Vinton Cerf: You Tube pode estar nos planos do Google
São Paulo - Em visita ao Brasil, o vice-presidente do Google, Vinton Cerf, afirmou que haveria a "possibilidade" da companhia comprar o You Tube.
O vice-presidente e evangelista do Google, Vinton Cerf, afirmou que considera a “possibilidade” da companhia vir a adquirir o site de compartilhamento de vídeo You Tube. “Sim, é possível (fazermos a aquisição)”, disse o executivo, adicionando logo em seguida não ter conhecimento sobre qualquer negociação entre as empresas.
Cerf, que é o criador do protocolo TCP/IP, base da arquitetura da internet, disse que o Google está “menos interessado em gerar conteúdo do que em indexá-lo”. O YouTube é hoje o site de vídeos mais visitado da web, atraindo quase metade dos usuários e superando gigantes como AOL, MSN, Yahoo e o próprio Google, segundo pesquisa da Hitwise.
Em encontro com jornalistas realizado em São Paulo, o executivo também chamou a atenção para o desenvolvimento de ferramentas que explorem a conexão de internet em dispositivos móveis.
“O celular tem uma penetração de 43% em países como Brasil e México. No mundo, há cerca de 2 bilhões de celulares. O primeiro contato com a internet pode ocorrer por meio desses aparelhos”, declarou.
Conhecido também como “o pai da internet”, Vinton Cerf disse que a crescente disponibilidade da internet em vários tipos de dispositivos mudará completamente o conceito de mídia de massa e, com isso, a forma de se vender propaganda. Um dos desafios inerentes a essa pulverização, disse, será o controle da privacidade dos usuários.
Segundo Cerf, tudo indica que a internet precisará de “leis globalizadas”, que tratem de assuntos como propriedade intelectual e demais tipos de fraudes. “Precisamos de novas organizações mundiais, tal como temos hoje a Organização Mundial do Comércio”, comentou.
O especialista também chamou a atenção para as limitações do atual protocolo de internet, o IPv4, que suporta a rede mundial. “Quando criamos o IP, não sabíamos que ele se tornaria o padrão de comunicação digital em todo o mundo. Ele tem limitações e terá que mudar. Neste momento, estou determinado a convencer as pessoas a migrarem para o IPv6”, disse.
Conforme sua agenda de visita ao Brasil, Cerf visitará nesta segunda-feira (05/06) a faculdade de engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Na terça-feira segue para Belo Horizonte, onde tem encontrado marcado com a escola de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de visitar as instalações do Google.
Investimentos no Brasil
O “evangelista” do Google disse que ainda não conheceu pessoalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas disse ter informações sobre “o comprometimento do governo com a inclusão digital no País”.
Cerf destacou a necessidade que os países da América Latina têm de investir em infra-estrutura para permitir que as tecnologias da informação cheguem às classes menos favorecidas. “O Brasil tem a maior economia da América Latina. É preciso investir em políticas públicas também para permitir que pequenas e médias empresas cresçam”.
Questionado se os planos do Google no Brasil incluem novas aquisições, o executivo afirmou que novos investimentos deverão ser feitos a partir de 2007. Cerf também garantiu que o papel da Google.org será intensificado a partir do último trimestre deste ano.
Fonte:
IDGNow!
4 Comentários:
notícia copy and past. que merda.
Por
Anônimo, Às
05 junho, 2006
dré: é, acho que deviam resumi-la, ou melhor, aumentá-la! (espero que tenha compreendido que eu fui irônico)
Acho que o interesse do Google pelo YouTubes era meio óbvio heheh. Não me surpreende em nada essa notícia
Por
Anônimo, Às
05 junho, 2006
como diz no final da notícia:
Fonte: IDGNow!
sempre que pegamos uma notícia que não seja nossa, colocamos a fonte de onde veio.
Por
Erick X., Às
06 junho, 2006
dré, e qual é o problema? Eu mesmo não tinha nem visto essa noticia no IDG, ah cada uma...
Agora eu acho safadeza a Google comprar o Youtube, cadê a livre concorrencia? Agora é assim? Algo faz sucesso ai a Google vai e compra?
Assim a empresa com certeza fica "enorme", porém as novidades ficam... estranhas.
Por
Anônimo, Às
06 junho, 2006
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial