Backup e sincronismo de seus documentos no Google Docs
Um dos grandes problemas hoje em se utilizar o Google Docs para fazer backups de seus documentos do desktop é o transtorno para enviar e manter os documentos sincronizados. Hoje, não dá pra automatizar a tarefa. Ou melhor, não dava.Em poucas semanas será lançado mais um serviço Web 2.0 que promete suprir uma deficiência de outro produto online. O DocSyncer é um (tradução literal do nome e da utilidade) sincronizador de documentos, que possibilita fazer uploads dos seus arquivos de texto, planilha e apresentações (Word, Excel e Powerpoint) em massa e sempre que houver alterações nos arquivos locais, atualizar o Google Docs automaticamente com seus arquivos.


O serviço mantém uma estrutura de diretórios igual à armazenada localmente e informações relevantes acerca dos arquivos. Ao clicar para abrir um documento, o serviço acessa o arquivo online diretamente e exibe-o. Prático, não?
No momento os idealizadores do DocSyncer estão procurando investidores para lançar no mercado o seu serviço (a versão inicial será fechada, com acesso por convites) e cogita-se que o próprio Google possa vir a financiá-los ou comprar a idéia e lançar como serviço agregado ao Docs. De uma forma ou de outra, aguardo ansioso pelo lançamento, pois vai-me ser muito útil.
Infelizmente ainda vamos esperar um pouco para que o sincronismo inverso aconteça - quando um documento for alterado no Docs, seja automatimente transferido para o computador.
--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, entusiasta e estudioso de blogs, apaixonado por tecnologia e autor dos blogs Tecnocracia, Seriguela e Balela.
Marcadores: Google Docs, Manoel, Web 2.0

2 Comentários:
Realmente pode ser um grande candidato a ser adicionado ao "Google Desktop"...
Também espera ansioso por uma funcionalidade tanto de "ida" quanto de "volta" dos dados...
Por
Anônimo, Às
16 outubro, 2007
Ótima iniciativa.
Porém, ficarei torcendo que, no embalo, saia o ODFSyncer.
Vlw.
Por
Adriano, Às
16 outubro, 2007
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial