Undergoogle

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Muito mais que um e-mail, um Gmail!

Na Web, encontramos excelentes serviços de Webmail. Basicamente temos três disponíveis que concentram a grande maioria de utilizadores: Windows Live Hotmail, Yahoo! Mail e Gmail. Eles evoluem rapidamente e trazem vantagens extraordinárias se comparados a Webmails de alguns anos atrás. O conceito encontrado na Wikipedia diz que um Webmail é "uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mails usando um navegador".

Existe muita gente que nunca usou o Gmail, ficando nos serviços que praticamente pararam no tempo. Se analisarmos os últimos anos, o e-mail do Google foi o que primeiro se enquadrou nas especificações da Web 2.0 (nova geração da Web), popularizando a tecnologia Ajax, oferecendo interface mais leve em comparação aos e-mails mais utilizados até então, e trazendo funcionalidades diversas unidas em um único lugar.

A contribuição do Webmail do gigante das buscas para a Web, de um modo geral, é motivo de reconhecimento. Uma das grandes novidades atuais é a capacidade de armazenagem. São oferecidos generosos Gigabytes de espaço para cada conta, uma inovação trazida pelo Google, em 1º de Abril de 2004.

Desde seu lançamento, há quase três anos, o Gmail cresceu 182% em termos de espaço para armazenagem. Basta analisar o espaço inicial que estava em 1GB e o atual que está em 2,82GB. O número de usários aumenta a cada dia, devido a funcionalidades oferecidas pelo Google, que o Yahoo! e a Microsoft só vieram a implementar depois (ou nem implementaram ainda).

Fazendo uma análise geral, percebemos que o Yahoo! Mail e o Live Hotmail possuem características mais antigas, como arrastar-e-soltar, pastas para organização, personalização de cores para a interface, etc. O Gmail foi um lançamento arriscado, pois é considerado diferente da grande parte dos Webmails conhecidos. Talvez seja esse o motivo da resistência que alguns ainda têm em relação ao uso do serviço.

Usuários mais tradicionais dão preferência às interfaces tradicionais. Para eles, o que mais vale é a intuição e a facilidade para encontrar botões e funções. Podemos chegar a uma breve conclusão de que o e-mail do Google exige mais conhecimento em Web, o que dificulta sua popularização no mercado.

Contudo, as novidades trazidas por ele são tentadoras. Basicamente foram: a união de conversas, os filtros personalizáveis para organização, atualização automática, resposta automática de férias, marcadores para dar ordem aos e-mails (eliminando o conceito de pastas), busca interna ao estilo Google, leitor de feeds, assinatura automática, acesso POP3 e encaminhamento automático de e-mails, entre outras.

Conheça algumas vantagens mais importantes que destacaram o serviço e podem levá-lo à adoção do e-mail do Google:

  • Filtro anti-spam e ferramentas anti-phishing: Excelente detector de spams. São poucos os que atravessam a barreira do Gmail e, caso ocorra algum engano e algum dos seus e-mails seja confundido com spam, você pode recuperá-lo facilmente. Ao receber mensagens com links enganosos, existe a possibilidade de reportar phishings.
  • Atalhos no teclado: Vá para a edição de um novo e-mail, à Caixa de Entrada, a Todos os e-mails com apenas algumas teclas. Os atalhos do teclado facilitam a navegação e não prendem tanto ao mouse. Veja a relação completa.
  • Chat interno e agenda de compromissos: O Google Talk está dentro do Gmail e não exige software algum para funcionar. E as conversas ainda ficam salvas para posterior conferência. Além disso, ao redigir e-mails é possível enviar um compromisso diretamente para seu Google Calendar (Agenda, no Brasil).
  • Anúncios relevantes e discretos: Os anúncios internos do e-mail do Google utilizam a tecnologia AdSense. Apenas propagandas textuais, discretas e nada de banners extravagantes ou pop-ups chatos.
  • Funcionalidades extras para anexos: Quando você recebe arquivos TXT, DOC, PPS, PDF ou outros formatos, pode abrí-los normalmente ou em modo HTML, no próprio browser. Anexos que forem arquivos de texto ou planilhas, têm a opção de serem abertos no Google Docs & Spreadsheets. Quando o arquivo é de música, o Gmail pode executá-lo com seu player interno. Além de tudo isso, antes de permitir download, o Gmail faz uma verificação no anexo para certificar de que não há vírus algum.

O Gmail é um dos serviços do Google que melhor consolidou-se e que oferece grandes vantagens em relação a seus concorrentes. Uma das últimas novidades do serviço é a acessibilidade via telefone móvel. Saiba mais.

Você pode experimentar o Gmail visitando esta página. A mim, pessoalmente, o Gmail trouxe organização, melhor controle sobre meus e-mails e menos poluição visual devido à simples interface. Além do mais, dar ênfase ao espaço disponível é quase uma obrigação ao se tratar do serviço. A variedade existente no mercado é grande e, certamente, um dos serviços se aplica a você e às suas necessidades.

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores:

9 Comentários:

  • Uso o GMail a mais de 6 meses e possuo caixa também dos seus "rivais". É impressionante quão útil é esta caixa em relação as outras. Não tem SPAM! Caso tenha é um ou outro que é facilmente adicionada a black-list. Foi uma surpresa quando a Google lançou o Google Talk no Gmail. Aquilo embrulhou meu cérebro pois eu me questionava: Qual a relevância de um pequeno aplicativo para bater-papos numa caixa de e-mail? Uma outra grande vantagem que eu observo é que a Google realmente ouve seus usuários e conquista pela simplicidade de seus serviços. Simplicidade não devemos comparar com simploriedade...
    E outra: Se por um lado o conceito de pasta foi eliminado por causa dos marcadores, por outro os filtros e rótulos (labels) são uma forma de criar atalhos para pastas. Digamos que nem todos usam esta função mas eu falo por mim pois sempre uso.
    Recentemente a Yahoo começou a adicionar Chat Mail em seu serviço webmail parecer ser, numa hierarquia, o segundo mais leve perdendo apenas para o GMail. Atento que a função drag-and-drop para emails deveria ser adicionada no Gmail. Se não para pastas mas sim para rótulos. É realmente muito útil e evita que fiquemos marcando checkbox para direcionar determinado e-mail para um label.
    Ah! E mudar cor de interface é fru-fru pra quem tem visual cansativo e saturante!

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 fevereiro, 2007  

  • Tbm acho uma grande besteira esses negocio de se modificar cores e tals. e mesmo assim quem quiser, pode usar o Gmail Skins, uma extensao do firefox que possibilita fazer isso.

    Por Blogger Daniel Ribeiro, Às 28 fevereiro, 2007  

  • o gmail é mesmo a última maravilha do mundo. Talvez a única coisa chata é que não dê pra abrir mensagens em abas.

    no mais, é sem dúvidas o melhor serviço de webmail atualmente. =)

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 fevereiro, 2007  

  • Gmail mudo minha vida...hehehe não é para tanto, mas enviar emails ficou muito menos chato. Simples, leve, rapido e sem frescura, talvez ainda não tem tudo masé o que mais evolui e não fica parado no tempo!!!

    Por Blogger Jardel Siqueira, Às 28 fevereiro, 2007  

  • Só clarificando um ponto:

    Falar em se enquadrar nas especificações da web 2.0 parece uma coisa muito rígida, estipulada por algum órgão regulador, quando não é.

    A Web 2.0 é mais uma conceitualização das mudanças que foram acontecendo naturalmente conforme houve tecnologia e necessidade das pessoas.

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 fevereiro, 2007  

  • ambos os 3?!?!

    Basicamente temos TRÊS disponíveis que concentram a grande maioria de utilizadores: Windows Live Hotmail, Yahoo! Mail e Gmail. AMBOS evoluem rapidamente e trazem vantagens extraordinárias se comparados a Webmails de alguns anos atrás.[...]

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 fevereiro, 2007  

  • É porque Yahoo e Windows Live Mail são a mesma porcaria, então na prática são AMBOS mesmo: o gmail e o resto. :P

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 fevereiro, 2007  

  • É verdade pessoal, uma pequena falha que passou desapercebida pelo editor.

    Já corrigimos, obrigado pela aviso. :)

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 fevereiro, 2007  

  • Artur: De fato, drag-and-drop seria muito interessante no Gmail. Mas com tantas facilidades, esse pormenor quase não atrapalha. Legal você relatar sua experiência com o Gmail e outros Webmails.

    Daniel: Pois é, xará, cores em Webmails não têm muito sentido e, desde que inventaram o Firefox, nada é impossível! :P

    Mitchel: É um problema, de fato, a impossibilidade de abrir em novas abas. Dá pra abrir em novas janelas, mas é um incômodo ao meu ver. Abas seria legal.

    Jardel: Pois é, às vezes exageramos nas afirmações, mas com razão. O Gmail veio para mostrar que ler e enviar e-mails pode ser muito agradável.

    Edison: Você tem razão. A minha utilização do termo ficou meio estranha.

    Anônimo: Erro meu. Mas como o Bruno disse, já está corrigido.


    Obrigado a todos que comentaram e leram meu artigo!
    :D

    Por Blogger DP, Às 03 março, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial