Undergoogle

quarta-feira, setembro 21, 2005

Mais "martelinho" pra cima do Google

Um grupo formado por cerca de 8.000 autores abriu um processo em Manhattan (EUA) contra o Google por violação dos direitos autorais. O foco da acusação é o Google Print, site que disponibiliza na web trechos de diversos livros e tem causado bastanta polêmica nos últimos meses.

O Google, dizem, não pode colocar conteúdos na internet sem a devida autorização. "O trabalho dos autores é oferecido em algumas bibliotecas públicas e de universidades, mas não foi liberado para uso comercial", diz o processo do Author's Guild Inc.

Os membros do grupo pedem à Justiça que impeça o trabalho do Google antes que os autores "sofram danos irreparáveis ao perder o controle sobre os direitos autorais de suas obras".

O Author's Guild, uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York, tem como principal objetivo proteger os interesses de autores em relação a seus direitos autorais.

[Continuação...]

Fonte: Folha Online

---

O Google se manifestou à respeito do processo, abaixo está descrito parte do texto:

"Hoje nós recebemos a notícia que o Authors Guild entrou na justiça contra o Google Print. Nós lamentamos que este grupo tenha escolhido justamente um programa que faz dos milhões de livros que existem no mundo mais acessíveis -- devemos avisar que todos os livros com copyright podem ser retirados do programa..."

[Continuação...]

Fonte: Google Blog

2 Comentários:

  • É... lamentável o caminho que isto está tomando...

    A indústria de livros está tomando, claramente, o mesmo caminho errôneo que a indústria da música: nadar contra a correnteza.

    A tecnologia poderia nos permitir encontrar qualquer coisa em qualquer lugar. O Google Print, na minha opinião, é uma das tecnologias de buscas mais promissoras do mundo. Além de poder procurar informações no mundo virtual, o Google introduziu a busca por coisas no mundo real.

    Imagine você, querendo comprar um livro de auto-ajuda pela internet. Hoje em dia, você entra em meia dúzia de lojas virtuais, gasta pelo menos uma hora procurando, vê com qual mais de identifica praticamente olhando a foto da capa, e se a essa altura você acredita realmente que este livro é bom, compra-o.

    Se, futuramente, a qualidade do livro não é aquela que você esperava, a credibilidade da editora cai no seu conceito.

    Com a tecnologia do Google Print, é possível de um lugar só xeretar o livro a vontade, pesquisar em milhares de lojas e o comprar rapidamente.

    Observem que o conteúdo que você leria no Google Print, seria exatamente o mesmo que a folheada que você desse antes de comprar em uma livraria.

    Ponto negaivo pras editoras.

    Por Anonymous Anônimo, Às 21 setembro, 2005  

  • vc tem toda razão red, não tiro e nem coloco mais nenhuma palavra.

    Por Blogger Erick X., Às 21 setembro, 2005  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial