Google pronta para dominar o mercado da publicidade convencional
Pelo que parece a intenção de se tornar uma mega agência de publicidade está cada vez concreta em Moutain View. Foi anunciada ontem a contratação de Andy Berndt, vice-presidente da famosa agencia Ogilvy e Mather´s, que irá dirigir o novo departamento dedicado ao relacionamento da Google junto a agências de publicidade e marketing, assim como com empresas do ramo do entretenimento (veículos de mídia).
Andy Berndt era vice-presidente da agencia desde maio, antes ocupava o cargo de diretor geral desde 2006. Brendt acumula muita experiência tanto na área de criação quanto na área de planejamento. Dessa forma os executivos de Moutain View esperam que Andy implante várias inovações dentro da metodologia publicitária da empresa. Andy Brendt realizou diversos trabalhos importantes dentro da Ogilvy, anunciantes como a Microsoft e Nike passaram pelas mãos de Brendt que é o criador da campanha “Think Different” da Apple.
Todos os olhos sobre a Google
A Google nunca escondeu seu desejo de penetrar e dominar o mercado publicitário, na sua vertente on-line a empresa demonstra sua capacidade de reinventar a propaganda a tornando viável para anunciantes de pequeno e médio porte. A intenção da empresa é implantar o AdWords e o AdSense em todos os meios de mídia, seja ele on-line ou off-line.
Mas foi em 2006 que a empresa de Moutain View começou a apostar pesado no segmento. Muitos profissionais do mercado da publicidade tradicional foram incorporados ao quadro da Google com o objetivo de iniciar trabalhos de consultoria e criação para os anunciantes. Mas não é somente a Google que aposta nesse mercado, a Microsoft investiu seis bilhões de dólares para comprar a aQuantive e fundar o seu departamento de publicidade.
Essa expansão do mercado on-line sobre o solo publicitário é totalmente natural e previsível. Desde que a internet surgiu comercialmente as grandes empresas do segmento atuam praticamente isoladas das tradicionais agencias. De fato, torna-se muito mais interessante e econômico para o anunciante trabalhar com apenas um fornecedor.
A dúvida que permanece é até onde essas gigantes da tecnologia vão penetrar no território das agências e, até quando as agencias vão assistir essa invasão de braços cruzados. Será que em um futuro próximo assistiremos aquisições de grandes agências tradicionais pelas gigantes da tecnologia on-line?
--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos Sênior da Globo.com
Marcadores: Diego

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial