Undergoogle

sexta-feira, março 10, 2006

Google vai denunciar criminosos do Orkut à Justiça

Do Estadão:
O site de relacionamento Orkut, usado por 10 milhões de brasileiros, vai fornecer informações de supostos criminosos que utilizam a rede para pedofilia, xenofobia, racismo e outros crimes de intolerância e desrespeito aos direitos humanos, à Justiça. Hoje, Alexandre Hohagen, diretor do Google no Brasil, esteve no Ministério Público Federal em São Paulo para prestar esclarecimentos sobre comunidades do Orkut.

Com um documento de 150 páginas de denuncias organizado pela ONG Safernet Brasil em mãos, o procurador Sérgio Suiama propôs a Hohagen um Termo de Compromisso Operacional (TCO). A assinatura de cooperação só não ocorreu hoje porque o diretor diz que precisa analisar a proposta junto a matriz do Google, na Califórnia. "Devo ter um encaminhamento na próxima semana. Preciso ver o que pode e não pode ser feito", afirma ele. [mais]

7 Comentários:

  • É, meu amigo. Agora o bicho vai pegar.

    Nessas horas que faltam leis específicas para informática e internet aqui no Brasil.
    Bem capaz de só fazerem barulho e não acontecer nada.

    Torço para que seja tomada uma atitude séria em relação ao Orkut, pois os brasileiros já passaram de todos os limites.

    Que tal também denunciarem prática e incentivo à pirataria?? Tem comunidades aos montes sobre esse assunto.

    Por Anonymous Anônimo, Às 11 março, 2006  

  • Se conseguirem acabar com as comunidades de pedofilia ja será um feito maravilhoso.

    Vamos torcer para que de certo

    Por Anonymous Anônimo, Às 11 março, 2006  

  • Só tem um detalhe, crime no orkut é como um crime dentro de uma embaixada de outro país no brasil...teoricamente, não aconteceu no nosso país. Mas por se tratar de usários brasileiros, teria que ser primeiro julgado nos EUA para depois o Brasil pedir que transferissem a condenação de lá para cá. Como exemplo, paraísos fiscais...não é tão simples assim. O Simples fato de ter uma conta no exterior e ter enviado dinheiro pra lá não caracteriza um crime!
    No caso, o orkut seria um paraíso digital, em que o simples fato de ter uma conta e ter feitos comentários ou comunidades que são crimes aqui, necessariamente são crimes lá.

    Exemplo, comunidade: "Morte para ACM (antônio carlos magalhães)". Aqui, no Brasil, com certeza é crime, mas nos EUA poderia ser apenas uma sugestão para que ele fosse julgado e levado à pena de morte. Portanto, lá não seria crime...é uma questão delicada e as prisões efetuadas só serão realizadas se a justiça do Brasil comprovar de outra forma que fizeram algum crime aqui também, além dos outros supostos crimes cometidos dentro do orkut. A exemplo de como fazem pra pegar o chefão do tráfico, ou máfias grandes, transferem o crime maior pra um crime pequeno armado.

    Por Blogger Ombudsman, Às 11 março, 2006  

  • "Que tal também denunciarem prática e incentivo à pirataria??"

    Vc é dono de gravadora? aff

    Por Anonymous Anônimo, Às 11 março, 2006  

  • "Vc é dono de gravadora? aff"

    Não, não sou, mas se você é uma pessoa um pouco culta e/ou informada, sabe o quanto o Brasil deixa de arrecadar com a pirataria. É como se fosse uma sonegação de impostos, além dos políticos corruptos que já fazem um gargalo enorme na receita do país ainda temos que contar com a ajuda dos pirateadores que provocam um rombo absurdo na arrecadação do governo.

    Não estou falando somente de pirataria de cds, nesse termo se inclui (mas não se limita a) pirataria digital, falsificação de produtos, contrabando, e por aí vai. Tudo que tem uma origem duvidosa é pirataria.

    Por Anonymous Anônimo, Às 11 março, 2006  

  • "No caso, o orkut seria um paraíso digital, em que o simples fato de ter uma conta e ter feitos comentários ou comunidades que são crimes aqui, necessariamente são crimes lá."

    Mas no caso de pedofilia, xenobia, racismo e outros crimes contra o próprio ser humano é totalmente justificável que o crime seja investigado em qualquer local do mundo. Afinal, são atentados contra a própria humanidade. Não estou querendo dar uma de moralista, mas isto está previsto em qualquer legislação ao redor do planeta.

    Esperar pelo crime ser investigado em outro país, toda essa burocracia e tal, só vai dar tempo para os autores se livrarem do material e serem inocentados por falta de provas.

    Por Anonymous Anônimo, Às 11 março, 2006  

  • Acho que o Google anda muito relaxado em relação ao controle do Orkut. O diretor do Google Brasil disse que o Google Brasil não tem nada a ver com o Orkut, o Orkut é um serviço americano sob responsabilidade do Google de lá. Não acho que isso seja a forma correta de agir.

    Por outro lado, a polícia, sozinha, prende pessoas pelo Orkut. Fiquei sabendo de um caso em que uma pessoa fez apologia a drogas, mas tinha profile fake. Então a polícia começou a investigar os amigos e encontrou uma foto em que aparecia uma moto. Eles pegaram a placa da moto e com isso conseguiram achar e prender o criminoso. Não lembro exatamente como foi a história, mas foi algo assim.

    Por Anonymous Anônimo, Às 12 março, 2006  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial