Undergoogle

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Google trabalha para alavancar comercialmente o Orkut

Da Cidade Biz:

O Google trabalha em um projeto para alavancar comercialmente o Orkut, estendendo ao site de relacionamentos a venda conjunta de links patrocinados (publicidade associada às pesquisas na internet), um de seus principais negócios.

A unificação representará a junção de 18 milhões de usuários do Google com 6,1 milhões do Orkut (muitos são clientes comuns aos dois). A carteira será capaz de aumentar consideravelmente o poder de fogo do portal na captação de anunciantes, comenta o Relatório Reservado. Os dois sites reúnem um exército de internautas superior aos do UOL e do Globo.com, que somam, cada um, algo perto de 21 milhões de usuários.

Além da sinergia operacional, o Google já vislumbra na fusão um ganho de marketing. Pretende fazer um estardalhaço para alardear a conquista da liderança entre os portais brasileiros no critério de número de usuários.

Até a concretização da fusão, o Google lançará uma série de produtos específicos para o Brasil, como o Google Earth, que permite a localização de pontos geográficos a partir de mapas e imagens de satélites, e o Local, que usa como parâmetro de pesquisa a delimitação do espaço (bairro, rua etc).

17 Comentários:

  • E dá-lhe Google Brasil! :)

    Por Anonymous Anônimo, Às 23 janeiro, 2006  

  • Três itens e algumas perguntas:

    1. Quando o Google levar UOL, Terra, iG e Globo.com à falência (esse é o objetivo), vai sobrar alguma coisa na internet brasileira? Vamos ter conteúdo de qualidade em português? Ou nossa internet vai ser limitada a e-mail e rede social (busca não vai existir, afinal não haverá conteúdo)?

    2. É hilário imaginar que um site como o Orkut seja o principal da internet no Brasil. É cheio de erros, não tem qualquer tipo de controle de conteúdo (não me refiro a censura, e sim ao controle de conteúdo ilegal, que há de sobra no Orkut) e é tão "seguro" a ponto de qualquer um poder editar suas legendas de fotos... Se esse é o principal site, o que esperar do resto?

    3. De novo? Em pensei que a gente tivesse aprendido. Já fomos dominados por Coca-Cola, McDonald's, Nike e Microsoft. Tivemos chances o suficiente para aprender a lição, mas somos tão resignados e comodistas que preferimos deixar tudo como está. Errar é humano, mas persistir no erro é burrice. E depois a gente reclama do governo.

    Vocês podem estar adorando ver o Google dominar o Brasil. Assim como o pessoal adorou quando a Coca, o McDonald's e, mais recentemente, o Burger King chegaram ao Brasil. Vamos esperar mais um tempo e ver se continuamos achando o Google uma empresa inocente, sem pretensões e que só quer ajudar o mundo.

    Por Anonymous Anônimo, Às 23 janeiro, 2006  

  • Seria ótimo um Google Earth Brasil. Ele não seria lançado este mês? Já estamos quase no fim dele.

    Um Google Local pro Brasil é esplêndido. Espero que eles lancem o Google Froogle Brasil logo.

    Por Blogger Unknown, Às 23 janeiro, 2006  

  • sabe arthur, você pode ver as coisas pelos dois caminhos. Em um deles você vai ver o Google chegar e levar todos os outros à falência, criando assim seu monopólio, no outro, você vai ver o Google chegar e as outras empresas tomando fôlego pra reagir, criando um mercado maior, melhor e mais competitivo e robusto. Eu nunca fui a favor dessas ações idiotas que fazem a microsoft ter que tirar o media player ou o browser do sistema operacional. Se ta incomodando, porquê o pessoal do ICQ ou da Netscape não faz um OS. Eu não entendo a sugestão das pessoas... é manter a rivalidade via estagnação? Pra mim ganha quem tentar, quem inovar, quem oferecer.
    Coca-Cola, McDonald's, Nike e Microsoft fazem isso, se a concorrência não é tão eficaz... não são eles os culpados.

    Por Anonymous Anônimo, Às 24 janeiro, 2006  

  • Arthur, pelo amor de Deus vai pra uma comunidade de CONSPIRAÇÔES no orkut meu irmão.

    Esse papo de Brasileiro "que tem medo dos EUA dominar o mundo" ja ta enchendo o saco.

    § MEU SAPATO É UM NIKE
    § HOJE EU BEBI UMA COCA-COL
    § MEU COMPUTADOR TEM UM SO DA MICROSOFT
    § ESSE FINAL DE SEMANA VOU NO MC'DONALDS

    Não. não inventei isso não. Isso realmente é o momento em que estou vivendo.

    E a nike, coca, M$, McD... Eles não tem culpa de ser bom.
    - Não é a globo que manda eu beber coca não, sou eu que quero comprar e beber.
    - Não foi Ronaldinho que disse "compre um sapato da nike" , fui eu que fui numa loja e gostei dele.
    - Não é a internet que diz "o Windows é o melhor", sou eu que gosto dele.
    - E não é o palhaço que diz "Só como no McDonals", sou eu que gosto dos sanduiches de lá.

    Deu pra entender?
    N
    a hora de comprar um refrigerante ao ínves de escolher o mais gostoso tenho que escolher de qual país eu vou tomar é?

    Agora eu vi. Uma empresa que quer trabalhar não pode porque que nem disse o Leon, a concorrencia É FRACA.

    Deixa de besteira. E olha que nem falei do Google hein? Falei de outros produtos AMERICANOS. Ta achando ruim, fique assitindo novela (da globo não vale pois os norte-americanos gostam) por que os melhores filmes são dos EUA.

    E não, eu não acho que um filme que tem um monte de negro (nada de preconceito), bandidos e tiroteio seja muito divertido. Pra falar a verdade não creio nem que seja divertido, afinal aquilo acontece de verdade, e nínguem fica dando risada.

    Por Anonymous Anônimo, Às 24 janeiro, 2006  

  • "estendendo ao site de relacionamentos a venda conjunta de links patrocinados"

    Então quer dizer que agora vamos ter propagandas no Orkut também, se é que eu entendi a reportagem?

    Por Anonymous Anônimo, Às 24 janeiro, 2006  

  • "Coca-Cola, McDonald's, Nike e Microsoft fazem isso, se a concorrência não é tão eficaz... não são eles os culpados."

    A concorrência não é eficaz pois não há mercado que aguente perante produtos internacionais que chegam no país a preços de mercado nacional.

    Fazer o que, se essas empresas muitas vezes tem vantagens fiscais no Brasil, usam mão de obra barata (pra não dizer infantil, como muitos sabem no caso da Nike), enfim praticam todo o tipo de irregularidades pra acabar com o mercado de todos os países.

    E dizer que o McDonalds tem um lanche bom... perai não vamos forçar a amizade!! aquele lanche com gosto de plástico que custa mais de 5 reais, que roubo... você nunca foi em lanchonete de pracinha pra comer um X-Tudo? Então não sabe o que é lanche!!

    E pra quem não tá nem aí para o mercado nacional, acho que merece o desprezo. Essas empresas muitas vezes não geram empregos diretos no país, e não deixam o lucro aqui. Parasitam o mercado nacional, pegam nosso dinheiro e voltam para as sedes das multinacionais.

    E isso não é conspiração, é só ter um pouco de inteligência e assistir jornais pra saber o que está acontecendo por aí.

    Por Anonymous Anônimo, Às 24 janeiro, 2006  

  • Um dos grande baratos do Google no mundo e no Brasil, tem sido a chacoalhada que ele deu em seus rivais. É delicioso ver o Yahoo!, a Microsoft, o UOL e tantas outras empresas saírem de suas zonas de conforto. Já imaginaram se o Google começa a fornecer acesso de banda larga no Brasil? Algumas empresas que hoje esnobam o consumidor, dizendo para que ele espere pela instalação de um modem, por exemplo, durante uma semana inteira (sem especificar dia ou horário), serão fortemente incentivadas a melhorar seus serviços. As críticas do Arthur são muitíssimo bem-vindas num momento em que parece que tudo o que o Google toca vira ouro e tudo o que ele divulga se torna verdade inquestionável. Embora UOL, Microsoft, Terra Networks e outras, ultimamente não tenham feito quase nada além de copiar os serviços do Google, parece não haver dúvidas de que o saldo para os usuários até o momento é positivo. Além disso, os comentários do Arthur se aplicam muito bem às empresas que ora se veem ameaçadas pelo Google. Que fizeram UOL e Terra (cujo capital é espanhol) senão monopolizar grande parte da audiência no Brasil? Quantos pequenos provedores de acesso e conteúdo não pereceram frente ao rolo compressor do UOL, Terra e Globo.com?

    Sobre a outra questão, muitas pessoas escolhem, sim, produtos não apenas pelo sabor (no caso dos alimentícios). Consumidores no Brasil e no mundo têm alterado seus padrões de consumo em função do comportamento das empresas. Apenas para citar alguns exemplos notórios: escolha de alimentos que minimizem o sofrimentos dos animais; escolha de produtos de empresas que não utilizam trabalho infatil; escolha de empresas que não apoiam guerras...

    Boicotes funcionam, diz ONG
    Folha de S. Paulo, 27 de março de 2003
    Não é possível prever os prejuízos causados aos produtos americanos por causa dos boicotes, mas exemplos mostram que empresas afetadas por esse tipo de comportamento do consumidor sofreram consequências, de acordo com Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu -ONG que defende o consumo consciente. "Podemos citar o movimento de boicote de americanos à Coca-Cola em 1997, quando a empresa foi acusada de racismo e investiu US$ 1 bilhão em um novo programa de recrutamento", afirmou Mattar. No entanto, a maior parte dos especialistas em comportamento do consumidor não acredita em consequências econômicas mais graves para as empresas boicotadas. No Brasil, os boicotes devem ser quase insignificantes, segundo o professor de marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Ismael Rocha: "Marcas americanas famosas, como McDonald's e General Motors, estão há muito tempo no país, e o consumidor brasileiro costuma estabelecer uma relação afetiva com produtos em geral". (ALESSANDRA MILANEZ E MAELI PRADO)

    Leia também: McDonald's aposta em lanche vegetariano para conquistar consumidores na Índia

    Por Blogger Ivan, Às 24 janeiro, 2006  

  • Não estou falando que, só porque sou brasileiro, tenho que consumir produtos brasileiros. Só que muita gente tem preconceito sobre produtos nacionais, e por isso acabam usando produtos estrangeiros sem mesmo ter provado o concorrente nacional.

    Devemos, sim, consumir o melhor, independentemente do país origem. O problema no caso do Google é que qualquer b*sta que eles fazem o pessoal adora. E isso não acontece só no Brasil, mas no mundo todo. Eu sei, eles tambem têm serviços muito bons. Mas se amanhã eles lançarem um serviço de calendário ridículo, vão dizer que é o melhor, vai ter reportagem na CNN falando da "grande invenção do século", vai ser capa de todas as revistas de informática.

    Se amanhã o Google lançar uma rede social horrível, cheia de erros e facilmente invadida por hackers, vão dizer que é a melhor, vai aparecer na TV, vai ser capa de revista. Ops, já fizeram isso...

    Esse caso da edição da legenda de qualquer foto foi a gota d'água. Divulgaram isso num blog, várias pessoas foram hackeadas e só depois o pessoal do Orkut/Google arrumou a falha. Exatamente como acontece com o Windows. Se é com a Microsoft, vamos reclamar. Mas não, foi com o Google, então tudo bem.

    O caso do Google no Brasil (que é o mesmo em todo o mundo) não é exatamente um problema de preconceito contra portais brasileiros. O problema é que temos uma falsa impressão do Google. Achamos que eles são super-heróis, vieram nos salvar do domínio da Microsoft. Mas agora vemos que eles são exatamente como a Microsoft. "Fomos enganados", e tem gente que ainda não percebeu isso, tem gente que até hoje é iludida pela idéia de que o Google é anti-Microsoft e anti-capitalismo, quando na verdade se comporta como a Microsoft e como os piores capitalistas.

    Repito, vocês podem estar adorando ver o Google dominar o Brasil, assim como o pessoal adorou quando a Coca, o McDonald's e o Burger King chegaram ao Brasil.

    Por Anonymous Anônimo, Às 24 janeiro, 2006  

  • Sobre o caso do Orkut, não podemos esquecer que trata-se de produto identificado como beta, ou seja, um produto que pode ser instável (é o caso!) mas que é útil para demonstrações. Se o produto é beta significa que está em testes. Não faz sentido demonizar um empresa pelas falhas de um produto que está em fase beta e identificado como tal. Os usuários sabem, ou deveriam saber, das limitações de um produto assim.
    Já a qualidade, estabilidade e agilidade do Google (buscador) são inquestionáveis. A supremacia do serviço é reconhecida não apenas pelos seus usuários mas também por cada um de seus concorrentes. A própria Microsoft chegou a dizer que o Google é a empresa cujo estilo de ação é o que mais se parece com o dela própria. Só resta saber se, vindo da Microsoft, devemos tomar essa afirmação como uma crítica ou um elogio...

    Por Blogger Ivan, Às 24 janeiro, 2006  

  • É beta, mas isso não é desculpa para um erro tão grave como esse. Alguns dias atrás, o Orkut completou 2 anos. E o que o Orkut evoluiu nesses tempo? Por acaso o Orkut de hoje é melhor e mais seguro que o Orkut de 2 anos atrás?

    Ainda falando sobre beta... Se amanhã descobrirem uma falha no Gmail, um hacker invadir o seu, apagar todos seus e-mails e enviar e-mails falsos para sua lista de contatos, você vai dizer "tudo bem, é beta"?

    Essa falha do Orkut é algo absolutamente ridículo, um erro que nem os piores desenvolvedores cometem. Não estamos falando de uma rede social desconhecida criada por um anônimo. Estamos falando de uma rede social que ameaça se tornar o site mais popular do Brasil, mantida pelo "maior portal do mundo". Um erro absolutamente inaceitável.

    Por Anonymous Anônimo, Às 24 janeiro, 2006  

  • Arthur, eu não estou entendendo os seus comentários. Você vem em todos os posts falar mal do Google, muitas vezes usando argumento sem nexo (que eu mostrarei mais abaixo). Se você não gosta do Google, porque é tão assíduo leitor de um blog que só fala dele? Isso é postura de troll, ficar lendo e comentando num blog só para criticar. Se eu não gosto de um blog, simplesmente deixo de lê-lo, e não fico incomodando os outros leitores com comentários arrevezados.

    Você disse várias bobagens no seu comment:

    a) que as pessoas usam preferem usar o produto estrangeiro que o nacional. Aí eu pergunto: que produto nacional? Na época em que o Orkut tornou-se popular aqui, não existia nenhum serviço nacional semelhante. As cópias nacionais vieram exatamente depois que se percebeu a viabilidade desse serviço. E a popularidade original do Google é o que o mantém o principal hoje, mesmo com os bugs.

    b) que qualquer coisa que o Google lança é elogiado. Eu não vi ninguém dizendo que o Google Reader seja a grande invenção do século, pois todo mundo percebeu que apesar da interface bonitinha ele não era tão bom quanto o Bloglines. Mas quando saiu o Gmail era inevitável demonstrar o arrojo do novo serviço.

    c) que alguém acha que o Google é anti-capitalismo. Tenha a santa paciência. O Google é uma companhia enorme, com ações em bolsa, como é que alguém vai achar que eles são anticapitalistas? Só se for um imbecil. Você já leu alguém dizendo que o Google é anticapitalista? Isso é invenção sua.

    Quando resistiu a mais uma intenção autoritária do governo americano, o Google demonstrou que não é como a Microsoft, que em determinada EULA chegou a dizer que todas as informações coletadas pelo MSN Explorer eram de sua propriedade (!).

    Por Anonymous Anônimo, Às 25 janeiro, 2006  

  • "que em determinada EULA chegou a dizer que todas as informações coletadas pelo MSN Explorer eram de sua propriedade"

    Sugiro que leia os termos de contrato do Orkut.

    http://www.orkut.com/terms.aspx

    Leia a parte "orkut.com's proprietary rights", em letras pequenas.

    "By submitting, posting or displaying any Materials on or through the orkut.com service, you automatically grant to us a worldwide, non-exclusive, sublicenseable, transferable, royalty-free, perpetual, irrevocable right to copy, distribute, create derivative works of, publicly perform and display such Materials."

    Preste atenção na agressividade do termo de contrato deles.

    E não me venha dizer que não leu!!

    Por Anonymous Anônimo, Às 25 janeiro, 2006  

  • Agora, que argumento fanatista vai usar pra dizer que a Google não é tão diferente da Microsoft?

    Basta ler todos os termos de contrato deles... Já viu o do GTalk? Gmail?

    Recomendo que leia.

    Por Anonymous Anônimo, Às 25 janeiro, 2006  

  • A tah Arthur.. não é tão dramático assim!!

    Não sei quem te falou que a google vai falir a globo, uol, e não sei mais o que... (Lembra-se da história... afinal a microsoft faliu a Apple... acho que não porque estou usando um neste exato momento)

    A questão do bug, é normal em qualquer sistema, e se você trabalha como programador ou algo do ramo sabe exatamente do que estou falando

    A terceira questão até que acho interessante... também sou declaradamente contra esses caras... mas.. fazer o quê???

    Por Blogger Zaca, Às 25 janeiro, 2006  

  • o Google planta o que colheu. A gente confia, acredita e cria expectativas gigantes a cada novo produto e não é à toa, há todo um histórico por trás disso. Por várias e várias vezes a gente foi surpreendido, e é por isso que frequentamos um blog do assunto e mais, por isso que gente mantem esse blog. Essas suas declarações parecem dor de cotovelo, ciuminho. É inaceitável pra você? Eu posso fazer um tutorial sobre como apagar sua conta. Os termos são muito duros pra você? Não usa. Simples.

    Por Anonymous Anônimo, Às 26 janeiro, 2006  

  • ahh..vamo todu mundu pra balada e prontu..uahuahuahuahuah
    vcs saum mto bobos..aff

    Por Anonymous Anônimo, Às 13 fevereiro, 2006  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial