Undergoogle

segunda-feira, julho 09, 2007

Google Maps, rotas e mobilidade

Estreou na última sexta-feira o serviço de rotas na versão brasileira do Google Maps. Agora, pode-se marcar início e fim do destino que o Maps calcula o melhor caminho a seguir. Além disso, pelo mundo o serviço tem ganhado destaque para a versão móvel, personalização e integração com GPS.

O Google Maps e o Brasil:

Muitos dos municípios brasileiros ( ao menos os maiores de 30.000 habitantes) já estão catalogados no Maps, assim é possível procurar qualquer rua nas principais cidades.



O serviço de Rotas funciona! Agora pode-se marcar pontos de saída e chegada, visualizar o melhor caminho e alterar a rota manualmente se necessário. A versão móvel do Google Maps, além de estar disponível para praticamente qualquer tipo de Celular e Smartphone também já possui o serviço de Rotas e promete ajudar motoristas e pedestres a não se perderem mais nos grande centros. Veja uma tela abaixo:



Principais problemas:

  • Falta de uma versão em Português na versão móvel do serviço, já que o Google Maps pela web já teve sua interface traduzida.
  • Melhor organização e distribuição das ferramentas na interface móvel, já que o serviço é tão poderoso e tem uma interface Web bem funcional.
  • A falta de pontos comerciais tira um um pouco da funcionalidade do Maps em terras brasileiras, já que no mercado americano ele é muito útil na hora de buscar lojas e lugares importantes nas cidades.
  • Grande consumo de banda para dispositivos móveis. Enquanto o concorrente Map24 consome aproximadamente 30kb para abrir o mapa de uma cidade, a versão de mapas do Google consome mais de 200kb.
O que deve melhorar?
  • Um recurso que já funciona em alguns países e pode logo fazer parte da versão brasileira do Maps, é o recurso em que usuários pode adicionar pontos comerciais ao serviço de Maps, tornando o serviço realmente útil para o mercado consumidor brasileiro.
  • GPS: A Google já disponibilizou integração entre Maps e GPS para o celular BlackBerry® 8800, vendido nos Estados Unidos. Como GPS parece ser um novo acessório que deve habitar os aparelhos móveis, possíveis integrações devem ser inevitáveis.
  • A customização das rotas parece ser um grande diferencial do Serviço do Google em relação aos concorrentes, assim pode-se alterar caminhos que o Maps calcula instantaneamente o novo caminho. Veja mais. O recurso já funciona para usuários de PC mas deve ser implantado logo na versão móvel do Maps.

3 Comentários:

  • O serviço de Rota realmente funciona muito bem!! Excelente!!
    Aqui em Vitória (ES), os pontos que peguei, atendeu perfeitamente! Porém, tenho uma ressalva... (claro!) as distâncias (para mim) apareceu em ft e milhas. Será q é pq meu WinXP é inglês, ou pra todo mundo tá assim???
    Poderia ter a unidade de medida em Km ou metros... dependendo da localidade q se busca, ou ter uma ferramenta para mudar... (ou tem e eu não me atentei?)
    Um abraço!

    Por Blogger Leandro, Às 10 julho, 2007  

  • Perfeito!
    Eu estou tentando desenvolver um sistema parecido com esse porém utilizando apenas a base de dados da minha cidade...

    Excelênte serviço

    Por Blogger =D, Às 10 julho, 2007  

  • Eu testei e gostei muito. Tomara que o serviço seja logo liberado com um serviço em Português. Pelo grau de detalhamento, parece que não vai demorar.

    Por Anonymous Anônimo, Às 10 julho, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial