Google planeja ir além da ferramenta de busca no Brasil
Do JC online:
A mais popular ferramenta de busca na internet em todo o mundo já estabeleceu os planos para sua operação brasileira em 2006: ir além da busca. Pelo menos do tradicional serviço que permite localizar web sites. Cinco meses após abrir oficialmente seu escritório comercial no país, o Google fixou como meta tornar seus demais produtos conhecidos no mercado nacional - e ganhar dinheiro com eles.
Para viabilizar essa estratégia, a empresa planeja uma série de " localizações " - jargão empregado para o processo de adaptação de um software a outro país, incluindo a tradução para o idioma oficial - e o subseqüente lançamento de ferramentas que já fazem sucesso nos Estados Unidos. A primeira delas, que deve estrear em versão brasileira ainda em janeiro, será o Google Earth, que oferece mapas e imagens de satélite por meio dos quais o internauta consegue localizar estabelecimentos e pontos geográficos.
Outro produto que será tropicalizado em 2006 é o Local, que realiza buscas com base em dois parâmetros: o que o internauta procura e onde ele procura. Quem pesquisa opções de pizzaria, por exemplo, poderá delimitar o bairro dos estabelecimentos listados nas respostas. Essa possibilidade dá margem a uma série de outros serviços, como links para críticas gastronômicas, por exemplo. E, claro, torna o Google - que obtém quase toda a sua receita de publicidade - mais atraente para os anunciantes.
"Há 22 milhões de brasileiros acessando nosso site mensalmente, mas eles não conhecem todas as ferramentas que oferecemos" , diz Alexandre Hohagen, diretor-geral da subsidiária nacional do Google. "Em 2006, nosso desafio é realizar um trabalho de educação no mercado, fazendo os serviços que temos gerarem receita. Para isso, vamos investir em localização. Os produtos precisam ter a cara do Brasil."
O centro de pesquisa do Google para a América Latina, situado em Belo Horizonte (MG), está auxiliando nesse trabalho. Fruto da aquisição da Akwan, uma empresa brasileira que desenvolvia tecnologias de busca na internet, o centro reporta-se diretamente aos engenheiros da sede da companhia, nos EUA, mas interage com a equipe comercial que trabalha no escritório de São Paulo, sede da subsidiária nacional.

3 Comentários:
Essa notícia é animadora, especialmente a do Google Local, espero que o Froogle esteja também na mira da Google Brasil.
[]'s
Por
Anônimo, Às
04 janeiro, 2006
Tomara que lancem o Google Talk em português, seria bem importante para o mercado brasileiro.
Por
Unknown, Às
10 janeiro, 2006
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Por
Unknown, Às
10 janeiro, 2006
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial