Undergoogle

quinta-feira, novembro 30, 2006

Eugenia Brin solta o verbo sobre o filho

Garanto que você odeia quando sua mãe fala de sua infância a seus amigos e familiares. Pois bem, em 2001 a mãe de Sergey Brin "soltou o verbo" e falou de algumas curiosidades do filho famoso. O Site ValeyWag resgatou a entrevista e nós a traduzimos para o português.

Sergey Brin, um dos co-fundadores do Google, nasceu na Rússia em 21 de Agosto de 1973. Aos seis anos, juntamente com sua família se mudou para os Estados Unidos.

Segundo sua mãe, Eugenia Brin, o jovem não gostava de ajudar em casa, era distraído, e gostava de se relacionar com mulheres mais velhas, mesmo quando adolescente.

Algumas curiosidades:
  • Primeira palavra: Como nasceu na Rússia, sua primeira palavra foi "golova", cabeça em português. Ele tinha um brinquedo semelhante a um palhaço, que tinha sua cabeça giratória. Surpreendentemente ele falou essa palavra, com 3 sílabas aos 16 meses de vida. Um belo começo.
  • Afazeres domésticos: Ele realmente não ajudava muito em casa.
  • Pior hábito: Um de seus piores hábitos era começar a falar de alguma coisa e de repente viajar para o "mundo da lua" e esquecer completamente do que estava falando. Muitas vezes era preciso repetir a pergunta para ele lembrar-se do que estava falando.
  • Colégio: Uma vez uma garota, um ano mais velha, convidou Sergey para um baile no colégio... Infelizmente ele nunca foi a um baile, pois como não tinha muita coisa nova para ele aprender lá, pulou direto para a faculdade. Sim, o cara era um gênio.
  • Mulheres: Sua mãe gostaria de vê-lo com uma mulher interessante que realmente fosse interessada pela pessoa de Sergey. Para ela o que realmente conta é que o casal seja bem amigo e que tenha um pouco de senso de humor.
  • Quanto ao casamento... Segundo ela, ele é novo e ainda não achou a mulher certa.

Fotos dos servidores do Google em 1996

Gostaria de ver fotos do Google por dentro?

Atualmente o Google possui mais de 100.000 servidores. Mas nem sempre foi assim. Em 1996 o Google possuia um pobre servidor com 10 HDs de 4 GB. A capacidade total de armazenamento do Google era de apenas 40 Gigas. No ano 2000 o Google já possuía 5.000 servidores.

Veja mais no Dicas Neosite

Via: Rec6

Yahoo! convida time do descontinuado Answer

O Projeto Google Answer foi descontinuado pela Google. O pessoal do Yahoo! não perdeu tempo e está convidando os ex-integrantes do projeto para fazer parte do Yahoo! Answer, que por sinal anda de "vento em popa".

A empresa de Mountain View nunca deu muita atenção ao projeto e aos poucos foi movendo os engenheiros até descontinuar o serviço.

Parece que em 2007 teremos um Google mais maduro e integrado além de ter alguns serviços descontinuados! Ou estou errado?

Veja o convite no Blog Oficial do Yahoo! Search.

Firefox encontrado no Google Maps

Veja a imagem acima no Google Maps.

Via Digg.com.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Google Audio Ads

Parece que serviço de anúncios por áudio da Google está prestes a ser lançado.

Segundo o Google Blogoscoeped, várias URL's já estão ativas, mas ainda não dá pra logar:
Provavelmente o que veremos serão anúncios sonoros relevantes em podcasts e rádios.

Via: http://www.googlaxy.com/

terça-feira, novembro 28, 2006

Orkut dá à PF "atalho" para barrar páginas

Em meio a ações do Ministério Público Federal, que o acusa de sonegar informações sobre criminosos da internet, o Google do Brasil criou uma ferramenta que permite à Polícia Federal vasculhar dados do Orkut e até retirar do ar páginas com "possíveis práticas de crimes" sem a necessidade de determinação judicial.

Segundo a PF e o Google, os policiais do setor de crimes cibernéticos podem navegar pelas comunidades virtuais como "usuários especiais" e ter acesso a dados dos internautas, como o IP (código que identifica o computador, o que pode levar ao responsável por um texto ou por comunidade suspeita).

Leia mais: Folha Online

Google pode ser a "palavra do ano"

A Merriam-Webster (editora de um dos principais dicionários norte-americanos e controlada pela Encyclopedia Britannica) anualmente faz uma votação em seu site para eleger a palavra que melhor descreveu o ano que termina.

John Morse, presidente e editor-chefe da Merriam-Webster, declarou que a palavra "Google" já está na lista das 20 mais votadas. A editora incluiu no início desse ano o termo "Google" como um verbo em seu "Collegiate Dictionary".

O resultado deve sair em meados de dezembro.

Vote você também: Merriam-Webster Online

DaylightMap

O DaylightMap é um interessante serviço que permite visualizar o planeta pelo Google Maps tanto de dia quanto de noite.



Vale a pena uma visita!

Acesse: DaylightMap

Verizon Wireless vai oferecer YouTube em celulares

A Verizon Wireless anunciou hoje que oferecerá vídeos do YouTube em celulares nos EUA a partir de dezembro. A iniciativa seria uma aposta para aumentar as assinaturas de seus serviços para celulares.

O YouTube afirmou que o acordo vai expandir sua atuação para os celulares. A empresa não revelou os termos financeiros do negócio.

Leia mais: Folha Online

segunda-feira, novembro 27, 2006

Google diz que liminar desobriga entrega de dados do Orkut ao MPF

O Google recebeu, na quinta-feira (23/11) uma decisão suspendendo a obrigatoriedade do Google Brasil em prestar as informações requeridas pelo Ministério Público Federal sob pena de multa e fechamento das operações locais.

De acordo com um comunicado enviado nesta segunda-feira (27/11) pelo Google, o desembargador determinou que “não cabe à Justiça Cível estabelecer prazos para o cumprimento das ordens judiciais expedidas pela Justiça Criminal e, menos ainda, determinar se o cumprimento de tais ordens é ou não satisfatório”.

Leia mais: IDG Now!

Agradecimentos ao Renato Pires.

Aos moderadores de comunidades no Orkut: Cuidado!

Alertamos aos moderadores de Comunidades do Orkut: Não cliquem em nenhuma URL estranha, ela pode roubar sua Comunidade.

Segundo o Site Cocadaboa.com, dá pra se aproveitar de uma falha no orkut pra roubar facilmente qualquer comunidade, desde que o moderador clique em um link que leva a um exploit. Veja um trecho do texto publicado no site:

A nova falha, descoberta por um hacker brazuca chamado Klay, parece ter sido encontrada no começo de Novembro mas só divulgada (ou vazada) publicamente ontem, dia 26.

A vulnerabilidade é novamente do tipo XSS, e neste caso foi achada na página responsável por visualizar e postar scraps: scrapbook.aspx

Programadores, amigos do hacker, criaram um script que automatiza totalmente o roubo, fazendo a transferência de todas as comunidades de um moderador para um profile determinado.

Aos moderadores, Cuidado! E aos espertinhos, Vamos moderar né galera!

Colaboração: Steven Conte

domingo, novembro 26, 2006

Exclusivo: Veja o Google Master Plan Completo

Já ouviu falar do quadro branco, nas dependências do Googleplex, onde os engenheiros do Google fizeram mirabolantes planos sobre a empresa?

Pois bem. Em outubro passado a previsão de Chris DiBona, de apagar o quadro, foi cumprida. Uma grande festa foi realizada e a enorme lousa foi totalmente apagada. O motivo? Refazê-la. Segundo Chris toda a idéia deveria ser repensada, baseando-se agora na Web 2.0, portanto, nesse exato momento, os engenheiros da Google dedicam um pouquinho de seu tempo para criar o Google Master Plan 2.0.


Preocupados com a preservação da história da empresa, resolvemos juntar a última versão do quadro em um só lugar, onde todos possam acessar e ver TUDO o que passou pela lousa durante sua estada no GooglePlex.

Você pode visualizar a versão completa em alta resolução montada e hospedada por nós.

Veja: Google Master Plan by Undergoogle.

Ajude outros usuários a descobrirem o Google Master Plan indicando a versão em inglês no Digg.com. Digg it!

Google luta contra posts pagos

Algumas empresas pagam a blogueiros famosos para escreverem sobre determinado produto ou serviço (normalmente elogiando), e ainda apontando um link para o site da empresa. Com isso, além de ganhar alguns fãs, a empresa ainda vai ter ser PageRank (pontuação que sites recebem do Google e determina sua posição nos resultados de buscas) incrementado. Ou seja, se você tem dinheiro, tem PageRank.

E é claro que a Google não iria deixar barato. A empresa acaba de anunciar que posts pagos em blogs devem conter a tag rel=”no follow”. E a gigante já disse que irá penalizar quem não colocar a tag.

Fonte: É isso.org

Plug-ins de serviços Google para Wordpress

Quem é blogueiro, deve conhecer o excelente Wordpress, um excelente sistema de postagem open source super flexível e cheio de recursos. E como muitos de nossos usuários já possuem seus próprios blogs, resolvemos republicar um artigo do Googlefied:

Plug-ins para serviços do Google no Wordpress:

Para o Google Analytics

Para o Google AdSense

For Google Maps

Para o Google Sitemaps

sábado, novembro 25, 2006

Google é investigado por vídeo de maus-tratos a autista

Dois representantes legais do Google Itália estão sendo investigados por difamação devido à difusão de busca na internet de um vídeo em que estudantes maltratam um colega autista.

O promotor de Milão Francesco Cajani investiga o caso em que estudantes de Turim gravaram, com um telefone celular, imagens em que batiam e zombavam de um companheiro autista. Em seguida, fizeram upload da gravação na seção "Vídeos divertidos" do Google. O vídeo se tornou um dos mais vistos, mas foi retirado do ar dois dias depois.

Os quatro estudantes responsáveis pelo vídeo, que foi gravado dentro de uma sala de aula, estão sendo investigados pela Promotoria de Turim por violência privada e foram suspensos durante um ano da escola que freqüentavam.

Os representante do Google disseram que o vídeo foi imediatamente retirado assim que identificado pela empresa.

Leia mais: Folha Online

Google barra concorrente Open source do Earth

Algumas horas após ser Diggado, o projeto Gaia, um concorrente direto, porém Open source, do Google Earth foi advertido e proibido de utilizar as imagens do Earth.

Segundo os autores do projeto, o Gaia seria um Google Earth livre, totalmente compatível com a autenticação do Keyhole, visialização 3D, camadas e GPS.

Na tarde desta Sexta-feira (25), os autores do projeto divulgaram uma nota, falando do comunicado que receberam de Michael Jones, engenheiro responsável pelo Google Earth, Google Maps, and Google Local search, acusando-os de uso impróprio da licença de fornecimento de dados do Earth. Devido a isso, tiveram de tirar todos os links para download do ar.

Acha que o projeto vai ser descontinuado? Não, os desenvolvedores continuarão a desenvolver normalmente seu projeto, tentando colocar em um programa livre todas, ou quase todas as funcionalidades encontradas no Earth. A diferença é que agora não poderão utilizar as imagens dos servidores da Google para seu projeto, conseqüentemente não terão suporte ao Google Earth. Só pra lembrar: O Nasa World Wind é livre, porém só funciona no Windows.

Qual realmente a posição da Google quanto a comunidade Open source?

Veja mais: Gaia

quinta-feira, novembro 23, 2006

Gadget: Vídeos recomendados

O ótimo gadget "Interesting items for you" para a página inicial personalizada da Google ganhou indicações de vídeos. Isso significa que quem acessa a página agora poderá ter sempre novos vídeos que o Google indica baseando-se em seu gosto pessoal.

Além dos vídeos, o gadget oferece também indicações de buscas, páginas e outros gadgets.

Download: Interesting items for you

Google sofistica ferramentas para indexação de conteúdo no Google News

Da IDG Now:

O Google desenvolveu novas ferramentas que torna mais fácil para webmasters e editores de sites de notícias controlarem como o sistema de busca indexa seu conteúdo para inclusão no portal Google News.

A partir desta terça-feira (21/11), editores de sites noticiosos em inglês indexados pelo Google News poderão se cadastrar no serviço Webmaster Tools, da Google.

Isto significa que os responsáveis poderão especificar pelo mapa online do site, usado para que a ferramenta do buscador se direcione dentro da página, os artigos que querem que o Google News registre.


Colaboração: Renato Pires

Novidades no Google Reader

Vi no Blog do Rafael Arcanjo que o Google Reader sofreu algumas pequenas, porém importantes atualizações:
  • Agora você pode usar o “Add to a Folder” diretamente depois de usar a opção “Add to a Google” no Firefox 2;
  • As opções de feed (botão “Feed Actions”) agora ganharam as opções de renomear o feed e também adicioná-lo à outras pastas. Veja um exemplo ao lado;
  • Alguns bugs de visualização no IE7 foram corrigidos;
  • Agora a página de opções estará mais rápida. Se você assina muitos feeds perceberá a diferença;
Veja mais: Grupo do Reader no Google Groups.

Tutorial: Google Earth no Ubuntu

Aos Ubunteiros de plantão que, como eu, andam trocando o mundo Windows pela liberdade, ter o máximo de programas interessantes no Linux é necessidade para o melhor aproveitamento do sistema livre.

Para que ainda não testou, o Planeta Ubuntu Brasil disponibilizou um pequeno tutorial para quem quiser instalar o Earth no seu Ubuntu ou qualquer outro sistema baseado em Debian:

1) Faça o download do Google Earth em http://earth.google.com/download-earth.html, a última versão com que foi criado este artigo era a 4.0.2413, também conhecida como versão 4 beta 4.

2) Crie o diretório onde será instalado o Google Earth. Isso é necessário porque ele só instala no diretório $home e neste artigo desejamos instalá-lo em /opt, portanto execute no terminal :

sudo mkdir -p /opt/google-earth/bin/
sudo chmod 777 -vR /opt/google-earth/

3) Execute-o com o comando “bash ./GoogleEarthLinux.bin”, e a seguir aceite o contrato. No passo seguinte voce será questionado com duas coisas :

No campo “Install Path” digite “/opt/google-earth/
No campo “Binary Path” digite “/opt/google-earth/bin/

Clique no botão [Begin Install] e prossiga com o restante da instalação, no final da instalação apenas clique no botão "Sair".

4) Parabéns! O Google Earth já está instalado no seu sistema. Para executá-lo a qualquer momento dê um ALT+F2 e na janela de diálogo de execução digite “/opt/google-earth/googleearth”. Para dar os primeiros passos, digite no campo “Fly To” a palavra “Area 51″ e depois clique na lupa ao lado e veja o efeito. Dizem as más línguas que a Área 51 disponibilizada pelo Google é falsa se comparada às fotos tiradas por outros satélites não americanos, mas aí já é outra história… [mais]

Notei uma estabilidade muito grande usando a última versão do Earth juntamente com o Ubuntu 6.10 e os drivers mais atualizados da Nvidia. Realmente um programa essencial tanto para Windows quanto para Linux.

Google não é ameaça ao Office, diz Microsoft

Da Info Online:

Um diretor da equipe Office na MS desconsiderou a ameaça dos aplicativos online que o Google está oferecendo na web.

Antoine Leblond, que se tornou co-líder do grupo do Office em junho, disse que o Google é apenas o mais recente em uma longa lista de desafiantes ao pacote de aplicativos Office, que inclui o processador de texto Word, o programa de planilhas Excel, o programa de email Outlook e o programa de apresentações PowerPoint.

"O argumento simples de que 'isso é bom o bastante para 90 por cento do que fazemos' já fracassou inúmeras vezes", disse Leblond à Reuters em entrevista. "Quando se trata de atividades e componentes essenciais para a maneira pela qual as pessoas conduzem seus negócios, as exigências são maiores." [mais]


quarta-feira, novembro 22, 2006

Grandes novidades no Google Books

O Google Books Search ganhou a maior atualização desde seu lançamento. Além de todo um redesign, agora dá pra colocar Zoom nas páginas, visualizar uma ou duas páginas, ver em tela cheia e o conteúdo dos livros pode ser rolado na página, bem mais fácil que os antigos botões avançar e voltar. Veja um exemplo.

Quando um livro é buscado, agora pode-se visualizar palavras chaves e citações do livro, referências, livros recomendados e citações desse livro em trabalhos escolares.

Veja a lista completa no Official Google Blog

Google Maps já suporta arquivos KMZ

Segundo o blog oficial do Google Maps API, de uma forma não oficial, já dá pra abrir os arquivos kmz (locais salvos do Google Earth) no Google Maps. Basta guardar os arquivos KMZ em algum lugar (Google Pages, por exemplo) e buscar a URL no Maps. Veja um Exemplo aqui.

terça-feira, novembro 21, 2006

Preço da ação do Google passa de US$ 500

O preço das ações da empresa de internet Google ultrapassou, pela primeira vez, os US$ 500 cada nesta terça-feira --a ação chegou a ser negociada a US$ 505,72 na Bolsa americana Nasdaq.

Com o preço das ações nesse patamar, o valor de mercado da empresa chegou a cerca de US$ 154 bilhões --ultrapassando assim gigantes do setor de informática, como as fabricantes de computadores e equipamentos de informática Intel e Hewlett-Packard.

As ações do Google levaram pouco mais de um ano para passar dos US$ 400 para os US$ 500, mas, quando foram lançadas no mercado em agosto de 2004, o preço inicial era de US$ 85.

Leia mais: Folha Online

segunda-feira, novembro 20, 2006

Google Page Creator ganha novidades

Três novidades no Criador de Páginas do Google. A primeira e mais interessante é a edição on-line de imagens. Você pode redimensionar, cortar, ajustar, rodar, alterar brilho e muito mais.

Outra novidade fica por conta da possibilidade de criar vários nomes de domínio. Como exemplo dá pra criar nandoundergteam.googlepages.com pra quem tem undergteam.googlepages.com.

Algo também novo e interessante é a possibilidade de criar e hospedar página para Celulares. Cada página no Google Pages também tem uma correspondente versão para móveis.

Veja mais: What's New?

domingo, novembro 19, 2006

O que os Googlers fazem no banheiro?

Depois de tanta notícia e novidade, certamente ficamos mais curiosos pra saber como é o Googleplex, quartel general da Google em Mountain View. Og Maciel publicou no Planeta Ubuntu Brasil sua aventura dentro da sede da Google, quando esteve presente no Ubuntu Developer Summit, realizado há alguns dias e, de certo modo, patrocinado pela Google.

Olha um trecho da descrição feita por ele:
Como já tinha mencionado antes, nossas reuniões foram hospedadas no QG da Google em Mountain View, California. Ficamos hospedados no prédio #44 (e eu realmente acredito que existem mais 33 prédios enormes espalhados pela área), que por sorte ficava no mesmo local onde está o restaurante, que eles chamam de cafeteria, mas de cafeteria não tem nada!
O mais interessante fica realmente pela descrição e imagens do banheiro. Coisa moderníssima. Talvez o mais interessante não seja a modernidade do banheiro em si, mas sim o que os Googlers fazem no banheiro. Acreditem ou não, parece haver, semanalmente um desafio para o pessoal se entreter enquanto faz suas necessidades.
Depois de tanta comida, todos acabavam conhecendo os banheiros da Google, que tinham sistema de aquecimento, e de limpeza com jatos de água e ar para secar! hehehe. E o que os engenheiros da Google gostam de ler durante os momentos privados?
Fotos abaixo. (clique para ampliar)


Leia mais: Planeta Ubuntu Brasil

sexta-feira, novembro 17, 2006

Porque eu adoro a Google!

Após resistir bravamente aos encantos do novo navegador da Microsoft por vários meses de fase beta, decidi, com o lançamento da versão final, que havia chegado a hora de testar o novíssimo Internet Explorer 7.

A instalação foi tranquila e sem traumas. Mas os problemas começaram assim que eu reiniciei o computador para concluir o processo (aliás, raramente um software da Google necessita desse tipo de procedimento). Mal cheguei à tela de Boas-Vindas do Windows XP e tive uma desagradável surpresa: faltava uma dll! E não era uma dll qualquer: dela dependia o funcionamento de boa parte do sistema.

Desesperado, recorri ao ctrl+alt+del para forçar um início do explorer.exe, já que não há muito que possa ser feito em um Windows sem ícones e menu iniciar. Mais um erro, que não me fez desistir. Parti para outro aplicativo: o Internet Explorer. Ironicamente, o navegador que começou os problemas foi uma das poucas coisas que funcionou no sistema destroçado.

Resolvi então apelar para o cd do Windows XP, utilizando o recurso que repara a instalação. Tudo corria bem, e eu ainda tinha esperanças. O programa de instalação já indicava 34 minutos restantes quando resolvi deixar o computador para estudar. Fiquei duas horas ausente, e qual não foi a surpresa quando notei que ainda faltavam 34 minutos quando voltei!

Decepcionado, imaginei que ao menos parte do sistema tivesse sido reparada. Então reiniciei o computador para ver os resultados. Lá estava o programa de instalação, novamente agarrado nos 34 minutos. Reiniciei mais uma vez, sem sucesso. Acabei optando pela formatação.

De volta ao cd do Windows, entrei no console de recuperação para fazer backup dos dados. Infelizmente não consegui, pois o comando para cópia de arquivos não funcionava além da pasta "c:\windows".

Minha via crucis de quinta-feira terminou hoje, com os 5 cds comprados para o backup. Quem me salvou foi o Linux, que rodando diretamente do cd sem qualquer instalação, foi capaz de copiar tudo. Só não gravou no disco rígido porque a Microsoft nunca liberou as informações sobre o sistema de arquivos NTFS para que isso pudesse ser feito.

A essa altura você já deve estar se perguntando: o que a Google tem a ver com isso tudo? A resposta tem duplo sentido: tudo e nada. Nada, pois a empresa não deve ser responsabilizada pela falha da concorrência. E tudo, já que a Google raramente traz problemas aos usuários. E são falhas de outras empresas como essas que despertam nossa atenção pela preocupação constante do buscador com a qualidade e a eficiência de seus serviços.

Utilizo aplicativos como o Earth, Desktop, Picasa e Talk muito frequentemente. Muitos possuem equivalentes no mundo Windows Live e, ainda assim, fazem grande sucesso. Isso ocorre porque esses softwares se destacam pela simplicidade e se preocupam com o usuário em cada detalhe.

Como exemplo, eu citaria o Google Desktop. Tenho utilizado o software há mais de um ano, sem nunca tê-lo reinstalado. Ele sempre encontra os arquivos dos quais preciso, na hora em que necessito deles. E a integração com o navegador torna as coisas mais fáceis na maioria das buscas.

Há alguns meses resolvi testar o Windows Desktop Search. Em uma semana, o banco de dados responsável pela busca já estava corrompido. Como querem que eu confie em um software assim?

Baixo o Windows Live Messenger 8.10 beta (antigo MSN Messenger) e noto que a palavra "offline" foi traduzida para "pffline" na versão brasileira. Pra não falar no uso de memória RAM: o dobro do que o Talk precisa. Talk, esse, que não me incomoda com anúncios na lista de contatos. Aqui a mesma questão é levantada: como posso acreditar em um serviço de IM (Instant Messaging) como o Live Messenger?

E o que dizer à respeito do Windows Live Mail? Philipp Lessen, do Google Blogoscoped, recentemente publicou uma análise muito interessante à respeito da interface do serviço.

Idolatrar a Google, no entando, é um erro. A empresa falha, como qualquer outra, e tem direito a fazê-lo. Cabe ao mercado e aos consumidores julgarem e escolherem os serviços de sua preferência.

Ainda assim, nós usuários, clamamos por novidades vindas do buscador. Pela qualidade, pela eficiência e pela leveza. Pela confiança de que nossos dados estarão seguros e de que poderemos encontrar aquilo que realmente importa em meio a nossos arquivos. Para que assim o mercado se movimente, como há muito tempo não ocorria nesse meio.

E você, já teve problemas com a Microsoft ou o Google? Comente!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Gmail com 15 Giga?

Há alguns dias, anunciamos que o Google Apps for your Domain estava disponibilizando 15GB de espaço para as contas dos usuários de e-mail.

Ontem, correu aqui no Undergoogle a informação de que algumas contas do Gmail também estão ganhando o "espaço extra" e ficando com 15GB.

O leitor André Metzen nos mandou uma screenshot de sua conta, comprovando o espaço.

Resta agora esperar e ver se isso foi só um engano ou a Google está liberando, gradativamente, mais espaço ao usuários do Gmail.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Integração: Lembretes de aniversário do Orkut na sua página inicial do Google

A Google acaba de integrar a lista de aniversariantes do Orkut com a Página inicial do Google. Assim dá pra acompanhar pela própria Google IG toda a lista de próximos aniversários dos amigos.



Faltou realmente integração com o Calendar. Mas, mesmo assim, já dá pra ver que a Google anda se mexendo muito para integrar cada vez mais seus serviços.

Além da integração, o recurso serve para popularizar o Google IG, uma vez que são milhares de pessoas utilizando esses recursos em suas páginas iniciais do Orkut.

Colaboração: Naftali Andrade

Google Docs já entende português

O Google Docs, editor online de textos da Google, ganhou uma atualização deseja há algum tempo pelos seus usuários: um corretor de textos em português.

Agora dá pra fazer a correção ortográfica dos textos em mais de 30 idiomas, incluindo o português do Brasil e de Portugal.

Além disso, o serviço ganhou um botão para exibição somente de documentos de texto ou somente planilhas. É só escolher no menu "Browse Docs & Spreadsheets".

Fonte: Blog oficial do Docs & Spreadsheets

Dois novos botões no Orkut

A equipe do Orkut adicionou dois novos botões nos perfis de que utiliza o Google Talk: bate-papo e chamar.

Fonte: Os Humanos do Orkut

terça-feira, novembro 14, 2006

Fundadores do Irows vão pra Google

Segundo um famoso blog Hebreu. os dois fundadores da Startup Israelense iRows foram contratados pela Google. O IRows é um concorrente direto e com mais poder que o Google Spreadsheets, serviço de planilhas eletrônicas mantido pela Google.

Segundo informações o iRows deverá ser fechado em breve.

Melhorias no Spreadsheets estão por vir e o domínio da Google na internet parece cada vez mais ganhar impulso. Qual será a próxima Startup a ser adquirida?

Colaboração: Steven Conte | Fonte: Techcrunch

Integração: Click to call + Google Maps

Americanos que utilizarem o Google Maps para procurar lojas e empresas já podem utilizar o serviço "Click to Call" que já está integrado ao Maps.

Para utilizar é simples, o usuário verá um telefoninho na caixa de informações sobre as empresas procuradas que já estão cadastradas. Ao preencher o campo do telefone, receberá uma ligação e já estará conectado com a loja buscada. Nenhum software é necessário, somente a linha convencional de telefone.

A questão que fica é: Quando nós, brasileiros, poderemos pedir uma pizza pelo Google Maps?

Fonte: Blog oficial do

Google Desktop 4.5 com nova sidebar

O time do Google Desktop anunciou que acaba de ser lançada a nova versão de seu aplicativo de buscas em computadores. Agora na versão 4.5, o Google Desktop Search traz algumas novidades interessantes.

O que chama atenção na atualização é a nova sidebar, agora transparente. A nova versão também é totalmente compatível com Windows Vista, Office 2007 e Firefox 2.0.

Veja os novos recursos | Download

Fonte: Googlified

Google conclui compra do YouTube

Da Info Online:

O Google, líder de buscas na Internet, anunciou nesta terça-feira que finalizou a aquisição do site de vídeos online YouTube por 1,65 bilhão de dólares, registrando um novo recorde na valorização de sites de mídia gerados por usuários.

Em comunicado, o Google afirmou que emitiu 3.217.560 ações para pagar a compra do YouTube. O Google ainda pagou units de ações, opções e garantia que pode ser convertida em 442.210 ações ordinárias do Google.

O acordo de 1,65 bilhão de dólares, em ações, incluiu cerca de 15 milhões de dólares em fundos, que o Google ofereceu para o YouTube entre assinar o acordo no início de outubro e fechar o negócio este mês.

Colaboração: Sidnei Castilho

Google Earth vira história...

Rola pela internet que o Google Earth anda mostrando mapas históricos datados do Século XV, Século XVI, Século XVII e Século XVIII. Alguns destes apenas se referem a continentes específicos.

Para ativar estes mapas, abra o Google Earth, procure nas Layers pela opção “Featured Content” e ative “Rumsey Historical Maps”. Agora escolha o mapa que quer ver no globo.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Página personalizada no Google para Empresas

O Google Apps para seu Domínio ganhou hoje mais um recurso: página inicial personalizada.

Pequena falha no Google Reader

O leitor Rodrigo Muniz encontrou um recurso um tanto quanto estranho no Google Reader.

Quando você está navegando em um determinado feed, existe o botão "Feed settings". Quando clicado, aparece um menu de uma opção só ("Unsubscribe"). Se deixarmos este menu "Feed settings" aberto e clicarmos numa pasta do painel esquerdo, aparecem as opções de "Sort by newest", "Sort by auto" e "Set as start page".

É interessante e muito esquisito!


O Google, a unificação de serviços e o papel do usuário

Que a unificação de serviços a internet é uma tendência, todos sabemos. Não só tendência, mas muitas vezes o caminho obrigatório para o sucesso. Foi assim com a Microsoft, com a Apple e com dezenas de outras empresas que fizeram milhões de dólares fornecendo soluções completas de software. E agora parece ser o caminho para o qual Larry e Sergey dirigem o gigante das buscas.

São inúmeros os exemplos dessa prática no mercado. Pacotes que reúnem uma gama maior de recursos, como o Microsoft Office, são mais conhecidos e utilizados. O usuário ganha facilidade, poupa tempo e a empresa aumenta os lucros. Mas até quando unificar é bom? A questão volta à tona com os recentes lançamentos do Google: Orkut+Talk, Google Docs & Spreadsheets e até mesmo a compra do Youtube.

Particularmente, me senti bastante incomodado pelo primeiro. O serviço é, de fato, excelente, mas também deixou algumas questões em aberto. E aqui não me refiro a esforços concentrados de engenheiros geniais ou inovações substanciais: bastaria ter mantido o que já funcionava.

O eficiente Writely parece ter sido "rebaixado" a um editor de textos similar ao do GMail. Antes, por exemplo, bastaria selecionar um bloco de texto para que a amigável caixa de combinação exibisse a fonte atual. Agora tal recurso foi substituido por um botão minúsculo e pouco convidativo.

O novo Writely também desconhece a diferença entre citar e aumentar o tamanho de um parágrafo. Pois agora os botões de Citação (quotes) e Identação fazem a mesma coisa. E fazem muito mal. Fui incapaz de editar documentos antigos (e importantes) com segurança porque a compatibilidade não foi mantida.


O chat, que para mim era um dos melhores recursos do Spreadsheets, ficou apenas por lá. Seria ótimo poder discutir a alterações em tempo real ao redigir documentos, mas isso não acontece. A impressão também piorou: agora é preciso passar por duas janelas, sendo que o Writely tinha tecnologia para fazer a coisa em dois cliques. Pra piorar, tive que exportar um documento na base do "Ctrl+C, Ctrl+V", porque pelo menu padrão a acentuação sumia.

É claro que não há apenas desvantagens. A organização de documentos, por exemplo, melhorou substancialmente. E o novo gerenciamento de Feeds RSS do painel de configurações dispensa elogios pela simplicidade e clareza. O centro de ajuda não desaponta: pude encontrar facilmente respostas para a maioria das dúvidas.

Talvez eu esteja exagerando, mas sinto que o Google Docs & Spreadsheets poderia ser muito melhor do que já é se desse ao Writely o melhor do Spreadsheets, e ao Spreadsheets o melhor do Writely. Afinal, quem não gostaria de editar um documento de texto com chat e tornar suas tabelas mais compreensíveis com uma formatação um pouco melhor?

A junção de Google Talk e Orkut, por sua vez, foi uma excelente estratégia para angariar usuários. E graças à qualidade do Talk, mais e mais pessoas aderiram ao serviço como uma alternativa ao Windows Live Messenger.

Ao acessar minha conta no Orkut, e aceitar a integração entre os serviços (que felizmente é opcional), fui obrigado a escolher entre duas opções dolorosas: varrer a minha lista de contatos durante horas em busca de alguns para conversar ou aceitar, do nada, mais de 100 novos e-mails na lista. Escolhi a segunda, e o número de pessoas online triplicou.

É legal ter gente para conversar, mas a situação se torna realmente problemática devido à quantidade. Fica difícil se acostumar com tanta gente de uma vez. E muitos são apenas conhecidos com os quais pouco se fala. Teria sido mais confortável se o Google sugerisse (e adicionasse automáticamente) os usuários com quem mantenho mais contato, como ocorre no Gmail.

Também estou demorando a me acostumar com a idéia de ter minha mensagem pessoal e meu status divulgados nas páginas da rede social, mesmo que isso ocorra apenas para meus amigos. É que estar online no Talk agora parece significar estar online no Orkut. E estar online no Orkut é receber scraps.

Em contrapartida, adorei poder falar com os amigos no meu IM favorito. E eles também adoraram (e aderiram) ao Talk, o que é ótimo. Espero que com a popularização se acelere o ciclo de desenvolvimento, para que logo tenhamos suporte a vídeo e capacidade de teclar com usuarios de outras redes. E o protocolo Jabber permite isso!

E o que dizer do Youtube? Acredito que se a fusão das empresas se der de forma organizada, todos terão muito a ganhar. Pois assim como o Google Video precisa de usuários, o Youtube precisa encontrar formas mais eficientes de organizar seu conteúdo para levar aos visitantes a aquilo que procuram. E nenhuma empresa supera o Google na organização de informações.

Torcemos para que a Google continue inovando cada vez mais e aprenda com eventuais erros que cometer.

domingo, novembro 12, 2006

Blogs Google de cara nova

Os blogs oficiais da empresa de Montain View agora estão de cara nova!





Cada blog ganhou uma identidade visual com seu produto. E talvez por isso o Blog Oficial do Google tenha continuado com a mesma interface: um visual simples e limpo.

Google prevê celulares gratuitos, pagos por anúncios

Por UOL Tecnologia
O presidente-executivo do Google, líder de buscas na Web, Eric Schmidt, prevê um futuro em que os celulares sejam gratuitos para consumidores que aceitem assistir a anúncios em seus telefones móveis.

Schmidt disse no sábado que, à medida que os celulares vão se assemelhando mais a computadores de mão e que os consumidores passam até oito a dez horas por dia falando, escrevendo e usando a Internet nesses aparelhos, os anúncios se tornam uma forma viável de subsídio.

"O celular deve ser gratuito", disse Schmidt à Reuters. "Faz sentido que os subsídios aumentem", acrescentou.

Microsoft confunde Gmail com vírus

O antivírus da Microsoft, o Windows Live OneCare, está classificando o site Gmail como um vírus.



De acordo com Garett Rogers, do Googling Google, ele recebeu um aviso de que o webmail da Google conteria um vírus. Obviamente, o Gmail não contém vírus algum: foi apenas um "falso-positivo" gerado pelo software de segurança da Microsoft.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Gmail ganha mais novidades

O Gmail acaba de ganhar mais algumas novidades interessantes hoje.

Ícones


A Google, que sempre prezou por links de textos por sua leveza e simplicidade, parece ter descoberto a facilidade dos ícones. As conversações no webmail ganharam bonitos ícones para os recursos "Reply/Responder" e "Foward/Encaminhar".


Menu


Uma das maiores dificuldades para novos usuários do Gmail, acredite, é descobrir a como responder mensagens. Isso porque o Gmail quebrou o paradigma do botão na barra de menus e integrou a caixa de resposta à própria página. E para facilitar a vida dos novos usuários, a Google adicionou, além dos ícones já citados, um botão "Reply" no canto superior direito de cada mensagem.


Além do botão, diversas opções antes escondidas em "Show details/Exibir detalhes", ganharam o próprio espaço em um pequeno menu ao lado do Reply. Muito mais intuitivo e simples de encontrar.


Detalhes



Para finalizar, o link "Exibir detalhes", que antes agrupava diversos links e informações, agora está mais organizado do que nunca.

Visite: Gmail

Google Video envia (acidentalmente) vírus a 50 mil usuários

Da Info Online:

O Google publicou uma mensagem no blog do Google Video desculpando-se por um erro que permitiu o envio de um e-mail com vírus a cerca de 50 mil usuários que assinam um grupo de discussão do Google Video.

A mensagem, disparada automaticamente para os usuários inscritos no grupo, carregou inadvertidamente três posts não autorizados. Uma das mensagens continha o verme de nome W32/Kapser.A@mm, também conhecido como Kama Sutra.


Colaboração: Sidnei Castilho

Pequenas novidades

O leitor Israel Rodriguez nos reportou uma pequena novidade no Gmail. Para usuários que transformaram as respostas do Gmail em verdadeiros "chats", era complicado de se visualizar quando novas mensagens chegavam para uma mesma conversação. Então o Gmail ganhou uma caixinha no canto inferior direito que avisa quando uma conversação é atualizada. Assim, pessoas que passam o dia conversando por e-mail, conseguem atualizar conversações mais facilmente. Veja a imagem:


Passou em branco aqui o pequeno link Forward All, que serve para encaminhar todas as conversações de um e-mail ao mesmo tempo.

Para os usuários do Google Calendar a novidade é que a operadora Claro também está aceitando os alertas para celular. Segundo a ajuda do próprio Calendar o serviço de SMS pode ser taxado pela operadora. Agradecimento ao leitor Daniel Henrique pelo aviso.

Visite: Gmail | Google Calendar

terça-feira, novembro 07, 2006

Orkut e Talk se integrando...

Silenciosamente o Orkut já está se integrando ao Google Talk. Para fazer o Talk funcionar, é preciso que o usuário ative o compartilhamento de contatos entre o Orkut e o Google Talk que aparece ao entrar na rede de relacionamentos.


Após ativar o recurso, o usuário deve baixar a última versão do Google Talk. Este, por sinal, agora conta com o botão Scrap. E assim que chegam novos scraps, o Talk exibe um alerta.

No Orkut, as novidades são muitas. A começar pela indicação, por uma bolinha verde, para os usuário que já estão com o Talk habilitado no Orkut. Ao visitar o profile de um amigo que já tem o chat habilitado, você encontrará um botão "bate-papo" que automaticamente estabelecerá uma conversa através de uma janelinha do Talk. E a mensagem pessoal do Google Talk, ou música que ele estiver ouvindo, aparece logo abaixo da foto.

Já o Gmail ganhou todos os contados do Orkut. Isso quer dizer que da minha listinha de 150 contatos, fiquei com mais de 500! Isso pode aumentar consideravelmente o tráfego de correntes e e-mails indesejáveis nas caixas de entrada dos usuários, mas por outro lado poderá fazer o Orkut cair no gosto popular em outros países, além de popularizar a dupla Gmail e Google Talk no Brasil.

Mais imagens das novidades (clique para ampliar):


Viu mais algo novo? Comente!

Agradecimentos ao Wendely Leal, Gabriela Davila e Steven Conte.

Orkut sem convites!

Agora todo mundo pode criar uma conta no Orkut. Através dessa página, a Google finalmente acabou com o esquema de convites em sua rede de relacionamentos.


Apesar da novidade, o Orkut continua oficialmente sendo um produto beta.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Microsoft vai concorrer diretamente com Google Earth

A microsoft está transformando o Live Local em Microsoft Virtual Earth, para competir diretamente com o Google Earth na exibição de mapas e fotos reais nos computadores dos usuários. O serviço agora oferece o download de um API que integra o serviço ao Browser do usuário, que necessariamente deve ser o Internet Explorer.

Realmente, alguns recursos encontrados no serviço são tudo o que o Google Earth precisava, mas não tem. Um bom exemplo é a maior integração entre mapas e visualização do globo, além da exibição 3D, que deixa o Google Earth no chinelo! Enquanto a Google usa construções 3D em cinza, a Microsoft já tem construções 3D reais de 15 cidades americanas ( veja foto ao lado), com previsão de mais 100 nos próximos meses.

A parte ruim? O Brasil, como sempre, esquecido. Além disso, a integração com produdos Microsoft, como só ativar determinados recursos no Internet Explorer, tornam o sistema mais limitado. Além ne necessitar de hardware bom, o API para o IE somente funciona com o Windows XP SP2, Windows Server 2003 e Windows Vista.

Infelizmente não deu pra testar todos os recursos, pois uso Linux. Interessados podem testar e ficar a vontade para comentar!

Leia mais: News.com

Jornais testarão venda de anúncios do Google

Da Folha Online
Voltando-se ao tradicional mercado de tinta e papel, a Google começará a vender anúncios em edições impressas dos 50 principais jornais americanos, segundo uma reportagem do "The New York Times".

O plano da Google é fornecer uma combinação de tecnologias: a companhia vai expandir seu sistema de operação, o qual já oferece publicidade em milhares de sites da internet, para oferecer anúncios também em jornais. A empresa espera atingir uma nova gama de clientes, como pequenos empreendedores que não têm acesso aos principais jornais.

A iniciativa, com início marcado para o fim do mês, inclui um teste de três meses com as seguintes companhias: "Gannett", "Tribune", "The New York Times", "Washington Post" e "Hearst".

domingo, novembro 05, 2006

Google Earth 4 beta 6

Saiu hoje uma nova versão beta do Google Earth 4.



Dentre as novidades, estão novas ferramentas de desenho, novos ícones e rendenização 3d mais rápida.

Download: Google Earth 4 Beta 6

Epic 2015 em português

Já falamos aqui no blog em 2005 sobre o famoso vídeo Epic 2014 e sua atualização, o Epic 2015. Video este prevendo como será o futuro da internet e da distribuição de informações para os próximos anos.

Bem, o vídeo é realmente interessante, mas todo em inglês. para ajudar quem não gosta ou não entende perfeitamente, graças ao Youtube, estamos disponibilizando versão dublada e também a legendada.


Veja também a versão legendada.

Por incrível que pareça, desde 2004, quanto tive o primeiro contato com o vídeo, muita coisa dele se realizou e continua sendo realizado. Realmente assustador e intrigante como será nosso futuro.

Fonte: Sedentário e Hiperativo | Colaboração: Sidnei Castilho

sábado, novembro 04, 2006

Google Games

Graças aos refinamentos do Google, dá pra fazer buscas mais específicas sobre determinados assuntos. Não é novo, mas é interessante: no google.com, dá pra buscar nomes de games e achar diversas informações úteis sobre eles. Veja um exemplo:

Ao buscar sobre o novo game Need For Speed Carbon, o refinamento disponibilizou praticamente um "Google Games" para o jogo. Dá até pra deduzir que um serviço de games pode surgir em breve, assim como o Google Music Search.

Veja o link: "Need For Speed Carbon". | Colaboração: Rodrigo Coster

ASCII Maps

O ASCII Maps é uma interessante implementação do Google Maps que exibe mapas do mundo inteiro em caracteres.


Clique para ampliar

Visite: ASCII Maps

Agradecimentos ao leitor BigBee pela dica

Scripts para o Gmail

Fizemos uma lista de extensões e scripts encontrados que podem deixar o Gmail ainda melhor. Muitas delas precisam do GreaseMonkey, portanto instale-o em seu Firefox antes de testar as dicas a seguir.
  1. Reader no Gmail: Há algum tempo, encontramos na internet um script que tentava integrar o Reader no Gmail. O problema era: ficava muito bagunçado na hora de ver vários feeds de vários rótulos. O leitor José Cláudio Medeiros de Lima nos enviou o link para um script que promete organizar a vida de quem quer ler os feeds diretamente da interface do Gmail. Após instalar o GreaseMonkey, instale o script Gmail Box for Google Reader. O resultado pode ser visto na imagem ao lado. Download: Gmail Box for Google Reader.
  2. Busca: Script para GreaseMonkey onde suas últimas buscas dentro do Gmail e algumas buscas pré-programadas ficam em listas semelhantes aos Labels. Download: Gmail saved Searches.
  3. Gmail Notifier: Extensão para o Firefox que avisa quando chega email. Aparece um aviso na tela e você pode ver a lista de todos seus rótulos e a quantidade de e-mails novos que têm em cada um deles. Download: Gmail Notifier para Firefox.
  4. Ícones para identificar o tipo de anexo: Que tal seus anexos ganharem os ícones corretos? Este script para o GreaseMonkey adiciona à interface do Gmail ícones para os mais comuns tipos de anexo recebidos por e-mail. Download: Ícones para anexos do Gmail.
  5. Múltiplas assinaturas: Se você utiliza mais de uma conta de email, este script para GreaseMonkey pode ser muito útil. Após configurar o script com suas assinaturas e contas de a serem utilizadas, você poderá escolher na hora de enviar e-mails qual conta usar para enviar a mensagem. Veja: Múltiplas assinaturas. [via]

Orkut Talk a caminho

Segundo o site Light Reading, as equipes de desenvolvimento do Orkut e Google Talk estariam trabalhando em uma possível integração entre o site de relacionamentos e o mensageiro da Google. O site afirma que a integração encontra-se em fase de finalização e deve estar disponível no próximo final de semana.

Informações dão conta de que uma caixa de contatos e mensagens parecidas com as que existem no Gmail deve ser adicionadas ao layout do Orkut.

Alguém ainda duvida do poder do Google e seu suposto "patinho feio" dos Instant Messengers? Será que a tranquilidade encontrada entre os contatos do Gtalk está com os dias contados?

Fonte: Googlefied | Colaboração Daniel Bastos Moraes.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Gmail ganha "Open in Spreadsheets"


A partir de agora, você pode abrir suas planilhas em anexos de e-mail direto no Google Spreadsheets.

Após ver o arquivo XLS anexo em seu e-mail, você pode transferi-lo para seu pc, visualizar como HTML ou abri-lo no Spreadsheets.

Em nossos testes, o novo recursos ainda estava um pouco bugado, mas dando sinais de progresso. Infelizmente, ainda não dá para abrir arquivos de texto no Docs, mas acreditamos que isso é questão de tempo.

Fonte: Google Blogoscoped

quinta-feira, novembro 02, 2006

Cliente do Gmail para celulares

O time do Gmail disponibilizou hoje um aplicativo em Java que permite o acesso mais fácil e rápido à conta de Email dos usuários. O aplicativo, que pode ser baixado pelo celular, acessando o site http://gmail.com/app promete agilizar e diminuir o gasto com banda na hora de ver os e-mails no celular.

Em testes realizados durante todo o dia de hoje, notamos que o aplicativo está disponível somente para o público dos Estados Unidos e Canadá, tendo a conexão com a conta dificultada para usuários do Brasil.

Testamos o aplicativo pela conexão GPRS da Tim, mas o cliente não conseguiu logar-se em nossa conta de e-mail.

Conseguiu conectar? Comente!

quarta-feira, novembro 01, 2006

Fotos do Google nova York

O portal IFTK publicou algumas imagens dos escritórios da Google em Nova York. Abaixo, uma prévia:



Mais Imagens...