Undergoogle

sexta-feira, março 30, 2007

Sobre Orkut Buyukkokten no Brasil

Aos 32 anos, Orkut usou os 20% do tempo que a Google dá a seus funcionários para trabalharem em projetos pessoais para implementar o fenômeno que já tem mais de 20 milhões de usuários brasileiros, maior público da rede, representando 56% do total. Em segundo lugar vem os Estados Unidos, com 18,95%, e, em terceiro, vem a Índia, com 13,77%.

O criador do site de relacionamentos mais famoso no Brasil está aqui para nos fazer uma visita.
O Sr. Orkut Buyukkokten está conhecendo o país que o trouxe à fama. Parece que a visita não será relâmpago, como a dos fundadores do Google, já que o próprio Orkut confirmou presença no Marketing Show 2007.

Durante dois dias, presidentes, vice-presidentes, empresários e executivos ligados ao setor de relacionamento com o cliente, propaganda e marketing traçarão um panorama completo de todas as ferramentas e disciplinas do marketing, alinhando-as para enfrentar um mercado cada vez mais exigente. O Consumidor Moderno Marketing Show 2007 será realizado entre 03 e 04 de abril das 9hs às 18hs no Hotel Transamérica em São Paulo. [mais]


Depois de milhares de scraps chatos em seu perfil, muitos duvidavam ainda da paciência e se ainda existia simpatia do cri
ador para com nosso país. Porém, sua visita está mostrando o contrário.

“O Orkut quer conhecer você.” Foi assim que Orkut Buyukkokten , criador da rede de relacionamentos mais famosa do país, convidou por email usuários para conhecê-lo e participar de grupos de discussão num hotel no Rio. Em entrevista ao G1, o engenheiro turco, que hoje é gerente de produto da Google, conta que está atrás de novos talentos brasileiros para a empresa.

“Vim para me encontrar com estudantes, fazer palestras em universidades e conhecer de perto os times de São Paulo e de Belo Horizonte do Google. Estamos procurando contratar engenheiros e técnicos de alto nível no Brasil”, conta ele, em sua primeira visita ao Brasil. [mais]

O blog Os Humanos do Orkut está fazendo uma cobertura sobre a visita, vale a pena conferir.

Confira o Álbum oficial da Visita ao Brasil no PicasaWeb.

Comunidade oficial da visita ao Brasil ( Curiosidade: Você não precisa estar logado para visualizar a página inicial da comunidade!)

Programa de Referência do Adsense ganha novos produtos

Uma semana após adicionar o Google Checkout no programa de referências de serviços do Google Adsense, afiliados poderão utilizar referências para o Google Apps, suíte de ferramentas para personalizar domínios, com conta de e-mail, calendário, aplicativos de escritório e mais...

O programa deve pagar $5 por referência, desde que o visitante clique, inscreva um dominio ainda não cadastrado e permaneça no serviço, com pelo menos uma conta de e-mail ativa por 4 semanas consecutivas.

Infelizmente nenhuma das novas referências está disponíveis para editores brasileiros.

Fonte: Googlified

Google vai armazenar todas as imagens do Hubble

Chris DiBona, o administrador de programação Open Source do Google, desenvolveu um projeto para coletar TODAS as informações e imagens que o telescópio Hubble já coletou :120 Terabytes (120 mil Gigabytes). Ele esteve em reunião com os cientistas do Hubble para prepará-los para tal façanha.

O projeto faz parta da parceria entre Nasa e Google, firmada em 2005 e método será esse: DiBona e sua equipe mandarão PCs com uma rede de HDs de 3 Terabytes cada para ciêntistas de várias instituições. Lá, por meio de uma conexão eSATA com os servidores, eles transferirão os dados para as redes de HDs. Terminado a transferência, as HDs voltam para a sede do Google em Mountain View, e os arquivos são copiados para os servidores do Google para propósitos de arquivação. Se os cientistas de outras partes do mundo precisarem dessas informações, só precisam fazer o processo contrário.

Por enquanto, o projeto só funciona por uma via - somente estão sendo mandadas para o Google. E esta limitado a dados astronômicos, como os 6 Terabytes de imagens infravermelhas do terreno de Marte, da Arizona State University.

Parece que a filosofia da empresa de armazenar e distribuir todas as informações do mundo está realmente sendo levada a sério! Será que o Google Universe vai sair?

Fonte: Sykey.net | Wired | Colaboração: webdotx

Google Notebook deixa de ser Beta e ganha versão em português

Já havíamos anunciado as novidades na interface do Google Notebook. Veja: Google Notebook Ganha novidades.

Ontem (29), o serviço foi oficialmente declarado fora de beta e ganhou versão em mais 17 linguas, incluindo nosso Português. Segundo o time de desenvolvimento, novos idiomas devem ser lançados. No brasil, se chamará "Google Notas"e se você ainda não conhece, pode ver um Tour de apresentação do serviço.

Para quem não conhece, o Google Notebook armazena notas rápidas e imagens. Possui extensão pra IE e Firefox, que permite a integração na hora da navegação. Veja mais: Google Notebook no ar.

Agora, como venho falando, para ficar perfeito, falta integração com Gmail e dispositivos móveis. Maturidade e interface polida ele tem, falta só integrar pra tudo mundo usar o serviço realmente.

Visite: Google Notas | Colaboração: webdotx

quinta-feira, março 29, 2007

Gadget do Undergoogle para o Google IG

Há tempos venho acompanhando a quantidade de leitores de nosso Feed pelo Feedburner. Nestas últimas semanas, a quantidade de leitores veio aumentando muito rapidamente. Segundo o Feedburner, aproximadamente 30% dos leitores estão vindo dos serviços do Google, como Google Reader e Google IG. Mais que o dobro de duas semanas atrás. Desconfiado do crescimento inesperado, fui vasculhar os diretórios do Google IG e eis que me deparo com um módulo para os Feeds do Google justamente na página de Novidades!

A parte legal da coisa é ver nosso feed ao lado de grandes sites e portais de notícia.

Não sei como fomos parar ali, já que não há informações quanto a um possível autor para o módulo. Só estou triste por ver a logo meio esquisita, mas pra que a preocupação? Estamos na lista de Módulos do Google IG!

Lembro que já havia visto o feed do Undergoogle na categoria de blogs lá no Netvibes. Outra honra, ao lado dos melhor blogs sobre Internet e Tecnologia do Brasil.


Para quem deseja adicionar nosso feed à sua Página Personalizada do Google, eis o link.

Quer criar um Gadget do Google?

Youtube ToGo deve sair em junho

Chad Hurley, co-fundador do Youtube já havia anunciado que uma versão do Youtube disponível para dispositivos móveis deveria sair ainda este ano. Hoje, o pessoal do Youtube afirmou que o "YouTube ToGo" deve realmente sair em junho deste ano, pelo menos para o público americano, em parceria com Verizon Wireless. Estranhamente foi anunciado que deverá estar disponível ainda em Maio para o publico europeu, em parceria com Vodafone e Nokia.

Basicamente, o serviço terá 800 vídeos escolhidos, que terão como função avaliar e mostrar como os usuários se comportam quanto aos vídeos em dispositivos móveis. Porém, o objetivo futuro é disponibilizar todo o conteúdo do Youtube para os dispositivos móveis.

Ao lado, uma suposta tela de uma página bloqueada, retirada por um blogeiro.

Aos interessados em esperar, o link para o serviço já está disponível, porém não funciona.

Leia mais: ComputerWorld

Resumo de notícias #15

Corrigindo as estatísticas da sua home no Google Analytics : Não sei se você percebeu, mas o Google Analytics costuma tratar www.seusite.com.br/ diferente de www.seusite.com.br/index.php por exemplo. Eles são “rastreados” (tracked) separadamente. Essa é a configuração padrão do Google Analytics.

Google foca esforços em tradução instantânea: Na visão do Google, as pessoas vão traduzir documentos instantaneamente para os principais idiomas do mundo.

LG venderá celulares com softwares Google pré instalados: A LG afirmou que pré-instalará algumas aplicações Google em seus celulares vendidos a partir do segundo trimestre de 2007 nos territórios europeu, asiático e norte-americano, com 10 aparelhos previstos para lançamento até o fim do ano.

quarta-feira, março 28, 2007

Google Notebook ganha nova interface!

O serviço de armazenamento de anotações do Google ganhou redesenho e novas funcionalidades. Entre elas a opção de formatação do texto, organização por ordem alfabética ou data de alteração, auto salvamento e remoção da busca direta por Notebooks públicos. Quanto a interface, ficou mais parecida com a do Gmail, ganhando mais botões e menus.

Falta mesmo é uma integração com o Gmail e a possibilidade de acessá-lo e editá-lo de dispositivos móveis.

Veja mais: Google Notebook | Fonte: Google Operating System

Eu também quero trabalhar no Google!

Todos já estão cansados de ler e ouvir falar do sucesso extraordinário alcançado pelo Google em tão pouco tempo, sem falar nas vantagens que ele trouxe e continua trazendo. Alguns analistas afirmam que a empresa poderá bater a Microsoft num futuro bem próximo. Não descarta-se a possibilidade, mas de certo modo, apesar de a Microsoft ter diversos pontos fracos, seria uma batalha demorada. Basta analisar o quase monopólio da empresa de Bill Gates para perceber.

É comum encontrarmos pela Web, fotos das instalações da Googleplex, sede do Google em Mountain View-CA, com uma comodidade exclusiva e uma beleza ímpar. Além disso, as vantagens oferecidas aos funcionários e a forma empolgante de trabalho tornam aquele ambiente mais atrativo ainda.

Pergunta: Você gostaria de trabalhar no Google?

Para muita gente, hoje, a resposta é SIM. Um sonho possível e considerável para quem curte as novidades quase diárias lançadas pela empresa e adoraria fazer parte do time. Mas para um certo brasileiro, trabalhar no Google não é apenas um sonho, já é objetivo. E há alguns dias ele está fazendo o possível para ser percebido pela empresa, em seu site.

Fábio Ricotta, 21 anos, morador de Itajubá-MG, está cursando Ciência da Computação na Universidade Federal de Itajubá e quer a todo custo entrar no Google para trabalhar. Em uma auto-entrevista, ele explica que sempre quis trabalhar no Google e que, ao enviar seu currículo, não poderia ser "apenas mais um", precisava ser original, diferente. A criação de um site foi a melhor forma que ele encontrou de fazer uso do recurso PageRank, o grande segredo da empresa.

O estudante contou com ajuda de alguns amigos para divulgação de seu sonho e garante que vai ser a pessoa mais feliz se conseguir uma vaga. Ele deixa claro, também, que não se importa de passar horas em frente ao computador trabalhando exaustivamente. Uma das perguntas da entrevista foi Por quê trabalhar no Google?. "Foi cativante saber como o Google criou o mecanismo de busca. É uma complexidade tão grande que parece ser algo de outro mundo. Imagine só, digitar uma palavra e pronto! Tudo relacionado ao seu alcance. Com certeza, isso me cativou tanto que eu estou desenvolvendo o meu próprio sistema de busca.", respondeu Fábio.

Para quem almeja uma vaga dessas, vale a pena ler a matéria sobre como se tornar um engenheiro do Google, escrita por uma repórter do IDG Now! que foi até Belo Horizonte conhecer o Centro Tecnológico da empresa, a convite do Google.

Diante de tudo o que sabemos sobre a melhor empresa do mundo para se trabalhar, o Fábio não é o único prestes a fazer loucuras para pôr o pé na Googleplex. Eu também adoraria ter esse privilégio. E você?

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores:

Logo da campanha Brasil 2014 é "muito Google"

A CBF divulgou nesta segunda-feira, momentos antes do último treinamento da seleção brasileira antes do jogo contra Gana, a logo de candidatura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Do Blue Bus:
Em uma comunidade do Orkut, voltada à discussao de branding, alguém falou que achava feia a marca do Brasil 2014. E aí minha amiga Isabel Campos comentou que nao achava feia, apenas 'muito google'. Quase caí da cadeira. Nao é que é verdade? Estava estranhando aquela combinaçao de cores nos números - amarelo, azul, verde e vermelho. O verde e o vermelho juntos me incomodavam particularmente. Por que exatamente aquela combinaçao, tao improvável quando pensamos em Brasil? Pois está lá, na marca do Google, ou melhor no 'ogle' do Google.
Se repararmos a logo lembra muito as cores do Google e não tanto as cores do Brasil. Estranheza ou coincidência as cores da logo foram utilizadas. Seria alguma mensagem subliminar avisando que a Google vai patrocinar a Copa no Brasil? Ou será que a Google comprou a CBF? Será que as cores foram utilizadas para dar sorte? Faltou só um "I'm feeling Lucky" abaixo da logo!

Brincadeiras a parte, estamos torcendo para o evento no Brasil.

Yahoo Mail com espaço Ilimitado: E agora Google?

Anunciado oficialmente pela Yahoo! a oferta de espaço ilimitado para todos os usuários do seu serviço de E-mail.

Nem parece que até ontem tinhamos caixas limitadas a 2/3MB, vivíamos deletando mensagens e cuidando para manter a caixa de mensagens em ordem.

Vale lembrar que revolução começou com a Google e seu Gmail, em 2004, com a oferta de 1GB de espaço para armazenar mensagem. O espaço parecia coisa de outro mundo e revolucionou o mercado de E-mails. Agora é a vez do Yahoo!, segundo a linha de pensamento revelado pela Google em 2006, de oferecer espaço de armazenamento na medida de "Infinito + 1" está liberando seus servidores para que os usuários armazenem a quantidade de E-mails que aguentarem.

Para quem usa o E-mail do Google não fique triste, lembramos que neste 1º de Abril o Gmail completa 3 anos e, segundo a filosofia da empresa alguma novidade está sendo "planejada" pela galerinha de Mountain View. Rumores sobre contas pagas e aumento nas capacidades circularam nos últimos meses. Falta esperar pra ver o que teremos para comemorar os 3 anos do melhor serviço de E-mail do Mundo!

Agora, muitos leitores estão perguntado: E o que vou fazer com tanto espaço para guardar mensagens.

Particularmente acho muito prático procurar algo que fiz nos últimos 3 anos. Vasculhar entre as quase 10.000 mensagens parece tão facil com a busca interna que nem dá vontade de deletar as mensagens. Ter a vida armazenada em uma conta de e-mail parece algo arriscado, porém organizado.

Lembro que há algum tempo alguns leitores reclamavam da falta de espaço em suas contas. Alegavam que o limite foi atingido e suas caixas estavam praticamente inutilizadas. A solução: Criar outra conta. É quase como uma segunda vida, um segunda identidade, que nem sempre é algo agradável já que uma conta de e-mail é quase uma identidade para a maioria das pessoas.

Talvez a oferta de espaço pra mensagens incentive as pessoas a deixar sua vida "o mais on-line possível", fazendo as caixa de mensagens virarem depósitos de arquivos, tarefas e não simplesmente um serviço de troca de mensagens, como era antes.

terça-feira, março 27, 2007

Novidades no Google Pack

O Google Pack, pacote de aplicativos do Google - que roda somente no Windows XP - acaba de ganhar 3 novos interessantes recursos.

  • Symantec's Norton Security Scan - Pare procurar e remover Virus;
  • PC Tools' Spyware Doctor Starter Edition - considerado um dos melhores Anti-Spywares do mercado;
  • Atualização no programa de Proteção de Tela - que agora suporta Feeds de imagens que carrega imagens de vários dos mais importantes serviços de compartilhamento de imagens.
Baixe o Google Pack (em português)

Google atualiza buscador para dispositivos móveis

A nova Home do Google para dispositivos móveis foi lançada nesta terça (27), contendo entre suas novidades a capacidade de exibir informações pré-selecionadas, como tempo, notícias, ações e localização geográfica.

A página inicial pode ser personalizada com uma série de módulos, que podem ser encontrados aqui. Entre eles temos BBC News, CNN, ESPN, MSNBC, Reuters, e Slashdot.

O novo serviço de buscas móvel do Google chega ao mercado no mesmo dia em que o rival Yahoo! lançou o seu serviço de publicação móvel em conjunto com uma rede de anúncios para equipamentos móveis.

No começo deste ano, o Yahoo! também introduziu uma nova versão de seu serviço de busca móvel, chamado de OneSearch.

segunda-feira, março 26, 2007

Enquetes no Orkut

Reportado por muitos leitores, somente agora consegui entrar na internet para postar a notícia. O Orkut ganhou hoje (26), a opção de enquetes para comunidades.

Veja abaixo algumas imagens enviadas por nosso leitores durante o dia.


Anúncio nas Comunidades


Resultado e comentários

Enquete na página inicial de uma comunidade

As enquetes suportam textos e imagens, e podem ser criadas pelos moderadores das comunidades e podem receber o voto de qualquer visitante.

Aparentemente somente algumas comunidades estão recebendo a mensagem.

Será que a previsão de Wiki e investimento em comunidades está se realizando?

Só posso agradecer a atenção e pedir desculpa pela demora aos leitores Juninho, Rafael_ioP, Vinícius, Daniel Lopes, Simão, Fábio, Glauco, Janderson, Alysson, César e Leonardo.

Dicas para o Gmail 1: Extensões do Firefox

Estou começando uma série de dicas e truques que podem ajudar no dia a dia de quem utiliza o Gmail.

Neste primeiro artigo, vamos falar somente da integração entre os Extensões do Firefox e Gmail. Lembramos que para utilizar os serviços abaixo, você precisa ter o Firefox, uma conta no Google e tempo pra testá-las.

Gspace: Extensão multiplataforma que transforma sua conta do Gmail em um drive virtual para armazenar arquivos. Ele fica na barra de Status do Firefox e para puxar arquivos para ele é só arrastar e soltar.

GMailCompose: Direciona todos os links (mailto:) de e-mail das páginas abertas no Firefox para sua conta de Gmail

GTDInbox: Transforma sua conta em uma listinha de afazeres. Assim você não esquece de nada durante o dia.

GMail Manager: Permite que o usuário utilize mais de uma conta logada ao mesmo tempo. Facilitando a vida de quem têm várias contas no Gmail.

DragDropUpload: Facilita a vida na hora de indexar arquivos. Com esta extensão, você simplesmente arrasta e solta os arquivos na caixa de anexar arquivos do Gmail.

CustomizeGoogle: Remove anúncios, deixa a conexão segura, remove o contador de Spam e mais.

E-Mail Notifier Toolbar | Gmail Notifier: Notificadores de novas mensagens.

GmailSkinz: Além de personalizar a interface do Gmail, adiciona previsão do tempo, calendário e notícias na Sidebar, integra imagens do PicasaWeb aos e-mails e muito mais.

Não podemos esquecer que a Toolbar do Google para Firefox faz buscas em seus e-mails.

Por dentro do Adwords #13: Personalize suas colunas

Novidade no Adwords. Agora você pode escolher que colunas serão ou não apresentadas na tela de acompanhamento e resumo da campanha. Para personalizar a visualização basta clicar em Personalizar colunas e um combo box será aberto.


Você poderá mostrar/ocultar: CPCmédio, Status atual, Orçamento atual, Cliques, Impressões, CTR, Custo, Taxa de conversão e Custo/conversão.

Dica: Se você não utiliza o sistema de acompanhamento de conversões, deligue os campos Taxa de conversão e Custo/conversão.




---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino

Marcadores:

Atalhos importantes encontratos em Serviços Google

Dias atrás, foi descoberto um novo atalho no Gmail. A tecla "#" pode ser utilizado para excluir mensagens.Outra forma de excluí-las é o comando Shift+F3.

Outro atalho interessante encontrado é a lista de atalhos do Google Reader. Para acessá-la você precisa fazer um ponto de Interrogação "?", trocando em miúdos, você precisa pressionar "Shift + /". O resultado do atalho é uma camada com todos os atalhos disponíveis para o Google Reader.

Para quem adora utilizar o Google Talk, pode-se utilizar os seguintes atalhos: Na caixinha de busca, acima dos contatos, pressione a primeira letra do contato desejado, após ver o contato que quer interagir, pressione F9 para lhe enviar um e-mail, F11 para começar conversa por áudio ou F12 para terminar a conversa.

Fonte: Google Operating System.

Google Docs pode ganhar suporte a Wiki

Todos devem lembrar que ano passado a Google comprou uma empresa de compartilhamento de informações e Wikis chamada JotSpot. A compra mostrava claramente o interesse da Google de entrar no mundo do compartilhamento de informações on-line, onde os usuário pode compartilhar e editar planilhas, documentos e páginas.

Na última atualização ocorrida no Google Docs & Spreadsheets, notou-se que o Google Spreadsheets ganhou uma nova versão, a 1.2.0i. Que veio para corrigir erros e problemas de carregamento de arquivos.

Segundo informações do Blog Google Operating System, uma análise do código JavaScript do serviço mostrou as seguintes mensagens:
'Share with everyone:'
'Share with everyone at ' + ph0 + ':'
'Anyone can view this document at:'
'Anyone at ' + ph0 + ' can view this document at:'
'Allow anyone to edit'
As mensagens mostram claramente a intenção da Google em compartilhar documentos que podem ser editados por qualquer pessoa, assim como num Wiki.

Já podemos até imaginar a utilidade da nova função. Wikis pra o Google Groups, Orkut e até blogs do Blogger.

sábado, março 24, 2007

Biblioteca Open Source para o Google Maps API

O Google Maps API, ferramenta utilizada para distribuir e integrar o sistema de mapas da Google com sites e aplicativos, ganhou uma Biblioteca Open Source, que deve ajudar na integração da ferramenta em novos projetos da comunidade do código livre.

Com o Download da Biblioteca, os desenvolvedores podem integrar os serviços do Maps de forma mais fácil. Além de poder visualizar o código e até fazer possíveis alterações.

Veja mais: Google Maps API Blog

quinta-feira, março 22, 2007

Resumo de notícias #14

Talvez o Google queira ser processado: Michi Kono, levantou uma teoria muito interessante sobre a possibilidade do Google querer ser processado, ao comprar o Youtube. Os argumentos apresentados são bastante coerentes e parece mesmo ser uma estratégia que sairia do Google.

Patente revela como o Google mede o ranking de Blogs: Ainda existe muita dúvida como o Google Blog Search cria o pagerank para blogs e uma patente de 2005 pode elucidar como a ferramenta funciona.

API para Picasa Web Albums: O Google Code Blog anunciou a mais nova ferramenta pra a família de API's mantida pela Google. Agora foi a vez do PicasaWeb ganhar API que o integra com sites, permitindo que usuários atualizar, criar ou deletar álbuns, fotos e tags. [colaboração: webdotx]

Google Code Prettifier

Uma ferramenta legal, lançada pela Google e que promete ajudar quem posta trechos de códigos em páginas HTML, é o Google Code Prettifier.

Para utilizá-lo, você precisa inserir um código JavaScript e um CSS em sua página HTML. O código executará o comando onload="prettyPrint()” e irá alterar a formatação de todo o conteúdo localizado entre as tags pre com class="prettyprint". Assim, todos os códigos dentro dessa Tag assumirão a formatação da figura ao lado.

Veja um teste, feito pelo Blogoscoped.

quarta-feira, março 21, 2007

Google remove Montanha de Hitler do Google Earth

Após numerosas queixas na Alemanha, a Google removeu hoje do serviço Google Earth a denominação da Montanha de Hitler (Hitler-Berg), localizada perto de Bad Toelz, na Baviera, e agora conhecida por Berg Heiglkopf.

Do Peopleware:
O porta-voz da Google na Alemanha, Stefan Keuchel, disse hoje à agência alemã ddp que a empresa decidiu "fazer um update extraordinário" do programa, que disponibiliza imagens de satélite, mapas e imagens a três dimensões de toda a Terra, tendo por isso removido a designação Hitler-Berg, adoptada em 1933 em homenagem a Hitler.

O presidente da junta de Wackersberg, edilidade onde fica situada a povoação de Heiglkopf e a montanha com o mesmo nome, congratulou-se com a decisão da Google.

Google lança anúncios "Pague por Ação"

Pagar somente por ação realizada no site anunciado parece ser a nova tacada da Google para atrair mais clientes e combater os cliques fraudulentos na sua rede de anúncios.

Já testado por algum tempo, como o Google Pack, Picasa e os programa de propaganda da Google, o Pay-per-action foi anunciado oficialmente como programa para anunciantes. O programa, em fase Beta, permite aos cadastrados somente pagarem caso o visitante interaja com o seu site. Dá pra escolher se a remuneração será feita quando o visitante comprar algo, assinar newsletter ou completar outra seqüencia de ações no serviço anunciado.

Estarão disponíveis, assim como no programa de referências da Google, textos, imagens e links. Tudo deverá seguir o tamanho já utilizado, tanto nos anúncios normais, quanto nas imagens de referências.

Interessados em testar o serviço podem ir ao AdSense Referrals Beta. Lembramos que o Beta ainda é limitado a anunciantes americanos.

terça-feira, março 20, 2007

Paisagens para a Página Personalizada do Google


Para aprimorar seu famoso site na web, o Google vai oferecer uma nova opção para os usuários personalizarem sua página. As mudanças no visual do site vão variar de acordo com o horário e o clima do dia. Os temas valem para a Página Personalizada do Google e somente serão exibidas para usuários logados. Lembramos que o recurso está somente disponível para quem utiliza a interface em inglês, portanto acesse a página http://www.google.com/ig?hl=en

As novas decorações do Google, também conhecidas como "peles", foram criadas para fazer a página parecer mais próxima do usuário, disse Marissa Mayer, vice-presidente de pesquisas e experiências com usuários da companhia.

As primeiras telas de decoração consistem em seis temas de paisagens. Os cenários incluem um jardim japonês, uma praia, o horizonte de uma cidade e uma parada de ônibus. Segundo Mayer, o Google planeja introduzir mais alguns temas mensalmente e eventualmente poderá aceitar sugestões de fora.

O Google está programando as decorações para refletir o que acontece no mundo a céu aberto. Será pedido o código postal da região onde o usuário se encontra. Dessa forma, os desenhos irão mudar de acordo com o horário e o clima do local em que vive o internauta.

Os desenhos também irão conter surpresas escondidas ("easter eggs") que irão surgir na tela a partir de cliques em um determinado momento do dia, de acordo com Mayer. Ela não quis revelar quais serão essas surpresas.

Visite: Página Personalizada do Google

Fonte: Terra Tecnologia

segunda-feira, março 19, 2007

Youtube realiza Oscar com vídeos de internautas

O YouTube anunciou nesta segunda-feira (19) a realização de um prêmio que reconhecerá os melhores vídeos postados no site em 2006.

O “Oscar do YouTube”, chamado de YouTube Video Awards, será dado para vídeos de sete categorias: mais criativo, mais inspirador, melhor série, melhor comédia, musical do ano, melhor comentário e “o vídeo mais adorável de todos”.

Os internautas podem votar nos finalistas exibidos em www.youtube.com/YTAwards. até sexta-feira (23), e o anúncio dos vencedores será feito na segunda (26).

Entre os finalistas:
Fonte: G1

Resumo de notícias #13

Google Checkout sento utilizado para novas contas no Dreamhost: Por motivos de segurança na utilização de cartões de crédito internacionais, a DreamHost está exigindo um fax para garantir a segurança do usuário, e impedir fraudes. Recentemente a DreamHost fechou um acordo com o Google Checkout. Veja como utilizar o CheckOut para conseguir uma conta no Dreamhost.

Mapeando cliques e buscas com o Analytics: Muita gente não sabe, mas o urchinTracker pode ser usado em qualquer parte do seu site, para mapear páginas, eventos e cliques. Isso mesmo, você pode mapear até os cliques que saem do seu site (banners e trackbacks, por exemplo) com o Analytics.

Dreamweaver Google Add-on: O WebAssist está oferecendo um pacote de integração do Google para quem utiliza do software Dreamweaver. Mais informações aqui.

Google adquire mais duas empresas: Anunciado no Blog oficial, foram adquiridos Gapminder's Trendalyzer, que transforma estatísticas em gráficos animados. Pouco tempo depois foi a vez do anúncio da compra da AdScape Media, empresa de anúncios não intrusivos em games.

domingo, março 18, 2007

Por dentro do Adwords #12: Google Analytics e o funil de navegação

O Google Adwords é integrado com um sistema de estatísticas muito poderoso, o Google Analytics. O Analytics tem centenas de relatórios a sua disposição, porém um dos relatórios é realmente muito interessante e vale a pena ser utilizado: o relatório de funil acompanhamento de navegação.

Na maioria dos sites de comércio eletrônico o comprador deve passar por diversas páginas para concluir sua compra, cada etapa normalmente é uma página html diferente, porém a cada etapa muitos compradores desistem da compra, por um motivo ou por outro. O relatório de funil de navegação permite que você acompanhe a eficiência de cada página de um caminho definido. Este acompanhamento deve ser utilizado para balizar a otimização na navegabilidade e usabilidade do seu site. Você pode alterar a navegação do seu site e acompanhar no relatório de funil de navegação qual foi o impacto no fluxo de navegação.


Exemplo de relatório de funil de acompanhamento de navegação

Observe no exemplo acima que de 100 visitas na 1a. página apenas 32% dos visitantes vão para a segunda página, e apenas 4% chegam até a 5 etapa !

Para criar este relatório você precisa definir no sistema uma "meta", é o caminho que precisará ser percorrido pelo visitante para que ele chegue até o fim. Para definir uma meta, forneça a URL (endereço completo) de cada etapa, máximo de 10 etapas por meta.

Dica: Uma conseqüência óbvia da avaliação do funil de acompanhamento é que as páginas iniciais do seu site, devem ser otimizadas com prioridade ! já que o impacto causado na sua taxa de conversão será maior. A página inicial do seu site é seu principal patrimônio e deve ser otimizada tanto quanto possível. A homepage em muitos sites é responsável por até 20% do total do tráfego de um site. Divirta-se !



---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Marcadores:

sexta-feira, março 16, 2007

Google Talk + Orkut, finalmente juntos

O Erick Xavier, membro e um dos desenvolvedores da equipe do undergoogle criou o primeiro script do grease monkey para adicionar o novo Gadget do Google ao orkut. Com ele, você pode conversar com seus amigos enquanto navega pelas páginas da rede social, sem precisar instalar o Google Talk no sistema ou abrir o software caso esteja instalado.

Para utilizar o script, você precisa do navegador firefox com a extensão Grease Monkey. Com os dois instalados, visite a página de download do script e clique em install now e confirme a operação. Por fim, atualize a página do orkut apertando ctrl+F5.

Por se tratar de uma versão de testes, o talk será recarregado a cada mudança de página no orkut. Esperamos corrigir o problema em breve.

Você conhece o Deletube?


Quem nunca se deparou com aquela horrível mensagem - "This video has been removed" - em alguns vídeos do Youtube?

O Site Deletube promete reviver os vídeos banidos do serviço. A única condição é que eles ainda estejam nos servidores do Google. Portanto vídeos, como os da Viacom, banidos recentemente podem ser assistidos normalmente pelo Deletube. O site ainda disponibiliza uma cópia do filme para Download.

Para assistir, você copia o ID do vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=ID_DOVÍDEO) e cola lá no Deletube.

Visite: Deletube | Deletedyoutube

Google Blog Bar

Como parte do programa AJAX Search API, a Google lançou a Blog Bar, uma barra que pode ser colocada em qualquer site ou Blog e exibe notícias relevantes a um termo pré definido. Ela pode ser configurada para exibição na vertical e horizontal.

A Blog Bar faz parte de um programa de pequenos API's em AJAX, que ainda conta com:
Para Gerar sua Blog Bar, clique aqui. Mais Informações: Ajax Search API Blog.

quinta-feira, março 15, 2007

Google quer promover "Um celular por Habitante"?

Acredito que todos devem conhecer o projeto do MIT de tentar distribuir "Um Laptop por Criança" em países em desenvolvimento.

A febre em ajudar países menos desenvolvidos parece ter atacado a Google. Recentemente, o CEO da empresa declarou que não sabe o que fazer com tanto dinheiro. Salvo a quantidade de processos enfrentados ultimamente, a sacada da empresa para aplicar bem seu dinheiro parece ser investir um um projeto de mobilidade e, porque não, seguindo a mesma linha de benefício do projeto gerenciado pelo MIT.

Rumores dão conta de que Isabel Aguilera, chefe executiva da Google na Espanha e Portugal havia confirmado que a empresa estaria realmente desenvolvendo um dispositivo móvel e seria somente um dos 18 projetos em testes pela Google. Para tristeza de todos, parece que o Google Phone não será a maravilha imaginada antes, nem um concorrente direto do iPhone, da Apple.

Segundo ela, a empresa quer focar em projeto móvel para países em desenvolvimento. O que pode acabar não atacando o poder do iPhone. A notícia parece interessante para nós, já que o Brasil é um país em desenvolvimento e poderia estar nos planos deste possível projeto.

Parece que a empresa deseja acesso e mobilidade aos usuários do possível Celular. Os rumores de uma parafernalha de recursos parecem estar indo por água abaixo. Já dá pra imaginar um aparelho mais simples, porém muito esperto e funcional.

Já imaginou, além de bolsa Familia, Bolsa escola, One Laptop per Child, podermos participar de um projeto "Um Celular por Habitante"? Seria fantástico, não? Ainda mais com o Google tendo estrutura e interesse em investir no mercado brasileiro.

Convenhamos que o interesse do Google é permitir o acesso a seus serviços para o máximo de pessoas possível. Portanto, entrar no mundo móvel parece ser algo tentador para a empresa, afinal mercados como Brasil, China, Índia e muitos países que encontra-se em desenvolvimento podem dar ainda mais lucros para os criadores do Google.

Leia mais: Gizmóvil | Engadget

Google mudará forma de proteger dados

Da Info Online:
O Google promete novas medidas para amenizar as críticas de que desrespeita a privacidade dos seus usuários.

O Google, que acumula montanhas de dados sobre os hábitos de busca na internet de seus usuários, está tomando medidas para reforçar a proteção à privacidade dos internautas nos próximos meses, anunciou a empresa na noite de quarta-feira.

O principal fornecedor mundial de serviços de busca na Web anunciou que, depois de reter os dados por 18 a 24 meses, tomará medidas para proteger o anonimato ou ocultar detalhes dos hábitos de navegação de dezenas de milhões de pessoas, que poderiam ser usados para identificar indivíduos.

(...)

O Google também informou que está tomando medidas adicionais para elevar privacidade em outros produtos.

Entre elas estão um recurso "off the record" no programa de mensagens instantâneas Google Talk, que torna mais simples para os usuários desligarem temporariamente o registro automático de conversas, e uma função de "pausa" no Google Desktop, programa que vasculha o computador do usuários para tornar mais simples a pesquisa de documentos e outras informações. [mais]

quarta-feira, março 14, 2007

Google Talk Gadget

Acaba de sair um Gadget muito útil para a Página personalizada do Google. Trata-se do Google Talk Gadget. Ele adiciona um cliente de bate papo do Google Talk dentro da página personalizada e traz algumas funcionalidades bem úteis e que podem mostrar o que a Google está preparado para versões futuras do Talk.

Entre os recursos:
  • Abas: Para conversar com os contatos você simplesmente os gerencia por abas, abertas na página personalizada.
  • Links de vídeo do Youtube e Google Video, quanto postados dão acesso ao botão "Play", que exibe o vídeo em tamanho maior, direto da janela do Chat.
  • Quando postado um link do PicasaWeb, cria-se uma miniatura da foto. O usuário poderá visualizá-la em tamanho maior clicando no botão "View".
  • Links de Vídeos e galerias de imagens podem ser postados no status. Assim, se o contato também estiver utilizando o gadget poderá acessar o conteúdo de sua mensagem de Status.
  • Você pode adicionar o Gadget em uma página pessoal, mas ele não terá muita utilidade.
Para habilitar o Gadget, clique aqui.

Vídeo das funcionalidades abaixo:


Fonte: Google Operating System

Notícias rápidas #12

Viacom Processa Youtube: A detentora da MTV exige uma indenização de mil milhões de dólares ao YouTube por infracção dos direitos de autor, num processo interposto num tribunal de Nova Iorque. Segundo o Meio Bit, as previsões de Mark Cuban estavam realmente certas.

Google testa anúncios em programação de TV nos EUA, afirma WSJ: Jornal diz que buscador vem tentando levar sucesso do modelo do AdSense para propagandas selecionadas em serviço de TV a cabo. [colaboração: Renato Pires]

Justiça proíbe Youtube de exibir "Pelé Eterno": Os fãs que recorrem ao Youtube para ver lances de Pelé terão de procurar outra fonte a partir desta terça-feira. Por decisão da 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o site está proibido de exibir trechos do filme "Pelé Eterno", do diretor Anibal Massaini Neto.

Google replica na Índia ferramenta de denúncia de crimes no Orkut: Sistema apresentado pelo Google para facilitar combate da Polícia Federal a crimes na rede social será usado por autoridades indianas. [colaboração: Renato Pires]

Suítes de Aplicativos para Escritório Online: migração vantajosa?

Microsoft começa a perder mercado vagarosamente

A Microsoft consolidou-se no mercado com o Windows e com o Office. Até poucos anos atrás, ouvir falar em outro Sistema Operacional era um acontecimento bastante remoto. Do mesmo modo, conhecer outra suíte de aplicativos que não o tradicional Office (Word, PowerPoint, Outlook, Excel...) era algo meio difícil.

Com a evolução do modo de pensar que a humanidade veio desenvolvendo, houve um maior interesse em Sistemas Operacionais personalizáveis, livres, sem custos e, principalmente, mais eficientes.

Houve um crescimento significativo das distribuições Linux. Usuários que não migraram e permaneceram no Windows, passaram a experimentar softwares livres. E assim foi sendo desenvolvida uma filosofia que hoje é a grande realidade de usuários de computadores.


OpenOffice: uma alternativa gratuita

Os altos custos dos softwares da Microsoft impediam a aquisição par alguns usuários. O OpenOffice surgiu há pouco tempo para substituir o famoso Office. Distribuído gratuitamente, possui as mesmas características do Microsoft Office, com aplicativos equivalentes.

Além disso, o formato Open Document Text (.odt) foi o padrão adotado pela suíte para seu editor de textos. Apesar disso, documentos editados no Microsoft Word podem ser abertos perfeitamente no OpenOffice. Os outros editores também possuem compatibilidade.

A distribuição brasileira da suíte chama-se BrOffice e inclui: Base, Calc, Draw, Impress, Math e Writer.


Serviços Equivalentes: Microsoft vs. Google

Vamos fazer uma breve comparação dos concorrentes.

  1. Outlook vs. Gmail: O fato de um deles ser um software e utilizar o espaço do HD para salvar os dados e o outro ser Webmail dependente de um navegador e que salva os dados num servidor remoto, não os impede de concorrer. Usuários, hoje, querem mais praticidade e um ponto importante a ser considerado é a portabilidade. O Gmail possui atalhos de taclado, organização simples, busca eficiente e tantos outros recursos que equivalem e até superam os do Microsoft Outlook.
  2. Word vs. Docs: É impressionante como a edição online oferecida pelo GDocs não perde em funcionalidade se comparado ao Word. A estabilidade do serviço é uma realidade tão forte, que não há diferenças e as vantagens da edição online trazem ganhos em credibilidade ao Google. Vale lembrar que muito se deve ao Writely, editor online de textos que foi comprado pelo Google e modificado.
  3. Excel vs. Spreadsheets: O Excel é um software importante para diversos segmentos. Gerar gráficos, organizar tabelas, criar funções que facilitam a organização são o foco seguido desde o início. O GSpreadsheets também surpreendeu quando lançado. A performance é fascinante, mas ainda deixa a desejar em termos de criação de gráficos.
  4. Bloco de Notas vs. Notebook: O famoso Bloco de Notas do Windows tem um concorrente fortíssimo: GNotebook. Online, aceita imagens e textos, é funcional, organizado e está ganhando integrações com outros serviços Google.
  5. PowerPoint vs. Presently (incerto): O software para criação de apresentações de slides da Microsoft está prestes a receber um concorrente da família Google. Rumores circulam e levantam a possibilidade de um Presently, editor de apresentações online.
  6. MSN Messenger (Live Messenger) vs. Talk: Muito utilizado no mundo, o MSN Messenger continua líder, mas o GTalk já está ganhando mercado há algum tempo. Após a integração com o Gmail, mais utilizadores estão descobrindo a leveza, a simplicidade e a agilidade do comunicador instantâneo do Google.


Suíte de Aplicativos Online: o futuro?

Você confiaria seus dados para uma empresa? Salvaria todos os seus documentos importantes num servidor localizado dentro da Google ou da Microsoft, por exemplo? Essa é uma questão polêmica, ainda. As suítes online são funcionais, trazem benefícios, não deixam a desejar em relação às tradicionais e são vantajosas ao extremo. Ao mesmo tempo, sugerem uma nova maneira de lidar com os documentos e demandam muita confiança.


O que é melhor para empresas?

Uma idéia legal para empresas é trocar o Office pelo OpenOffice, livrando-se assim de gastos pela utilização e ganhando a possibilidade de mudar de Sistema Operacional sem transtornos. É gratuito, suporta documentos do Office e tem as mesmas características.

Contudo, caso a empresa necessite de portabilidade, quer espaço online suficiente para salvar seus documentos e prefere ferramentas mais avançadas, escolher uma suíte online pode ser um bom negócio.

Tomando o exemplo do Docs, que permite edição simultânea entre vários colaboradores. Essa função pode ser útil para diversas necessidades dentro de uma empresa. Pessoas que viajam a negócios, podem dar seu toque a documentos específicos de qualquer lugar do mundo com acesso à Internet.


O que é melhor para usuários domésticos?

Usuário doméstico deve analisar as suas funções diárias. Tomemos o exemplo de um estudante universitário. Ele precisa editar trabalhos na Universidade, em casa e, eventualmente, no trabalho. Utilizar disquetes nunca foi uma boa idéia. Gravar em CDs ou Pen Drives é interessante, mas existe a possibilidade de esquecer os dispositivos em algum lugar e ficar na mão.

Outra alternativa é enviar o arquivo para seu e-mail, por exemplo. Então, toda vez que quiser editá-lo, deve-se fazer download, alterar e enviar de volta. Mas por quê tanto transtorno, se existem ferramentas online gratuitas? Elas garantem acesso ao arquivo de qualquer lugar conectado à Internet, salvam automaticamente e dispensam o uso de dispositivos de armazenagem, trazendo comodidade ao usuário.

É preciso analisar a necessidade individual e optar por suítes online ou offline.


Office Live: Versão online da famosa suíte da Microsoft

O Office Live da Microsoft é a versão online da suíte de aplicativos. Dedicada a empresas pequenas, inclui correio eletrônico e ferramentas de gestão para aumentar as negociações.

Em 2002, uma empresa chamada Office Live registrou o nome e passou a disponibilizar serviços na Web. Quando a Microsoft passou a usar o nome para sua suíte, a empresa dona dele apresentou oficialmente uma ação contra a empresa de Bill Gates, em dezembro de 2006. Mesmo assim, a Microsoft lançou o conjunto de aplicativos online com esse nome, desrespeitando a empresa Office Live.

Em termos de funcionalidade, os aplicativos online da suíte se equiparam aos offline. Já em termos de plataforma, o serviço é completamente restrito ao Internet Explorer. Uma vez que o navegador é exclusivo para a plataforma Windows, concluímos que a característica multiplataforma inexiste no serviço. Veja a mensagem de erro ao tentar acessar o Microsoft Office Live no Mozilla Firefox:

In order to use Microsoft Office Live, you will need to have Microsoft Internet Explorer 6 or later running on Microsoft Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, or Microsoft Windows Server 2003. You can download the latest version of Internet Explorer from the Internet Explorer downloads page. (Via)

O Office Live Basics inclui um nome de domínio, um Website com 30 MB de armazenamento e cinco contas de email sem custos, em um modelo sustentado por publicidade. Em outra instância, assinando o serviço, surge a disponibilidade de mais de 20 aplicativos, para gerenciamento de projeto, relatórios de despesas, vendas, riscos, prazos, contas e clientes.


Perdas em desempenho e limitação de recursos

Suítes online são baseadas em JavaScript, uma linguagem interpretada pelo navegador e não compilada. Essa característica dá ao navegador o poder de limitá-la, resultando numa performance inferior se comparada a softwares desktop (tradicionais). Está aí uma característica negativa do uso de suítes online e o despertar da importância de se avaliar bem a necessidade antes de optar por uma ou por outra suíte.


Para o Google, resta apenas integrar

O sucesso alcançado pelo Docs & Spreadsheets é bem visível. O GNotebook está sendo consolidado aos poucos. O GTalk já tem adeptos satisfeitos e, unido ao Gmail, forma uma "equipe" bastante funcional. Se forem confirmadas as suspeitas de um GPresently, teremos também o concorrente ao Microsoft PowerPoint, restando apenas integrar tudo e formar um pacote.

Com uma suíte completa oferecida pelo Google, muita coisa pode mudar. Basta analisar as vantagens que ele traz sobre seus concorrentes, em termos já citados, como multiplataforma e portabilidade.

Seria esse um plano do gigante das buscas?

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores:

terça-feira, março 13, 2007

Mais imagens do possível Google Phone

E os rumores não param, após parcerias, imagens e muitos rumores, agora é a vez de informações e imagens sobre o possível Celular desenvolvido por Google e Samsung.

Entre os possíveis recursos, um teclado QWERTY deslizante, camera de 2MP, Wi-fi e 3G. O preço ainda não está disponível.

Acho que isso já está virando muito rumor e pouca ação. Que a Samsung está desenvolvendo um celular para combater o iPhone, da Apple, ninguém duvida, mas o fato de estar usando a Google para se promover parece ser a tacada publicitária da empresa.

Se analisarmos, Graças a quantidade absurda de cobetura da imprensa mundial (até a capa da Época), o iPhone já ganhou uma publicidade de US$400 milhões sem tirar um tostão dos cofres da Apple. Notícias envolvendo a Google têm tanto poder viral quanto a Apple, portanto, mesmo o celular tendo somente alguns recursos Google, como Maps e E-mail, o aparelho deve ganhar muita publicidade gratuita, igualmente ao iPhone.

segunda-feira, março 12, 2007

Projetos do WWF no Google Earth

Os internautas que buscam informações sobre o Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF, sigla em inglês) podem encontrá-la a partir desta segunda-feira (12) no Google Earth, o serviço de imagens por satélite oferecido pelo Google.

Para o representante da ONG ambientalista, a iniciativa não só permitirá aos internautas conhecer os mais de 150 projetos que o WWF desenvolve em todo o mundo, como também "compreender melhor o desafio enfrentado para conservar a natureza".

Leape qualificou de "passo natural" o acordo com o Google Earth porque permitirá à organização chegar a um público maior. Para ver iniciativas na Amazônia, por exemplo, o usuário deve baixar o um arquivo para esse o mapa interativo. Nas novas versões do programa, o ícone da WWF aparecerá automaticamente na seção “layers”.

Fonte: G1 | Maiores informações: Oficial Google Blog

Por dentro do Adwords #11: Descubra se seus concorrentes estão anunciando no Exterior

Caso você pense em anunciar através do Adwords em outro país verifique se seus concorrentes já estão anunciando no mercado de seu interesse. O Google apresenta os anúncios do Adwords em função do país e do idioma escolhido na campanha mas como saber quais anunciantes já estão anunciando em um determinado mercado?

Basta usar o comando: http://sitedogoogle/search?hl=fr&q=palavra-chave

Exemplo: suponha que você queira descobrir os anúncios sobre "queijo" no Google da França.

SitedoGoogle é o site local do Google, por exemplo, na França o site do Google é o www.Google.fr

Host Language (ou hl) , na França a língua local é o Francês e sua sigla é fr

Palavra-chave, queijo em Francês é fromage

Ou seja, o comando é http://www.google.fr/search?hl=fr&q=fromage

Para descobrir o endereço dos sites locais do Google bem como os idiomas visite a ferramenta de idiomas no endereço: http://www.google.com/language_tools?hl=pt

São mais de 150 sites locais diferentes !

Não seja o último a descobrir que seus concorrentes já estão anunciando em outros mercados !

Boa sorte !



---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino por apenas R$ 42,50.

Marcadores:

domingo, março 11, 2007

Donos do Google são os mais importante na rede!

Eles são os responsáveis pelo que você lê, assiste, escuta, escreve, compra, vende, se relaciona e tudo o mais na web. Não fossem as pessoas criadoras dos YouTubes, Orkuts e MySpacess do mundo, muito do potencial da rede se perderia em sites spam e outros detritos online.

Na lista divulgada essa semana pela PC World, o Google ocupou posição de destaque: Entre os mais importante das rede, em primeirissimo lugar estão os Fundadores e CEO do Google.

Eric Schmidt, Larry Page e Sergey Brin, o tripé de sustentação da gigante das buscas foram eleitos os mais importantes da Web. Desbancando Jobs, e vários outros famosos.
O pequeno projeto que Sergey Brin e Larry Pages elaboraram na faculdade se transformou na casa de máquinas mais comentada de mundo e um dos poucos nomes que se transformaram em verbos (pelo menos nos EUA). Eric Schmidt deixou a Novell para se integrar à mesa diretora do Google em 2001 e logo se tornou o CEO da empresa.

Interessante é ver Marisa Meyer, a mulher por trás do Google na oitava posição. A rainha dos produtos Google fiscaliza a lista de serviços e ferramentas cada vez mais diversificadas do gigante de busca, como o Google Maps, Google Desktop e o serviço e-commerce Google Base.
A primeira dama do Google se juntou à companhia como primeira engenheira mulher, em 1999 (ela era a empregada #20, mais ou menos) e trabalhou no desenvolvimento da interface amigável e minimalista do Google.

Para encerrar a lista com chave de outro, outro funcionário do Google, Vinton G. Cerf - o Pai da internet em 35º lugar.. Muitos de seus trabalhos ocorreram nos anos 1970 e início dos 1980, época em que era funcionário da DARPA (agência de projetos de pesquisa avançada do departamento de defesa dos EUA). Hoje, vice-presidente e evangelista chefe de internet do Google.

Veja a lista completa

Colaboração: Renato Pires

sábado, março 10, 2007

Descubra a idade exata de uma imagem do Google Earth

Muita gente se pergunta há quanto tempo foram tiradas as imagens disponibilizadas no Google Earth. Como sabemos, as imagens são atualizadas com uma freqüência indeterminada. E para se definir a idade, baseia-se pelo conhecimento de moradores locais de uma certa região.


O que pouca gente sabe é que o próprio Google Earth disponibiliza a data exata de cada foto, separando até por camadas e por porcentagem de nebulosidade, já que a imagem final é formada da sobreposição de várias imagens tiradas em um determinado período.

Para saber a idade de uma foto, basta você habilitar a Layer Digital Globe Coverage. Esta Layer mostra a data exata em que a foto foi capturada. Como você viu no exemplo do início do artigo. Assim, sua tela ficará cheia de quadrados coloridos, indicando a área exata de cada foto, você pode escolher o ano que deseja ser exibido e a porcentagem de nebulosidade.

Ao clicar no link disponibilizado para o dia daquela camada, você verá informações de quantidade de nuvens, qualidade da imagem, ângulo de inclinação e até um preview da imagem original, que pode até ser adquirida.

Links patrocinados começam a invadir Orkut

Há algum tempo o Orkut já abriu suas páginas à anunciantes. demorou um pouco até achar interessados, porém as pequenas propagandas já começaram a aparecer. Nas últimas semanas, dezenas de leitores reportaram anúncios em algumas comunidades do Orkut.

Além do clássico banner que aparece em várias comunidades e que quase tudo mundo já viu, encontramos anúncio do PicasaWeb e Joga.com.

Mais recentemente, alguns leitores reportaram links patrocinados na busca por comunidade ou nos posts dos fórum em comunidades. Como o aparecimento de anúncios é raro, chegamos a conclusão que a impressão, assim como acontece com os anúncios no Google, devem ser exibidos conforme palavra-chave, região, idioma e período do dia.

Lembro bem que no tempo do Youtube Bloqueado, eu entrava no Orkut com Proxy americano. A quantidade de anúncios nas comunidades e busca eram mais freqüentes, portanto acho que o pessoal está investindo mais em anúncios lá. Por aqui a coisa anda bem mais lenta, o que torna o aparecimento de propagandas algo eventual.

Os usuários não estão gostando nada da idéia de anúncios, já existem várias comunidades contra o uso de propagandas. Embora encontre resistência dos usuários, a Google deve investir cada vez mais em propaganda no Orkut, principalmente para o mercado brasileiro - massa dominante no Orkut. O aparecimento de anúncios será cada vez mais inevitável.

Podemos encarar pelo lado bom da coisa, mais anúncios rendem mais dinheiro, mais dinheiro desperta mais o interesse na ferramenta, que deve ganhar novidades de tempos em tempos. O fracasso das propagandas pode fazer com que idéias de integração e adição de novas funcionalidades sejam repensadas.

sexta-feira, março 09, 2007

iG e Google lançam parceria

Com o objetivo de oferecer a melhor combinação de conteúdo e tecnologia de ponta da internet brasileira, o Internet Group – que abrange os portais iG, iBEST e BrTurbo – e o Google lançam, nesta sexta-feira em São Paulo, parceria inédita no País.

O principal diferencial do acordo feito pelos dois grupos está na combinação da tecnologia trazida pelo Google – que fornecerá plataforma de e-mail e PSP (home page personalizada) – com os conteúdos e serviços dos portais do Internet Group.

É a primeira vez que o Google compartilha sua tecnologia dentro de outro portal. Ricardo Knoepfelmacher, presidente da Brasil Telecom, controladora do Internet Group, destaca que “o internauta será o grande beneficiado”.

Com a parceria, haverá maior acessibilidade, portabilidade e conectividade para os usuários. A nova plataforma do e-mail vai permitir ao internauta receber e-mails de outras contas – inclusive do Gmail.

“Tanto o iG como o Google estão alinhados na tarefa de promover os usuários como peças principais da Web”, completa o diretor-geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen. Além disso, até junho, o Google também será a ferramenta de busca dos portais e vai explorar o segmento de links patrocinados do iG.

Os grupos também não descartam ampliar a parceria e trazer em breve novas ferramentas, como o gerenciador de fotos Picasa e o acesso remoto ao Orkut via celulares. “Hoje, o Google representa tecnologia de ponta, inovação e criatividade; tudo o que o iG avalia como fundamental para se destacar neste mercado”, finaliza o diretor-presidente do Internet Group, Caio Túlio Costa.


Fonte: Último Segundo

Vaga no Google alimenta boatos sobre entrada do buscador na telefonia

Parece inevitável o lançamento de um dispositivo móvel pela Google. Cada vez mais os rumores apontam para fatos que mostram a empresa se voltando para o mundo móvel. Seria um Celular? Smartphone? E a parceria com a Apple e seu iPhone?

Da IDG Now!
Se até companhias como Apple ou mesmo a grife italiana Prada podem desenvolver um telefone celular, por que não o Google? Talvez o buscador se arrisque no setor.

Rumores vêm circulando na blogosfera há algum tempo sobre estudos do gigante de buscas sobre a possibilidade de desenvolver seu próprio telefone.

Uma recente oportunidade de trabalho publicada no site do Google parece confirmar que a companhia está considerando mais que uma idéia, mas com alguns engenheiros em seus laboratórios.

"O Google está experimentando sistemas de comunicação sem fio, incluindo conceitos novos de interação", de acordo com o texto de recrutamento do site. "Estamos formando um pequeno time focado a nada menos que tornar toda a informação do mundo gratuita para todos em qualquer lugar".
Veja também:
Colaboração: Renato Pires.

quinta-feira, março 08, 2007

Novidades do Picasa Web

Novidades interessantes para quem utiliza o sistema de armazenamento de fotos da Google.

Agora, o Picasa Web pode armazenar até 4000 imagem de boa qualidade, com seu 1GB de armazenamento. A sugestiva mensagem: "You now have 1GB (and counting!) of free storage." faz pensar que, assim como o Gmail" o serviço deve ganhar mais espaço com o tempo.

Como no Flickr, agora dá pra buscar em fotos públicas nos álbuns do Picasa Web. Para você ver suas fotos incluídas nas buscas, precisa ativar a opção de compartilhamento nas configurações do álbum. Integrado com o Novo Blogger, qualquer foto postada em uma conta do Blogger será automaticamente armazenada e organizada em um álbum. A principal vantagem disso é a organização na hora de navegar entre as imagens já postadas no blog.

O serviço também ganhou link direto para fotos ou álbuns, o que deixou mais fácil colocar imagens em sites, blogs ou até enviar por e-mail.

Como sempre, algumas das novidades estão somente disponíveis para a interface em inglês. Para isso, visite as Configurações e altere o idioma.

Veja mais: O que há de novo | Oficial Google Blog

quarta-feira, março 07, 2007

Google e IG Juntos: O que pode vir por aí?

Do Bluebus:
IG e Google convidam para entrevista coletiva marcada para Sexta-feira, às 10:00, no Hotel Unique, em São Paulo. Estarão presentes Ricardo Knoepfelmacher, presidente da Brasil Telecom, Caio Túlio Costa, diretor presidente da BrT Internet, Omid Kordestani, vice presidente senior do Google e Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no país. Segundo release será feito 1 anúncio importante para o mercado brasileiro.
O que pode estar saindo? Venda de serviços do Google pelo IG? Busca do IG feita pela Google? Google participando do Second Life Brasil? O Google comprando o IG? Façam suas apostas.

Google Notebook: é hora de integrar!

O Google na Web 2.0

Estamos passando por um silencioso processo de transição da Web. Alguns afirmam não existir uma nova versão da rede, mas o termo Web 2.0 está aí e é bem definido de um modo geral. Dentre outras novidades, a portabilidade ganha ênfase e grande parte das novidades giram em torno desta característica.

O Google entrou cedo na onda das mudanças. Grande fatia de seus serviços esbanja da tecnologia Ajax, tem desempenho incrível e destaca-se entre seus concorrentes no quesito performance. Além disso, a modernidade perceptível nas interfaces de seus produtos fortalecem a afirmação.


O que é o Google Notebook?

Uma das novidades da empresa é o serviço Google Notebook, um modelo de portabilidade, baseado em Ajax que foi lançado há pouco tempo. O intuito básico é servir como bloco de notas, genericamente definindo. Vai além de apenas anotações, servindo como "depósito" de imagens, links e pequenos textos.



Organização e Busca Interna

É possível criar diversos blocos de notas dentro do serviço, para classificar seus lembretes por categorias ou seções e encontrar o que precisa mais rapidamente. Porém, se você prefere fazer jus ao nome que o serviço recebeu, pode também simplesmente lançar anotações rápidas nele e apagá-las ou modificá-las depois, tantas vezes quantas forem necessárias.

Suporta também a adição de imagens. Após instalada a extensão adequada ao seu navegador, basta clicar com o botão direito do mouse na figura e escolher a opção de adicionar ao Google Notebook.

Como todo serviço Google, a busca interna está presente. E mais, além de buscar nas suas notas, é possível buscar em quaisquer notas públicas de Notebooks de outros usuários.


Problemas com falta de integração

Ainda parte do Google Labs, o Google Notebook está praticamente "perdido no mundo". A falta de integração com outros serviços do Google dificulta sua divulgação, utilização e, principalmente, adoção pelos usuários, fato que leva diversos sites a criticarem o produto.

Fica realmente difícil adotar o serviço para uso diário sem integrações. Seria muito cômodo contar com um bloco de notas discreto incorporado à interface do Gmail ou do Calendar, por exemplo. Ao utilizar qualquer um deles, existem informações que precisam ser armazenadas em alguma espécie de rascunho.

Seria inteligente o surgimento do Google Notebook também na interface do Orkut, a maior rede social no Brasil. Diversos usuários redigem depoimentos, por exemplo, para seus contatos diariamente e, como o sistema do Orkut não salva automaticamente enquanto você escreve, uma queda de energia pode ser fatal. Com a tecnologia avançada do Notebook, caso surgisse uma surpresa, tudo poderia ser recuperado.


Exportando do Google Notebook para o Google Docs

Uma integração valiosa ocorreu há poucos dias. Agora, você já pode exportar suas notas do Notebook para o Docs, onde é possível terminar a edição, organizar bem as idéias e enviar via e-mail para qualquer endereço, bem como pulicar no seu Blog. Com essa novidade, percebemos que as intenções do Google são de incorporar o serviço à família em breve.


Extensões para IE e Firefox

Existem alternativas para difundi-lo que devem ser destacadas. Usuários do Firefox podem instalar uma extensão que trabalha discretamente, exibindo uma pequena janela dentro do navegador para interagir com o serviço. Para quem prefere o Internet Explorer, existe outra extensão que facilita a interação com o Google Notebook.


O interessante é a possibilidade de acessar suas notas onde quiser e com o navegador que preferir. Essas são as grandes vantagens da maioria dos serviços da empresa: multiplataforma e portabilidade. Ela não prende você a um Sistema Operacional ou a um software para navegação específico. Apesar de não haver nenhuma espécie de extensão para outros navegadores que não os acima citados, a questão de multiplataforma continua existindo, uma vez que a interface do serviço é completamente compatível com grande maioria dos navegadores do mercado.


Google Notebook no Gmail: um acréscimo interessante

Vislumbrando a idéia de possuir um editor discreto em nossa Caixa de Entrada do Gmail para adição de notas breves, redigir futuros e-mails ou salvar importantes links. Durante a navegação diária, grande parte dos usuários mantêm seu Gmail aberto e sempre à disposição. Com o Google Notebook disponível na interface do Webmail, seria muito mais prático manter uma anotação.

O que muitos fazem e que eu faço também, é enviar a si mesmo emails com links, lembretes ou textos interessante e verificar mais tarde. Essas anotações temporárias são o motivo da existência do Notebook. Então, por quê não integrar?


Novidades estão por vir!

Existem pontos críticos e integrações necessárias que a empresa parece ainda não ter percebido. Mas, como surpreender os usuários parece ser um hobby da gigante das buscas, a qualquer momento poderemos nos deparar com alguma novidade de integração do Google Notebook com outro produto Google. Tudo é questão de tempo. E sobre novidades, certamente elas virão.

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores: