Undergoogle

terça-feira, outubro 18, 2005

Google Print se expande na Europa

O Google está expandindo seu programa de buscas em materiais impressos, o Google Print, na Europa. Como parte da expansão, lançará portais de buscas em livros específicos em países como França, Itália, Alemanha e Espanha.
Com isso, o Google faz uma arriscada manobra: enquanto a justiça demora para julgar o que fazer com o Print, a gigante das buscas expande seu programa o mais rápido possível, fazendo parcerias com editores interessados e popularizando a busca entre os usuários. Com isso, talvez as editoras percebam o quanto pode ser valioso para elas o mecanismo do Google, e então acabe voltando atrás e repensando seus conceitos.

4 Comentários:

  • As editoras podia colaborar com Print afinal eles colocam apenas um "trailer" do filme não é? isso que eu saiba traz publicidade, ou eles por acaso colocam o livro todo?

    Por Anonymous Anônimo, Às 18 outubro, 2005  

  • Exatamente Kaidro!

    Como eu disse em outro post, não há muita diferença entre o usuário que vê páginas do livro na internet ou que folheia na livraria. A pessoa estará tendo acesso às mesmas informações.

    Caso essa indústria resolva seguir a mesma estratégia retrógrada que as gravadoras adotaram em relação à internet, podem acabar perdendo muito com isso e tendo que correr atrás na decisão mais tarde.

    Por Anonymous Anônimo, Às 18 outubro, 2005  

  • Não tenho certeza, mas acho que não é bem assim.
    O Google scaneia o livro inteiro, só que o usuário não tem acesso a tudo.
    Tipo, qualquer coisa que eu procurar e estiver escrita em alguma parte (qualquer parte) do livro X, ela será encontrada, ai eu poderei ler um trecho relacionado ao que eu procurei.
    As editoras não gostam porque o Google tem tudo e não o usuário.

    Por Anonymous Anônimo, Às 19 outubro, 2005  

  • Sim anônimo, concordo com você.

    Mas se analisarmos por outro ponto de vista, o usuário também tem acesso a todo o conteúdo do livro na estante da livraria, enquanto folheia-o. Mas nem por isso o usuário deixa de comprar.

    Esse preview rápido que o usuário tem do livro é muito importante para ele antes de comprá-lo, pois permite ao cliente analisar o conteúdo do mesmo. E é um recurso que dificilmente se tem ao comprar pela internet ou telefone.

    Uma das maiores tendências modernas é a digitalização do mundo: toda e qualquer informação poder ser acessada de qualquer lugar. E os usuários tenderam por opções digitais de qualquer coisa, que lhes será na maior parte das vezes mais convinientes. Caso as editoras não acompanhem essa nova era, estarão fortemente condenadas a perder mercado para versões online publicadas por simples escritores. Os famosos PDFs.

    Por Anonymous Anônimo, Às 19 outubro, 2005  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial