Europa apresentará em janeiro alternativa à hegemonia do Google
Do UOL Últimas notícias:
O que estamos vendo é que 2006 será um ano excitante para o mundo das buscas, muita coisa nova vai surgir e a Google, responsável por mudar o modo que fazemos busca, certamente não ficará parado!
A Agência para a Inovação Industrial (AII) européia apresentará em janeiro o mecanismo de busca Quaero, um projeto que poderá acabar com a hegemonia no setor do americano Google.Acreditamos que Sergey Brin e Larry Page não ficarão quietos quanto as ameaças de concorrência vindas da Europa e Oriente. Lembramos que o Google já possui mecanismos de busca multimídia, utilizados principalmente no Google Vídeo, Google Books e Google Catalogs.
O vice-presidente do grupo Thomson e chefe do projeto, Jean-Luc Moullet, informou que a AII apresentará o Quaero em meados de janeiro. O Thomson é um dos principais proprietários de licenças de tecnologias que possibilitam a compressão digital de imagem, principalmente os conhecidos Mpeg2 e Mpeg4, que permitem armazenar conteúdo audiovisual em pouco espaço.
O Quaero foi anunciado em abril pelo presidente francês, Jacques Chirac, durante um conselho de ministros franco-alemão na França. O projeto nascerá com o objetivo de reunir as tecnologias necessárias para criar um mecanismo de busca multimídia, ou seja, que permita localizar documentos em formato fotográfico, de vídeo, áudio e texto na internet.
(...)
Outro país que deseja dominar o mercado dos mecanismos de busca na internet é o Japão. O arquipélago anunciou um projeto para desenvolver um mecanismo de busca nacional, que será apoiado por empresas como Fujitsu, Nec e Matsushita, e que pretende concorrer com Google, Yahoo e MSN, mecanismo de busca da Microsoft.
O que estamos vendo é que 2006 será um ano excitante para o mundo das buscas, muita coisa nova vai surgir e a Google, responsável por mudar o modo que fazemos busca, certamente não ficará parado!

18 Comentários:
é moda agora!
já já que sai o Brasil Buscas, a busca que não desiste nunca! RÁ ;D
Por
Anônimo, Às
28 dezembro, 2005
o buraco é mais embaixo, os governos (europeus e japonês) estão considerando que buscar informação na Internet (e controlar a forma como essas buscas são feitas, claro) é uma questão de estado e deixar esta tecnologia ser monopólio de uma empresa americana não é um bom negócio.
Por
Anônimo, Às
28 dezembro, 2005
Google é o que é pq não copia nada, sempre criam algo inovador para a web, isso é uma das coisas que o Google tem de melhor.
Com certeza, a Google não deixará que alguém tente "derruba-la", criarão mais alguma coisa extraordinária, com certeza.
Qual empresa que o Tio Bill comprará para tentar derrubar? Hahahahahah!!!!
Por
Anônimo, Às
28 dezembro, 2005
Tem umas pessoas e uns comentários que nem merecem resposta, mas vamos lá... O Google é inovador... onde? Buscar a internet, ler e-mails, postar num blog, organizar fotos, ver a Terra via satélite, fazer propaganda em links patrocinados, criar comunidades virtuais e conversar via internet são coisas que o Google inventou? Não. Ok, eles melhoraram alguns desses serviços, mas chamar o Google de inovador é demais. É como idolatrar a Pepsi só porque eles tiveram a "brilhante" idéia de colocar limão no refrigerante.
Uma vez que alguém (que não foi o Google) inventou a busca por texto na internet, buscar qualquer outra coisa se tornou óbvio. Quem consegue tornar a idéia realidade é inteligente, mas não inovador. E, em questão de inovação, ninguém bate a Microsoft com Windows e Office. Falem o que quiserem do Bill Gates, mas ninguém tira o mérito dele de ter criado um sistema operacional que se popularizou e hoje é a base de tudo que acontece no mundo. Se hoje nós usamos o Google e deixamos comentários aqui, é porque a Microsoft criou o Windows. Assim, em questão de inovação, não me venham falar de Google ou qualquer outra empresa emergente, pois eles são apenas as folhas das árvores, não chegam a ser nem os galhos.
Qualquer esforço para fazer algo melhor que o Google vale a pena. É um avanço para o mundo e, claro, é um passo para acabar com o imperialismo que os Estados Unidos têm em todos os setores da economia mundial. Hoje, não existe nenhum serviço de busca melhor que o Google, mas se algum dia surgir algum melhor, vou mudar.
Não estou falando mal do Google, só estou dizendo que tem algumas pessoas que não enxergam o que o Google quer, acham que são uma simples e inocente empresa, que só quer ajudar o mundo. Falam mal da Microsoft, da Coca, da Nike e do McDonald's, mas não percebem que o Google é do mesmo tipo de empresa.
Por
Anônimo, Às
28 dezembro, 2005
Mais uma briguinha que o Google vai vencer é claro e de raiva em 2006 vai lançar algo estrarodinario
esperemmmm
Por
Unknown, Às
28 dezembro, 2005
De raiva é capaz da Google lançar o G-Browser.
Por
Unknown, Às
28 dezembro, 2005
hahaha....
estamos no meio (ou naum) de uma revolução na internet da maneira como conhecemos e ainda tem gente falando q a google naum eh nem a folha d uma suposta arvore onde, pela comparação, o tronco (ou qm sab as raizes) seria um SO "inovador" - q foi roubado há anos atras por um "visionário" que disse q a internet nunca seria uma grande coisa!! hahahaha....
vc tava brincando, neh!?
Bill Gates eh sim, um bom empresário q por mérito (ou sorte) fez apostas certas na hora em q praticamente ninguem estava jogando e ae, ficou muito mais fácil ganhar!!!
mas agora, O JOGO MUDOU!!!
"se hoje nós usamos o Google e deixamos comentários aqui, é porque a MS criou o Windows"
??????????????
realmente naum tenho nem o q falar sobre esse comentario!! p/ vc soh existe Windows e IE??
naum sou nenhum f*dão em internet e pc's, mas acho q temos q pensar nas coisas d maneira mais ampla... naum eh pq eu uso um SO q vou dizer q eh graças a ele q existe td o resto!! sei q o Rwindows fez mt para a divulgaçao dos computadores, mas agradecê-lo por coisas q nada tem a ver com um SO (como internet e tudo mais) acho um pouco de exagero, até fanatismo!!
POR FAVOR!!
naum estou dizendo q a google é boazinha, tem bom coração e está ae soh pro nosso bem.... CLAAARO Q NAUM!!
naum me iludo mais assim, mas para mim ela é inovadora sim, ou você lembra de algum outro site simples como o da google?? Seus serviços são sempre assim: limpo, "branco", simples, direto uma inovação na era em q os sites traziam cada vez mais "lixo" visual!!
É claro q muitos podem naum concordar comigo, mas cada um pensa o q quer....
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
não é inovadora??
antes do gmail tinah algum e-mail d 1gb? depois q o gmail se popularizou quase tds passaram a ser desse jeito...
existia alguma coisa similar antes o google heart antes dele??
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Caramba o primeiro anônimo disse tudo que eu ia dizer.. sobrou bem pouco pra mim comentar...
só pra esclarerer algo que ele disse:
"se hoje nós usamos o Google e deixamos comentários aqui, é porque a MS criou o Windows"
É claro que só estamos aqui devido à Microsoft. Se fosse deixar tudo para os Linux da vida, estariamos até hoje usando terminal e felizes em ver as letrinhas em monitores de fósforo verde. A Microsoft revolucionou SIM, da mesma maneira que a Apple também. Foram pioneiras no mundo da computação.
Podem ter copiado tudo da Xerox (para os nerds que vão rebater com esse argumento) sim, mas tiveram a visão de mercado e difundiram as novidades como ninguém.
Esse é um fato que ninguém pode negar, a Microsoft e a Apple impulsionaram o mercado dos computadores. E isso está ligado diretamente com as facilidades que temos hoje!
Agora comparando com o Google. O Google não inovou muita coisa, mas teve a visão de mercado e impulsionou a troca de informações na internet. Os caras sabem como fazer dinheiro, e como sabem!
Elevaram a internet a outro nível, como bem sabemos.
Não é tão difícil analisar os dois lados da moeda, é só não ficar caindo no modismo de apoiar o Google e meter o pau na MS.
Aliás, o nível de "achismo" está extremamente alto nesse blog, procurem antes analisar os fatos de todos os pontos de vista para sim depois postar um comentário decente.
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Buscar coisa na internet não é inovação. Ok, o Google inovou popularizando o e-mail de 1GB. E eu digo popularizando porque e-mails com esse espaço já existiam antes, mas não eram conhecidos. E o Google não inovou com Google Earth, porque não foram eles que criaram o Google Earth. Eles compraram da Keyhole, só atualizaram, fizeram de graça e botaram o nome. E, mesmo assim, antes disso já existia o NASA World Wind.
E parece que comprar é que o Google sabe e pode fazer. Eles não sabem produzir conteúdo, então compraram 5% da AOL. E só por ter míseros 5% da AOL todo mundo vai falar que o Google produz conteúdo. É incrível a força do Google. Qualquer coisa inútil que eles lançam e o pessoal já vem falando como se fosse o maior lançamento de todos os tempos.
Não estou querendo defender a Microsoft. Só estou falando que o Windows é o responsável pelo que o mundo da informática é hoje. Se não tivessem lançado o Windows, os computadores não seriam populares. Apenas existiriam uns sistemas operacionais feitos para empresas. E, assim, não existiria o Google, o Yahoo!, o MSN, o UOL, a AOL, o Terra, nada.
E o Windows é algo muito mais indispensável que o Google. Se hoje sumirem todos os Windows de todos os computadores, o mundo vai parar. Mas se de uma hora pra outra o Google deixar de existir, vai ser uma simples dor de cabeça. Em uma semana o mundo já vai estar acostumado ao Yahoo! e ao MSN, que não são tão bons mas fazem praticamente a mesma coisa.
Revolução da internet? Que revolução? Pra mim, revolução foi quando o iG lançou internet grátis no Brasil. Isso sim foi revolução, e uma revolução indiscutível, dando acesso à internet para qualquer pessoa. Mas falar de revolução do Google... O que o Google está fazendo de extraordinário? Oh! E-mail de 1GB! Fotos de satélite da Terra! Orkut(?)! Google Talk! Ache o que quiser em meio segundo! Grandes revoluções, o mundo mudou por causa disso.
Falar que páginas simples e brancas são boas... Simples tudo bem, mas brancas?
Não estou defendendo a Microsoft (Deus me livre de fazer isso) e não estou falando mal do Google. Só acho que algum fatos estão sendo mal interpretados, as pessoas estão considerando o que acham e não o que é verdade. Se vocês amam o Google, continuem amando. Da mesma forma que muita gente amava a Microsoft no início. Mas, depois, não venham dizer que foram enganados. E tomem cuidado.
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Já que falaram do IE lá em cima, aqui vai um complemento. Talvez a única marca ainda confiável na internet seja o Mozilla Firefox. É um navegador excelente, bem feito, com ótimas extensões, sem falar que é seguro. Mas, a cada vez que eu vejo o Google fazendo propaganda do Firefox, penso em mudar. Mas mudar pra qual? Opera, outro bancado pelo Google? Se algum dia o Google se apossar definitivamente do Firefox, eu volto pro IE. Porque, se for pra ser enganado, prefiro ser enganado pelo Bill Gates.
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Sobre os navegadores, me sinto confiante em dizer que todos eles são seguros. Basta o usuário navegar com cautela e saber aonde está clicando.
É claro que isso não é possível, até os mais experientes acabam se levando pela curiosidade e clicando aonda não devem.
No quesito de segurança, o Firefox e o Opera se destacam. Por que?
A maioria dos hacks exploram vulnerabilidades no ActiveX, que está disponível nativamente no IE. Excluindo o ActiveX, me atrevo a dizer que o IE é tão seguro quanto qualquer outro navegador.
Sobre o Opera ser bancado pelo Google, é uma meia verdade. Sim, o Opera ganha com as pesquisas realizadas no Google através de sua interface. Mas em nenhum momento o Google interferiu no desenvolvimento do Opera, e também não fica fazendo propaganda para o seu lado. Bom, não que eu saiba até o presente momento!
Eu me orgulho de usar o Opera pois é um navegador independente e alternativo, não segue tendências. (Se bem que ultimamente está imitando o Firefox em muitos aspectos pra tentar captar usuários)
A conversã era sobre o Google mas acabou indo longe demais.. mas me senti incentivado a escrever pois gosto de discutir sobre qualquer tema.
E convido todos a experimentarem o Opera! hehehe >D
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Voltando ao tema de revolução, as últimas revoluções da internet foram os podcats, Skype e blogs. E nada disso foi feito pelo Google. O máximo que o Google fez foi comprar o Blogger da Pyra Labs quando o serviço já era mundialmente conhecido. De resto, o Google não tem nada de revolucionário.
Aliás, provedores grátis como o iG e sistemas de fórum como Invision Power Board, phpBB e similares são muito mais importantes para a internet que o Google. Só pra citar alguns nomes.
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
"Se hoje sumirem todos os Windows de todos os computadores, o mundo vai parar."
Pelo que eu saiba as grandes empresas e até governos utilizam linux em seus servidores....
A questão do Google talvez não seja tando a busca, mas sim o modo de trabalhar da empresa, que sempre pega alguma coisa já utilizada e a deixa com novos ares.. A Google não reinventa a roda, mas sim da novas utilidades a ela, e é aí que está a magia da empresa, acredito que o dia em que surgir uma empresa deste nível o google e seus programas correm riscos, até la ele continuará a crecer e conquistar não só usuários, mas também investidores!
Por
nando.kanarski, Às
29 dezembro, 2005
E o que adianta todas as grandes empresas ficarem de pé se nós, os usuários, não conseguirmos mais acessar seus serviços?
A questão do Windows é fundamental. Se não houvesse, garanto que muitos de nós não despertariam interesse pela informática. E se ele sumir, mais de 75% (não sei os números, mas é uma porcentagem alta) dos usuários de computadores do mundo também somem!
E aí não vai ter mais povão pra acessar o Google, não vai ter mais quem use o Google Talk, e por aí vai. A Google só é o que é hoje porque nós usuários utilizamos seu sistema de busca e achamos legal ser inundados por suas propagandas, tornando o sistema altamente rentável para que outras empresas anunciem nele e encham o bolso dos caras de dinheiro.
O lance não é as maiores empresas do mundo usarem Linux, e sim os seus usuários usarem Windows. É isso que move o mundo da informática.
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Só complementando: o Linux está longe de se tornar um substituto do Windows.
Nem todos estão preparados para usar Linux. Não é um sistema operacional que você aprende a mexer de uma hora pra outra. É claro que existem distribuições que estão caminhando para isso (ver Ubuntu), mas ainda é algo que vai demorar pra ser alcançado. Porém é uma realidade, os fatos levam a crer que isso vai acontecer.
O dia que _todos_ os programas de Linux forem 100% à altura de seus adversários no Windows, e todos os jogos rodarem NATIVAMENTE em seu sistema, aí sim o Windows pode ser jogado pela janela e todas as pessoas vão ter o gostinho de usar Linux.
Eu por exemplo só dependo do Windows pra jogos, minha máquina não é boa o suficiente pra poder emular os joguinhos do Windows com a mesma velocidade, senão eu já teria dado adeus e passaria todas as minhas partições para reiserfs. Eu dependo do Linux pra poder fazer os trabalhos da facul, passo quase 80% do meu tempo nesse sistema operacional.
Mas não é por causa disso eu que eu fico apedrejando o Windows. Tenho consciência das coisas, e sei que como eu muitos ainda vão depender dele. Me dói o coração de apagar o Windows.. eu não conseguiria ficar sem jogar o cs básico de cada dia... heheheh
Aposto que 75% daqueles que puxam o saco do Linux e queimam a Microsoft nem ao menos o tem instalado na máquina, morrem de medo de particionar, fazer caca e perder a partição do Windows.
Por
Anônimo, Às
29 dezembro, 2005
Imaginem acordar num dia que o Windows sumiu. Você não tem mais como falar com seus amigos pelo MSN, a padaria da esquina voltou a operar com fichas de papel, vários sistemas de luz, água, telefone, tv e gás pararam de funcionar, todos os canais de tv saíram do ar, não tem mais jornal, não tem mais novela. Os aviões estão caindo. Os sistemas de segurança dão alarme falso ou param de funcionar. Meu dinheiro no banco já era. Não tem e-mail, e nem os Correios estão funcionando. Não tem mais Google, não tem mais MSN, UOL, AOL, iG, Terra, não sobrou nada. Será que milhões e milhões de pessoas vão conseguir mudar pro Linux de uma hora pra outra? Aliás, como vão fazer isso se seus computadores não funcionam?
Agora, imaginem acordar num dia que o Google sumiu. Ops, perdi meus e-mails do Gmail, o Orkut sumiu. Mas eu posso usar a busca do Yahoo!, o e-mail do BOL, o UOLK, o MSN Messenger, posso substituir tudo que usava antes. Algumas empresas americanas vão ter problemas, mas nada importante que afete minha vida. O tão poderoso e tão indispensável Google não vai fazer falta.
Por
Anônimo, Às
30 dezembro, 2005
Poxa, parece que o Windows é o rei do mundo! Não quero defender nem windows nem linux, só que parece que o blog foi invadido por fanatistas por Windows! Eu, assim como praticamente todos, cresceu sob o mundo Windows e por isso acha que ele é tudo o que há no mundo, mas só quem já teve um contato um pouco maior sabe que Linux tem suas qualidade e poderia ser substituto do Windows! O problema é que somos muito preguiçosos e não gostamos de perder tempo com coisas novas e ler alguns tutoriais! Se o Windows Sumisse? As redes de TV continuariam funcionando (muitas usam Mac), a IBM estaria tranquila, Novel estaria tranquila, as empresas que tem servidores Sun estariam tranquilas, O Google estaria tranquilo (Google tem seu próprio sistema em seus servidores), paises emergente que investem em linux estariam tranquilo, bancos não sofreriam (de todos os bancos que visitei até agora, não vi a telinha do windows em nenhum deles...
Enfim, se um dia acordassemos sem windows, as pessoas passariam a se preocupar mais com seus computadores e provavelmente perderiam a preguiça de buscar coisas novas e boas e acredite... Sun, Apple e toda a comunidade Linux estariam a postos para substituir os computadores e não deixar nenhum avião cair!
Volto a repetir, o que nos prede ao google não é o seu poder, mas sim o modo de trabalhar da empresa, isso desperta muita admiração, pois não é toda empresa que consegue dar novas utilidades a coisas que já existiam, manter o humor e ainda "não fazer o mau"!
Por
nando.kanarski, Às
30 dezembro, 2005
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial