Eu escrevo no Undergoogle sobre o Adwords, sistema de links patrocinados do Google, porém hoje eu faço uma pequena avaliação estratégica sobre tráfego na Internet, o Google e a VeriSign.
Como todos nós sabemos, o Google é o líder inconteste dos instrumentos de pesquisa. Esta liderança permite que ele tenha acesso as informações associadas ao tráfego indireto, ou seja, ao tráfego gerado pelos Internautas que procuram por informações, produtos ou serviços e não sabem qual o domínio que detém o conteúdo desejado.
Este tráfego é chamado de indireto já que o Internauta visita primeiro o instrumento de pesquisa (Google, Yahoo, Live) para em seguida visitar outros domínios.
Porém, a maior parte do tráfego da Internet não é devido ao tráfego indireto ! É devido ao tráfego direto, ou seja, o Internauta digita diretamente no navegador o domínio do site que ele irá visitar. O Internauta pode já conhecer o site em questão, ou não.
Por exemplo: eu gosto de ler o Blog do Reinaldo Azevedo, e sei que seu domínio é http://www.reinaldoazevedo.com.br/, bem então, não preciso ir no Google para procurar este endereço, digito-o diretamente no navegador.
Quando um domínio é digitado diretamente no navegador (Tráfego direto) ele tem que ser resolvido, ou seja, um DNS (Domain Name Server) informa ao navegador em que endereço IP está o site e o servidor de e-mail associado a este domínio.
A VeriSign é responsável pela administração da resolução de todos os domínios .COM e .NET da Internet, ou seja, a cada visita a um site baseado em um domínio .COM ou a cada envio de e-mail onde a extensão é .COM (ou .NET), os servidores da VeriSign respondem uma query que aponta para o servidor correto. A VeriSign atualmente resolve a bagatela de 30 bilhões de queries como estas diariamente, portanto é na VeriSign onde as informações sobre a navegação direta de todos os domínios .COM e .NET são gerenciadas.
Os domínios .COM e .NET representam juntos 60% de todos os domínios registrados no mundo, o que deve representar um índice ainda maior de todo o tráfego direto, já que inúmeros sites de peso, usam estas extensões (MicroSoft.com, Google.com, Adobe.com e etc). Portanto, a VeriSign é a empresa que detem a maior parte das informações sobre o tráfego direto da Internet.
Caso o Google continue sua incrível expansão, a hipótese que ela compre a VeriSign teria a seguinte consequência: O Google além de obter as informações sobre o tráfego indireto, também teria as informações sobre o tráfego direto da Internet.
Este artigo é apenas uma elucubração teórica. Porém, esta seria a jogada definitiva para que o Google dominasse a maior parte das informações sobre o tráfego da Internet.
Como diria Pinky para o Cérebro:
Cérebro, o que faremos amanhã a noite?
e Cérebro responde:
A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!
Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra (2a. Edição !)
Marcadores: Adwords, Google, Ricardo vaz Monteiro, VeriSign