Google lança Picasa para Linux
Sim, parece que a Google está de olho no mundo Linux. Usuários americanos já podem baixar a versão do Picasa para pc's com linux.A página para Download é http://picasa.google.com/linux (infelizmente a página está inacessível para usuários de fora dos Estados Unidos, mas você pode acessar a página utilizando um proxy). A versão distribuída utiliza de uma versão modificado do Wine para que o programa funcione. Você pode baixar o programa aqui.
Segundo a empresa, o sistema requerido é:
- Qualquer versão Linux com processador compatível 386, glibc 2.3 ou melhor, e com o X11 habilitado.
- A integração com o Desktop necessita do Gnome ou KDE.
- Para detecção de camera e integração é necessário Kernel maior ou igual ao 2.6.13, hal maior ou igual ao 0.56, e gnome-volume-manager ou equivalente.
Esperamos que o pessoal do mundo livre teste e nos mande um feedback de como o software se porta no Linux, bem como a funcionalidade, integração e desempenho no sistema.
Fonte: Google Operating System

5 Comentários:
MUITO interessante isso...
É o primeiro software para Linux que o Google lança publicamente?
Por
Rafa Librenz, Às
26 maio, 2006
nossa, logo agora que instalei o Kurumin em minha makina de ksa :D vou tentar testar ;)
Por
Erick X., Às
26 maio, 2006
mto foda o lançamento público! isso mostra uma tendência do google começar a lançar seus produtos para Linux também. Porém rodando o Picasa no Wine diretamente, conseguir ter todas as funcionalidades, sem restrição.
Por
Anônimo, Às
26 maio, 2006
Sim...
Apesar de não ser fã do Picasa gostei muito de saber da notícia! É muito bom saber que a Google está voltando seus olhos também para o Linux, disponibilizando softwares (que, até então, eram "100% Windows") para tal sistema operacional.
Eu, particularmente, estou à aguardar o tão esperado e, consequentemente, ivejado Google Earth para Linux! :D Não acho que deva demorar muito para ser lançado... Bem, é o que espero! ;)
Por
Anônimo, Às
27 maio, 2006
Para um programa rodando sobre o Wine, ele tem uma integração ótima com o Linux, só pelo fato dele ficar monitorando a inclusão de novas imagens (assim como no Windows) na barra do sistema (ao lado do relógio :) ) do KDE (ou Gnome). Quanto a integração com o e-mail, é possível perfeitamente logar no GMail por ele e mandar fotos. Usando o programa padrão do sistema, ele dá uma mensagem de aviso de que chamaria o KMail se estivesse no KDE, ou Evolution no Gnome, mas ele não soube chamar um nem outro.
A apresentação de slides, com todas as funções, efeitos de transição, tela-cheia, indexação de imagens... tudo perfeito.
Acredito que o problema de vídeo e som é o mais complicado mesmo, já que no Linux ele vai provavelmente ter que optar por algum programa de vídeo (xine ou mplayer?) e algum sistema de som (arts ou gstreamer?), ou suportar vários (provavelmente), mas isto vai trazer algum trabalho para eles.
Minha avaliação de 0 a 9 seria um bom 8 :)
Por
Anônimo, Às
28 maio, 2006
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial