Undergoogle

sexta-feira, agosto 31, 2007

Undergoogle recomenda: Notebooks Blog


O Notebooks blog é uma iniciativa que procura informar tanto os que estão pensando em comprar uma máquina como os que querem tirar o máximo proveito da sua.

Com 6 meses, o blog procura trilhar um caminho que passa entre os sites técnicos, que descem aos mínimos detalhes técnicos, e os sites de venda, que buscam ressaltar e vender seus produtos.

Avalia e fala de Notebooks trocando um monte de fichas técnicas de no notebooks por várias notícias relacionadas com o tema, algumas até curiosas.

Posts recentes, por exemplo, falam sobre o lançamento e características do notebook Positivo V146, a tendência de expansão das redes Wimax e informações úteis sobre como importar notebooks dos Estados Unidos.

Outros posts que merecem destaque:
Uma visita ao blog certamente será proveitosa a todos que se interessem por notebooks. Não esqueça de assinar o Feed e receber mais comodamente todas as novidades do Notebooks Blog.

--
Aviso: Este artigo é uma resenha patrocinada. Caso deseje que seu produto apareça no Undergoogle, entre em contato pelo e-mail: comercial[arroba]undergoogle.com

Google Earth Flight Simulator

Depois do lançamento do Google Sky, internauta descobre função Flight Simulator Dentro do Google Earth. Veja:

Mexendo na nova versão do Google Earth, Marco Gallotta localizou algo que pode ser um simulador de vôo dentro do Google Earth. O recurso permite ao usuário voar entre aeroportos utilizando a tela do Earth como paisagem e o mouse como joystick.

Para poder brincar dentro do Earth, certifique-se de ter baixado a última versão do Google Earth, após instalar e abrir o programa, pressione as telas Ctrl + Alt + A. Caso não visualize nada da primeira vez, pressione novamente. A tela abaixo aparecerá:

Nela, pode-se escolher o tipo de avião (F16 "Viper" ou SR22) a ser utilizado e o aeroporto. Clicando no botão "Start Flight" o usuário verá guias na tela e o aeroporto começará a carregar. Para começar o Vôo, basta pressionar a barra de espaço, para pilotar a aeronave, pode-se utilizar o mouse, um Joystick ou o teclado, onde a lista de comandos pode ser encontrada aqui.


Recomendamos uma conexão boa, já que as imagens são carregadas muito rapidamente e a emoção do vôo está em olhar para baixo, nas paisagens reais do Google Earth.

Créditos das imagens e fonte: Marco Gallotta.

Veja mais sobre a nova versão do Google Earth.

Blogday: Confira os indicados do Undergoogle

E não é que o Blogday já está completando 3 anos? Como recomenda o figurino, a intenção do dia é não só comemorar mas também linkar e fazer os leitores conhecerem conteúdo novo e de qualidade. Primeiramente gostaria de agradecer aos blogs que já linkaram o Undergoogle e falar que é muito complicado fazer a listinha de 5 blogs, já que ultimamente venho acompanhando dezenas de blogs e descobrindo outros muitos diariamente. Vou tentar seguir a regra, que pede para cada blogeiro indicar blogs novos e dos mais variados assuntos:
  1. Tutoriais Photoshop: Como amante do Photoshop não poderia deixar de prestigiar este blog com dicas e muitos tutoriais interessantes.
  2. Geekninja Tecnologia: Este eu conheci há pouco tempo, mas já se tornou leitura diária obrigatória, devido as nerdices, e informações sobre tecnologia.
  3. Besteirol: Blog do amigo Lourenço. Muita coisa engraçada e inútil para divertir o dia.
  4. Desenblogue: Criações publicitárias de muito bom humor! Vale a pena perder um tempinho pra ver as criações e dar muita risada com as idéias.
  5. NokiaBR: Blog pra quem quer ficar ligado nas novidades dos celulares NOKIA e principalmente novidades, dicas e downloads para o sistema Symbian.
Ainda não tem um blog? www.blogger.com. Quem sabe ano que vem você aparece na nossa lista!

quarta-feira, agosto 29, 2007

Google libera versão 1.4 final do Google Web Toolkit

Do GuiadoHardware.net:
A Google liberou oficialmente a versão 1.4 da sua plataforma de desenvolvimento web, o Google Web Toolkit (GWT), que é open source. É um ambiente de desenvolvimento de aplicações web sobre o navegador, usando Ajax e Java, além de ser possível usá-la também para construir aplicações desktop. A nova versão tem melhorias significantes no desempenho e melhores tempos na inicialização das aplicações, novos widgets (acessórios) e bibliotecas, e novas opções de desenvolvimento.
Veja um exemplo de utilização do Web Toolkit: Exemplo de Aplicação de E-mail.
O Google Web Toolkit pode ser adquirido aqui. O framework GWT depende da plataforma Java SDK, da Sun. Download

Maiores Informações: Blog Oficial do Google

terça-feira, agosto 28, 2007

Confira o video final do Tour do envelope do Gmail

Chegou ao final a saga do Envelope do Gmail pelo mundo. A equipe do Gmail pediu e os usuários colaboraram com vídeos onde tudo o que se precisava era de uma câmera, do envelope com um M do Gmail e de um pouco de criatividade. Entre os mais de 1000 vídeos, foram selecionados os mais interessantes e montado um final, que pode ser conferido abaixo:



Você pode conferir todos os vídeos no Youtube. Outra forma de visualizar os vídeos é através de uma versão especial do Google Maps, onde você pode visualizar os vídeos conforme o local de onde foram enviados. Visite também a página oficial da saga do envelope.

OK, Já tenho um GooglePhone!

Sim, e eu já estou utilizando o meu! Como? Simples! Leia abaixo:

Bem, eu tenho um "Google Phone" há meses. Não queria falar, mas diante da pressão vou revelar o segredo guardado a 7 chaves. Primeiramente, uma foto do meu Google Phone:
"Mas Fernando, esse não é um Nokia E61?"

Sim! Diante de todos os rumores de um possível lançamento de um aparelho celular com a marca Google, não poderia deixar de falar sobre esse assunto.

Rumores de um celular já rodam a internet há tempos; protótipos mirabolantes e recursos que integram todos os serviços com um dispositivo móvel, compacto e elegante não faltam. Bem, vamos partir da idéia de que a Google realmente deseja entrar no mundo da mobilidade, tornando seus buscadores e serviços acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento. Um aparelho físico parece algo estranho diante das parcerias com Apple, Samsung e outras marcas de celular para disponiblizar serviços da Google em aparelhos das respectivas marcas. Ora, qual seria o diferencial de um aparelho da Google se todos seus recursos podem ser acessados de outros celulares?

Muitos falam de preços atraentes, programas de inclusão, aparelhos concorrentes ao iPhone e até novos conceitos de software e hardware. Sim, eu esperaria isso muito ansioso e até seria um dos primeiros a comprar caso fosse lançado um pela empresa. Mas ,com a maioria dos serviços da Google disponíveis para qualquer celular e com aparelhos fantásticos já existentes, por que as pessoas resolveriam trocar seus aparelhos celulares e smartphones por um da marca Google?

Com a quantidade de aplicativos e sites portados para dispositivos móveis, qualquer celular ou Smartphone pode se tornar um Google Phone. Entre os programas que utilizo nativamente no Nokia E61 e que praticamente qualquer celular moderno pode suportar:


  • Gmail Mobile: Um aplicativo em Java que, quando instalado, permite com que o usuário visualize suas mensagens rapidamente e consumindo um tráfego de dados muito pequeno.
  • Google Maps: Versão também disponível para muitos dispositivos móveis, que permite visualizar mapas do mundo todo e traçar rotas.
Entre os serviços que já possuem versão portátil acessados via Web, os quais testei e realmente cumprem com a necessidade de mobilidade e consumo pequeno de banda:
  • Google Calendar: permite visualizar e adicionar eventos;
  • PicasaWeb: Permite visualizar imagens de álbuns do PicasaWeb;
  • Google Reader: Versão reduzida e simples do Reader;
  • Google News: Permite a leitura das últimas notícias do News, além de categorias específicas;
  • Youtube: Permite visualizar vídeos ( Necessita do Real Player);
  • Busca: A busca permite acesso a sites móveis ou convencionais e criação de página personalizada com e-mails e previsão do tempo;
  • Blogger: Através de integracão por SMS e e-mail pode-se postar fotos e textos no Blogger.
  • Google Maps: Versão on-line, específica pra Celulares, que permite visualizar tráfego e rotas.
Mas e o resto? Para todo o resto existe o Opera Mini, que permite uma navegação tão real e agradável quanto o Safari que vem com o iPhone.

Realmente estou torcendo para um aparelho físico com a marca Google, com novidades e recursos matadores, mas como a chance disso se tornar realidade em pouco tempo realmente é pequena. Fico por enquanto com meu Google Phone improvisado.

Segundos alguns rumores, faltam poucos dias para um anúncio oficial de lançamento, resta esperar e torcer para que este meu artigo esteja errado!

Quer ver todos os serviços com seus respectivos links para o Celular? mobile.google.com. Acesse e torne seu Celular um Google Phone.

segunda-feira, agosto 27, 2007

Google estará na Bienal promovendo Busca de Livros

Dia 13 de setembro, começa a XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, A Google estará presente em um estande com a proposta de mostrar um pouco do Google Books e principalmente incentivar escritores a disponibilizar seus livros no Google Books, serviço que permite a pesquisa em trechos de livros on-line. Nas demonstrações, visitantes devem ver a integração do Books com lojas brasileiras e buscas em livros, além da integração com algumas bibliotecas.

A participação pode tornar o Books mais interessante para o público brasileiro, já que a maioria dos livros diponíveis ainda é da lingua inglesa. Interessante também seria maior integração da busca por bibliotecas em terras brasileiras, a exemplo do que ja acontece no Books pelo mundo e com alguns livros disponíveis na USP. Veja exemplo (Otelo - William Shakespeare).

Para quem quiser visitar, a empresa estará no estande 232, Rua L do Pavilhão Azul. A XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro acontece entre 13 a 23 de setembro de 2007 no Riocentro. Rio de Janeiro - RJ

Maiores Informações: Blog do Google Brasil | XIII Bienal do Livro do Rio

quinta-feira, agosto 23, 2007

Por dentro do Adwords #20: Entenda a origem do tráfego pelo Analytics

O Google Analytics classifica as Fontes de tráfego do seu site em 3 categorias diferentes.

Tráfego direto: É o visita contabilizada quando o Internauta digita seu domínio direto no navegador. Caso você tenha um domínio principal e vários domínios auxiliares (técnica altamente recomendada), use o relatório Segmento: Nome do Host para descobrir quais domínios auxiliares são mais eficientes.
A técnica de registro de domínios auxiliares é descrita no Livro Escolha seu .com e você pode ler o livro em PDF de forma gratuita.

Um site com tráfego direto forte significa que sua marca é forte e você já é independente dos buscadores e dos outros sites que inserem um link apontando para você. É o santo graal. Obviamente se você tem apenas uma visita e esta visita é tráfego direto, bem, então ter 100% de tráfego direto não é tão bom. Tráfego direto é o santo graal para quem já tem volume de visitação.

Sites de referência: É o visita contabilizada quando o Internauta clica em um link em outro site que aponta para seu site. Um site com muitos sites de referência provavelmente terá um Pagerank alto, já que o número de links é utilizado pelo Google para definir sua "reputação" na Internet. Sites com muita visitação através de Sites de referência são conhecidos por terem bom conteúdo. O conteúdo é tão bom que as pessoas indicam seu site.
Analise o tráfego de sites de referência através de sua Origem ! Os sites que mais enviam clientes são seus maiores aliados. Entre em contato com eles e tente ampliar sua explosição, inclusive de maneira PAGA ou na forma de permuta.

Mecanismos de pesquisa: É o tráfego gerado pelo Google, Yahoo, Live e etc. A avaliação deste tráfego deve ser dividida em: paga e não paga.

O tráfego "não pago" é gerado através da resposta orgânica (gratuita) do instrumento de pesquisa. Neste caso, vale a pena segmentar o relatório por palavra-chave.
Assim você descobrirá que palavras-chave pesquisadas mais enviam visitas para seu site de forma gratuita. Este relatório é uma das mais poderosas ferramentas para direcionar seu SEO (Search Engine Optimization).

No caso do tráfego pago, ou seja, você anunciou em links patrocinados através do Google Adwords ou o Panama do Yahoo. Neste caso, Segmente o relatório por palavra-chave e depois use o tab "conversão da meta". Lembre-se que as taxas de conversão são apenas calculadas se você definiu seu funil de visitação e suas metas.

Utilize o Google Analytics para direcionar seus investimentos na Internet e seu Search Engine Optimization. Use-o diariamente !


Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra (2a. Edição !)


Você pode adquirir a 2a. edição do livro pelo Submarino

Marcadores: , ,

Novo Layout no Orkut: Nós já testamos!



Hoje a equipe do Orkut anunciou a mais recente melhoria do site: um look atualizado! Assim como você muda a foto do seu perfil para mantê-la atualizada, estão atualizando a aparência do orkut. Para começar, será implementado as mudanças para um pequeno grupo de usuários selecionados aleatoriamente e as mudanças continuarão até que todos estejam no novo site. As novidades serão anunciadas de tempos em tempos no próprio blog oficial do Orkut.

Já botamos a mão no Novo Layout, graças ao leitor Rodrigo Wazzup, do http://anokz.info e sua irmã, Gabriela Lopes que foi uma das felizes contempladas com o novo layout. A inteface ficou realmente mais organizada e moderna. Houve mudança nas comunidades (as estranhas letras sumiram), a busca ficou mais organizada e próximos aniversariantes estão melhores posicionados.

Página do Perfil de usuários

Janela de Pesquisas

A página de configuração do Perfil

Veja mais no Blog Oficial do Orkut.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Explore o Universo com o Google Earth

Ainda em 2005, falamos do interesse da Google pelo céu. Com alguns meses de Google Earth, os olhos se voltavam para uma possível versão que pudesse explorar o universo, com todas suas estrelas e planetas. Bem, uma parte do rumor acaba de se concretizar: A Google anunciou hoje (22) a integração de mapas estrelares ao Google Earth, criando o Google Earth | Sky, que deve ser conhecido popularmente como Google Sky. Assim, usuários poderão visualizar constelações, galáxias planetas, imagens lunares e animação de órbitas na janela do Earth de forma tão prática quando inclinar a cabeça para cima em uma noite de céu limpo.

Para utilizar do recurso, basta o usuário baixar e instalar a nova versão do Earth, a 4.2. Veja um vídeo demonstrativo:



O Earth também ganhou visualização de Tráfego em tempo real, infelizmente disponível somente para o público americano. [veja mais]

Baixe agora o Google Earth 4.2

terça-feira, agosto 21, 2007

Como colocar o Google Maps em um site?

A Google parece ter acabado com toda a dor de cabeça para usuários comuns utilizarem o Google Maps em seus sites e blogs. Antes, era necessário saber utilizar a API do Google Maps, além de botar a mão na massa pra fazer o Maps funcionar de forma desejada.

Pensando na popularização do serviço, a Google achou uma solução prática, à moda Youtube. Assim o usuário simplesmente gera um código HTML do lugar desejado e publica onde bem entender. Para acessar o código, o usuário deve achar a localização desejada, clicar no botão "Link to this page" e copiar o conteúdo do campo "Paste HTML to embed in website".


Adivinha onde fui testar... No Orkut. Infelizmente não deu pra visualizar o mapa. No lugar, uma mensagem
"View Larger Map" apontava para a localização no Google Maps.

Veja um exemplo de utilização aqui.

Google investindo em serviços na China

Em parceria com a chinesa Tianya, a Google lançou para o mercado com a maior população do mundo dois novos serviços. Laiba, uma espécie de Orkut chinês e Wenda, uma espécie de versão local para o o Google Answer. Segundo rumores, a Google teria comprado 60% da Tianya.


Com o codenome de "Google Fensi", o serviço de relacionamentos lançado promete tornar-se o centro de discussão dos internautas chineses, inclusive Lee Kai-Fu, diretor do Google na China possui seu perfil no serviço.


Visite:Laiba e Wenda

Além dos novos serviços, o Google BlogSearch ganhou sua versão chinesa. Lógico que a busca segue as rígidas leis de censura chinesa. Visite blogsearch.google.cn


Fonte: ZDNet

Orkut não entra no top10 das redes sociais americanas

Realmente o Orkut não é um serviço muito popular nos Estados Unidos, perdendo até para o Club Penguin, que é usada apenas por crianças Além de ser somente popular aqui e na índia, pesquisas mostram que os concorrentes estão muito a frente da rede de relacionamentos da Google.

O crescimento do Facebook, que ganhou cerca de 11 milhões de membros em apenas um mês, mostra que o reinado do MySpace corre risco.

Veja o Ranking:
  • MySpace.com 61,2 milhões de usuários
  • Facebook 19,5 milhões de usuários
  • Classmates Online 12,6 milhões de usuários
  • Windows Live Spaces 8,8 milhões de usuários
  • AOL Hometown 7,2 milhões de usuários
  • Reunion.com 4,0 milhões de usuários
  • Club Penguin 4,0 milhões de usuários
  • LinkedIn 3,9 milhões de usuários
  • AOL People Connection 3,7 milhões de usuários
  • Buzznet.com 3,3 milhões de usuários (Veja mais: Info Online)
Mas e se a pesquisa fosse realizada no Brasil? Certemente o reinado absoluto seria do Orkut!

quarta-feira, agosto 15, 2007

Google recalcula o Pagerank

Os fóruns internacionais já anunciaram que o Google começou a recalcular o Pagerank. Para quem chegou agora e não sabe: o Pagerank é a medida da sua reputação na Internet, o valor varia de 0 até 10 (maior reputação) e é baseado em diversos fatores entre eles: número de links que recomendam seu site. O cálculo do Pagerank demorara algumas semanas e deve estar finalizado no começo de setembro. Vamos acompanhar.

Imagem: CC-by-SA, by Felipe Micaroni Lalli

Dica
Para descobrir qual o Pagerank do seu site visite: http://www.pagerank.com.br/

Complemento: o site foi lançado e já foi imediatmente copiado... Veja o post "o que fazer com os macacos da web" :)

Marcadores:

terça-feira, agosto 14, 2007

Socorro! Liberaram HTML nos recados do Orkut

Muita gente já está anunciando euforicamente que o Orkut está ganhando a possibilidade de incorporar HTML na hora de enviar Scraps.

Veja o anúncio oficial no Blog do Orkut:
Agora é possível enviar recados muito mais ricos para seus amigos. Você pode enviar fotos e inserir código HTML ou URLs, e o conteúdo vai aparecer na página de recados dos seus amigos. Para enviar uma foto em um recado, basta clicar no botão de "adicionar foto" logo abaixo da caixa de entrada de texto nos recados do seu amigo. Você pode enviar uma foto do seu computador ou colocar a URL de uma foto que você gostaria de adicionar. Sua fotos vão ser armazenadas em uma conta do Picasa Web Album, então você pode clicar na aba "Picasa Web Album" no selecionador de fotos da próxima ver que você for enviar uma foto. Para vocês que querem mais do que simples fotos, você pode acrescentar código HTML para adicionar coisas como vídeos do YouTube ou slide shows do slide.com.
Se os desenhos em ASCII (feito só com texto) já incomodavam e lotavam a caixa de recado com informações inúteis, imagina com a possibilidade de enviar fotos, vídeos, música e porque não, alguns vírus! Informações dão conta que somente algumas url's são aceitas, porém quebrar isso parece ser fácil diante de todas as vulnerabilidades encontradas até hoje.

É difícil de acreditar que uma empresa com a Google tente combater concorrentes, como MySpace e Facebook com um serviço inseguro e cheio de brechas , além de uma forma atrasada e praticamente inútil de integração com outros sites. Me diga quem utiliza RSS dentro do Orkut e dê bons exemplos de utilização de vídeos, imagens e músicas nas páginas de recado?

De bom, fica a integração com o PicasaWeb, possibilitando aos usuários armazenar imagens e utilizá-las no Orkut.

Embora oficialmente anunciadas, as novidades ainda não estão disponíveis para todos os usuários, mas já estou me vendo noticiando problemas de segurança e mais usuários cometendo orkutcídio devido a poluição visual na sua página de recados!

Como o leitor Gauco, do Notícias Genéricas postou em seu blog: Tomara que meus amigos usem com bom senso...

Primeiras imagens do Google Health

Rumores de muito tempo atrás já reportavam o interesse da Google em construir um serviço para ajudar médicos e pacientes no diagnóstico de doenças, e armazenamento de informações clínicas.

Segundo o próprio
“Weaver” mostra a idéia da empresa para reunir e disponibilizar informações médicas que poderiam ajudar governos e médicos a organizar a saúde da população.

Veja algumas telas abaixo:


Não há uma previsão para o lançamento oficial do serviço, nem afirmações se a interface apresentada sofrerá mudanças. Os domínios google.com/health and google.com/healthcare já estão criados, porém somente funcionando como redirecionamento.

Veja mais imagens e maiores informações no Google Blogoscoped

segunda-feira, agosto 13, 2007

StarOffice de graça, no Google Pack

A Google anunciou o StarOffice como mais novo integrante do Google Pack, pacote de aplicativos recomendados e distribuídos pela empresa. A suite de aplicativos para escritório é comercializado pela SUN, parceira da Google, pelo preço de $70, mas será disponível inteiramente grátis para usuários que baixarem o Google Pack, que infelizmente só funciona para usuários de Windows XP ou Vista.

O principal motivo para que a Google não desse apoio ao OpenOffice.org é de que o StarOffice possui clip-arts, fontes, templates e várias ferramentas, que ajudam muito na hora de uma migração da suite da Microsoft para a apoiada pela Google.

Para quem acha que a Google está dando um tiro no escuro investindo em um programa Offline para edição de documentos e abandonando o Google Docs & Spreadsheets, uma boa notícia pode ser um possível integração entre StarOffice e a suíte de aplicativos on-line da Google. Parece que os rumores de uma versão Desktop do Google Docs & Spreadsheets pode ser substituída por integração entre os documentos on-line e StarOffice, com edição local, porém armazenamento remoto.

Baixe o Google Pack

domingo, agosto 12, 2007

Por dentro do Adwords #19: Adwords ficará mais caro

O Google já anunciou que nas próximas semanas mudará o algoritmo que escolhe quais anúncios de links patrocinados são apresentados na área bonificada. A bonificação é a apresentação do anúncio de links patrocinados ACIMA dos resultados naturais (gratuitos) da pesquisa. Atualmente o algoritmo bonifica os anúncios quando o CTR do anúncio de links patrocinados é alto e leva em consideração também seu CPC (custo por clique) atual do leilão.

Porém este algoritmo mudará em breve.

Segundo o Google, o novo algoritmo ao invés de levar em consideração seu CPC atual, levará em consideração o CPC máximo (Custo por clique máximo) que o anunciante aceita pagar, ou seja, estar numa posição bonificada dependenrá mais de seu interesse pessoal do que dos lances de seus concorrentes.

O Google está dando mais controle para o anunciante escolher se quer ou não ser apresentado na posição bonificada, desde que obviamente aumente seu CPC máximo, a implicação desta mudança é clara, deve elevar em muito o CPC máximo de muitas palavras o que afetará o custo total das campanhas de Links Patrocinados. O Google dá mais controle para o anunciante, mas a guerra de preços recrudecerá !


Nota: Saiu a 2a. edição do livro Google Adwords a Arte da guerra. As principais alterações foram: atualização do sistema de geranciamento de campanha, otimização da landing page, e os contratos no final do livro foram retirados (atendendo a pedidos).

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra (2a. Edição !)


Você pode adquirir a 2a. edição do livro pelo Submarino

Marcadores:

quinta-feira, agosto 09, 2007

Compre mais espaço para seu Gmail

A Google está se aproveitando da possibilidade de vender espaço extra para fotos no PicasaWeb para compartilhar o espaço de armazenamento com o Gmail. Com a iniciativa, usuários poderão fazer um upgrade de 6, 25, 100 ou 250GB de espaço para suas contas de e-mail.





Veja a lista de espaço e preço:
* 6 GB ($20.00 por ano)
* 25 GB ($75.00 por ano)
* 100 GB ($250.00 por ano)
* 250 GB ($500.00 por ano)
As novas capacidades podem ser adquiridas imediatamente pela página do Google Accounts. O grande problema: para adquirir o espaço você precisa estar cadastrado no Google Checkout e consequentemente possuir cartão internacional. A medida certamente é uma forma de tentar popularizar o "Paypal Killer" da Google.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Notícias do Google News poderão receber comentários

Anunciada oficialmente no blog do Google News a possibilidade de envio de comentários para notícias catalogadas no serviço de notícias da Google.

Antes que todos pensem que a empresa quer tornar seu serviço parecido com o Digg onde usuários postam notícias, votam e complementam os links, a empresa restringiu os comentários somente às pessoas envolvidas diretamente na notícia, tais como autor ou fonte da notícia.

Com o novo recurso, a Google pretende deixar mais fácil a atualização de conteúdo às matérias, deixando o serviço mais dinâmico, porém postar um comentário em uma notícia pode ser algo trabalhoso, já que o interessado deve ler o artigo, enviar um e-mail para o time do Google News, indentificar-se e aguardar a publicação, que segundo o blog oficial, não sofrerá cortes e nem edições.

Comentários em site de notícia não soa como novidade, pelo menos aqui no Brasil, onde o G1 (site de notícias da Globo.com) disponibiliza link para comentários logo abaixo de suas notícias, onde os leitores podem expressar sua opinião.

Fonte: Google Operating System

Google afilia-se a OIN e declara apoio ao Linux

A Google tornou-se a primeira filiada da Open Invention Network (OIN), firmando seu apoio ao uso do Linux. Google e OIN fizeram o anúncio nesta terça-feira (07/08) durante a conferência LinuxWorld, que acontece em São Francisco. Formada em 2005, a OIN é uma companhia de propriedade intelectual focada em comprar patentes do Linux para proteger o sistema contra ataques sobre infrações de copyright.

A OIN torna os patentes adquiridos disponíveis gratuitamente para companhias que concordem em não usar suas patentes contra o sistema operacional aberto.

Em um post, Chris DiBona, diretor de programas de código aberto do Google, afirmou o quanto o gigante de buscas confia no Linux. "Desde que o Google começou, o Linux nos deu poder e flexibilidade necessária para servir milhões de usuários pelo mundo", escreveu.

Temos que ressaltar que o apoio ao software livre surgiu a tempos dentro da Google e o apoio mais específico ao Linux ganhou força com a declaração de que a empresa utiliza uma versão modificada do Ubuntu em seus Desktops, além do desenvolvimento de programas como o Google Earth, Picasa e Google Desktop, que rodam nativamente no Pinguim.

Veja mais: Computerworld

terça-feira, agosto 07, 2007

Mais 8 empresas contra o Youtube

Mais oito empresas decidiram processar o Google por encorajar a violação de direitos autorais por meio dos serviços do YouTube. Entre as novas partes envolvidas no processo estão a Music Publishers' Association, maior associação de comercialização de música dos Estados Unidos, a Liga de Rugby e o autor Daniel Quinn.

Leia mais: Reuters Colaboração: Sidnei Castilho

Mais quatro cidades catalogadas no Street View


O Google Street View é um recurso do Maps que possibilita ao usuário ver fotos aéreas de algumas cidades americanas. O recurso já estava disponível para cinco cidades: San Francisco, New York, Las Vegas, Miami e Denver.

Agora foi a vez de San Diego, Los Angeles, Houston e Orlando terem suas ruas catalogadas pelos veículos da Google. Quais serão as bizarrices e curiosidades encontradas nas fotos destas cidades?

Fonte: Googlified

Enfim, voltei...

Confesso nunca ter ficado tanto tempo longe da Internet como nos últimos dias. Como todos devem saber, eu estava em processo de mudança e somente hoje (07) a conexão foi habilitada e pude voltar à Internet. Lembro um pouco antes de ter sumido da internet ter visto um MEME rodando pela blogosfera falando sobre como seria a vida sem o Google, bem eu passei pela experiência e não me senti muito bem.

Uma semana sem internet pode deixar as pessoas de certo modo "burras", já que ficar longe de e-mail, feeds, buscas e contatos acabam fazendo o usuário perder a rotina de andar bem informado e conectado. Alguns podem dizer que é um absurdo não poder ficar algum tempo sem Internet, mas talvez eles não entendam que a Web se move ferozmente minuto a minuto, fazendo com que um simples dia desconectado faça algumas oportunidade e muitas informações serem perdidas.

Entre os principais serviços que senti falta estão:

Gmail: Ficar longe dos e-mail foi realmente a maior falta, embora tenhamos vários serviços de e-mail, estar privados das maravilhas do Gmail foi realmente frustrante. O pior talvez nem seja a interface do Gmail, mas sim saber que suas mensagens estão chegando e você está impossibilitado de acompanhar todas.

Busca: Atire a primeira pedra quem nunca deu uma "googada" rápida para resolver alguma dúvida durante um programa de televisão, conversa de amigos ou tarefas escolares? O ato de buscar tornou-se tão útil e automático que ficar privado dele pode deixar algumas pessoas frustradas. Além do mais, aquela "duvidazinha" sempre acaba aparecendo quando você está longe de um PC.

Blogger: Além de ficar sem e-mail foi muito frustrante ficar sem postar no Blog. Mesmo como o Bruno se desdobrando para achar um "tempinho" para postar, a taxa de atualização do blog ficou realmente comprometida. Acredito que a falta de um blog pode acabar deprimindo em poucos dias a vida de um blogeiro, estar impossibilitado de expor suas idéias e novidades é quase como tirar os brinquedos de uma criança, trancá-la em uma sala e limitar seus atos.

Google Docs & Spreadsheets: A idéia de armazenar arquivos na web é realmente fantástica, mas só me dei conta de que isso tem seus problemas quando fiquei fora da Web. Ter todos os arquivos e planilhas armazenados nos servidores da Google realmente é algo útil, mas muito frustrante quanto se está sem internet.

Google Talk: Atualmente o meu Google Talk concentra a maioria dos amigos, estar longe do Talk fez com que o contato fosse perdido, grande problema, principalmente em fase de mudança.

Posso citar muitos outros serviços que senti falta, como acompanhar o Google Adsense, Analytics, Feedburner, além de não poder "viajar" pelo Google Earth e não acompanhar as notícias pelo Google Reader!

Solução para alguns problemas: Mobilidade!

Incrível como os serviços móveis da Google foram úteis nos últimos dias. O cliente de e-mail, além de estar disponível para praticamente qualquer celular, consome uma banda muito pequena, que acaba possibilitando acessos ocasionais ao correio eletrônico. A velocidade é agradável e o consumo de banda fica entre 5 e 10 Kb para consultar mensagens e alguns poucos Kb para enviar mensagem.

Embora não tenha utilizado muito, o Google Reader para celular ajudou muito a não perder tanto o sentido, deu pra ficar por dentro de algumas novidades, porém como o serviço é muito simples ficou praticamente impossível gerenciar as dezenas de feeds cadastrados e tudo acabou ficando acumulado.

Ficou faltando mesmo uma versão móvel para o Google Docs & Spreadsheets e uma forma mais prática de acessar e publicar no Blogger pelo celular.

Enfim, após esta experiência frustrante, espero dedicar um bom tempo ao blog e ter gás para conciliar faculdade, vida nova e o blog.

sábado, agosto 04, 2007

Lojas (não oficiais) do Google

O blog Googlified tem o costume de postar fotos de alguns comércios que utilizam o nome do Google para se promover (de forma ilegal, claro).

Essa semana publicaram algumas lojas de modas, quase todas da China.








quinta-feira, agosto 02, 2007

Novo recurso no Google permite incluir resultados

Ao fazer uma busca por câmeras digitais no Google, o blogueiro Mike Grehan se deparou com um recurso até então inexistente no Google: a inclusão manual de resultados.



Repare no final dos resultados de busca; há um link que, quando clicado, exibe um campo de texto que permite ao usuário incluir seu próprio resultado. Assim, na próxima vez que o usuário fizer uma busca pelo termo, o site indicado será exibido no topo da lista com uma pequena estrela laranja na frente.

Fonte: Google Blogoscoped