Fidelização Online
Depois que escrevi o artigo "2015, o futuro não parece tão distante", não paro de pensar no assunto. Principalmente pela afirmação "o Google é a própria Internet".
Responda rápido. Quantas pessoas você conhece que, para acessar um site qualquer, entram primeiro no Google e digitam a URL completa do site, digamos: www.undergoogle.com.br e ao aparecer nos resultados, clicam sobre ele? Para essas pessoas (eu já vi muita gente fazendo isso) o Google é ou não a própria Internet? E de onde será que vem toda essa valorização, essa transferência ou personificação que o Google impacta sobre a Internet?
Se percebermos, atualmente na Internet quando se gera um buzz, uma das três gigantes está envolvida: Microsoft, Apple ou Google. Esse último muito mais que os outros. Vamos comparar essas três empresas e suas relações com usuários?
Microsoft
Desde o meu primeiro contato com computadores, por volta de 1992, a Microsoft já dominava o cenário dos PCs. Na época, junto com a IBM, mas em pouco tempo a imagens de ambas estava dissociada, mas desde essa época já existia um certo descontentamento dos usuários com os seus produtos, o que piorou depois do lançamento do Windows e principalmente depois da versão 95. A penetração no mercado brasileiro sempre foi muito fácil devido à pirataria de seus softwares e adoção em massa nos cursinhos de informática, que começaram a ser extintos por volta de 2002.
Mesmo com um índice de atrito com os seus usuários muito alto, apesar da enorme quantidade de dinheiro gasto em publicidade, a Microsoft continua dominando o mercado de computação pessoal.
Apple
Definitivamente uma empresa com foco em criatividade. Tudo que a Apple lança vira tendência, vira hype e geralmente é muito bom mesmo. Quase todo mundo que eu conheço no meio "informático" gostaria de ter um produto Apple ou planeja comprá-lo em breve ou já possui. Seus computadores são muito bons, plataforma estável, sistema operacional excelente e sempre tiveram dois pontos fortíssimos: gráfico e som. Preferência de 11 entre 10 designers.
Apesar de possuir produtos ótimos e ter um relacionamento muito bom com seus consumidores, além de possuir um apelo comercial grande, a Apple não domina o mercado de computação pessoal, móvel nem Internet.
Google
A empresa com a marca mais valiosa do mundo atualmente é a gigante que mais cresceu nos últimos anos, fazendo frente até mesmo com a Microsoft. Apesar de não vender praticamente nada (alguns produtos possuem versões corporativas, como o Google Earth) além de anúncios, o Google está presente em quase todos os segmentos online. É raro encontrar uma pessoa que acesse regularmente a Internet e não possua uma conta Google, seja de e-mail, Orkut, chat, estatísticas ou documentos. Isso tudo utilizando como palco a própria Internet.
O apelo da Microsoft é comercial, dos produtos Linux-like é ideológico, da Apple é qualitativo. Qual o apelo do Google? Porque não encontramos grupos de pessoas que odeiam o Google? Como uma empresa cresce tanto e adquire tanta fidelização num ambiente onde é muito fácil perder clientes, como a Internet?
Como concordo que "toda unanimidade é burra" (Nelson Rodrigues), eu proponho uma discussão a esse respeito, até mesmo para que eu entenda. Qual a justificativa da fidelidade dos usuários Google? O Google tem defeitos / problemas? Se alguém não gostar do Google por algum motivo, por favor, comente e nos diga o motivo. Se você gosta do Google e acha que a resposta é clara como água, só eu que não entendi, gostaria imensamente de saber.
Estou ansioso esperando seu comentário.
Aprofunde-se:
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.
Responda rápido. Quantas pessoas você conhece que, para acessar um site qualquer, entram primeiro no Google e digitam a URL completa do site, digamos: www.undergoogle.com.br e ao aparecer nos resultados, clicam sobre ele? Para essas pessoas (eu já vi muita gente fazendo isso) o Google é ou não a própria Internet? E de onde será que vem toda essa valorização, essa transferência ou personificação que o Google impacta sobre a Internet?
Se percebermos, atualmente na Internet quando se gera um buzz, uma das três gigantes está envolvida: Microsoft, Apple ou Google. Esse último muito mais que os outros. Vamos comparar essas três empresas e suas relações com usuários?
Microsoft
Desde o meu primeiro contato com computadores, por volta de 1992, a Microsoft já dominava o cenário dos PCs. Na época, junto com a IBM, mas em pouco tempo a imagens de ambas estava dissociada, mas desde essa época já existia um certo descontentamento dos usuários com os seus produtos, o que piorou depois do lançamento do Windows e principalmente depois da versão 95. A penetração no mercado brasileiro sempre foi muito fácil devido à pirataria de seus softwares e adoção em massa nos cursinhos de informática, que começaram a ser extintos por volta de 2002.
Mesmo com um índice de atrito com os seus usuários muito alto, apesar da enorme quantidade de dinheiro gasto em publicidade, a Microsoft continua dominando o mercado de computação pessoal.
Apple
Definitivamente uma empresa com foco em criatividade. Tudo que a Apple lança vira tendência, vira hype e geralmente é muito bom mesmo. Quase todo mundo que eu conheço no meio "informático" gostaria de ter um produto Apple ou planeja comprá-lo em breve ou já possui. Seus computadores são muito bons, plataforma estável, sistema operacional excelente e sempre tiveram dois pontos fortíssimos: gráfico e som. Preferência de 11 entre 10 designers.
Apesar de possuir produtos ótimos e ter um relacionamento muito bom com seus consumidores, além de possuir um apelo comercial grande, a Apple não domina o mercado de computação pessoal, móvel nem Internet.
A empresa com a marca mais valiosa do mundo atualmente é a gigante que mais cresceu nos últimos anos, fazendo frente até mesmo com a Microsoft. Apesar de não vender praticamente nada (alguns produtos possuem versões corporativas, como o Google Earth) além de anúncios, o Google está presente em quase todos os segmentos online. É raro encontrar uma pessoa que acesse regularmente a Internet e não possua uma conta Google, seja de e-mail, Orkut, chat, estatísticas ou documentos. Isso tudo utilizando como palco a própria Internet.
O apelo da Microsoft é comercial, dos produtos Linux-like é ideológico, da Apple é qualitativo. Qual o apelo do Google? Porque não encontramos grupos de pessoas que odeiam o Google? Como uma empresa cresce tanto e adquire tanta fidelização num ambiente onde é muito fácil perder clientes, como a Internet?
Como concordo que "toda unanimidade é burra" (Nelson Rodrigues), eu proponho uma discussão a esse respeito, até mesmo para que eu entenda. Qual a justificativa da fidelidade dos usuários Google? O Google tem defeitos / problemas? Se alguém não gostar do Google por algum motivo, por favor, comente e nos diga o motivo. Se você gosta do Google e acha que a resposta é clara como água, só eu que não entendi, gostaria imensamente de saber.
Estou ansioso esperando seu comentário.
Aprofunde-se:
- Google: a História do Negócio de Mídia e Tecnologia de maior sucesso de nossos tempos
- A Busca: Como o Google e Seus Competidores Reinventaram os Negócios e estão transformando nossas vidas
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.
Marcadores: Fidelidade, Manoel

14 Comentários:
O apelo da microsoft é comercial e desleal, pelos acordos por baixo do pano que fazem com a indústria de hardware e de software proprietário(além dos governos e de ela própria lavar as mãos quando o assunto é pirataria nos países de terceiro mundo... claro, ela ganha com as pessoas que usam os produtos dela - mesmo sendo piratas).
o Linux tem 16 anos, é um sistema operacional aberto, então você não pode simplesmente dizer que os produtos linux-like apelam pra ideologia.
Ideologia é corroborar com o conceito de software livre, que é bastante honesto. Linux tem várias distribuições, tem até uma delas que fez acordo com a microsoft e outras que apenas se preocupam com a elaboração de softwares entrerprise.
Eu e você podemos usar linux e discordarmos 100% ideologicamente. além de utilizar de maneira totalmente diferente o sistema operacional.
A apple sempre teve um público bastante direcionado. Agora ela está começando a mudar o conceito da empresa, investindo pesado nos Ipods, Iphones e a nivel de sistema operacional o Mac OS X é excelente, apesar de ser sotfware proprietário.
A Google é uma empresa que sempre está pensando no mundo daqui à alguns anos(ou muitos anos). Ela tem um papel brilhante no mundo da informática, principalmente quando o mesmo parou de funcionar offline para funcionar Online.
Ela não bate de frente com a comunidade Open Source, inclusive muitos de seus produtos são baseados na licença GPL, pois a mesma entende que abrindo o código os riscos de falhas vai ser mínimo, pois a velocidade na correção dos bugs vai ser rápida(vide a estabilidade do firefox, da mozilla, que por ser open source dá um show de estabilidade e segurança no internet explorer).
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
Eu gosto do google, mas incentivado pelo vosso post procurei no orkut e achei a comunidade.. eu odeio o google... veja:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=112795
Por
Rodrigo Fante, Às
29 abril, 2007
Acredito que a fidelidade venha através do comportamento da empresa. A maneira como ela valoriza seus colaboradores, seus usuários. Tenho pra mim que a maioria dos usuários do Google, pelo menos no Brasil, nem sabe a proporção do tamanho da empresa, mas utiliza seus produtos, pois esta em tudo quanto é lugar.
E nessa história de SOs, o Google é neutro, embora use Linux em seus servidores, ele aparentemente não entra na briga, um bom motivo para não surgir um possível googlebuntu" futuramente, pois poderia perder a amistosidade de todos os " mundos".
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
Acho que o baixo número de pessoas insatisfeitas com o Google se deve, entre outros, a dois fatores principais:
Primeiro, todo produto/serviço que o Google lança, em 95% dos casos possui qualidade excelente já no lançamento. Some a isso constantes insvestimentos pra melhoria ao longo de toda vida do produto/serviço. O próprio buscador é um exemplo. Os engenheiros do Google estão sempre implementando melhorias no algoritmo.
Segundo, e em minha opinião, menos importante, vem o fato do Google oferecer a grande maioria de seus serviços de forma gratuita. Não existe (até onde eu sei) nenhuma central de atendimento aos usuários de seus produtos. Não ao "estilo SAC" que empresas que vendem produtos têm. Os produtos são gratuitos. Isso desincentiva a reclamação por parte dos usuários. Ou sempre que alguém está instisfeito com um serviço oferecido pelo Google manda e-mails pra lá ameaçando processar a empresa por fazer propaganda enganosa de um produto de baixa qualidade?
Ainda posso dizer que o Google sempre pareceu uma empresa preocupada com implementação de melhorias em toda web. Não apenas através dos seus produtos. Recentemente eles liberaram pra comunidade open-source as melhorias que implementara no MySQL. Isso atrai a simpatia de muitas pessoas, principalmente das que são do meio informacional.
Por último só queria discordar da sua opinião de que o Linux tem apelo ideológico. Nunca conheci alguém que tenha se engajado no meio da comunidade de software livre apenas por ideologia.
Encaixam-se justamente pela excelente qualidade dos produtos open-source, e destaco entre ele o Linux.
Obviamente existe uma grande ideologia, mas não haveria sentido nela se por trás de tudo não existisse a consciência de que com ela (ideologia) pode-se construir software de muita qualidade.
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
O Google tem atualmente o mesmo status que a Microsoft tinha dez anos atrás. Era a queridinha de todos assim como o Google é hoje. Talvez daqui dez anos a Google seja odiada e uma nova e inovadora empresa esteja no seu lugar.
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
O que foi dito pelo Alexandre é extremamente inteligente... afinal de contas, nada é para sempre.
Mas apesar de tudo, eu sou o fã número 1 da Google... até, pelo menos, essa nova empresa chegar!!
Até o momento, nenhuma empresa havia ido tão longe quanto a Google e, daqui em diante, ser melhor que a Google não bastará, será necessário ser maior que ela!
www.pravalerapena.blogspot.com
Por
Eliezer Emanuel, Às
29 abril, 2007
Acho muito dificil que o google seja substituido ou acabe nos próximos 10, 15 ou 20 anos..
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
Olá a todos,
Os comentários tem sido enriquecedores para a discussão e mesmo para meu entendimento na questão que levantei.
Com relação ao Linux, quando citei a questão ideológica, não limitei a isso, apenas afirmei que essa é a "mola propulsora" da comunidade open-source, a ideologia da liberdade, da confiança do software aberto, da multi-plataforma e mesmo da qualidade. Tudo iniciado e alimentado pela ideologia desse grupo de pessoas que cresce a cada dia.
Rodrigo, uma comunidade "eu odeio o google" dentro do Orkut não seria contraditório? Quem usa o Orkut e odeia o Google não deveria cometer orkutcídio ? ;-) Quero exemplos claros de pessoas que não usam nenhum serviço Google porque a odeiam ou porque são ex-usuários insatisfeitos.
Alexandre, 10 anos atrás a MS já não era bem vista. Posso dizer que era a queridinha até o lançamento do Win95, depois disso, por conta dos infinitos problemas em seu SO por incompatibilidade e problemas legados, os usuários começaram a falar mal e odiar a figura da personificação da MS: Bill Gates. Além disso, em 98 o Linux já era conhecido no Brasil, embora suas distros ainda eram feitas para "geeks" (eu instalei nesse ano o Slackware 4, se não me engano, meu primeiro Linux).
Obrigado a todos, continuem mandando seus comentários.
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
A resposta é simples e clara, em minha modesta opinião: Tudo que uso do google é leve e funcional. Isso pra mim já basta. Pensem vocês em quantos atalhos para acessar as mesmas coisas estão espalhados para todo lado?
Na verdade, temos o conceito básico de informática sendo questionado pelo Google. Sempre lançam softwares mais e mais carregados de códigos, e "pesados", obrigando-nos a adquirir novos hardwares. Em outras palavras, eu compro o novo pc pois preciso rodar o Windows Novo, ou o Photoshop novo, ou o Software X novo, que não roda no meu pc antigo.
Penso que existem acordos entre empresas de hardware e software, fazendo ambas caminharem juntas.
Só que o seu pc antigo faz o que vc precisa, e bem feito. Suas necessidades básicas continuam as mesmas, exceto algumas excessões.
Só que a Google anda revalorizando isso, exibindo softwares leves e funcionais, que é o que agrada a você e a mim. Ou vai me dizer que os usuários do Gmail, por exemplo, acham ele bonito? Penso que utilizam ele pela funcionalidade, pelo código "enxuto" e rápido, que acaba questionando até que ponto preciso de Hardwares de altíssima "potência"? Isso incomoda as "gigantes", mas pra mim o Google se supera pela inovação, levesa, praticidade. E parabéns pelo blog. Muito bom msmo.
Por
..., Às
29 abril, 2007
Cara, é o seguinte. O Google, como o Alexandre disse, é a queridinha. E digo que no momento é ridículo alguem querer odiar uma empresa dessas, mas devemos começar a pensar no caso de como devemos nos revoltar contra ela.
Como a alguns dias atrás a Microsoft estava acusando a Google de monopólio e outros blogs e sites dizendo que com o novo serviço de histórico das buscas, dá-se um medo de Big Brother. Ou seja, o Google...Big brother?(Eu acredito que já é, mas ninguem encherga, nem mesmo a própria Google), e será que não é, quero dizer que, nós pesquisamos e pesquisamos, sem falar no GMail. Só eu tenho mais de 300 mensagens guardadas lá, se perdesse, coitado de mim.
E esse crescimento estrondoso, ninguem vê, U$ 10 bilhões arrecadados ano passado e quase 100% de links patrocinados. E se a compra da DoubleClick for aceita pelas autoridades, coitado de nós, um monopólio perfeito, 80% do mercado de anúncios online, eles poderiam começar a cobrar U$ 200 em um único clique, já que estão dominando o Mercado.
Quanto ao SO entre nesse site http://haiku-os.org/. A Google AINDA não quer entrar em um outro mercado como esse, mas já estão estudando criar um GooglePhone e quem não diz que daqui uns 4 anos eles não dirão: "Eu lhes apresendo um Sistema Operacional totalmente desenvolvido pela Google, e com preço baixinho!!". É praticamente imprevisível dizer o que a Google fará ou não amanhã.
O problema é que a Google fará de tudo e um pouco mais para se manter no topo, não digo como a Microsoft, mas fará. E uma empresa atrapalhar a Google, acredito que está por vir, mas nãoserá fusão de AOL/Yahoo/Microsoft que conseguirá essa façanha e sim um empresa como a própria Google. E agora eles estão tentando entrar em outros mercados de anúncios na tv e rádio. Ou seja, veremos Google em todo lugar.
E muitos dizem, "Google vai dominar o mundo". Eu não digo isso, porque já temos muitas empresas que ominam o mundo e não queremos enchergar. Empresas como CNN(uma das maiores emissoras do mundo de notícias), Globo(nem se fala porque, a maior emissora de Tv do país, que se quer criar o "Salvador do Mundo" ela cria), Microsoft(isso todos sabemos porque, Windows, basta ela dizer "Não venderemos mais pelo preço atual e sim por U$ 1000, o mundo fica em crise, bom para os vendedores de windows pirata).
Eu digo tudo isso, não por odiar a empresa, pelo contrário eu sou um fã que nem saberia dizer o quanto. Mas eu digo pelo fato de que a Google, é uma forte candidata a ter um império como "Roma", que só será o império abalado com uma única falha.
http://www.splygle.com
Por
Anônimo, Às
29 abril, 2007
Opa.
Li o artigo e todos os comentários. Algumas coisas são contraditórias e meio retóricas, falarei mais a frente.
Primeiro quero dizer que a coisa mais engraçada de tudo que li é a comunidade do Orkut "eu odeio o google", em todas as respostas do “odeio o google por que...” as pessoas sequer entendem a associação e mal sabem que o Orkut surgiu no google e a compra foi uma mera especulação intra-empresa.
Pois bem, vamos ao comentário da matéria, que está muito bem pensada tanto que vai como link para o meu blog (da Microsoft – http://mundovampyr.spaces.live.com)! ;-)
Respondendo a pergunta inicial, conheço várias pessoas que fazem do google o seu endereço principal da internet sim e têm a mania de digitar o endereço no google e clicar no link. Ele funciona quase como um bookmark.
Aliás, já viu as pessoas que sabem até a posição do site que elas querem no google? Digite tal coisa e o 17 link da segunda página! :PPPPP
Só não concordo com a idéia de que isso seja válido para todos os usuários, mas sim daquels que estão tentando se entender com a internet e a facilidade de encontrar as coisas os levam ao google.
Acredito que seja principalmente pelo visual clean do google e pelo aumento gradativo de serviço que os usuários vão conhecendo. Mais ou menos assim: você começa com uma página em branco, depois começa com uma página só com um link de busca. Em seguida você adiciona uma funcionalidade quando todos já sabem "tudo" que a primeira coisa e assim sucessivamente até que o usuário ache que o google tem o poder. Conheço gente que se surpreende com o google calc ainda!
Também discordo sobre o buzz das três gigantes. Na realidade sob o meu ponto de vista, o que acontece é que quando se gera um buzz, uma das três, principalmente a Microsoft e a Google vão lá e compram quem gerou o buzz e pega o marketing ou o serviço para si, e não o contrário. O nicho de idéia delas têm sido a partir do conceito de “vamos dominar o mundo” e ganhar da concorrência.
Acredito que no caso da Microsoft, o principal ideal tem sido na luta para manter seu faturamento e seu status quo. Não houve nenhum lançamento mais arrojado a ponto de mudar o mundo da tecnologia nos últimos tempos, tudo vem se desenvolvendo a partir do que já existe e na tentativa de agregar aquilo que outros também fazem de melhor.
O google, vem na mesma linha, alguns serviços tem principalmente métricas de vamos aproveitar a boa idéia de forma gratuita e focar em publicidade. A minha pergunta é: qual é realmente o core business da Google?
A Apple e o Linux não se enquadram nesse esquema. A Apple sim têm desenvolvido idéias e não aperfeiçoado algumas tantas.
Quanto a dizer que a Microsoft deixou de ser a queridinha, ok, mas tudo que acaba obtendo uma abrangência tão grande e tão “varejo” acaba gerando tantas opiniões que realmente é impossivel agradar a gregos e troianos.
No google isso não acontece, e acredito que até seja pelo motivo comentado que tudo é gratuito, como reclamar de uma coisa que é de graça? Mas ponha-se a pensar, de graça até onde?
Já notaram que toda vez o o Orkut trava é porque a resposta do Google Analytics está lenta? Têm idéia da quantidade de informação direcionada a partir de pesquisa de mercado “interna” que é gerada dia a dia pela quantidade de usuários que estão definindo suas prefências em todos os serviços do google?
Com uma estatística tão certeira, é impossivel não acertar nas decisões que agradarão a fatia maior. Mas até ai, quais são as informações que o google realmente têm sobre toda a população que está on-line?
A Microsoft também, de todos os usuários cadastrados em seus banco de dados. Por que eles simplesmente não travam o seu sistema operacional para a pirataria? Por que perderiam mercado.
São caminhos distintos de empresas distintas com uma linha tênue. Por isso me referi as contradições (não no texto original) mas não pode-se comparar coisas que têm focos diferentes. Poderiamos comparar o Word ao Docs, o Spreedsheets ao Excel, o Gmail ao Hotmail, o mapslive com o google maps, o live search com o google. Mas não no tamanho geral pois o core business é diferente.
As semelhanças estão em “dominar” o mundo, mas até onde será o monopólio? Até onde a estratégia do google é diferente da Microsoft para não sofrer uma ação contra suas aquisições?
Num futuro próximo teremos sim, uma ou outra empresa dominando. Mas uma pesquisa já demonstrou que todos usuários têm uma padrão e por mais bookmark que tenham eles utilizam esse padrão de acesso.
Ninguém navega em lugares diferentes, todos os usuários do Brasil por exemplo, começam sua navegação ou pelo portal do Terra, Ig, Uol, Globo, depois vão para outros caminhos, Yahoo ou Google. Depois para seus e-mails ou antes vêem seus e-mails. Mas a segmentação é mínima. Qual a maior fatia. As informações do analytics são a vantagem do google. E a da Microsoft? A da Apple a sua criatividade, a do Linux o seu ideal, mas digo que ERA o seu ideal. É o que os leitores falaram de dentro de uma comunidade podemos ter idéias completamente diferentes. È impossivel comparar um Ubuntu a um Slackware, e por que? Por que o foco é diferente, e assim o mundo gira.
Se recria.
E eu cansei de comentar, por que senão nossa filosofia nos deixará loucos. KKKK... Eu ainda vou trabalhar no Google ou na Microsoft, mas por enquanto, quem sabe a Apple não me contrata? Já que para Linux eu não trabalharia, pois ali não querem ganhar dinheiro. (serei apedrejado por isso).
Acho que escrevi muito... então.. até mais.
Por
Anônimo, Às
30 abril, 2007
Depois de postar meu último comentário, fui escrever no meu blog a respeito do seu artigo e trombei com a resposta da sua pergunta aqui no UnderGoogle mesmo: http://www.undergoogle.com/blog/2006/07/google-x-microsoft-marcas-se.html
até.
Raul
Por
Anônimo, Às
30 abril, 2007
“O Google é como o iPod. Existe um fator cool associado a ele, algo intangível" - Revista Info de janeiro/2006.
Por
Anônimo, Às
30 abril, 2007
A resposta para a sua pergunta é simples. O Google oferece serviços bons e de graça. O GMail pode dar pau, o Google Reader pode dar Oops e o Orkut pode estar em falta de roquinhas (ha-ha), mas não vou me sentir lesado, já que não pago por nada disso. Se eu for lesado de alguma forma, simplesmente deleto minha Google Account e vou pra outro site, quem sabe o Yahoo? Já quando compro um produto da Microsoft, um produto caro, já que pagamos pela embalagem e pelo marketing, não basta jogar meu PC no lixo e comprar um Mac, caso dê problema no Windows. Já investi bastante no produto da Microsoft, e dinheiro não dá em árvore.
E o Google cria tendências, assim como a Apple. Já a Microsoft copia, copia de mais. O que não falta no YouTube são vídeos mostrando como o Vista "deriva" do OS X (ou seja lá o que for). Com a diferença na assinatura, que é da Microsoft, o que é um atestado de incompatibilidade, incoerência e incompetência. Podiam assinar III ao invés de MS.
Por
Anônimo, Às
01 maio, 2007
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial