Undergoogle

domingo, março 12, 2006

O futuro do Google segundo o Analyst Day

Em um evento para desenvolvedores, o Annual Analyst Day, a Google discutiu sobre o futuro da empresa e sobre os planos cruciais para o ano de 2006.

O evento, que devia ser restrito, acabou tendo suas telas e anotações "vazadas" na web, disponibilizando ao público e aos "concorrentes" todos os planos e estratégias da empresa para o ano.

Segundo as anotações, um dos grandes focos da empresa continua sendo o da busca, associada à propaganda, que deve se expandir para outros meios além da web, como a mídia impressa, dispositivos móveis e até correspondências. O Analyst Day também mostrou as prioridades quanto aos serviços já existentes, motrando que 70% do tempo e recursos será investido para aperfeiçoar os serviços de busca e publicidade enquanto outros serviços de sucesso devem ganhar publicidade e novos recursos.

A grande novidade ficou por conta do GDrive, um novo serviço de disco virtual, que permitirá o armazenamento de dados na Web. O enorme espaço que o Google tem em seus servidores já é usado, como restrições: alguns códigos permitem usar as contas de e-mail do serviço Gmail (cada uma com mais de 2 GB de capacidade) como um repositório na Web. Agora, a idéia é criar um novo serviço devidamente autorizado. Um dos modelos analisados prevê a oferta de uma certa quantia de espaço em disco gratuitamente, com um adicional pago. A empresa também não descarta oferecer serviços de backup, como a gravação de cópias de segurança de dados do usuário em DVDs.

A única coisa que está segurando o lançamento da ferramenta é que a empresa ainda precisa criar formas de ganhar dinheiro com o Gdrive.

Já seguindo a filosofia da empresa, 2006 será um ano de grandes inovações, melhor desenvolvimento para a indexação de páginas e buscas mais interativas além de uma maior interação dos usuários na exibição dos resultados. A idéia de tornar o Gooogle o maior banco de dados do mundo também não foi esquecido. A idéia da empresa é disponibilizar as ferramentas aos usuários independentemente de onde eles estejam.

Segundo a empresa, o investimento em hardware e infreestrutura é de extrema importância para manter a soberania no mundo das buscas, além de conseguir dar suporte às novas ferramentas e ao aperfeiçoamento das já existentes.O segredo para manter a soberania é criar cada vez mais parceiros, tanto para a parte de propaganda quanto para a criação de novos serviços (onde a empresa poderá conseguir novos serviços, pessoal cada vez mais qualificado e novas formas de arrecadação), dispor os serviços da empresa para todo o mundo e em todas as linguas possível, além de estar presente nos três maiores meios de comunicação atual, a web, dispositivos móveis e TV. Novas oportunidades podem ser buscadas nas áreas de vídeo e rádio.

Acompanhe o Webcast e os slides: Google Analyst day

Leia mais: Full text of Google Analyst Day powerpoint notes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial