paulo e algumas cidades pelo mundo a fora.

Como parte do evento, a Google lançou o Google Mashup Creator, um serviço web que possibilita a fácil edição e teste de Mashups. O serviço tem componentes em AJAX, verificador de erros, coloração do código e autocompleta os códigos digitados.

Para evitar transtornos, o serviço está limitado e interessados devem cadastrar-se aqui.

quarta-feira, maio 30, 2007

Google compra Panoramio

Para quem não conhece, o site Panoramio já possuia uma parceria com a Google, exibindo imagens no Google Earth. A parceira parece ter dado tão certo que a Google acaba de anunciar a compra do site espanhol.

O que torna o Panoramio um serviço interessantíssimo é a possibilidade de seus usuários armazenarem e catalogarem suas fotos pelo local onde foram tiradas. Assim, quem usa o serviço pode marcar a localização exata do globo onde a foto foi tirada e visualizar ou compartilhar a foto pelo Google Maps ou Earth.

Se a compra do Feedburner for realmente confirmada, podemos dizer com segurança que a Google quer dominar a Internet.

A pergunta que fica é... Qual será o próximo?

Google Gears: Reader off-line


Avisados por alguns de nosso leitores, notamos que o Google Reader acaba de ganhar uma versão off-line, com ela os usuários do Reader poderão visualizar suas notícias mesmo com o computador fora da internet.

A extensão promete baixar e disponibilizar os últimos 2000 feeds não lidos para a visualização via Browser.

Já podemos ir imaginando que uma versão para o Google Docs & Spreadsheets já deve estar a caminho, já que muitos usuários realmente gostariam de editar seus arquivos off-line.

Baixe Google Gears | Mais informações: Google Gears Blog

Leitor de feeds no Orkut

A Google acaba de adicionar a possibilidade de leitura de feeds no Orkut. Assim, os usuários do site de relacionamento poderão acompanhar as últimas notícias de seus blogs e sites favoritos, além de acompanhar galerias de fotos do PicasaWeb e Flickr.

Para os marinheiros de primeira viagem, O termo "Feed" vem do verbo em inglês "alimentar". Na internet, os "RSS feeds" são listas de atualização de conteúdo de um determinado site. Atualmente quase todos os blogs e sites com conteúdo atualizado disponibilizam suas atualizações para distribuição via feed.

Basicamente você precisa achar o botão disponível nestas páginas e copiar o endereço contido nele para um programa ou site leitor. Um bom exemplo de leitor é o próprio Google Reader. Como o Orkut suporta RSS, agora você pode copiar estes endereços, adicioná-los no Orkut e ficar por dentro das novidades de seus sites favoritos.

Como exemplo sugerimos a você adicionar o nosso feed no Orkut, para isso copie o endereço:
http://feeds.feedburner.com/undergoogle
e cole-o no campo URL lá no gerenciamento de Feeds.

Será que a moda pega?

Realmente é nobre a tentativa da Google em popularizar o RSS, mas será que ele vai virar mania no Orkut. Já podemos prever uma maior importância para a distribuição de conteúdo via RSS e aumento considerado na quantidade de leitores, mas será que pessoas leigas que freqüentam o orkut vão aderir a moda, já que quem realmente gosta e sabe o que é feed já usa um leitor e sabe que até Google Reader e outros serviços são melhores que ler feeds pelo Orkut?

Adicione Feeds no Orkut: Editar Feeds

Mashup de Mashups: Mapplets

Ultimamente, um grande número de Mashups do Google Maps (sites combinando várias ferramentas com o Google Maps) têm surgido. Para catalogar e dar dar mais gás a estas ferramentas a Google adicionou ao Maps o recurso Mapplets, uma espécie de Google IG para os Maps.

Por ele você pode procurar Mashups e adicionar a uma lista de favoritos. Aí é só escolher a ferramente que lhe é mais útil e usar na tela do Google Maps. A lista ainda é modesta, mas já mostra que a ferramenta têm potencial.

Desenvolvedores podem encontrar informações sobre a ferramenta aqui.

Veja um vídeo demonstrativo:




Falando em desenvolvedores, lembramos que a ferramenta deve ganhar mais gás devido ao Google Developer Day, que será realizado amanhã (31) em vários países onde o Google tem influência, entre eles o Brasil.

Mais Informações: Google Lat Long blog

terça-feira, maio 29, 2007

Novo recurso no Maps: Street View


A Google não pára de incrementar seu serviço de mapas, e a última novidade é um recurso muito interessante (e divertido) que permite ao usuário ter uma visão "terrestre" do local, como se estivesse de carro ou à pé.

O interessante do novo Street View é que ele permite "andar" e "virar", aplicando pequenos efeitos de zoom e 3D, o que dá a impressão de que se está realmente percorrendo o mapa.

Veja um vídeo demostrativo abaixo:


Vale a pena uma conferida: Google Maps

segunda-feira, maio 28, 2007

Google Anti-Virus vem aí

A Google anunciou a compra de mais uma empresa. A bola da vez foi a GreenBorder, empresa de Mountain View que desenvolve soluções de segurança que protegem o computador do usuário contra virus, spywares, worms e trojans enquanto ele navega na Web. Cada aplicação protegida pelo GreenBorder fica com uma borda verde, além disso o programa não precisa de atualizações constantes como os anti-virus atuais, ele cria uma conexão paralela com a internet e verifica ao vivo seus arquivos enquanto você navega.

O programa desenvolvido pela empresa funciona com uma extensão do Internet Explorer, mas já pode ser instalado também no Firefox.

Interessados podem baixar uma versão Trial. A versão completa custa $29.95 / ano e acredita-se que ele possa fazer parte da Google Toolbar ou ser um programa independente, oferecido pela empresa e disponível no Google Pack. Nada foi anunciado quanto ao preço ou lançamento oficial do produto com a marca Google.

A Busca Universal expande as possibilidades publicitárias da Google?

A Google pode até tentar usar palavras marketeiras para tentar explicar a radical mudança ocorrida no coração do seu algoritmo de busca, com o lançamento do "universal search" na semana passada. Mas a verdade, nua e crua, é a expansão de possibilidades publicitárias que esse novo mecanismo é capaz de apresentar.

Com o novo algoritmo de busca, não são mais apenas os dez sites mais relevantes que são disponibilizados na página de resultados de busca. Os resultados agora apresentam artigos de notícias, fotos, listas locais com mapas, livros, imagem e vídeos.

Pode parecer estranho, imagens, vídeos e muito mais nos resultados de sua busca sem nenhum banner publicitário poluindo a página. Mas não é nenhuma maluquice da turma de Moutain View, esses novos recursos da busca do Google - principalmente os recursos gráficos – prometem revolucionar o mercado da publicidade e do marketing dentro das buscas do Google no futuro.

Os resultados de busca são a coluna de sustentação do sucesso da Google, qualquer tipo de material não textual foi restringido pela grande ameaça de frustrar seus usuários e ferir o conceito principal da ferramenta. A missão sempre foi não ser mau e como conseqüência não trair a confiança de seus usuários. Mantendo seus internautas fiéis, clicando nos resultados e algumas vezes em anúncios. Essa é a receita para o crescimento econômico fenomenal da Google.

O grande problema para essa estratégia sempre foi não conseguir atingir os grandes anunciantes – grandes marcas – que preferem anúncios mais elaborados do que as três linhas de texto oferecidas pela Google. A empresa já testou anúncios em vídeo e muitas empresas já utilizam os vídeos postados nos sites da Google para realizar o marketing viral. O marketing viral se transformou em um grande sucesso, se a nova busca seguir esse caminho certamente veremos novas formas de publicidade em vídeos e imagens surgir e, sem dúvida, a Google vai cobrar por isso.

Vídeos e imagens presentes nos resultados de buscas também abrem a porta para a exibição de mais elementos gráficos. Para aqueles que sempre pensaram em ter anúncios gráficos dentro do Google se preparem que estamos perto desse momento.

Tenho lido muitos artigos nos quais os concorrentes da Google declaram que a nova busca universal não tem nada de novo. Sim, isso é verdade. A Google, e seus concorrentes, realmente já efetuam buscas por esse tipo de material há anos, mas nunca os exibiram de uma forma tão clara e direta para seus usuários, como a Google está fazendo agora.

O mais importante nisso tudo é, a Google gora abre novas portas, possibilitando a veiculação de materiais gráficos expandindo o horizonte dos anunciantes. Podem ter certeza além de todas as novas possibilidades publicitárias a gigante de Moutain View demonstra mais uma vez um pioneirismo que será seguido por todas as demais concorrentes do mercado de buscas. Aguardem!

--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

Google Internet Wireless?


A Google participará num leilão da Federal Communications Comission (FCC), que se espera para o próximo ano, este terá o objetivo de oferecer serviços wireless aos interessados, segundo declarações da empresa na terça-feira passada dia 22. A FCC leiloará distâncias com frequência de 700 Mhz.


Este tipo de frequência é utilizada por emissoras de televisão, mas atualmente estende a sua disponibilidade para a transição para TV digital. A distância é atraente por carregar sinais para longas distâncias, reduzindo os custos para a construção de uma rede de comunicações.Com a frequência, a empresa construiria uma rede de comunicação e ofereceria serviços wireless diretamente aos seus utilizadores.


A possivel compra reforça o interesse da empresa em distribuir internet a seus usuários, isso aliado a aquisição de banda e fibra óptica também mostra a necessidade de banda que a empresa tem, já que seus DataCenter estão espalhados pelos Estados Unidos e devem consumir uma banda absurta.


Leia Mais: Peopleware

sexta-feira, maio 25, 2007

Google Calendar para Celular

existe uma versão para o Google Calendar no Celular. A versão é simples e bem reduzida, porém entrega o que realmente é util para um calendário no celular.

Quem acessar o endereço: calendar.google.com pelo celular poderá visualizar a tela ao lado e ficar a par de todos seus eventos diários e para as próximas semanas. Interessante também a forma com que o serviço mostra mapas dos locais do evento. Uma versão reduzida do Google Maps é carregada com o local exato do evento, permitindo inclusive a navegação pelo mapa.

Pela simplicidade, o serviço consome uma banda bem pequena e está liberado para acessos eventuais, juntamente com o Reader, Gmail e a busca, que têm versões específicas para celular.

quarta-feira, maio 23, 2007

Negociação com o Feedburner foi confirmada!

Quem diria que pouco tempo depois de comprar a DoubleClick, a Google já estaria em mais uma transação importante para o mercado da Internet. A bola da vez é o Feedburner. Se há algum serviço líder de mercado e agradável de se usar na internet, ele se chama Feedburner. Serviço de estatísticas e monetização de Feeds, ele é hoje o Google dos gerenciadores de Feeds.

Segundo fontes quentíssimas do Techcrunch, a transação está em fase final e prestes a ser revelada oficialmente ao público. O valor: $100 million. Um valor pequeno comparado a aquisição do Youtube e da Doubleclick, mas muito grande se comparado com o investimento de 10 milhões que o Feedburner recebeu na sua criação, em 2003.

A possível compra mostra que o serviço poderia se integrar a família de produtos para Webmasters, como o Analytics e Sitemaps, além de abrir um novo campo para a publicidade on-line, já que ferramentas e tecnologia para anunciar em Feeds o Feedburner já tem.

Fica a expectativa pela confirmação por parte dos envolvidos. E se concluída, esta sim pode ser uma aquisição de muito lucro que pode deixar muito blogeiro feliz, já que além de mais investimento, o serviço poderá ganhar compatibilidade com o Adsense.

Por dentro do Adwords #18: Panama x Adwords

Como comentado anteriormente, vou comparar em primeira-mão o novo sistema de Links Patrocinados do Yahoo, o sistema Panamá e o Adwords. Felizmente, o Yahoo incorporou diversos recursos e arquiteturas utilizadas pelo Adwords. Vejas as novidades do novo sistema de Links Patrocinados do Yahoo:
Estrutura de campanha

Panamá utilizará a mesma estrutura de campanha do Adwords, ou seja: Conta, Campanhas, Grupo de anúncios e Palavras-chave. Esta estrutura permitirá a inserção de palavras-chaves em um grupo de anúncio sem comprometer a facilidade de manutenção. Bola dentro do Yahoo. Esta estrutura foi criada pelo Adwords e é realmente muito mais fácil e inteligente.

Rapidez

Assim como o Adwords, o Panamá permitirá que um anúncio inserido será veiculado IMEDIATAMENTE, e será revisado à posteriori. Hoje, um anúncio no Yahoo pode levar até 72 horas para ser revisado e depois publicado. Esta mudança é fundamental para permitir o teste e comparação de anúncios !

GeoTargeting

O Panamá permitirá que a campanha seja veiculada no nível Nacional, por Estados ou apenas nas regiões metropolitanas. Este recurso é fundamental para a otimização da sua campanha. O Geotargeting por estados no Adwords é bastante falho, já que a relação endereços IP x Estado não é perfeita, esperamos que o Panamá tenha resolvido esta questão de forma mais eficiente.

Palavras-chave negativas

Assim como no Adwords, o Panamá permite a inserção de palavras-chave negativas. No Panamá elas se chamam "Palavras-chave excluídas". Quando uma destas palavras esta presente na busca seu anúncio não é apresentado. Este é um dos recursos mais importantes para melhoria da sua taxa de cliques, ou seja do seu CTR (Click Through Rate).

Felizmente o Yahoo incorporou as principais vantagens do Adwords no seu novo sistema e a concorrência entre estes dois sistemas de Links Patrocinados deve recrudescer, o que é bom para o mercado anunciante e tem meu total apoio.





---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino

Marcadores: ,

Google Apps é o melhor produto de 2007!

E a Google vence mais uma. A PC World americana anunciou uma lista com os 100 melhores produtos de 2007. E encabeçando a lista, vem um produto promissor, e que para muitos poderá causar um queda drástica nas vendas de pacotes de escritório tradicionais e mudar a forma como pequenas a grandes empresas gerenciam suas informações: o Google Apps Premier Edition.

Para quem não conhece, o Google Apps PE é uma solução oferecida pela Google que oferece diversos aplicativos online por uma taxa de 50 dólares anuais por usuário. Entre os aplicativos estão Webmail com 10 GB de capacidade, Messenger, Calendário, Editor de textos e planilhas e um Editor de sites. Tudo online e sem anúncios. A Google ainda oferece suporte 24h por telefone, e uma garantia de que o webmail estará disponível durante 99,9% do tempo.

Há ainda uma versão gratuita do Google Apps, com suporte reduzido, anúncios relevantes e algumas regalias a menos, mas que deve agradar a muitos usuários e pequenas empresas.

Confira ainda algumas posições interessantes da lista divulgada:

1 - Google Apps
2 - Intel Core 2 Duo
3 - Nintendo Wii
27 - Yahoo Mail Beta
31 - Gmail
34 - YouTube
36 - Google Picasa
53 - Google Maps for Mobile

Confira a lista completa.

terça-feira, maio 22, 2007

Gmail dobra limite de anexos para 20 MB

A Google resolveu dar um presente aos usuários de seu webmail, e dobrou a capacidade dos anexos permitidos para 20 MB.

O blog Google Operating System faz uma sugestão aos desenvolvedores do Gmail: criar uma barrinha de progresso, indicando o quanto de um arquivo já foi enviado. Afinal, imagine como fica desorientado um usuário que resolve anexar um arquivo tão grande a um email.

Mashups Brasileiros com o Google Maps

Como sugestão ao post Já Preparou seu Mashup para o Google Developer Day?, o amigo Mike Pegg, lá do Google Maps Mania nos mostrou um de seus posts listando alguns Mashups Brasileiros. Eis a lista abaixo:

Street Art in Sao Paulo - Mostra artes de Pixação e Grafitagem nas ruas de São Paulo, utilizando o novo My Maps.

PontosBR - Uma comunidade colaborativa que disponibiliza grátis pontos, mapas, placemarks, coordenadas e imagens de satélite do Brasil e do Mundo no Google Earth [GE] e Google Maps [GM].

GmapsBrasil - Um blog Brazuca que disponibiliza Imagens via satélite, do Brasil e do mundo.

Geo Serendipidade - Geo-Serendipidade é um sistema de busca que mostra todos os websites vizinhos à sua casa, ao seu website ou a uma coordenada qualquer através de fotos via satélite.

UFind - Busca por Restaurantes, bares e cinemas no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte no Google Map.

Tracking TAM Virtual Pilots - Mostra mapas de rotas dos aviões da TAM.

Brazil Food Finder! - Procura lugares com Comida Italiana, Japonesa... Também localiza lojas do McDonald's e Burger King nas maiores cidades brasileiras.

HoteisBrasil - Informações e imagens de hotéis de mais de 5500 cidades brasileiras de todos os estados.

Imagens do IMPE localizadas pelo Maps - Combina a interface de mapas do Google com os dados do satélite Cbers. Você pode usar as funcionalidades de navegação dos mapas do Google para encontrar as imagens do Cbers publicadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Depois de encontrar a imagem desejada, é possível baixá-la gratuitamente.


Ferramentas:

GoToGoogleMaps - Abre o Google Maps em uma determinada lat/long

GoToGoogleEarth - Abre o Google Earth em uma determinada lat/long

SeAchando - Procura pelas coordenadas de latitude/longitude

CavaCava - Onde você vai parar se cavar até o outro lado do mundo?


Quer saber mais sobre Mashups, Google Maps e Google Earth? Visite o Google Maps Mania.

Google Hot Trends: Zeitgeist diário


Sem dúvidas, o Google Zeitgeist revela muita coisa sobre as buscas no Google.com. Ele é um resumo de todos os desejos e buscas depositados na caixinha de buscas e encontrados pela Web. Os resultados fornecidos pelo Zeitgeist podem ajudar muitos sites a melhorar seu conteúdo para conseguir mais visitantes vindos do Google.

Para sanar a curiosidade dos visitantes e ajudar a mostrar ao mundo o que é mais buscado no Google.com, a gigante das buscas lançou o Google Hot Trends, uma lista diária dos termos mais buscados. Resumindo, um Zeitgeist diário, atualizado várias vezes durante o dia, com aproximadamente uma hora de intervalo entre a captação dos resultados e disponibilização do ranking. Cada termo ainda ganha um gráfico e indicação de poder (Hotness).

Infelizmente o serviço está disponível somente para buscas no Google.com, portanto parcialmente restrito ao público americano.

Visite: Google Trends | Fonte: Google Operating System

Quer trabalhar pra Google testando o Blogger?

A Google está recrutando internautas para testar e ajudar a melhorar o Blogger. Interessados devem inscrever-se em um questionário e esperar aprovação.

Os escolhidos terão a oportunidade de testar algumas novidades do Blogger, ajudando a melhorar o serviço, além de poder ganhar até $100 para cada hora trabalhada. O legal é que pode ser tudo on-line, consequentemente qualquer um (claro, com uma conexão) pode trabalhar.

Para cadastrar-se, os interessados devem entrar aqui.

Mais informações: Buzz.blogger.com

segunda-feira, maio 21, 2007

Já Preparou seu Mashup para o Google Developer Day?

Mashup é um website ou uma aplicação web que descontinuamente combina em seu conteúdo de mais de um código. O termo se popularizou muito depois da Google lançar uma grande quantidade de API's para seus produtos, principalmente para o Google Maps, que abriu oportunidade de negócio para muita gente na Web.

Para os interessados, o blog Google Maps Mania posta diariamente novos Mashups do Google Maps espalhados pelo mundo todo e com utilidades infinitas. A Própria Google tem um blog voltado só para as API's do Maps. O Google Maps API Blog traz dicas, novidades e serviços interessantes criados com a tecnologia do Google Maps.


Recentemente até o Manoel Lemos, lá do BlogBlogs criou o seu, que permite a visualização dos últimos vistantes do site direto no mapa, utilizando geocoding do endereço IP dos visitantes.

Para ajudar a difundir o uso de seus API's e aumentar o número de Mashups, a Google realiza esse mês o Google Developer Day, uma chance de programadores conhecerem as equipes de desenvolvedores que constroem os produtos Google e aprenderem algo novo - seja uma introdução rápida sobre o Gdata ou um programa de imersão no KML. É também uma oportunidade para a Google ouvir os programadores e ficar ciente daquilo que está fazendo agora, do que gostaria de fazer no futuro.

E você, já criou sua Mashup? Vai ao Google Developer Day? Esta parece ser uma oportunidade incrível de estar bem perto das tecnologias de integração do Google. Para não fazer feio lá, que tal um Mashup? Para criar um é muito fácil, basta adquirir a API do Maps aqui e começar a brincar.

Já fez alguma Mashup com alguma API da Google? Comente e mostre-a para o mundo!

Aquisições, Rumores e dois dedos d´água

A notícia mais quente do momento é essa : A Google está pretendendo adquirir a FeedBurner! Coincidência, boato ou especulação de mercado, o fato é que após a recente compra da Microsoft - aQuantive, uma empresa de anúncios - por 6 bilhões de dólares (há de se dizer, uma senhora compra), a aquisição da FeedBurner seria estrategicamente feliz.

Com a DoubleClick em sua rede, a Google praticamente detém o mercado de publicidade online fazendo com que a Microsoft e a Yahoo! tenham que correr muito para concorrer. A FeedBurner no entanto, domina hoje o mercado de publicação e gerenciamento de feeds (assinaturas de conteúdo online) e possui em seu pacote de serviços a FeedBurner Ad Network, um sistema de anúncios que são exibidos exclusivamente nos sites afiliados aos seus serviços de publicação de feeds. Vale a pena comentar que o AdSense não funciona em feeds, pois é disparado usando JavaScript e Iframe, ambos não suportados na metodologia.

Comprando a FeedBurner, e consequentemente toda a sua carteira de clientes e parceiros, a Google estenderá de forma muito inteligente os seus domínios, podendo oferecer a partir de então, publicidade contextual e direcionada através do AdWords dentro dos feeds. Show, hein?

Nós, parceiros do AdSense, esperamos ansiosamente a confirmação desse boato e a implementação das melhorias.

E você? O que acha disso?

--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.

Marcadores: , ,

domingo, maio 20, 2007

Usuários reclamam de nova interface do Google

Há alguns dias, a Google resolveu atualizar a interface de alguns de seus principais serviços, incluindo a homepage do buscador.

A nova interface trouxe uma padronização de layout entre os serviços: links úteis no canto superior esquerdo (acompanhados por um link "more", para exibir o restante dos serviços), e informações de conta do usuário no canto superior direito. Todos esses links, que antes se confundiam com a interface da página, agora ganharam uma pequena linha que os separa do restante dela, criando uma pequena barrinha.

Porém, para muitos usuários, a nova maneira da Google organizar suas páginas trouxe apenas dores de cabeça. De fato, para se pesquisar por imagens por exemplo, clicava-se no link próximo à caixa de buscas. Agora, deve-se "viajar" o mouse pela metade da página para chegar ao link. Há até uma brincadeira de um usuário insatisfeito rolando na internet.

Outro problema da nova interface é a dependência do JavaScript para exibir os links, algo que não está disponível em todos os dispositivos móveis do mercado. Experimente desabilitar o JavaScript em seu navegador e acessar a homepage da Google. Nós fizemos isso, e...


... os links simplesmente sumiram!

Mas o campeão de reclamações é a ausência de todos os serviços no link "More". Antes, este link levava o usuário a uma outra página, em que listava todos os serviços da empresa. Por exemplo, para se chegar ao Google Notebook, bastavam dois cliques de distância da homepage para acessar o serviço. Mas e agora?


Como a Google geralmente trabalha focada nos usuários, acreditamos que deve estar recebendo feedbacks e tentando adaptar o novo visual de forma que fique cada vez mais prático e acabe com os pontos fracos citados por muitos.

E você, está insatisfeito com o novo layout do Google? Participe de nossa enquete abaixo e, se sobrar um tempinho, escreva sua reclamação também para a Google ou Participe de nossa enquete.

O que achou da nova interface do Google?

Melhor que a anterior

Pior que a anterior

Indiferente

Ainda não vi

Prefiro outros








Google digitaliza 800 mil livros e documentos de universidade indiana

A Google se ofereceu para digitalizar, gratuitamente, cerca de 800 mil livros e manuscritos da Universidade de Mysore, Índia. A digitalização irá ajudar a preservar a memória de documentos muitos antigos, alguns escritos à mão até do século VIII.

Em contrapartida ao serviço gratuito, a gigante das buscas quer acesso irrestrito a todos os livros e documentos digitalizados, o que provavelmente farão parte do Google Book Search.

Fonte: Diário Digital

Player do Youtube reformulado dentro do Orkut


Já que não sou muito fã do Orkut, não sei desde quanto essa novidade está presente lá, mas visualizando os vídeos de um amigo, me deparei com um player de vídeo do Youtube bem mais interativo e interessante. Ele possui uma seleção de vídeos, novos botões e funcionalidades.

Interessante como um player de vídeo pode tornar-se mais interativo. Acredito que esse deva ser o novo modelo empregado na hora de colocar vídeos em sites também. Deve valorizar mais o conteúdo do Youtube e prender mais a atenção dos usuários.

quarta-feira, maio 16, 2007

Google Experimental: O futuro do Google!

Após inúmeros avisos sobre mudanças na interface no Google, caixas, layouts e tudo mais foi lançada uma versão experimental do Google.com. Anunciada pela Searchology Press Conference, a lista de novos recursos trás busca por linha do tempo, uso de atalhos no teclado, menu lateral de navegação tanto do lado direito quanto esquerdo e uma incrível integração entre todos os recursos e serviços oferecidos pela empresa.

A interface realmente ficou mais útil e agradável. Hospedada no Google Labs e disponível para testes, ela mostra como pode ser o futuro do Google.com. Um novo jeito de pesquisar, mais moderno e simpático acaba de nascer. O que a Google mostrou ao público hoje pode oficialmente fazer parece de nossas pesquisas em breve.

Dica 01 - Para utilizar o recurso de Linha do tempo, você deve entrar no Google.com (em inglês) escrever o termo buscado e colocar o parâmetro view:timeline (Veja Exemplo)

Dica 02 - Para visualizar mapas referentes ao assunto pesquisado, você pode usar o parâmetro: view:map (Veja Exemplo)

Dica 03 - Os recursos de atalho pode ser visualizado, acrescentando-se o código "&esrch=BetaShortcuts" no final da URL da página de uma busca realizada. (Veja Exemplo)

Dica 04 - A barra de navegação na esquerda e o efeito de gradiente podem ser ativados, acrescentando-se o código "&esrch=RefinementBarLhsGradientPreview" no final da URL da página de uma busca realizada. (Veja Exemplo)

Para visualizar todos os recursos, visite a página oficial do Google Experimental Search.

Em breve: "View as Slideshow" no Gmail

Os rumores já são fortes e motivos para isso a própria Google fornece. Recentemente a empresa comprou uma empresa de apresentações On-line, que claramente indicou o interesse pelo lançamento do Google Presently, nome provisório para um possível serviço de apresentações on-line com a marca Google.

Rumores encontrados no blog espanhol google.dirson.com apontam claramente que nos próximos dias o Gmail poderá vir a ganhar o recurso de visualizar apresentações do PowerPoint diretamente no Browser através de um sistema em Flash.

Segundo o próprio blog, trocando o trecho 'disp=vah' por 'disp=vgp' na URL exibida quando se visualiza uma apresentações por HTML, os usuários poderão visualizar a apresentação pelo player em Flash. Embora isso seja confirmado, não conseguimos visualizar em nossos testes.

terça-feira, maio 15, 2007

Podcast do Google para Desenvolvedores

Depois de quase todos os times de desenvolvimento do Google possuírem um Blog, chegou a vez de inovar. Agora, o time do Google Code lançou um Podcast, voltado para desenvolvedores e falando um pouco dos engenheiros e desenvolvimento de projetos dentro da Google.

Entre o conteúdo abordado no primeiro episódio, entrevistas com engenheiros, anúncio de novas API's, Projetos OpenSource desenvolvidos e apoiados pela Google, projetos interessantes utilizando as API's e notícias e eventos, como o Google Summer of Code.

O primeiro episódio (em inglês) parece realmente bom e pode ser baixado do blog oficial do Google Code.

segunda-feira, maio 14, 2007

Google atrás de novas aquisições

A Google tem feito aquisições de grandes empresas nos últimos tempos, contudo continua a interessada em comprar empresas de tecnologia de pequeno porte. Segundo o CEO da empresa esse continua sendo o foco principal nas aquisições em Mountain View.

Eric Schmdit relatou à repórteres na última coletiva de imprensa na sede da Google que a gigante da busca continua interessada na aquisição de grandes empresas, o que aconteceu duas vezes nos últimos meses, mas isso ocorre apenas para preencher lacunas do seu core business.

Ao responder uma pergunta de um repórter, no encontro anual dos acionistas da Google, Eric disse: “Estamos mais confortáveis agora do que há alguns anos atrás para comprar negócios reais. Mas não estamos fazendo isso por razões competitivas. Compramos empresas porque é parte da estratégia de construção do nosso portifólio”. E adicionou: “Creio nossas aquisições aumentaram, mas isso não é nosso objetivo principal e não iremos fazer todos os dias”.

A Google pagou 1,65 bilhões de dólares na compra do Youtube em novembro, até o momento havia sido a maior aquisição da empresa. Depois, no mês passado, comprou por 3,1 bilhões a DoubleClick, empresa que oferece serviços de gerenciamento publicitário.

Schmidt declarou que a empresa continua interessada em comprar empresas de pequeno porte que desenvolvam tecnologias inovadoras, serviços que se integrem com o Google Earth e o Analytics, são estrategicamente chave na política de fusão da empresa. Esse é um excelente cominho para se obter novas tecnologias e engenheiros talentosos.

--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

domingo, maio 13, 2007

Novo Google Analytics: Primeiras impressões

Vou ser sincero: sempre usei o Google Analytics só por ser um serviço do Google e por todo mundo falar bem dele! Até pouco tempo eu sabia do poder dele, mas não tinha a mínima idéia de como usar todo o seu poder de fogo.

Graças à insistência do amigo Lourenço, do Besteirol.net, que implorou pra eu parar de usar o Sitemeter e começar a analisar estatísticas de meus sites pelo Analytics. Comecei a realmente utilizar o serviço. Ainda há muita coisa para descobrir, mas graças a ele estou conseguindo estatísticas mais confiáveis, que revelam muita coisa sobre o perfil de nossos leitores, além de nos mostrar como eles chegam até nós.


Novidades

Nova Página Inicial, que agora pode ser personalizada

Para tentar atrair mais os usuários e tornar o uso das ferramentas mais simplificado, o time do Analytics vem trabalhando arduamente para construir uma nova interface que deve estar disponível a todos os usuários em poucos dias. Entre as principais novidades também estão a possibilidade de envio de estatísticas por e-mail, relatórios em vários formatos - inclusive PDF, personalização da página inicial do serviço, ajuda contextual e comparação de dados em intervalos de tempo diferentes. Você pode encontrar mais informações no Blog Oficial do Google.

Devo lembrar que este é o primeiro Beta da nova interface, liberado somente para algumas contas, portanto, acredito que muitas melhorias devem estar por vir. A análise abaixo refere-se ao estado em que o Beta se encontra e a comparação entre ele a interface antiga.


Interface Pesada e Muitos Recursos

O que até hoje me deixava com o pé atrás no Analytics era sua interface. Ela era muito prática e bonita, mas realmente pesada, além de ser incompatível com meu celular, que vai contra meu vício de acompanhar estatísticas no decorrer do dia!

Com a reformulação algumas coisas mudaram. É notável que a interface ficou mais simples e leve, embora alguns erros persistam em aparecer quando tento mudar o intervalo de tempo das estatísticas. Outra coisa que incomodava muito e que foi solucionada nesta nova versão é a quantidade enorme de recursos espalhados pelos menus.

Erro no Script do Flash ao tentar mudar intervalo de data

Com uma homepage personalizável, os usuários poderão criar uma página conforme suas necessidades, não perdendo tempo para localizar suas estatísticas favoritas. A reestruturação do serviço fez todos os menus e recursos mudarem de lugar, além de mudar o jeito com que os editores analisam seus dados. Realmente ficou mais prático, porém levará um certo tempo até todos se reacostumem à nova interface.

O que Piorou?

Comparar resultados e montar estatísticas personalizadas ficou um pouco mais complicado. Agora o usuário pode usar a caixa de seleção "Segment" pra fazer a comparação que ficou meio confusa. Acompanhar estatísticas do dia ficou desconfortável, o gráfico de visitação por hora do dia simplesmente sumiu. Acompanhar e comparar as visitas de um ano inteiro ficou trabalhoso, já que agora é preciso selecionar uma faixa de tempo na mão. Pageview e visitas únicas não andam juntas e fica complicado colocar as duas lado a lado.

O que melhorou?

A quantidade de gráficos realmente cresceu. A função de colocar as principais informações na página inicial, além de alterar sua ordem, realmente deixaram o serviço mais prático. Além disso é indiscutível que a interface ganhou melhoras visuais, tornando a navegação mais simples agradável. A quantidade de informações sobre o site analisado é tão grande que dá pra passar horas em frente ao serviço.


Análise de visitação

Você realmente usa o Analytics?

Ter conta no Analytics e logar no serviço uma vez por semana para verificar estatísticas é algo simples, mas você utiliza os recursos mais avançados do serviço? Usa os filtros de conversão de metas, monitora campanhas on-line de e-mails e palavras-chave, influência dos mecanismos de busca ou da fonte de referência e tudo mais? Muitos dos recursos avançados do Analytics foram desenvolvidos para atenderem às necessidades dos editores do Adwords. Eis um dos problemas do Analytics: ele possui muitos recursos, os quais nem sempre são utilizados por donos de sites acostumados com estatísticas simples como total de visitantes e referências. O analytics tenta ser tão bom que acaba assustando usuários de primeira viagem.

Muitos usuários acabam não gostando do serviço por sua complexidade na hora de comparar resultados e exibi-los na tela, se contendo apenas às ferramentas mais simples. Provavelmente o redesign do serviço deve atrair mais usuários, além de fazer os antigos utilizarem e interagirem cada vez mais com as ferramentas disponíveis.

O uso correto do Analytics pode ajudar muito no acompanhamento e investimento de blogs e sites, já que com todas as informações de SEO e visitação geradas pelo serviço, muitos blogs podem saber para que lado apontar para aparecer melhor em sites de busca e atrair mais visitantes. Se você só o usa passivamente, essa é a hora de começar a testar, afinal ele é GRÁTIS!

Para finalizar, deixo a pergunta: Você realmente usa o Google Analytics?

sábado, maio 12, 2007

Google Earth 4.1, Portable Google Earth e Busca por CEP no Maps


O Google Earth ganhou algumas novidades em seu último lançamento:
  • Finalmente, interface com suporte total para português, juntamente com mais 6 novos idiomas.
  • Exibição da janela do "Dica do dia" aleatória na inicialização do programa.
  • Integração com Google Maps, através do botão "exibir a vista no Google Maps", ao lado do ícone da impressora.
  • Vista inicial do globo terrestre de acordo com país de origem do internauta. Assim, quem acessar Google Earth no Brasil, verá primeiramente o território tupiniquim!
  • Novo sistema de instalação, agora feito em MSI.
Mais informações podem ser obtidas na página do Google Earth em Português.

Portable Google Earth

Já imaginou levar o Google Earth para qualquer lugar, junto com você, dentro de uma pendrive? Circula na Internet uma versão portátil do Google Earth 4.0.2722. Como sempre, basta descompactar e correr em qualquer computador, desde uma pendrive USB. Descompactado ocupa cerca de 30MB. Embora interessante, o uso do programa é contra o contrato do Earth. (Leia mais)

Busca por Endereço ou CEP no Google Maps Brasil

O Google Maps também ganhou novidades aqui no Brasil. Agora o serviço permite a busca por endereço ou CEP para endereços de praticamente todo o Brasil. A nova funcionalidade promete ajudar no uso da ferramenta por aqui. Falta agora o Google Local por aqui.

-------
Baixe o Google Earth 4.1 | Portable Google Earth 4.0.2722

Colaboração: Abel Táiti e Pascal Batzli Jr

Uma de cada 10 páginas examinadas pelo Google contém códigos maliciosos

Recentemente a Google analisou 4,5 milhões de sites, dos quais 450 mil tinham código malicioso. O objetivo dos testes foi mapear páginas que podem infectar PC sem conhecimento do usuário.

Pesquisadores da empresa avaliaram bilhões de sites, submetendo 4,5 milhões de páginas a análises em profundidade. Dessas, 450 mil foram capazes de instalar códigos maliciosos, como spywares, sem o conhecimento do usuário.

Segundo o site da BBC, outras 700 mil páginas são suspeitas de conter algum conteúdo que pode comprometer o computador. Para atacar o problema, os pesquisadores disseram que a companhia “começou um esforço para identificar os sites na internet que possam ser maliciosos.”

“Para atrair o usuário a instalar o vírus em seu computador, os criminosos empregam engenharia social”, disse Niels Provos, pesquisador do Google, em um estudo. “O usuário é apresentado a links que prometem acesso a páginas com conteúdo pornográfico explícito, softwares ou mídia”. A grande maioria se aproveita de vulnerabilidades do buscador Internet Explorer, da Microsoft, para a instalação dos códigos maliciosos.

Leia mais: G1

quarta-feira, maio 09, 2007

Primeiras impressões: O Google Print Ads agora faz parte do AdWords

Como foi anunciado no mês passado a Google está desenvolvendo a versão do AdWords para anúncios impressos. As inscrições para beta users já estão abertas no site Google Print Ads.

O serviço tem como objetivo tornar-se uma nova forma de comprar anúncios em jornais trazendo inovação para todo o processo: planejamento, compra, pagamento, relatórios e preços. O aplicativo terá a cara e o jeito do tradicional AdWords e o anunciante poderá selecionar em qual jornal ou jornais deseja veicular seu anúncio. O usuário também oide esoecificar a data de veiculação, a seção e o tamanho do anúncio.

Jornais como O U.S. Daily, New York Times, Chicago Tribune e LA Times já estão participando do Google Print Ads, a Google prometeu dobrar o número de veículos até o próximo mês. Ainda não existem planos para expansão territorial do produto, mas em breve deve estar chegando em terras brasileiras, visto que o Brasil é um grande consumidor do serviço AdWords.

Os primeiros Screeshots já estão circulando pela internet, e já podemos observar que a interface realmente permite selecionar:
  • O período que os anúncios serão veiculados;
  • Quando o anunciante deseja gastar semanalmente por campanha;
  • Já existe mais de uma centena de jornais cadastrados, é possível consultar o calendário de circulação de cada veículo.
Veja a seguir algumas telas do sistema:


Selecionar Campanha


Selecionar opções da Campanha





Selecionar Jornais



--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

Marcadores:

terça-feira, maio 08, 2007

Como é o desenvolvimento de um novo serviço?

Nos últimos quinze anos, a computação evoluiu muito em termos de hardware e software. O surgimento da multimídia e da Internet gerou um aumento no uso de PCs. Os aplicativos voltados ao uso em empresas, também auxiliaram no aumento do uso de computadores. O desenvolvimento arquitetural de computadores avançou tanto, que o fator custo-benefício está muito melhor.

Com este desenvolvimento, serviços online também avançaram consideravelmente. Os serviços na Internet são praticamente softwares rodando no browser. São tantas as capacidades que linguagens de programação para Web e máquinas virtuais possibilitam, que muitas vezes, apenas o browser nos permite realizar várias tarefas simultaneamente. Exemplo destes avanços são os ótimos serviços oferecidos pelo Google, pelo Yahoo! e por tantas outras empresas do ramo.


Pergunta: Você já imaginou como é a projeção de um novo serviço ou de um novo software para estas grandes empresas do mundo da informática? Vamos para um passo-a-passo.

1. Concepção e Análise: avaliar o "terreno" e as necessidades existentes - Em primeiro lugar, informação. Uma empresa inteligente está sempre antenada nos lançamentos da concorrência, buscando inovações e procurando satisfazer seus clientes da melhor maneira possível.

Levantar as necessidades e decidir pela criação de um novo serviço é o ponto de partida. Aqui surge a criatividade, qualidade essencial para os envolvidos.

2. Projeto: criação da "planta" do novo serviço/software - Parte essencial, o projeto será o guia durante a implementação. Nele estarão especificados as peculiaridades e o comportamento do produto, detalhe por detalhe.

Com tudo devidamente esquematizado em modelos, fica mais viável a separação em partes. Um modelo muito complexo fica humanamente impossível de ser implementado e a solução mais óbvia é a divisão em pequenas partes. Implementando uma a uma, basta juntá-las ao fim e adequar alguns pormenores.

Em seguida, o projetista define ferramentas, linguagens e quaisquer recursos necessários para a implementação.

3. Programação: implementando o projeto - Chegado o momento da implementação, o programador vai codififcar e dar o "sopro da vida" ao projeto. A etapa de programação é igualmente importante e qualquer mudança necessária que não tenha sido especificada no projeto, deverá ser comunicada às partes antecessoras. Todas as alterações deverão fazer parte da documentação do produto.

4. Testes: a famosa fase beta - Uma equipe ou um conjunto seleto de pessoas experimentam o novo produto, encontram bugs, sugerem adição de funções e dão um parecer. Com base nisso, há um aprimoramento do projeto, influenciando na implementação e gerando outra versão para testes.

5. Prototipação: a divisão em previews - Segundo Pressman*, a prototipação "é um processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo do software que será implementado." Seria como uma pré-visualização do produto.

No mundo dos serviços Web, essa técnica é um pouco diferente. Podemos assumir como primeiro protótipo, a primeira versão Beta lançada. As subseqüentes seriam os novos protótipos. Essa prototipação só tem fim quando o serviço/software deixa de ser Beta.

6. Manutenção: nada dura para sempre - Manutenção é fundamental à vida do produto. Serviços Web e softwares não envelhecem, ficam obsoletos. Adicionar capacidades, corrigir erros básicos ou graves, modificar funções ou reformular interfaces são algumas formas de manutenção.

Como é corriqueiro encontrarmos em noticiários online, no mundo virtual, falhas graves não faltam. Semanalmente são lançados updates para os já difundidos serviços e softwares, muitas vezes recebendo correções urgentes de vulnerabilidades descobertas.

7. Metodologias de Desenvolvimento - Cada empresa tem seu estilo de organização. Seja lá como for, é fundamental que exista um, de fato. Uma empresa que define padrões, agiliza a união das partes e ganha em qualidade e produtividade. Em menos tempo, teremos resultados mais satisfatórios.

Grandes empresas conhecidas da Web seguem padrões próprios de trabalho, envolvendo técnicas procedimentais e organizacionais eficientes. Os resultados? Estão aí para serem vistos e experimentados!

8. Documentação - Um produto sem documentação tende a trazer problemas sérios para o desenvolvedor. Imagine que em uma empresa, novos programadores são contratados a cada mês. Se um destes novos colaboradores precisar prestar manutenção para um produto desenvolvido pela empresa antes de sua chegada nela, basta pegar a documentação, estudá-la e com o conhecimento necessário em recursos como linguagens de programação empregadas, fazer as alterações necessárias. Se essa documentação não existir, tudo fica mais difícil, até mesmo para quem desenvolveu que poderá ter esquecido detalhes importantes de um produto.

Documentação escrita traz a segurança de entendimento para diversas gerações de programadores da empresa. Assim, ela não fica depende de alguns colaboradores. Além do mais, ela pode servir como guia quando direcionada ao usuário final e, no caso de serviços Web, pode ser oferecida também em linguagem acessível, nas Centrais de Ajuda ao consumidor.

--

Parece simples, mas a complexidade é no mínimo assustadora. Quando utilizamos um software ou serviço, não imaginamos que por trás dele houve um trabalho minucioso e que demandou tempo e conhecimento para torná-lo tão acessível a nós. Quando estudamos e investigamos este "underground", assustar-se é comum.

*Roger S. Pressmann em seu livro "Engenharia de Software".

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores: