Undergoogle

quarta-feira, outubro 31, 2007

Opensocial: Google aposta na integração entre redes para combater o Facebook


Uma semana após perder a disputa para a Microsoft por uma participação minoritária no Facebook, os fundadores do Google parecem ter tido outra idéia mirabolante, desta vez, para integrar redes sociais e criar uma plataforma única para que estas possam crescer e ganhar novos recursos rapidamente.

A plataforma Opensocial, que deverá ser anunciada pela Google e por donos de redes sociais nesta quinta-feira (01/11), terá o objetivo de unir, através de uma série de API's, serviços de redes sociais como LinkedIn, hi5, XING, Friendster, Plaxo e Ning, além de ficar disponível livremente para que qualquer webmaster possa criar aplicações que compartilhem informações da rede social disponíveis pela plataforma.

Segundo a empresa, o lançamento é um marco para o início da comunicação entre as redes sociais. Para eles, a proliferação de uma única API pode ajudar desenvolvedores a focar em novas funcionalidades que integrariam as redes envolvidas, e difundi-las pela web de uma forma rápida e fácil. O lançamento também deve frear o desenvolvimento de aplicações para o Facebook, já que muitos desenvolvedores devem se interessar pela nova plataforma da Google.

O anúncio da OpenSocial também deve ofuscar o lançamento pelo Facebook de um novo sistema de publicidade, possível concorrente do sistema da Google.

E o Orkut?

A integração da rede social da Google com a API e consequentemente outras redes pode gerar bons frutos ao Orkut, já que novos recursos, desenvolvidos por uma comunidade criativa, podem ser integrados ao serviço além de espalhados por outros sites e redes sociais.

As API's

Desenvolvedores terão acesso a:
- três API's em JavaScript e Gdata para acesso as funcionalidade da rede social;
- Editor para as API's no Orkut no endereço sandbox.orkut.com;

Webmasters terão acesso a:
- Ferramenta para habilitar o OpenSocial em seus sites;
- Fórum de suporte para trocar informações com a Google e outros Webmasters;

A API deve estar disponível em breve no endereço code.google.com/apis/opensocial

Fonte: John Battelle's Searchblog | Imagem: TechCrunch

Google celebra o Dia das Bruxas



Da Wikipedia:

O Dia das Bruxas (Halloween, na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Para comemorar a data tão importante para os americanos, a Google preparou logos especiais para sua página inicial e para o Youtube.

Quer ver todos os Doodles publicados durante os últimos anos, visite a página oficial de Doodles do Google.

terça-feira, outubro 30, 2007

Googlephone: rumores, fofocas e blá blá blá...


Durante as últimas semanas, surgiram tantos romeres sobre um possível aparelho celular com a marca Google que nem fizemos questão de sair postando tudo o que recebíamos. Agora foi a vez do Wall Street Journal, um importantíssimo jornal americano, falar do possível interesse da Google pelo mundo móvel.

Segundo eles, a Google deve anunciar softwares e serviços avançados que permitirão aos fabricantes de celular lançarem aparelhos baseados na tecnologia da companhia em meados de 2008. O anúncio da Google deve acontecer em duas semanas, publicou o jornal, citando fontes próximas da situação.

Ainda segundo o jornal e todos os últimos rumores, a gigante das buscas não deve seguir o plano da Apple com seu iPhone e, portanto, deve abrir sua plataforma a fabricantes interessados. Dizem já haver forte negociação com HTC (rumor da construção de um aparelho) e LG, além de empresas de telefonia, com a T-Mobile e a Orange. Segundo o jornal, os celulares equipados com software do Google devem trazer várias aplicações da companhia, incluindo o Google Maps, YouTube e Gmail.

Mas e os rumores que a empresa havia desmentido sobre um possível aparelho e sistema para celulares? “Não há nenhum Googlephone. Na semana passada, na conferência Web 2.0 Summit, eu finalmente obtive a confirmação de que o Google não está entrando no mercado de celulares. Como? Ouvi um representante da Foxconn, fabricante asiático de celulares, tendo uma conversa com uma vice-presidente do Google”, relata Owne Thomas em artigo publicado no Valleywag.

É claro que há interesse da empresa em levar todos seus serviços aos celulares; exemplo disso é o meu Google Phone, onde consigo acessar mapas, e-mail, calendário, feeds e até documentos. Lógico que seria ótimo uma plataforma integrada e estável para acessar tudo isso, mas se há um sistema em construção, ele ainda deve estar cru ou a empresa deve estar esperando um momento oportuno para seu lançamento.

Já surgiram rumores de um aparelho com a marca exclusiva da empresa, sistema operacional, talvez até baseado em Linux. E agora o rumor de uma plataforma, que será aberta a todos os fabricantes interessados. Talvez um Yahoo!Go mais avançado, porém nada fantástico e nada de aparelho exclusivo e a preços baixíssimos.

Bem, o novo prazo para lançamentos nessa área é de duas semanas, mas ainda continuo acreditando que o GooglePhone já existe e é igualzinho ao que uso diariamente.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Gmail lança campanha de seu Antispam

A Google lançou a página Gmail Fightspam para explicar a seus usuários um pouco sobre a proteção anti-spam do Gmail.


O gráfico acima mostra como, apesar da quantidade de spams ter crescido, os usuários do Gmail estão cada vez mais protegidos.

Segundo a Google, o antispam do Gmail tem uma inteligência coletiva: quando você marca um email como Spam, o mesmo e-mail é marcado também para outros usuários. Para identificar e-mails iguais que utilizem imagens, a Google utiliza a tecnologia OCR existente no Google Books para identificar o conteúdo em texto das imagens.

Além disso, outras tecnologias avançadas de autenticação são utilizadas para certificar de que o remetente é realmente quem diz que é: PF (Sender Policy Framework), DomainKeys, e DKIM (DomainKeys Identified Mail).

Confira abaixo um vídeo do Google sobre o Gmail e seu Antispam.


Imagens do novo Gmail [atualizado]

Supostas novas imagens da nova geração do Gmail já estão circulando na internet.

O "Gmail 2.0" será ainda mais rápido que o atual, graças a uma nova arquitetura em javascript, mais ágil e que carregará as mensagens antes mesmo de você abri-las.

Além disso, o Gmail 2.0 trará um novo Gerenciador de Contatos, que compartilhará seus contatos com outros serviços do Google, como o Google Docs.

Quer tentar o novo Gmail? Clique aqui e cruze os dedos.

Confira algumas imagens:



Fonte: Google Blogoscoped

[Atualização]

O leitor Marcos Pereira nos enviou algumas imagens de seu Gmail, que já foi atualizado. Clique nas imagens para ampliar.

Mais discreto, o status "Carregando" agora segue o padrão do Google Reader.


Novo Editor de Contatos, mais simples e inteligente.


Janelinha popup de contato ganhou novo acabamento.


Caixa de entrada.


É possível voltar à versão antiga.

domingo, outubro 28, 2007

Google Calendar Offline

Uma boa notícia, principalmente para quem utiliza notebook e muitas vezes fica sem conexão à internet: O Google Calendar deve ganhar uma versão Offline, assim como já acontece com o Google Reader. Através da extensão Google Gears, será possivel baixar a base de dados do calendário, navegar e editar o Google Calendar mesmo sem uma conexão de internet ativa.

Durante a semana, rumores falavam do lançamento da versão Offline, porém nada foi confirmado até que alguns internautas localizaram trechos de JavaScript, conformando que em breve será possível editar localmente o Calendário da Google.

Interessados em tentar testar ou ao menos visualizar a mensagem do início do post, podem abrir o Google Calendar e digitar o seguinte trexo de código no navegador:
javascript:_olp_showPromo();
Rumores ainda dão conta de que o Gmail deve ganhar suporte Offline em breve, talvez depois que possíveis novas funcionalidades ou até uma nova interface seja lançada. Fica mesmo a expectativa para uma versão Offline do Google Docs, que realmente seria útil e ajudaria a aumentar a aceitação do serviço.

Fonte: ZDNet

E se a Google otimizasse sua página inicial...

Mania de 9 entre 10 blogueiros, a otimização de páginas permite uma melhor indexação pelo Google, gerando maior tráfego de visitas e consequentemente maior renda. Agora, você pode imaginar se o pessoal responsável pela página inicial do Google levasse a sério a otimização?

Abaixo os passos que deixariam a página mais relevantes (veja em inglês):
  1. Adicionar uma lista de links relacionados para aumentar a relevância da página;
  2. Adição de conteúdo atual, com palavras chaves bem buscadas ou em alta na mídia, inclusive com possíveis hypes;
  3. Ganhar Links de vários sites para mostrar ao buscador que a página é importante através da adição de S.B.S.F! "Social-Bookmark-Spam Facilitators", mais conhecidos como botões do Digg, del.icio.us, Rec6...
  4. Reforçar as "palavras-chave" da página, inserindo a palavra "Search" várias vezes em todos os lugares possíveis;
  5. Adição de alguns links para promover o próprio conteúdo, com serviço de bookmark, além de um um blog;
  6. Criação de Links Parceiros para criar uma teia de links e ajudar na indexação;
E aí está...

Uma super página otimizada, com milhares de links e conteúdo relevantes. Faltou alguma coisa? Pra mim falta somente alguns banners e links patrocinado pra ganhar dinheiro com os milhares de internautas que irão entrar na página.

Quer ver a transformação passo a passo? Entre aqui.

sábado, outubro 27, 2007

Oh Meu Deus, Atualizaram o PageRank!


A dança dos Links teve seu Ranking atualizado nos últimos dias. O PageRank, um dos principais critérios de medida utilizada pelos sites e medida de prioridade no aparecimento de páginas no Google, teve um grande e polêmica atualização, que deixou muito blogueiro feliz (já que Rankings chegaram a pular de 0 para 4 da noite para o dia), mas alguns chorando como uma criança!

O PageRank é a medida da sua reputação na Internet, o valor varia de 0 até 10 (maior reputação) e é baseado em diversos fatores entre eles: número de links que recomendam seu site. Na atualização que aparentemente encontra-se em progresso, muitos blogs famosos (tanto internacionais quanto brasileiros) tiveram seu Ranking reduzido, gerando uma certa frustração entre os blogueiros. A atualização parece não ser somente uma mera medição, como acontece de tempos em tempos, mas sim, parece ser uma mudança no Algorítmo, já milhares de sites estão sendo afetados.

Segundo especulações, o motivo de alguns sites terem perdido Ranking deu-se a punições por uma quantidade abusiva de Links, muitos deles pagos ou utilizados para promover sites. Além disso a famosa troca de Links pode ter afetado seriamente o ranking de alguns blogs. Veja mais no Tech Crunch.

A lista dos blogs brasileiros que cresceram, perderam ranking ou mantiveram-se estável foi feita pelo pessoal lá do inovaVOX, vale a pena conferir. A lista dos blogs internacionais pode ser visualizada no Search Engine Land. O Undergoogle ganhou um ponto e subiu para PR5, uma ótima marca!

Aos menos conformados, a boa notícia é que até o Youtube teve seu Ranking reduzido para 3. Além disso parece que a atualização continua em progresso, uma vez que ontem, o novo-mundo.org estava com PageRank2 e hoje encontra-se com 3.

Para ver seu PageRank, utilize o LivePR ou o a Calculadora de PageRank do Marketing de Busca.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Google Maps Oficialmente lançado no Brasil

Oficialmente lançado no Brasil, o Google Maps ganhou suporte a conteúdo brasileiro, que foi desenvolvida nos laboratórios de Belo Horizonte, sendo construído com a ajuda de parceiros como o MapLink Telelistas e o Guia da Semana.

A ferramenta vai permitir aos usuários consultar alguns detalhes de estabelecimentos comerciais, como os tipos de cartão aceitos nos locais. Resenhas sobre a qualidade dos serviços oferecidos também estarão disponíveis.

Entre os recursos agora totalmente em português e com suporte às cidades brasileiras:

1. Pesquisar lugares e endereços;

2. Encontrar restaurantes, lojas e outros negócios próximos a um endereço. Inclusive, em breve empresas poderão inserir localidade e fotos de suas empresas na interface;

3. Obter trajetos no trânsito passo-a-passo;

4. Criar e compartilhar mapas personalizados gratuitamente;

5. Integrar o Google Maps ao seu blog através da Maps API, gratuitamente.


Fontes: Tnow | Blog do Google Brasil

Gmail ganha suporte a IMAP

Suporte a IMAP sempre fui um dos recursos mais esperados do Gmail. A boa notícia é que o serviço de Email acaba de ganhar suporte ao protocolo, permitindo inclusive que os usuários do iPhone configurem sua conta no cliente de e-mail do aparelho e utilizem as maravilhas do IMAP, antes disponíveis somente para clientes do Yahoo! Mail.

A grande vantagem do IMAP é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico.

Lembramos que é necessário ativar o suporte a IMAP através da opção "IMAP Access" nas configurações do Gmail, mas nem todas as contas possuem o recurso dipsonível ainda. Para ver como configurar o IMAP em outros dispositivos, acesse a página de Ajuda do Gmail.

Colaboração: Diogo Nunes

terça-feira, outubro 23, 2007

Novidade no Adsense permitirá configurações nos anúncios sem necessidade de novo código HTML

Tenho certeza que muitos leitores que possuem conta no Adsense devem ter dor de cabeça toda vez que precisam fazer alguma alteração nos blocos de anúncios do Adsense. A dor de cabeça deve-se ao fato que qualquer alteração necessita que um novo código HTML seja gerado e implantado na página.

Para alegria de muitos, parece que a Google está trabalhando em atualizações no Adsense e que em breve teremos a possibilidade de fazer inúmeras alterações nos anúncios sem a necessidade de trocar código HTML nos sites onde as campanhas são veiculadas. Com a novidade, será possível alterar facilmente cores, categorias, e formatos, sendo a alteração refletida instantâneamente na página onde o anúncio foi públicado.

Não há uma data certa para o lançamento, porém em breve será possivel utilizar a novidade, a dúvida fica por conta dos códigos atuais: Terão de ser todos alterados para que o novo modelo funcione?

Aos editores, resta esperar pelo link "Manage Ads" na aba "AdSense Setup". Lembramos que uma das dicas de Ouro do Adsense é varias num período de tempo as cores dos anúncios, isso pode aumentar consideravelmente a quantidade de cliques. Com a novidade isso será muito prático!

Maiores informações: Blog Oficial do Adsense

Compre Livros sobre google[bb], Monetização[bb] e Adsense[bb]

Undergoogle no BarcampRio

Realizou-se no último domingo (21) o BarcampRio, evento que reuniu blogueiros e algumas pessoas ligadas a Web para discutir sobre assuntos como monetização, redes de relacionamento, nova mídia, além da apresentação de alguns cases, como o Interney Blogs e o Descolando.

Pré Barcamp


No Sábado, juntamente com o Slonik, fui pro Rio. Chegamos perto das 13h e a tarde foi destinada a conhecer o Rio. Guiados pelo Douglas (Gravateiros), visitamos a Cidade Maravilhosa que por sinal é realmente linda, porém muito bagunçado para um Curitibano. A noite, alguns blogueiros se reuniram em um barzinho e lá tive a oportunidade de conhecer muita gente legal, como o Ivo (Treta), Ian (Enloucrescendo), Thiago Mobilon (Tecnoblog), Mirian (Substantivolatil), Wagner (Yahoo! Tecnologia), Thiago Velloso (RioTemporada), Rafael Silva ( Futilidade Pública) entre outros tantos...

O evento


A organização foi excelente, com direito a bilhete de metrô e Camiseta de graça, a recepção e estrutura foram fantásticas. O Nick está de parabéns por todo o esforço. De ruim mesmo fica só a falta de tempo, já que o evento começou com um pouco de atraso e alguns assuntos não puderam ser discutidos, para isso o Blogcamp Curitiba e os demais estão aí pra receber estes assuntos. O Destaque fica por conta dos Coolnex Cards da Blogosfera que forçaram os blogueiros a conhecerem os donos dos 13 blogs representados nos cartões, gerando uma interatividade legal aos participantes onde conheci a Veridiana (GeekChic), o Inagaki ( Pensar Enlouquece), o pessoal do Jovem Nerd e o Manoel Lemos (BlogBlogs).

As discussões pegaram fogo mesmo quando o assunto foi Velha Mídia x Nova Mídia e Blogs como modelo de negócio. O Adsense foi duramente criticado pelo baixo valor do clique e discutiu-se a necessidade de novas alternativas para anúncios e a criação de um Midia-Kit. Também foram anunciadas pelos corredores novidades interessantes no Boo-box. Nos corredores também saíram algumas discussões com pequenos grupos, onde acabei conhecendo o Edney, Bruno Alves, Cardoso, Novarro, Paulo Teixeira, Rômulo Pontes e Fabiana Nunes.

A cobertura completa pode ser encontrada pelo Technorati, Vídeos estão no Youtube e as fotos encontradas no Flickr e PicasaWeb.

Pós Barcamp


Para honra ao termo "Bar" do Barcamp, a galera se reuniu no Bar Garota da Gávea para bater um papo descontraído e beber Chopp. Lá pude conhecer a Simone (Pixeladas Aleatórias), o Quintino (Diario Do Rio), Fugita (Techbits) e Mr. Manson (CocadaBoa).

O Undergoogle

Eu e Erick estivemos representando o Blog e entre as coisas positivas que tiro do evento, destaco a oportunidade de conhecer tanta gente e juntar algumas sugestões e críticas, que certamente ajudarão na elaboração do novo layout e migração para o Wordpress, além de conhecer experiências de rentabilidade e qualidade de conteúdo. Entre as sugestões destaco a do Thiago Mobilon, falando da dificuldade em postar comentários pro aqui, além da indagação feita pelo Ivo do Treta, "A quantidade de Assinantes é só pela qualidade ou porque o layout é muito tosco e pesado?".

Espero encontrar todos os citados acima, além de nossos leitores para o BlogCamp Curitiba, que deve acontecer no final de Novembro.

domingo, outubro 21, 2007

Seu Gmail com cara de MAC OS X

Quer deixar seu Gmail com a interface semelhante ao sistema operacional MAC OS X? Veja como é fácil, e deixe seu webmail com um design super bonito e bem trabalhado.


Como instalar

1 - Instale o navegador gratuito Firefox em seu computador;
2 - Abra o Firefox e instale a extensão Stylish. Reinicie o Firefox;
3 - Baixe este arquivo para o seu computador;
4 - Acesse sua caixa de entrada do Gmail, e deixe-a aberta;
5 - Clique no ícone do Stylish na barra inferior do Firefox > Write Style > For mail.google.com;
6 - Apague o texto na caixa de edição e cole o conteúdo do arquivo baixado no item 3;
7 - Em "Description", digite um nome para o tema (por exemplo, MAC), e clique em "Save".

Pronto, seu Gmail já tem um novo design. Observe que a dica acima deve funcionar apenas nos computadores com o tema instalado. Para desinstalar, basta clicar no ícone do Stylish e desmarcar o tema.

Agradecimentos ao blog Leandrow.net por nos disponibilizar o tema Gmail.app.

Microsoft quer comprar 100 empresas


Durante uma sessão de perguntas nessa quinta-feira (19/outubro), Steve Ballmer, CEO da Microsoft, disse que sua empresa está pronta para adquirir nada menos que 20 empresas por ano, nos próximos 5 anos.

Sem demonstrar claramente qual a estratégia da Microsoft com as novas empresas, Ballmer disse apenas que "Serão boas aquisições... de importância estratégica".

Se você acredita no Ballmer, então essa é a hora de abrir sua start-up e torcer para ficar milionário.

Fonte: Wired

sábado, outubro 20, 2007

Google Black em São Francisco

Hoje a Google resolveu apagar as luzes de sua homepage! Quem visitar a página de buscas de São Francisco, EUA, se deparará com uma versão preta do site.


"Nós apagamos as luzes. Agora é a sua vez". A página preta e a frase são um incentivo da Google à campanha LightsOutSF.org que está ocorrendo hoje na cidade americana, em que cada cidadão deve instalar uma lâmpada CFL e apagar as luzes entre as 8:00 e 9:00 da noite.

Leia mais (em inglês): Google Lights Out in San Francisco
Fonte: Google Blogoscoped | Google Operating System

Por favor, cancelem o Google!

O blog OK/CANCEL certa vez publicou um artigo de nome "Google Answers HCI PhD Program". Quando indexado pelo Google, este artigo tornou-se o primeiro resultado para a busca cancel Google.

Desde então, alguns usuários passaram a confundir o blog com alguma página para cancelar alguma coisa do Google. E o espaço para comentários do artigo passou a receber mensagens muitos estranhas...

"Por favor remova o Google de meu computador"

"Fechar a conta do Google"

"Remova o Google por favor, ou me ensine como"

"Por favor remova o Google do meu Yahoo"

"Alguém colocou o Google no meu computador e eu não quero. Como eu removo? Frank Cancilla 586-757-5155"

"Não autorizei o Google a invadir e se instalar em meu computador. Se fosse em minha casa o responsável estaria preso. Google vai queimar por isso!"


Alguém faz idéia do que se passa?

Fonte: MeioBit

sexta-feira, outubro 19, 2007

Google Health deve sair em 2008

Muitos pacientes afirmam que o Google é uma de suas principais ferramentas na busca por tratamentos, medicações e profissionais reconhecidos da área médica. Mas, você sabia que mais da metade dos resultados encontrados por pessoas leigas refere-se a diagnóstico falso, gerando problemas de automedicação e diagnóstico errado?

Desde 2006 a Google vem desenvolvendo um projeto voltado para a área médica, onde pacientes poderiam ter uma base de dados com informações corretas quanto a indentificação de sintomas, cuidados e recomendações sobre doenças. O objetivo do Health também é a criação de uma gigantesca base de dados que pode facilitar o trabalho dos médicos quanto a histórico de doenças de seus pacientes e ajudar pacientes a encontrar informações rápidas, podendo chegar ao consultório médico com uma noção real do que pode ser seu problema.

Segundo Marissa Mayer, uma das diretoras da Google, que substituiu Adam Bosworth, anterior responsável do projeto, uma versão de teste já existe e o Health deve ser lançado oficialmente no começo de 2008.

Veja: Primeiras imagens do Projeto.

Fonte: Google Blogoscoped

Google na blogosfera #1

Novos serviços para o Google Analytics
Passou em branco no Undergoogle, mas o Tnow falou das três novidades do Google Analytics. Site Search Tracking, Event Tracking e Outbound Link Tracking prometem.
Use o YouTube para aprender inglês
Dica do MeioBit, o FunTalk promete fornecer lições que combinam várias mídias como vídeos do YouTube e imagens para auxiliar a prática de inglês. Durante as lições você pode se comunicar com outros usuários através do Skype. As lições podem ser adicionadas aos seus favoritos, enviadas aos seus amigos e avaliadas.
50 mil GPhones até ao fim do ano!
Segundo o Peopleware, um relatório de um analista da consultora UBS acaba de confirmar que a fabricante HTC se prepara para fabricar 50 mil unidades de celulares com a marca Google.
Google BlogSearch de páginas em português não funciona
Bruno Torres reporta que por algum motivo o Google blogSearch não retorna resultados para página brasileiras. Ao buscar um termo e selecionar a opção “Páginas em português”, o resultado da busca ficou vazio.
Porque jovens talentos preferem o Google à Apple
Ótimo artigo na Webinsider mostrando a adesão de jovens talentos a Google que já é a empresa mais “sexy” do mundo e tende a ganhar a guerra por novas mentes.

quinta-feira, outubro 18, 2007

Mais fotos no Álbum do Orkut

Já perdeu a graça ficar anunciando aqui que o Álbum do Orkut ganhou suporte a uma maior quantidade de fotos.

Tudo começou com o anúncio de 25 fotos; Foi para a quantidade de 50 fotos; E agora chegou a marca de 100. E, pelo que deu pra entender no Blog Oficial do Orkut a quantidade deve aumentar gradativamente. Veja um trecho do anúncio:
Se você adora tirar fotos como eu, então 100 fotos cobrem quase a quantia do mês passado, assim continuaremos a acrescentar espaço para acomodar ainda mais fotos.
Essa parece ser a tacada final para levar todos os Fotologers para o Orkut. Grande espaço para fotos, integração com perfil e uma interface limpa! Falta só a Google adicionar a possibilidade de comentários às fotos!

quarta-feira, outubro 17, 2007

Google Maps ganha suporte a Perfil de usuários

Agora, além de permitir a visualização e de compartilhar mapas, o Google Maps também permite que os usuários mantenham uma página de perfil público, com seus últimos mapas e Reviews sobre locais.

A novidade faz parte da política da empresa de investir em redes sociais. Além do perfil no Maps que é integrado com o recém lançado Shared Stuff, a empresa reestruturou o Orkut, investiu na compra do Jaiku e comprou a Zingku.

CUIDADO, o fato de existir um perfil público para cada usuário faz com que informações de endereços e lugares pessoais possam ser postados publicamente na internet, portanto uma revisão em seus mapas, tornando particulares os lugares pessoais pode evitar dores de cabeça futuras.

Assista ao vídeo demonstrativo:



Veja um Exemplo aqui.

Google Docs ganha versão para celulares

A tão esperada versão móvel do Google Docs acaba de ser lançada. Quem acessar no celular o endereço http://docs.google.com/m já poderá visualizar os arquivos de Texto e Panilhas disponíveis no Docs.

A interface é simples e possui no topo uma caixa de busca, seguida da lista dos últimos documentos editados. Pelo tamanho e funções, percebe-se que a interface não deve funcionar em todos os aparelhos. Segundo a própria Google, esta versão foi construída para funcionar perfeitamente no iPhone e no Blackberry. As imagens do Post foram feitas no Nokia E61 e embora a interface não esteja perfeita, pode-se navegar normalmente pela página. Aguardo comentários de leitores com celulares de resolução diferente.

Na versão Móvel é possível visualizar planilhas, coluna a coluna e em conjunto de 20 linhas numa interface HTML nada agradável. Quanto aos textos, é possível visualizá-los em HTML, porém há um link para editar o documento que aponta para a interface padrão de edição, não suportada pelo browser do celular (talvez o link seja utilizado num futuro próximo). As apresentações ainda não têm suporte para visualiação no celular, embora na ajuda esteja especificado que no iPhone seja possível visualizá-las.

A versão móvel pode ser útil na hora de visualizar arquivos, porém a impossibilidade de edição de documentos tira toda a funcionalidade do serviço.

Outras imagens:

Interface nada agradável para exibição de planilhas

Visualização de arquivo de Texto

terça-feira, outubro 16, 2007

Formatação condicional e ocultação de células no Spreadsheets

Aos poucos o Google Spreadsheets vai ganhando funcionalidades avançadas, antes só encontradas em seu concorrente Excel.

Hoje fomos alertados que duas novidades apareceram e devem facilitar a vida de quem anda editando suas planilhas no Google Spreadsheets. A primeira, Formatação Condicional, permite ao usuário atribuir formatação diferenciada a um grupo de células conforme a presença de um texto específico, um tipo de dado ou intervalo de valores.


Para acessar a opção de Formatação Condidional, o usuário deve escolher um dos botões de formatação de texto ou plano de fundo e ativar a opção Alterar com as regras...

A segunda novidade é um recurso muito simples, mas que pode ser útil para determinadas situações. Com ele é possível ocultar uma deteminada coluna ou linha da planilha, simplesmente clicando-se sobre o indicador de linha ou coluna e selecionando a opção Ocultar coluna
ou Ocultar Linha respectivamente.

Veja mais no What's New do Google Docs.

Veja número de assinantes de um feed no Google Reader

Implantado na semana passa o recurso que permite ao usuário visualizar o número de assinantes de um feed, dentro do Google Reader.

O número mostrado refere-se a quantidade de assinantes nos serviços do Google, como o Reader e iGoogle e Orkut. Para visualizar o número de assinantes, você deve buscar por um determinado feed, clicando na caixa "Add Subscription", colocar o endereço ou palavra chave do feed buscado e a lista de feeds relacionados, com seu respectivo número de assinantes irá aparecer.

Lembramos que o número mostra somente o desempenho do feed nos serviços da Google já que a quantidade completa somente é exibida para o editor do feed, geralmente gerenciado pelo Feedburner, comprado recentemente pela Google.

De onde vêm as fotos do Google Earth?

Quem nunca perdeu algumas horinhas procurando sua casa, conhecendo novos países ou visitando lugares históricos no Google Maps ou Google Earth que atire a primeira pedra!

Os PETABYTES de imagens da Terra, depois de organizadas e distribuídas gratuitamente pelo Google, tornaram-se febre entre usuários do mundo todo. Mas nem todos sabem de onde realmente vêm essas imagens.

O site Technology Review entrevistou engenheiros do Google e da DigitalGlobe (fornecedora de imagens) e descobriu como é criada a mágica dos mapas virtuais, abaixo, traduzimos e adaptamos alguns trechos do artigo:


1. Imagens em alta resolução
A 450 km de altura, um satélite da DigitalGlobe fotografa o planeta diversas vezes, em fotos de 16.5 km², ou em "tiras" de 16.5 km x 330 km. Como ele gira apenas 15 vezes por dia em torno do planeta, e suas fotos são geralmente bastante disputadas, muitas regiões acabam sendo fotografadas com baixíssima qualidade.

2. Captação e pós-processamento
O satélite armazena as imagens e de tempos em tempos envia às antenas de captação da DigitalGlobe, na Noruega ou Alasca, dependendo da proximidade. Após, as imagens viajam para um Data Center no Colorado, onde os ângulos são ajustados e as projeções em 3D são geradas. Após toda a correcão e alinhamento das imagens, os pixels são localizados por Latitude e Longitude. Só depois elas são disponibilizadas à Google. Lembrando que as imagens são da Digital Globe e não da Google Inc, que a utiliza conforme um acordo entre as duas empresas

3. Fotos Aéreas
Cidades de grande interesse e procura ainda possuem imagens capturadas com alto grau de detalhes por aviões, possibilitando a visualização de carros e até pessoas. Como nas imagens por satélite. A localização das imagens da-se pela fusão de Câmera digital + Sistema Inercial dotado de um GPS. Algumas cidades, como Bergen na Noruega já possuiam imagens aéreas de suas cidades e as forneceram ao Google, para enriquecer a Base de dados da DigitalGlobe.

4. Pirâmide Digital
A Google utiliza uma enorme Base de Dados das imagens formecidas pela DigitalGlobe, toda organizada por Latitude e Longitude, como esta base possui imagens de todo o mundo em várias resoluções, elas estão organizadas em formato de pirâmide, permitindo o envio de imagens de áreas específicas para o Earth e o Maps com um atraso relativamente baixo.

5. Google Maps
Com aproximadamento 200Kb de JavaScript, o Google Maps possibilita uma interface Web prática, que consegue disponibilizar ao usuário a fatia desejada na pirâmide de Informações armazenadas nos Servidores da Google, simplesmente executando um comando HTTP "get". As imagens são armazenadas no Cache do Browser, permitindo a fácil navegação. Quando não mais necessárias as imagens são atomaticamente apagadas.

6. Extras e Camadas
Recursos como Informações da National Geographic, Panoramio, Youtube e Camadas de informações criadas pela Comunidade do Google Earth, também ficam armazenados nos servidores da Google, todos devidamente catalogados. Quando um usuário marca uma determinada camada, suas informações são combinadas com a imagem exibida e os recursos são visualizados pelo usuário.

7. Mashup
Utilizando JavaScript, desenvolvedores podem utilizar as informações de coordenadas geográficas para interagir seus serviços com os Mapas fornecidos pela Google. Dentro de um Mashup, quando o usuário entra com uma informação, esta é passada e processada pelos servidores da Google que retornam o mapa desejado.

Você pode ver mais sobre o Google Earth aqui no Undergoogle:
Agradecemos ao leitor Cido por sugestões que resultaram em algumas alterações no artigo.

Undergoogle estará no Barcamp Rio (Parte 2)

Depois de muitas contas e planejamento, resolvi aparecer no Blogcamp Rio. Portanto, além do Erick, o Undergoogle estará também representado por mim (Fernando). Resolvi aparecer para conhecer os blogueiros e me preparar para o BlogCamp Curitiba, que acontece em Novembro.

O local do evento é o auditório do RDC na PUC/RJ. A data: 21 de outubro, domingo. Chegarei ao Rio no Sábado a Tarde, doido para conhecer os rostos por trás da Blogosfera. Mais informações sobre o evento: Barcamp Rio.

Vou tentar manter o Twitter atualizado via Smartphone, se alguém tiver interesse, que siga-me.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Backup e sincronismo de seus documentos no Google Docs

DocSyncerUm dos grandes problemas hoje em se utilizar o Google Docs para fazer backups de seus documentos do desktop é o transtorno para enviar e manter os documentos sincronizados. Hoje, não dá pra automatizar a tarefa. Ou melhor, não dava.

Em poucas semanas será lançado mais um serviço Web 2.0 que promete suprir uma deficiência de outro produto online. O DocSyncer é um (tradução literal do nome e da utilidade) sincronizador de documentos, que possibilita fazer uploads dos seus arquivos de texto, planilha e apresentações (Word, Excel e Powerpoint) em massa e sempre que houver alterações nos arquivos locais, atualizar o Google Docs automaticamente com seus arquivos.



O serviço mantém uma estrutura de diretórios igual à armazenada localmente e informações relevantes acerca dos arquivos. Ao clicar para abrir um documento, o serviço acessa o arquivo online diretamente e exibe-o. Prático, não?

No momento os idealizadores do DocSyncer estão procurando investidores para lançar no mercado o seu serviço (a versão inicial será fechada, com acesso por convites) e cogita-se que o próprio Google possa vir a financiá-los ou comprar a idéia e lançar como serviço agregado ao Docs. De uma forma ou de outra, aguardo ansioso pelo lançamento, pois vai-me ser muito útil.

Infelizmente ainda vamos esperar um pouco para que o sincronismo inverso aconteça - quando um documento for alterado no Docs, seja automatimente transferido para o computador.

--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, entusiasta e estudioso de blogs, apaixonado por tecnologia e autor dos blogs Tecnocracia, Seriguela e Balela.

Marcadores: , ,

Google Maps nativo para Symbian

Foi lançado há alguns dias uma versão nativa do Google Maps para Symbian, criando a possibilidade de interação com aparelhos com GPS ou dispositivos GPS Bluetooth. A versão anterior era desenvolvida em Java e não possuia muita interação com teclado e funções dos Smartphones que rodam Symbian.

Lembramos que já foram lançadas versão nativa para Palm e Windows Mobile; interessados podem ver mais informações na página do Google Maps Mobile.

Veja algumas imagens da nova versão, que ficou mais rápida, bonita e útil, além de ganhar uma busca mais inteligente e integração de resultados com o serviço Telelista. Assim como eu, o blog NokiaBR testou o novo Maps no Nokia e61 sem GPS.


Para baixar o programa, entre no browser do seu celular e digite http://www.google.com/gmm/ e instale o Google Maps Symbian.

Caso algum leitor possua o Nokia N95 (aparelho com GPS integrado) e queira fazer o teste, facaremos felizes com comentários sobre o funcionamento dele.

Fonte: NokiaBR