Google financia pesquisa para busca em manuscritos
Pesquisadores da Dublin City University trabalham em uma tecnologia que visa permitir buscas em documentos manuscritos.
O trabalho é financiado pelo Google, que espera poder oferecer esse serviço a seus usuários no futuro. A tecnologia que serve de base para os cientistas irlandeses foi desenvolvida originalmente para reconhecer objetos e pessoas em vídeo.
O sistema que está sendo desenvolvido trabalha com uma palavra manuscrita como padrão. A partir dela, é capaz de identificar outras ocorrências em um documento escrito pela mesma pessoa, sendo capaz de se adaptar a variações.
Segundo os pesquisadores, tecnologias semelhantes só estão disponíveis em bibliotecas digitais. Além de serem restritos, os sistemas disponíveis são lentos e pesados.
O Google espera que a equipe de Dublin, que trabalha com colegas das universidades americanas de Buffalo e de Massachusetts, consiga equacionar essas limitações. Se forem bem-sucedidos, a tecnologia pode ter papel importante na intenção da empresa de digitalizar o conteúdo de bibliotecas inteiras, incluindo manuscritos históricos que, de outra forma, são inacessíveis por buscas.

2 Comentários:
O texto está aparecendo truncado, como o exemplo abaixo:
"Segundo os pesquisadores, tecnologias semelhantes só estão disponÃveis em bibliotecas digitais. Além de serem restritos, os sistemas disponÃveis são lentos e pesados."
Por
Anônimo, Às
12 fevereiro, 2006
eu achei isso do caralho. puta preocupação bacana.
Por
Anônimo, Às
13 fevereiro, 2006
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial