Como Hohagen chegou à Google
Para nós, simples mortais, a idéia de trabalhar para a mais "divertida", lucrativa e cobiçada empresa de tecnologia do mundo parece impossível, porém, vendo o perfil e história de Alexandre Hohagen, podemos até sonhar em um dia trabalhar para a Google. Hohagen afirma que teve que passar por 18 entrevistas antes de ser contratado e que levou um susto com a informalidade de Larry Page e Sergey Brin.
Saiu na Folha de São Paulo de hoje (25) e o Scorpii mandou pra gente:
Ana Maria Peres (colaboração para a Folha)
A empresa de mídia com o maior valor de mercado do planeta está de olho no Brasil. Para aumentar o número de anúncios pagos que aparecem na ferramenta de busca, o Google escolheu, em junho deste ano, o paulista Alexandre Hohagen.
Assim como 90% dos funcionários da empresa, o executivo tem jeito de garoto, fôlego de maratonista e coragem de boxeador. Aos 37 anos, afirma que só tem pique para trabalhar 16 horas por dia porque corre e nada duas vezes por semana. Diz que passou da fase "junkie", como ele define, na qual costumava almoçar coxinhas e sanduíches em frente ao computador. "Aos 29 anos, decidi que não queria chegar sedentário aos 30. Por isso, comecei a correr", afirma.
A carreira de Hohagen começou aos 18 anos, quando ele decidiu trabalhar como office-boy para ficar independente dos pais. Nessa mesma época, foi aprovado no curso de publicidade da Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado) e, no terceiro ano, entrou no setor de comunicação interna da multinacional Dow Chemical. Quando saiu, depois de seis anos, era gerente de comunicação. Mal imaginava a mudança que teria pela frente.
Tão logo se desligou da Dow Chemical, concorreu a uma vaga de gerente de comunicação na empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim, mas logo foi chamado para ser assistente da diretoria de recursos humanos. "Eu nunca tinha pensado em trabalhar com isso, mas topei na hora", conta ele, que se tornou gerente do departamento e teve a oportunidade de fazer pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e MBA na USP, ambos pagos pela empresa. Depois de passar pelo banco ABN Amro, foi convidado para dirigir a área de recursos humanos do portal de internet UOL. Saiu da companhia quando era diretor de publicidade e comércio eletrônico. Em 17 anos, Alexandre havia pulado de office-boy para executivo cobiçado pelo mercado.
Há dois anos, ele ocupava o cargo de diretor-geral da HBO Brasil, um canal de TV a cabo. O processo de seleção para ser contratado pelo Google envolveu 18 entrevistas. Aprovado, passou o mês de setembro na Califórnia, conhecendo a sede da empresa, para elaborar a estratégia de venda de anúncios. Tomou um susto ao conhecer os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, ambos de 31 anos. "Eles são muito informais. Ao vê-los de jeans e camiseta, ninguém imagina que a empresa deles vale US$ 85 bilhões [R$ 191,5 bilhões]", diz o ex-"junkie".

5 Comentários:
Informais? Legal.... Assim que "Eu" for chamado para uma entrevista, irei apenas de bermudão e camiseta regata. : )
Se informalidade contar, já estarei contratado... hehehe
Por
Anônimo, Às
25 outubro, 2005
Ai tive uma ideia
Porque a gente num cria uma listinha basica aqui no Blog das pessoas que a gente gostaria que trabalhase na Google. Hohagen
Tipo assim
Eu começo a lista com um nome que eu acho de peso pra fazer parte do grupo de Interface
o Brasileiro Felipe Memoria do site felipememoria.com.br e o JAKOB NIELSEN que escreveu o livro Projetando Websites.
e ai quem mais vc´s acham legal pra compor a lista?
Por
Unknown, Às
25 outubro, 2005
putz, já ta fazendo falta um forum aqui, vamos discutir sobre isso. bom "Deus é Fiel" a idéia é interessante, mas por enquanto vamos utilizar os comentarios para isso, se der certo, podemos até fazer um post com os possiveis nomes.
[ ]'s a todos que comentam aqui!
Por
nando.kanarski, Às
25 outubro, 2005
Eu acho legal um tal de Erick Xavier, ele é desenvolvedor web, especialista em aplicações Flash com integração frontend+backend, está cursando Análise de Sistemas pela UVA e tem planos para esse ano ainda de se especializar em AJAX e ser certificado Macromedia Advanced Flash Developer :D
q tal? será q rola d conseguir entrar? ;)
Por
Erick X., Às
25 outubro, 2005
Huahuahauhauahuha
Ixi erick x., o que menos se vê no google é flash! (e eu acho isso muito bom, a net está saturada de flashs inúteis)
Se certificar em AJAX? Ótima pedida...
Abraços
Por
Anônimo, Às
25 outubro, 2005
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial