Undergoogle

sexta-feira, junho 29, 2007

Uol troca Yahoo! por Google em suas buscas!

Da Info Online:

O UOL desistiu de seu acordo com o Yahoo! em buscas e vai substituir o buscador pelo Google.

"A gente sabe da importância do Google no mercado e como as pessoas se comportam fazendo busca. A parceria vai permitir que o usuário que navega no UOL, ao invés de sair do portal, faça a busca dentro do portal", resumiu o diretor-geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen.

Os detalhes financeiros do negócio não foram revelados pelas empresas, mas o UOL pagará um valor ao Google pelo uso de seu sistema de busca. Ao mesmo tempo, as duas empresas terão receita por anúncios publicitários nos resultados de buscas.

Cicarelli volta a fazer polêmica: Vídeo republicados são banidos!

Após toda a confusão arrumada com a Google e o Youtube pela divulgação dos vídeos de Daniela Cicarelli fazendo amor em uma praia, tudo parecia ter tomado um rumo final até que novas proibição tornaram o vídeo ilegal nos sites de compartilhamento e levaram o nome da artista às manchetes dos Jornais novamente.

O vídeo, filmado sem a autorização do casal, foi divulgado amplamente pela internet. O YouTube, assim como os sites da Globo.com e do IG divulgaram o vídeo e foram processados pela modelo. O casal entrou com duas ações na Justiça: uma solicitando uma indenização por danos morais contra os três sites e outra pedindo a retirada do vídeo do ar. O problema é que a maré virou e segundo informação por ter perdido a causa, Cirarelli deverá pagar aproximadamente R$10.000 pra cada uma das empresas processadas.

Após a decisão em que Cicarelli havia perdido o recurso no processo, cópias do vídeo começaram a pipocar pelo Youtube. Ontem (28), a justiça ordenou novamente a retirada de todos os vídeos do ar, por conta de um recurso que ainda estava pendente. Por o causal ter perdido a causa houve a impressão do vídeo estar apenas liberado "teoricamente". "Teoricamente, porque a decisão de segunda-feira refere-se a todo o processo, mas ainda há essa liminar que proíbe a exibição do conteúdo", explicou o advogado, adiantando a decisão desta quinta.

"Foi uma decisão acertada, porque o Tribunal reconheceu a ilegalidade da divulgação desse conteúdo e a proibição será mantida", disse Tilkian. Segundo o advogado, os sites que descumprirem a determinação terão de pagar multa diária de R$ 250 mil.

quinta-feira, junho 28, 2007

Google pagará por Gadgets bem sucedidos

Lançado nesta quarta-feira (27), o projeto Google Gadget Ventures pretende remunerar donos de Gadgets utilizados no iGoogle que alcançarem mais de 250.000 pageviews em uma semana. Os donos do Gadgets receberão uma ajuda de $5,000 (cinco mil dólares) como recompensa. Para alguns criadores do Gadgets, a brincadeira não acaba por aí, pois eles poderão ser convidados a criar uma mini empresa com investimento inicial de $100,000 patrocinados pela Google para desenvolvimento de projetos utilizando os serviços Google.

Parece interessante a idéia de presentear Gadgets bem sucedidos no iGoogle, uma vez que novidades incríveis podem aparecer para os usuários.

Leia mais: Google Gadget Ventures

Google Desktop para Linux

Anunciado oficialmente pela Google o Lançamento do Google Desktop pra Linux. Sucesso no Windows, o programa integra a busca do Google ao computador e arquivo do usuário.

Como prometido o pessoal da Google está pensando no Linux e por isso lançou uma versão do Google Desktop especialmente para o Pinguim. O programa, que faz buscas no PC do usuário, localiza e abre facilmente arquivos requer glibc 2.3.2+, gtk+ 2.2.0+ e está disponível para Debian 4.0, Fedora Core 6, Ubuntu 6.10, SUSE 10.1, and Red Flag 5. Em nossos testes ele foi baixado e instalado facilmente no Ubuntu 7.04. Ele começou a trabalhar assim que reiniciado o sistema.

A versão encontra-se muito simples se comparada à versão para Windows, mas já mostra o interesse da Google no mundo do Pinguim. Por ela basicamente pode-se procurar arquivos, nada de Gadgets, barra lateral e tudo mais.

Veja Guia completo (em inglês)

Você pode baixar o programa pelo site oficial do Google Desktop.

terça-feira, junho 26, 2007

Novidades no PicasaWeb: versão para celular e Geotagging

Anunciado oficialmente no próprio PicasaWeb, a possibilidade de visualizar fotos dos álbuns direto do celular deve estar funcionando nas próximas horas. A versão móvel possibilitará a visualização e comentário nas imagens dos álbuns. Por enquanto, o link anunciado encontra-se fora do ar.

Além da mobilidade, foi lançado outro recurso muito esperado pelos usuários: a possibilidade de localizar no mapa o local exato onde a foto foi retirada. Recurso este disponibilizado graças à aquisição da empresa Panoramio recentemente pela Google. Um exemplo pode ser visualizado aqui. Maiores informações: Blog Oficial do Google.

O PicasaWeb para Celulares vem para aumentar família de serviços móveis da Google. Você pode visualizar todos os serviços na página Google Mobile.

UPDATE 1: O PicasaWeb para dispositivos móveis já funciona, acabei de testar. Para visualizar a versão móvel, você somente precisa acessar o endereço http://picasaweb.google.com e uma versão reduzida dos álbuns será carregada.

UPDATE 2: Uma Screenshot do serviço funcionando, tirada agora no Nokia E61.

Novo Google Docs & Spreadsheets já está no ar!

Como havíamos anunciado algumas horas atrás, o Google Docs & Spreadsheets estava para receber uma atualização. Pois bem, alguns de nosso leitores acabaram de constatar que a nova versão do serviço já está no ar.

A interface inicial ficou mais organizada e com uma navegação por documentos, pastas e ítens compartilhados no estilo Windows Explorer. Sim, agora pode-se criar pastas! Os ícones receberam uma reformulação, tornando-se mais profissionais e bonitos.

Apenas a home parece ter recebido mudança. Como a nova interface foi prometida para amanhã (27), pode ser que novidades ainda possam aparecer durante a madrugada ou amanhã.

Mais uma screenshot do serviço:

Google Docs receberá grande atualização amanhã

Amanhã é o grande dia. De acordo com o blog oficial do Google Docs & Spreadsheets (ou Google Textos e Planilhas), a suíte de aplicativos online receberá amanhã uma grande atualização com base em feedbacks de seus usuários, incluindo um novo layout com novas funcionalidades. Segundo o blog, mudará a maneira como organizamos e buscamos por documentos no sistema, incluindo os antigos.

Um dos recursos mais esperados pelos usuários é a possibilidade de se trabalhar offline, como uma genuína suíte de escritório, através do Google Gears. Porém a Google deixou um mistério no ar e não revelou quais serão essas novas funcionalidades. É esperar para ver.

Google News ganha versão com imagens do dia

Se há uma coisa interessante nos sites de notícia é a área "imagens do dia", uma forma de acompanhar tudo o que ocorreu de uma forma diferente e ilustrada.


Para dar mais gás ao Google News, a Google botou em teste em alguns países a versão com imagens de seu agregador de notícias, assim você poderá acompanhar as notícias de uma forma ilustrada e numa interface Ajax bem interessante.

Vale a pena conferir: Google News Image Version

segunda-feira, junho 25, 2007

Ferramenta de Migração de e-mail e mais novidade no Google Apps

O Google Apps, pacote de ferramentas da Google para empresas acaba de ganhar uma série de novidades, entre elas a possibilidade de importar e gerenciar e-mail de contas Microsoft Exchange Server 2003, Cyrus IMAP Server, Courier-IMAP, e Dovecot (veja mais). A ferramenta promete minimizar o processo traumático de migração de contas de e-mail de outros servidores de e-mail.


Além disso, o Gmail para Empresas e o Docs & Spreadsheets ganharam uma lista de contatos compartilhada, acessada pelo link "choose from contacts" na hora de escrever e-mails e Share na hora de compartilhar documentos.

A Google também prometeu uma remodelação do seu editor de texto, o Google Docs, que deve ganhar novidades e mais estabilidade para trabalhar com dezenas de arquivos ao mesmo tempo. Será que o Google Gears pode levar o Google Docs para o Desktop das empresas? É aguardar pra ver!

O iGoogle para as páginas personalizadas da empresa também ganhou a possibilidade de adição de Gadgets, como o do Google Talk.

Você pode ver a lista completa de novidades aqui.

Possível nova aquisição: GrandCentral

A semana começa com o rumor de mais uma aquisição da Google. Segundo informações que rodam pela web (veja no TechCrunch) a empresa de Mountain View acaba de adquirir uma startup chamada GrandCentral.

A GrandCentral é uma empresa de gerenciamento on-line de telefone, que entre seus recursos oferece:
  • Checar mensagem do telefone por e-mail, telefone ou on-line
  • Gravar e guardar ligações telefônicas
  • Armazenar mensagem do Telefone para sempre
  • Bloquear ligações de números indesejados
  • Transformar MP3 em toques telefônicos durante a ligação
  • Responder, baixar e adicionar notas às mensagens recebidas
  • entre outros
Fonte: Googlified

domingo, junho 24, 2007

Fatos e números sobre o Google

A Google fez essa semana um evento em Paris, o Google Press Day (fotos), e com ele alguns números da gigante foram revelados.
  • A primeira versão do Google indexava apenas 25 mil páginas. A cada indexação, o número cresce de 10% a 25%.
  • 20% a 25% das buscas feitas no Google são inéditas.
  • O algoritmo PageRank utiliza mais de 200 "sinais" para determinar a importância de um site.
  • O produto do Google que mais cresceu em 2006 foi o iGoogle, e hoje conta com mais de 10 mil gadgets gratuitos.
Para ver a lista completa, clique aqui (em inglês).

sexta-feira, junho 22, 2007

Conferência no Google Talk Gadget

Quem utiliza o Google Talk Gadget pode agora conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, numa única janela, montando assim uma conferência. Infelizmente o recurso só funciona para quem utiliza o Google Talk Gadget, quer dizer, quem usa o cliente para Windows ou qualquer outro programa com suporte à rede Jabber simplesmente fica fora da brincadeira e quando convidado recebe a URL para utilizar o Gadget.

Para utilizar o recurso, após carregar o Google Talk Gadget, basta clicar sobre o botão "Group Chat" e convidar o contato. Ele será redirecionado para a página do Gadget e poderá conversar com você e seus amigos.

Ainda está longe para ser um recurso interessante, mas ao menos mostra que em breve teremos novidades no Google Talk.

Foi um tanto confuso, mas funcionou, testei com os amigos Diego e Lourenço e a conferência se comportou direitinho, como você pode ver aí do lado.

Ultimamente parece que o time do Google Talk esqueceu do cliente para Windows. O Gadget on-line está mais poderoso e ganha mais recursos que o cliente para Desktop. Será que a empresa está apostando no sucesso do Talk para uso totalmente on-line?

Será que teremos uma versão do Google Talk para o iPhone, assim como foi feito com o Maps e com o Youtube? Dia 29 descobriremos.

quinta-feira, junho 21, 2007

Google faz novo acordo para combater crimes no Orkut

Um novo um acordo foi assinado entre a Google e o Ministério Público (MP) com o objetivo de combater crimes praticados na rede mundial de computadores, como pedofilia e preconceito.

Segundo os termos do acordo firmado com o MP de Minas Gerais, a empresa se compromete a manter uma página no portal de relacionamentos Orkut para receber denúncias de atividades ilegais mantidas pelo portal.

Os dados serão recebidos pelo MP mineiro e encaminhados para a Google, que terá até 24 horas para retirar o conteúdo do ar. [Leia mais: INFO Online]

Google Gears para Blogs

Já imaginou continuar lendo um blog mesmo estando desconectado da Web? Pois é o que o Google Gears promete. Introduzido para uso no Google Reader para baixar e disponibilizar feeds mesmo quando o usuário não estiver conectado à Web, o Gears já começa a mostrar seu poder.

Lí no Bernarbauer que já existe uma extensão para Wordpress que combinada com a disponível para o Firefox permitem que o usuário baixe o conteúdo de blogs  e possam visualizá-los mesmo desconectados da Web. Uma ótima notícia para quem usa Notebook e quer continuar lendo notícias mesmo em lugares sem cobertura Wi-fi.

O que esperar do Google Gears? Certamente o Google Docs & Spreadsheets já devem estar ganhando a possibilidade de seu uso off-line. Provavelmente o esperado Presently já possa vir com a novidade também.

Google Dictionary

Para integrar a família de tradução, com a tradução de termos e resultados de busca em diferentes idiomas, a Google lançou o Google Dictionary, que promete traduzir, mostrar definição e algumas frases relacionadas ao termos buscados.

Inicialmente o serviço está disponível para tradução entre inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Veja um exemplo: Dinner em italiano

quarta-feira, junho 20, 2007

Youtube no iPhone

Não bastasse uma versão exclusiva do Google Maps para o iPhone, a Apple anunciou hoje que seu aparelho celular terá uma versão exclusiva do Youtube. Assim como no Apple TV, usuários do iPhone poderão navegar e visualizar os vídeos do acervo do Youtube. Você pode conferir uma demostração no vídeo abaixo:



Maiores informações: Apple.com

Google Compra Zenter: Programa de Apresentações deve ser poderoso!

Já foi até confirmada publicamente pelo CEO da Google e pelo time do Google Brasil. A Google está desenvolvendo um programa de apresentações on-line, atualmente nomeado de Google Presently.

Tudo começou com o lançamento do Google Docs & Spreadsheets. Recetemente a empresa adquiriu a Tonic Systems, empresa com tecnologia para criação, conversão e visualização de apresentações on-line. Dias após a aquisição o Gmail já contava com um visualizador de apresentações do PowerPoint.

Para deixar o seu programa de apresentações mais poderoso e deixar o time do Office, da Microsoft mais preocupado, a Google anunciou ontem (19) a compra de mais uma empresa de apresentações on-line, a Zenter.

Seja qual for o objetivo do programa desenvolvido pela Google, o seu projeto parece ser grande, já que duas empresas precisaram ser compradas, além de um grande tempo para desenvolvimento e implementação, que podem até trazer novidades para o Google Docs & Spreadsheets, já que há rumores fortes de que a empresa estaria interessada em deixar sua suíte de aplicativos disponível off-line.

O jeito é esperar, nos próximos dias novidades interessantes podem estar por vir.

terça-feira, junho 19, 2007

Youtube em Português e mais 8 idiomas

O Youtube já está com sua versão em português funcionando. você pode conferir no endereço http://br.youtube.com/. Nos últimos dias a Google resolveu investir pesado no serviço que teve seu acervo convertido pra poder rodar no Apple TV e Celulares, além de ganhar remodelação no player e no layout geral do site.
O site também ganhou versão em outros 8 idiomas: Confira:

YouTube France
Youtube Ireland
YouTube Itay
YouTube Japan
YouTube Netherland
YouTube Poland
YouTube Spain
YouTube UK

--

Gostaria de pedir desculpa aos leitores pela baixa taxa de atualização, mas eu estava fora. Volto hoje, tentando atualizar o blog com mais freqüência.

Google implementa busca por documentos recentes

Quem está por dentro de como funciona o Google sabe que o que determina o posicionamento de determinada página num resultado de busca é o PageRank. Dentre os fatores mais importantes do PR está a data de criação (indexação, na verdade) do documento. Quanto mais antiga for determinada página, melhor será seu posicionamento no Google (óbvio que isso não desconsidera outros fatores como relevância e número de backlinks).

Em muitos momentos o que menos importa para um usuário que busca determinado assunto é a idade da página. Ele precisa de informações frescas, principalmente quando o assunto é algo que ele acabou de saber na TV ou num blog, site, etc.

Pois para essas situações, o Google acaba de implementar a busca por data. Com essa ferramenta é possível delimitar o período de busca por determinado assunto. Veja no exemplo abaixo uma busca pela expressão "Brasil", numa busca comum no Google:
Agora uma busca pelo termo "Brasil" selecionando apenas os resultados dos últimos 3 meses:
Apenas os resultados indexados nos últimos 3 meses. Para quem precisa de informação fresquinha, uma mão na roda.

--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.

Marcadores: ,

sábado, junho 16, 2007

Vídeo: Prometeus

O vídeo abaixo (em inglês) faz uma previsão da economia e do poder que o ser humano terá até o ano de 2050.

Muito interessante, vale a pena assistir.

YouTube Remixer: edite seus vídeos online

O YouTube acaba de ganhar um recurso muito interessante que permite editar seus vídeos online: o YouTube Remixer.

O Remixer é produto de uma parceria com a Adobe, e utiliza o motor do Adobe Premier Express para inserir áudio, imagens, transições e efeitos aos vídeos.

Infelizmente, não pudemos testar o serviço, ficamos apenas com uma eterna mensagem "Connecting to editing server. Please wait...".

Acesse: YouTube Remixer

YouTube Mobile



A Google lançou a versão móvel de seu mais popular site de vídeos, o YouTube. Através do endereço m.youtube.com é possível assistir a uma parcela dos vídeos do YouTube diretamente do celular.

É necessário que o aparelho ofereça suporte a vídeos em streaming e recomendado que o usuários tenha um plano que não cobre por dados trafegados.

O site também é acessível de qualquer computador, mas para assistir aos vídeos é necessário um player que suporte o formato 3GP.

Acesse: Google Mobile

quinta-feira, junho 14, 2007

Google Video vira uma agregador de vídeos

A Google finalmente transformou o Google Video em um verdadeiro buscador de mídia, que agora traz resultados de Metacafe, iFilm, Grouper, Yahoo Video, MySpace além de outros.



Além de indexar dezenas de sites, o serviço ganhou um frame que aparece acima de cada resultado da pesquisa e dispõe de funções como "Vídeos relacionados" e "Enviar para amigo".

Apesar de mudar seu foco, o Google Video continua permitindo que usuários enviem seu próprio material para o site.

Visite: Google Video

segunda-feira, junho 11, 2007

O céu é o limite?

Na última quinta-feira o valor das ações da Google bateram um novo recorde, US$ 518,84, o anúncio da parceria com a Salesforce.com impulsionou essa nova alta. A Google é a líder do mercado de buscas on-line há algum tempo, desafiando a lei da gravidade, mas esse crescimento exponencial cria uma série de dúvidas e questões ao redor do futuro em Moutain View.

Será possível a Google se tornar ainda maior?

De acordo com dados da Hitwise, nas últimas quatro semanas terminadas no dia 2 de junho, a Google registrou 64,8% da audiência em ferramentas de busca, o triplo do seu concorrente mais próximo, a Yahoo!, que obteve 21,7% do tráfego no período. Muitos analistas do mercado – incluindo esse que aqui escreve – teorizam que em algum ponto a Google sofrerá uma saturação natural na questão de organizar a informação presente na internet. Contudo, não existem tendências, tampouco pistas de onde esse ponto se encontra.

Já ponderei sobre a possibilidade do Google perder seu domínio a partir de novas ferramentas competitivas, mas isso ainda não aconteceu. Imaginei que a integração do MSN com o novo Vista pudesse afetar a participação de mercado da Google, mas parece que isso também não acontecerá. O que está acontecendo é um crescimento absurdo e inimaginável, até mesmo para o melhor analista desse mercado, os tentáculos da gigante de Moutain View além de maiores ficam cada vez mais fortes.

Na transição de pronome para verbo a Google passou a ser mais do que uma ferramenta para encontrar informações on-line, rapidamente se transformou na ferramenta padrão de navegação pelos mares mais remotos da internet, substituindo a caixa de endereços dos browser e criando uma nova forma de navegação.

Sim, mas de onde vem essa conclusão?

O segredo para o Google ser a ferramenta padrão de navegação pode ser observado na lista das principais buscas realizadas no site. O termo mais procurado, representa 4% de toda audiência do Google, é a plavra MySpace. De fato, 17 dos 20 termos mais buscados no Google são palavras diretamente relacionadas a outros gigantes da internet como, ebay, Yahoo e mapquest. Incrivelmente o décimo quarto termo mais procurado é a própria palavra Google. Apenas os 3 primeiros termos não são sites conhecidos e sim palavras como: pornografia, pornografia grátis e letras de músicas.

Contudo, com todo esse sucesso, o domínio da Google na internet está limitado a buscas. No mercado de webmail, por exemplo, o Gmail é o quinto colocado muito, mas muito, distante do serviço da Yahoo! que possui um tamanho 12 vezes maior que o Gmail em termos de visitas. O mesmo acontece com plataformas sociais, a presença do Orkut chega a ser patética, o MySpace líder desse mercado é 300 vezes maior que a plataforma do Google. Até mesmo sites informativos como o Google Finance é muito menor que o líder do segmento o Yahoo! Finance. Por isso, não podemos esquecer que a liderança da Google está totalmente restrita a buscas on-line.

A estratégia mais promissora para o crescimento da Google é a aquisição de empresas com potencial junto com o desenvolvimento, em casa, de novas soluções on-line. Um bom exemplo para ilustrar essa estratégia foi a compra do Youtube em outubro de 2006. Depois da aquisição a Google assumiu a liderança do mercado de vídeos on-line. Seus dois serviços juntos representam 51% da audiência na categoria.




Com todos esses pontos a serem levados em consideração, se torna muito difícil arriscar um palpite em relação ao futuro da Google. Unindo ameaças e sucessos só conseguimos observar um crescimento incessante. A pergunta que não consigo responder, ainda, é: Onde essa empresa vai parar, qual caminho vai seguir e quem poderá ameaça-la?




--
Diego Cox é Editor do
Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

Marcadores:

quinta-feira, junho 07, 2007

Número de downloads do Google Earth já é maior que a população do Brasil

Segundo Michael Jones, um dos engenheiros do Google, o download do Earth já superou a marca de 200 milhões. Para se ter uma idéia do sucesso do programa de mapas, este número já supera os aproximados 188 milhões de habitantes no Brasil. Utilizando outra comparação, Jones disse que a quantidade de instalações do Earth, desde seu lançamento a 2 anos supera a quantidade de instalações de Windows XP no mesmo período. Impressionante, não?

Ainda como exemplo da popularidade do Earth, Jones citou o exemplo da atriz Angelina Jolie que tatuou no braço a longitude e latitude do local de nascimento de seus filhos, 3 deles adotados.

O engenheiro conta que o número de downloads ainda deve crescer, e que as pessoas devem adotar com o tempo tecnologias menores para visualizar e interagir com os mapas. Mas então, o que elas devem comprar? Segundo ele: "Um Apple iPhone com o Google Earth"!

Leia mais: News.com

Google Agenda ganha diretório de eventos Públicos

Recurso ainda indisponível no Brasil, o Google Agenda ganhou diretório com uma série de eventos públicos que podem ser adicionados ao calendário dos interessados. O recurso já está em português, porém a versão tupiniquim não possui eventos cadastrados. Sobra a lista de eventos americanos, que conta com programação de TV, Seriados, eventos e feriados.

Outra novidade no Google Agenda é um novo menu "adicionar" na caixa de "Minhas Agendas", que permite adicionar mais facilmente alguma agenda, seja ela nova, importada ou de algum amigo.


Você pode ver mais informações sobre o calendário de eventos para os Estados Unidos e visualizar imagens no Google Operating System.

Caso queira alguns dos eventos americanos, você pode mudar a inteface do seu Google Agenda para inglês, assim, você poderá visualizar a lista de eventos na página do diretório de calendários públicos americano.

quarta-feira, junho 06, 2007

Mais uma aquisição: Peakstream

Já confirmada pela Google a compra da Peakstream Inc. uma empresa que consegue melhorar a performance de simples aplicações em processadores de multi-core. Misteriosamente o site da recém adquirida empresa está fora do ar, mas você pode visualizar o cache no próprio Google.

Não bastasse a aquisição, a Google também anunciou parceria com a Salesforce para que, junto com o Adwords, ajudem milhares de anunciantes. Interessados podem entrar no programa e ganharem $50 em créditos no AdWords. (Restrito a U.S., Canada, e Mexico). Veja o Press Release.

segunda-feira, junho 04, 2007

Já botamos a mão no Google Mashup Editor

Comunicados via e-mail na tarde de hoje, alguns inscritos para o uso do Google Mashups Editor já ganharam acesso ao novo serviço da Google. Já havíamos falado do lançamento do produto, mas ele estava fechado e com inscrições para interessados.

Através do Mashup Editor, usuários poderão criar e interagir mais facilmente com serviços da Google, além de poder testar e publicar seus códigos facilmente via pagina web ou como Gadgets para o iGoogle. O serviço tem componentes em AJAX, verificador de erros e coloração do código. Ainda não consegui fazer com que ele autocomplete os códigos digitados, recurso premetido no lançamento.

No pouco tempo que brinquei com o serviço, vi que ele é simples, porém um tanto quanto trabalhoso para quem não o conhece e não está disposto a ler os manuais e documentação. Já deu pra tentar fazer alguma coisa, mas vi que o poder do serviço vai muito além, podendo integrar feeds, vídeos, mapas, agenda e tudo mais.

O futuro do Feedburner

Afinal o que a Google realmente pretende com a compra do FeedBurner? Certamente essa aquisição está diretamente ligada ao Analytics e ao AdWords/AdSense. A maioria dos blogueiros e sites de conteúdo utilizam as três ferramentas que juntas podem ser complementares e muito mais poderosas.

Dick Costolo, O CEO do FeedBurner, profetizou a três anos atrás: Feeds em RSS são a nova mídia, funciona de forma diferente da Web. “A nova mídia nunca gera dinheiro para uma mídia antiga; gera dinheiro para novos tipos de aplicações”, ele declarou à revista Bussines 2.0 no ano passado. Sem dúvida ele estava certo, basta observarmos quantos dólares em publicidade a Google já perdeu para o FeedBurner.

O negócio, estimado em cerca de 100 milhões de dólares, foi realizado com um foco totalmente publicitário. A Google percebeu a possibilidade de capitalizar em vendas de anuncio a partir do serviço. O FeedBurner vende anúncios em Feeds, um mecanismo web que é utilizado na maioria dos blogs e sites de noticias, entregando headlines, sumários ou até mesmo todo o texto de posts e artigos.

O FeedBurner não distribui feeds apenas; ele os destaca e recombina de várias maneiras. Podemos, por exemplo, pegar dois ou três blogs e inserir em uma mesma conta do FeedBurner, criando um feed único em tempo real. Uma grande funcionalidade do Feedburner é relacionar publicidade aos feeds, essa é uma boa funcionalidade, mas o poder da ferramenta permite muito mais. Imagine se o Google utilizasse sua ferramenta de busca para relacionar vídeos, sites e posts de blogs em um feed.

Do outro lado o FeedBurner também pode auxiliar outro produto da Google, o Analytics. Recentemente, depois da aquisição da empresa Blogbeat, a ferramenta passou a disponibilizar poderosas estatísticas para rastreamento do seu RSS. Juntando essa funcionalidade com o Analytics a Google poderia oferecer uma ferramenta muito mais poderosa, incluindo dados do tráfego via RSS. Dessa forma o FeedBurner permitiria que os blogueiros e editores pudessem observar com mais profundidade como seus usuários consomem seu conteúdo.

De fato depois dessa aquisição a Google entrou para valer no mercado de feeds RSS alarmando a concorrência. Mas sem dúvida editores, blogueiros e anunciantes apreciaram bastante essa compra, apenas uma empresa controlando duas ferramentas muito utilizada pelos mesmo usuários é um bom negócio para ambos os lados.

O que vocês pensam? Essa aquisição irá aumentar o poder da Google na blogosfera?
--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

Marcadores:

domingo, junho 03, 2007

Em Breve: Google Apresentações.

Confirmado pelo próprio time do Google Brasil: A Google está desenvolvendo um sistema de apresentações que deve ser lançado muito breve e fazer parte do já exisitente Google Textos & Planilhas.

Veja o anúncio oficial feito neste sábado (02), no próprio blog do Google Brasil:
Acabamos de adquirir a Tonic Systems, empresa sediada em São Francisco e Melbourne, Austrália. Eles têm uma excelente tecnologia para a criação de apresentações e conversão de documentos e será um grande acréscimo quando adicionarmos o compartilhamento de apresentações e os recursos de colaboração ao Google Textos&Planilhas.

Já libertamos aqueles que trabalham em equipe do fardo do controle de versões e da sobrecarga dos anexos de e-mails nas idas e vindas na confecção de planilhas e processamento de textos. Pareceu lógico acrescentar apresentações a esse conjunto de produtos; afinal de contas, quando se criam slides, quase sempre você os compartilha. Agora, estudantes, escritores, professores, organizadores e, bem, qualquer pessoa que use um computador, pode esperar ter colaboração em tempo real e baseada na Internet em formatos de documentos comerciais ainda mais comuns. Nosso prazo é o verão dos EUA.

sexta-feira, junho 01, 2007

Google já é dona do Feedburner


It's True-gle!

Foi assim que os criadores do Feedburner anunciaram no blog Oficial do serviço. A aquisição, uma das mais esperadas por todos os blogueiros já está estampada na página inicial do Feedburner e coloca um ponto final nas especulações sobre a compra que circularam durante a semana.

O suposto valor da aquisição: $100 milhões. Um valor pequeno comparado a aquisição do Youtube e da Doubleclick, mas muito grande se comparado com o investimento de 10 milhões que o Feedburner recebeu na sua criação, em 2003.

Ao logar-se, os usuários do Feedburner já estão sendo convidados a aceitar os termos de contrato do Google e estão sendo avisados que já haverá mudanças no FAN, serviço de anúncios em Feeds mantido pelo Feedburner.

As novidades trazem esperança para os blogueiros, já que a quantidade de anunciantes deve aumentar drasticamente.

Google developer Day: Vídeos

Como prometido, os vídeos das apresentações do Developer Day já estão no Youtube.

Acompanhe abaixo:

Boas Vindas com Alexandre Hohagen



Overview



Introdução ao Google AJAX API



AdWords API



Maps API



Para ver vídeos de outros lugares do mundo, visite o Canal do Google Developer Day no Youtube.