Confesso nunca ter ficado tanto tempo longe da Internet como nos últimos dias. Como todos devem saber,
eu estava em processo de mudança e somente hoje (07) a conexão foi habilitada e pude voltar à Internet. Lembro um pouco antes de ter sumido da internet ter visto um MEME rodando pela blogosfera falando sobre como seria a vida sem o Google, bem eu passei pela experiência e não me senti muito bem.
Uma semana sem internet pode deixar as pessoas de certo modo "burras", já que ficar longe de e-mail, feeds, buscas e contatos acabam fazendo o usuário perder a rotina de andar bem informado e conectado. Alguns podem dizer que é um absurdo não poder ficar algum tempo sem Internet, mas talvez eles não entendam que a Web se move ferozmente minuto a minuto, fazendo com que um simples dia desconectado faça algumas oportunidade e muitas informações serem perdidas.
Entre os principais serviços que senti falta estão:
Gmail: Ficar longe dos e-mail foi realmente a maior falta, embora tenhamos vários serviços de e-mail, estar privados das maravilhas do Gmail foi realmente frustrante. O pior talvez nem seja a interface do Gmail, mas sim saber que suas mensagens estão chegando e você está impossibilitado de acompanhar todas.
Busca: Atire a primeira pedra quem nunca deu uma "googada" rápida para resolver alguma dúvida durante um programa de televisão, conversa de amigos ou tarefas escolares? O ato de buscar tornou-se tão útil e automático que ficar privado dele pode deixar algumas pessoas frustradas. Além do mais, aquela "duvidazinha" sempre acaba aparecendo quando você está longe de um PC.
Blogger: Além de ficar sem e-mail foi muito frustrante ficar sem postar no Blog. Mesmo como o Bruno se desdobrando para achar um "tempinho" para postar, a taxa de atualização do blog ficou realmente comprometida. Acredito que a falta de um blog pode acabar deprimindo em poucos dias a vida de um blogeiro, estar impossibilitado de expor suas idéias e novidades é quase como tirar os brinquedos de uma criança, trancá-la em uma sala e limitar seus atos.
Google Docs & Spreadsheets: A idéia de armazenar arquivos na web é realmente fantástica, mas só me dei conta de que isso tem seus problemas quando fiquei fora da Web. Ter todos os arquivos e planilhas armazenados nos servidores da Google realmente é algo útil, mas muito frustrante quanto se está sem internet.
Google Talk: Atualmente o meu Google Talk concentra a maioria dos amigos, estar longe do Talk fez com que o contato fosse perdido, grande problema, principalmente em fase de mudança.
Posso citar muitos outros serviços que senti falta, como acompanhar o Google Adsense, Analytics, Feedburner, além de não poder "viajar" pelo Google Earth e não acompanhar as notícias pelo Google Reader!
Solução para alguns problemas: Mobilidade!Incrível como os serviços móveis da Google foram úteis nos últimos dias. O cliente de e-mail, além de estar disponível para praticamente qualquer celular, consome uma banda muito pequena, que acaba possibilitando acessos ocasionais ao correio eletrônico. A velocidade é agradável e o consumo de banda fica entre 5 e 10 Kb para consultar mensagens e alguns poucos Kb para enviar mensagem.
Embora não tenha utilizado muito, o Google Reader para celular ajudou muito a não perder tanto o sentido, deu pra ficar por dentro de algumas novidades, porém como o serviço é muito simples ficou praticamente impossível gerenciar as dezenas de feeds cadastrados e tudo acabou ficando acumulado.
Ficou faltando mesmo uma versão móvel para o Google Docs & Spreadsheets e uma forma mais prática de acessar e publicar no Blogger pelo celular.
Enfim, após esta experiência frustrante, espero dedicar um bom tempo ao blog e ter gás para conciliar faculdade, vida nova e o blog.