Undergoogle

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Por dentro do Adwords #6: Adwords x Yahoo, quem é o melhor?

O sistema de Links Patrocinados do Google é o Google Adwords e o sistema do Yahoo é o Yahoo! Search Marketing (YSM), antigo Overture. Este artigo tem como objetivo comparar estes dois sistemas sob o ponto de vista do anunciante. O Google Adwords dá um banho no YSM. A tecnologia da Google é mais rápida, objetiva e dinâmica. As principais vantagens são as seguintes:

Arquitetura
No Google Adwords você tem um único anúncio que é apresentado para diversas palavra-chaves; no YSM cada palavra-chave tem seu anúncio próprio. A arquitetura do Adwords é muito mais inteligente porque normalmente apresentamos o mesmo anúncio para diversas palavra-chaves de um determinado segmento ou produto. A estrutura do YSM é muito menos prática para ser mantida, porque uma alteração de anúncio pode levar dias se o número de palavra-chaves de um segmento for grande. O YSM permite a alteração de anúncios em batch para diversas palavra-chaves... é um quebra-galho que a deficiência de arquitetura tenta em vão corrigir.

Dinamismo
No Adwords o anúncio é publicado imediatamente e não requer qualquer revisão prévia. No caso do YSM um novo anúncio ou um anúncio antigo recém alterado pode demorar até 72 horas para ser publicado. Essa diferença de tempo é muito grande. O tempo requerido pelo YSM mata qualquer possibilidade de testes de retorno do tipo A/B que compara resultados de eficiência de anúncios. Para que você possa comparar resultados o anunciante precisa de uma plataforma rápida para testar seus anúncios. No caso do YSM quando um anúncio é publicado você nem se lembra que teste estava fazendo... já que a resposta só chega após alguns dias. O Adwords é muito mais dinâmico.

Relevância
O Adwords calcula a posição de apresentação do anúncio em função do CPC máximo que você está disposto a pagar e em função do CTR (cálculo da relevância do seu anúncio). Esta estratégia permite privilegiar anúncios relevantes para o público consulente. Já no caso do YSM quem paga mais caro fica com a melhor posição independente do anúncio ser relevante ou não. Essa política tem duas conseqüências: uma pior experiência para quem navega e pesquisa no Yahoo! e ausência de um estímulo para que o anunciante faça anúncios melhores e com maior CTR.

É uma pena que o Yahoo! ainda use um sistema lento, antigo e com problemas de arquitetura tão óbvios. O uso da plataforma atual é o resultado da direção de Terry Semel, CEO da empresa. É interessante observar o currículo de Semel, um homem de Hollywood, porém com conhecimento limitado em tecnologia.

Após inúmeras reclamações do mercado anunciante o Yahoo!, este finalmente desenvolveu uma nova plataforma de sistemas que substituirá a atual. Esta nova plataforma chama-se Panama e já está em testes no Estados Unidos.



---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Marcadores:

5 Comentários:

  • Ricardo, e o Microsoft adCenter, a tecnologia deles parece ser promissora?

    Outra pergunta: O Yahoo já está usando a nova plataforma, ou ainda a antiga?

    Por Anonymous Anônimo, Às 07 fevereiro, 2007  

  • Belissimo post, Ricardo.

    Abcs
    Maysa
    http://www.maysadecastro.com.br/blog

    Por Anonymous Anônimo, Às 07 fevereiro, 2007  

  • Caro Anônimo:

    A Microsoft tem os recursos necessários, teve tempo e teve o exemplo da arquitetura do Adwords, esperamos todos para o bem do mercado que eles tenham desenvolvido um grande sistema!

    Assim que estiver liberado no Brasil pretendo fazer uma análise minusciosa. O sistema PANAMA já está em produção nos USA e deverá ser em breve liberado no Brasil. Inclusive acertei com o Guilherme Ribenboim (CEO do Yahoo)o desenvolvimento de um livro para o PANAMA no mesmo estilo do Google Adwords - A arte da Guerra.

    Cara Maysa

    :)

    Obrigado!

    Nota: estou esta semana de férias em Florianópolis mas mesmo assim estou acompanhando os posts do Undergoogle.

    Por Blogger Ricardo, Às 07 fevereiro, 2007  

  • O Google tem mais de 90% dos seus lucros vindos do adwords. O que é muito arriscado, pois uma plataforma concorrente melhor poderia quebrar a gigante das buscas.

    Eles investem muita grana em produtos gratuitos como o Blogger ou o Docs, mas não conseguem arranjar outros meios de lucro. Não sei, mas acho isso muito perigoso.

    Por Anonymous Anônimo, Às 08 fevereiro, 2007  

  • Cara Simone:
    O Google está numa posição tão privilegiada que poderá pouco a pouco melhorar seu mix de produtos. Lembre-se que ano passado eles faturaram "apenas" 6 bilhões de dólares e que este ano a previsão é de 9 bi... um crescimento de 50% !!! Não é a atoa que as ações do Google se valorizaram tanto... Veja o gráfico das ações na Nasdaq

    Por Blogger Ricardo, Às 08 fevereiro, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial