Google Desktop: Tudo em um só lugar
O time do Google Desktop acaba de ganhar seu próprio blog. Parece que os blogs viraram febre entre os times de engenheiros da empresa, pois recentemente Google Reader e Google Vídeo ganharam seus próprios blogs também.
O novo blog traz uma boa notícia, o Google Desktop 2 agora está fora de beta. Isso quer dizer que ele se tornou uma versão final, que encontra-se disponível em português e em vários outros idiomas. Embora somente a versão em inglês tenha saído do Beta, todas as outras mostram-se estáveis e funcionais.

O que percebemos é que a tão sonhada integração entre a maioria das ferramentas da Google pode se concentrar na Sidebar que o Google Desktop 2 oferece. Com uma série de painéis, pode-se integrar Talk, Gmail, feeds RSS, Google Maps e muitos outros serviços em um só lugar. Uma visita à página de Plug-ins para o serviço, mostra como o arsenal de ferramentas está crescendo e mesmo se não surgir um SO tão logo, a Sidebar do Google vai se encarregar de entreter os usuários por um bom tempo.
O sistema de buscas no PC também é muito atraente, somente quem conseguiu achar aquele arquivo já dado como perdido pode falar da utilidade de uma ferramenta que tem indexado todo seu PC, e-mails e páginas navegadas.
Se analizarmos melhor, o Google OS já está praticamente em funcionamento, uma vez que já existem vários usuários que tem Google Earth, Google Desktop, Google Talk e Toolbar para Firefox e IE em seus computadores. Para realmente dominar o mundo dos Desktops faltam três passos fundamentais: uma suíte de aplicativos para escritório (a parceria com a Sun já está se encarregando disso, veja mais), um Browser próprio, e para fechar com chave de ouro um Sistema Operacional by Google.
O que vem por aí parece ser excitante. Não podemos esquecer que a Microsoft está tentando combater a expansão da Google lançando novos recursos na web e tentando os integrar ao Windows da melhor forma possível. A briga por busca de público, principalmente para serviços on-line, esquenta cada vez mais e quem sai ganhando sem dúvida é o próprio usuário, que terá serviços mais integrados e de melhor qualidade.
Vale a pena ficar ligado no Inside Google Desktop.

2 Comentários:
Onde tem esse plugin de mapas?
Eu procurei no site de plugins mas não achei. Alguém pode postar o nome ou o link?
Valeu.
Por
Anônimo, Às
03 novembro, 2005
Ele vem com o google desktop final. não há como conseguir sem atualizar seu GDS.
Por
Anônimo, Às
03 novembro, 2005
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial