Undergoogle

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Google Earth ajuda a monitorar vulcões

O monitoramento de vulcões é uma atividade importante, principalmente em lugares como a cadeia de Ilhas Aleutian, no Alaska, com dúzias deles em atividade. Para prevenir um desastre de proporções catastróficas, pesquisadores no Observatório de Vulcões do Alaska começaram a utilizar a ferramenta Google Earth para compilar os dados das erupções.

“Nós tínhamos diversas ferramentas, mas precisávamos de uma forma de colocá-las todas juntas -- as animações, dados da lava depositada -- para nos dar uma perspectiva melhor de toda a situação”, disse John Bailey, líder do projeto, ao site da revista “Wired”.

No último mês, em uma conferência da União Americana de Geofísica, em São Francisco, Bailey mostrou um pequeno programa que ele desenvolveu utilizando o KML, um arquivo que permite ao Google Earth exibir imagens customizadas. O software analisa os dados, agrega o nível de perigo e mostra o resultado como um ícone triangular. Um triângulo laranja, por exemplo, indica um elevado nível de perigo, enquanto um triângulo vermelho significa um risco ainda maior, provavelmente uma erupção que já está ocorrendo ou está por vir.

Fonte: G1

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial