Undergoogle

terça-feira, outubro 31, 2006

Google compra JotSpot

JotSpot é um serviço que permite a criação e hospedar wikis mais ricos e interativos. Enquanto um Wiki normal somente aceita textos, o JotSpot aceita calendários, tabelas, planilhas, galerias de fotos e muitos outros recursos que não exigem familiaridade do usuários com o HTML

Hoje, 31 de Outubro, a Google anunciou a aquisição do serviço. Como todas as aquisições da empresa, o JotSpot fechou suas portas para novos inscritos para evitar transtornos devido à compra.

Acreditamos que a aquisição fará bem ao Google Docs & Spreadsheets e também ao Page Creator que devem ganhar recursos interessantes comprados com o JotSpot.

O Blogoscoped teve acesso ao serviço e publicou uma série de imagens que mostram o estilo do JotSpot que, mesmo antes de ser comprado, já seguia uma linha "jeito Google de ser".

Quer fazer parte? Visite o JotSpot e deixe seu e-mail na lista de espera.

Fonte: Google Blogoscoped.

Halloween no Google

Seguindo a tradição americana, mais um " dia das bruxas" e toda a população volta seus olhos para os monstros, bruxas e espíritos. Com o Google não é diferente, anualmente a empresa coloca em sua página de pesquisa comemorando o dia. Veja aqui todas as logos já utilizadas pelo Google no Helloween.

Como aqui no Brasil não se comemora oficialmente o Halloween, vamos aproveitar para festejar o dia Nacional do Saci, símbolo máximo do folclore brasileiro.

Do Wikipedia:
O Dia do Saci é um evento criado pelo governo do Brasil em 2005, de caráter nacional, elaborado pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP) com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América. Por isso é celebrado em 31 de Outubro.

Orkut ganha anúncios no Brasil

Alguns usuários já nos falaram, mas agora conseguimos uma imagem real presenciando os anúncios Google dentro do Orkut.



Agradecimentos ao usuário Sincero por nos enviar a imagem.

segunda-feira, outubro 30, 2006

Vídeo: Coca-cola + Mentos 2

Enfim, a Google postou em seu blog oficial o aguardado vídeo que mostra uma grande-reação de 502 litros de Coca-cola Light com 1.506 balinhas Mentos.


Gmail para empresas com 15 GB?

Alguns usuários estão reportando que suas contas no Gmail for Applications, webmail da Google destinado a empresas, simplesmente teve um salto na capacidade de 2 GB para impressionantes 15 GB.



O rumor pode parecer loucura, mas faz sentido. Os aplicativos para escritório são umas das áreas mais lucrativas que a Google pode entrar (vide exemplo do Microsoft Office que é vendido por mais de 1000 reais). Um salto tão grande na capacidade do Gmail pode fazer com que muitas empresas passem a encarar os aplicativos online com outros olhos, e dêem uma chance à dobradinha Gmail + Google Docs & Spreadsheets.

Fonte: Google Operating System

domingo, outubro 29, 2006

Google Base 2 pode estar a caminho

Lembra do Google Base, um dos filhos esquecidos da Google? Pois ele pode estar próximo de ganhar uma reformulação total da Google.

Um usuário conseguiu ter acesso a uma página diferente do Froogle, buscador de produtos muito utilizado nos Estados Unidos.

O resultado de pesquisa do mesmo apresentava três tipos de resultados: por lista, grade ou mapa. A pesquisa era feita indicando parâmetros dos mais variados dependendo do produto. E tudo dinâmico, abusando dos recursos de AJAX. Exatamente como acontece hoje no Google Base.

O que reforça o rumor da junção entre Froogle e Base em um único produto é o fato do link para o Froogle ter sido removido dos links principais na homepage americana. Será ele substituído pelo Base?

Veja abaixo imagens que encontramos do novo serviço. Para ampliar, é só clicar.





Quadrinhos: Sentido pra vida!


Tradução e publicação autorizadas por © Chappatte - http://www.globecartoon.com/

Vídeo: Como desenhar um carro no Microsoft Paint

O vídeo abaixo mostra um usuário desenhando um carro utilizando apenas as ferramentas disponíveis no MS Paint.




E não é que ficou bom?

Agradecimentos ao Sincero.

sábado, outubro 28, 2006

Dica: Gráfico no Spreadsheets

Encontrei no Digg uma dica interessante para quem precisa de gráficos simples no Google Spreadsheets.

Nada fantástico, muito menos bonito, mas sim um "quebra galho" pra fazer pequenos gráficos com números até 100.

De início, com o Spreadsheets aberto, digite alguns valores. Lembre-se, a dica funciona com números até 100.

Suponhamos que eu tenha digitado o número 15 na célula B5. Ao lado, na célula C5 digitarei a seguinte Fórmula: =REPT("X";B5). Aumento a largura da coluna C e os 15 caracteres estarão lá. Aí é só copiar e colar a fórmula. (veja figura ao lado)

Com a criatividade dá pra encrementar a fórmula e obter resultados diferentes. Veja o Exemplo.

Gdrive.us é da Google!

Mesmo após declarações de que não seriam feitos novos lançamentos, a Google parece estar preparando novidades quentes para logo.

Do MeioBit:
A Google nunca disse absolutamente nada a respeito desses rumores. Mesmo assim o domínio GDrive.us foi registrado pela empresa na última quinta-feira (26/10) junto com o domínio GoogleDashboard.com, que foi outra transferência considerada interessante, mas ao mesmo tempo uma incógnita.
Talvez o Gdrive seja uma das peças finais para a base de ferramentas on-line disponíveis pela empresa. E um possível Google Dashboard seria a unificação de todos os serviços eu um único lugar.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Anúncios a caminho no Google Video?


Seguindo sua estratégia de anúncios em vídeos, a Google parece estar prestes a vincular comerciais no final dos filmes hospedados no Google Video.

Ainda que não seja funcional, a barrinha azul na imagem acima já se faz presente em algumas áreas do site. Ao passar o mouse, ela revela uma dica de tela indicando que se tratará de propaganda.

A abordagem Google dos anúncios em vídeo se difere de outros portais, no entanto, por veicular propaganda depois do conteúdo e não antes como costuma acontecer.

YouTube no Brasil?

Rumores estão circulando na internet de que o YouTube abriria um escritório no Brasil em um futuro próximo.

Seria essa uma estratégia para abrir terreno em criar acordos com gravadoras nacionais? Ou simplesmente a Google quer evitar repetir o fiasco que sofreu com o Orkut e sua dificuldade de se denunciar criminosos no país enfrentada pela polícia federal?

Fonte: WNews

quinta-feira, outubro 26, 2006

Youtube: novo logo

O YouTube ganhou um novo logo no melhor estilo "mais do mesmo".


Logo antigo

Novo logo

Sem muitas alterações, o logo ganhou um tom de vermelho mais forte, o slogan agora está quebrado em duas linhas e com uma nova fonte e o "you" ganhou um discreto efeito degradê.

Parece que os vídeos prevendo mudanças drásticas no site podem ter algum fundamento. Resta é esperar pra ver o que teremos nos próximos meses. Veja: O futuro do Youtube 1 | Futuro do Youtube 2

Google anuncia medidas de segurança para o Orkut

Do Terra Tecnologia:
O Google anunciou, nesta quarta-feira, uma série de medidas para aumentar a segurança do site de relacionamento social Orkut. A principal delas, ainda sem data informada, será a abertura de um canal direto com as autoridades brasileiras para o envio de denúncias.

(...)

Agora, além do canal de comunicação com as autoridades brasileiras, o Google promete de ampliar a equipe de revisores, a maioria com português fluente. A empresa fará uma campanha de conscientização, chamada "Mantenha o Orkut bonito". Para conter a propagação de arquivos nocivos, haverá um sistema de bloqueio de links. E as comunidades já podem ser moderadas por até 10 usuários.

Com as medidas, o Google pretende evitar uma multa diária de R$ 50 mil, além de uma indenização de R$ 130 milhões, exigidas pela ação. Luiz Barroso, engenheiro do Google, declarou que a falta de atendimento à Justiça brasileira foi apenas um "mal entendido".

quarta-feira, outubro 25, 2006

Relógio exibe compromissos do Google Calendar

Notícia interessante para quem gosta de novas tecnologias e Google:

Do Techblog:
O Ambient Clock é um relógio que pode ser sincronizado com sua conta do Google Agenda. Ao sincronizar, você é capaz de ver os compromissos na tela. O fundo ainda muda de cor, de acordo com o tempo restante para o próximo compromisso.
Visite o site da empresa que produz o relógio. No site Oficial, da pra criar um widget para o Google IG com um modelo da interface utilizada no relógio. Além disso da pra votar em vários modelos de possíveis interfaces que poderão ser utilizadas.

terça-feira, outubro 24, 2006

Depois do Google Mapas, vem ai o "Google Mesa"!

Numa brincadeira bastante original com a API do Google Maps, um usuário criou um sistema de mapeamento para uma...mesa!

Apesar da falta de zoom, o trabalho ficou muito interessate. Vale a pena conferir.

Google lança buscador customizável

O time do Google Co-op acabou de lançar um novo serviço. O Custom Search Engine (CSE) possibilita a webmasters, blogeiros ou qualquer pessoa a criar um buscador personalizado para sua comunidade.

Um exemplo: Digamos que você tem um site sobre carros. você pode criar um buscador que ficará em determinados sites que são sua referência para carros. Outro bom exemplo é para o pessoal de Linux, Mac ou programação, dá pra adicionar os principais sites, que se tornarão fontes para a caixa de busca e a busca será feita somente dentro desses sites.

O serviço aceita customização, anúncios e colaboração e deve substituir as caixinhas de busca "power by Google" colocada na maioria dos sites, uma vez que ela pode buscar em um site ou em uma lista grande de sites que tem um assunto central.

Teste a busca interna no Undergoogle que criamos com o Custom Search Engine.




Veja a página que crie para testar o serviço.

Orkut começa a exibir anúncios

Ainda não está confirmado, mas muitos usuários já estão reportando que o Orkut, rede de relacionamento da Google já está exibindo alguns anúncios.

Tudo começou com a criação (e reformulação) de diversos recursos no serviço. Mais ágil e dinâmico, o site ficou com "alguns espaços" ideais para o encaixe dos anúncios do Google.

Pedro Cab foi o primeiro a nos mandar imagens. Já é notável na maioria das contas o link "Anuncie conosco" no canto inferior direito das páginas do Orkut.


Já o usuário Fernando Cardoso Rodrigues nos mandou imagens dos primeiros anúncios encontrados por ele.


É inevitável que o Orkut ganhe anúncios. A única coisa que faz os anúncios demorarem é a inscrição de interessados. Como sabemos, o Adwords funciona baseado em palavras chaves. Portanto, assim que as palavras começarem a ser vendidas, mais e mais anúncios devem aparecer pelo Orkut. Uma forma lógica de lucrar com o serviço, que tem mais de 30 milhões de usuários.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Google Top 10 no Japão

Acreditem: após mais de 6 anos oficialmente no Japão, apenas agora a Google conseguiu entrar na lista dos 10 sites mais visitados do país.

O site mais visitado na terra do sol nascente continua sendo o já estabelecido Yahoo Japan.

Fonte: Digital World Tokyo

O Livro de Google

Philip Lessen, do Google Blogoscoped publicou em seu site uma cópia do "Livro de Google" (The Google Book), uma publicação para crianças datada de 1913 (!!!) que caiu em domínio público recentemente.

A obra conta a história de uma terra mágica cheia de pássaros e criaturas encantadas onde habita um monstro que tudo vê e controla. O nome dele? Google!

Com exclusividade, nós traduzimos o texto na integra do inglês para que todos pudessem ler. O resultado você confere aqui.

Lucro do Google cresce 92%

Do Último Segundo
A receita da companhia de Mountain View (Califórnia) saltou 70% na mesma bases de comparação, chegando a US$ 2,69 bilhões - em um sinal de que o site de busca continua ganhando participação de mercado e que mais anunciantes se voltam para a internet. A empresa anunciou recentemente a maior aquisição nos seus oito anos de história, ao pagar US$ 1,65 bilhão pelo site de compartilhamento de vídeos YouTube.

A companhia trabalhou agressivamente durante o trimestre para expandir o alcance de seus anúncios online e ampliar sua liderança sobre o Yahoo. Na terça-feira, o Yahoo registrou queda de 38% no lucro no terceiro trimestre, com a desaceleração do crescimento na receita suscitando dúvidas entre os investidores sobre a estratégia do grupo.

domingo, outubro 22, 2006

O que a Google vai fazer com uma nave?

Correu em todo o mundo neste fim de semana o rumor de a Google ter comprado a SpaceShipOne, que foi desenvolvida por Burt Rutan e foi a nave espacial que conquistou o prémio "ANSARI X PRIZE". A 21 de Junho de 2004 fez o primeiro voo espacial humano com fundos privados.

A realidade é: A Google colocou em sua sede, o Googleplex, em Mountain View, uma réplica em escala 1x1 da nave espacial, que ficará no setor 43.

Veja imagens abaixo (clique para ampliar):













Veja mais imagens aqui.

Agora, o que eu me pergunto é: o que a Google vai fazer com uma réplica de nave espacial? Se você tiver interessado também pode comprar a sua réplica e botar na sua sala. Basta encomendar aqui.

sábado, outubro 21, 2006

Envie anexos do Gmail no Google Docs

Ainda não foi desta vez que o botão "abrir no Google Docs" apareceu nos anexos do Gmail. Porém, o time de desenvolvimento do Docs & Spreadsheets está trabalhando em uma alternativa, ao menos temporária, que já funciona com arquivos de texto. Para que o sistema funcione, basta seguir os passos abaixo:
  1. Visite a página de upload do Docs & Spreadsheets;
  2. Um e-mail será gerando para cada usuário cadastrado no serviço. Algo como idgoogle-código@prod.writely.com. Copie o endereço e o adicione a sua lista de contatos do Gmail;
  3. Para criar um arquivo no Docs, basta enviar uma mensagem para este e-mail. O assunto será o título do novo documento e o corpo da mensagem será o documento em si;
  4. Em caso de anexos, você pode enviar para este mesmo e-mail um arquivo anexo, esteja ele no seu PC ou seja um arquivo já recebido. Em caso de e-mail recebido, basta encaminhar o e-mail para o endereço fornecido pelo Docs & Spreadsheets;
  5. Após o arquivo ser indexado ao serviço, um e-mail de confirmação será recebido pelo usuário. Caso não receba e-mail, o seu arquivo não foi indexado.
Considerações:
  • O "quebra galho" somente funciona com arquivos de texto. Quer dizer, nada de planilha.
  • Ao adicionar o e-mail aos seus contatos, coloque para ele um nome facil de lembrar, assim fica facil de encaminhar os documentos para ele.
  • O Google Operating System deu uma bela sugestão: Você pode criar um filtro no seu Gmail, que envia automaticamente qualquer arquivo de texto direto para o Docs. Basta encaminhar todo e-mail que contenha as palavras ".doc" ou "txt" e tenha anexo, para o e-mail fornecido pelo sistema.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Google para educadores

Passou em branco aqui, mas eu vi no Idearios:

Vocês já deram uma olhada no Google for educators?

Não é nada demais. Apenas um convite aos professores, apresentando as ferramentas e promovendo idéias para o uso dos serviços para práticas pedagogicas.

O que me chamou mais atenção foi o box: Want to be a Google Certified Teacher? Acho que vem um trabalho bacana por aí.

Aproveitei e também me cadastrei na Google Teacher Newsletter.

Para os professores de ensino fundamental e médio e professores de inglês, mais uma dica: Global Warming Student Speakout é uma proposta de discussão usando o Google Docs.

Vale a pena uma visita: Google for educators

Orkut sem convites?

Diversos usuários estão publicando em blogs que estão conseguindo ingressar no Orkut sem convites. Provavelmente a medida serve somente para usuários dos Estados Unidos, uma vez que por aqui nada de novo apareceu na home do serviço.

Caso seja verdade, poderemos estar vendo o fim da era "rede de relaciomanentos confiáveis" ou mesmo a remoção da marquinha "beta" que sempre acompanhou o logotipo do Orkut.

Fonte: Googlified

YouTube remove 30 mil vídeos ilegais

Essa semana a Associação Japonesa de Direitos Autorais entrou com um pedido à Google para que o YouTube removesse cerca de 30 mil vídeos que infrigiem direitos de autores. Segundo a associação, eles foram muito bem atendidos e os vídeos imediatamente removidos.

Google Finance 2

O Google Finance, portal com informações financeiras da Google, ganhou uma atualização gigante! Entre as novidades, destaca-se o novo recurso de comparação de ações, que coloca no mesmo gráfico a evolução das ações de diversas empresas.

Google faz acordo para evitar processos com YouTube

Quem previa que o YouTube afundaria com o tempo em um mar de processos, pode estar enganado. A Google já encontrou uma maneira de não ser processada pelas gravadoras: se aliando a elas. Além de acordos para vendas de vídeos e clipes musicais, a nova estratégia da gigante das buscas é repassar parte do lucro que tiver com o YouTube para as gravadoras, e em troca disso evitar processos.

É mais ou menos assim: "Sabemos que sempre terá um usuário publicando material protegido, então nos responsabilizamos em retirar o material no momento que o identificarmos, e para repor o prejuízo pelo tempo que o vídeo ficou online, já te adiantamos uma parte em dinheiro todo mês". Além do acordo, a Google se comprometeu a implantar um novo sistema para identificar conteúdo ilegal no serviço de vídeos.

Finalmente parece que a indústria do entretenimento está abrindo os olhos para uma nova forma de distribuição de conteúdo e aprendendo a jogar nesse novo campo. E a Google mais uma vez surpreendeu os analistas mais pessimistas com uma saída criativa.

Fonte: IDG Now!

Vídeo de apresentação do Google Reader

Resolvi criar hoje uma inscrição com um novo endereço de e-mail no Google Reader, e eis que me aparece um novo vídeo de apresentação logo quando loguei no serviço.


O vídeo é uma apresentação das vantagens do Reader feitas por um engenheiro da Google que trabalha no desenvolvimento do próprio. Realmente não sei há quanto tempo o vídeo existe, mas não encontrei informação em nenhum outro blog na internet.

Google tem aumento de 70% no faturamento durante terceiro trimestre

Por IDG Now!:
O Google divulgou nesta quinta-feira que registrou faturamento bruto de 2,69 bilhões de dólares durante o terceiro trimestre de 2006, aumento de 70% em comparação ao mesmo período de 2005.

Cerca de 60% de toda a receita, ou 1,63 bilhão de dólares, foi arrecadado dentro de sites do próprio Google.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Mais novidades no Orkut: mediadores!



A Google gosta de fazer surpresas! Além do novo sistema de scraps, o Orkut ganhou uma função interessante para os donos de comunidades: mediadores! Agora quem tiver uma comunidade grande e pouco tempo para fazer manutenção, pode dar a até 10 amigos o poder de remover tópicos, eventos e membros da comunidade.





Com essa medida, a equipe do Orkut incentiva a qualidade do conteúdo nas comunidades. Uma bela iniciativa contra a febre dos "tópicos-spams".

Visite: Orkut

Novidades nos Scraps do Orkut


A tão aguardada função de excluir todos os recados foi implementada no orkut. Os scraps também ganharam um botão de resposta instântanea extremamente prático, que permite responder às mensagens sem a necessidade de visitar o perfil do usuário. Tudo em ajax, garantindo velocidade na navegação.

Claramente, a empresa atende aos anseios dos usuários, cuja preocupação crescente com a privacidade tem resultado em cada vez mais scraps excluídos.

Agradecemos a colaboração de: Steven Conte

Traduza sites com um clique!

Os novos botões de tradução do Google permitem traduzir sites diversos idiomas com apenas um clique!

O método é muito simples: acesse esta página, e arraste um dos quadrinhos para sua barra de links ou favoritos. Acessou um site em outro idioma e não entendeu nada? Basta clicar no botão de tradução e o Google traduz pra você. Caso queira traduzir apenas um trecho de texto, basta selecioná-lo e clicar no botão.

Acesse: Google Translation Browser Buttons

Vírus usa depoimentos do Orkut para se propagar

Recebi hoje dois depoimento em minha conta do Orkut. Aa mensagens apontavam para um link muitíssimo suspeito. Sem dúvidas, minha amiga ganhou um belo vírus que distribuiu depoimentos para todos seus amigos. Desavisados clicariam imediatamente no link e ainda aceitariam a mensagem que ficaria disponível em seus perfis.

Fica o alerta para que todos tomem cuidado com os depoimentos recebidos.

Vídeo: Alckmin também agradece orkuteiros

Após o vídeo de Lula agradecendo usuários do Orkut, também achamos no YouTube o candidato Geraldo Alckmin agradecendo ao apoio dado pelos usuários da rede de relacionamento.



Com a preocupação dos dois candidatos quanto aos usuários da rede, fica provada a importância que o Orkut tem assumido no Brasil; afinal passam por ele milhões de brasileiros diariamente.

Atenção: O UnderGoogle não é local para discussões políticas, vamos maneirar os comentários.

Vídeo: Futuro do Youtube 2

Após o polêmico vídeo que mostrava uma futura identidade visual para o YouTube após a aquisição pela Google, agora circula um novo vídeo na internet, que mostra uma possível transformação na homepage do serviço.




Fonte: Google Blogoscoped

Busca? A Senhorita Dewey te ajuda!


Quem disse que site de busca tem que ser simples e somente com texto?

No site http://www.msdewey.com, você tem a ajuda interativa da Senhorita Dewey, uma elegante garota que conversa com os usuários enquanto eles buscam!

Uma revolução nas buscas que pode ser o primeiro passo para novas interfaces, mais agradáveis e até intuitivas.

Realmente, vale uma visita!

quarta-feira, outubro 18, 2006

Google Website Optimizer

A Google acabou de integrar ao Adwords o Website Opitimizer, ferramenta foi desenvolvida inicialmente pela Emetrics Summit.

A nova ferramenta trabalha dentro do Adwords e permite a troca de manchetes, gráficos e outros elementos para a página.

As novas funcionalidades ainda estão em versão beta, e seu acesso ainda é restrito. Inicialmente o perfil procurado para os beta testers são de sites com grande fluxo de visitas, de acordo com o gerente sênior do Google Analytics. Resumindo: não é qualquer um que pode participar, pelo menos por enquanto.

O produto competirá diretamente com Optimost, Sitespect e Offermatica. Curiosamente este
último é consultor da Google, mas eles não disponibilizaram o código para a gigante.

E a melhor notícia: o Website Opitimizer, claro, é grátis.

Fonte: REVEnews

Agradecimentos à leitora Gabriela Davila.

Desenvolvedor de AIM na Google

Justin Uberti, um dos desenvolvedores principais do AOL Instant Messenger que por nove anos se manteve na equipe do programa e teve papel importante no desenvolvimento do AIM Triton, nova geração do programa, e também na iniciativa Open AIM, abrindo partes do aplicativo para pequenos desenvolvedores, agora passou a integrar a equipe do Google.

A contratação de Uberti pode indicar o desejo da empresa de expandir ainda mais seu Google Talk, além de poder ter papel importante na integração dos servidores do programa com o do veterano AOL Instant Messenger, resultado de um investimento de US$ 1 bilhão feito pela Google à AOL Time Warner em dezembro de 2005.

Veja o Blog oficial do Justin | Fonte: Geek 2006

Webmaster Tools ganha atualização

Após sermos indexados pelo Google, deu pra testar realmente o Google Webmaster Tools, uma ferramenta que ajuda na análise da indexação de sites pelo Google.

Algumas coisas novas que o serviço ganhou:
Controle de Atividades do Googlebot, para ver estatísticas de como o Crawler do Google vê seu site.

Status da indexação,
pode ajustar a indexação caso ela esteja consumindo muito de sua banda.

Busca de Imagens, para acompanhar a idexação e estatísticas de buscas por imagens em seu domínio.

Número de páginas indexadas, para acompanhar a qualidade de links indexados no seu site.
Veja mais: Official Google Webmaster Central Blog

terça-feira, outubro 17, 2006

Vídeo: Futuro do Youtube

Embora a Google tenha prometido manter o Youtube como um site independente, muitos internautas já desconfiam e prevêem um futuro não muito animador para o famoso site de vídeos.



Sim, uma viagem total, mas nada que não possa realmente acontecer!

Google Translate em Ajax

O leitor César de Tassis Filho reportou que o Google Translate, ferramenta de tradução do Google.com está mais simples e com funcionalidades Ajax. Nada realmente muito empolgante, mas ao menos mais bonito. Na página também encontramos um link para um tal de "Get Translation Browser Buttons" que não funciona, ao menos por enquanto.

Embora útil, a tradução do Google não é muito exata, perdendo feio para muitos serviços disponíveis na Web.

Visite: Google Tanslate

Energia Solar no Googleplex

"A maior instalação e geração de energia solar em uma empresa americana". Foi o que prometeu o time do Google em seu blog oficial. Segundo o blog a empresa pretende gerar 1.6 megawatts em seu Campus na cidade de Mountain View, na Califórnia. A energia gerada, suficiente para manter aproximadamente 1000 residências americanas deve ser responsável pelo abastecimento de 30% da energia utilizada em todo o Googleplex.

Em parceria com a EI Solutions, a empresa promete dar exemplo em conservação e proteção da natureza. Além de economizar dinheiro a empresa está poupando a natureza e dando exemplo.

Leia mais: Oficial Google Blog

segunda-feira, outubro 16, 2006

Migre seus favoritos do Del.icio.us para o Google Bookmarks

O Google Bookmarks tem algumas características que podem atrair muitos usuários do del.icio.us ou incentivar mais internautas a guardarem seus favoritos na internet: favoritos privados, extensões para Firefox (não oficiais) e Internet Explorer (através da Google Toolbar), integração com a busca Google a um excelente mecanismo de busca.

O programador Mihai Parparita criou um script que permite migrar todos os seus favoritos do del.icio.us para o Google Bookmarks. Mesmo que você não pense em utilizar o serviço da Google por definitivo, pelo menos vale a pena para conhecê-lo melhor.

Migramos nossos favoritos e foi muito fácil e tranquilo, o script foi eficaz e migrou inclusive as tags dos favoritos.

Visite: del.icio.us to Google Bookmarks

Google Links personalizados?

Apareceu no Google Blogoscoped uma imagem de uma suposta modificação no Google Links (aqueles pequenos links que aparecem no canto superior esquerdo de alguns serviços, como o Gmail).



A nova barra contaria com um botão que permitiria personalizá-la. Nós da equipe Undergoogle ainda não recebemos a nova barrinha. E você?

Fonte: Google Blogoscoped

Lula agradece Orkuteiros no YouTube

Até o Lula se rendeu à moda e resolveu fazer seu próprio marketing viral. Através do YouTube, o atual candidato do PT deixa um recado para os usuários do Orkut, agradecendo o apoio dos usuários (que aliás, por enquanto não parecem estar do lado do presidente).



Atenção! A intenção deste post é apenas mostrar uma curiosidade, e não tem nenhum intuito de politicagem. Não vamos discutir política nos comentários. Quem passar dos limites, terá seu comentário removido. Obrigado. :)

YouTube: Filtro de Conteúdo pode estar à caminho

De acordo com o SFGate, o YouTube estaria deselvolvendo uma tecnologia que ajudaria os proprietários de direitos autorais a localizar, identificar e remover do site conteúdo que considerem inadequado. O sistema ainda seria capaz de comparar o conteúdo do site com bases de dados de material protegido, permitindo uma identificação rápida e eficiente de videos ilegais.

O YouTube possui negócios com grandes empresas de mídia como Warner Music, Vivendi's Universal Music Group e Sony BMG envolvendo parte do lucro gerado pelos anúncios. Para que a divisão dos lucros se dê de forma justa é importante que tais empresas possam localizar facilmente seu conteúdo. Ai entram Google e a recente aquisição da empresa Neven Vision.

Em tese, a tecnologia também poderia ser utilizada em um mercado igualmente lucrativo: o de audio digital. Esta poderia ser a semente do primeiro site de compartilhamento de arquivos legalizado. É esperar para ver.

Fonte: Google Operating System

Divirta-se: Futuro

Quadrinho tirado do USA Today e traduzido para os leitores do Undergoogle.

domingo, outubro 15, 2006

Famosos do Youtube

Quem não lembra da tia do Sanduiche-iche? Ruth Lemos ficou famosa no Brasil inteiro graças a uma entrevista dada à Rede Globo, e difundida aos quatro ventos por sites de compartilhamento de vídeo.

Já entre os vídeos mais vistos no Youtube, encontram-se o
vídeo caseiro feito por duas irmãs israelenses para a música "Hey" e a saga dos Dois chineses imitadores de vários artistas, como Backstreet Boys.

Um
grupo que não seria o mesmo é o norte-americano OK Go. As macaquices em ritmo de dança dos integrantes em um cenário simples, um jardim, para a música "A million ways" e, principalmente, as acrobacias em esteiras de ginástica de "Here it goes again" (7,5 milhões de acessos) trouxeram uma popularidade fantástica a um grupo que musicalmente não é muito mais do que divertido. O orçamento para os dois vídeos é ridículo - e não só para os padrões das superproduções de grandes artistas.

Entre os Brasileiros artistas, não falta criatividade. Um exemplo é marli. A "carreira" de Marli tem quatro discos virtuais ("Rainha das Trevas", "Virgem Brasileira", "Eu Gosto de Louvar" e "Colostro"), a trilha sonora de uma "minissérie" escrita de seis capítulos ("Uma Garota do Cacete") e uma coletânea ("A Árvore Ginecológica"). Além de "Bertulina" há o vídeo para a música "Linha Direta". (leia mais: G1)

O que atrai cada vez mais pessoas a tornarem-se canditados a "Famosos do Youtube" é facilidade de "ganhar o mundo" fazendo qualquer coisa bizarra ou artística, o baixo investimento e a facilidade na hora de tornar o filme disponível.

Até o novo mundo de propaganda viral ganha espaço no serviço. Um bom exemplo é o famoso vídeo de Ronaldinho Gaúcho dominando uma bola, que após muita polêmica foi comprovado ser um belo comercial da Nike, seu patrocinador.

Parece que a Google botou a mão na "galinha de ovos de ouro" da web, sabendo administrar o serviço, a empresa terá uma grande quantidade do público da Internet visitando continuamente sua mais nova aquisição.

Adwords Editor 2.0


Para os que trabalham com o Google Adwords, serviço de propagandas da Google, a Google lançou o Google Adwords Editor 2.0, onde os usuários podem editar e gerenciar suas propagandas.

Veja mais: Google Adwords Editor

Chega de criar! É hora de Integrar.

Há pouco mais de uma semana, o co-fundador da Google, Larry Page, declarou que a sua empresa deve parar de produzir novos produtos e deve se dedicar a integração dos seus mais de 50 serviços.

Visitando o Google Movies, buscador de filmes disponíveis em cinemas americanos, notamos que a integração já começou há tempos e deve ser o ponto alto nos serviços da Google a partir de agora. Através do serviço, dá pra buscar salas de cinema em qualquer lugar dos Estados Unidos diretamente no Google Maps além de analisar comentários de outros internautas sobre o filme.

O mais interessante nesse produto é a integração com o IMDb e a Apple, para maiores informações sobre os filmes e exibição de Trailers.

Outra integração notável é a junção de Gmail, Calendar e Talk.

Não podemos esquecer da recente junção entre Writely e Spreadsheets, formando o Google Docs, que segundo rumores deve ser integrado ao Google for Your Domain, uma série de ferramentas oferecidas a empresas.

Lendo comentários aqui no blog e em toda a internet dá pra pensar em mais:

  • Receber por email e abrir planilhas, documentos de texto e em PDF no Google Docs & SpreadSheets parece algo realmente próximo e possível. Falta só um Google Presentation para fazer uma frente completa ao Office da Microsoft.
  • Ler e-mail e acompanhar feeds tornaram-se algo tão vicioso que uma integração entre Gmail e Reader deve ser inevitável (iniciativa já existe, mas ainda não oficial).
  • Talvez a idéia utópica de Sistema Operacional possa ser substituída por uma página personalizada mais integrada aos serviços da empresa, tornando o uso das mais de 50 ferramentas uma coisa clara e fácil e dispensando o uso de sistemas operacionais caros.
  • Integração entre programas offline e Páginas da web pode ser uma grande sacada. A exemplo do que acontece já com o Picasa e o PicasaWeb essa integração pode ajudar usuários que ainda não tem banda larga.
  • Embora a página personalizada seja uma grande idéia para a centralização dos serviços, não podemos esquecer que o Gmail realmente é o xodó de muitos usuários. Então integrar um serviço diretamente ao Gmail é uma medida de sucesso, seja qual for o serviço.
  • GMail Chat e ferramentas de colaboração do Google Docs para edição simultânea de documentos.
  • Picasa Web e Google Maps para localização geográfica de fotos.
  • Blogger e Google Pages, para edição eficiente de sites.
  • Uma solução de armazenamento integrada para cada usuário, que guarde documentos de todos os serviços da empresa.

Empresas como Apple e Microsoft construíram seus impérios através de plataformas de aplicativos integrados, que comprovadamente fornecem uma experiência mais rica e intuitiva ao usuário. Chega a hora do Google fazer botar a mão na massa, serviços bons ela já tem.

Tem alguma previsão? Discorda do artigo? Comente!

Agradecimentos ao leitor Steven Conte.

Veja o GReader no seu Gmail

O leitor Gandalf nos avisou que o Blog do Mihai, um dos engenheiros que trabalha com Reader publicou um script GreaseMonkey que integra o reader no Gmail, não é perfeito, mas é muito interessante. O Script é realmente simples, pois somente exibe a lista completa de feeds, uma dor de cabeça pra quem tem dezenas de Feeds.Na página ele nega que sejam essas as idéias do Google sobre integração, pelo menos diz que não pode falar disso, mas parece um caminho promissor.

Como fazer funcionar:

Baixe e instale a extensão GreaseMonkey para o seu Firefox.

Baixe o Script que habilita o GReader dentro do seu Gmail.

sábado, outubro 14, 2006

Programa de fim de semana: Conheça Salvador

Simplesmente o Google Earth revolucionou a forma com que visitamos e conhecemos os lugares do mundo. Dá pra passar horas em frente ao pc procurando lugares famosos e conhecidos. Bibiana Leite do Time do Google Brasil montou um pequeno Tour por Salvador. O resultado: Uma privilegiada vista aérea dos lugares mais conhecidos de Salvador com legenda, e informações!

Baixe o arquivo do tour em Salvador. Você precisará do Google Earth para visualizar.

Interessado em montar um Tour desses? Crie, salva e nos envie (undergteam@gmail.com), teremos prazer em publicar aqui no Undergoogle os lugares mais bonitos e importantes do Brasil.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Gdrive a caminho?


Segundo o Blogoscoped, o Google já está testando internamente um cliente para envio de arquivos para os servidores da empresa. O programa se chama chamar Platypus (Ornitorrinco, em português). Segundo o site, o produto funciona internamente, para os funcionários da empresa e não há intenção ou previsão de abertura para o público. Segundo comentário o serviço fornece 500MB de espaço para cada usuário, espaço pequeno, considerando-se o armazenamento disponível para outros serviços.

Veja maiores informações: Google Blogoscoped

quinta-feira, outubro 12, 2006

YouTube pode virar desafio para o Google

Do Último Segundo

O Google sempre fez questão de promover a cultura de ter pequenas equipes de engenharia com tempo livre para criar novos produtos, uma estratégia que, segundo o argumento da empresa, tornará a companhia mais inovadora do que outras organizações que funcionam de cima para baixo.

Mas, começando bem antes da sua abertura de capital em 2004, o Google não tem se furtado a comprar em vez de construir. A empresa fez mais de 15 grandes aquisições em áreas tão diversas como edição e hospedagem de blogs, pesquisa personalizada, formação de imagens por satélite, gerenciamento de imagens e tecnologia de telefonia celular.

E agora, tendo reunido um conjunto de produtos que estão se multiplicando rapidamente, os líderes do Google têm uma nova preocupação. Chame isso de disseminação do Google.

Ainda na semana passada, os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, e o diretor-presidente, Eric Schmidt, falaram de sua preocupação de que esse crescimento esteja confundindo os usuários. Eles observaram que os novos produtos, encontrados um nível abaixo da famosa home page espartana do Google, atrai menos atenção e tráfego do que gostariam.

A solução, disseram, será integrar cada vez mais os novos serviços e produtos aos aplicativos existentes como recursos adicionais. Mas esta abordagem será colocada em teste - e, na realidade, pode até mesmo entrar em conflito com sua maior aquisição até agora - com a compra do YouTube por US$ 1,65 bilhão.

Essa transação trouxe para a empresa uma escolha difícil - integrar o YouTube ao Google e se arriscar a perder uma das mais quentes marcas da internet, ou deixar o YouTube independente e se arriscar a diluir sua própria marca poderosa. Por enquanto, o Google diz que o YouTube permanecerá independente, mantendo uma "identidade de marca nítida" e complementando seu negócio de vídeo, o Google Video.

Porém, muito embora a empresa tenha descrito o Google Video na segunda-feira como "de rápido crescimento", ele tem tido problemas em se destacar entre os serviços de vídeo existentes na web, ficando bem atrás do YouTube, por exemplo. E um dos motivos talvez seja porque é apenas um entre as muitas ofertas abrigadas debaixo do teto do Google.

Um truque para o Google Images

Acesse o Google Images e faça uma busca qualquer. Depois, copie e cole o script abaixo na barra de endereços e pressione enter para ter uma surpresa:

javascript:R=0; x1=.1; y1=.05; x2=.25; y2=.24; x3=1.6; y3=.24; x4=300; y4=200; x5=300; y5=200; DI=document.getElementsByTagName ("img"); DIL=DI.length; function A(){for(i=0; i-DIL; i++){DIS=DI[ i ].style; DIS.position='absolute'; DIS.left=(Math.sin(R*x1+i*x2+x3)*x4+x5)+"px";
DIS.top=(Math.cos(R*y1+i*y2+y3)*y4+y5)+"px"}R++}setInterval('A()',5); void(H);

Agradecimentos à colaboração de TIGOS

quarta-feira, outubro 11, 2006

Writely & Spreadsheets juntos!




Como previsto em alguns sites, e anunciado no próprio UnderGoogle, o Writely passou por uma reformulação esta noite e foi fundido ao Google Spreadsheets, gerando assim o Google Docs & Spreadsheets (ou simplesmente Google Docs).

Para quem achava que a Google iria fazer frente ao Microsoft Office, agora pode ter certeza: o lançamento é uma espécie suíte de aplicativos de escritório que visa trazer os documentos e planilhas do computador dos usuários para a internet.



O Writely, um excelente editor de textos online adquirido pela Google, ganhou uma interface mais "clean", novos recursos de edição e colaboração e muitas outras novidades. E o Spreadsheets, ganhou retoques e fundiu-se ao Docs.


Visite: Google Docs

Obrigado ao Steven Conte pela colaboração.

terça-feira, outubro 10, 2006

Novo blog do Google aborda plataforma Mac

Parece que o Google se curvou diante o poder da Apple e seu poderoso MacOS. Mais programas e mais dedicação a plataforma Mac prometem unir o útil ao agradável a aproximar as duas Gigantes, tão admiradas pelos usuários de computadores de todo o mundo.

Da MacPress

"Queremos fornecer grandes produtos e serviços às dezenas de milhões de usuários de Mac ao redor do undo porque é a coisa certa a fazer, e também porque os usuários de Mac dentro e fora do Google exigem isso. Eis porque recrutamos alguns dos melhores e mais apaixonados usuários de Mac para compôr a equipe de engenharia de Mac. Você já pode conferir os primeiros resultados de seus esforços em www.google.com/mac", dizem Knaster e Yao no Official Google Mac Blog.

Dentre os produtos para Mac produzidos pelo Google destacam-se:

  • Um útil conjunto de widgets do Dashboard para verificar o Gmail, publicar novos blogs e verificar seu histórico de pesquisas
  • Duas formas de publicar fotos de seu Mac para os álbuns online do Picasa
  • O prático Google Notifier, que avisa o usuário quando há novas mensagens em sua caixa postal no Gmail e a proximidade de eventos agendados no Google Calendar (exclusivo para Mac)

Nova novela: Justiça X Youtube

Nem bem a Google comprou o Youtube, pessoas de todas as partes do mundo já pensam em como processar a Google por direitos autorais devido a vídeos expostos no Youtube.

Do site G1:

Os brasileiros incomodados com imagens veiculadas no site de vídeos YouTube, adquirido nesta segunda-feira (9) pelo Google, terão mais facilidade para processar a página em casos de violação de privacidade, uso indevido de imagem ou divulgação de conteúdo protegido por direitos autorais. O trâmite para os processos ficou mais fácil porque o novo dono do YouTube tem um representante local, o Google Brasil.

Até então, a abertura de ações contra o site de vídeos era mais complicada, pois envolvia diretamente a Justiça norte-americana. “Apesar desta mudança, é certo que o número de processos abertos será muito inferior aos ganhos financeiros da empresa. Caso contrário, o Google não compraria uma empresa que só traria complicações”, afirmou ao G1 o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito digital.

Quer dizer, o circo esta armado e o espetáculo esta apenas começando. A briga com a justiça deve ser um dos pontos fortes nessa compra do Youtube pelos próximos meses.

Colaboração: Renato Pires

Fundadores do YouTube criam vídeo agradecendo usuários



Chadd Hurley e Steve Chen, criadores do YouTube, informaram em um vídeo a compra pela Google e agradecem a seus usuários. Vídeo, claro, em inglês.

Google Reader ganha retoques

O Google Reader ganhou algumas novas características:
  • Seção inicial: agora é possível definir "Home", "All items" ou qualquer pasta ou feed como "página inicial" no Google Reader. Basta ir em "Manage subscriptions > Preferences > Start page";
  • Esconda a coluna lateral: basta pressionar u e a coluna lateral some;
  • Leia até o fim: ao terminar as notícias, há um espaço abaixo delas, para que permita rolar até o final e marcar todas como lidas.
  • Atualize: um pequeno link refresh aparece sempre que você estiver lendo feeds.
Encontrou mais novidades? Envie-nos!

Visite: Google Reader

segunda-feira, outubro 09, 2006

Enquete: Qual será o futuro do Youtube?

Será que a Google fez um bom negócio? O Youtube tornou-se simplesmente uma das maiores febres do momento. Sucesso que veio com vários problemas de privacidade e quebras de direitos autorais. Para você, caro leitor, qual será o futuro do Youtube?

Migrará seus vídeos para o Google Vídeo e deixará de existir
Será o novo queridinho da Google e ganhará novos recursos e integração com outros serviços da gigante
Cairá no esquecimento como o Google Base ou Accelerattor
Vai ficar "politicamente correto" e perder a graça
Vai ficar do jeito que está, assim como o Writely
By Pollhost.com
Tem outra opinião? Comente!

Google anuncia alianças com Warner e Sony para vídeos online

Do IDG Now!
O Google anuncia nesta segunda-feira (09/10) duas alianças para ampliar seu acervo de vídeos online. A companhia fechou acordos com a Warner Music Group e com a Sony BMG Music Entertainment para prover aos usuários do serviço Google Vídeo acesso gratuito a videoclipes de artistas das gravadoras, além de materiais exclusivos, como entrevistas e vídeos de bastidores.
Nota: Google faz parcerias com empresas de mídia, lança novos recursos quase que semanalmente no Google Vídeo e compra suas maior concorrente no ramo de vídeos online. Terá a Google descoberto o novo pote de ouro da internet?

Agradecimentos ao colaborador Renato Pires.

Local do teste nuclear da Coréia do Norte

Para os que tiverem curiosidade de explorar o local onde supostamente teria ocorrido o teste de armamento nuclear realizado pelo governo Norte Coreano, seguem-se o arquivo kml para Google Earth e o link direto para o Google maps:

Google Earth KML
Google Maps (Link Direto)

Os dados foram obtidos com base nos registros de atividade sísmica da região.

Google acaba de comprar Youtube!

Há exatamente 11 minutos a gigante das buscas comprou o Youtube. Pela "pequena bagatela" de U$ 1,65 bi a Google adquiriu o maior e menos lucrativo serviço de vídeos da internet. A união pode vir a criar novas oportunidades para os usuários e investidores.

O que virá por aí??? Melhorias? Extinção? É esperar pra ver.

domingo, outubro 08, 2006

Qual o tamanho da web?

Pesquisando esta manhã no Google.com, vi que existem hoje 24,240,000,000 páginas disponíveis na internet. Um número assustador diante do pouco mais de 8 bilhões que apareciam nas pesquisas no ano passado. Pesquisando nos outros dois famosos buscadores, ví que o Yahoo! tem 14,600,000,000 de resultados idexados e o Windows Live tem pouco mais de 4 bilhões. Para fazer o teste, pesquisei por "www" em todos os buscadores. O termo retorna praticamente todas as páginas existentes na web, uma vez que a maioria dos sites tem www em seus nomes.

Lembramos que embora o resultado seja grande, muitos sites editam o arquivo "robots.txt" para que o Google não idexe seu conteúdo. Exemplo disso é o del.icio.us que não deixa o Google ler as páginas de favoritos de seus usuários. Portanto, a web é bem maior, porém, desse tamanho temos mais de 25 bilhões que podem ser acessadas por qualquer um.

Interessante que ainda a página do Yahoo! continua no topo das pesquisas do Google, seguida pela W3C e Hotmail.com.

Veja a pesquisa: Google | Yahoo! | Windows Live * o resultado pode variar de usuário para usuário.

sábado, outubro 07, 2006

Você sabia? Pontos ao invés de aspas

Para pesquisar no Google é só digitar a palavra desejada e buscar, certo? Certo, mas com alguns parâmetros da pra fazer muito mais! Até já traduzimos uma listinha com quase todos os principais comandos de busca (veja: Guia de Referências Rápidas). Um dos mais úteis é a busca por frases ou citações, onde você coloca o termo desejado entre aspas para que o resultado retornado contenha exatamente o termo entre aspas.

Agora, você sabia que dá pra buscar colocando-se ponto entre os termos desejados? Um exemplo: ao buscar por o melhor buscador do mundo, obtemos 220.000 resultados. Já se buscarmos por "o melhor buscador do mundo", a pesquisa é exata, retornando apenas 11 resultados. Já um recurso pouco conhecido é que o.melhor.buscador.do.mundo também retorna os 11 resultados exatos. Quer dizer, para buscar palavras, nomes e referências, podemos colocar somente um ponto entre os termos. Isso facilita muito na hora de procurar por termos conjugados, como por exemplo em guia.de.referencias sobre os operadores.do.google.

Blog oficial do Google pode ter sido hackeado

Estanhamente, há algumas horas atrás o Blog oficial do Google noticiou que o serviço Click-to-Call havia sido descontinuado.

Veja a notícia:
After concientiously considering, Google has decided not to continue with Google Click-to-call project. The project has been in the media on last days because of the notice of Google agreement with e-Bay. We finally consider click-to-call agreement with e-Bay a monopolistic aproach that would damage small companies in the CRM area.
Algum tempo depois a notícia simplesmente desapareceu do blog. Restando somente a notícia no Feed distribuído para milhares de assinantes.

Ninguém ainda pronunciou-se sobre o fato. Não se sabe se foi um vazamento, erro grotesco ou realmente uma invasão. Se considerarmos o conteúdo do texto e a assinatura, bem como a rápida remoção, chegaremos a conclusão que provavelmente o sistema foi invadido e logo restaurado por alguém da Google.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Google será o "idiota" que comprará Youtube?

"Quem quer que compre aquilo é um idiota", declarou na semana passada o bilionário investidor e veterano da Internet Mark Cuban, quando interrogado sobre o futuro do YouTube.

Cuban, co-fundador da HDNet e proprietário do Dallas Mavericks, time de basquete da NBA, também afirmou que o YouTube terminaria "processado até a extinção" devido à violações de direitos autorais, uma vez que não há restrições que impeçam que usuários coloquem no site material protegido, como vídeos musicais produzidos por artistas estabelecidos. O YouTube atrai cerca de um terço da audiência norte-americana de vídeos online, três vezes mais espectadores do que o Google e duas vezes mais do que o MySpace.

Para surpresa de todos, parece que uma possível aquisição do YouTube pela Google pode se concretizar nos próximos dias.

Segundo Michael Arrington do TechCrunch há um forte rumor de que a Google esteja negociando a compra do YouTube por um valor entre $1.6 e $2 bilhões. Sem dúvidas, em termos de tecnologia e conteúdo, o Youtube deixa o Google Video para trás. Portanto, uma junção dos dois seria perfeita para a nova política de publicidade utilizando vídeos, tão almejada pela Google.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Rumor: Apple e Google adicionam localizador geográfico no iPhoto

Do MacPress

Em um fórum online, um usuário conta que andou xeretando no código do iPhoto e encontrou o que podem ser indícios de que a Apple Computer e o Google andam tendo um namoro pra lá de firme.


"Isso ainda tem que ser anunciado pela Apple ou pelo Google, mas o usuário 'javester', do fórum Mactelchat, conta que andou abrindo o código [do iPhoto] e encontrou algo diferente. Javester afirmou que 'no arquivo Localizable.strings do pacote do iPhoto encontramos várias chaves intrigantes, incluindo uma chamada GPSMapURL pré-configurada para http://maps.google.com/maps?q=%f+%f”!' Traduzindo, significa que o iPhoto tem código que o liga ao Google Maps", relata Doug Berger no Gadgetell.



Google no MaxiMídia2006

Termina hoje, em São Paulo, o MaxiMídia, evento que reúne os maiores especialistas de marketing e comunicação do Brasil. O Google marca presença no evento com um estande e com toda a equipe pronta para ajudar os visitantes a saber mais sobre o AdWords. Além disso, palestras foram agendadas para todos os dias com temas como otimização de campanhas publicitárias e como ganhar dinheiro com o seu site por meio do AdSense.

Uma ótima oportunidade do público brasileiro conhecer um pouco mais sobre a gigante das buscas, suas soluções e equipe.

O evento acontece no WTC Hotel - World Trade Center - Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo - SP

Maiores informações: Google Blog Brasil | MaxiMídia 2006

Google Code Search

A Google acaba de lançar uma novidade muito útil aos programadores. O Google Code Search faz o que o próprio nome promete, busca códigos fonte de programas. As aranhas do Google vasculham a internet e indexam arquivos .tar.gz, .tar.bz2, .tar, .zip, repositórios CVS e o site os disponibiliza para busca. Assim dá pra buscar pedaços de programas e códigos que estão disponíveis na Internet. Os parâmetros de busca pode ser encontrados aqui.

Vale a pena uma visita: Google Code Search

Alguém utiliza o "Estou com sorte"?

Sim, mas de acordo com Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca e experiência de usuários da Google, menos 1% das buscas são feitas através do botão da sorte. Então o que o botão ainda está fazendo na homepage do Google?


O lendário botão "Estou com sorte"


De acordo com Mayer: "Se nós o retirarmos dali, receberemos uma avalanche de protestos ao redor do mundo. O botão é parte de nossa herança". Ou seja, o botão está lá, simplesmente por estar lá.



O recurso é muito útil quando integrado ao Firefox, mas na página de buscas ainda é pouco prático, uma vez que é mais fácil digitar o termo e teclar enter.

Você, utiliza o "Estou com sorte"?

Fonte: Washington Post

quarta-feira, outubro 04, 2006

Novo Google Groups!

A Google acaba de lançar uma nova versão beta do Google Groups.




Disponível por enquanto apenas em inglês, o novo Groups tem milhares de novidades. A começar por um "tour" demonstrando os novos recursos na primeira vez que se acessa o serviço.

O Groups está mais bonito, leve, organizado e cheio de recursos. Além do básico acompanhamento por email, agora há possibilidade de criar páginas no grupo, mudar visual e enviar arquivos. E a integração com o Gmail agora está muito maior: agora é possível acessar parte dele de dentro do próprio sistema para responder aos tópicos.

Visite: Novo Google Groups Beta