Google Print volta a todo vapor
Como já haviamos falado anteriormente (veja: Escaneamento de livros pode voltar na terça), a Google voltou a escanear livros e disponibilizar alguns na íntegra em seu serviço Google Print.
Colaboração: Leandrow e Kaidro
Vamos esperar e ver por quanto tempo os tribunais americanos vão deixar a empresa escanear os livros e os disponibilizar gratuitamente para qualquer pessoa na internet.
Da Folha Online
A ferramenta de buscas Google passa a oferecer, a partir desta quinta-feira, livros inteiros que pertencem ao domínio público -- obras não protegidas pela lei dos direitos autorais. Até então, o endereço Google Print tinha apenas trechos de livros e documentos.
Entre o material oferecido há romances, histórias relacionadas a guerras e biografias de famílias ricas de Nova York -- a maior parte do material já disponível foi escrita no século 19. A empresa não divulga quantas obras completas estão disponíveis no site.
Nos próximos anos, o Google quer digitalizar milhões de livros da Biblioteca Pública de Nova York e bibliotecas de quatro grandes universidades -- Stanford, Harvard, Michigan e Oxford.
Colaboração: Leandrow e Kaidro

4 Comentários:
Só falta colocar umas revistinha tb né? Afinal nem todo mundo pode ler revistas do resto do mundo (eu por exemplo). Ficaria bem legal
Por
Anônimo, Às
03 novembro, 2005
legal materia :}
gostaria de falar aqui, acho que todos ja perceberam, mas houve uma mudança no Orkut. Mudaram a fonte das letras inicias que aparecen nos perfis dos usuários e nome de comunidades :]
abraços :]
Por
Unknown, Às
03 novembro, 2005
Acho que essa saída para os livros antigos, visa exatamente o não confronto. No Brasil, por exemplo, qualquer direito autoral expira, no prazo máximo de 70 anos após a morte do autor. A lei americana é indentica "70 anos após a morte do autor". Há uma diferença apenas para obras anonimas, que no brasil são protegidas por 70 anos da sua publicação, e nos Estados Unidos por 95 anos da publicação, ou 120 anos da sua criação, o que ocorrer primeiro.
Acho todos esses prazos, absurdos da proteção legal, que deveriam ser revistos, mas são o prazos em vigor, assim é provável que por volta do ano 2100 tenhamos acesso ao código fonte do windows 1.0, contando que Gates morra antes de 2030, ou a Google possa indexar o inteiro conteúdo do Senhor do Anéis (o livro) em 2043, o filme só em 2100, o primeiro.
Acredito que a Google esteja agindo certo. E nesse caso não há como pará-la.
[]'s
Por
Anônimo, Às
03 novembro, 2005
A ideia do Kaidro é otima seria muito bom se um dia o Google fizesse de Google Revista e coloca-se as revistas tudo online pagina por pagina só assim eu não teria problemas com o sistema de entrega de umas revistas que assino
Acho legal mesmo a ideia de colocar os livro pra todos ler - tem gente qu não sabe nem se quer chegar em uma bibliotea... boa iniciativa do Google
Vou ver se coloco um post sobre têndencia no meu blog sobre scannear revistas parece legal
Por
Unknown, Às
03 novembro, 2005
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial