Undergoogle

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Novo preview do Windows Live Local


Parte de sua estratégia de mover aplicações para a Web, a Microsoft lançou uma nova versão prévia do Windows Live Local, concorrente direto do Google Local.

A grande novidade da nova versão é um interessante (e um pouco enigmático) recurso que muda o foco da imagem para terrestre.

O serviço é uma espécie de simulador, em que é possível arrastar e girar um "carrinho virtual", tendo uma visão de dentro do automóvel.

As imagens do simulador estão disponíveis apenas nas cidades de Seattle e São Franscisco.

Visite: Windows Live Local Preview
Imagens: Flickr
Vídeo (inglês, 38 min): Channel9

Quanto o Google mudou sua vida?

Sem dúvidas, quem conhece o poder do Google se apaixona e nunca mais necessita pedir ajuda a amigos ou qualquer outra pessoa quando não sabe de alguma coisa. O buscador propicia a seus usuários um universo antes inatingível e torna as informações tão acessíveis que qualquer um pode se tornar um "expert" em qualquer assunto com algumas horas de busca.

A fama do buscador não é só a de informar e agradar os seus usuários, muita gente depende do Google para sobreviver. Muitas empresas surgiram aos pés do serviço de anúncios da empresa e, se são grandes hoje, devem tudo aos milagrosos cliques vindos dos usuários do Google.

Afinal, foi o Google AdWords que tornou o Google revolucionário, no cenário em que a empresa nasceu, buscar era uma coisa comum, mas ganhar dinheiro com o serviço de busca é que era difícil, com um serviço inteligente e agradável, a empresa de Mountain View se tornou o ponto de referências em buscas e consequentemente conseguiu lucros records com seu sistema de anúncios.

Um exemplo de empresa que surgiu aos pés do AdWords é o site brasileiro Corpo Perfeito, que começou em um pequeno quarto com um computador velho, muita vontade de ganhar dinheiro e o Google AdWords como parceiro.

Imagine só que, pagando poucos centavos por cliques, você pode receber usuários já interessados em seu produto. O melhor de tudo é que esses usuários vem das buscas, o que torna a visitação muito relevante, afinal, para que o Corpo Perfeito apareça como anunciantes é necessário o internauta buscas por termos associados aos produtos da empresa.


"O Google AdWords é uma ferramenta valiosa para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou do setor que atua. Minha experiência mostra que a capacidade de targeting por comportamento do AdWords vem sendo muito mais lucrativa do que qualquer outra forma de targeting que já tentei".
O CorpoPerfeito foi escolhido pelo Google como um dos 6 casos de maior sucesso na Internet mundial e um documentário inspirador em vídeo foi feito sobre a empresa contando sua história.

O CorpoPerfeito foi a única empresa selecionada pelo Google na América Latina e sua história vem sendo vinculada em eventos de negócios em todo o mundo junto a nomes de empresas já mundialmente consagradas

O Renato nos enviou o link para o vídeo, mostrando como a empresa surgiu e quanto o AdWords foi importante para o seu crescimento e sucesso.

Você usa os atalhos do Gmail?

Eles estão lá e estão ganhando cada vez mais espaço devido à difusão da Web 2.0. Os atalhos no teclado estão invadindo alguns sites e estão realmente facilitando a vida dos usuário, mas, quantos os utilizam?

Você sabia que a interface em inglês do Gmail tem aproximadamente 25 atalhos no teclado para praticamente todas as funções do serviço? Agora diga, quais deles você usa? São tantos que poucas pessoas se aventuram a decorar as letrinhas. Eis alguns atalhos:

Atalho
Função
Descrição
c
Compor
Abre o a página para escrever mensagens. Shift + c Abre a caixa de composições em uma nova janela.
n
Próxima conversação
Move seu cursor pra a proxima conversação dentro de uma mensagem. Pressione Enter para abrir.
s
Com estrela
Marca sua mensagem com uma estrela.
r
Responder
Abre a caixa de texto para responder uma mensagem já aberta.
a
Responde a todos
Abre a caixa de texto para responder a todos os e-mails da mensagem.
TAB + ENTER
Enviar
Após escrever uma mensagem você pode pressionar estas teclas para enviar o e-mail.
g+c
Contatos
Leva você para a lista de contatos.

Queria com este artigo difundir mais o uso dos atalhos, uma vez que quase todos os leitores desse blog utilizam Gmail e nem todos sabem de todo o poder do serviço.

domingo, fevereiro 26, 2006

Google CL2: Google Calendar está para sair!

Saiu agora pouco no Google Blogoscoped: Parece que o serviço de calendário da Google será lançado em breve e já tem nome e endereço próprio. Segundo comprovado pela própria empresa, o serviço se chamará Google CL2 e terá como endereço google.com/cl2. Quer provas? olhe a figura abaixo e depois visite: Google Links (somente usuários logados em suas Google Accounts e que possuam Gmail com interface em inglês poderão ver a página).

O endereço já aponta para o Google Accounts e mostra que o serviço está pronto para ser lançado. Acreditamos que o serviço de calendário será habilitado em alguns dias (ou porque não , horas) e provavelmente será baseado na Web2.0, além de ser integrado com os outros serviços oferecidos pela Google, como Gmail e Reader.

Aproveitando: Quem entrar no Google Links, irá se deparar com um novo serviço oferecido pela Google, onde pode-se acrescentar links para os serviços mais utilizados do Google em uma linha que ficaria no topo de todos os serviços oferecidos pela empresa. O serviço ainda não está ativo, mas deve estar no ar em algumas horas, ou dias.

sábado, fevereiro 25, 2006

Google Brin Creator!

Google Brin Creator? Sim! Por que somente o co-fundador Larry Page tem que levar os créditos pelos serviços criados? Não bastasse o Pagerank, agora o Google Page Creator! :)

Tony Ruscoe, resolveu solucionar o problema e lançou o Google Brin Creator, onde os internautas podem usar uma interface intuitiva para criar páginas utilizando algumas imagens, o rosto de Sergey Brin e uma caixa de mensagens.

A idéia é interessante e rende bons comentários sobre os co-fundadores do Google e o seu serviço de criação de páginas pessoais. Lembramos que o serviço não é oficial e por copiar layout e parodiar um serviço do Google, pode ser tirado do ar por razões éticas a qualquer momento.

Veja nossa criação.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Governo chinês investiga Google por operar sem licença

Do JC Online

O Governo chinês abriu uma investigação sobre o gigante americano Google porque seu serviço na China não tem licença de internet adequada, informou nesta terça-feira (21) a imprensa local.

A versão chinesa da portal, "Google.cn", não conta com a licença de provisão de conteúdos de internet (ICP, sigla em inglês) que requer a legislação sobre as firmas estrangeiras.

Até agora, o portal utiliza uma permissão válida para empresas nacionais, graças a um acordo de colaboração com o portal "Ganji.com".

"Sem esta licença, não se permite a entrada de capital forâneo em negócios de telecomunicações, incluindo as operações da ICP", assinala o jornal "Beijing News".

Segundo o diário, o Ministério da Indústria da Informação descobriu esta situação e está investigando o incidente.

Aparentemente, não é o primeiro caso de uma empresa estrangeira que utiliza uma licença nacional para suas operações na China, onde as autoridades vigiam e eliminam da rede conteúdos perigosos, sejam pornográficos ou politicamente sensíveis.

O Google, da mesma forma que o Yahoo ou a Microsoft, colabora com o Governo chinês situando em suas páginas web um programa de busca que exclui fatos e dados de acordo com a censura do país asiático.

As seções de notícias do Google ou do Yahoo em chinês já estão censuradas e recentemente a Microsoft eliminou de suas páginas o blog de Michael Anti (pseudônimo de Zhao Jing), um jornalista crítico com a censura chinesa.

Além disso, em pelo menos duas ocasiões, o Yahoo passou às autoridades informações dos e-mails de dois ativistas, que permitiram sua posterior detenção e processamento.

A colaboração destas grandes empresas americanas com o regime de Pequim foi tachado de "hipócrita" pela Repórteres Sem Fronteiras e outros órgãos pró-direitos humanos, mas as empresas dizem que só cumprem as leis do país.

Google oferecerá vídeos históricos online

Do IDG Now!

O Google e o Arquivo Nacional norte-americano anunciaram nesta sexta-feira (24/02) uma parceira para tornar filmes clássicos da coleção do órgão disponíveis online.

Graças ao acordo, usuários poderão ter acesso a filmes históricos e documentários guardados no Arquivo Nacional tanto pelo serviço Google Video como pelo endereço do Arquivo Nacional.

Já podem ser encontrados online filmes como o do discurso do então presidente norte-americano Franklin Roosevelt anunciando a vitória dos Aliados em 1945 ou um documentário sobre a expedição do país que chegou à Lua, em 1969.

"Pela primeira vez, o público poderá ter acesso a uma coleção com filmes raros e incomuns na internet", relata Allen Weinstein, do Arquivo Nacional. A coleção inicial do Google contará com 103 filmes clássicos.

Google Maps Nighttime!

Apareceu na internet uma implementação do Google Maps bastante interessante. É o Google Maps Nighttime!, que utiliza o mecanismo do Maps para exibir fotos do mundo à noite.

Vale uma visita: Google Maps Nighttime!

Estréia do Page Creator surpreende Google

Do INFO Online:

A estréia, nesta quinta-feira (23), do serviço de construção de páginas online da Google surpreendeu seus próprios desenvolvedores.

O acesso à ferramenta foi tão intenso que a empresa chegou a suspender o serviço em vários momentos ao longo do dia.

Realmente durou pouco tempo. Após apenas algumas horas, a Google já havia suspendido a criação de novas contas.

O novo serviço de criação de páginas abusa de tecnologias JavaScript e XML, o famoso "AJAX". Para quem deseja criar um site simples, a ferramenta se mostrou excepcionalmente fácil e prática.

Para os curiosos que não tiveram a oportunidade de testar a ferramenta, tiramos algumas screenshots. Estão publicadas em nosso novo espaço no Flickr.

Clique aqui para ver as imagens. Para ver uma imagem em tamanho real, basta clicar no botãozinho "All sizes".

Categorias no Google Vídeo


Em mais um esforço para promover seu "mecanismo de busca/loja de vídeos", o Google Video, a Google criou categorias para ajudar a encontrar vídeos específicos.

Entre as categorias estão, por exemplo, Animações, Vídeos musicais e Notícias.

Fonte: Google Blogscoped

Google Widgets para o Dashboard do Mac

A Google criou 3 interessantes "widgets" para o Dashboard do Mac OS X.

O design dos widgets chama a atenção pelo bom gosto e simplicidade.

Blogger
Permite postar facilmente em seu blog do blogger.com.


Gmail
Seus email diretamente em seu Dashboard.


Search History
Esqueceu um site que visitou semana passada? Agora é fácil encontrar.


Veja o site oficial e baixe os widgets aqui.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Google Page Creator

A Google acaba de lançar uma ferramenta para criação de web sites ao estilo Geocities. O serviço ainda não está totalmente pronto, precisa de muita coisa, mas é bem feito, usa ajax e tem bons recursos.

O usuário pode escolher tamplates e layouts, além de editar o conteúdo das páginas de forma fácil e intuitiva sem necessitar baixar plug-in ou qualquer outra coisa. Basta logar-se e começar a mexer.

Além de criar as páginas, o usuário conta com um espaço de 100MB para armazenar suas páginas e imagens.

Durante o dia estaremos testando o serviço e em breve traremos mais informações sobre o Editor de páginas.

Visite: Google Page Creator

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Imagens do GooglePlex

Talvez um dos mais cobiçados lugares para todos os Geeks do mundo seja a sede da Google em Mountain View, CA. A sede da empresa é um verdadeiro jardim encantado para quem respira tecnologia e busca um lugar onde o empregado é realmente valorizado.

O site da revista Time publicou uma bacana série de fotos sobre a vida no GooglePlex, a sede do Google. Reparem na sobriedade do lugar! Veja Aqui.

Para os que não se contentam com as fotos, outras imagens podem ser encontradas nos álbuns do Flickr, na tag GooglePlex.


Maiores informações sobre a sede da Google podem ser encontradas aqui.

Google Current entra no ar

Por Leon Santiago:

Estreou ontem a sessão dedicada exclusivamente ao Google Current no site da Current.TV. Para quem não sabe, a Current.TV é a rede de televisão do ex vice-presidente americano Al Gore que tem como diferencial uma programação baseada em spots que vão de 5 segundos a 15 minutos. Um desses spots é uma parceria da Current com a nossa gigante das buscas preferida. A cada meia hora entra no ar um spot de 3 minutos baseada num zeitgeist especial que a Google fornece sobre o que foi buscado recentemente em seus domínios, seja no News, no Earth, no Videos ou mesmo no buscador principal.

O mini-site promete mais conteúdo em breve, mas você pode assistir a alguns episódios por lá ou pelo Google Video.

Agora fica a questão: será o Google Current, uma das integrações mais bacanas de web e tv, ou até uma espécie de Beta pra esperada Google TV? Hummm...

Veja: Google Current_

Liminar restringirá busca de imagem no Google

Do IDGNow!
Um juiz federal dos Estados Unidos determinou na terça-feira (21/02) que uma empresa de conteúdo adulto que está processando o Google deve prevalecer em pelo menos um ponto do processo de infração de direitos autorais e ordenou as empresas a trabalharem em uma liminar que restringirá buscas de imagem na ferramenta.

O processo tem foco na função de busca de imagem Google Image Search. A Perfect 10, que produz uma revista e um site de conteúdo adulto, alega que o Google viola seus direitos autorais ao mostrar imagens em miniatura das suas coleções de fotos e prover imagem em tamanho maior usadas em outros sites que também infringem os seus direitos autorais.

A empresa entrou com a ação em novembro de 2004 buscando uma liminar para impedir o Google de exibir as imagens.

Na decisão divulgada na terça-feira, o juiz A. Howard Matz, de uma Corte Distrital da Califórnia (EUA), garantiu a liminar à Perfect 10. [mais]

terça-feira, fevereiro 21, 2006

[Atualizado] Orkut - Garota do U2

Faz tempo que não postamos nada sobre o Orkut. Então vamos lá...

Alguém assistiu ao show do U2 na noite de segunda-feira, que aconteceu no Morumbi (São Paulo)?

O site Os humanos do Orkut encontrou o perfil da garota que subiu ao palco para cantar "With or without you" e deu um beijo no vocalista da banda Bono Vox.

O link para o perfil da moça é este.

Atualização: O problema é quando descobrem o perfil do namorado dela. :)

Google abre escritório em Israel

A Google anunciou segunda-feira que abrirá um escritrório em Israel.

Caso more em Israel, envie seu currículo e tente a sorte. :)

Gmail pode ganhar emoticons


Um usuário do Gmail relatou ao site Google Blogscoped que encontrou uma opção para inserir smileys (emoticons) no corpo do e-mail, ao responder uma mensagem.

Não temos qualquer informação para confirmar se o recurso virá mesmo, por enquanto.

Editado: De acordo com um usuário nos posts, e com recente atualização no Google Blogscoped, os emoticons não passam de uma extensão para Firefox. O usuário que informou os emoticons ao site, pode ter instalado a extensão sem perceber que era ela a responsável por inserir tais imagens no Gmail.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Google Desktop perde credibilidade

O novo beta do Google Desktop 3, lançado recentemente pela Google, permite que usuários busquem dados não somente em seus computadores, mas em outros da rede ou pela internet.

Muito bom na teoria, extremamente suspeito na prática. Para permitir que arquivos do computador de casa se tornem pesquisáveis no trabalho, por exemplo, a Google armazena em seus servidores o índice dos arquivos utilizados nos últimos 30 dias do computador. Ou seja, tudo que tem no seu PC, tem listado nos servidores.

Essa semana, mais uma consultoria desestimulou o uso do Google Desktop por empresas. Antes criticada pela Eletronic Frontier Foundation (EFF), agora foi a respeitada Gartner quem foi contra a ferramenta. "O mero transporte [dos dados] para fora da empresa, representa um risco à segurança inaceitável para muitas empresas", disse a Gartner.

De acordo com a Google, os dados são criptografados, e apenas um número limitado de funcionários da empresa tem acesso às informações.

Uma das prevenções, para quem deseja utilizar a ferramenta, é desativar o recurso de busca em múltiplos computadores.

Fonte: IDG Now!

Google rejeita formalmente entrega de dados ao governo

Do IDGNow!
O Google rejeitou formalmente o pedido do governo norte-americano para que entregasse informações equivalentes a uma semana de buscas por meio da sua ferramenta, o que representa mais de um milhão de registros do seu histórico.

O argumento para a recusa é que a medida abalaria confiança no seu serviço e que o pedido coloca o peso de uma responsabilidade indevida na companhia.

"Os usuários confiam, quando colocam um termo para pesquisa na caixa de buscas do Google, não apenas que vão receber os resultados mais relevantes, mas também que o Google vai manter em sigilo qualquer informação comunicada por eles, na ausência de uma razão convincente", escreveu o advogado da companhia nos papéis entregues à Corte na sexta-feira (17/02). [mais]

O casamento "Google & Firefox"

Desde que a Google resolveu tomar fôlego e explorar outras áreas além de seu poderoso buscador, a gigante das buscas tem sempre dado suporte ao navegador de código aberto Firefox.

O casamento, que começou meio indefinido com a simples inserção do Google como página inicial padrão no Firefox, ao longo do tempo foi tomando forma e conhecimento de todos, com diversas ações comprovando isso.

A Google foi uma das primeiras empresas de buscas a disponibilizar uma Toolbar exclusiva ao "navegador da raposa". Além disso, todos seus serviços, desde o começo, sempre funcionaram perfeitamente no Firefox. A própria página de buscas, google.com, utiliza de um recurso exclusivo do Firefox, o prefetch, para tornar o resultado das buscas mais rápido no navegador.

Já não bastasse tantas provas de um relacionamento forte entre os dois, a "união formal" veio em meados de 2005, quando a Google lançou uma campanha revolucionária: pagaria 1 dólar para cada usuário que convencesse outro a instalar o Firefox no computador. O esquema funciona sob o guarda-chuva do Google Adsense, permitindo que usuários exibissem banners em seus sites promovendo o navegador. Juntamente com ele, era instalado também a Google Toolbar for Firefox.

Na mesma época, a Google ainda contratava diversos programadores, e os pagaria "de seu próprio bolso", para que trabalhassem exclusivamente para o Firefox. O principal objetivo desses programadores seria melhorar o já consagrado sistema de abas do navegador.

"OK, você me convenceu, mas porque cargas d'água a Google se importa tanto em promover o Firefox?"

Aqui começam as teorias. Uma teoria simplista diria que a Google quer ver seus produtos funcionando melhor e mais rápido, e por isso apóia o navegador. Outra diria que, por a Google não conter produtos open-source (código aberto), estaria desagradando a diversos adeptos deste modelo de software. E para compensar isso, e não precisar abrir seus fontes, simplesmente está tentando passar uma boa imagem apoiando o Firefox, que atualmente é o software open-source que mais se destaca no mundo Windows.

Mas eu tenho uma outra teoria. Lembram o que a Microsoft conseguiu fazer com o imponente Netscape? Ou com o popularíssimo ICQ? E o famoso Real Player, cadê? Estes softwares que citei, são apenas três exemplos do que a Microsoft consegue fazer com seus concorrentes.

"Existe um navegador que tem 90% do mercado? Vamos lançar um com o próximo Windows, e lei do menor esforço faz o resto. O mercado é nosso". Sim, é muito cômodo para o usuário que seu SO venha com um navegador. Não vou discutir ética nem legislação para saber quem está certo, quem está errado. Apenas estou mostrando que a Microsoft tem a força, e pode usar seu sistema operacional para promover praticamente o que quiser. Inclusive um concorrente da Google.

Recentemente, a Microsoft tem apostado todas suas fichas em uma plataforma web nomeada "Live". Ela será a concorrente direta dos serviços da Google e Yahoo. Não vou entrar em detalhes dessa nova plataforma agora, quem quiser saber um pouco mais pode procurar no Google por "Windows Live Messenger", "Live Mail", "Office Live", ou acesse o Windows Live Local para ter uma idéia do que a Microsoft está aprontando.

Bill Gates declarou abertamente guerra à Google. Alguém duvida que o Windows Vista não dará grande foco à plataforma Live? Qual será o buscador preferido do Internet Explorer 7? O Messenger da Microsoft vai promover qual email? "Você será muito mais feliz e terá uma experiência muito melhor na web" utilizando qual portal de serviços? É. A Microsoft tem uma grande carta na manga.

Agora reflitam um pouco: o que a Google pode fazer para se proteger? Muito pouco na minha opinião. E o pouco que podem fazer estão fazendo, e de forma gloriosa. Veja as ações dela:

Google Desktop: Bate de frente com o sistema de busca em tempo real do Windows Vista, que pode promover o buscador MSN Search. Contém também uma "sidebar", que faz frente à sidebar integrada ao próximo Windows, e que poderia trazer "Widgets" de vários serviços na web da "Live".

Google Talk: Bate de frente ao novo "Windows Live Messenger", que promove os serviços Live Mail, MSN Search e MSN Spaces.

Google Pack: Substitui o "Adicionar/remover" programas. Uma ótima ponte para a Google promover seus serviços.

Finalmente, o Firefox: A próxima versão do Internet Explorer virá com busca integrada, inicialmente definida para o MSN Search. Será integrado ao Windows Live Messenger. Terá links para diversos serviços da Live. E o pior, ainda suporta ActiveX, que impedem que alguns sites abram em outros sistemas operacionais, além de não suportar completamente especificações W3C, o que torna sites desenvolvidos para IE nem sempre compatíveis a quem utiliza outro navegador. Concorda que, a única coisa que a Google pode fazer, é promover o 2º mais utilizado navegador da web?

Resumo da ópera: A Microsoft utilizará todo o seu poder no desktop para promover sua plataforma web. O que a Google está fazendo é tentando tomar o máximo possível do desktop da Microsoft utilizando seu poder na web. Talvez isso explique porque a Google, por exemplo, não desenvolve softwares para Linux.

domingo, fevereiro 19, 2006

Google Web Accelerator 0.2.63.81

Saiu mais uma versão do Google Web Accelerator, o acelerador da Google. Teoricamente o programa funciona somente nos Estados Unidos e tem seu download limitado, portanto, quem quiser usar e tiver sorte de baixar, teste por sua conta e risco. Comentários sobre o programas serão bem vindos!

Baixe aqui.

Leia mais: Acelere sua vida na Internet e também fora dela.

Colaboração: Thales

Mais recursos para o Google Mail?

Já circula na internet rumores de que novos recursos poderão ser adicionados ao Gmail nos próximos dias.

Segundo análises no código fontes do serviço, percebe-se a presença das palavras "voicemail e voicemails".
var hZ="inbox, star, starred, chat, chats, draft, drafts, sent, sentmail, sent-mail, sent mail, all, allmail, all-mail, all mail, anywhere, archive, spam, trash, read, unread, voicemail, voicemails";
Isso disperta a curiosidade sobre o que essas palavras estão fazendo alí. Estaria o Gmail a ganhar um serviço de voz? Talvez o serviço de VoiceMail possa servir como uma secretária eletrônica do Google Talk, que poderia ser realmente útil quando existir um serviço de VOIP completo e integrado com a telefonia fixa. Também acredita-se que o serviço poderá possibilitar a gravação de voz e envio para outros usuários do Gmail, além de contar com um sistema de busca nas gravações, que possibilitará achar facilmente um determinado trecho do audio. Para o serviço, seria utilizado um player em flash, semelhantes ao encontrado no Google Reader, quando se acessa feeds de podcasts.

Outra possível integração seria com o evite.com, um serviço de envios de convites para festas, aniversários, jantares entre outros. Uma prova da possível integração é a análise do código:
var Js=new AG(["gmail.com","googlemail.com","google.com","evite.com"]);
Talvez esssas novas ferramentas aliadas aos recursos acrescentados recentemente mostrem que o Google Calendar pode estar próximo, talvez não como um serviço a parte, mas sim como mais um recurso do Gmail, o que tornaria o badalado serviço ainda melhor e soberano sobre os demais serviços de e-mail.

Fonte: ZDNet Colaboração: ««..vboladao..»»

sábado, fevereiro 18, 2006

Veja locais de assassinatos famosos no Google Earth

O Terra Tecnologia publicou uma interessante matéria mostrando fotos de locais em que famosos foram assassitados, como John Lennon (Beatles), Júlio César ou o local do famoso "Massacre da Serra Elétrica". A foto à direita é o local do assassinato do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy.

Além das fotos, estão disponíveis os arquivos .kmz para visualizar os locais diretamente do Google Earth.

Leia: Terra Tecnologia

Google quer alcançar mercado corporativo

A Google fechou uma parceria com a consultoria e integradora de sistemas BearingPoint para distribuir seus buscadores ao mercado corporativo, anunciaram as empresas nesta terça-feira (14/02).

O objetivo da parceria é integrar as plataformas de buscas para que empresas indexem os dados dos vários bancos de dados de uma organização - que normalmente estão separados -, atribuam índices também aos aplicativos e facilitem a procura de todo esse material através de uma única interface.

Com a integração dos serviços e plug-ins, a BearingPoint irá adaptar os produtos corporativos do Google para os segmentos farmacêutico e de instituições financeiras, além de oferecer terceirização de armazenamento de dados e desenvolvimento de aplicativos corporativos.

Leia mais: PcWorld

Agradecimentos ao colaborador Renato Pires

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Empresas e instituições vetam Google Desktop 3

Do EPTV

WASHINGTON, PEQUIM - Empresas e instituições acadêmicas dos Estados Unidos estão proibindo a instalação do recém-lançado programa Google Desktop 3, temendo violação das leis sobre privacidade americanas. O programa foi lançado na semana passada e pode ser baixado gratuitamente pela internet.

O Google Desktop 3 permite que usuários procurem arquivos em diferentes computadores a que têm acesso. É possível, por exemplo, usar uma senha e acessar de casa um arquivo gravado no computador do trabalho. Para possibilitar isso, o Google precisa armazenar cópias de arquivos nos servidores da empresa por até um mês. De lá, atualiza as informações nas outras máquinas. O temor dos defensores das liberdades individuais é de que os dados pessoais possam ser alvo de controle e cair em mãos erradas, governamentais ou não.

Esse é o último caso, entre tantos outros recentes, a esquentar o debate sobre a privacidade na web.

Além de controles como o possibilitado pelo Google Desktop 3, os internautas deixam rastros em sites de buscas ao navegar pela internet. E isso não pode ser evitado com antivírus ou qualquer programa potente de segurança.

Juntos, esses rastros constituem uma poderosa ferramenta de informação para governos, como mostram exemplos recentes.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Vodafone levará Google aos celulares

Do IDGNow!
Os clientes da Vodafone poderão utilizar uma versão adaptada do Google para fazer buscas em seus aparelhos celulares. A parceria entre as empresas, anunciada durante o 3GSM, deu origem ao serviço batizado de Vodafone Live.

Alan Harper, diretor de estratégias da operadora, disse que a ferramenta de busca, inicialmente gratuita, estará disponível aos clientes ainda este ano.

Pelo buscador, os usuários poderão fazer não apenas pesquisas dentro do Vodafone Live, mas em toda a internet. Para o diretor, a parceria com o Google permite à operadora prover um serviço de internet móvel mais elaborado ao usuário.

MSN Search ganha novo visual

Alguém reparou como o MSN Search, da Microsoft, está mais bonito?

Sai o design pesado, azul, cedendo lugar a um branco, mais clean. Além disso, nos resultados de busca os títulos não vêm mais em negrito, como antes.

Desabilite o "popup de contato" do Gmail



Sabe aquela janelinha popup com opções de contato que passou a aparecer no Gmail em inglês, após a integração com o Google Talk? Já existe uma forma de desabilitá-la.

Siga os passos:

1 - Caso ainda não utilize, baixe e instale o Firefox;

2 - Abra o Firefox. Instale a extensão GreaseMonkey, e reinicie o navegador para concluir a instalação da extensão;

3 - Execute este script. Basta abri-lo e instalado na barra de notificação superior amarela, no botão "Install";

Pronto! Caso os passos tenham sido seguidos com sucesso, as janelinhas de contato não mais aparecerão em sua próxima entrada no Gmail.

Fonte: Gmail Tools

Google compra empresa de análise de blogs

Da InfoOnline:

O Google confirmou, nesta quarta-feira 15, que adquiriu a empresa Measure Map, companhia que analisa o uso e o tráfego dos diários virtuais na rede. O Google não informou os valores da negociação.

Segundo a Measure Map, existem cerca de 28 milhões de blogs ativos na web, um mercado potencial a ser explorado pelo Google. As ferramentas da Measure permitem medir a audiência dos diários, número de atualizações o comportamento de quem visita os blogs.

Atualmente, criadores de blogs podem acessar uma ferramenta gratuita da Measure Map que possibilita rastrear visitas a suas páginas.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Google China Blog


A Google criou um blog de sua empresa exclusivo para a China.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Lista completa de emoticons suportados pelo Gmail+talk

O pessoal do Google Blog divulgou a lista oficial de emoticons presentes na versão on-line do Google Talk, embutida no Gmail.

Emoticon Teclas
< 3

It's a monkey!
: ( | )

Rock out.
\ m /
: - o
: D
: (
X - (
B - )
: ' (
= D
; )
: - |
= )
: - D
; ^ )
; - )
: - )
: - /
: P

Veja a página com a lista completa.

Aplicações do Google terão versões para Linux

Do Meiobit

A Google inicia o processo de disponibilizar suas aplicações em ambiente Windows. Isso reforça a suspeita de que o Google pode mesmo lançar um sistema operacional baseado em Linux para concorrer com a Microsoft. Informações dão conta de que o software Picasa será levado para a plataforma livre usando em lugar de código nativo uma adaptação envolvendo o ambiente Wine (uma espécie de implementacão da API do Windows para Linux).


Isso significa que a versão Linux do Picasa seria idêntica em funcionalidade e aparência à versão Windows. Ainda que uma versão nativa pudesse beneficiar-se do desempenho, é muito bom saber que o Google irá direcionar esforços para que toda sua base de serviços (a maioria gratuítos) funcione igualmente em ambas plataformas Windows e Linux.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Novo Wallpaper do Google

A Esther Sayegh resolveu colaborar com o Undergoogle e fez um Wallpaper muito bonito e nos enviou. Segundo a própria autora o olho usando na imagem é dela.

O trabalho ficará junto com os demais na categoria Wallpapers. Avisamos que estamos recebendo wallpapers e que os mais bonitos serão publicados aqui no site. Maiores informações aqui.

Bolsa de NY deve ter abertura negativa; Google cai 4,2%

Do Último Segundo

Os papéis da Google devem recuar, após um relatório depreciativo da Barron's, que alertou que o valor do papel deve ser cortado pela metade no próximo ano, em virtude da acirrada competição com a Microsoft e a Yahoo!. Pressões de preços sobre seus anúncios online e a crescente preocupação sobre a "fraude click" são outros fatores que devem onerar o papel, que já era negociado com queda de 4,2% no pré-mercado.

O Merrill Lynch deve entrar no foco, após notícias de que estaria perto de comprar uma participação grande, porém minoritária, na gerenciadora de recursos BlackRock, por cerca de US$ 8 bilhões. Se concluído, o acordo deve criar um fundo gerenciador colossal de US$ 1 trilhão.

"Senhor Larry Page..."

"...quantas pessoas Googleam por pornografia?", pergunta a repórter da Revista Time.

"É uma porcentagem pequena, de apenas um dígito", responde Page, co-fundador da Google.

A gigante das buscas emplacou a capa da revista americana TIME esta semana.

Fonte: Google Blogscoped

domingo, fevereiro 12, 2006

Rumor: Google Trogdor, um editor Ajax de páginas web

Estaria a Google disposta a criar um mecanismo para publicação de páginas ao estilo GeoCities? Segundo rumores que circulam a internet, o lançamento do serviço é praticamente certo e já tem até um nome: "Trogdor".

Acompanhe abaixo o artigo publicado no site google.dirson.com:
Em agosto do ano passado, Knut comentou, em seu blog que tinha visto dentro do código JavaScript do Gmail duas conexões para aplicações (não visível na tela da páginas) que se chamavam "Calendar" e "Trogdor". Estas conexões desapareceram logo, mas Knut fez uma cópia deste suposto código (ver imagem).

O "Calendar" de nome pode nos dar uma idéia do que pode ser esta ferramenta (na realidade, seria um serviço largamente esperado). Porém, "Trogdor" (o nome de um dragão) não oferecia nenhuma pista dos conteúdos desta utilidade.

Agora o ValleyWag.com, o blog de fofocas de Vale do Silício, assegura neste post que Trogdor é o nome em chave interna de um futuro editor de páginas web criado sobre la tecnologia AJAX.

Se isto fosse certo, a Google deveria lançar um serviço de hospedagem de páginas web para se publicar páginas criadas por este hipotético Trogdor, que por sua vez poderia alimentar os conteúdos do 'Google Base'. Também, as funções básicas deste Trogdor, no caso de existir, poderiam ser as fundações para a criação de um suite de office baseada na web, alojada neste espaço pessoal em que se converteria a zona 'Gmail + Google Talk + Google Calendar.'

Colaboração e tradução: Pedro Paulo Vezzá

Google financia pesquisa para busca em manuscritos

Pesquisadores da Dublin City University trabalham em uma tecnologia que visa permitir buscas em documentos manuscritos.

O trabalho é financiado pelo Google, que espera poder oferecer esse serviço a seus usuários no futuro. A tecnologia que serve de base para os cientistas irlandeses foi desenvolvida originalmente para reconhecer objetos e pessoas em vídeo.

O sistema que está sendo desenvolvido trabalha com uma palavra manuscrita como padrão. A partir dela, é capaz de identificar outras ocorrências em um documento escrito pela mesma pessoa, sendo capaz de se adaptar a variações.

Segundo os pesquisadores, tecnologias semelhantes só estão disponíveis em bibliotecas digitais. Além de serem restritos, os sistemas disponíveis são lentos e pesados.

O Google espera que a equipe de Dublin, que trabalha com colegas das universidades americanas de Buffalo e de Massachusetts, consiga equacionar essas limitações. Se forem bem-sucedidos, a tecnologia pode ter papel importante na intenção da empresa de digitalizar o conteúdo de bibliotecas inteiras, incluindo manuscritos históricos que, de outra forma, são inacessíveis por buscas.

Fonte: InfoOnline

sábado, fevereiro 11, 2006

Undergoogle entre os 5 mais votados no Ibest

Desde janeiro, o Google Underground Blog está participando do Prêmio Ibest 2006. Já fomos classificados entre os 10 melhores blogs do Brasil, e agora estamos correndo atrás do TOP3. Segundo dados publicados pelos organizadores do Prêmio [Parciais do Prêmio Ibest 2006], nosso blog está entre os 5 mais votados, o que nos deixa muito orgulhosos, pois o resultado demonstra o carinho e fidelidade de nossos leitores.


Não sabemos nossa colocação, mas precisamos do maior número de votos possível, portanto convido quem ainda não votou a perder alguns segundos para visitar a página de votação [vote no Google Underground Blog], clicar no botão prosseguir e se cadastrar. Lembre-se: pessoas que votarem concorrerão a um Clio 0km.


Já votou? Então nos ajude pedindo para que amigos e parentes também votem, ganhando o prêmio, novidades no site irão surgir (ok, não somos mercenários, se não ganharmos também vamos trazer novidades), além do reconhecimento de estarmos entre os melhores blogs brasileiros.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Como recuperar sua conta no Orkut

Sabem aquele bug no Orkut que permite a um hacker excluir sua conta utilizando apenas um link? Então, enquanto a Google não soluciona o problema dos usuários que foram assassinados na comunidade virtual, o blog Os Humanos do Orkut publicaram uma solução que já salvou a vida de muita gente.

Vamos aos passos:

1 - Recrie sua conta em Contas do Google, com o mesmo e-mail que utilizava no Orkut;
2 - Acesse o Orkut, e logue com seu nome de usuário antigo, aquele que você utilizava antes de migrar para uma conta Google.

Quem não conseguir recuperar, vale a pena dar uma espiada nos comentários do post original que está rolando uma discussão sobre o assunto.

E não esqueçam de divulgar esse método. Faça uma boa ação, salve um amigo no Orkut. :)

"GMail Chat" já enfrenta problemas técnicos

Presenciamos alguns problemas de instabilidade no chat do GMail. Uma mensagem em amarelo diz que estão passando por dificuldades técnicas. Felizmente, o problema parece se solucionar em instantes, quando a lista de contatos volta a funcionar de forma adequada e a mensagem de erro some.

Também percebemos que a nova interface de chats apresenta bugs quando as conversas abertas em popups são minimizadas para o GMail novamente.

MSN mudará nome para MSN Media

A Microsoft está levando a sério a promessa de reestruturar seu braço na Internet, o MSN.

Após criar o Windows Live, concorrente direto da Google e Yahoo, e que receberia os serviços do MSN, agora a gigante de Bill Gates decidiu transformar o MSN em MSN Media. Este novo setor será responsável pelo conteúdo online, e alimentará os serviços da Live.

[Editado]: Uma porta-voz da Microsoft, Kathy Gill, declarou que, embora a empresa tenha planos para incrementar serviços de entretenimento e mídia, a marca MSN não será modificada. Ou seja, rumor falso.

Fonte: Terra Tecnologia

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Google Earth para Linux é uma possibilidade concreta

Do br-linux.org:
O engenheiro líder do Google Maps, Lars Rasmussen, disse que há "várias pessoas trabalhando num port do Google Earth pra Linux", mas não adiantou quando seria lançado. Disse ainda que sua "bola de cristal tem muitas coisas preparadas para os próximos anos", mas com relação ao badalado Office da Google, ele acrescentou "que não está nos planos uma suíte para escritórios". Ainda assim, saiu-se dizendo que há 3.000 pessoas trabalhando para a Google, o que deixa a entender que nada é definitivo” [mais].
Colaboração: Dériqui

Google quer biblioteca de livros brasileiros

Do Último Segundo:

"Queremos lançar o Google Books em breve no Brasil", afirmou Marinucci, antes da reunião. Ele acrescentou que a empresa prefere anunciar o serviço em grandes eventos do setor. A Bienal do Livro de São Paulo será realizada de 9 a 19 de março.

Fora do Brasil, o projeto recebeu críticas duras. "Houve um certo problema de comunicação", disse o executivo. "Queremos evitar que aconteça aqui." A Associação Americana de Editoras Universitárias, que reúne 125 integrantes, chegou a enviar uma carta ao Google expressando preocupações com a possibilidade de desrespeito a direitos autorais.

O Google Books busca contratos com as editoras para ter em seu banco de dados versões digitais dos livros, que poderão ser buscadas pela internet. "Só mostramos cinco páginas por busca: a mais relevante, as duas anteriores e as duas posteriores", explicou Marinucci. "A qualidade é bem baixa. Não se trata de uma ferramenta para ler várias páginas. Elas não podem ser impressas, copiadas ou gravadas."

O executivo afirmou que o serviço deve ajudar a vender livros. Nos Estados Unidos, ele foi combinado com outros, como o Maps e o Local, para mostrar as livrarias mais próximas do internauta, e o Froogle, de comparação de preços de varejistas da internet, para incentivar a compra online do livro. Além disso, o Google mostra anúncios de texto no pé da página do livro digital, caso seja do interesse do editor, que recebe metade da receita gerada pelos cliques. Não há custo para o editor.

Essa é a parte do projeto para livros sob direito autoral. O Google Books mostra o texto integral dos livros em domínio público. Ele fechou acordo com grandes bibliotecas do mundo para ter acesso a esse tipo de texto. Para os livros fora de catálogo, mas que ainda não caíram em domínio público, o Google mostra as bibliotecas em que podem ser encontrados. "Mais de 80% da informação do mundo está offline", afirmou Marinucci. A missão corporativa do Google é "organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil".

O vice-presidente da CBL, Bernardo Gurbanov, afirmou, após a reunião, que as primeiras impressões foram positivas. "O Departamento Jurídico da CBL está estudando o contrato e, semana que vem, poderá oferecer um parecer aos associados", afirmou Gurbanov, que é dono da Letraviva, que vende e edita livros em espanhol. Ele disse que, após o sinal verde do Jurídico, planeja colocar no Google os livros que edita.

Colaboração: Paulo Scorpii

Google Desktop 3 Beta

A Google acaba de lançar a versão beta de seu novo buscador desktop, a caminho da 3º geração da ferramenta.

A nova versão inclui a possibilidade de "desgrudar" os painéis da Sidebar, tornando-os independentes.

Além disso, novas capacidades colaborativas foram incluídas. É possível compartilhar conteúdo diretamente da barra com outros usuários que também tiverem a versão 3 do software. Com usuários da versão 2, é possível compartilhar via Google Talk ou pelo Gmail.

Na parte de buscas, agora o motor está mais "esperto" e permite fazer buscas em dois ou mais computadores que tenham o Google Desktop instalado.

Baixe agora: Google Desktop

Gmail com domínio customizado

Uma análise do código Javascript do Gmail levanta a suspeita do Gmail oferecer no futuro uma versão do serviço que pode ser usada com outros domínios. Assim qualquer um que tiver um domínio poderia contratar o serviço e utilizar tudo que o Gmail oferece, com a possibilidade de usar seu domínio próprio, como o Yahoo já faz. Isso demonstra que o Gmail pode começar a se transformar em um concorrente ao Microsoft Exchange, integrando email, chat, calendário, listas de tarefas, notas, etc. De fato é algo bastante plausível e possível, até porque o mercado de ferramentas de comunicação e colaboração é enorme, com o Exchange dominando.

Fonte: Meiobit

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Alterações no layout do Orkut


Alguns de nossos leitores notaram pequenas mudanças no layout da página de perfil dos usuários do Orkut, pelo que constatamos, a mudança foi apenas estética, notamos também que após alguns dias de sérias instabilidades o sistema voltou ao normal, não possuido tanta instabilidade de navegação.