Undergoogle

domingo, setembro 30, 2007

Receba scraps do Orkut por email

Há meses eu venho utilizando um "macete" para receber e ler meus scraps no GMail.

Para isso, basta seguir alguns passos. Vamos lá:


1 - Adicione ao final da url abaixo a sua UID do ORKUT:
http://www.indian-tv.com/orkut.php?uid=[SUA_UID_AQUI]
Para descobrir sua UID, clique em sua própria foto na página inicial do Orkut. A UID é o número que paracerá no final da barra de endereços.

Por exemplo, seguindo esse link você verá meus scraps mais recentes.


2 - Copie a URL final, e crie uma conta no Feedburner usando a sua URL.

Img 1. Criando a conta no Feedburner

3 - Uma vez criada a conta, vá para "Publicize > Subscription Management" e copie o HTML para inscrição no Feedburner(img.2). Abra o Bloco de Notas do Windows, cole o código, e salve em sua área de trabalho como "feedburner.html" (entre aspas mesmo). Agora abra o arquivo recém criado, e inscreva-se através dele com seu e-mail (img.3).


Img 2. Código gerado pelo Feedburner



Img 3. Se inscrevendo para receber e-mails


4 - Pronto, você já estará recebendo por e-mail seus scraps.

Você pode inclusive personalizar como você o verá, com imagem de topo, título, cores, etc. Vejam o meu exemplo abaixo:

Img 4. Scrap recebido por email

Orkut cobrando taxa de manutenção, mais um phishing scan!


Recebemos semanalmente alertas de leitores, comentando sobre e-mails supostamente enviados em nome da Google, Orkut ou Youtube pedindo para atualizar cadastros e baixar novas ferramentas, levando alguns usuários a clicar em links suspeitos e baixar programas maliciosos.

Dificilmente postamos este tipo de alerta aqui por já ser de praxe esse tipo de e-mail. Porém, o que recebemos hoje do leitor Guilherme Scombatti merece divulgação, por poder causar muita dúvida nos usuários menos experientes que receberem a mensagem.

A mensagem alega que o Orkut exigirá taxa de manutenção e serão cobrados R$ 12,50 para o que o usuários continue com sua conta. Você pode ver a mensagem completa na imagem do início do post. No final do e-mail, encontra-se um texto "VEJA OS NOVOS TERMOS DO ORKUT E COMO FAZER SUA COLABORAÇÃO" que aponta para o código malicioso.

Caros, nenhuma ferramenta da Google precisa ser paga para sua manutenção, no máximo o usuário pode pagar uma taxa extra para conseguir mais espaço, como é o caso do Gmail. Além disso, a empresa usaria a mídia para divulgar possíveis cobranças e não e-mail.

Vale lembrar que não se deve sair clicando em qualquer link enviado por mensagem de e-mail, muitos deles apontam para programas maliciosos que acabam roubando informações pessoais do usuário.

Fica o alerta.

sábado, setembro 29, 2007

Google Black & Google Pink

Google Black

Muitos acreditam que uma versão "black" do Google ajudar a economizar energia elétrica. Outros que, a longo prazo, evita problemas com a vista.

Para os preocupados, ou para quem simplesmente quer dar uma nova cara ao Google, existe o Blackle.



O site utiliza o motor do Google para as buscas, tem um fundo preto e exibe na homepage quantos, supostamente, watts já foram economizados graças ao site. O site está disponível em diversos idiomas, incluindo português brasileiro.

Visite: Blackle


Google Pink

Seguindo a linha de "Googles alternativos", existe o Pinkle, um Google para mulheres.



Utilizando predominantemente a cor rosa, e o motor de buscas do Google, o site já ganhou popularidade lá fora, chegando a encabeçar a lista de notícias na homepage do Digg.com.

Visite: Pinkle

Veja mais: Temas para a Home do Google.

Monstro do Lago Ness invade o Google


O Bruno Godoi é prova de que o Monstro do Lago Ness anda passeando pelos servidores do Google durante a madrugada.
É a segunda vez que me deparo com ele no Google, sempre no meio das madrugadas que passo no computador por causa do meu atual serviço. O monstro do lago iGoogle, na verdade vive na praia do iGoogle. Ele apareceu no tema praia, e simplesmente some quando se passa de uma aba para outra.
Veja Também: Easter Egg no Picasa e Alterando o Layout do iGoogle.

Palestra do AdSense [2 de 2]: Como otimizar seus anúncios e lucrar mais com o AdSense

Saiba o que rolou no evento realizado pela Google em sua sede em São Paulo.


A entrada da Google, em São Paulo. Repare que os seguranças usam iPods.

Para ver a primeira parte desse artigo, clique aqui.


A Palestra


Após um ótimo café-da-manhã, começam as paletras. Funcionários da empresa explicam que o evento, convidando editores que utilizam o AdSense a uma visita à empresa, faz parte de uma iniciativa da equipe de vendas para explicar melhor como funciona seu sistema de publicidade online e dar dicas de otimização.


O lanchinho oferecido foi bem completo.

Fiquei impressionado com a idade de primeiro palestrante: até eu conseguir descobrir sua idade verdadeira, ainda acredito que não tenha mais que 23 anos.

E nem por isso ficou nervoso ou tinha pouco conteúdo. Ele, mais outros 3 funcionários da empresa, explicaram como funciona o AdSense, deram diversas dicas e responderam à muitas dúvidas (muitas mesmo)!

Compilei abaixo as informações mais interessantes para editores que querem gerar mais lucros utilizando o Google AdSense.

Como otimizar seus anúncios e lucrar mais com o AdSense
  • Filtros: evite ao máximo utilizá-los. O Google AdSense é inteligente o suficiente para mostrar o anúncio que trouxer mais lucro a seu site. Se você exclui um link patrocinado que aparece no seu site, está deixando de fora do "leilão de anúncios" um dos que mais lhe trariam lucros;
  • Aceite textos e imagens: os anúncios disputam entre si para aparecer em seu site; quem trouxer mais lucro, aparece. Se você não permite anúncios em imagens, está deixando um percentual de anunciantes de fora do leilão. E isso significa menos dinheiro pra você;
  • Quadrados são melhores: os formatos "banners" e "arranha-céus" são muito bons, mas os anúncios quadrados são melhores; facilitam a leitura do usuário e a vida dos designers que criam as campanhas em imagens. Um quadrado no meio de um artigo seria uma combinação perfeita para trazer muitos lucros. Se for utilizar banners retangulares, tente colocá-los entre um menu superior e o conteúdo do site; isso dá a impressão ao usuário que o banner está integrado ao texto;
  • O importante é o conteúdo: a melhor otimização que você pode fazer no seu site para ganhar mais dinheiro, é ter um ótimo conteúdo. Além de aumentar sua relevância no Google, uma quantidade maior de anunciantes irão disputar espaço no seu site;
  • Segmente seu site: é muito importante que cada bloco de anúncios obedeça a um segmento. Isso permite que um anunciante de chuteiras anuncie apenas na seção de "Esportes" de seu site.
  • Estude seus lucros: faça análises de quais seções de seu site dão mais lucros, e nelas quais posições. Faça um gráfico de pizza para cada seção se necessário;
  • Cubra todo o site: uma página sem anúncios, é uma página que não traz lucro pra você. Coloque pelo menos um banner;
  • E o mais importante: analise seus dados, experimente novos formatos e posições e teste. Sempre é possível otimizar seus ganhos!
Esperava ganhar uma camiseta do Google para sortear no blog (ou até um prêmio melhor), mas o presentinho foi uma pastinha com uma caneta, bloquinhos, uns folhetos, e uma caneca. Fica para a próxima. =)

sexta-feira, setembro 28, 2007

Google permite reativar conta do Orkut

Desde que o Orkut foi lançado, recebemos e-mails de usuários que cancelaram suas contas e que não conseguiam reativá-las depois de um tempo. Segundo o leitor Rudolf Bühler, enfim é permitido a reativação de um usuário já excluído do Orkut.

Veja o depoimento do Rudolf:
Eu havia cancelado minha conta no orkut que usava por razões diversas e, como avisado pelo Google no momento que exclui a conta, a mesma não poderia mais vir a ser utilizada novamente.

Isso ocorreu a mais ou menos um ano atrás. Na época até tentei acessar o orkut com a minha antiga conta para ver o que aconteceria, e o Google informava que não era possível nem acessar e nem criar uma conta para aquele usuário, pois a conta tinha sido cancelada.

Hoje, por curiosidade, tentei acessar com essa mesma conta para ver o que acontecia e eis que agora funcionou! A imagem do início do post confirma a reabertura da conta.
Caso tenha conseguido obter sucesso na reativação, faça um comentário.

Google adquire Zingku

A Zingku, uma comunidade de relacionamento via celular tornou-se a mais nova aquisição da Google. A rede que permite troca de mensagem e fotos entre amigos conectados pelo celular entrou em beta privado logo após ser adquirido pela gigante das buscas.

A nova aquisição deve juntar-se ao Dodgeball, adquirida pela google ainda em 2005 e devem levar o Orkut aos celulares ou talvez criar uma rede de contatos paralela ao Orkut, permitindo interação exclusiva entre usuários de Celular.

Veja todas as notícias relacionadas a Celular, aqui no Undergoogle.

Palestra do AdSense [Parte 1 de 2]: O escritório

26 de setembro de 2007, 8:30. Esse foi o início do seminário sobre Google Adsense no escritório da empresa na Av. Faria Lima (São Paulo).

O escritório

O Google Brasil não chega a ser tão empolgante e divertido quanto à sede em Mountain View. Mas mesmo assim conseguiu me estimar o suficiente para desejar trabalhar lá. Localizado na Av. Faria Lima, um dos metros quadrados mais caros de São Paulo, ocupa um andar inteiro em um prédio luxuoso.

Eu e um amigo fomos ao evento. Ao saírmos do elevador, há um grande tapete colorido com o logo do buscador, à frente de uma porta de vidro. Após a porta, paredes brancas e coloridas. O escritório adiciona a um lugar formal um clima de descontração. No carpete cinza que cobre todo o chão do escritório, há bolas coloridas desenhadas e até um "jogo de amarelinha". E, sim, eles têm Lava Lamps lá.

Não pudemos ver muita coisa, muitas das áreas tinham acesso proibido. O seminário aconteceria em uma sala chamada "Forte Apache". Estranhei bastante o nome, até ver a salas "pongobol" e "bambolê". Coisa de Google. =)

No próximo artigo descreverei o que aconteceu na palestra e depois, disponibilizarei as fotos. Até lá.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Google fará contratações por todo o mundo


O quadro de funcionários da Google deve aumentar em todo o mundo nos próximos três anos, sendo a maioria deles em território Europeu. A informação é do Financial Times em seu site. A companhia de buscas na Web planeja contratar vários milhares de engenheiros na Europa para criar uma equipe de pesquisa e desenvolvimento na região tão grande quanto a que possui nos Estados Unidos, afirma a edição online do jornal.

"Eu tenho objetivo de ampliar a equipe de engenharia da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) para que fique tão grande quanto a da América do Norte. É por isso que eu entrei", disse o diretor de engenharia do Google na Europa, o brasileiro Nelson Mattos, segundo o jornal.

Para os brasileiros, há uma série de vagas, tanto no escritório de São Paulo, quanto na área de desenvolvimento em Belo Horizonte. veja Empregos no Google.

Quem sabe com a grande quantidade de ofertas, o Fábio consegue, enfim, entrar na Google.

Google Completa 9 anos


Embora a empresa tenha nascido no dia 7 de Setembro de 1998, hoje (27) é oficialmente comemorado o aniversario da empresa devido a estréia do site ao público ser neste dia.

Incrível imaginar que em apenas 9 anos o projeto de Sergey Brin e Larry Page tenham se tornado numa das empresas mais bem sucedidas da história.

Para conhecer um pouco mais da empresa, veja nosso especial: A História da Google

Lógico que com o aniversário da Google não poderia deixar de lembrar do aniversário do Bruno, que completa suas 22 primaveras juntos com o buscador mais famoso do Mundo e teve como presente uma visita ao Quartel General da Google aqui no Brasil. Ele esteve presente no Evento sobre Adwords, realizado nesta quarta-feira(26) e deve publicar o artigo sobre a visita ainda hoje.

terça-feira, setembro 25, 2007

Google reune editores do Adsense nesta quarta-feira em São Paulo

A Google enviou convite para alguns editores do Adsense durante as últimas semanas, os convocando para uma Palestra sobre otimização e novidades do AdSense. Os editores que confirmaram presença serão recepcionados na Sede da Google Brasil, na Av. Faria Lima, 3900 em São Paulo ás 8h e 30min desta quarta-feira (26).

O Undergoogle, como não poderia deixar de comparecer, estará no evento. Aguardando novidades e dicas interessantes.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Se você digitar "Google" no Google...

pode quebrar a internet!

Se você ainda não ouviu falar do IT Crowd, está perdendo um dos melhores seriados nerds da história. O seriado, uma sátira sobre a vida de quem trabalha com TI é cheio de piadas e momentos nerds, entre eles uma cena no quinto episódio da segunda temporada, onde Jen (a gerente de TI que mal sabe mantar e-mails) relata um perigo: Se você digitar a palavra "Google" no Google, segundo ela, o buscador pode quebrar a internet.

Assista ao vídeo:


Gmail Mobile ganha nova interface

Para quem eventualmente precisar acessar o Gmail pelo celular, o time do Gmail disponibilizou uma interface bem mais organizada e útil do e-mail na telinha do aparelho. A atualização que saiu hoje para substituir uma interface bem bagunçada e sem muitos recursos, ganhou novo layout e acesso a praticamente todos os recursos do Gmail.

Embora interessante, sabemos que existe uma versão em Java, disponível para praticamente todos os celulares mais novos e que permite uma navegação agradável pelo Gmail. A inteface via web realmente torna-se interessante para baixar anexos direito para o celular, além de visualizar os e-mail sem qualquer tipo de alteração ou cortes, inconveniência que ainda acontece com que usa o programa em Java.

Para acessar o Gmail em seu celular, acesse: m.gmail.com. Para baixar o cliente Java, visite a página do Gmail para Celulares. Se alguem tiver iPhone ou iPod Touch e quiser acessar pra falar se o Gmail também ganhou versão especial, basta comentar e avisar pra gente.

Atualização 1: Um amigo já reportou que é possível navegar tranquilamente na nova interface pelo iPhone, embora não seja tão confortável, é possivel visualizar as mensagem e escrever e-mail, inclusive porque os links estão um tanto quanto afastados, possibilitando a utilização da interface com os dedos. Porém, segundo ele ainda é mais interessante acessar a interface original pelo iPhone do que a versão para dispositivos móveis.

E Viva ao Google Phone!

Google Calendar e Google Reader para iPhone

A onda do momento parece ser lançar sites otimizados para o iPhone, algo fácil, que consiste em aumentar letras e ajustar conteúdo á tela para que o site funcione no Safari e possa ser navegado com a ponta dos dedos.

O primeiro sinal de interesse da Google nos usuários do iPhone foi mostrado hoje com o lançamento de uma versão móvel do Google Calendar desenha exclusivamente para o celular da Apple. Uma versão para celulares já foi lançada em Maio, porém agora ela ganhou versão exclusiva para poder atender o crescente público do iPhone.

Juntamente com o Calendar, foi lançada uma versão do Reader, também portada para o iPhone. Vale lembrar que celulares comuns e smartphones podem acessar a versão móvel, porém não para iPhone no endereço reader.google.com

Aos felizes portadores de um iPhone e talvez o iPod Touch, basta apontar do Safari para o endereço calendar.google.com e reader.google.com. Para nós, pobres mortais o site TestiPhone pode mostrar como o calendar funciona no iPhone. Lembre-se que para testar o recurso é importante mudar o UserAgent do Navegador, para isso baixe este plug-in para o Firefox e adicione na descrição do UserAgent:
iPhone, User Agent: Mozilla/5.0 (iPhone; U; CPU like Mac OS X; en), App Name: AppleWebKit/420+ (KHTML, like Gecko), App Version: Version/3.0, Platform: Mobile/1A542a Safari/419.3.

O objetivo do lançamento é conquistar os frenéticos usuários do iPhone, afinal são mais de 1 milhão de iPhones já vendidos, com promessa de mais 1 milhão de vendas até o final do ano. Qual será o próximo serviço do Google portado pro iPhone? Eu acho que vai ser o Gmail, e você?

domingo, setembro 23, 2007

Rumores: Gmail offline e histórico de acesso

Após rumores de que o Gmail ganharia um novo visual, o blog do ZDNet descobriu mais duas novidades que podem estar chegando para o excelente webmail da Google.

Gmail Offline

Muitas pessoas acreditam que o futuro da maior parte das aplicações está na web. O problema é que a web nem sempre nos acompanha fisicamente.

Serviço de tradução do Gmail adianta recurso: "Gears não está instalado"


"Desabilitar armazenamento local"


Se você estiver com seu notebook em um local remoto, sem internet, através da futura integração com o Google Gears será possível ler e-mails, escrever, marcar favoritos e organizá-los em tags. Tudo isso sem se acesso à rede. Depois, basta conectá-lo e o Gears cuida de sincronizar tudo que foi feito. Quem sabe, esse não poderá ser o último prego no caixão do Outlook/Windows Mail, não?


Log de Acesso

Coisas estranhas andam ocorrendo no seu Gmail? Mensagens desaparecem, ficam marcadas como lidas ou emails andam sendo enviados sem seu conhecimento? Com o novo recurso de log do Gmail, ficará mais identificar os horários de acesso à sua conta.

Termos dão a entender um tipo de histórico de uso no Gmail.

Fonte: ZDNet

Gmail pode ganhar nova interface

A Google lançou seu revolucionário de webmail como uma suposta brincadeira no dia 1º de abril de 2004. Rapidamente, o Gmail tornou-se símbolo de inovação pela excelente organização de mensagens e por utilizar a até então dormente tecnologia AJAX.

Porém, quase três anos e meio se passaram sem que a Google alterasse substancialmente o layout do Gmail.



A imagem acima é um serviço que a Google disponibiliza para que usuários possam traduzir o Gmail a seus idiomas.

Um usuário, enquanto trabalhava no serviço de tradução, flagrou a seguinte frase (em uma tradução livre): "Link onde usuários que fizerem parte do programa de testadores confiáveis podem clicar para ir à nova versão de interface". Ou seja, em breve poderão liberar para beta-testers uma reformulação geral no layout.

Será que terá uma interface parecida com a nova do Google Docs? Recursos de pastas? Arrastar-e-soltar? Ou fará ainda mais pela gente? =)



Fonte: ZDNet

sexta-feira, setembro 21, 2007

Wordpress: Personalize o erro 404 com serviços do Google

O erro 404, página exibida ao usuário quando um arquivo no servidor não é encontrado acaba de ganhar um plugin para Wordpress que promete não só personalizar a página de erro com ferramentas do Google em AJAX como também exibir informações relevantes e ajudar no SEO do blog.

Por padrão, quando instalado, o plug-in mostra busca de imagens, noticias, blogs, videos, web, buscador customizado, e busca interna em seu site.

A instalação do Plug-in é simples, baixe um dos arquivos aa-google-404.zip ou aa-google-404.rar e siga as dicas abaixo:
  1. Faça o Upload do arquivo aa-google-404.zip para /wp-content/plugins/ e o descompacte.
  2. Ative o plugin através do menu ‘Plugins’ no WordPress.
  3. Vá ao painel de opções e abra o submenu “AA Google 404″. /wp-admin/options-general.php?page=aa-google-404.php
  4. Insira seu Google Search API Key e pressione “Update Key” . (Pegue a chave aqui)
  5. Adicione o seguinte código dentro do arquivo 404.php:
Veja um exemplo aqui. Para mais informações, visite o site do desenvolvedor.

Brin e Page entre os 10 mais ricos dos Estados Unidos

Os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, entraram no seleto grupo dos dez mais ricos dos Estados Unidos pela primeira vez. Empatados em quinto lugar, a riqueza dos empresários foi avaliada em US$ 18,5 bilhões. A lista, tradicionalmente elaborada pela Forbes foi novamente encabeçada pelo mega empresário da informática e fundador da microsoft, Bill Gates, pelo 14º ano consecutivo. Nesta edição a fortuna atualizada de Gates ficou em US$ 59 bilhões.

Se comparar-mos com a notícia, colocada aqui no Undergoogle em 2005, os donos do Google tiveram sua fortuna aumentada de
US$ 11 bilhões para US$ 18,5 bilhões cada, resultados dos bons lucros com publicidade e lançamento de vários serviços no período. Entre os "vovôs", Brin e Page são os mais novos e donos de um crescimento de fortuna em tempo record.

Em segundo lugar ficou o dono da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, com aproximadamente US$ 52 bilhões e, em seguida, o magnata dos cassinos, Sheldon Adelson, com US$ 28 bilhões. O criador da Oracle, Larry Ellison, se manteve em quarto lugar com um patrimônio de US$ 26 bilhões.

Confira a Lista Completa: Forbes 400

quinta-feira, setembro 20, 2007

Google pronta para dominar o mercado da publicidade convencional

Pelo que parece a intenção de se tornar uma mega agência de publicidade está cada vez concreta em Moutain View. Foi anunciada ontem a contratação de Andy Berndt, vice-presidente da famosa agencia Ogilvy e Mather´s, que irá dirigir o novo departamento dedicado ao relacionamento da Google junto a agências de publicidade e marketing, assim como com empresas do ramo do entretenimento (veículos de mídia).

Andy Berndt era vice-presidente da agencia desde maio, antes ocupava o cargo de diretor geral desde 2006. Brendt acumula muita experiência tanto na área de criação quanto na área de planejamento. Dessa forma os executivos de Moutain View esperam que Andy implante várias inovações dentro da metodologia publicitária da empresa. Andy Brendt realizou diversos trabalhos importantes dentro da Ogilvy, anunciantes como a Microsoft e Nike passaram pelas mãos de Brendt que é o criador da campanha “Think Different” da Apple.

Todos os olhos sobre a Google

A Google nunca escondeu seu desejo de penetrar e dominar o mercado publicitário, na sua vertente on-line a empresa demonstra sua capacidade de reinventar a propaganda a tornando viável para anunciantes de pequeno e médio porte. A intenção da empresa é implantar o AdWords e o AdSense em todos os meios de mídia, seja ele on-line ou off-line.

Mas foi em 2006 que a empresa de Moutain View começou a apostar pesado no segmento. Muitos profissionais do mercado da publicidade tradicional foram incorporados ao quadro da Google com o objetivo de iniciar trabalhos de consultoria e criação para os anunciantes. Mas não é somente a Google que aposta nesse mercado, a Microsoft investiu seis bilhões de dólares para comprar a aQuantive e fundar o seu departamento de publicidade.

Essa expansão do mercado on-line sobre o solo publicitário é totalmente natural e previsível. Desde que a internet surgiu comercialmente as grandes empresas do segmento atuam praticamente isoladas das tradicionais agencias. De fato, torna-se muito mais interessante e econômico para o anunciante trabalhar com apenas um fornecedor.

A dúvida que permanece é até onde essas gigantes da tecnologia vão penetrar no território das agências e, até quando as agencias vão assistir essa invasão de braços cruzados. Será que em um futuro próximo assistiremos aquisições de grandes agências tradicionais pelas gigantes da tecnologia on-line?

--
Diego Cox é Editor do Blog Reflexões Digitais e Analista de Produtos Sênior da Globo.com

Marcadores:

Google Shared Stuff: Concorrência ao Del.icio.us e StumbleUpon

Shared Stuff é um novo recurso oferecido pelo Google para compartilhar links. Trata-se de um serviço parecido com outros que já fazem sucesso na web como o Delicious do Yahoo e o Stumble Upon, mas ainda deixa a desejar na aparecia e na funcionalidade.

Ao acessar a página o usuário é convidado a completar seu perfil - que tem como base as informações da sua conta Google - e a copiar um link para o histórico do browser. Para compartilhar uma página, basta visita-la e acessar o link, que abrirá um poupu para escrever um breve comentário sobre a página. É possível também compartilhar por email, com direito a acesso rápido dos seus contatos do Gmail e ainda encaminhar o link para outros sites como Facebook, o próprio Delicious, Digg, entre outros (veja imagem abaixo). Resta agora saber se isso vai pegar, porque em algumas ocasiões o Shared Stuff simplesmente não funciona.


Ainda é possível visualizar os links compartilhados mais populares, filtrar tags e dominios, ou ver ítens de um usuários.

Colaboração do leitor Marcio Lima

quarta-feira, setembro 19, 2007

Google Gadget Ads

O Google Gadget Ads, plataforma ainda em fase de testes - disponível somente para alguns anunciantes do Adwords, como Honda, Intel, Pepsi-Cola, Coca-Cola e Paramount - permite aos editores inserir animações em flash, HTML dinâmico e conteúdo de mídia rico no Google.

O Google explica que a idéia é criar um “site dentro do site”, uma janela onde o anunciante exibe seu anúncio em flash, porém de não de modo estático. O anunciante tem a opção de inserir atualizações no anúncio, como um site de notícias que atualiza seu conteúdo constantemente. Por segurança não é permitido animações com mais de 15 segundos, ler cookies, utilizar popups ou qualquer tipo de interação externa.

Para ajudar aos editores, a empresa disponibilizou o Google Gadget Ads Editor, editor que permite criar, testar e publicar os gadgets.

Você pode ver um exemplo de aplicação do Gadget Ads aqui.

Novidade: Mais de 12 fotos no álbum do Orkut

Seguindo a linha de implantação de novos recursos no Orkut, a próxima novidade trata-se da possibilidade de adicionar mais de 12 fotos no álbum de cada usuário.

O recurso deve estar disponível nos próximos dias para todos os usuários, porém o leitor Vinícius Nunes já reportou e enviou imagem do perfil de sua mãe, que já conta com a novidade e possui 25 fotos.

terça-feira, setembro 18, 2007

Com vocês: Google Presentations


O mais novo membro da família Docs acaba de ser lançado e será responsável pela criação e disponibilização de apresentações na Internet. Concorrente direto do Microsoft PowerPoint, o serviço on-line foi projetado para criação e compartilhamento de pequenas apresentações, já que não permite a adição de sons, vídeos e efeitos de transição entre os slides.

Numa rápida análise no serviço, constatamos que nele é possível utilizar recursos como:
  • Temas Pré-definidos;
  • Adição de imagens;
  • Edição básica de textos;
  • Configuração para impressão dos slides.
Embora interessante, o Google Presentations não permite:
  • Adição de efeitos;
  • Adição de som ou tempo nos slides;
  • Criação de botões e hiperlinks entre as imagens;
  • Criação de anotações para cada slide.
A grande utilidade, realmente fica por conta da possibilidade de compartilhamento de apresentações e interação do público via chat. Infelizmente não há a possibilidade de inserir a apresentação em sites e blogs, a exemplo do que ocorre com o compartilhador de apresentações slideshare.net.

Para ver e interagir com uma apresentação compartilhada, visite a apresentação que nós criamos.

Google Reader ganha novos idiomas

Enfim, como prometido pelo vídeo que vazou semana passada, o Reader ganhou novos idiomas. Oficialmente foram lançados mais 8 idiomas, entre os quais Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Inglês (UK), Chinês (Tradicional e Simplifcado), Japonês, e Coreano.

Infelizmente, nada de Português, portanto continuamos com a versão em Inglês esperando para breve o Google Reader falando nosso idioma.

domingo, setembro 16, 2007

WorldView I deve aumentar precisão de imagens do Google Earth

A DigitalGlobe, fornecedora de imagens para o Google Earth, anunciou nesta sexta-feira (14) que lançará um satélite de alta resolução para aumentar a precisão de suas fotos e melhorar seu arquivo. O novo aparelho, chamado de WorldView I, deve ser lançado na próxima terça-feira (18). A notícias vem com quase um ano de atraso, já que em 2005 anunciamos aqui no Undergoogle que o satélite estava previsto pra 2006.
O WorldView I, previsto para 2006, será o mais ágil satélite para uso comercial já utilizado e poderá capturar imagens de até meio metro de distância da superficie, além de completar a rotação da terra em 1,7 dias e escanear até 500,000 km² por dia.
Assim que o terceiro satélite for lançado, a DigitalGlobe afirma que poderá recolher mais de um milhão de quilômetros quadrados de imagens de alta resolução por dia.

Como se não bastasse a boa notícia, acompanhe mais um trecho do nosso artigo de 2005:
O WorldView II, previsto para 2008, ficará a 770 km de altitude e também possibilitará imagens a meio metro, porém com a opção panorâmica de visualização e conseguirá fornecer rapidamente imagens tanto para parceiros comerciais quanto internacionais.
Leia mais no G1 Tecnologia

Colaboração do leitor Vinicius Brenny.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Google Lunar X Prize


O Google Lunar X Prize, prêmio de 30 milhões de dólares, patrocinado pela Google para incentivar a construção de aparelhos não tripulados com destino à Lua, destina-se a empresas privadas e organizações não governamentais.

O valor dos prêmios encontra-se distribuído por objetivos, prevendo-se 20 milhões de dólares para o primeiro grupo capaz de enviar à Lua um veículo de exploração não tripulado, capaz de realizar um percurso de 500 metros de extensão na superfície do satélite e transmitir imagens vídeo, até 31 de Julho de 2012. Esse valor, desce para 15 milhões de dólares se a missão não for concluída a tempo, existindo um prolongamento até 31 de Dezembro de 2014.

Veja mais: Peopleware

Youtube vira matéria de Faculdade na Califórnia

A Pitzer College, na Califórnia, começou a oferecer um curso que estuda o Youtube, onde os 35 alunos estudarão sobre filmes publicados no portal, fazendo análises e deixando comentários, além de aprender a publicar e divulgar de seus próprios vídeos. Como temas para as produções, a professora responsável pelo curso, Alexandra Juhasz, escolheu perguntas como "O que é o YouTube?" ou "Por que YouTube funciona?".

A idéia que a princípio parece banal pode render bons frutos, já que muitas empresas andam apostando em vídeos virais distribuídos gratuitamente por sites como o Youtube.

Os interessados podem visualizar alguns dos videos produzidos e publicados pela turma.


Blogger Play

Quer perder horas em frente ao navegador visualizando as mais diferentes fotos postadas na Internet? A idéia do Blogger Play é disponibilizar aos internautas um slideshow em tempo real com as últimas fotos postadas em blogs do Blogger.com. Ainda é possível clicar sobre a foto para ir direto ao blog onde ela foi postada.

Segundo o próprio pessoal do Blogger, o filtro SafeSearch foi utilizado, porém uma ou outra imagem pornô pode vazar.

Visite http://play.blogger.com e divirta-se

quinta-feira, setembro 13, 2007

Eu ainda acredito em Google Bomb

E não é que a blogosfera já conseguiu provar que o Senado brasileiro é uma Vergonha Nacional!

Para quem não sabe, Google Bomb é a indução a um determinado resultado, consequente de uma série de links apontandos para um mesmo local. Assim, o Google os indexa e exibe entre os primeiros resultados. A brincadeira começou como o blog do Rodrigo Stulzer e está ganhando cada vez mais apoio, e já mostra resultados.

Não entendeu porquê disso tudo? Veja: Renan Calheiros é absolvido.

Embora a própria Google já tenha anunciado que seus novos algoritmos estão evitando as Google Bombs, fica claro que ainda é possível manipular resultados do buscador e mostrar a força que os blogs têm diante de todo o material produzido diariamente na Web.

Veja um antigo exemplo famoso de Google Bomb: Falha miserável = Bush.

Atualização: Segundo o Blog do Aragão, fazer Google Bombing é crime e pode até dar cadeia, leia mais.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Enfim, Orkut permite moderação de Recados

Entre as inúmeras novidades implantadas recentemente no Orkut, fui avisado hoje que agora a rede de relacionamentos permite a moderação de scraps; assim, pode-se restringir as pessoas que poderão escrever na sua página de recados. As opções disponíveis são "recebimento de recados somente de amigos", "amigos dos amigos" ou de "todo mundo".

Outra novidade: a Brasil Telecom estreou hoje como parceira da Google para envio e recebimento de recados do Orkut no celular. Lembramos que a Claro já tem parceria desde Janeiro.

Veja o texto original do Blog do Orkut:
Se você não pode esperar até estar perto do seu computador para ver quem te enviou um recado, essa é a funcionalidade que você estava procurando. Você pode enviar recados para os seus amigos, buscar mais informações de contato e receber notificações de novos recados no seu telefone celular. A partir desta semana, assinantes da BT e da Claro podem usar o orkut SMS. Vá para a página de "configurações" e clique na tab "celular" para se inscrever. Nós esperamos em breve expandir para outras operadoras no Brasil e no resto do mundo.
Além disso o Leitor Yeltsin Lima nos avisou que agora também é permitido fazer um pequeno convite quando se adiciona uma pessoa á sua rede. Veja.

Google, VeriSign e o tráfego na Internet

Eu escrevo no Undergoogle sobre o Adwords, sistema de links patrocinados do Google, porém hoje eu faço uma pequena avaliação estratégica sobre tráfego na Internet, o Google e a VeriSign.

Como todos nós sabemos, o Google é o líder inconteste dos instrumentos de pesquisa. Esta liderança permite que ele tenha acesso as informações associadas ao tráfego indireto, ou seja, ao tráfego gerado pelos Internautas que procuram por informações, produtos ou serviços e não sabem qual o domínio que detém o conteúdo desejado.

Este tráfego é chamado de indireto já que o Internauta visita primeiro o instrumento de pesquisa (Google, Yahoo, Live) para em seguida visitar outros domínios.

Porém, a maior parte do tráfego da Internet não é devido ao tráfego indireto ! É devido ao tráfego direto, ou seja, o Internauta digita diretamente no navegador o domínio do site que ele irá visitar. O Internauta pode já conhecer o site em questão, ou não.

Por exemplo: eu gosto de ler o Blog do Reinaldo Azevedo, e sei que seu domínio é http://www.reinaldoazevedo.com.br/, bem então, não preciso ir no Google para procurar este endereço, digito-o diretamente no navegador.

Quando um domínio é digitado diretamente no navegador (Tráfego direto) ele tem que ser resolvido, ou seja, um DNS (Domain Name Server) informa ao navegador em que endereço IP está o site e o servidor de e-mail associado a este domínio.

A VeriSign é responsável pela administração da resolução de todos os domínios .COM e .NET da Internet, ou seja, a cada visita a um site baseado em um domínio .COM ou a cada envio de e-mail onde a extensão é .COM (ou .NET), os servidores da VeriSign respondem uma query que aponta para o servidor correto. A VeriSign atualmente resolve a bagatela de 30 bilhões de queries como estas diariamente, portanto é na VeriSign onde as informações sobre a navegação direta de todos os domínios .COM e .NET são gerenciadas.

Os domínios .COM e .NET representam juntos 60% de todos os domínios registrados no mundo, o que deve representar um índice ainda maior de todo o tráfego direto, já que inúmeros sites de peso, usam estas extensões (MicroSoft.com, Google.com, Adobe.com e etc). Portanto, a VeriSign é a empresa que detem a maior parte das informações sobre o tráfego direto da Internet.

Caso o Google continue sua incrível expansão, a hipótese que ela compre a VeriSign teria a seguinte consequência: O Google além de obter as informações sobre o tráfego indireto, também teria as informações sobre o tráfego direto da Internet.

Este artigo é apenas uma elucubração teórica. Porém, esta seria a jogada definitiva para que o Google dominasse a maior parte das informações sobre o tráfego da Internet.


Como diria Pinky para o Cérebro:

Cérebro, o que faremos amanhã a noite?

e Cérebro responde:

A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!


Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra (2a. Edição !)

Marcadores: , , ,

terça-feira, setembro 11, 2007

Video vaza e novidades do Google Reader são reveladas



Foi publicado acidentalmente no Google Vídeo a gravação de uma reunião interna da Google, onde engenheiros discutiam sobre estatísticas e possíveis novos recursos do serviço. O vídeo ficou por algum tempo disponível e foi assistido por Philipp Lenssen do Blogoscoped, que fez o resumo do vídeo:

  • Muito brevemente o Reader deverá recomendar feeds, baseado em subscrições prévias;
  • Provavelmente na próxima semana o Reader deve ganhar versão em 40 idiomas. Enfim teremos o Google Reader em Português!
  • Trabalhando com sistemas como Blogger e MovableType, o Reader poderá avisar quanto a alterações nos feeds, como feeds deletados;
  • O Gerenciador de Feeds hoje possui 10 terabytes de conteúdo bruto e 8 milhões de feeds. A base de dados cresce 4% por semana e 2/3 de todos os Feeds ainda possuem somente uma pessoa inscrita;
  • Um novo recurso, chamado de Activity Streams será implantado em breve, o recurso deve integrar feeds e redes sociais aos serviços da Google, como o Gmail;
  • Possível integração da busca de Feed à busca universal, ainda não implantado por limitação de tempo de resposta;
  • 70% dos usuários do Reader utilizam o Firefox, o que confirma que feed ainda é coisa de Geek.
Aproveitando: Alguém notou que o Reader anda exibindo somente feeds não lidos? Para visualizar feeds antigos, é necessário clicar no link "All Item" que aparece no final de cada lista de Feeds. Estaria a Google Economizando banda?

Curiosidade: 56% de nossos leitores acompanham o blog pelos serviços do Google (Google Reader e iGoogle). =)

SuperTrunfo da Blogosfera: Undergoogle está lá!

Ontem, depois de uma enxurrada de links vindos do Blog Treta, descobri que o Undergoogle está entre as cartas do jogo que deve agitar a blogsfera e divertir o pessoal nos próximos Blogcamps e Barcamps que rolarem pelo Brasil.

Gostaria de agradecer ao pessoal do BlogTreta pela referência, e parabenizar pela criativa idéia. Recomendo a todos os blogueiros dar uma olhada nas cartas, pois além de um ranking de blogs, temos diversão com todos os 80 blogs escolhidos.

Para os interessados em baixar o jogo inteiro, uma versão especial com todas as cartas pode ser encontrada aqui: SuperTrunfo Blogs 2.0.pdf.zip

Hora certa no Google.com


Além de todos os parâmetros utilizados pelo Google nas buscas, foi atualizado o recurso que permite ver horário em vários lugares do mundo, como exemplo, da cidade de Curitiba. Pelas nossas pesquisas são aceitas todas as grandes cidades mundiais, sendo que no Brasil, as capitais dos estados estão listadas.

E quando buscado por país? O serviço retorna todos os fuso-horários pertencentes aquele território. Veja Exemplo: Local time in brazil.

Quer conhecer mais operadores de busca no Google: Visite o Guia de Referências Rápidas do Undergoogle.

domingo, setembro 09, 2007

Microsoft lança serviço de tradução

A Microsoft, por meio da linha Live, está mesmo disposta a conquistar usuários da Google. E para isso, está primeiramente lançando o máximo de serviços semelhantes aos disponíveis pela Google.

O serviço da vez é o Windows Live Translator (Beta). O Translator segue a nova linha visual de todos os produtos Live, e já conta com siversas conversões entre idiomas.

Fizemos um pequeno review sobre o produto:

Pontos fortes
  • Visual moderno e fácil de utilizar;
  • Conta com um grande número de idiomas para tradução;
  • "Conteúdo relacionado a computadores" traduzirá o texto para uma linguagem mais técnica.

Pontos fracos
  • A ordem dos idiomas na lista é muito confusa. Para se ter idéia, "Alemão -> Francês" vem logo após "Inglês -> Português";
  • Como quase todo serviço Live, possui um grande banner ocupando parte superior da tela;
  • Tradução ainda é fraca perto do serviço do Google, e nem possui tantos recursos como o concorrente;
  • Traduz apenas 500 palavras por vez;
  • E o mais estranho de tudo: o Livre Translator não possui a mais básica das traduções:


Será que escrevi errado?


Visite: Windows Livre Translator Beta
Fonte: Google Operating System

sexta-feira, setembro 07, 2007

Google Brasil celebra o Dia da Independência

O Google Brasil está homenageando hoje o Dia da Independência do Brasil com um logo especial.

Parabéns brasileiros, e bom feriado!

quinta-feira, setembro 06, 2007

Google Spredsheets permite autocompletar e importar dados

Uma das coisas que sempre fascinou a quem eu mostrava o Microsoft Excel era a funcionalidade de autocompletar células. Assim, para escrever uma lista de meses, simplesmente se escrevia o mês desejado e arrastando a alça de seleção os meses seguintes eram automaticamente inseridos.

Pois bem, o Google Spreadsheets acaba também de ganhar o recurso de autocompletar. O melhor é que ele consegue ser mais inteligente ainda que o concorrente Excel, pois utiliza como base de dados o projeto Google Sets, permitindo uma vasta quantidade de listas prontas. Veja alguns exemplos:




Visite: Google Docs & Spreadsheets

Atualizações e Busca no Google Reader


Entre as atualizações do Google Reader, que já estão sendo habilitadas para alguns usuários, temos:

Busca: Um dos recursos mais esperados desde o lançamento do Reader, a busca pode ser definida por feed, dentro de All items e Starred items.
Botão para esconder a coluna esquerda (aquela mesma função da tecla "u" que já conhecíamos).
Contagem exata de feeds: agora, quando passa de 100 atualizações, ao invés de mostrar "+100" ele mostra o número exato, segundo nossos leitores este número é contato até 1000, depois disso, aparece a etiqueta "+1000".
Nova Imagem de Carregamento: Substituindo a antiga do Google Labs.

Além das atualizações, usuários do Opera receberão uma página incompleta e que impossibilitá a leitura de Feeds. Esperamos que o bug seja corrigido em breve.

Veja mais no Blog Oficial do Google Reader

---
Gostaria de agradecer a todos os leitores que enviaram e-mail. Estava na Faculdade e não pude postar antes. Lembro que adoramos receber novidades de nosso leitores, por isso temos alguns e-mails: Contato Undergoogle

quarta-feira, setembro 05, 2007

Google em processo de legalização no Brasil

Há muito tempo tem-se tentado junto ao Google Brasil uma negociação com a Google Inc. a respeito do Orkut. Todo mundo sabe que aquele território está cheio de pornografia infantil, tráfico de drogas, pirataria, etc. Exatamente como aqui fora, só que sem camuflagem. Por conta dos termos de uso da Google e por estarem amparados pela lei estadunidense, era muito difícil conseguir dados sobre usuários e comunidades através da Justiça.

Agora foi firmado um acordo com o governo brasileiro e todas as solicitações da Justiça e Polícia Federal na remoção de conteúdo que firam as leis brasileiras serão atendidas, mantendo-se os dados dos usuários envolvidos que serão fornecidos às autoridades competentes. Com isso a Google se libera da tarefa de moderar seu conteúdo, já que a polícia vai estar de olho, além de ficar completamente dentro das leis nesse sentido.

Se a Google já emite Nota Fiscal para os anunciantes do AdWords, não deve demorar muito para começarem a comprovar de alguma forma os pagamentos feitos aos afiliados AdSense. O número de brasileiros parceiros do programa é muito alto, e os pagamentos são feitos com transferências internacionais, muitas vezes sem nenhum tipo de comprovação da operação cambial. O governo sabe disso e está de olho nessas transações, obviamente, querendo a "parte dele". Com a política de boa vizinhança da Google, isso está mais próximo do que se imagina.

--
Manoel Netto é Consultor / Desenvolvedor Web, apaixonado por tecnologia desde que nasceu e autor do blog Tecnocracia.com.br.

Marcadores: ,

terça-feira, setembro 04, 2007

Gmail: Enfim campo "para" dará acesso prático aos contatos

Segundo o Leitor Rodrigo Alves, o campo To: (Para) de sua conta do Gmail recebeu um link para os contatos, facilitando a inclusão de novos e-mails na hora de enviar mensagem para várias pessoas. Aparentemente o recurso é novo e foi testado sob o Internet Explorer 6.0 com uma conta comum do Gmail. Não sabemos se a novidade estará disponível logo mas certamente facilitará muito a vida dos internautas.

Veja imagem abaixo:
Já tem o recurso? Comente!

Orkut: Acompanhe últimas atividades dos amigos

Segundo o blog Google Operating System, o Orkut ganhou o recurso de últimas atividades dos contatos, que inclui notificações sobre mudanças de perfil, galeria de fotos, vídeos favoritos e novos testemunhos. Para os que quiserem arriscar, esta página deve carregar as atualizações.

A atualização, de deve estar disponível em breve a todos os usuários faz parte do plano de reformulação do Orkut, que começou com a implantação de um novo Layout e deve cada vez mais ganhar novidades para tentar se equiparar com os concorrentes como Facebook e Myspace.

Por dentro do Adwords #21: Cliques inválidos

Um dos relatórios mais importantes que você fazer no Google Adwords é o Relatório de cliques inválidos. Este relatório lista os cliques que foram considerados inválidos pelo Google e não são cobrados da sua conta. Infelizmente o Google ainda não disponibiliza o endereço IP, a data e a hora de cada clique inválido, esta deficiência torna o Adwords uma caixa preta onde o anunciante tem que acreditar que os algoritmos desenvolvidos pelo Google serão eficientes o suficiente para conseguir identificar a maioria dos cliques inválidos.

Observando diversas campanhas no Adwords tenho observado cliques inválidos entre 5% e 10% do total de cliques de uma campanha, porém também já observei dias onde o pico da picaretagem chegou até 40% de todos os cliques válidos!

Para gerar seu relatório de cliques inválidos:

1) Clique na Aba: Relatórios
2) Criar novo relatório
3) Escolha Desempenho de campanha ou Desempenho de conta
4) Clique em Adicionar ou remover colunas
5) Deixe as opções ligadas: cliques inválidos e Taxa de cliques inválida
6) Gere o relatório

O relatório é importante porque permite que você acompanhe o número e a percentagem de cliques inválidos que foram indentificados. Fique atento, caso haja alguma discrepância muito grande vale a pena solicitar mais informações para o Google.


Ricardo Vaz Monteiro é diretor executivo da empresa Nomer.com, especializada em registro de dominio, um dos primeiros com o título de Google Advertising Professional do Brasil e autor do livro Google Adwords: A arte de Guerra (2a. Edição !)

Marcadores: , ,