Opera grátis: graças ao Google
Esta semana os internautas foram presenteados com a remoção das propagandas contidas no navegador Opera, tornando o navegador gratuito. O real motivo disso? Simplesmente porque o Google dá uma certa porcentagem à empresa para cada pesquisa feita dentro do navegador. Quanto maior for o número de usuários no Opera, maior é o lucro da empresa, portanto o dinheiro que eles recebem por isso é mais viável do que vender licenças do navegador a 39 dólares e ter menos usuários. Os lucros do Opera vem também de parceria firmada com Ebay e Amazon, porém o gigante das buscas é, sem dúvida, o mais lucrativo parceiro. Parece que a estratégia está dando certo: somente nos dois primeiro dias, já foram feitos mais de 1 milhão de downloads, isso representa um lucro muito grande para os donos do navegador, além do início de uma possível popularização do produto.
Agora imagine quanto à fundação Mozilla, dona do Firefox (bem mais utilizado que o Opera), que também tem parceria com o Google não deve ganhar? E ainda, quanto a Apple não recebe do Google por usar ferramentas da empresa no Safari?
Leia mais: gigaom.com

2 Comentários:
Se os serviços do Google funcionassem bem no Opera (Blogger tem suporte parcial na edição, GMail tem limitações nele e só funciona bem usando https, e o Orkut tem problema para logar em https), eu poderia desconfiar que o Google, se estiver mesmo querendo criar um navegador, compraria o Opera. Quem sabe... não seria de se expantar
Por
Dherik, Às
28 setembro, 2005
eSpantar =P
Por
Dherik, Às
28 setembro, 2005
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial