Undergoogle

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Honda não será patrocinada pela Google

Os rumores que diziam que a Google pintaria os carros da Honda na Fórmula 1 para promover o seu serviço de mapas Google Earth caíram por água abaixo.

Os novos carros deverão sim vir com imagens da Terra, porém para uma causa maior: alertar o mundo sobre os recentes efeitos climáticos e aquecimento global pelos quais vem passando o planeta.

Ainda para promover a causa, a Honda criou o site myearthdream.com, que contém dicas de conscientização ecológica e aceita doações para instituições. O endereço do website deverá vir estampado no aerofólio traseiro dos carros.

Fontes: Carsale | AutoShow

Exporte do Google Notebook para o Docs

Realmente a idéia de ter um bloco de notas integrado com o navegador parece algo útil. O problema do Google Notebook era a integração com outros serviços.

Então, para sanar o problema, o Google Notebook acaba de ganhar o recurso de exportar as anotações para o Google Docs.


Dá pra imaginar a utilidade disso? Quem escreve muitos artigos, faz trabalhos ou adora anotar coisas que vê na internet pode achar muito útil o uso do Google Notebook. Agora, além de anotar todas as páginas e assuntos, dá pra exportar o texto para o editor Google Docs e terminar a edição; depois, do próprio Docs, dá pra enviar para um blog ou redação de revista.

Para quem não conhece, o Google Notebook também permite a colaboração na hora de editar as anotações, exibição de anotações públicas e sincronização com o Google Desktop.

Fonte: Google Operating System

Google Maps mostra trânsito em tempo real


O serviço de mapas online Google Maps inovou mais uma vez e se tornou ainda mais útil: em algumas cidades dos Estados Unidos, o serviço agora mostra a situação do trânsito local em tempo real.

Os americanos já tinham o costume de usar a busca por mapas para procurar comércios perto de suas casas ou serviço. Agora, o Maps promete ajudar inclusive na escolha do melhor trajeto.

Para ativar o recurso, basta clicar no botão Traffic. Disponível na Cidade de Kansas e em Nova Iorque.

Fonte: Google Operating System

Muito mais que um e-mail, um Gmail!

Na Web, encontramos excelentes serviços de Webmail. Basicamente temos três disponíveis que concentram a grande maioria de utilizadores: Windows Live Hotmail, Yahoo! Mail e Gmail. Eles evoluem rapidamente e trazem vantagens extraordinárias se comparados a Webmails de alguns anos atrás. O conceito encontrado na Wikipedia diz que um Webmail é "uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mails usando um navegador".

Existe muita gente que nunca usou o Gmail, ficando nos serviços que praticamente pararam no tempo. Se analisarmos os últimos anos, o e-mail do Google foi o que primeiro se enquadrou nas especificações da Web 2.0 (nova geração da Web), popularizando a tecnologia Ajax, oferecendo interface mais leve em comparação aos e-mails mais utilizados até então, e trazendo funcionalidades diversas unidas em um único lugar.

A contribuição do Webmail do gigante das buscas para a Web, de um modo geral, é motivo de reconhecimento. Uma das grandes novidades atuais é a capacidade de armazenagem. São oferecidos generosos Gigabytes de espaço para cada conta, uma inovação trazida pelo Google, em 1º de Abril de 2004.

Desde seu lançamento, há quase três anos, o Gmail cresceu 182% em termos de espaço para armazenagem. Basta analisar o espaço inicial que estava em 1GB e o atual que está em 2,82GB. O número de usários aumenta a cada dia, devido a funcionalidades oferecidas pelo Google, que o Yahoo! e a Microsoft só vieram a implementar depois (ou nem implementaram ainda).

Fazendo uma análise geral, percebemos que o Yahoo! Mail e o Live Hotmail possuem características mais antigas, como arrastar-e-soltar, pastas para organização, personalização de cores para a interface, etc. O Gmail foi um lançamento arriscado, pois é considerado diferente da grande parte dos Webmails conhecidos. Talvez seja esse o motivo da resistência que alguns ainda têm em relação ao uso do serviço.

Usuários mais tradicionais dão preferência às interfaces tradicionais. Para eles, o que mais vale é a intuição e a facilidade para encontrar botões e funções. Podemos chegar a uma breve conclusão de que o e-mail do Google exige mais conhecimento em Web, o que dificulta sua popularização no mercado.

Contudo, as novidades trazidas por ele são tentadoras. Basicamente foram: a união de conversas, os filtros personalizáveis para organização, atualização automática, resposta automática de férias, marcadores para dar ordem aos e-mails (eliminando o conceito de pastas), busca interna ao estilo Google, leitor de feeds, assinatura automática, acesso POP3 e encaminhamento automático de e-mails, entre outras.

Conheça algumas vantagens mais importantes que destacaram o serviço e podem levá-lo à adoção do e-mail do Google:

  • Filtro anti-spam e ferramentas anti-phishing: Excelente detector de spams. São poucos os que atravessam a barreira do Gmail e, caso ocorra algum engano e algum dos seus e-mails seja confundido com spam, você pode recuperá-lo facilmente. Ao receber mensagens com links enganosos, existe a possibilidade de reportar phishings.
  • Atalhos no teclado: Vá para a edição de um novo e-mail, à Caixa de Entrada, a Todos os e-mails com apenas algumas teclas. Os atalhos do teclado facilitam a navegação e não prendem tanto ao mouse. Veja a relação completa.
  • Chat interno e agenda de compromissos: O Google Talk está dentro do Gmail e não exige software algum para funcionar. E as conversas ainda ficam salvas para posterior conferência. Além disso, ao redigir e-mails é possível enviar um compromisso diretamente para seu Google Calendar (Agenda, no Brasil).
  • Anúncios relevantes e discretos: Os anúncios internos do e-mail do Google utilizam a tecnologia AdSense. Apenas propagandas textuais, discretas e nada de banners extravagantes ou pop-ups chatos.
  • Funcionalidades extras para anexos: Quando você recebe arquivos TXT, DOC, PPS, PDF ou outros formatos, pode abrí-los normalmente ou em modo HTML, no próprio browser. Anexos que forem arquivos de texto ou planilhas, têm a opção de serem abertos no Google Docs & Spreadsheets. Quando o arquivo é de música, o Gmail pode executá-lo com seu player interno. Além de tudo isso, antes de permitir download, o Gmail faz uma verificação no anexo para certificar de que não há vírus algum.

O Gmail é um dos serviços do Google que melhor consolidou-se e que oferece grandes vantagens em relação a seus concorrentes. Uma das últimas novidades do serviço é a acessibilidade via telefone móvel. Saiba mais.

Você pode experimentar o Gmail visitando esta página. A mim, pessoalmente, o Gmail trouxe organização, melhor controle sobre meus e-mails e menos poluição visual devido à simples interface. Além do mais, dar ênfase ao espaço disponível é quase uma obrigação ao se tratar do serviço. A variedade existente no mercado é grande e, certamente, um dos serviços se aplica a você e às suas necessidades.

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores:

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Google luta para conquistar mercado na China

A Google parece que nasceu predestinada a não emplacar na China. Um país em que ela teve que passar por cima de seu principal lema "não seja mau", e ceder ao lançar uma versão local do buscador (google.cn) com censura a páginas que falavam do governo ou de qualquer assunto que não agradasse à política do país.

Porém, a versão chinesa não faz tanto sucesso no país quanto a versão internacional (google.com), que exibe muito mais resultados aos usuários. "Estranhamente", o google.com vive com problemas de desempenho e muitas vezes fica fora do ar para os chineses, coisa que muito raramente ocorre em outros países.

Além desse impasse que tem com o governo chinês, a Google não é líder em buscas no país: a maior parte dos usuários utiliza o buscador nacional Baidu.com. Tentando tornar-se líder no setor, a Google resolveu investir pesado no buscador chinês: trouxe recursos de idioma inexistentes em outras versões do Google e ainda incorporou o Google Suggest à página principal.

Em uma tentativa de ganhar a confiança dos usuários chineses, a Google também levou o Gmail ao país. Porém, aqui ela sofreu mais um revés: o domínio gmail.cn já existe, hospeda aparentemente outro serviço de webmail e a empresa responsável não tem interesse em vender o domínio à Google. Será que a Google oferecerá um preço mais alto pelo domínio, ou levará o caso aos tribunais?

Fontes: IDG Now! | Terra Tecnologia

Googleplex ao redor do mundo

Googleplex: Nome dado carinhosamente a todos os escritórios da Google ao redor do mundo. O nome foi dado originalmente à sede da empresa, em Mountain View na Califórnia.

Sem dúvidas, os escritórios da Google são um show a parte. Um lugar tão aconchegante e alegre que qualquer Geek passaria dias morando e trabalhando em um desses escritórios.

O leitor Diego Barboza nos enviou fotos dos escritórios de New York, China e Mountain View. Um passeio pela fábrica da fantasia que tanto atrai quem está envolvido com informática. Veja todas as fotos aqui.

New York

Mountain View
China
Aqui no Undergoogle, também já postamos fotos do Googleplex de Londres, um moderno prédio para atender às necessidades do público europeu. Veja fotos.

Londres

No final de Novembro foi a vez do Brasil ganhar um novíssimo escritório. O Googleplex Brasil, primeiro escritório do Google na América Latina, fica na esquina da Av. Faria Lima com a Jucelino Kubitschek. Veja mais fotos.

Brasil

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Por dentro do Adwords #9: Qual a maior oportunidade do Adwords?

Sem dúvida, a maior oportunidade oferecida pelo Adwords neste momento é a possibilidade de veicular sua campanha em diversos países ao mesmo tempo, são 263 países e territórios a sua escolha. Caso sua empresa possua um produto ou serviço que possa ser entregue fora do Brasil, esta é a oportunidade que você estava esperando. O mercado de links patrocinados já nasceu globalizado.


Criar uma campanha para ser veiculada em diversos países é realmente muito fácil.


Listamos a seguir as precauções que você deverá tomar para executar uma campanha fora do Brasil através do Adwords:


-Crie uma campanha diferente para cada país


-Escolha na definição da campanha o país alvo


-Escolha também o idioma específico que seu anúncio será apresentado


-Crie os anúncios sempre com a lingua nativa do país. Não caia na besteira de anúnciar em Inglês na França. Na França anuncie em francês.


-Se possível registre um domínio no país alvo.
Por exemplo: www.Meudominio.com.PT (para uma campanha em Portugal)

-Crie um site para cada país que você está anunciando ou transforme seu site em um site multilinguas. É muito importante que você diminua o risco percebido pelo visitante. A Internet permite a compra à distância. Quando o fornecedor está em outro país o risco de comprar e não receber, ou comprar e não ter assistência técnica é muito maior. Faça tudo que for possível para reduzir este risco.


-Crie um "Merchand account" no país de destino, ou seja, processe o cartão de crédito do visitante em moeda local do país. Retire a opção de pagamento via boleto bancário.



-Crie as condições para que seu cliente compre e mantenha seus produtos com segurança.



Porém, lembre-se que esta oportunidade é aberta a todos, alguns anunciantes no exterior já começaram a anunciar seus produtos e serviços no mercado brasileiro. Cabe a nós explorarmos essa oportunidade e "invadirmos" outros mercados. O Brasil tem apenas 25 milhões de Internautas enquanto que o número de Internautas no mundo chega a mais de 1 bilhão.

Aproveite este potencial !





---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Marcadores:

Primeiro servidor do Google

Ao lado uma imagem do primeiro servidor do Google.

Incrível imaginar como isso hoje foi substituído por milhares de servidores que dão conta das buscas e serviços do Google para todo o mundo.

Este servidor, de 1999, quase não dava conta dos mais de 500,000 acessos diários, estimativa de acessos da época ao serviço de busca.

Aproveitando: No post do Digg, um comentário apontou para nossa versão do Google Master Plan. Incrível como mesmo um link nos comentários traz uma vistação considerável a sites citados por lá.

Veja os Servidores do Google em 1996.

Veja mais sobre a história da empresa.

domingo, fevereiro 25, 2007

Google pode integrar vídeos aos resultados de busca



A imagem acima mostra uma suposta integração entre os resultados do Google e de vídeos online. Um botão ao lado da descrição exibiria o vídeo dentro da própria página de resultados, o que dispensaria a necessidade de acessar o site.

Fonte: Googlified | Ravzan Antonescu

E o Porta Retratos vai para...

Bom, antes de contarmos quem é o vencedor do sorteio, gostaríamos de relembrar o calendário do sorteio.

No dia 17 de janeiro lançamos a promoção para o Sorteio de um Porta Retratos Digital do Google. Para participar os leitores tinham que se inscrever até o dia 17 de Fevereiro em nossa Newsletter.

No dia 18 de fevereiro salvamos a lista de cadastrado no Feedburner, criamos um programa para autenticar os e-mail e um formulário de cadastro para recolhermos algumas informações dos interessados e gerar o número.

Ontem, sábado, finalizou-se o prazo para cadastar-se na Segunda Fase, onde somente cadastrados no Feedburner tinham de fornecer EXATAMENTE seus e-mail para ganhar o número válido para o Sorteio.

Para o sorteio, foi utilizando um código muito simples, em JavaScript, que gerava um número qualquer. O sorteio foi realizado exatamente às 17:00 h e gravado. Utilizamos uma versão Limpa e Original do Windows XP rodando em uma máquina virtual. Também foi utilizado o Internet Explorer 6.0 sem plug-ins e com cache e histórico limpos. Segue abaixo o vídeo do Sorteio:



Foram 911 pessoas habilitadas para o sorteio, sendo que dessas sorteamos o feliz proprietário do Porta Retratos abaixo:


O número Sorteado foi: 811
E o dono do número é: Caciano Gabriel de Curitiba, no Paraná


Gostaríamos de agradecer a todos pela participação e apoio, e informamos que nesta última semana atingimos a marca de 1.000.000 (1 milhão) de Pageviews, o que nos deixa cheios de alegria para continuar investindo no blog. Anotamos todas as sugestões e elogios enviados pelos cadastrados e, com o tempo, estaremos tentando aplicá-las ao Blog.

O ganhador estará recebendo provavelmente durante esta semana o lindo Porta Retratos da Google, e deve enviar fotos ou vídeos dele em funcionamento!

Um grande abraço a todos e parabéns ao vencedor!

Google Earth pode patrocinar Honda na F1

Rumores que circulam dizem que a Google será a nova patrocinadora da equipe Honda na Fórmula 1 deste ano.

Afim de promover seu produto de imagens por satélite Google Earth, a gigante das buscas arriscaria uma nova e ousada forma de publicidade: pintar o carro, de tempos em tempos, com imagens do mundo extraídas de satélite.

Ao lado, uma suposta imagem que teria vazado do novo carro já pintado. A Honda nem a Google ainda se pronunciaram sobre a suposta parceria.

Fonte: F1 Mania | AutoSport

Google Earth ajuda milícias do Rio a combater tráfico

O software de imagens por satélite Google Earth é a mais nova arma da das milícias do Rio de Janeiro contra o crime organizado.

Com a ajuda das imagens geradas pelo software e informantes infiltrados nas quadrilhas (X-9), as milícias conseguem fazer todo o mapeamento do crime nas favelas, de pontos-de-vendas de drogas a esconderijo dos traficantes.

Fonte: Folha Online

sábado, fevereiro 24, 2007

Notícias rápidas #9

Novos ícones no YouTube - quem é detalhista deve ter reparado: o YouTube ganhou novos ícones. Repare nas estrelinhas de avaliação abaixo de um vídeo, que antes eram opacas e agora ganharam sombra e profundidade.

Falha grave corrigida no Google Desktop - A Google corrigiu uma falha que permitia a um site mal-intencionado rodar aplicações externas no computador de um usuário do aplicativo. A empresa disse que não encontrou nenhum site que explorasse a falha. Agradecimentos ao Renan Dias.

Google AdSense em Hebráico - a maior fonte de renda da Google avança pelo mundo e agora suporta anúncios relevantes em mais um idioma: o Hebráico.


Novo recurso no YouTube: AudioSwap

O YouTube apresentou um novo recurso para quem tem vídeos online: o AudioSwap. Ele disponibiliza uma série de músicas gratuitas, separadas por gênero, que podem ser facilmente virar a trilha sonora de qualquer vídeo.

Para testar o novo recurso se você possui algum vídeo hospedado no serviço, clique em My Videos, e em seguinda no botão "Replace Audio". Note que ao inserir um novo som, ele substituirá qualquer som já existente no vídeo.

[Atualizado]: Para ativar o serviço é necessário entrar no TestTube e ativar o serviço antes de testar. Agradecimentos ao usuário Anok pelo aviso.

Fonte: TestTube

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Inscrições Prorrogadas

Devido a alguns cadastros problemáticos e a resolução de algumas pendência, comunicamos que as inscrições para o Sorteio do Porta Retratos Digital do Google foram prorrogadas até às 17h deste Sábado (24). Todos os cadastrados na Segunda Fase já tiveram seus pedidos verificados pelo nosso programa, portanto, se você já fez o Cadastro para a Segunda Fase e ainda não recebeu seu número, tente entrar em contato com a gente. [undergteam@gmail.com]. Aos que mesmo entrando em contato ainda não receberam seus números, por favor nos comuniquem.

Cadastre-se na Segunda Fase do Sorteio para Receber seu número.

O sorteio está confirmado para domingo (dia 25), às 17h, e será feito utilizando-se o sistema em JavaScript. O sorteio será gravado, no estilo ScreenCast. Logo após o sorteio estaremos disponibilizando o vídeo e o nome do ganhador, que também será informado via e-mail. Portanto a divulgação pode demorar alguns minutos, devido ao tempo de upload do vídeo pelo Youtube.

Google quer acabar com pirataria no YouTube

Para Eric Schmidt, CEO da Google, a atual prioridade da empresa é acabar com a pirataria no YouTube. E para isso, ela promete em breve implementar novas tecnologias que combatam vídeos que infrinjam direito autorais.

Com esta medida, a Google ganha duas vezes: evita processos de gravadoras e outras companhias de mídia, e abre um caminho seguro para a venda de vídeos online.

Fonte: IDG Now!

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Já recebeu seu número para o Sorteio?


A inscrição para a segunda fase termina nesta Sexta (23). Maiores informações sobre e como participar podem ser encontradas aqui. Antes de perguntar, tenha certeza que se cadastrou na segunda fase:

Formulário para cadastro na Segunda Fase do Sorteio

Acabei de enviar números para os cadastrados até este momento (22:30h do dia 22/02). Para quem ainda não se cadastrou, exatamente à meia noite desta Sexta(23), estaremos enviando a última leva de números. Se você já se cadastrou e ainda não recebeu seu número, por favor entre em contato conosco. Lembramos que o e-mail cadastrado tem que ser exatamente igual ao que recebe a Newsletter.

Dúvidas? undergteam@gmail.com | Para facilitar o atendimento use o termo "Problema - sorteio" no Assunto da mensagem.

Lembramos que o sorteio será neste domingo(25) e maiores informações serão divulgadas no Sábado.

Notícias rápidas #8

Haiku - Sistema Operacional do Google?: Haiku é um sistema operativo open-source, protegido pela licença MIT, baseado no Be Operative System ( BeOS ) e focado principalmente nos Desktops. Será este finalmente o sistema operativo do Google? Tudo indica que sim, devido às conferências que se têm realizado com a presença de desenvolvedores da empresa. Veja o videos Google TechTalk [leia mais: Webtuga] Colaboração: webdotx.

Próximo passo: Busca via Voz: A patente número 7.027.987, foi concedida a Google abril em 11, 2006, para uma relação da voz para um Search Engine. Segundo a patente é um sistema que fornece resultados da busca de uma pergunta por voz." [leia mais (em inglês): InformationWeek] Colaboração: Rômulo de Araújo Mendes.

Novo phishing scam usa Google Maps para indicar localização da vítima: Praga em ação nos EUA, Alemanha e Austrália se apresenta como notícia, mas, após infecção, localiza geograficamente usuário no serviço. [leia mais: IDGNow!] Colaboração: Renato Pires.

A Internet é um reflexo da sociedade, afirma Vinton Cerf: Pai da Internet afirma que crimes em comunidades como o Orkut e fraudes são problemas mais sociais do que econômicos. [IDGNow!] Colaboração: Renato Pires.

Google enviando Cooler para editores do Adwords: Alguns editores do Adwords ao redor do mundo estão reportando que a Google está enviando mini refrigeradores com a marca da empresa. [veja imagem | leia mais: seroundtable]

Novidades e versão paga no Google Para seu Domínio

Acaba de ser lançado o Google Apps Premier Edition, uma versão paga do Google Para seu domínio.

Primeiramente, vamos começar pelas novidades no Google Para seu Domínio (somente a versão em inglês ganhou atualização):
  • Tanto a versão grátis quanto a versão paga do "Google Para seu Domínio" ganharam integração com o Docs & Spreadsheets, assim como confirmavam os rumores.
  • Ambas têm integração com o Gmail mobile application.
  • Ambas permitem a criação de uma página inicial personalizada;
  • O painel de controle ganhou um belo Upgrade, ficando mais claro e fácil de ser utilizado.

Já a versão paga tem a garantia dos seguintes recursos:
  • 10GB de espaço para e-mail;
  • 99,9% de garantia de funcionamento do serviço de e-mail;
  • APIs para integração dos recursos com a infra-estrutura da empresa;
  • Permite desativar anúncios de texto relevantes;
  • Ferramentas para migração de emails;
  • Asistência 24 horas, 7 dias por semana, inclusive por telefone;
  • Além de outros serviços e produtos extras.
A Google cobra por este pacote a quantia de 50 dólares anuais por usuário, e oferece período gratuito de avaliação para novos usuários até 30 de abril de 2007.

Para conhecer a nova versão e utilizar os novos recursos, você pode mudar o idioma do seu painel de Controle para o idioma inglês.

Ainda não há previsão de lançamento para o público brasileiro.

Saiba mais: Google Apps

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Goo++: Programação Orientada ao Usuário

Estréio hoje esta coluna aqui no Undergoogle. Estive pensando na melhor maneira para começar e achei que o mais justo seria comentar a explicação do sucesso da empresa campeã das buscas no mundo, cuja existência é o motivo do ótimo trabalho desenvolvido neste Blog.

Quem nunca ouviu falar em Google? Ou nunca viu um computador na frente, ou está cego na Microsoft! Basta analisar os últimos anos e perceber as mudanças que a Web sofreu (para melhor) e contabilizar quantas delas tiveram início por parte da Google. Uma boa percentagem, certamente.

O ponto de partida, como todos sabemos, foi o algoritmo eficaz que Larry e Sergey desenvolveram na graduação. Aos poucos, foi se alastrando e mais adeptos passaram a utilizar o Google Search para suas buscas diárias; tanto as escolares, acadêmicas e profissionais, quanto as buscas por entretenimento, diversão e questões de saúde.

Contudo, certamente não foi apenas esse método extraordinário de "varrer" a Internet e mostrar resultados relevantes que fez da empresa um modelo mundial. A principal característica que atrai internautas para os serviços do Google, hoje, é a preocupação com o usuário final. Foi aí que criei a brincadeira "Goo++, Programação Orientada ao Usuário".

Inicialmente, tínhamos um simples buscador, que foi crescendo até ficar bem reconhecido. Depois, novos serviços foram sendo desenvolvidos e o conceito de Google passou a ser mais amplo, não sendo associado apenas a um sistema de buscas muito potente. A partir daí, novidades e mais novidades pipocavam na Intenet dia após dia, diversas com a assinatura Google.

Aos poucos, tudo foi se consolidando. O melhor email, um dos melhores provedores de blogs, um dos mais avançados álbuns online associado ao funcional software para edição e organização de fotos, um dos melhores agregadores de feeds, a melhor agenda online, a maior rede de relacionamentos no Brasil, o mais popular software para visualização do mundo via satélite, entre vários outros.

Hoje, a empresa sediada na Googleplex em Mountain View - Califórnia, melhor empresa do mundo pra se trabalhar, com filiais em diversos países e megaplanos para o futuro tecnológico, é um modelo de esforço a ser seguido e uma estrela que poderá brilhar muito forte ainda.

Meus objetivos com esta coluna serão simples. Quero criar tutoriais à medida do possível, comentar novidades do mundo Google, vislumbrar possíveis invenções e contar com a sua participação. Agradeço aos editores do Undergoogle pelo convite e ao nosso rei das buscas pelos bons feitos à humanidade.

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Dica: Remova resultados do YouTube no Google Video



Depois que o Google Video resolveu exibir também os resultados encontrados no YouTube, a quantidade de vídeos por pesquisa no serviço da Google cresceu absurdamente.

Porém, nem todos os fãs do Google Video gostaram da novidade; como o YouTube é líder em vídeos na internet, fica realmente difícil encontrar algum que possa ser assistido no Google Video.

Para os que não querem resultados do YouTube, há uma saída. Digite junto à sua busca o termo site:video.google.com. Por exemplo, site:video.google.com googleplex.

A dica também vale para trazer resultados somente do YouTube: basta digitar site:www.youtube.com.

Fonte: Google Operating System

Google Imagens desiste de nova interface

A Google voltou atrás e resolveu utilizar sua antiga interface no Google Imagens. Muitos usuários se questionaram se o novo layout da busca realmente traria vantagens, uma vez que ocultava informações dos arquivos como dimensão e tamanho.

Ao invés de retornar ao antigo layout, ela poderia ir além e unir as qualidades das duas: informações completas da interface antiga com a cara moderna da nova.

Visite: Google Imagens

Download de POP3 no Gmail, finalmente!

Embora não anunciado oficialmente, o serviço para "puxar" e-mails de outras contas através do POP3 já está ativo para a maioria dos usuários. Para ver se sua conta já ganhou o recurso, visite a aba Accounts dentro do menu Settings. Lembrando que o recursos só funciona para usuário com a interface do Gmail em Inglês.

Lá você encontrará a tela abaixo, que permite configurar e receber e-mails de 5 contas diferentes através do protocolo POP3.

O serviço tinha sido anunciado há meses atrás, porém só um grupo limitado de usuários tinha acesso ao recurso, parece que agora ele já está funcionando para todos. Em pouco tempo deve aparecer no "New Features", no topo da página.

Após configurar o POP3, o Gmail sugere o uso de sua conta também para o envio de mensagens, assim, você receberá um código em seu e-mail para validar a conta e poderá utilizar o Gmail para enviar mensagens; como se fosse ele o gerenciar de sua conta remota.

Quando for escrever um novo e-mail você poderá escolher qual conta utilizar no campo From:

Essa é realmente a tacada final para quem ainda resistia ao uso do Gmail. Muita gente utilizava o Outlook ou criava filtros mirabolantes para poder gerenciar conta de e-mail pra seus domínios. Agora, além do Google para seu Domínio, temos esse recursos. Realmente irresistível.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Google Docs & Spreadsheets para empresas

Segundo rumores citados pela PC World (em inglês), a Google estaria finalizando a integração de seus aplicativos Online Google Docs & Spreadsheets ao "pacote empresarial" Google Apps. Isso significa que empresas, além de contar com um excelente cliente de email (Gmail), calendário Online, construtor de sites e página inicial personalizada, também ganharão da Google um editor de textos e planilhas online.

Porém, nos moldes atuais, o Google Docs & Spreadsheets dificilmente emplacará; os clientes baseados em desktop, como o pacote Microsoft Office, ainda são unanimidade nas corporações, pois permitem que arquivos sejam hospedados nos computadores da empresa, e não da Google. Sem dúvidas, a gigante das buscas precisaria lançar versões offline de seus produtos se quisesse conquistar esta fatia de mercado dominada pela Microsoft.

Por dentro do Adwords #8: 10 dicas para seu anúncio ser aprovado

Quando um novo anúncio de Link Partrocinado é criado no Adwords ele vai ao ar imediatamente, porém ele pode ser rejeitado posteriormente se ferir as diretrizes editorias do sistema. Quando escrevi o livro Google Adwords a Arte da Guerra, o Google me enviou um arquivo com as 10 dicas para que o anúncio seja sempre aprovado.
Veja os 10 mandamentos para seu anúncio ser aprovado sempre (direto do Google):

01 - Verificar sempre se o URL de destino do link patrocinado e/ou da palavra-chave está com o botão de voltar funcionando corretamente.

Como verificar: abrir o Internet Explorer no www.google.com, colar e abrir o URL em questão no browser, esperar o download completo das informações e clicar uma vez no botão voltar. Se o browser retornar para o www.google.com, o URL está correto.

02 - Verificar sempre se não há nenhum pop-up ou pop-under nas páginas de destino. Como verificar: limpar cookies e desabilitar o bloqueador de pop-ups do browser. Depois disso, abrir o URL de destino e checar se não há a abertura de novas janelas.

03 - Evitar o uso de superlativos como MELHOR, NÚMERO 1 e MAIS BAIXO / MENOR (quando for relativo a preço). Essas palavras podem ser utilizadas apenas se a informação for comprovada por uma fonte (revistas ou empresas de auditoria, por exemplo). A certificação deve estar localizada preferencialmente na página de destino do anúncio.

04 - Evitar o uso de palavras comparativas. Se estiver escrito no anúncio que seu produto é melhor que o do concorrente, a página de destino deve ter uma tabela comparativa ou um texto explicativo que comprove essa informação.

05 - Sempre verificar se as palavras estão escritas corretamente e se não há erros de concordância.

06 - Abreviações: são permitidas apenas aquelas encontradas no dicionário. Não usar pontos entre as letras de uma sigla – por exemplo: escreva FGTS em vez de F.G.T.S.

07 - Não usar letras maiúsculas desnecessariamente. Não são permitidas palavras inteiras escritas com letras maiúsculas, a menos que sejam siglas de até quatro letras, façam parte do logotipo da empresa ou sejam o nome/modelo de um produto. É permitido, no entanto, escrever em letra maiúscula a primeira letra de cada palavra do anúncio.

08 - É permitido o uso de um único ponto de exclamação no anúncio inteiro, e ele não pode estar no título. Os demais sinais de pontuação podem ser usados mais de uma vez no anúncio, desde que não seja repetidamente – por exemplo: ‘Quer comprar barato????’ está incorreto.

09 - Frases que não podem ser usadas no anúncio: “Clique aqui”, “Visite!” e “Visite-nos!”.
10 - O anúncio de alguns produtos é restrito:
  • bebidas alcoólicas: apenas vinho e champanhe podem fazer parte do texto do anúncio.
  • tabaco não é permitido
  • jogos de azar não são permitidos. A única exceção são as loterias do governo, cujos sorteios são feitos offline (Mega-Sena, Quina, Loteria Federal, Lotomania etc).




---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Marcadores:

Google investindo em Inteligência Artificial

Pink: O que vamos fazer hoje à noite, Cérebro?
Cérebro: O que fazemos todos os dias, Pink. Tentar conquistar o mundo.
Lembra daquele papo de que "a Google vai dominar o Mundo"? Durante a Annual American Association for the Advancement of Science conference, Larry Page, co-fundador do Google, declarou que a empresa anda investindo em Inteligência Artificial.
"Temos algumas pessoas na Google que estão realmente tentando construir Inteligência Artificial e implementar isso em larga escala. E isso não está tão distante quanto as pessoas pensam" - Declarou Page.
Se pensarmos no poder do Google, seus servidores e domínio no mercado de busca, podemos até imaginar a utilidade da Inteligência Artificial para a empresa. Com o investimento em AI, o GoogleBot ficaria mais esperto e certamente teríamos pesquisas mais coerentes, anúncios mais relevantes e serviços mais espertos.

Para os mais preocupados talvez eles dominarão o mundo, armazenarão todas as informações, vão cobrar pra fornecê-las e comprar o Brasil e... bm, melhor deixar pra lá.

Leia mais: 901am | Colaboração: Naftali Andrade

domingo, fevereiro 18, 2007

UnderGoogle Music Search: ficou ainda mais fácil procurar MP3!

Atendendo à sugestão de um de nossos leitores, que procurava um método mais eficiente de encontrar músicas através do Google, criamos o UnderGoogle Music Search.

O serviço gera uma consulta ao Google baseada em uma dica que publicamos anteriormente, eliminando a maioria dos resultados irrelevantes. Assim fica mais fácil encontrar arquivos disponíveis para download em menos tempo.

Também acrescentamos um botão que procura informações diretamente no serviço Google Music, muito útil para obter dados sobre CDs e artistas (populares ou não).

Esperamos poder colocar em prática mais sugestões em breve. Portanto, não se esqueça de comentar e enviar suas idéias!

Visite: UnderGoogle Music Search.

Segunda Fase para o Sorteio do Porta Retratos



À meia noite deste sábado (17) - horário de Brasília, fizemos uma limpeza na lista de cadastrados no NewsLetter, removendo e-mails duplicados (quando encontramos endereços do tipo usuario_espertinho123@gmail.com e usuario_espertinho123@hotmail.com, excluímos uma das contas e deixamos preferencialmente a do Gmail ativa), pessoas inativas e que não finalizaram o cadastro.

Restaram mais de 1400 Leitores que estão habilitados para o cadastro na Segunda Fase, que começa agora!

Antes, leia e concorde com os termos abaixo:

O cadastro é somente para validação do e-mail e recolhimento de alguns dados, como nome, idade e cidade para que cada leitor receba seu número do sorteio. Aproveitaremos o cadastro para receber feedback quando ao site e conhecer um pouco mais sobre nossos leitores.

No dia 25, o sorteio será feito pela web. Para confirmação, faremos um vídeo do sorteio e disponibilizaremos o código-fonte do sistema de sorteio publicamente para que possa ser verificado quanto à inexistência de fraudes. Um modelo do código já está disponível no endereço: http://www.undergoogle.com/tools/sorteio.html

Optamos por JavaScript por ser algo simples e que não precisa rodar no servidor, facilitando a conferência de que o código utilizado no sorteio funciona sem fraudes. Inclusive, pedimos para especialistas em JavaScript analisar o código; segundo eles não há problemas de fraude. Interessados em saber mais sobre o código poderão enviar um e-mail para undergteam@gmail.com.

Não será permitida a participação dos administradores do UnderGoogle bem como de qualquer leitor com nível de parentesco com os mesmos.

Lembramos que todos os que se cadastrarem, estarão concordando com a forma que este sorteio estará sendo realizado, bem como as datas e prazos estipulados aqui.

Como inscrever-se:

Para participar do sorteio você deverá, até a meia-noite de sexta-feira(23), entrar na página www.undergoogle.com/tools/sorteio/. É importante que você utilize EXATAMENTE o e-mail da conta cadastrada na Newsletter; caso contrário o sistema não irá gerar o número para o Sorteio.

Após recebermos as mensagens, um número será enviado como resposta, na mesma ordem que recebermos as mensagens, ou seja, o primeiro a enviar a mensagem receberá o número 1 e assim até todos os interessados se cadastrarem. Você só estará participando do sorteio após receber uma resposta com seu número. A resposta pode demorar. Garantimos que até o meio dia do Sábado (24), todos terão seus números.

O Sorteio:

No domingo (dia 25), às 17h, o sorteio será feito utilizando-se o sistema em JavaScript. O sorteio será gravado, no estilo ScreenCast e poderá contar com a participação (via acesso remoto) dos donos do Undergoogle. Logo após o sorteio estaremos disponibilizando o vídeo e o nome do ganhador, que também será informado via e-mail.

Caso o ganhador não entre em contato no prazo máximo de 10 dias, um novo sorteio será realizado.

Volta ao mundo em 8 minutos

Vi no DCarbono um vídeo e um arquivo para o Google Earth que mostra 28 lugares importantes nos 6 continentes. Realmente uma viagem muito interessante, que pode ser baixada aqui e visualizada no Earth. Realmente fica lindo em tela. Ela pode ser também visualizada diretamente no Google Maps.

Quem quiser apenas ver o vídeo com os locais, pode assistir logo abaixo:


sábado, fevereiro 17, 2007

Inscrições Encerradas!

As inscrições para a primeira fase do Sorteio do Porta Retratos Digital do Google estão Encerradas. O formulário do Newsletter continuará ativo, porém as incrições feitas a partir de agora não valem mais para o sorteio.

Todas as informações referentes à segunda fase será divulgados até o final deste domingo (18). Lembramos que todos os cadastrados no Newsletter terão até sexta para se cadastrar na segunda Fase!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Orkurioso: espie os scraps apagados


Hábito antigo de alguns, moda nova para outros: a onda de apagar scraps no Orkut sempre foi um meio de manter a privacidade (e evitar brigas) sem chegar a ponto de precisar cometer Orkuticídio.

Porém, sempre há quem deseje realmente monitorar a vida dos outros. Por exemplo um namorado desconfiado com a namorada que apaga diariamente os scraps, é "obrigado" a acessar todo dia os recados da garota para descobrir que tem conversado com ela. E exatamente para esses curiosos é que surgiu o site Orkurioso.

O Orkusioso é uma maneira automatizada de eternizar scraps alheios. É necessário criar uma conta no serviço para utilizá-lo, porém não é necessário fornecer a senha do Orkut. Ele permite adicionar até 5 amigos para serem investigados, e de tempo em tempo o Orkusioso faz uma varredura dos scraps da pessoa, e os armazena em seu próprio banco de dados. Ou seja, caso o usuário apague rapidamente algum scrap, ele não será armazenado.

Sempre há quem tente unir privacidade e convívio no Orkut. Porém, privacidade parece ser uma palavra não conhecida pelos desenvolvedores do Orkut. Já passou da hora de criarem uma opção "Não exibir meus scraps a outros usuários", não acham?

Visite: Orkurioso
Fonte: Os humanos do Orkut

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Google deve vender espaço extra no Gmail

Os rumores dão conta de que a Google estaria planejando para este ano a venda de espaço extra para contas no Gmail.

Assim como acontece no PicasaWeb, onde usuários pagam US$25 por mais 6.25GB até $500 por 250GB de espaço, usuários do Gmail poderão comprar espaço adicional para suas contas de e-mail.

Lembro que há muita gente com problemas de armazenamento, uma vez que o Gmail trouxe um novo modo de utilizar e-mail. A regra "nunca apague nada" está sendo levada a risca por muitos que utilizam o serviço e o limite anda sendo alcançado facilmente por alguns.

Vamos refletir: Uma taxa de, digamos, $25 uma única vez por ano para ter a caixa de mensagens mais que duplicada parece algo útil para muita gente. Principalmente para quem não está disposto a apagar mensagens e nem criar outra conta de e-mail.

Resta agora saber se o rumor é verdadeiro e quanto sairá o upgrade para o Gmail. Talvez até um upgrade grátis possa sair.

Leia mais: Downloadsquad

7 coisas que faltam nos serviços da Google

Nem tudo neste mundo é perfeito. Por isso, acredito que muita coisa ainda falta para os serviços da Google. Embora alguns deles sejam até premiados por sua qualidade, algumas alterações ou novidades poderiam deixar os serviços mais interessantes:


#1 Gmail com visualizador de PDF: O e-mail surpreendeu quando criado e continua inovando de tempo em tempo. Algo que realmente é necessário e seria muito bom é um leitor de PDF's completo. Visualizar arquivos como página web não é muito confortável. Tecnologia e parceria com a Adobe a Google já têm. Exemplo disso é a capacidade do Google Docs exportar arquivos em PDF. Além disso, um modelo para o leitor já existe; basta visualizar um livro no Google Books. O que falta é uma integração. Dá pra imaginar a facilidade de receber e abrir PDF's on-line e com formatação igual à original?


#2 Google Video e Youtube com legenda: O Google Video já suporta Closed Caption, mas a hipótese de suportar diversas legendas enviadas pelos usuários parece uma idéia tentadora, ainda mais para quem não fala inglês. Já que usuários logados podem comentar, colocar vídeos de resposta e favoritar (no YouTube), porque não inserir legendas também? Sim, algo perigoso em termos de qualidade, mas o Wikipedia também parecia algo perigoso no início.


#3 Busca em Feeds no Google Reader: É vergonhoso o leitor de Feeds do Google não ter uma busca interna. Realmente algo bem complicado na hora de localizar uma notícia entre seus Feeds. Categorias para os favoritos também seria interessante não?


#4 Mais integração para o Google Notebook: A idéia de um bloco de notas no navegador é interessante, mas a integração realmente deixa a desejar. O módulo para Google Desktop é lento, e falta integração com Gmail. Realmente a idéia é boa, mas falta integração. Uma Lista de Tarefas seria algo bem útil no sisteminha de anotações do Google.


#5 Picasa Web com edição on-line: Para completar a suíte de aplicativos para escritório, por que não o Picasa Web poder editar fotos? Sistema para isso o Google tem, basta ver o exemplo do Google Pages: nele, quando você adiciona uma imagem, ela vai para uma página de edição onde o usuário pode cortar e redimensionar a imagem.

#6 Conferência no Google Talk: O Jabber suporta, só falta o cliente Google Talk suportar conversas por conferência. Realmente uma falha no Talk, uma vez que conversar com mais de uma pessoa, seja por áudio ou teclando é algo realmente útil e produtivo.


#7 Gadget e uma página mais leve no Analytics: Fiquei frustrado esses dias por não encontrar um Gadget do Analytics para o Google Desktop. Realmente é interessante para um Webmaster ansioso, como eu, ficar acompanhando as estatísticas do site o dia todo. Ter o Widget do Adsense é uma maravilha, mas sinto falta de um do Analytics.

E para você, o que falta nos serviços do Google?

Sobre o sorteio do Porta-retratos

Falta pouco agora.

Quem se cadastrar em nossa Newsletter até a meia noite desde sábado (17) estará habilitado para participar da segunda fase do sorteio.

A partir de domingo (18), até sexta-feira (23), todos os inscritos na NewsLetter terão direito de se cadastrar no sorteio. Receberão um número e estarão prontos para o sorteio do Domingo (25).

O código que vai gerar o número ganhador já está sob análise e as inscrições não param de aumentar. Vale lembrar que as instruções para o cadastro serão dadas a partir de Domingo (18) e, somente assim, os leitores poderão concorrer ao porta retratos.

Aguardem instruções e Boa Sorte!

Mais informações: Quer ganhar um Porta Retratos do Google?

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Teatrinho do Gmail: Por que usar o Gmail?

O time do Gmail anda mesmo querendo promover o seu produto. Chegaram a criar um teatrinho de fantoches para promover o uso e inscrição livre do Gmail.

Entre as 4 razões utilizadas para promover o serviço encontramos: Proteção anti-spam, agrupamento de conversas, busca rápida e troca de mensagens instantâneas.


O vídeo é tão agradável, que mesmo quem não entende muito de inglês fica até o fim.

Em breve, YouTube nos celulares

A equipe do YouTube está desenvolvendo uma versão do site especial para dispositivos móveis. Significa que em breve, o YouTube poderá ser a nova febre dos celulares.

A versão ainda não está disponível, mas o endereço já existe aqui.


Fonte: Googlified

Doodle: Valentine's Day



Hoje a Google está comemorando com um novo Doodle o Dia de São Valentim (Valentine's Day), considerado o Dia dos Namorados dos norte americanos, mas sem muita importância no Brasil.

É curioso notar como a logo está presente inclusive no Google Brasil, sendo que nosso verdadeiro Dia dos Namorados ocorre apenas em 12 de junho.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Conheça as antigas homepages do Gmail


Sempre que o Gmail lança alguma novidade, sua homepage é atualizada. Mas a Google preserva as antigas páginas, e é possível acessá-las até hoje.

1º de Abril de 2004
- Dia em que nasceu o Gmail. A primeira homepage exibia as novidades que tornavam o Gmail uma revolução: pesquisa instantânea, espaço de 1GB (na época ele não aumentava com o tempo), agrupamento de conversas e a ausência de banners de imagens e pop up's. Eram tantas novidades, que muitos juravam que tudo não passava de uma brincadeira de primeiro de abril da Google.

1º de Abril de 2005 - O Gmail completa um ano de vida. E faz o inimaginável: dobra o armazenamento para 2GB, e revela seu mirabuloso plano de chegar a infinito + 1 MBs.

Maio de 2005 (Alemanha) e Outubro de 2005 (Inglaterra) - Usuários do Gmail entram em desespero: Google poderia perder o nome Gmail e todos seus usuários terem seus email trocados para @googlemail.com. O nome do serviço mudou na Alemanha e Inglaterra, porém os sufixos @gmail.com e @googlemail.com são válidos até hoje para todas as contas de email.

Dezembro de 2005 - Google lança uma versão otimizada do Gmail para dispositivos móveis.

7 de Fevereiro de 2006 - Sonho dos usuários, pesadelo dos administradores de rede, é lançado o polêmico Gmail Chat.

2 de novembro de 2006 - Lançado o Gmail Mobile Aplication: uma forma mais prática e rápida de acessar o Gmail de dispositivos móveis.

Fevereiro de 2007 - Homepage não anuncia novidades, mas traz pequenas imagens demonstrando as vantagens do Gmail.

Fevereiro de 2007
- Esta não é a homepage, mas a nova página anunciando o Gmail sem convites.

Fonte e imagem: Google Operating System

Curiosidade: O "triângulo amoroso" das buscas

Veja que interessante: uma busca por yahoo.com, no Google, traz um anúncio da... Ask.com.


O mais curioso é que o título do anúncio é Yahoo.com. Chega a ser anti-ético, não?

O flagra foi dado pelo blog Search Engine Land, e o anúncio pode não aparecer sempre.

Por dentro do Adwords #7: Investigue seus concorrentes no Adwords

Para descobrir quais dos seus concorrentes usam o sistema Adwords de forma inteligente, faça o seguinte teste:

1a. Etapa
Faça uma pesquisa no Google para a palavra-chave de seu interesse.
Exemplo: advogado
Escreva a lista de todos os anunciantes.

2a. Etapa
Faça outra consulta no Google, porém insira na pesquisa uma palavra que deveria ter sido inserida como palavra negativa da campanha. Exemplo: advogado grátis
Note que apenas os concorrentes que desapareceram inseriram –grátis como palavra negativa nas suas campanhas.

3a. Etapa
Faça outra consulta no Google com uma palavra inexistente. Exemplo: advogado hjklxbnw
Os anúncios que continuam sendo apresentados após a 3a. Etapa são de dois tipos de empresas:
  1. Empresas com um grande orçamento e que podem se dar ao luxo de serem apresentados sempre
  2. Empresas inexperientes que não sabem como otimizar o Adwords
Os anunciantes que desapareceram na 2a. Etapa, usam corretamente o Adwords e otimizaram suas campanhas. Esses são seus concorrentes mais bem preparados, olhe-os de perto.




---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Marcadores:

Google acusado de promover pirataria

Os conglomerados News Corp, Viacom, Sony, NBC Universal, Time Warner e Walt Disney acusaram o Google de se beneficiar com a venda de filmes pirateados e de fornecer apoio a dois sites suspeitos de oferecerem acesso a downloads ilegais.

A informação foi publicada nesta segunda-feira pelo jornal norte-americano "Wall Street Journal", citando que representantes do Google venderam anúncios aos dois sites sabendo das atividades ilegais.

Leia mais: Folha Online

Google promovendo Gmail sem convites


Brasileiros que entrarem na home do Google a partir de hoje(12) verão uma mensagem promovendo o Gmail.
Junte-se ao Gmail (BETA): correio grátis com 2.8GB e menos spam
O link redireciona para uma página apresentando o Gmail e promove a inscrição sem necessidade de convites para o serviço. Esta página, que foge um pouco do padrão Google utilizando cores fortes e imagens, nos leva a crer que a Google um dia abandonará o azul-bebê.

Aí você me pergunta: Por que então tem ainda a opção de convites dentro do Gmail? A resposta é simples: Ainda tem gente que não sabe que o Gmail não precisa mais de convites. Portanto os convites devem permanecer por algum tempo, até que todos se acostumem com a idéia que ele não é mais restrito a convites.

E o Beta, sai quando? Aí fico sem resposta, talvez nunca. É isso que dá o charme ao Gmail: Ser um eterno Beta. Mas tomara que eu esteja errado!

Notícias rápidas #7

Mico da semana: uma foto realmente suspeita de Sergey Brin, um dos fundadores da Google.

Picasa Web 2.6 Beta: Atualização do software de fotografia digital da Google. Sem novidades aparentes. Download aqui.

SearchMach cada vez mais esperto: Quando buscamos por determinadas palavras, ele sabe quando abrir ou não a busca de imagens, por exemplo. Outra novidade é a sugestão de busca. Buscando por Linkin Park, ele retorna abas com busca de música, letras e histórico. [leia mais: Google Operating System]

domingo, fevereiro 11, 2007

Undergoogle nos Gadgets do Windows Vista

O Windows Vista, nova versão do sistema operacional da Microsoft, trouxe como uma das novidades os gadgets: mini-aplicativos com diversas funções que moram em uma barra lateral (sidebar) na área de trabalho.

Um desses aplicativos permitem acompanhar notícias sem a necessidade de entrar em qualquer site. Abaixo está um tutorial de como exibir as notícias atualizadas do Undergoogle na Barra Lateral (Sidebar) de seu Windows Vista. O tutorial utiliza a versão em português do Vista, mas funciona em qualquer idioma e com qualquer outro site de notícias que possua Feeds.


1º Ativando a Barra Lateral:
  • Caso a barra lateral esteja desativada, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Barra Lateral do Windows.
2º Cadastrando o Feeds do site Undergoogle:
  • O Internet Explorer 7, versão incluída no Windows Vista, procura feeds em cada página da Web que você visita;
  • Abra o Internet Explorer, e acesse o blog UnderGoogle (www.undergoogle.com);
  • Aguarde a página carregar e verifique se o botão Feeds, localizado na barra de ferramentas do Internet Explorer, ficou com a cor laranja. Quando laranja, clique nele;
  • Será exibida a página do Feed. Clique em Inscrever-se neste feed. Na caixa de diálogo que será exibida, clique em Inscrever.
Agora, o feed já deve estar disponível no Gadget "Manchetes dos Feeds". Caso ele não esteja disponível na sua Barra Lateral, siga os passos abaixo para ativá-la:

3º Ativando os feeds na Barra Lateral:
  • Clique com o botão direito em qualquer lugar da Barra Lateral do Windows, e clique em "Adicionar gadgets...";
  • Clique duas vezes no gadget Manchetes do Feed;
  • Pronto! Um novo gadget de notícias já está na sua barra lateral, e exibindo todas as notícias cadastradas no Internet Explorer.


Tutorial enviado pelo leitor Maurício F. da Rocha.

sábado, fevereiro 10, 2007

LivePlasma, um buscador que recomenda músicas e filmes

O LivePlasma é um buscador de músicas e filmes muito interessante. Baseado no motor de indicações do Amazon.com e desenvolvido em Flash, ao fazer uma busca ele mostra em forma de esferas interligadas outros artista ou filmes que podem interessar a você.

Buscando pelo filme Matrix, ele mostrou ao centro os filmes da trilogia, e em volta outras esferas contendo filmes também de ficção, como X-Men e Star Wars.

Além das recomendações, ele exibe em um painel itens relacionados, como CDs e DVDs, que podem ser comprados na loja da Amazon. Serviço realmente muito útil, vale uma visita.

Clique para ampliar

Visite: LivePlasma

Xerox PARC pode concorrer com Google

O Xerox PARC anunciou hoje que está licenciando algumas de suas tecnologias para a PowerSet, empresa especializada em busca.

Segundo o The New York Times, a PowerSet adquiriu tecnologias relacionadas ao uso de linguagem natural em computadores, e deve empregá-las em um novo mecanismo de busca. O site da empresa não traz informações detalhadas sobre a tecnologia. Há apenas informações corporativas e uma lista de oportunidades de trabalho.

Fundado em 1970 pela Xerox, o PARC (Palo Alto Research Center) foi o berço de diversas tecnologias usadas atualmente, como o mouse, o padrão de redes Ethernet e a interface baseada em janelas.

Fonte: INFO Online

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

YouTube: fundadores dividem pagamento do Google

Dois dos fundadores do YouTube dividirão ações avaliadas atualmente em cerca de US$ 650 milhões , informou o Google em documentos apresentados às autoridades norte-americanas e que detalham o pagamento da aquisição do site, avaliada em 1,65 bilhão de dólares.

Chad Hurley, presidente-executivo do YouTube, site de distribuição online de vídeos que se tornou um fenômeno da Web, recebeu 694.087 ações ordinárias do Google, com valor de cerca de 326 milhões de dólares, de acordo com os documentos encaminhados à Securities and Exchange Commission norte-americana.

O co-fundador, Steve Chen, recebeu ações ordinárias do Google em valor semelhante, que inclui 625.366 ações diretamente atribuídas e 68.721 entregues a um fundo do qual ele é beneficiário.

Fonte: Gazeta da Serra

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Google BookBar e Google NewsBar: livros e notícias em seu site

NewsBar e BookBar são dois gadgets para a API de busca em AJAX da Google.


A BookBar é uma lista de livros presentes no serviço Google Book Search filtrados por palavra-chave. O mesmo vale para a NewsBar, uma lista de notíciais vindas do Google News.

Assim como ocorria com as APIs anteriores, os lucros gerados por meio de publicidade não serão repassados ao usuário. E ainda há bugs por fixar: conforme reporta o Google Blogoscoped, o serviço parece causar problemas com o navegador Internet Explorer 6.

Uma demonstração dos dois serviços está disponível aqui.

Agradecimentos ao leitor Steven Conte.

Froogle será lançado no Brasil, e ainda poderá incorporar Buscapé

A Google e seu excelente buscador de produtos Froogle estão prestes a chegar no Brasil. O Froogle já funciona há tempos em outros países, e oferece ao usuário um caminho simples de pesquisar preços de produtos em diversas lojas online.

Juntamente ao Froogle, também deverá desembarcar por aqui o buscador de produtos da Yahoo, o Kelkoo.

Porém, a entrada de dois produtos novos por aqui não seria nada fácil, pois quase 100% desse mercado já é dominado pelo onipresente BuscaPé, e que ano passado ainda adquiriu seu maior concorrente, o Bondfaro.

A solução seria Google ou Yahoo comprarem o grupo BuscaPé, para facilitarem sua entrada no país. Estratégia semelhante com a compra do YouTube pela Google para dominar o mercado de vídeos online. E essa é uma possibilidade muito plausível: Great Hill Partners, acionista minoritário do BuscaPé, pretende adquirir a maior parte das ações do grupo e depois repassar a empresa a um dos dois grandes buscadores.

Este ano devemos presenciar grandes mudanças no mercado de comparadores de preços. Google deve chegar no segundo semestre ao país. Yahoo ainda não definiu data, mas não deve tardar mais que um ano.

Fonte: TNow | Cidade Biz