Google compra tecnologia de buscas de universidade australiana

Do
IDG NowO Google anunciou na terça-feira que comprou a tecnologia de buscas de uma universidade australiana descrita pelo gigante de buscas em 2005 como potencialmente revolucionária.
O Google, localizado em Mountain View, na Califórnia, também contratou o estudante com PhD que desenvolveu a tecnologia. "O Google comprou os bens do Orion e Ori Allon é nosso novo empregado. Nós estamos extremamente animados de tê-lo por aqui", escreveu uma porta-foz do Google por e-mail.
A aquisição da Orion e a contratação do Allon aconteceram "meses atrás", disse a porta-voz, mas notícias sobre a negociação começaram a aparecer nos últimos dias, com anúncios de veículos de mídia na Austrália e em Israel, país onde Allon nasceu.
Em um anúncio divulgado em setembro, a Universidade de Novas Wales do Sul, em Sidney, chamou a tecnologia Orion de complemento para buscas realizadas em sistemas de buscas como os do Google, Yahoo ou Microsoft.
O Orion oferece um complemento expandido de texto em comparação à lista de resultados online, para que o usuário não tenha que clicar necessariamente nas páginas para ver informações relevantes em sua busca, de acordo com a universidade.
A tecnologia também apresenta resultados que estão tradicionalmente relacionados a palavras chaves digitadas pelo usuário, mesmo se os termos não sejam encontrados nas páginas relacionadas, "oferecendo uma procura mais complexa sem pedir um conhecimento complexo do usuário", de acordo com o documento.
A funcionalidade, como descrita, parece sofisticar uma função já disponível em sistemas de buscas, que sugere buscas alternativas para refinar os resultados.
Por exemplo, quando usuários fazem uma busca no serviço Ask.com, é mostrada uma lista convencional de resultados, mas os usuários também encontram uma lista de sugestões para estreitar e expandir o escopo temático de suas buscas. É apresentada também uma lista de palavras chave que estão potencialmente ligadas à busca.
Enquanto isso, o sistema de buscas Clusty agrupa resultados em grupos temáticos, como uma maneira do usuário analisar os resultados e encontrar a informação que está buscando de maneira mais fácil e rápida.
Por tais ferramentas, sistemas de busca focam em resolver o problema das buscas que retornam centenas de milhares ou mesmo milhões de resultados, forçando o usuário a navegar por muitas páginas online para encontrar a informação que está procurando. Responsáveis pelos sites reconhecem que seus sistemas precisam se afastar do modelo de prover grandes e longas listas de resultados, e se concentrar em oferecer fatos específicos que os usuários procuram.
Em diferentes níveis, a maioria dos sistemas de busca atualmente entrega um resumo de informações coletada de várias fontes online, particularmente em buscas que envolvem a condição do tempo, filmes, pessoas famosas e localizações geográficas. Existe aré mesmo um sistema de buscas chamado Answers.com, construído a partir desta colaboração com outros sites.
3 Comentários:
... e mais uma engine de busca é morta no ninho!
Por
Anônimo, Às
13 abril, 2006
http://www.google.com/calendar/render
Como é complicado postar um comentario aqui.
Por
Anônimo, Às
13 abril, 2006
pessoa-al, calendar no ar.
Por
Anônimo, Às
13 abril, 2006
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial