Banda larga sem fio grátis: Google
Google se prepara para oferecer banda larga wi-fi grátis em larga escala, a começar por São Francisco, nos EUA. Uma idéia maravilhosa... e um cenário que dá o que pensar.
Gustavo Mansur
O Google, sempre o Google, não cansa de nos surpreender. Temos mais motivos para desconfiar que em longo prazo o plano principal do Google é mesmo controlar toda a internet. O novo campo de batalha do mega-buscador são as redes wi-fi. Mas, como tudo nas ofertas do Google, a possibilidade de internet gratuita para todos e sem fios pode ter seu preço.
Imagine se na sua cidade o Google instala uma gigantesca rede de wi-fi, cobrindo todos os cantos, oferecendo acesso de banda-larga de forma gratuita para todos? É o que planeja a empresa para as principais cidades dos Estados Unidos. Se a notícia for verdadeira, as companhias que vendem acesso à internet podem começar a procurar outro negócio.
Até o momento o que se sabe é que o Google já iniciou uma compra em larga escala de todas as redes de fibra ótica que estão disponíveis no mercado norte-americano. Diga-se rápido, comprando a preço de banana. Uma das conseqüências boas da bolha da internet foi o investimento pesado em infraestrutura de redes pelo mundo afora. Nos EUA, quando a bolha estourou, estas redes continuaram lá, esperando um crescimento que não aconteceu para terem alguma utilidade.
Existem milhares de quilômetros de fibra ótica nos EUA que nunca foram utilizados. Como toda situação de mercado onde há muita oferta para pouca procura, estas redes novinhas em folha saem barato para quem sabe negociar. E o Google sabe. Há meses está contratando especialistas em redes de fibra ótica. Já no início do ano havia um anúncio no site buscando executivo com experiência em “negociar contratos de compra de fibra ótica sem uso para desenvolver uma rede global de alta capacidade”. O Google não esconde suas intenções. Basta saber enxergá-las. Até hoje segue buscando profissionais com este perfil.
E qual é o sentido desta obsessão do Google por fibra ótica? Nesta quarta surgiu a resposta: a empresa planeja montar uma rede de wi-fi para acesso a internet em todo os Estados Unidos. Nesta quarta-feira (21 de setembro) o Google lançou mais um de seus famosos betas. Trata-se do Google Secure Access. Um software que permite ao computador conectar a sua rede wi-fi de forma segura.
A rede já está funcionando de forma experimental em várias áreas de São Francisco com a ajuda de uma nova empresa chamada Feeva. O modelo é clássico: primeiro experimenta em São Francisco, depois para o mundo todo.
E agora? Ainda é muito cedo. Assim como o Google Accelerator pode concentrar todo o tráfego da internet dentro do Google (Google Accelerator é bom, mas traz questões, veja ao lado), a rede wi-fi do Google ainda é apenas um sinal no horizonte. Mas assim como no Google Accelerator, o que nos deixa de cabelos em pé é a idéia de onde isso tudo pode levar. Uma rede sem fios, gratuita, financiada pela publicidade adaptada dentro do dispositivo de acesso seria um golpe para empresas telefônicas que hoje exploram o filão da internet.
Mas vamos mais longe. A publicidade no controle do acesso wi-fi do Google é direta. Pode-se saber exatamente quando se está atingindo o público alvo. A simples ferramenta de conexão do Google pode trazer toda a informação que os publicitários sempre sonharam. Os anunciantes podem promover produtos e serviços com precisão cirúrgica, fazendo ofertas às pessoas que podem estar interessadas e somente para elas.
E tem mais. É certo que o Google não deixará sua rede wi-fi restrita aos EUA. É apenas questão de tempo para chegar aos maiores mercados de usuários de internet, e por sua vez, mercados de publicidade online. O Brasil não está fora disso.
Uma rede mundial wi-fi, domínio na publicidade online e no acesso à rede em banda larga. Onde vamos parar? O lema oficial do Google é "Não faça o mal". A empresa sempre tem usado seu crescente poder com precaução, sensibilidade e sabedoria. Então qual é o problema?
Ao longo da história, concentração de poder nunca resulta em coisa boa. Imaginar todo o acesso à internet de uma cidade, um país, e até mais do que isso, nas mãos de uma única empresa não é nada confortável. Quem pode garantir que os administradores do Google irão resistir as oportunidades que tal tipo de poder irá oferecer?
Até o momento o Google vem resistindo às tentações que seu crescente poder lhes dá. Mas quem garante que continuará sendo assim em alguns anos, quando já não for tão simples conquistar espaços, quando seu crescimento não atingir as metas sonhadas pelos investidores, quando algum diretor da empresa sentir-se ameaçado e quiser aumentar seu rendimento e seus números.
A verdade é que nós, usuários, oferecemos espaço e poder ao Google. Acreditamos que a empresa é formada por gente bem intencionada e muito competente. Ninguém vai negar que uma rede wi-fi de banda-larga, de graça, disponível na sua cidade, é uma idéia maravilhosa.
Quem não topa ceder mais um pouco de publicidade em seu PC por conexão boa, sem fio e de graça? Então estamos diante de mais uma nova oferta tentadora para retribuir ao Google com uma grossa fatia do poder da rede. Tal qual em Guerra nas Estrelas, esperando que as cabeças pensantes da empresa nunca se rendam ao "lado negro".
Lembram do dialogo entre Luke e o Mestre Yoda durante o treinamento em Dagobah (Episódio V)? Luke: “"I am not afraid". Yoda: “"You will be. You will be...” É bom estar prevenido: alguém aí tem o telefone do Mestre Yoda? [Webinsider]

9 Comentários:
Caramba!!! Eu quero o Google Wi-fi na minha cidade!!!! Ei vocês do blog estão de parabens viu? Sempre tem coisa nova para colocar. parabéns
Por
Anônimo, Às
22 setembro, 2005
nossa.. o.O sem comentarios... se isso chegar no Brasil, vai ser a melhor coisa q vai acontecer.. ai essas merdas de velox, speedy, etc vao se tocar, e vao tentar oferecer um produto melhor.. porem, acho q ja sera tarde de mais.. Se nem a microsoft pode com o google, pq a speedy poderia?
Ja existem diversos sites na internet falando mal do google.. falando do sistema de privacidade, de como o google esta dominando a internet, etc etc.. aki vai um link para os googlenaticos :) http://www.google-watch.org/
Por
Victor Pencak, Às
22 setembro, 2005
É logico, se naum falrem mal do google qual seria a graça? Afinal nunca vi nada que você unanime prestar... É bom que assim a Google vai ter que mudar a opinião de quem naum gosta dela, e ai vai trabalhar mais e melhorar seus serviços... Bom esta é a minha opinião
Por
Anônimo, Às
22 setembro, 2005
Outra. Você tem o google desktop?? Se tiver digite no campo de busca Google que ele vai mostrar algumas paginas que vocÊ acessou através do google. É... Talvez o big brother que tem neste site ai naum seja taum mentiroso assim
Por
Anônimo, Às
22 setembro, 2005
Claro, o google ta dominando tudo... Mas quem não ta gostando?? Eles oferecem seus serviços de graça, estão acabando com a pirataria, pq quem vai piratear um programa que é de graça??
Eles são inteligentes, e por isso tão indo bem... Viva o Google
Por
Anônimo, Às
22 setembro, 2005
o mais engraçado disso tudo eh q eles (teoricamente) soh ganham dinheiro com publicidade!!!
Por
Erick X., Às
22 setembro, 2005
Será que a grana deles é só a publicidade???? Muuuuuuuuuuuuuuito estranho não acha? Ai por trás tem alguma coisa. Mas com certeza se eles lançarem a internet Wi-fi pelo mundo todo, ai sim, só a publicidade vai manter a familia deles por todas as geraçãoes futuras!
Por
Anônimo, Às
22 setembro, 2005
quero fazer parte da familia do Google!!!! ='(
Por
Erick X., Às
22 setembro, 2005
Publicidade, sim, pois isso o Google sabe fazer, e muito bem.
Vou dar um exemplo: enquanto o Hotmail gasta muita banda e espaço com banners enormes do tipo "perca peso", poluindo o visual do site, o Google aproveita o mesmo espaço e exibe 5 propagandas, e que de quebra têm relação com o conteúdo do e-mail.
Isso sim é saber fazer publicidade: algo que não irrita, relevante e discreto. E não gasta banda do Google.
Por
Anônimo, Às
22 setembro, 2005
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial