Undergoogle

sexta-feira, maio 26, 2006

Google lança Picasa para Linux

Sim, parece que a Google está de olho no mundo Linux. Usuários americanos já podem baixar a versão do Picasa para pc's com linux.

A página para Download é http://picasa.google.com/linux (infelizmente a página está inacessível para usuários de fora dos Estados Unidos, mas você pode acessar a página utilizando um proxy). A versão distribuída utiliza de uma versão modificado do Wine para que o programa funcione. Você pode baixar o programa aqui.

Segundo a empresa, o sistema requerido é:
  • Qualquer versão Linux com processador compatível 386, glibc 2.3 ou melhor, e com o X11 habilitado.
  • A integração com o Desktop necessita do Gnome ou KDE.
  • Para detecção de camera e integração é necessário Kernel maior ou igual ao 2.6.13, hal maior ou igual ao 0.56, e gnome-volume-manager ou equivalente.
Ainda não conseguimos testar, mas segundo informações, a versão vem com algumas limitações, como a não indexação de vídeos, pouca integração com e-mail e falta de som nas apresentações de slides.

Esperamos que o pessoal do mundo livre teste e nos mande um feedback de como o software se porta no Linux, bem como a funcionalidade, integração e desempenho no sistema.

Fonte: Google Operating System

5 Comentários:

  • MUITO interessante isso...

    É o primeiro software para Linux que o Google lança publicamente?

    Por Blogger Rafa Librenz, Às 26 maio, 2006  

  • nossa, logo agora que instalei o Kurumin em minha makina de ksa :D vou tentar testar ;)

    Por Blogger Erick X., Às 26 maio, 2006  

  • mto foda o lançamento público! isso mostra uma tendência do google começar a lançar seus produtos para Linux também. Porém rodando o Picasa no Wine diretamente, conseguir ter todas as funcionalidades, sem restrição.

    Por Anonymous Anônimo, Às 26 maio, 2006  

  • Sim...
    Apesar de não ser fã do Picasa gostei muito de saber da notícia! É muito bom saber que a Google está voltando seus olhos também para o Linux, disponibilizando softwares (que, até então, eram "100% Windows") para tal sistema operacional.
    Eu, particularmente, estou à aguardar o tão esperado e, consequentemente, ivejado Google Earth para Linux! :D Não acho que deva demorar muito para ser lançado... Bem, é o que espero! ;)

    Por Anonymous Anônimo, Às 27 maio, 2006  

  • Para um programa rodando sobre o Wine, ele tem uma integração ótima com o Linux, só pelo fato dele ficar monitorando a inclusão de novas imagens (assim como no Windows) na barra do sistema (ao lado do relógio :) ) do KDE (ou Gnome). Quanto a integração com o e-mail, é possível perfeitamente logar no GMail por ele e mandar fotos. Usando o programa padrão do sistema, ele dá uma mensagem de aviso de que chamaria o KMail se estivesse no KDE, ou Evolution no Gnome, mas ele não soube chamar um nem outro.

    A apresentação de slides, com todas as funções, efeitos de transição, tela-cheia, indexação de imagens... tudo perfeito.

    Acredito que o problema de vídeo e som é o mais complicado mesmo, já que no Linux ele vai provavelmente ter que optar por algum programa de vídeo (xine ou mplayer?) e algum sistema de som (arts ou gstreamer?), ou suportar vários (provavelmente), mas isto vai trazer algum trabalho para eles.

    Minha avaliação de 0 a 9 seria um bom 8 :)

    Por Anonymous Anônimo, Às 28 maio, 2006  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial