Undergoogle

segunda-feira, abril 30, 2007

Conferência para o Talk e mais novidades por vir...

Martin, um voluntário que traduz os serviços de Google para uma linguagem Hacker achou alguns recursos interessantes que devem ser lançadas em breve nos serviços da Google.

Entre eles estão:

View as SlideShow: Provavelmente uma nova integração entre Gmail e Google Docs, onde os usuário poderão visualizar apresentações direto no navegador. Poder pra isso, a Google acaba de adquirir.

Multiplos usuários numa mesma conversa: Parece que o Talk está próximo de ganhar um dos mais esperados recursos: Conferência. Assim várias pessoas poderiam conversar ao mesmo tempo em uma só janela!
Trecho do Código:
Phrase in English: NAME has joined
Translation Help: System messages when user joined or left a muc conversation
Integração entre AIM e Google Talk: Segundo análise dos códigos do GTalk, uma integração deve estar disponível em breve, para justificar o gasto de 1 bilhão de dólares em ações da AOL.
Techo do Código:
Phrase in English: NAME will be removed from your AIM buddy list
Novo Status para o Talk: Segundo a verificação, um novo status, Bored, deve estar disponível em breve.

Veja mais: Blog do Martin

domingo, abril 29, 2007

Novidade: Histórico no Youtube

A partir de agora, quem estiver logado no Youtube.com poderá ter acesso a uma lista de vídeos assistidos recentemente.

Na página, o usuário poderá ter um histórico organizado, que pode facilitar muito na hora de procurar algum vídeo assistido recentemente.

Para visitar a página acesse: Youtube Recently Watched

Fidelização Online

Depois que escrevi o artigo "2015, o futuro não parece tão distante", não paro de pensar no assunto. Principalmente pela afirmação "o Google é a própria Internet".

Responda rápido. Quantas pessoas você conhece que, para acessar um site qualquer, entram primeiro no Google e digitam a URL completa do site, digamos: www.undergoogle.com.br e ao aparecer nos resultados, clicam sobre ele? Para essas pessoas (eu já vi muita gente fazendo isso) o Google é ou não a própria Internet? E de onde será que vem toda essa valorização, essa transferência ou personificação que o Google impacta sobre a Internet?

Se percebermos, atualmente na Internet quando se gera um buzz, uma das três gigantes está envolvida: Microsoft, Apple ou Google. Esse último muito mais que os outros. Vamos comparar essas três empresas e suas relações com usuários?

Microsoft

Desde o meu primeiro contato com computadores, por volta de 1992, a Microsoft já dominava o cenário dos PCs. Na época, junto com a IBM, mas em pouco tempo a imagens de ambas estava dissociada, mas desde essa época já existia um certo descontentamento dos usuários com os seus produtos, o que piorou depois do lançamento do Windows e principalmente depois da versão 95. A penetração no mercado brasileiro sempre foi muito fácil devido à pirataria de seus softwares e adoção em massa nos cursinhos de informática, que começaram a ser extintos por volta de 2002.

Mesmo com um índice de atrito com os seus usuários muito alto, apesar da enorme quantidade de dinheiro gasto em publicidade, a Microsoft continua dominando o mercado de computação pessoal.

Apple

Definitivamente uma empresa com foco em criatividade. Tudo que a Apple lança vira tendência, vira hype e geralmente é muito bom mesmo. Quase todo mundo que eu conheço no meio "informático" gostaria de ter um produto Apple ou planeja comprá-lo em breve ou já possui. Seus computadores são muito bons, plataforma estável, sistema operacional excelente e sempre tiveram dois pontos fortíssimos: gráfico e som. Preferência de 11 entre 10 designers.

Apesar de possuir produtos ótimos e ter um relacionamento muito bom com seus consumidores, além de possuir um apelo comercial grande, a Apple não domina o mercado de computação pessoal, móvel nem Internet.

Google

A empresa com a marca mais valiosa do mundo atualmente é a gigante que mais cresceu nos últimos anos, fazendo frente até mesmo com a Microsoft. Apesar de não vender praticamente nada (alguns produtos possuem versões corporativas, como o Google Earth) além de anúncios, o Google está presente em quase todos os segmentos online. É raro encontrar uma pessoa que acesse regularmente a Internet e não possua uma conta Google, seja de e-mail, Orkut, chat, estatísticas ou documentos. Isso tudo utilizando como palco a própria Internet.

O apelo da Microsoft é comercial, dos produtos Linux-like é ideológico, da Apple é qualitativo. Qual o apelo do Google? Porque não encontramos grupos de pessoas que odeiam o Google? Como uma empresa cresce tanto e adquire tanta fidelização num ambiente onde é muito fácil perder clientes, como a Internet?

Como concordo que "toda unanimidade é burra" (Nelson Rodrigues), eu proponho uma discussão a esse respeito, até mesmo para que eu entenda. Qual a justificativa da fidelidade dos usuários Google? O Google tem defeitos / problemas? Se alguém não gostar do Google por algum motivo, por favor, comente e nos diga o motivo. Se você gosta do Google e acha que a resposta é clara como água, só eu que não entendi, gostaria imensamente de saber.

Estou ansioso esperando seu comentário.

Aprofunde-se:
--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.

Marcadores: ,

[fun] A Google não cometeria uma gafe dessas - Parte 2

Depois do grande erro na página inicial do MSN Messenger no Brasil, nos sentimos no dever de divulgar e comparar a diferença nos filtros utilizados pelos buscadores Live.com e Google.com.

Compare as imagem abaixo:

Buscando erroneamente "microsoft" no Live.com

Buscando erroneamente "microsoft" no Google.com
Quer dizer, além de não corrigir um termo tão conhecido desses, o Live.com ainda sugere uma outra palavra nada a ver! Microsft! Puxa, cadê o pessoal da Microsoft trabalhando aí?

Colaboração: Daniel Fernando Pigatto

sexta-feira, abril 27, 2007

Em Breve: Anúncios nos vídeos do Youtube

Seguindo a linha dos maiores portais de conteúdo em vídeo na Web, a Google deve colocar no Youtube pequenos spots no início e final dos filmes. A recente compra da Doubleclick mostra que a empresa de Mountain View está disposta a ganhar muito dinheiro e monetizar o Youtube parece ser o próximo passo!

Enquanto concorrentes como o promissor Joost anunciam parceria, a Google já vai anunciando que seu portal de Vídeos, o Youtube, deve ganhar nos próximos meses pequenos anúncios no início e fim dos vídeos. O modelo já é usando há tempo por grandes portais de vídeos, como a AOL. Anúncios grandes sempre são rejeitados pelos internautas, então a solução são os vídeos curtos - spots - como uma introdução ao conteúdo que está carregando.

Com cerca de 35 milhões de usuários logados e 115 milhões de Pageviews só em Fevereiro, a idéia de colocar anúncios no início e fim dos filmes parece algo bem rentável, que pode beneficiar muito os anunciantes e justificar o absurdo preço pago pela empresa na compra do Youtube.

Fonte: Red Herring

quinta-feira, abril 26, 2007

Resumo de notícias #19

Google é considerada marca mais valiosa do Mundo!: Segundo pesquisa realizada pela empresa de consultoria Millward Brown e pelo jornal Financial Times, o Google ultrapassou marcas fortíssimas como Microsoft e Coca-Cola e tomou posse do primeiro lugar entre as mais valiosas marcas do mundo.

Google Notebook na Sidebar do Firefox: Para adicionar o Notebook na sidebar do Firefox, você simplesmente salva a seguinte página em seus favoritos: Google Notebook para Google IG. Depois disso, abra as propriedades desse favorito e selecione a opção "carregar na Sidebar".

Google Adsense paga US$1,1 Bilhão:
Segundo o balanço do 1o trimestre de 2007, os publishers do AdSense geraram uma receita de 1.3 Bilhões de dólares, recebendo em torno de US$1,1 Bi.

Google ultrapassa Microsoft em número de Visitas Web. O Google ficou pela primeira vez na frente de seu rival Microsoft como a página de internet mais visitada, com 528 milhões de acessos no mês de março, segundo os dados da comScore Networks. A Microsoft ocupa o segundo lugar, com 527 milhões, seguido do portal Yahoo, o gigante de mídia Time Warner e o portal de leilões eBay.

Google disponibiliza suas melhorias para o MySQL:
O Google disponibilizou aos desenvolvedores do MySQL e à comunidade em geral as alterações de código desenvolvidas internamente para uso nos data centers do gigante das buscas na Internet. As mudanças incluem questões relacionadas a alta disponibilidade, replicação e desempenho

quarta-feira, abril 25, 2007

Como lidar com um possível monopólio da Google?

As inovações da Google não páram. A recente aquisição da DoubleClick, importante agência de publicidade online, gerou muita polêmica e um certo desconforto para concorrentes também interessados na compra, como Microsoft e Yahoo!. Por um valor em torno de duas vezes maior que o do YouTube, a Google se torna o maioral nesse crescente mercado de anúncios online, não dando trela para a concorrência. Mas até que ponto isso é interessante para nós consumidores?

Tão criticada por práticas monopolistas, a Microsoft perde terreno para a comunidade livre em ritmo cada vez mais acelerado. É tão preocupante para Bill Gates, que a empresa vem fazendo o possível para barrar essa evolução. Além disso, outra decisão da empresa é parar o Google, concorrente direto em termos de serviços Web. Em uma nota oficial, a Microsoft deixou claro que, com essa aquisição, grande parte da publicidade online passa a ficar nas mãos do Google, o que leva a entender que estamos diante de um monopólio.

Abrangência

São várias as áreas nas quais a Google atua. E-mail, suíte de aplicativos para escritório online, álbum de fotos, leitor de feeds, agenda online, grupos de discussão, serviço de blog, softwares para edição de fotos, visualização do planeta por imagens de satélite, entre outros tantos. Quanto a buscas, está mais do que consolidado.

Vamos lembrar que a idéia da empresa é unir todo o conhecimento possível em um único lugar. E é o que está sendo feito, de modo ímpar e sem custos ao consumidor. São poucas as reclamações e a Google parece estar no caminho certo.

Como seria o mundo monopolizado pela Google?

Em termos de tecnologia móvel, como celulares, você teria publicidade sem incômodos. Se fosse adaptada a tecnologia AdSense para anúncios em telefones móveis, teríamos usuários satisfeitos e anunciantes mais ainda. Portabilidade seria o conceito mais explorado. Seus documentos pessoais, suas fotos, seus vídeos, seus trabalhos, suas anotações e muito mais com você aonde você estiver. Esta já é uma realidade, mas estaria mais acessível ainda.

Além de dispositivos móveis, o conceito de publicidade cresceria e seria mais expandido em video-games, por exemplo. Seria um novo nicho atingido por anunciantes que conseguiriam divulgar mais eficientemente seus produtos, direcionando ainda mais o mercado de publicidade.

O AdSense já teve suas primeiras experiências de teste com rádio, outra área importantíssima na história da telecomunicação. Levar os anunciantes até emissoras de rádio é um aumento considerável do leque de abrangência do programa de propagandas. É um dos meios de comunicação mais presentes no mundo, tanto no interior quanto nas cidades. E igualmente no caso da televisão que, ao receber AdSense, poderá explorar das mesmas técnicas do tradicional sistema de anúncios na Internet. Em ambos os casos, rádio e televisão, teríamos o atingimento de novos públicos, pessoas que não estão tão inseridas na era da Internet.

Espaço incrível em tudo que você precisar fazer. Talvez os problemas de armazenagem de dados teriam seu fim com o domínio da Google. A transferência destes dados teria novidades mais portáveis e viveríamos quase que constantemente conectados à grande rede.

Quanto a Sistema Operacional, teríamos uma maior utilização de Unix e mais possibilidades de escolha, sem manipulação. Softwares livres poderiam crescer mais ainda e colaboração seria a palavra-chave na Internet. Você não teria que pagar para utilizar absolutamente nada, desde que colabore para o crescimento das ferramentas já existentes.

São apenas suposições, mas as chances de serem verdade um dia, são grandes.

Faz bem ao consumidor?

Existem visões diferentes em relação a isso. Alguns temem uma revolta por parte da Google, como cobranças para utilização dos serviços ou ataques traiçoeiros, chegando ao cúmulo de crer numa "dominação mundial". Outros estão bastante contentes que confiam tudo aos servidores da empresa, de "olhos fechados". O ideal, porém, é um meio termo entre esses extremos. Aqui entra a questão da análise, sempre muito importante.

Confiar tudo à Google é uma atitude arriscada. Alguém pode roubar sua senha e ter acesso a tudo que é seu, ou então, você pode sofrer graves conseqüências se a empresa passar a cobrar pelo uso dos serviços. Em contrapartida, fechar os olhos para as inovações da Google é como não entrar na era digital. São tantas as vantagens, que precisamos desfrutá-las ao máximo. Quando alguma novidade é lançada, geralmente chega para mudar conceitos e trazer inovações.

Devemos estabelecer limites para encontrar o equilíbrio correto. Não é só a Google que oferece serviços bons, apesar de liderar diversos ramos em que atua. Precisamos de auto-controle para decidir por conta própria o que é melhor e mais seguro para ser utilizado, além do custo-benefício, que deve ser levado em conta sempre. Um monopólio sempre tem características ruins, mas ao mesmo tempo oferece atrativos incríveis. Cabe a nós a análise decisiva.

--
Positiva ou negativa: como você imagina que seria uma dominação por parte da Google?

--
Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores:

terça-feira, abril 24, 2007

Os Simpsons descobrem o Google Earth

No trecho do episódio, Marge Simpsons procura a si mesma no Google e fica espantada com a quantidade de resultados. Após isso, consegue achar o Google Earth e vê Homer "peladão" do lado de fora da casa.

Simplesmente hilário!



Fonte: Besteirol.net

Youtube para celulares próximo de sair

Os rumores de que o serviço estaria disponível até Maio parecem estar se concretizando. Quem acessar a página "m.youtube.com" já pode ver um formulário para inscrição do número de celular para ser avisado assim que o serviço estiver disponível.

Pelo serviço, usuário de celular poderão visualizar os mesmos vídeos disponíveis no Youtube.com, mas a princípio serão disponibilizados somente alguns vídeos, para testes.

Enquanto não temos um Youtube móvel, o Tinytube vai dando conta do recado, na hora de visualizar ou baixar vídeos para o celular.

Enquanto a Yahoo! erra a Google acerta

Depois do anúncio dos balanços financeiros da Yahoo! e Google, semana passada, muitos analistas tentam explicar o enorme contraste entre as duas maiores empresas de busca do mercado.

A Yahoo! obteve um faturamento de 1,67 bilhão de dólares, menos que a metade do faturamento da Google que atingiu os 3,66 bilhões. Mais uma vez a Google superou as expectativas de Wall Street reacendendo a dúvida de até quando o CEO da Yahoo!, Terry Semel, permanecerá liderando a empresa.

Esse resultado demonstra a distância entre as duas empresas, há dois anos o panorama era totalmente diferente: Ambas as empresas possuíam uma receita similar, a luta era para dominar o mercado da Internet e o mercado duvidava que uma empresa desorganizada como a Google aparentava ser, pudesse competir com uma Yahoo! dirigida por Terry Semel, um experiente executivo da industria do entretenimento que imprimiu suas mãos na cobiçada calcada da fama de Hollywood.

“A Google tem um carro de corrida. A Yahoo! um carro de passeio. A equipe da Google está sempre aprimorando seus algoritmos, não vejo nenhum caminho para a Yahoo! reduzir esse abismo rapidamente.”, declarou Stephen Arnold o autor de “The Google Legacy (O Legado da Google)”.

Então, o que houve? Uma série de fatores e decisões pessoais, dos executivos da empresa, influenciaram diretamente na disparada da Google. Muitos especialistas crêem que a maior influência para tudo que está acontecendo é: Uma aposta inteligente em publicidade e tecnologia feita pelo pessoal da Google contra uma aposta mal feita por um império da mídia que foi realizada fora dos escritórios da Yahoo!, em Santa Mônica, Califórnia, e perto da indústria de entretenimento, longe demais da Vale do Silício para garantir uma unidade nas intenções e objetivos do produto.

Segundo John Battele, autor do livro “The Search (A Busca)” e grande conhecedor da Google, a Yahoo! não se preocupou com algumas áreas chaves nos últimos anos. “Eles não revisaram e atualizaram. Pensaram que a aquisição da Overture iria resolver todos os problemas da empresa, assim falharam em implantar uma experiência de qualidade para seus usuários e anunciantes. Agora temos a consciência que isso foi um erro, além de estar provado que foi um erro de alto custo”.

Do outro lado, a Google reconheceu o potencial dos anúncios pagos por cliques cedo e implementou a tecnologia para utilizar em todas as suas ferramentas e sites de terceiros espalhados por toda a internet, além de apostar pesado na busca como meio de organizar toda a web. Os americanos realizaram 6,9 bilhões de buscas em Fevereiro e algo próximo da metade foi realizada no site da Google, segundo dados da ComScore. A Google domina o mercado de busca com 48,3% da audiência, a Yahoo! atinge 25,5% do internautas, uma pesquisa recente da Nielsen/NetRatings aponta que essa diferença chegará, até o final do ano, em 55,8% para a Google contra 20,7% da Yahoo!

As ações da Google estão cada vez mais bem cotadas, no último ano houve uma valorização de 6,1%, enquanto os papeis da Yahoo! caíram 0,6% e os da Microsoft 1.1%, como demonstram os números divulgados pela ComScore.

Não foi somente a demora da Yahoo! em reconhecer a importância da busca para os internautas – algo que parece óbvio para muitos analistas –, mas sim a falta de habilidade em transformar buscas em dólares. Até o lançamento do novo sistema de gerenciamento publicitário, o Panamá, em Fevereiro desse ano os anúncios veiculados na Yahoo! eram classificados pela relevância e não pelo valor pago pelo anunciante.

Assim a Google lidera o mercado de publicidade em busca atraindo um grande número de anunciantes que utilizam seu sistema, o AdWords. O AdSense, sistema que permite aos editores de sites ganharem dinheiro com anúncios contextuais vendidos pela Google, criou outra fonte de receita para a empresa de Moutain View.

Como a Google e a Yahoo! chegaram até aqui?

A Yahoo! foi fundada em 1995, três anos antes da Google, quando foi lançada seu diretório era alimentado por esforço humano. A Google sempre indexou suas páginas através de spiders e crawlers. Difícil de acreditar, mas a Yahoo! investiu na Google e utilizou seu sistema de busca para melhorar os resultados nas paginas da Yahoo! até o inicio de 2004 quando começou a utilizar sua própria ferramenta de busca.

Os fundadores da Google, Larry Page e Serger Brin, não tinha certeza do modelo de negócios que utilizariam quando criaram a empresa. Depois de conhecerem e negociarem com a Overture – primeiro sistema de anúncios em resultados de busca - em 2001 a Google lançou seu próprio sistema de publicidade paga por clique no inicio de 2002. A Overture até acusou a Google de infringir sua patente, mas foi tarde, pois a Google também patenteou seu sistema, a Yahoo! comprou a Overture em 2003.

Com exceção de um quadrimestre em 2003, a receita da Yahoo sempre superou a da Google, em 2005 isso mudou, a Google obteve uma receita de 1,26 bilhões de dólares contra 1.17 bilhões da Yahoo! no período, a partir daí o abismo entre as duas gigantes apenas aumentou.

Apesar de parecidas, ambas as empresas sempre tiveram diferenças culturais, comerciais e conceituais bem definidas. A Yahoo! apostou na sua experiência, a Google na inovação. Terry Semel na sua prepotência acreditou que a Google era apenas mais um “buzz” do mercado e logo cairia no esquecimento, errou. Esse erro poderá custar seu emprego, reputação e o futuro da Yahoo!

--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos da Globo.com

Marcadores:

Patch para remover "browser not compatible" no Opera


Embora seja um dos mais poderosos browsers disponíveis no mercado, o uso do Opera acaba se restringindo devido ao desinteresse dos desenvolvedores em portar seus serviços para ele. Alguns serviços do próprio Google não funcionam corretamente e muitas vezes nem carregam no Browser.

A solução parece ser um Patch, desenvolvido por João Eiras que fixa alguns erros e permite os usuários do Opera entrarem e utilizares serviços como o Docs & Spreadsheets, Google Calendar e Picasa Web.

O Patch remove o "browser not compatible" dos serviços não suportados, permite o uso de popups em eventos no Google Calendar, dá funcionalidade completa ao PicasaWeb e resolve problemas de rolagem no Docs & Spreadsheets.

O funcionamento do Patch depende da atualização dos serviços, caso eles sejam atualizados, o Patch para de funcionar.

Baixe o Patch. (lembramos que é uma versão não-oficial)

Fonte: Download Squad

segunda-feira, abril 23, 2007

Experimente a nova interface do Google!

Rumores já indicavam que a Google estaria preparando uma nova interface para seu buscador. E ela realmente existe, e já é possível testá-la utilizando um método relativamente simples.
  1. Acesse www.google.com e faça uma busca qualquer
  2. Cole o seguinte código na barra de endereços: javascript:document.cookie = "PREF=ID=fddb01133a87d314:LD=en:CR=2:TM=1177334998:LM=1177334998:GM=1:S=OOg0FEVzpPplxe9J; path=/; domain=.google.com"
  3. Clique no botão "voltar" do navegador.

O que achou da nova interface?

Fonte: ZDNet Blog

Diego Cox no Undergoogle!

Para reforçar ainda mais o time, anuncio a chegada de Diego Cox, publicitário e profissional do setor de Internet desde 1996, atuou em diversas empresas como Montreal Informática, Cadê?, 2Tag e Ability. Atualmente trabalha na Globo.com e escreve para os sites Webinsider e MeioBit além de manter seu blog pessoal sobre tecnologia, o Reflexões Digitais.

O Diego entra para dar mais fôlego ao time e enriquecer as notícias, além de ajudar numa reelaboração do conteúdo e forma de levar notícias aos nosso queridos leitores.

Enquanto editamos o primeiro artigo, que deve ir ao ar manhã, dê uma olhadinha no trabalho do Diego em seu blog.

E as novidades não param não!

Marcadores:

Resumo de notícias #18

Controlando o Google Earth com gestos: As luvas Atlas, criadas por um pessoal do Centro de Análise Espacial do University College, de Londres, usam equipamentos MUITO simples. A maior peça de tecnologia são dois chaveiros-lanterna ligados a bolas de ping-pong. E uma webcam.

Thunderbird, integrado com Gmail: Usuários que baixarem a nova versão do Thunderbird podem configurar rapidamente sua conta de Gmail. Ficou ainda mais fácil fazer backup das contas no PC.

Google compra empresa de videoconferência: O Google anunciou, em seu blog, a compra da empresa sueca Marratech. A Marratech desenvolve aplicativos para videoconferências na internet. O software do grupo sueco permite fazer ligações telefônicas por VoIP, transmitir imagens em tempo real e trocar mensagens instantâneas com a participação de usuários múltiplos.

Como anda Oliver Google Kai?

Talvez os leitores mais novos não se recordem, mas reportamos em 2005 o nascimento do primeiro bebê no mundo chamado Google. Sim, nasceu no dia 12 de Setembro de 2005 Oliver Google Kai, filho de Walid Elias Kai, PhD, gerente comercial e fã de carteirinha do Google desde 1998. Dr. Kai declarou que quando conheceu sua esposa Carol, já havia falado a ela que teria um filho chamado Google.

O bebê já é um garotão e depois dos minutos de fama na Web, levou o papai a uma nova rotina de vida.

O que o bebê trouxe de benefícios ao papai nerd? Bem, hoje Elias Kai usa a página oficial do filho pra promover seu trabalho de SEO, alguns blogs e ganhar muito dinheiro.

Quem acessa o http://www.google-kai.com/ nem deve se lembrar que a página era dedicada ao bebezinho, que agora tornou-se numa das principais rendas do pai. Esperamos que o menino possa fazer uma faculdade e ser um profissional bem sucedido, pois com o dinheiro que o papai anda ganhando...

Imagina a primeira palavra do garoto sendo "Google". E a primeira aula de matemática então, o menino já aprendendo o que significa "Google"!

Realmente tem louco pra tudo nesse mundo!

domingo, abril 22, 2007

Feliz Dia da Terra

Homenageado pela Google desde 2001, o Dia da Terra é um dia para comemorar e prestigiar a natureza e todas as maravilhas do nosso Planeta!

Veja mais Logos: 2006 | 2005 | 2004 | 2003 | 2002 | 2001

Google Lookup: Poder ao Spreadsheets

Fiquei simplesmente "babando" quando o Rômulo de Araújo Mendes enviou a dica. O recurso já é bem velho, mas é muito interessante! O Google Lookup consegue capturar informações do Google.com e disponibilizá-las nas planilhas do Google Spreadsheets.

Funciona mais ou menos assim: A função GoogleLookup usa a web para tentar responder à sua pergunta com informações sobre pessoas, lugares e coisas, como a população do Japão, a massa de Júpiter ou o local de nascimento de Abraham Lincoln.

Mas, embora a função GoogleLookup saiba muita coisa, ela não sabe tudo. Nem todas as fórmulas que você tentar usar funcionarão, mas, recomendamos que experimente a função para ver o que funciona.

Para utilizar a função, você deve seguir a sintaxe abaixo:
Sintaxe: =GoogleLookup("entidade"; "atributo")
onde "entidade" representa o nome da entidade que você quer acessar, como Kuala Lumpur, Audrey Hepburn ou oxigênio, e "atributo", o tipo de informação que você quer obter.
Exemplo: Se você quiser visualizar o total de internautas no Brasil, a fórmula digitada será: =GoogleLookup("Brazil"; "internet users").

Se você gostou, abaixo segue uma lista com as principais entidades e atributos possível na função.
  • Países e territórios (como "Burkina Faso"): population (população), capital, largest city (maior cidade), gdp (PIB)
  • Estados dos EUA (como "Tennessee"): area (área), governor (governador), nickname (apelido), flower (flor)
  • Rios (como "Amazon River"): origin (nascente), length (extensão)
  • Cidades e municípios (como "Chicago"): state (estado), mayor (prefeito), elevation (altitude)
  • Músicos (como "John Lennon"): date of birth (data de nascimento), place of birth (local de nascimento), nationality (nacionalidade)
  • Atores (como "Audrey Hepburn"): date of birth (data de nascimento), place of birth (local de nascimento), nationality (nacionalidade)
  • Políticos (como "Anwar Al-Sadat"): date of birth (data de nascimento), place of birth (local de nascimento), nationality (nacionalidade)
  • Presidentes dos EUA (como "Zachary Taylor"): date of birth (data de nascimento), place of birth (local de nascimento), political party (partido político)
  • Jogadores de beisebol (como "Wade Boggs"): games (jogos), at bats (batidas), earned run average (média de rebatidas), position (posição)
  • Elementos químicos (como "Helium"): atomic number (número atômico), discovered by (descoberto por), atomic weight (peso atômico)
  • Compostos químicos (como "Isopropyl Alcohol"): chemical formula (fórmula química), melting point (ponto de fusão), boiling point (ponto de ebulição), density (densidade)
  • Estrelas (como "Betelgeuse"): constellation (constelação), distance (distância), mass (massa), temperature (temperatura)
  • Planetas (como "Saturn"): number of moons (número de luas), length of day (duração do dia), distance from sun (distância do sol), atmosphere (atmosfera)
  • Dinossauros (como "Velociraptor"): height (altura), weight (peso), when it lived (época em que viveu)
  • Embarcações (como "USS Chesapeake"): length (comprimento), displacement (calado), complement (tripulação), commissioned (comandante)
  • Empresas (como "Hewlett-Packard"): employees (funcionários), ceo (presidente), ticker (matriz)

quinta-feira, abril 19, 2007

E os blogs descobrem o AdWords

Todos nós já sabemos que a maior parte da rede de anúncios do Google, rentabilizada pelo programa AdSense, são blogs. O que alguns estão percebendo agora é que os blogueiros deixaram de ser agentes passivos nos anúncios e estão utilizando o programa AdWords.

Depois que escrevi o artigo "Anuncie grátis no AdWords", várias pessoas entraram em contato comigo sobre o programa. Algumas jamais tinham pensado em anunciar, outras já tinham colocado em seus planos, mas a maioria pensava nisso como um "gasto" desnecessário. Numa época onde o SEO é palavra-chave obrigatória em qualquer blog, anunciar parece ser perder dinheiro, para ser exibido na mesma página onde estão seus links gratuitamente.



Em parte há uma certa razão para esse pensamento, afinal, poucas pessoas hoje estão efetivamente trabalhando o SEO em seu site / blog, facilitando o trabalho de quem avalia essas questões e possibilitando que sejam exibidos nos primeiros resultados na maioria das palavras-chave relevantes. O que não se está contando é com as mudanças no cenário, promovidas tanto pelo Google - com a constante implementação de seus algoritmos - quanto pelos desenvolvedores, que estão cada vez mais se dedicando à arte da otimização. SEO vai deixar de ser vantagem em pouco tempo e vai se tornar obrigatório, para poder estar nas pesquisas, não somente nos primeiros resultados.

No caso acima, os anúncios pagos levam vantagem. Também há casos em que é importante, ou no mínimo inteligente, anunciar diretamente em sites que se identifique um público-alvo potencial. São promoções, lançamentos de produtos ou apenas manutenção da divulgação de seu site / empresa / blog / produto. Os anúncios direcionados permitem falar com seu público que ainda não o conhece, exibir seu site a quem não busca por leitura nos mecanismos de busca mas lêem diversos sites diariamente.


Outra importante razão para anunciar um blog no programa AdWords é justamente ajudar na manutenção do serviço. Obviamente pode parecer uma loucura pensar que o programa AdSense acabaria "amanhã", já que vem crescendo a malha da rede de anúncios do Google, mas não nos custa precaução. Anunciar seu blog pode ser uma forma de fazer o dinheiro circular, garantindo ao mesmo tempo divulgação para o seu blog e a sustentabilidade do negócio.

Saiba mais:
--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e atualmente mantém o site Tecnocracia.com.br.

Marcadores: , , ,

Taiwaneses dizem estar fabricando Google Phone

A HTC, empresa de Taiwan está se dizendo a fabricante do Google Phone. Após tantos rumores parece que a história do aparelho, com vários aplicativos Google parece ser algo real. Inclusive o site taiwanês Digitimes afirma que a HTC já estaria trabalhando no smartphone para o Google, com estréia prevista o fim deste ano e distribuição em massa pelo mundo em 2008.

Segundo o Digitimes, o Smartphone é baseado na tecnologia Edge e na plataforma 3G da Texas Instruments. Virá com aplicações como o Gmail e o Google Search. Mas nada de GPS nativo. Um dado curioso é que a maioria dos aparelhos fabricados pela HPS roda hoje o Windows Mobile.

O site diz ainda que a operadora européia Orange é a candidata mais forte ao primeiro acordo de comercialização do aparelho.

Fonte: Blog da Débora Fortes

Google também tem seu StumbleUpon

Para quem não conhece, o StumbleUpon é uma comunidade, desenvolvida e alimentada por uma extensão no Firefox que cataloga e revela novos sites aos cadastrados no serviço. Lembro de ter conhecido o serviço quando lançamos o Google Master Plan. Choveu visitas vindas do tal serviço. Aí tive que instalar e viciei. Ele funciona assim: Você instala a extensão, cadastra-se no site, marca os assuntos que mais gosta e pronto! Um botão aparecerá no seu Firefox e toda vez que você clicar no botão um novo site aparece, respeitando os seus gostos. Pelo serviço dá pra achar sites, videos e imagens muito interessantes.

Pois bem, a Google acaba de fazer algo bem semelhante ao famoso StumbleUpon. Usuário da última versão da Google Toolbar podem adicionar um botão que quando pressionado, analisa seus históricos de pesquisa e revela um novo site, conforme seu gosto.

O botão analisa seu histórico de pesquisas e retorna uma lista diária de 50 sites recomendados. O serviço realmente é útil na hora de descobrir conteúdo novo. Assim como no StumbleUpon, dá pra descobrir muita coisa interessante na Web.

Seguindo a linha de recomendações, a empresa também lançou uma novidade para a Página Personalizada do Google. É a aba Recomendations que mostra ao usuário uma nova página com vários Gadgets recomendados e alterados diariamente. Disponível somente para a versão em inglês, o recurso pode ser adicionado ao clicar no botão "Add A Tab" e renomear a nova aba para "Recommendations" observando se a opção "I'm feeling lucky" está marcada.

Instale o botão aqui. | Visite o Google IG

Leia mais: Official Google Blog

quarta-feira, abril 18, 2007

Manoel Netto no Undergoogle!

A demanda de leitores anda pedindo cada vez mais artigos. Como o tempo anda castigando a todos, fomos buscar reforços para não deixar os leitores do Undergoogle na mão. Começamos assim a dar prioridade a artigos técnicos e úteis. Juntamente com o Ricardo, Daniel e agora com o Manoel, pretendemos encarar o Google mais a sério, levando opinião e informações de qualidade a nossos leitores.

Sobre:

Manoel Netto trabalha com a Web desde 1998, especialmente com e-commerce e afins. É dono do blog Tecnocracia, que tem o objetivo de difundir e divulgar a tecnologia para aqueles que estejam interessados, os que querem aprender e os que podem contribuir com seu conhecimento.

O Manoel vai ficar responsável por artigos semanais falando sobre tecnologia, desenvolvimento, curiosidades e negócios envolvendo a empresa Google e seus serviços.

Ainda esta semana teremos o primeiro artigo! Esperamos que gostem.

Enfim, gráficos no Google Spreadsheets

Quem entrar no Google Spreadsheets nesta manhã já poderá conferir uma das novidades mais esperadas na Suíte de aplicativos da Google: Gráficos!

Já estava cansado de fazer gráficos "meia boca" no Google Spreadsheets utilizando uma função do Excel. Além disso, posso garantir que a forma de fazer gráfico nunca mais será a mesma! Tendo experiência com pessoas novas usando o Office da Microsoft, posso ver a cara feia que fazem quando alguém toca no assunto gráfico. Fazer gráfico é fácil, mas com a nova funcionalidade do Google Spreadsheets ficou tão fácil e agradável construir e compartilha-los que ninguém mais vai poder reclamar.

A partir de agora, você faz uma tabela, seleciona e a transforma em gráfico com pouquíssimos cliques em caixas de opção. Sim, a forma de fazer no Spreadsheets é simples e não possui tanto recurso, mas se analisarmos o lado do usuário doméstico que somente precisa de gráficos rápidos e agradáveis, o Spreadsheets dá show!

Gostei: A nova funcionalidade é muito fácil e tem vários modelos modernos e opção de 3D. Também dá pra converter o gráfico em uma imagem e salvar no PC, além de compartilhar facilmente na Web.
Não gostei: Faltou a opção de mudar as cores e exibir os valores para cada uma das torres do gráfico. Eles aparecem quando colocado o mouse sobre as torres, mas falta algum recurso para visualizar todos os valores.

Youtube prestes a ganhar filtro de direitos autorais

Segundo informações do CEO da Google, Eric Schmidt, a empresa está prestes a implantar um filtro de conteúdo para o Youtube, O filtro se chama "Claim Your Content" ("Reivindique seu Conteúdo", na tradução literal) e automaticamente identificará material de direito autoral preparando para sua remoção. Ele teria um parte de seu desenvolvimento feito pela Audible Magic, mesma que controla os direitos autoriais no MySpace.

"Estamos muito perto de ativar isto", declarou Schmidt a respeito do filtro que deveria ter sido lançado ainda em 2006, quando a Google comprou o YouTube. Os atrasos trouxeram transtornos e insatisfação entre alguns executivos, inclusive rendendo um processo por parte da Viacom que exige o pagamento de US$ 1 bilhão por infração de direito autoral.

Fonte: Revista Geek

terça-feira, abril 17, 2007

Próximo Lançamento: Google Presently

Google Presently seria um suposto nome dado pelos blogueiros ao possível sistema de apresentações, ao estilo PowerPoint, supostamente desenvolvido pela Google. A questão é que hoje a empresa de Mountain View anunciou a compra da Tonic Systems, uma empresa especializada em soluções Java para manuseio de documentos. Especialmente conversão de arquivos e Apresentações On-line.


Entre as tecnologias desenvolvidas pela empresa recém adquirida, estão o TonicPoint Builder, editor de apresentações; TonicPoint Transformer, conversor de apresentações em imagens, arquivos SWF, PDF e SVG; TonicPoint Filter, extrator do conteúdo de uma apresentação e o TonicPoint Viewer, programa para visualizar apresentações do PowerPoint.

Todas as soluções são em Java e pode ajudar muito na indexação de apresentações completas nas buscas do Google e também aumentam os rumores do lançamento de um programa de apresentações on-line, pra completar a família de aplicativos da Google, que já conta com o Docs e o Spreadsheets. Novidades podem estar por vir neste meio de ano. O próprio Blog Oficial confirma!

Mesmo com rumores de um programa de Apresentações baseado no Writely, acredito que a aquisições, contendo extensões em Java pode fazer não só a nova aplicação rodar no Desktop do usuário, mas também habilitar os outros programas da suíte Office rodaram off-line, na máquina do usuário. Rumores de uma suíte off-line são grandes, com a aquisição a coisa acaba ganhando mais força.

ATUALIZAÇÃO: O CEO da Google confirmou a entrada da empresa no mundo das Apresentações. Afirmando ainda que as soluções online do Google não têm todas as funcionalidades do Office e são mais focado na colaboração na internet. O Office, acredita, é um produto voltado para o desktop. [mais]

É esperar para ver!

Fonte: Google Operating System

Resumo de notícia #17

Google escolhe Argentina para centralizar operações na América Latina: Segundo informações a centralização da base por lá deve-se ao grande apoio do governo, coisa que a empresa realmente não teve por aqui.

Garoto engana Youtube e tira vários vídeos do ar: Um adolescente australiano fez o YouTube retirar centenas de vídeos do ar ao enganar o site.

Jalipo é nova alternativa ao Youtube
: A Jalipo, uma nova rede de distribuição de vídeos e programas de TV, será uma alternativa ao YouTube.

Projeto, feito por brasileiro para o Google Summer of Code, foi aceito: Lucas, brasileiro participante do Google Summer of Code teve seu projeto aceito e terá total financiamento da própria Google.

segunda-feira, abril 16, 2007

Por dentro do Adwords #16: Website Optimizer

Foi liberada mais uma incrível ferramenta para o Adwords. É o Adwords Website Optimizer. Insira um código na sua landing page nos seguintes tipos de elementos: título, imagem, texto descritivo e nos processos call-to-action. Após a inserção de uma tag em cada um destes elementos, crie conteúdos alternativos para cada um deles, por exemplo: 3 títulos diferentes para sua landing-page, 2 imagens alternativas e diferentes textos explicativos. O Adwords Website Optimizer analisa cada uma destas combinações e apresenta um relatório que permite avaliar como os diferentes elementos combinados irão refletir na sua taxa de conversão e no retorno sobre seu investimento. Descubra qual combinação é a melhor para seu negócio. Um dos maiores problemas da criação na web é o "acho que". Com o Adwords Website Optimizer os dias do "acho que" estão no fim. Você pode testar diferentes opções e avaliar como a combinação destes elementos refletirá no seu negócio.

O sistema é gratuito e integrado com o Adwords. Para mais informações sobre esta ferramenta, clique aqui






---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino

Marcadores:

Google Adsense para Rádios

Lançado hoje (16) o Google AdSense(TM) for Audio. Uma rede de anúncios, disponível para o mercado americano, que já conta com a participação de Broadcast Electronics (BE), ENCO Systems e LAN International's VIERO. Também, entre os parceiros a Clear Channel, maior rede de rádios americana.

O novo serviço promete fazer uma revolução na hora de anunciar para o rádio, bem como na forma de monetizar o trabalho falado. Anunciantes poderão criar campanhas e editores poderão inserir os arquivos de audio e controlar todo o sistema, com ferramentas customizadas, desenvolvidas pela Google, como o AdSense for Audio API.

Este será o maior teste com anúncios em audio feitos desde a compra da dMarc Broadcasting.

Para ser um editor do novo serviço, as rádios deverão contar com BE's AudioVAULT Vault2 e AV100 e usar o sistema de administração SS32 e Maestro. Portanto, acho que complicado para ser implementado a curto prazo no Brasil.

A medida mostra a entrada definitiva da Google no mundo da mídia, para a empresa não haverá limites. Se existir um meio de informação a se explorar, a empresa vai lá e dá um jeito de disponibilizar aquela informação ou inserir seu sistema de anúncios! A idéia também mostra o real interesse da empresa em criar uma plataforma de anúncios, que inclui TV, Radios, Jornais e Web.

Este é apenas um primeiro passo, mas mostra o interesse da empresa. Podemos até imaginar num futuro próximo podcasts e novas rádios totalmente monetizadas pelos serviços do Google. Porque não?

Veja o Press Release

domingo, abril 15, 2007

Descuido expõe chaves de ativação de softwares no Google

Nada de site cracker, hacker ou algo do gênero. Buscar chaves de ativação para registrar softwares ficou mais fácil graças aos descuidos de algumas pessoas. Uma busca rápida no Google pode revelar logs contendo inúmeras chaves de ativação, armazenadas pelo software Belarc Advisor.

Belarc Advisor é um software de monitoramento que oferece ao usuário informações sobre todos os componentes, softwares e também sobre segurança no computador analisado. O programa inclusive armazena as licenças de todos os programas instalados, gerando um relatório que fica armazenado no PC do usuário.

O que acontece é que algumas pessoas estão armazenando na web os relatórios gerados pelo programa. Conseqüência: um esperto descobriu e Diggou a notícia que logo se espalhou. Uma busca rápida no Google revelou chaves originais de várias versões do Windows (só para o Windows XP professional são 93 resultados, cada um contendo chaves de ativação diferentes), produtos da família Office, produtos da Adobe - como o Photoshop - e o que mais a necessidade precisar.

Dá pra imaginar o prejuízo que isso pode causar? Afinal, logo logo a Microsoft e outras empresas colocam essas chaves nas listas negras e ninguém mais as utiliza para registrar os programas. Dá pra imaginar também o tamanho do perigo em deixar qualquer coisa exposta à web? Pode estar lá num cantinho, sem links, até em pastas ocultas, mas o Google acha, indexa e distribui pra todo mundo!

Veja um exemplo: "Windows XP Professional" "Belarc Advisor Current Profile" key:

sexta-feira, abril 13, 2007

Google compra DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares

Depois de vários rumores e negociações, a Google anunciou uma de suas maiores aquisições. A da DoubleClick, uma empresa de anúncios que possui entre seus clientes agências, marqueteiros, e publicitários que tem na sua gama de clientes empresas como Microsoft, General Motors, Coca-Cola, Motorola, L'Oreal, Palm, Visa USA, Nike e Carlsberg.

Segundo Sergey Brin, fundador do Google, a aquisição abrirá caminhos para anúncios mais úteis eficientes e menos intrusivos invasivos.

Há um problema quando falamos de "invasivos", já que segundo informações, a DoubleClick possui um sistema de anúncios um tanto quanto intrusivo. Fundada em 1995 a empresa hoje é responsável por promover publicidade on-line e monitorar sua atividade. Muitos reclamam do modo que a DoubleClick disponibiliza e monitora seus anúncios, comparando a empresa a um sistema de spywares ocultos, devido ao seu sistema de monitoramento.

Sem dúvidas esta foi uma das maiores aquisições da Google. Lembramos que o Youtube fui adquirido por 1,6 bilhões de dólares em 2006.

Parece que a falta de idéias para gastar seu dinheiro resultou na compra da empresa. O resultado: Vão ganhar ainda mais dinheiro! E o círculo vicioso nunca acabará. Qual será a próxima aquisição? Estamos abertos a negociação! :)

Leia Mais: Google Press Release

Nota Musical no Gmail Talk: Curiosidade ou Bug?

O leitor Rafael Alves nos enviou uma dica interessante!
  1. Abra sua conta do Gmail;
  2. Acesse a caixa de contatos do Google Talk;
  3. No campo de mensagem Personalizada, pressione as teclas: Alt+1+4
  4. Pronto, uma nota musical irá aparecer.
Interessante que ela transforma-se no ícone de status de música no GTalk e você pode escrever o que quiser. Sim, posso inserir vários outros desenhos, mas este, especificamente pula para o lado, exatamente no local da mensagem de status de música!

Aí fica a pergunta? Curiosidade inútil ou bug do Gmail? Uma vez que isso só funciona na mensagem de status alterada pelo Gmail.

Resumo de notícias #16

Como entrar em contato com o Google: O Blogoscoped listou todas as formas de entrar em contato com serviços do Google. Listinha interessante e digna de ser guardada para o futuro.

Google Maps exibe construções 2,5D para algumas cidades americanas: A nomenclatura 2,5D vêm de um 3D estático, já que embora as construções estejam desenhados em uma perspectiva 3D elas não tem a possibilidade de rotação, a exemplo do que acontece no Google Earth. [veja exemplo]

Oito novos idiomas disponíveis no Blogger: Entre os idiomas disponíveis: Holandês, Turco, Dinamarquês , Norueguês, Suíço, Finlandês, Russo e Tailandês.

Grandes sites de busca anunciam suporte a Sitemaps autodiscovery
: Com esse anúncio, basta colocar uma linha no seu robots.txt e os robôs vão descobrir automagicamente seu sitemap.

Orkut: O maior CRM do Brasil: O que pude entender é que basicamente o orkut é um CRM gigante do qual o pessoal da gigante de Montain View consegue retirar tendências como no Google Zeitgeist ou na sabedoria das multidões.

Google Earth exibe atrocidades de Darfur
: O Google fará um mapeamento online das atrocidades cometidas em Darfur, no oeste do Sudão.

---
Só posso pedir desculpas pela falta de notícias durante a última semana. A falta de tempo está realmente complicando a postagem de notícias atualizadas no blog. Restam os artigos exclusivos e textos de nossos colunistas!

quinta-feira, abril 12, 2007

Você sabia? Poste playlists do Youtube em seu site!

Muita gente não sabe e acaba sobrecarregando seus sites com vários vídeos do Youtube, um embaixo do outro. Além de ficar esteticamente feio, isso deixa a visualização dos vídeos um tanto quanto desorganizada. A solução: Criar uma playlist e postá-la em seu site ou blog.

O recurso não é novo mas pode ser muito útil na hora de compartilhar vários vídeos.

Com sua conta do Youtube, crie uma nova categoria, ela será a base para sua playlist.

  • Procure os vídeos que mais lhe interesse;
  • Salve-os em seus favoritos na categoria recém criada;
  • Repita o processo com todos os vídeos desejados, salvando-os na mesma categoria;
  • Para compartilhar, acesse na sua conta a opção My Playlist, nela você terá a lista de todos os vídeos e categorias salvos;
  • Para postar em seu site, basta localizar a categoria recém-criada e clicar sobre ela;
  • No topo da página, você encontrará um link "Embed:" para colocar eu seu site.
Pronto, com o link postado em seu site ou blog todos os vídeos daquela playlist aparecerão um a um na mesma caixa, deixando seu site mais organizado. Veja um exemplo abaixo:

quarta-feira, abril 11, 2007

Bônus para começar a anunciar no Adwords

Muita gente que nem passa perto do serviço de anúncios do Google por achar algo complicado e caro. Bem, a melhor forma de mostrar que o Google Adwords pode trazer muitos lucros para os donos de sites anunciantes é começar a anunciar de graça.

Todo brasileiro adora um "teste básico" antes de comprar um produto. Então para quem sempre quis testar o Adwords e nunca teve coragem, aí vão duas dicas:

Manoel Neto, do Tecnocracia postou um artigo interessante, explicando como utilizar um código fornecido pelo Analytics, enviado a muito tempo atrás e ainda em funcionamento.
Após ter configurado minha conta, notei um singelo campo de “Código Promocional” e lembrei de ter visto isso em algum lugar. Após procurar em muitos lugares, achei-o em minha conta do GMail. Acontece que eu sou usuário do Analytics, e o Google fez um envio ano passado (2006) para todos os usuários contendo um código promocional que expiraria no final do mês. Felizmente o código ainda vale, e se você usa o Analytics e recebeu esse e-mail, siga os passos abaixo e ganhe um crédito de US$25 (um pouco mais de R$ 50,00) para anunciar no AdWords. [mais]
Outra forma de anunciar no serviço gratuitamente é tentar a sorte numa página promocional da própria Google. Nela, você entra com suas informações e pode ganhar um código promocional de R$40,00. Aos que não tem o código igual ao do Manoel, vale a pena tentar.

Não sabe mexer com o Adwords? O Ricardo dá algumas dicas.

Google Developer Day: 31 de Maio em Sampa!

O Google Developer Day é uma chance de programadores conhecerem as equipes que constroem os produtos de desenvolvedores do Google e aprenderem algo novo - seja uma introdução rápida sobre o Gdata ou um programa de imersão no KML. É também uma oportunidade para o Google ouvir você e ficar ciente daquilo que está fazendo agora, do que gostaria de fazer no futuro e do que o Google poderia fazer para que seus anseios se realizem.

Esteja você escrevendo um aplicativo AJAX com o Google Web Toolkit, integrando os serviços do Google através do Gdata, ou mesmo usando o Google Mapas para criar aplicativos geográficos, a função do evento é que você saia do Google Developer Day com novos fundamentos para usar em seu próximo projeto.

O evento será realizado no dia 31 de Maio, na Câmara Americana. Rua Arizona, 1349 - Conj. 2A Brooklin Novo - São Paulo - SP e seguirá a seguinte programação:

9:00 - 9:30 Inscrição, Welcome Coffee e Exposição de Produtos e Demos
9:30 - 10:00 Boas-vindas e Introdução ao Google Brasil
10:00 - 10:45 Google APIs
10:45 - 11:00 Coffee-Break
11:00 - 12:00 Open Source & Google Web Toolkit (GWT)
12:00 - 12:50 Almoço
13:00 - 13:45 Maps API
14:00 - 14:45 AdWords API
14:45 - 15:15 Coffee-Break
15:15 - 15:45 AdSense API
15:45 - 16:30 Maps, Earth and KML
16:30 - 17:15 Coffee-Break
17:15 - 18:00 Lançamento da Competição de Mashup
18:00 - 18:30 Encerramento e Exposição de Produtos

Você pode obter mais informações na página oficial do Google Developer Day 2007

Inscrições podem ser feitas aqui.

E se sua Conta Google fosse excluída ou roubada?


O que é uma Conta do Google?

Conta do Google é um nome de usuário que você utiliza para acessar grande parte dos serviços da empresa. Na página do Google encontramos uma definição formal:
A conta do Google permite que você tenha acesso a vários serviços do Google, como a página inicial personalizada, os Grupos do Google, os Alertas do Google, a Lista de compras do Froogle e a Pesquisa personalizada. Se tiver usado algum desses serviços anteriormente, você já tem uma conta do Google. Se tiver uma conta do Gmail, você poderá usar seu nome de usuário e senha do Gmail para acessar sua conta do Google. [Mais]
Já imaginou?

Para muitos, perder sua Conta Google seria como perder um rim, 80% da atividade ou metade dos movimentos do corpo. Para outros, não passaria de uma brincadeira indo por "água abaixo".

Exageros e brincadeiras à parte, perder uma Conta Google é hoje, para muita gente, perder grande parte de sua existência na Internet. Perceba quanta informação um usuário pode estar deixando nas mãos de uma única empresa: Gmail é um dos maiores serviços de Webmail, Orkut é a maior rede social do Brasil, Reader é um dos mais utilizados agregadores de feeds, Calendar está se popularizando, Docs & Spreadsheets já conquistou muitos adeptos, Blogger foi integrada à Conta, Analytics têm importante função para donos de páginas na Internet, e assim por diante. Tudo está unificado, o que nos traz um risco: descuidar no acesso a um serviço, pode custar o acesso a todos os demais.

Unificação de serviços: o bem em que todo cuidado é pouco!

O conceito de unificar todos os serviços foi uma idéia interessante que otimizou nossas experiências na Web. Fica muito mais fácil trabalhar no Docs, fazer rápidas anotações no Notebook e tranferí-las ao Docs, manter-se conectado com os amigos pelo Talk, sendo avisado da chegada de novos e-mails ou novos recados no Orkut, podendo respondê-los com um ou dois cliques, por exemplo.

Em contrapartida, sofrer o ataque de alguma pessoa mal-intencionada ou deletar acidentalmente a Conta Google, custaria a perda de todas as atividades em serviços Google. Tente imaginar o tamanho do desastre.

O que fazer para prevenir?

Dividir as tarefas em contas é uma solução, mas traz complicações no caso da integração. Uma idéia que venho pensando em utilizar, é o encaminhamento para outra(s) conta(s), seja no Google, no Yahoo! ou em qualquer outro serviço de Webmail, criando uma espécie de backup. Parece difícil, mas com o recurso de filtros do Gmail, encaminhar todos os e-mails para outra Conta não seria tão trabalhoso.

E quanto aos demais serviços? Minha idéia soluciona o caso dos e-mails, mas para os demais serviços, o negócio complica. E a saída parece mesmo ser o cuidado extremo. Siga estas dicas:
  • Encare sua Conta no Google como uma conta no banco.
  • Utilize senhas seguras, que não tenham significado óbvio.
  • Altere-a periodicamente e cuide-se ao acessar em locais públicos.
  • Não acredite em qualquer link que encontrar, principalmente de pessoas desconhecidas em Messengers, Redes Sociais ou e-mails.
Cautela continua sendo a mais eficaz forma de manter seus dados íntegros. Vale fazer um esforço para não "falecer virtualmente".

Como o Google trata Dados Pessoais de seus Usuários

Já nos questionamos muito acerca da questão de confiar todos nossos dados ao gigante de Mountain View. Ao analisarmos o Centro de Privacidade podemos perceber que o compromisso deles é claro:
  • Nós podemos utilizar informação pessoal para fornecer os serviços que você pediu, incluindo os serviços que exibem conteúdo personalizado e propaganda.
  • Nós também podemos utilizar informação pessoal para auditoria, pesquisa e análise para operar e melhorar as tecnologias e serviços do Google.
  • Nós podemos compartilhar informação agregada não-pessoal com terceiros fora do Google.
Podemos concluir que os dados pessoais de cada usuário estão protegidos e só serão utilizados para melhorar os serviços para ele mesmo. Informações dadas a terceiros são dados não-pessoais, que jamais comprometerão suas atividades. Lembre-se, por exemplo, de quando autoridades brasileiras tentaram obrigar o Google a revelar dados de usuários do Orkut. A luta foi longa e no fim os dados revelados eram apenas de infratores de leis, e um canal de comunicação foi criado para facilitar o contato do Ministério Público brasileiro com o Google.

Entrando em Contato com o Google

Por outro lado, apesar de conhecermos a empresa como modelo de organização para se trabalhar, entrar em contato com eles é um tanto quanto difícil. Busquei informações de contato para simular que perdi uma Conta no Google. Encontrei este formulário e preenchi, sendo direto e breve, mas o retorno foi uma resposta automática dizendo que eles não entrarão em contato comigo e sugerindo que eu utilize a FAQ deles.

Na FAQ encontrei um e-mail para contato: help@google.com. Enviei um e-mail pedindo as mesmas informações e a resposta automática que recebi dizia que eles só respondem e-mails enviados pelo formulário supra-citado.

Busquei a Ajuda de Contas do Google e, novamente, nada de informações a respeito de contas roubadas. Será que existe alguma forma de realizar um trabalho com os atendentes do Google para tentar recuperar uma conta roubada ou deletada por vandalismo? Aí me ocorreu de analisar como deve ser o desespero de alguém que confiou importantes dados à empresa e por descuido os perdeu.

Uma implementação necessária que o Google deveria pôr em prática o quanto antes, seria uma forma de fazer backup de dados de uma conta para um disco. Um mecanismo poderia ser criado e ficaria a cargo do usuário realizá-lo periodicamente, já que na Central de Ajuda só encontramos dicas de segurança.

Neste trecho da seção Acesso e atualização de informação pessoal, da Política de Privadidade temos algo sobre os backups internos que o Google realiza:
Nós solicitamos aos usuários individuais para se identificarem e a informação solicitada para ser acessada, corrigida, ou removida antes de processar tais solicitações, nós nos ressalvamos o direito de recusar processar as solicitações que são repetitivas ou sistemáticas sem motivo, que requeiram esforço técnico desproporcional, por em risco a privacidade de outros, ou ser extremamente não-prático (por exemplo, solicitações referentes a informações que ficam em fitas de backup), ou para cujo acesso não é solicitado de outra forma.
Encontrado um ponto fraco no atendimento ao usuário por parte do Google. Talvez melhorias sejam efetuadas, uma vez que segurança está se tornando o principal foco da Web atualmente.

---

Para você, como seria ter sua Conta Google deletada ou roubada?

--

Daniel Fernando Pigatto cursa bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Regional Integrada de Erechim/RS, reside na mesma cidade e é editor de dois blogs: Ponto Flutuante - página pessoal, com artigos de classificação geral; e Wekta - página colaborativa voltada ao underground da tecnologia.

Marcadores:

terça-feira, abril 10, 2007

Google investe em sistema OCR Open-Source

Sem dúvidas, o OCR é algum muito útil e de interesse dos engenheiros do Google. Afinal ele é responsável por scanear todos os livros que estão disponíveis no Google Books, além de ser peça fundamental para futuros projetos de indexação e disponibilização de todo tipo de conteúdo para os usuários dos serviços Google.

Não é de hoje que a empresa vem investindo em softwares de reconhecimento óptico. (Veja: Google quer popularizar OCR).

Baseado no Tesseract ( melhor software de OCR disponível no momento), a Google está dando apoio a um novo Open-Source para o reconhecimento de caracteres, chamado OCRopus. O objetivo do novo investimento é um software com mais qualidade, que possa facilitar a indexação de grandes bibliotecas e documentos históricos, além de ter funcionalidade doméstica.

Entre os projetos ambiciosos da equipe de desenvolvimento, está a idéia de fazer uma interface Web para o serviço, reconhecimento do arquivos PDF, fotos de Câmeras e da própria tela do PC, além da integração com aplicativos como o Google Desktop, Beagle e Spotlight.

Uma versão Alpha deve estar disponível no no segundo semestre deste ano.

Veja a página do projeto no Google Code.

Google pode trocar Firefox por Maxthon

Rumores circulam de que a Google teria investido 1 milhão de dólares na desenvolvedora do Maxthon Browser, e que o navegador poderia vir a se tornar a preferência da Google no futuro. Hoje o Firefox é o navegador número um apoiado pela empresa, contando com desenvolvedores da Google, investimentos em dinheiro e a inclusão dele no pacote de softwares Google Pack.

Atualmente, o Maxthon utiliza como motor de busca padrão o Baidu na China, e o Yahoo no resto do globo. Com o suposto investimento, espera-se que o Google torne-se seu o buscador padrão.

O Maxthon é um navegador que utiliza o motor do Internet Explorer, mas adiciona diversas novas funcionalidades, como o suporte a abas e busca integrada. Muitas dessas funcionalidades foram incluídas apenas na versão 7 do navegador da Microsoft.

Dicas para o Gmail 2: Greasemonkey

Primeiramente, vamos relembrar que há alguns dias saiu o primeiro especial de extensões para o Gmail. Nele, listamos algumas das mais interessantes extensões que integravam Firefox e Gmail. Veja: Dicas para o Gmail 1: Extensões do Firefox.

Lembrando que já fizemos uma lista de Scritps para melhorar o Gmail, mas esta aqui está mais completa!

Neste segundo especial, vamos falar de extensões para Greasemonkey. Como devem saber, o Greasemonkey é uma extensão do Firefox que suporta vários scripts que acrescentam recursos à páginas e serviços da Web.

Então, após instalar o Greasemonkey e reiniciar o Firefox aconselho os leitores a testar os scripts abaixo:
  • Gmail Spam-count Hide: Esconde o contador de Spam. Já que o Gmail exclui os Spams após 30 dias, a melhor forma de não ficar com aquele contador inconveniente na tela é usar este script.
  • GmailTo: Força todos os links de "Mail-to" abrirem sua conta do Gmail.
  • Gmail Ad Remover: Remove as publicidades da lateral da página.
  • Hide Invites: Some com a inútil caixa de convites.
  • Google Calendar Integration (script): Integra o Google calendar à sua página do Gmail. [veja mais]
  • Google Reader Integration: Integra o Google Reader à página do Gmail.
  • Gmail Macros: Adiciona mais teclas de atalho á sua conta de Gmail. Como exemplo: “t” para mover para a lixeira, “r” para marcar uma mesagem como lida e “p'’ pra marcar como lida e já arquiva-la.
  • Saved Searches: Guarda as buscas feitas. O recurso acaba funcionando como um filtro, que permite a fácil organização e localização de mensagens.
  • Conversation Preview: Gera uma pré visualização antes mesmo de você abrir uma conversação em sua conta do Gmail. [veja mais]
  • Label Colors: Deixa as etiquetas, aplicadas às contas mais visível e coloridas, o que facilita na organização das mensagens.
  • Múltiplas assinaturas: Após configurar o script com suas assinaturas e contas de a serem utilizadas, você poderá escolher na hora de enviar e-mails qual conta usar para enviar a mensagem.
  • Assinatura em HTML no Gmail: Permite criar uma assinatura, com imagens para sua conta de Gmail. Você precisará editar o Script para gerar sua assinatura. [veja mais]
  • Quick Links: Inclui os sites favoritos, armazenados no google.com/bookmarks na barra lateral do Gmail.
  • Gmail Beautifier 1.4: Permite habilitar ou desabilitar vários recursos visuais para deixar o Gmail mais limpo e organizado.
Quer mais? Há uma lista enorme no Userscripts.org

segunda-feira, abril 09, 2007

Por dentro do Adwords #15: Posição bonificada

Caso o CTR (Click Through Rate) do seu anúncio no Google Adwords seja superior ao CTR da resposta orgânica do Google, ou seja, se o anúncio é mais clicado que a área gratuita, então o Adwords move o anúncio para à esquerda, essa posição é chamada de posição BONIFICADA.

O Google acabou de alterar a cor de fundo desta área, antes era azul agora é amarela. A mudança deve destacar os anúncios e evitar cliques inválidos.






---

Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra.


Você pode adquirir o livro pelo Submarino

Marcadores:

Google docs: A boa e a má notícia!

Da série de mensagens "bem humoradas" na hora que os serviços do Google não funcionam:

A imagem acima foi recebida pelo Daniel ao tentar abrir o Google Textos e Planilhas.

domingo, abril 08, 2007

Imagem do Undergoogle usada em site Cracker

Um cracker está usando uma foto hospedada no Undergoogle no seu site. Um leitor nos comunicou e já tomamos as providências possíveis. Utilizando o antigo método da troca de imagens no servidor. Mesmo com a troca feita, muitas pessoas podem acabar clicando em alguma parte do anúncio.

Abaixo uma Screenshot do site com conteúdo malicioso. Note que já coloquei a foto de uma "simpática senhora" no lugar da logo utilizada pelo espertão!



A imagem utilizada, foi a nova logo da home do Orkut, postada aqui no dia 3 de Abril.

Realmente uma pena ver nosso suado dinheirinho, utilizado para pagar o servidor, sendo mau utilizado por pessoas que adoram se aproveitar da inocência de outros. Gostaria de avisar que estamos disponíveis para qualquer ajuda e disponibilização de log para parar com essa brincadeira de mau gosto!

O site está hospedado aqui: dicakuts.sitesled.com/orkut.htm (não recomendamos sua abertura)

Google já teve 7 minutos de Downtime em 2007


O site Royal Pingdom fez um levantamento de quanto tempo os servidores dos maiores sites da internet ficaram fora do ar este ano. Na lista, o Google.com, segundo site de maior acesso no mundo, ficou 7 minutos fora do ar (downtime).

O tempo de downtime do Google representa 0.00540123332% do tempo total medido. Algo minúsculo, mas que pode gerar muitos prejuízos. Na lista ainda, dois serviços da Google tiveram um Downtime muito elevado. Eles são:
  • youtube.com - 4h 44min
  • blogger.com - 4h 47min
A Google perdeu feio para concorrentes como Yahoo!, Concast, AOL e eBay. Aliás, surpreendente o resultado obtido pelo Yahoo!. Segundo a pesquisa, o Yahoo! não teve downtime este ano; seus servidores mantiveram-se estáveis todo o período.

Veja a lista completa dos 5 sites mais visitados:
1 yahoo.com - 0min
2 google.com - 7min
3 myspace.com - 1h 0min
4 msn.com - 2h 45min
5 ebay.com - 6min