Alemães criam sistema melhor que o Google
Do Estadão:
Como no conto de fadas, o Google poderia perguntar: “Diga espelho meu, há sistema de buscas melhor do que o meu? “Não, responderia o espelho mágico”. Por pouco tempo. O Instituto Fraunhofer, com sede na Alemanha, anunciou hoje a criação do ConWeaver, um novo buscador que, dizem os especialistas, irá revolucionar a internet.Colaboração: Pedro Paulo Campos
O Google é um sistema de buscas textual, isto é, ele pesquisa na web por palavra-chave. Digamos que se faça uma busca, em inglês, por Golf, o esporte. Os resultados retornados pelo Google incluirão também Golf (acidente geográfico) e Golf ( marca de automóvel). Tudo de forma desordenada.
Já o ConWeaver, segundo o Thomas Kamps, pesquisador do Frauhhofer, faz garimpagens semânticas. No caso acima, ele “sabe” que Golf pode significar várias coisas e, desse modo, traz resultados agrupados ordenadamente ( tudo sobre Golf como esporte, tudo sobre Golf como acidente geográfico e tudo sobre Golf como carro), facilitando a vida do internauta.
Por enquanto, o ConWeaver estará disponível apenas para uso em redes de computadores empresariais. “Estamos limitados a certos temas, como microbiologia e engenharia de construção, mas logo estaremos disponibilizando conteúdos mais gerais para os internautas de todo o mundo”, disse Kamps à BBC.

13 Comentários:
Será que em breve teremos ConWeaver Underground? rsrs zuera nando
Por
Anônimo, Às
19 novembro, 2005
Duvido disto, por duas razões:
1 - Buscas Semânticas não é novidade. Este conceito já existe há muito tempo, é não é a primeira vez que dizem que vai revolucionar a internet;
2 - Necessita de grande intervenção humana.
Sobre o Golf Carro, Acidente Geografico ou qq outra coisa... esse é exatamente o trabalho que o Google Personalized faz: ver quais sao seus interesses para tentar descobrir que Golf vc quer.
Por
Anônimo, Às
19 novembro, 2005
Como o comentário anterior diz, buscas semanticas não são novidade nenhuma e o Google com certeza já pensa e ja experimenta isso. O grande ponto é que não depende só do sistema de busca e sim da arquitetura do conteúdo, e semântica a web ta longe de ser com todas as suas páginas ainda feitas no Word.
Por
Anônimo, Às
19 novembro, 2005
Ainda mais que a Internet contém erros de grafia e gramática que tornam a semântica uma verdadeira pobre deslocada em tal ambiente.
Por
Anônimo, Às
19 novembro, 2005
Uma ótima iniciativa desse grupo alemão! É disso que precisamos, serviços cada vez melhores e forçando a concorrência a criar ferramentas melhores ainda.
Com esse recurso semântico inerente ao serviço de busca experimentaremos uma nova forma de buscar informações na internet. Atualmente pra buscar no Google tem que ser um bom garimpeiro, haja paciência pra passar por resultados e resultados pra achar exatamente aquilo que você quer.
E sem contar os blogs infernais que parasitam as buscas, você tá procurando por uma bobeirinha qualquer e cai um blog no meio só porque tem a string que você buscou.
Muito interessante, estou aguardando
ansiosamente por mais novidades desta nova rede de buscas. E espero que ela se torne pública logo, quero tentar isso também!
Por
Anônimo, Às
19 novembro, 2005
Errado, errado e errado...
O Google não só sabe disso como ja se preparou sem que ninguém soubesse.
Basta comparar os resultados google para temas gerais com os do yahoo. O Algorítimo do google é capaz de perceber a abrangencia do termo pesquisado e mostrar páginas com diversos significados da palavra. (isso sem te amolar perguntando que tipo de "golf" você quer...).
Uma busca por golf no yahoo retornaria os termos mais populares. ja o google retornaria os termos mais populares para cada tipo de Golf na primeira página.
T+
Por
Anônimo, Às
19 novembro, 2005
Que massa :)
Muito melhor mesmo...
Afff. Personalized search? Pelo amor.. Quem quer buscar, quer digitar e dar enter.. Depois a pessoa vai seperar os resultados.. Eu acho idiota isso de personalized search.. Eu num gosto da idéia de colocar filtros que vão me privar de possíveis resultados depois por causa de um errinho de escrita...
Prefiro digitar "Galinha", e dar enter, e depois ir desmarcando categorias como "as galinhas mais conhecidas da cidade (garotas bis...)", Galinhas (o animal), Galinhas (lugares, por ex: porto de galinhas)...
Muito melhor do que ficar configurando filtros idiotas e depois fazer a busca, que ainda vai retornar resultados piores ainda..
Se o Google usar outro sistema diferente dessa busca personalizada idiota, vão ganhar mto mais consideração...
Achei massa isso :)
Apesar de busca semântica existir a um tempão (li a um tempo que uma pesquisadora do reino unido tinha criado uma busca assim, mas que só estava disponível em intranet), ninguém portou para o meio da internet com sucesso..
Acho muito legal se fizessem isso pois facilitaria muito as coisas :)
Por
Anônimo, Às
20 novembro, 2005
Anônimo, acho que você não entendeu o espírito da Busca Personalizada do Google.
Nosso amigo acima não se referiu à Busca Avançada, em que você cria filtros para privar os resultados. Ele se referiu à buscas personalizada mesmo, que é um algorítimo que tenta adivinhar qual tipo de resultado terá mais relevância para cada usuário de acordo com seu histórico de pesquisas.
Por exemplo: se um cidadão sempre faz buscas por "mulheres", "garotas", "prostitutas" e coisas afins, ao digitar "galinhas" o Google irá dar mais importância aos resultados como "As maiores galinhas da cidade" ;)
Por
Anônimo, Às
20 novembro, 2005
red, entendi tudo, iuehaiheiuahhea.. mto massa :D
Por
Anônimo, Às
20 novembro, 2005
Ehehe, blz. Exemplinho estranho esse das galinhas, hein?
Por
Anônimo, Às
21 novembro, 2005
Pra mim ninguem conseguira ser melhor que o Google, NUNCA!!!!!!!!
O Google é a melhor coisa do mundo, não é qualquer alemãozinho de merda que vai conseguir bater um sistema de buscas que deixou dois jovens bilionários em 5 anos...
O Google será o melhor pra SEMPRE!!!!!
Por
Anônimo, Às
21 novembro, 2005
q nervoso q o cara tah iuehaihea
Por
Anônimo, Às
21 novembro, 2005
alemaozinho de merda? pra seu governo seu filho da puta.. foram eles que inventaram a internet..
Por
Anônimo, Às
28 fevereiro, 2006
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial