Undergoogle

sexta-feira, novembro 17, 2006

Porque eu adoro a Google!

Após resistir bravamente aos encantos do novo navegador da Microsoft por vários meses de fase beta, decidi, com o lançamento da versão final, que havia chegado a hora de testar o novíssimo Internet Explorer 7.

A instalação foi tranquila e sem traumas. Mas os problemas começaram assim que eu reiniciei o computador para concluir o processo (aliás, raramente um software da Google necessita desse tipo de procedimento). Mal cheguei à tela de Boas-Vindas do Windows XP e tive uma desagradável surpresa: faltava uma dll! E não era uma dll qualquer: dela dependia o funcionamento de boa parte do sistema.

Desesperado, recorri ao ctrl+alt+del para forçar um início do explorer.exe, já que não há muito que possa ser feito em um Windows sem ícones e menu iniciar. Mais um erro, que não me fez desistir. Parti para outro aplicativo: o Internet Explorer. Ironicamente, o navegador que começou os problemas foi uma das poucas coisas que funcionou no sistema destroçado.

Resolvi então apelar para o cd do Windows XP, utilizando o recurso que repara a instalação. Tudo corria bem, e eu ainda tinha esperanças. O programa de instalação já indicava 34 minutos restantes quando resolvi deixar o computador para estudar. Fiquei duas horas ausente, e qual não foi a surpresa quando notei que ainda faltavam 34 minutos quando voltei!

Decepcionado, imaginei que ao menos parte do sistema tivesse sido reparada. Então reiniciei o computador para ver os resultados. Lá estava o programa de instalação, novamente agarrado nos 34 minutos. Reiniciei mais uma vez, sem sucesso. Acabei optando pela formatação.

De volta ao cd do Windows, entrei no console de recuperação para fazer backup dos dados. Infelizmente não consegui, pois o comando para cópia de arquivos não funcionava além da pasta "c:\windows".

Minha via crucis de quinta-feira terminou hoje, com os 5 cds comprados para o backup. Quem me salvou foi o Linux, que rodando diretamente do cd sem qualquer instalação, foi capaz de copiar tudo. Só não gravou no disco rígido porque a Microsoft nunca liberou as informações sobre o sistema de arquivos NTFS para que isso pudesse ser feito.

A essa altura você já deve estar se perguntando: o que a Google tem a ver com isso tudo? A resposta tem duplo sentido: tudo e nada. Nada, pois a empresa não deve ser responsabilizada pela falha da concorrência. E tudo, já que a Google raramente traz problemas aos usuários. E são falhas de outras empresas como essas que despertam nossa atenção pela preocupação constante do buscador com a qualidade e a eficiência de seus serviços.

Utilizo aplicativos como o Earth, Desktop, Picasa e Talk muito frequentemente. Muitos possuem equivalentes no mundo Windows Live e, ainda assim, fazem grande sucesso. Isso ocorre porque esses softwares se destacam pela simplicidade e se preocupam com o usuário em cada detalhe.

Como exemplo, eu citaria o Google Desktop. Tenho utilizado o software há mais de um ano, sem nunca tê-lo reinstalado. Ele sempre encontra os arquivos dos quais preciso, na hora em que necessito deles. E a integração com o navegador torna as coisas mais fáceis na maioria das buscas.

Há alguns meses resolvi testar o Windows Desktop Search. Em uma semana, o banco de dados responsável pela busca já estava corrompido. Como querem que eu confie em um software assim?

Baixo o Windows Live Messenger 8.10 beta (antigo MSN Messenger) e noto que a palavra "offline" foi traduzida para "pffline" na versão brasileira. Pra não falar no uso de memória RAM: o dobro do que o Talk precisa. Talk, esse, que não me incomoda com anúncios na lista de contatos. Aqui a mesma questão é levantada: como posso acreditar em um serviço de IM (Instant Messaging) como o Live Messenger?

E o que dizer à respeito do Windows Live Mail? Philipp Lessen, do Google Blogoscoped, recentemente publicou uma análise muito interessante à respeito da interface do serviço.

Idolatrar a Google, no entando, é um erro. A empresa falha, como qualquer outra, e tem direito a fazê-lo. Cabe ao mercado e aos consumidores julgarem e escolherem os serviços de sua preferência.

Ainda assim, nós usuários, clamamos por novidades vindas do buscador. Pela qualidade, pela eficiência e pela leveza. Pela confiança de que nossos dados estarão seguros e de que poderemos encontrar aquilo que realmente importa em meio a nossos arquivos. Para que assim o mercado se movimente, como há muito tempo não ocorria nesse meio.

E você, já teve problemas com a Microsoft ou o Google? Comente!

14 Comentários:

  • De 3 em 3 meses tenho que formatar o Windows. Só não mudo pro Linux porque tem vários programas que não rodam nele, inclusive da Google.

    Por Blogger Unknown, Às 18 novembro, 2006  

  • Cara, eu tive exatamente o mesmo problema que você, mas no meu caso foi instalando a versão beta do IE7... Ainda bem que eu separo minhas coisas em HDs diferentes, porque senão, tinha ido tudo pro saco...

    E o que você citou sobre os softwares da Google é verdade... Nunca tive problemas com nenhum deles, são todos muito leves, simples, e fáceis. Fora que não ocupam monstruosidades da memória ram...

    Ter que reinstalar o sistema quase 2 vezes a cada semestre é realmente algo impertinente. A única coisa que não me deixa migrar para o mundo Linux é a falta de compatibilidade com softwares windows. Mas pode ter certeza, que se fosse mais compatível, não pensaria duas vezes.

    Agora o que não podemos deixar de lado também, é o fato de que a Google (ainda) não tem um sistema operacional, e saber se o mesmo não ocorreria no sistema dela, é meio que um tiro as cegas. Tá certo que temos alguns softwares pra nos basear, como os IMs, ou os Desktop Searchs, mas ainda assim não comprovam nada.

    Talvez quando o tão esperado S.O. da Google sair (se sair), poderemos dar uma resposta plausível. Mas que a probabilidade de ser um sistema muito bom é grande, isso não temos dúvidas.

    Abraços,
    Naftali

    Por Blogger Naftali, Às 18 novembro, 2006  

  • claaaro q naum eh um programa estilo google ou ff (esse lance de reiniciar o pc p/ instalar um soft eh extremamente irritante!!!) mas acabei de baixar e instalar; super rapido e trankilo, ie7 rodando redondinho sem erro nenhum!
    naum levem a mau a pergunta, mas vc's estão usando win original, registrado e com as atualizações em dia?? pod ser algum problema relacionado a isso ou quem sabe foi azar msm! (ateh pq durante a instalação rolou akele icone amarelo de update)
    eu particularmente AMO e uso a grande maioria dos produtos do google, mas quando a M$ (empresa pela qual naum nutro o mesmo carinho que tenho pelo google) manda bem, tenho q admitir!!
    o windows live messenger (antigo msn) realmente eh bem DIFERENTE do gtalk!! acho errado chamar de pior analisando o uso de memória, ateh pq ele tem mt mais funções q o talk!! o Windows Desktop Search nem testei, jah tinha instalado uma vez o Google Desktop e qnd percebi o tamanho do arquivo de cache dele (quase 1gb) resolvi desinstalar na hr!!
    o novo media player 11 eh simplesmente perfeito! uso há uns bons meses e além de fácil utilização, ateh agora tem se mostrado bastante estável!!
    posso dizer que qnd vejo um produto da M$, já fico meio pé atras de instalar, mas acredito que os PREconcetos não são bons de nenhuma maneira, por isso, mesmo encucado, instalo e as vezes -felizmente- me surpreendo!

    qnt ao meu amor pelo google, infelizmente tah diminuindo, eles não estão mais inovando!! Estão na verdade é se acomodando em relação a novos serviços e aprimorando a passos bem lentos aquilo q td's já estão cansados de pedir (como o gtalk+orkut!)
    q pena....

    Por Blogger vcarvalho, Às 18 novembro, 2006  

  • Microsoft sucks.....google rules...
    Imaginem se o google tivesse um sistema operacional próprio....genial...mas acho q ainda está muito longe disso acontecer...mas acho q seria extremamente confiável e sem contar a integração dos serviços...coisa q eu acho incrível...e q o google anda fazendo muitissimo bem...

    Por Anonymous Anônimo, Às 18 novembro, 2006  

  • @«««¥Cvinny¥»»»:

    Dizer que o Windows Live Messenger é melhor por possuir mais recursos é como Preferir uma pickup no lugar de um mp3 player porque esta possui mais botões.

    Ser melhor, para um software, não é fazer mais coisas que os outros. Mesmo porque os outros muitas vezes possuem recursos que detestamos ou jamais usamos.

    Não sei quanto à você, mas acho as TABS do msn uma inutilidade. Também desativei a reprodução automática de winks e o barulinho irritante que aparece sempre que alguém está online. O compartilhamento de pastas é outra coisa que eu não uso, mesmo porque ele me trouxe alguns problemas nos betas.

    Testei o Media Player 11 e acabei ficando com o iTunes. O player da microsoft nào foi capaz de identificar as músicas repetidas e ficou exibindo álbuns duas vezes. Pra piorar, preciso clicar umas 5 vezes pra preencher as tags de cada música automaticamente (imagine fazer isso com 2700?). Seria ótimo se ele fizesse a coisa pro álbum todo.

    Quanto ao cache do Google Desktop: concordo que é grande, mas prefiro um cache de 1 GB que não me deixa na mão do que um de 200 MB que se destrói automaticamente cada vez que aperto o reset.

    É verdade que um certo preconceito se formou em torno da Microsoft. Mas acredito que ele tem fundamentação. Nenhuma outra empresa gastou 6 anos para fazer um sistema que é, essencialmente a cópia de outro. Nenhuma outra empresa cria produtos que não são compatíveis entre si.

    Ainda assim eu testo o que eles fazem. Vez ou outra surgem coisas interessantes como o office 2007.

    (E o altiris, que conheci depois desse encrenca toda, sempre ajuda)

    Por Blogger Filipe Arcanjo, Às 18 novembro, 2006  

  • Eu uso alguns aplicativos da Google e particularmente acho eles muito estáveis e de uso fácil, sem problemas com travamento como acontece nos aplicativos Microsoft.
    E tem mais, oa aplicativos da Google tem uma funcionalidade excelente, é claro que como quaisquer outros aplicativos ele têm seus ponto fracos mas nada é 100% perfeito!

    Por Blogger fininho, Às 18 novembro, 2006  

  • eu naum disse q ele é melhor, só não acho certo comparar, por isso pus em caixa alta: DIFERENTE!é exatamente como vc disse, vc naum pode comparar uma pickup com um mp3 player, mas tem pessoas q preferem um ou outro!! Releia meu comentario inicial e veja q eu coloquei DIFERENTE e naum MELHOR!!

    talvez eu nunca tenha tido esse problema de tag do media player pq uso um programa especifico p/ cuidar das minhas tags (ID3-TagIT que alias numa pasta minha cuidou de 3gb de musicas de forma estável e rápida)

    realmente muitas vezes tem fundamentos como eu disse, vc ficar meio pé atras com os produtos de uma empresa q faz lambanças (como o clássico lançamento do win millenium com tela azul e td - acho q foi o millenium) ,mas acho q devemos ser acima de googlemaníacos ou yahoomaniacos ou m$maniacos, racionais!!

    fico feliz em saber q não sou o unico "louco" que instala tudo qnt é soft novo p/ testar (msm qnd naum estou num programa de beta testers) mas já vi nesse blog aqui pessoas que qnd ve o simbolo do Google, passam a ignorar qlq'r problema q o programa (ou serviço) tem e qnd ve o simbolo da M$, passa a exergar defeitos ateh onde não existe e isso não acho certo!!

    Por Blogger vcarvalho, Às 18 novembro, 2006  

  • Sobre o problema com o Ruindows:
    Uma solução que descobri a pouco tempo são os LiveCD do Windows (sim, uns nerds conseguiram graças a diós).

    Assim eu consegui acessar as partições NTFS e corrigir um problema que tive.

    Por Anonymous Anônimo, Às 18 novembro, 2006  

  • ID3TAG-IT? vou dar uma olhada nisso :P Ele funciona automaticamente?

    Live Messenger e Talk são abordagens diferentes para o problema da comunicação instantânea, é verdade. E cada um deve escolher a que achar melhor. Só acredito que encher o programa de firulas como a microsoft faz não é o caminho. Por isso fiz a analogia com a pickup.

    Concordo também que existem muitos fanáticos, mas o fanatismo deles não é infundado. Microsoft e Google fizeram por merecer suas respectivas famas de ineficiência e simplicidade.

    PS: o micão do tio bill foi no lançamento do windows 98.

    Por Blogger Filipe Arcanjo, Às 18 novembro, 2006  

  • @micox: eu conhecia o live cd do windows, mas não pude montar um porque não havia um computador disponível por perto para jrealizar as modificações necessárias no cd.

    Por Blogger Filipe Arcanjo, Às 18 novembro, 2006  

  • Problema??? o Windows é instável d+, vivo com problemas de DLL, de diretório... tudo possível.... mas raramente tenho problemas com serviços google!

    Por Blogger Donis, Às 18 novembro, 2006  

  • Uma coisa que sempre falo nos fóruns da vida: os programas do Google são as versões beta que as versões finais dos programas Microsoft deviam ser.

    Com exceção de um outro programa Microsoft, eles realmente parecem ter um problema de arquitetura nas construção dos seus programas. O MSN começou a ficar popular e já liderava a lista de IMs atacados por malwares.

    O Vista é um exagero realmente: 6 anos para fazer um sistema que, discordando do SpyGamer, não parece nem de longe um Mac OS X, a não ser pelas transparências. No Linux mesmo você consegue muito mais efeitos de interface por MUITO menos hardware. E bota menos nisto.

    Se o Google um dia resolver entrar na área de sistemas operacionais, eu tenho quase certeza que comprarão uma distribuição Linux (Ubuntu?) e dar o toque Google nele. Ou então, também usando Linux, criar um desktop tão bom quanto o da Apple mas com um Linux, ao invés de um Unix, gerenciando (o que dá quase na mesma).

    E nunca tive um problema com um programa do Google. Opa, minto, lembro da versão beta do Google Earth fechar sozinho no meu Linux :P

    Por Blogger Dherik, Às 18 novembro, 2006  

  • Realmente os softwares da Google estão melhores que os seus concorrentes, alguns, em sua simplicidade, não travam e, aqui, não causaram nenhum problema ainda.

    À pouco tive um probleminha com o FreeDownloadManager (nem Microsoft, nem Google) que travou meu PC; o único software que continuou funcionando foi o Google Desktop.

    O IE 7, funcionou perfeitamente aqui, sem erro nenhum. Quando saiu a versão final em inglês eu instalei ela sem problema nenhum; logo após o lançamento da versão português, eu instalei por cima, novamente sem problemas. Estou utilizando Windows Server 2003 Standard, atualizado. Talvez o problema tenha sido no seu PC; você nem mesmo instalou ele em outro PC (ou outra instalação), que estivesse atualizado(a). Não estou defendendo a M$, mas não acho legal que fiquem falando que travou e deu problema sem nem mesmo tentar uma segunda vez.

    Por Anonymous Anônimo, Às 18 novembro, 2006  

  • @Deriqui:

    Sou obrigado a concordar: o fato de o ubuntu fazer o "dobro" dos efeitos visuais com um quarto da memória de vídeo é no mínimo humilhante para a microsoft.

    @Mauricio:

    Eu relatei o problema sem maiores testes porque jamais imaginei que a instalação de um navegador pudesse causar um estrago desse tamanho no sistema. De qualquer forma, é provavel que eu acabe dando mais uma chance ao IE, utilizando SVS para me manter seguro.

    Por Blogger Filipe Arcanjo, Às 18 novembro, 2006  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial