Undergoogle

quarta-feira, agosto 08, 2007

Google afilia-se a OIN e declara apoio ao Linux

A Google tornou-se a primeira filiada da Open Invention Network (OIN), firmando seu apoio ao uso do Linux. Google e OIN fizeram o anúncio nesta terça-feira (07/08) durante a conferência LinuxWorld, que acontece em São Francisco. Formada em 2005, a OIN é uma companhia de propriedade intelectual focada em comprar patentes do Linux para proteger o sistema contra ataques sobre infrações de copyright.

A OIN torna os patentes adquiridos disponíveis gratuitamente para companhias que concordem em não usar suas patentes contra o sistema operacional aberto.

Em um post, Chris DiBona, diretor de programas de código aberto do Google, afirmou o quanto o gigante de buscas confia no Linux. "Desde que o Google começou, o Linux nos deu poder e flexibilidade necessária para servir milhões de usuários pelo mundo", escreveu.

Temos que ressaltar que o apoio ao software livre surgiu a tempos dentro da Google e o apoio mais específico ao Linux ganhou força com a declaração de que a empresa utiliza uma versão modificada do Ubuntu em seus Desktops, além do desenvolvimento de programas como o Google Earth, Picasa e Google Desktop, que rodam nativamente no Pinguim.

Veja mais: Computerworld

4 Comentários:

  • O Google Earth, Picasa e Google Desktop rodam nativamente no Pinguim???

    Acho que não heim? Eles rodam graças ao projeto Wine. Então não é nativo.

    Por Blogger Andre Almeida, Às 08 agosto, 2007  

  • Opa, lembro que desde o lançamento o Earth roda nativamente, pelo menos até onde entendo de Linux, lembro tambem que o Google Desktop foi desenvolvido especialmente pro Linux. Mas aceito a correção que o Picasa roda sobre o Wine!

    Por Blogger nando.kanarski, Às 08 agosto, 2007  

  • Exatamente... o Google tem feito programas nativos pra Linux.

    O único produto que eles têm pra linux que não é nativo é o Picasa.

    Por Anonymous Anônimo, Às 09 agosto, 2007  

  • Picasa: Roda recompilado (daria até para dizer que é semi-nativo) usando a wineLib. Mas é melhor pegar a última versão windows e rodar via wine porque a linux não é mais atualizada.

    Google Earth: 100% nativa, roda utilizando a biblioteca Qt (a mesma do KDE) [qt-mt336.dll] e OpenGL.

    Google Desktop: 100% nativa, mas sei lá o que usa de toolkit pois ainda não instalei para ver.

    Por Blogger Iuri, Às 09 agosto, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial