Undergoogle

quarta-feira, maio 31, 2006

Campanha política no Orkut gera multa a vereador

Por "Os humanos do Orkut"
A criação de uma comunidade no Orkut poderá custar o equivalente a R$ 21,2 mil para o vereador da cidade gaúcha de Santa Maria Tubias Calil (PMDB). Candidato a deputado estadual, Calil usou o site de relacionamentos na Internet para lançar sua campanha a deputado estadual antes do prazo permitido pela lei.

Conforme relata o jornal Zero Hora, a comunidade foi batizada 'Tubias para Deputado Estadual'. A página, criada no final do ano passado, foi considerada como sendo propaganda extemporânea, segundo o juiz eleitoral Vanderlei Deolindo.

O vereador foi condenado ao pagamento de uma multa de 20 mil unidades de referência fiscal (UFIRs). Segundo Tubias, a página foi criada por uma assessora sem que ele soubesse.
Fonte: Os Humanos do Orkut

Novos idiomas para o Gmail

O Gmail ganha dois novos idiomas: Árabe e Hebráico.

Google nega planos de desenvolvimento de browser próprio

O Google não tem planos de criar seu próprio programa de navegação pela Internet para competir com o Internet Explorer, da Microsoft, afirmou o presidente-executivo da empresa líder das buscas na Web, Eric Schmidt, na quarta-feira.

Durante conferência com analistas de Wall Street, o executivo afastou especulações que sustentam que a empresa quer aliar seus serviços de busca com outros produtos para competir com o Internet Explorer, programa quase onipresente nos computadores pessoais conectados à Web.

"Parece que as pessoas já têm boas opções de browsers", disse Schmidt. "Não criaremos um browser pela diversão de projetarmos um browser", acrescentou.

O Google incentiva os internautas a usar uma variedade de alternativas para o Internet Explorer, particularmente o navegador de código-aberto Firefox.

A empresa também tem parcerias para encorajar o uso do browser Safari, entre clientes de computadores da Apple, e do navegador Opera, da Opera Software ASA, disse o executivo.
Fonte: Terra

Nas paradas de sucesso: GoogleHead

Você gosta do Google, certo? Talvez não mais que essa família. A música feita por Laurie Berkner é interpretada por esta família para mostrar o amor pelo Google! Realmente encantador!

A letra da música para acompanhar:
“On a spring day you can find your way
to a little flower garden where the Googleheads play
You know they’re there by the clothes they wear
And their Googlehead faces and their Googlehead hair.

’Cause they’re the Googleheads
They shake their doodleheads
They’re the goo-ga-goo-ga-goo-gah Googleheads.”
– Laurie Berkner
A música pode ser inclusive baixada no iTunes Music Store.

Google deve disponibilizar comerciais em vídeo

Do The NewYork Times

O Google está dando os primeiros passos em direção a um imenso mercado de publicidade para televisão esta semana com um novo serviço que irá colocar comerciais em vídeo nos muitos sites onde disponibiliza propagandas.

Por enquanto, o Google não está disponibilizando vídeos no Google.com ou em outros sites seus, mas afirma que considera fazer isso no futuro.

Os anunciantes estão dispostos a comprar espaços relativamente pequenos de espaço on-line para comerciais a preços que se equiparam e às vezes sobrepujam aqueles cobrados pelas maiores redes televisivas, como medido pelo custo para cada mil telespectadores.

A medida do Google expande o espaço de anúncios on-line para a rede que estabeleceu para anúncios com textos e gráficos – um grupo de sites cujo número não será divulgado, apesar de estar estimado em muitos milhares.

O anúncio do Google acontece uma semana depois do AOL afirmar que comprou a Lighteningcast, uma companhia de comerciais em vídeo em cerca de 150 sites, incluindo o Space.com e o Nascar.com. A Lighteningcast será consolidada com a própria unidade de publicidade da AOL, a Advertising.com, que vende principalmente banners para outros sites mas também está entrando no ramo de vídeos.

A Lighteningcast e outras redes de comerciais em vídeo está concentrada na inserção de vídeos comerciais na programação de vídeos. Os comerciais que o Google está disponibilizando, por outro lado, irão aparecer nas páginas convencionais da internet, os usuários verão uma imagem única, e o vídeo só será transmitido se apertarem um botão.

Google Earth é usado no combate à gripe aviária

Do Terra Tecnologia:
Especialistas norte-americanos estão usando sofisticados recursos de imagens por computador para se prepararem para a eventual chegada da gripe aviária aos Estados Unidos, que pode ocorrer ainda neste ano. O Sistema de Informação Geográfica (GIS, na sigla em inglês) está sendo usado para informar a localização de granjas, moinhos de alimento e fábrica de processamento, disse Sherrill Davison, professor de Medicina Aviária da Universidade da Pensilvânia.

Veja vários locais no Google Earth

terça-feira, maio 30, 2006

Google Movie Previews

Tentando abocanhar os usuários loucos por cinema, o Google disponilibizou mais uma funcionalidade no Google Video. O Google Movie Previews mostra traillers dos filmes em cartaz nos Estados Unidos, além de futuros lançamentos.

Vale a pena conferir: Google Movie Previews

domingo, maio 28, 2006

Afinal, como o Google funciona?

Milhões de pessoas usam o Google a cada hora para encontrar as informações das quais precisam. E ele sempre acerta. Como isso pode ser possível? Usamos o Google, mas como ele funciona? O que está por trás do melhor buscador do mundo?

Esse artigo é resultado de uma pesquisa detalhada sobre o algorítimo PageRank. Evitamos ao máximo a matemática para que todos possam entender.

1. Os artigos acadêmicos

Ao defender uma idéia, você precisa de argumentos. Caso contrário, sua idéia terá pouco valor ou será pouco aceita. Esses argumentos são, em sua maioria, outras idéias, já comprovadas.

Da mesma forma, outras pessoas poderão utilizar a sua criação como base. É assim o tempo todo na ciência. Os artigos contém citações de outros trabalhos, usados como argumentos. E também são citados por outros pesquisadores. É como se fosse uma teia. E você pode saber o quão popular é seu trabalho através do número de pessoas que se refere a ele. Com os sites acontece a mesma coisa.

2. As páginas da web

Larry e Sergey, fundadores da Google, perceberam que é relativamente fácil saber para onde sua página (ou artigo) aponta. Basta lê-la! O desafio é saber quem aponta pra você.

O problema é praticamente impossível de ser resolvido no mundo real dos artigos acadêmicos. Mas na Internet a coisa muda, pois os sites estão repletos de links. Bastaria "ler" uma página automaticamente e sair seguindo esses links, como um robô. E eles levariam a outras páginas, que levariam a outras, e outras... Em pouco tempo você poderia ter a Internet inteira em casa e poderia saber quem andou citando aquele seu site sobre ovelhas.

Juntos, os dois amigos criaram um utilitário, de nome Backrub. A função dele era vasculhar a rede mundial procurando links. Ainda não havia busca.

Devido à falta de recursos, o Backrub foi obrigado a rodar em computadores de todo o tipo, por isso se tornou extremamente estável. O hardware de baixo custo acabou se tornando uma vantagem, pois muitos computadores "fracos" unidos em cluster se mostraram mais eficientes do que as supermáquinas das "concorrentes". E mais baratos.

3. A Busca


Satisfeitos com seu "monstrinho" (que consumia quase toda banda de internet da universidade), os amigos viram que ele poderia ir além. Larry Page criou um pequeno algorítimo, que buscava por palavras apenas nos endereços das páginas. Na época, quem dominava o mercado de busca era o AltaVista. Ele procurava por termos em toda página. Surpreendentemente, os resultados do BackRub quase sempre eram mais relevantes!

O Algorítimo evoluiu, e se tornou o que hoje é conhecido por PageRank. E uma curiosidade: ao contrário do que muitos pensam, a patente do PageRank pertence à Stanford, não à Google.

4. O ataque dos spammers

A medida que o Google crescia e ganhava popularidade, aumentava a disputa por boas posições nos resultados de busca. O spam de links - nome dado à prática de obter links para ganhar destaque em buscadores - crescia à medida que sites falsos eram criados se aproveitando de uma falha crucial no PageRank, que dava o mesmo valor a todos os links. Na prática, isso significava que ter seu site em destaque no www.google.com e tê-lo em uma home-page desconhecida correspondiam à mesma coisa.

O PageRank também falhava por precisar de um banco de dados completo, com todas as páginas da web, para funcionar. De tempos em tempos era preciso atualizar os servidores da Google para só então calcular a nova pontuação (ou o novo PageRank) de cada site. Uma clara desvantagem em uma Internet que muda a cada segundo.

5. O Google contra-ataca

Pouco a pouco, a sabotagem estava acabando com a qualidade dos resultados. A resposta veio em dois nomes: Freshbot e Hilltop.

O Freshbot foi uma nova versão do robô responsável por percorrer a web. Com a inovação, os sites passaram a ser adicionados à busca de forma ininterrupta. Inicialmente, os freshbots trabalharam em conjunto com os antigos robôs, mas mais tarde acabaram os substituindo. A velocidade com que as páginas eram atualizadas aumentou. E aumentou muito. Agora era quase impossível prever se "aquele" link do www.algumacoisa.com.br ajudou a melhorar a colocação de sua página.

Hilltop foi uma mudança radical no PageRank, introduzida por Krishna Bharat. Como principal alteração, cada link passou a ter seu próprio "valor". Esse número é basicamente da semelhança de conteúdo entre os sites e da importância (PageRank) de cada site. Assim, um link do www.adobe.com passou a valer muito mais do que um link do www.algumacoisa.com.br, pois existem mais links apontando para a Adobe (PageRank 10) do que para o AlgumaCoisa. Da mesma forma, um link no adobe.com terá mais valor ao apontar para um site de informática do que para um site de músicas. Produzir resultados adulterados ficou quase impossível.

Desde então, a qualidade da busca tem aumentado, mas pouco se sabe a respeito do PageRank atual. O algorítimo é mantido em segredo pela empresa, ainda que muitos dos elementos aqui explicados ainda se façam presentes.

sábado, maio 27, 2006

Homepage do Google Video continua mudando

A Google parece estar fazendo de tudo para alavancar o Google Video. Após mudar a forma de upload de vídeos, ela reorganizou a página inicial do serviço, trazendo destaque para vídeos populares, e não aos pagos como antigamente.

Aproveitando o assunto, um vídeo popular para o fim de semana.



sexta-feira, maio 26, 2006

Google lança Picasa para Linux

Sim, parece que a Google está de olho no mundo Linux. Usuários americanos já podem baixar a versão do Picasa para pc's com linux.

A página para Download é http://picasa.google.com/linux (infelizmente a página está inacessível para usuários de fora dos Estados Unidos, mas você pode acessar a página utilizando um proxy). A versão distribuída utiliza de uma versão modificado do Wine para que o programa funcione. Você pode baixar o programa aqui.

Segundo a empresa, o sistema requerido é:
  • Qualquer versão Linux com processador compatível 386, glibc 2.3 ou melhor, e com o X11 habilitado.
  • A integração com o Desktop necessita do Gnome ou KDE.
  • Para detecção de camera e integração é necessário Kernel maior ou igual ao 2.6.13, hal maior ou igual ao 0.56, e gnome-volume-manager ou equivalente.
Ainda não conseguimos testar, mas segundo informações, a versão vem com algumas limitações, como a não indexação de vídeos, pouca integração com e-mail e falta de som nas apresentações de slides.

Esperamos que o pessoal do mundo livre teste e nos mande um feedback de como o software se porta no Linux, bem como a funcionalidade, integração e desempenho no sistema.

Fonte: Google Operating System

Google confirma remoção comunidades irregulares do Orkut

"Aquelas (páginas) que a nossa equipe do Orkut identificar inconsistentes com seus princípios serão imediatamente removidas", disse uma porta-voz do Google no Brasil na quinta-feira.

Ela acrescentou que uma lista formulada por uma força-tarefa do governo brasileiro, policiais federais, promotores públicos e organizações não-governamentais é vaga e que isso poderia atrasar a remoção de algumas páginas, acertada na terça-feira com autoridades brasileiras.

Dentre as páginas que seriam retiradas estão a que pede o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a que promete explodir o Congresso Nacional.

Também seriam removidas uma página de pedofilia infantil sobre crianças de zero a um ano de idade, outra que ensina técnicas de terrorismo e uma supostamente criada pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O Ministério Público chegou a acusar o Google de atrapalhar as investigações por manter no anonimato os criminosos da web.


Fonte: Último Segundo

Desktops Dell virão com software Google de fábrica

Um acordo, que pode chegar a um bilhão de dólares, compromete a Dell a lançar seus computadores com software Google embutido, como a Google Toolbar, além da página inicial do buscador.

Essa ação é uma pesada investida contra a Microsoft, que sempre teve seus softwares embarcados em computadores Windows. Segundo Eric Schmidt, diretor executivo da Google, "essa é uma grande idéia para ambas as empresa, Google e Dell".

Fonte: ScotsMan

quinta-feira, maio 25, 2006

Embratur investe até R$ 100 mil por mês em propaganda no Google

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) investe até R$ 100 mil mensais em links patrocinados do Google. A experiência durará um mínimo de dois meses e um máximo de seis meses. Projeções iniciais indicam que até o final de maio, o Portal Brasileiro de Turismo, que recebia cerca de 150 mil visitas por mês, deverá dobrar a audiência e bater 300 mil pageviews.
A ação deve atingir 14 países de dois continentes (América e Europa) e é acionada quando se busca palavras como "Amazônia", "Pantanal", além de termos mais genéricos como "Ecoturismo", "baleias", "artesanato" ou "praias".
Com a ferramenta fornecida pelo Google, a Embratur por controlar a lista de palavras para cada mercado, pausar ou reiniciar a campanha em cada um deles, concentrar ou diluir verbas nos diversos mercados, além de acompanhar relatórios em tempo real da eficiência da campanha.
Leia mais: WNews

Nova praga do orkut é perigosa

Uma nova praga que usa o Orkut para se disseminar está causando muitos estragos. Além de enviar recados automaticamente para contatos, ela captura senhas de sites e contas bancárias através de um key logger. O recado traz a seguinte mensagem:

Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas. [link malicioso]

Leia mais: WinAjuda

quarta-feira, maio 24, 2006

YouTube bate de longe audiência de Google Video

De acordo com um relatório da empresa Hitwise, o YouTube domina o mercado de buscas de vídeos, com 43% das consultas.

Em segundo vem o MySpace Videos (24,2%), seguido por Yahoo Video Search (9,58%) e MSN Video Search (9,21%). O Google Video ficou apenas em quinto, correspondendo a 6,48% das pesquisas.

Fonte: Google Watch

Google Underground Blog no iBest

Obrigado a todos os usuários que votaram e acreditaram em nós! Graças aos votos de vocês, conseguimos ser TOP3 no prêmio "iBest Blog", e TOP10 no prêmio da noite, o "iBest Pessoal".

Estes prêmios, sem dúvidas, nos darão mais força neste ano para continuar a escrever sobre o maravilhoso "universo Google".

Mais uma vez obrigado a todos!

Google tem 24h para retirar comunidades criminosas do Orkut, exige Polícia Federal

Em reunião realizada nesta terça-feira, 23/05, em Brasília, deputados federais e a Polícia Federal estabeleceram um prazo de 24 horas (contadas a partir desta terça) para que o Google tire do ar comunidades do Orkut consideradas pelas autoridades como criminosas.

Em comunicado Google diz que vai obedecer:

O Orkut não é conivente com nenhuma das comunidades que advogam a violência e são uma ameaça aos Direitos Humanos – estas atitudes violam os nossos termos de serviço. Assim que recebermos a identificação das comunidades por parte do escritório do Dep.Greenhalgh, a informação será revista e retirada caso ameace ou traga dano imediato aos indivíduos ou viole nossos termos de conduta”, confirma Nicole Wong, responsável pelo Dpto Jurídico do Google, Inc.

Leia mais: WNews

terça-feira, maio 23, 2006

Google deve disponibilizar comerciais em vídeo

O Google está dando os primeiros passos em direção a um imenso mercado de publicidade para televisão esta semana com um novo serviço que irá colocar comerciais em vídeo nos muitos sites onde disponibiliza propagandas.

Por enquanto, o Google não está disponibilizando vídeos no Google.com ou em outros sites seus, mas afirma que considera fazer isso no futuro.

Os anunciantes estão dispostos a comprar espaços relativamente pequenos de espaço on-line para comerciais a preços que se equiparam e às vezes sobrepujam aqueles cobrados pelas maiores redes televisivas, como medido pelo custo para cada mil telespectadores.

A medida do Google expande o espaço de anúncios on-line para a rede que estabeleceu para anúncios com textos e gráficos – um grupo de sites cujo número não será divulgado, apesar de estar estimado em muitos milhares.

O anúncio do Google acontece uma semana depois do AOL afirmar que comprou a Lighteningcast, uma companhia de comerciais em vídeo em cerca de 150 sites, incluindo o Space.com e o Nascar.com. A Lighteningcast será consolidada com a própria unidade de publicidade da AOL, a Advertising.com, que vende principalmente banners para outros sites mas também está entrando no ramo de vídeos.

A Lighteningcast e outras redes de comerciais em vídeo está concentrada na inserção de vídeos comerciais na programação de vídeos. Os comerciais que o Google está disponibilizando, por outro lado, irão aparecer nas páginas convencionais da internet, os usuários verão uma imagem única, e o vídeo só será transmitido se apertarem um botão.
Fonte: The NewYork Times (Último Segundo)

segunda-feira, maio 22, 2006

Google ganha mercado e responde por 43% das buscas nos EUA

O Google ganhou 6,6 pontos percentuais do mercado de buscas nos EUA entre abril de 2005 e o mesmo mês de 2006.

Segundo a empresa de pesquisas comScore Networks, a participação da empresa --referente a buscas feitas em residências, ambiente de trabalho e universidades norte-americanas-- foi de 36,5% para 43,1%.

Já a participação dos principais concorrentes do Google caiu neste mesmo período. O Yahoo!, que aparece em segundo lugar como a ferramenta mais popular, foi de 30,7% para 28%. O MSN, da Microsoft, caiu de 16,1% para 12,9%.

Segundo o estudo, 2,9 bilhões de buscas foram feitas no Google no mês de abril. Em segundo lugar nos EUA aparece o Yahoo(1,9 bilhão), seguido por MSN (858 milhões), Time-Warner Network (457 milhões) e Ask Jeeves/Ask Network (384 milhões).

Fonte: Folha Online

Fundador da SAP diz que Google será ameaça

SÃO PAULO - Hasso Plattner, co-fundador da gigante alemã SAP, vê no Google e nas empresas chinesas as principais ameaças ao mercado de sua empresa num futuro próximo. Plattner desdenhou de sua principal concorrente na atualidade, a Oracle, para prever o surgimento de novos competidores.

”Se hoje nossa principal rival é a Oracle, daqui a cinco anos poderá ser uma empresa chinesa ou, provavelmente, o Google”, disse o executivo, durante o evento de TI, que ocorre em Orlando. Para Plattner, o mercado deve preparar-se para ver a ascensão chinesa no segmento de softwares para gestão corporativa ou até mesmo ver o Google atuando nesse setor.

”O Google não está nesse negócio hoje, mas eles têm dinheiro e podem comprar empresas com experiência na área e usar sua marca para alavancar vendas”, disse Plattner.


Fonte: INFO Online

Ivan Lessa: Quem googleia o quê?

Interessante artigo produzido por Ivan Lessa para a BBC Brasil e nos enviado por Joseph Lagos.
Eu googleio, tu googleias, ele googleia. O verbo ainda não foi devidamente dicionarizado no Brasil.

Googleiem no Houaiss, abram Aurélios e Aureliões, Caldasauletizem-se. Nada.

Engenhando-me na busca, só dei com googlar na Wikipédia, dicionário eletrônico aberto a todos, e que muitos criticam pela prática excessiva de democracia, uma vez que presta-se à edição feita pelo consulente.

Lá está: “o verbo googlar (ou “guglar”) é um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca Google. (…) A Sociedade Americana de Dialetos escolheu o verbo to google como “a mais útil palavra de 2002”.”

Leia na íntegra.


domingo, maio 21, 2006

Veja no Google Earth os locais de O Código Da Vinci

O site http://da-vinci-tour.renalid.com/, encontrou no Google Earth os lugares mais importantes da trama, além de traçar os caminhos percorridos por Robert Langdon em sua aventura para decifrar o mistério escondido nas obras do renascentista Leonardo Da Vinci.

Se você tem o Google Earth instalado no seu computador, também pode visualizar os lugares no próprio programa. Basta clicar no link e seguir as instruções:

  • Baixe e veja os locais

  • Fonte: Terra

    sábado, maio 20, 2006

    Pesquisa de blogs do Google evolui

    A Pesquisa Google de Blogs ganhou duas novidades essa semana: o primeiro é mecanismo de busca mais apurado, que segundo a Google trará resultados mais relevantes às consultas. O segundo, um novo filtro por data, que permite pesquisar apenas por posts recentes, ou exibir todos os resultados.

    Fonte: Official Google Blog

    O que está acontecendo com a Google?

    Discutindo com o amigo Paulo Fontes, notamos que a Google está tomando um rumo adverso àquele planejado pelos brilhantes Sergey Brin e Larry Page. Eis alguns dos tópicos que o Paulo enumerou sobre sua insatisfação com a empresa:
    1- Orkut. Algo realmente útil? Ou fonte para conspirações e declarações de racismo?
    2- Justiça. O que falar de todas as brigas com o governo de vários países?
    3- Criatividade? Tirando o Gmail, que mais outro serviço revolucionou? NADA!
    4- Gtalk? Que é isso? Pra falar? Sem smiles, sem envio de arquivos? Não obrigado!
    5- Resumindo, o que tem a Google tem de diferente que os outros sem ser o Gmail.
    Além da insatisfação com os serviços, ele questionou sobre como a empresa vem trabalhando ultimamente:
    O Google começou muito bem. O Gmail foi o começo da revolução de saída de novos bombásticos serviços. Foram buscar gênios à Microsoft, mas nada aconteceu. Tá tudo muito parado na Google. Até tenho um amigo meu no google.co.uk que já quer vir embora.
    É simples caros amigos, a ganância, o poder, o dinheiro está a ignorar as idéias geniais e a gerir mal essas ideias. Enfim... Faz lembrar uma Microsoft jovem.
    Realmente o que encontramos na empresa ultimamente é um descontrolado lançamento de novos serviços, muitas vezes não tão interessantes, como por exemplo o Google Base (muita gente não sabe até hoje qual a real utilidade do serviço). Será que o rumo que a empresa estão tomando deve-se principalmente ao fato de sua filosofia de "reunir e disponibilizar todas as informações do mundo"?

    Será que realmente 20% de tempo para cada funcionário dedicar-se ao seu projeto aumenta a produtividade da empresa ou faz com que seja lançado um número grandioso de inutilidades?

    Bem amigos, a discussão está aberta. Para você, o que está acontecendo com a Google? A empresa está tomando o rumo certo?

    sexta-feira, maio 19, 2006

    Google Video lança clip gratuito do Pearl Jam

    O Google Video acaba de lançar, sob a promissora licença Creative Commons, o clipe musical Life Wasted, da banda Pearl Jam.

    O fato de uma gravadora disponibilizar gratuitamente um vídeo na internet pode ser o início de uma revolução como no meio da mídia. A licença "CC" permite que você assista ao vídeo, distribua a seus amigos ou até mesmo coloque em seu site. A idéia é distribuir para o máximo de pessoas possíveis, divulgando o trabalho do artista e trazendo dinheiro às gravadoras de outras formas, que não a venda do material em si.

    Infelizmente, o acesso ao vídeo está bloqueado no Brasil.

    Assista: Pearl Jam - Life Wasted

    Google Reader em dispositivos móveis

    A Google anunciou hoje que usuários já podem acessar seu leitor de feeds Google Reader de dispositivos móveis, através do endereço www.google.com/reader/m.

    Anúncio interessante


    Um dos primeiro anúncios contendo Google que já vi. No texto, algo como "Se existe, Busque com seu móvel." O anúncio foi promovido pela Movistar, que inseriu a busca do Google em alguns aparelhos de sua rede.

    quinta-feira, maio 18, 2006

    Google Mobilizer

    Se você conhece ou tem um site que não oferece uma versão para seu dispositivo móvel (PDA’s), já está na hora de conhecer o Google Mobilizer.

    Você tem opção de escolher com ou sem imagens, para personalizar a página de uma forma que possa visualizar melhor em seu dispositivo móvel. Lembrando que não é qualquer site que fica legal (acessível), é bom estar dentro dos padrões web e ter um código semântico.

    Para quem não sabe, a página da busca do Google tem sua própria versão mobile.


    Fonte: Cosme Blog

    "Vai ver se eu tô na China!"

    É, ultimamente esse trocadilho pode ser utilizado pela Google Inc facilmente.
    Conquistando aos poucos o país oriental, a Google está em negociação com a China Mobile Inc, empresa gigante de telefonia móvel. O que está em discussão é um sistema de busca para os serviços móveis.
    A empresa chinesa é conhecida por estar sempre adiante dos serviços de voz convencionais.

    Google Video ganha "upload instantâneo"

    Antes, o serviço Google Video oferecia o upload de videos somente através de um executável disponível no site da empresa, aonde os usuários tinham que esperar pela aprovação de seu video para que pudesse compartilhar com outras pessoas.

    Hoje, o Google adicionou, a exemplo do YouTube e outros serviços de video online, como nova funcionalidade o upload instantâneo de vídeos pela própria interface do website. Os vídeos carregados desse modo não entram para a lista de resultados da busca, mas podem ser compartilhados através de seu endereço fixo.

    Google VS Justiça

    Seguem pequenos trechos do que tem ocorrido com a luta da Google com a Justiça:
    Google participa de reunião com Comissão dos Direitos Humanos
    A empresa de buscas Google divulgou na noite desta quarta-feira que um de seus representantes participará de uma reunião recém-convocada pelo deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O encontro está marcado para o próximo dia 23, em Brasília...
    Leia Mais: Folha

    Entenda a batalha entre Google e Ministério Público Federal
    No dia 10 de março de 2006, o Ministério Público Federal de São Paulo intimou diretores do Google no Brasil a explicar crimes ocorridos por meio do site de relacionamentos Orkut --criado e mantido pela matriz do Google, na Califórnia...
    Leia Mais: Folha

    Ministério Público pede inquéritos policiais contra Google
    Em mais um capítulo da batalha judicial entre o gigante das buscas Google e o MPF (Ministério Público Federal), o órgão público anunciou nesta quarta-feira ter pedido à Justiça Federal a abertura de inquéritos policiais para investigar crimes no site de relacionamentos Orkut...
    Leia Mais: Folha

    É, a Google por ser uma grande (no sentido de promissora, criativa) empresa, e talvez por isso desperte o olho grande de algumas pessoas. Era de se esperar.

    quarta-feira, maio 17, 2006

    Google confirma presença em audiência sobre "caso Orkut"

    Representante do Google Inc confirmaram presença na reunião recém convocada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, dep. Luiz Eduardo Greenhalgh, no próximo dia 23, em Brasília.
    Reitera que o Orkut é um serviço do Google Inc., cuja operação está fisicamente baseada nos Estados Unidos e Reino Unido. O Google Brasil é um escritório de vendas que nada tem a ver com as operações do Orkut, não tem acesso às suas informações e não tem controle sobre o serviço.
    Segundo comunicado distribuíudo pelo Google, "o Orkut é um serviço que fomenta a comunicação entre comunidades e o Google leva muito a sério o uso impróprio desta ferramenta. Tanto é que desenvolve constantemente novas ferramentas para detectar e remover usos inadequados além de combater aqueles que abusam do serviço".
    Recentemente o Orkut introduziu novos recursos tecnológicos na língua portuguesa e aumentou a equipe de língua portuguesa. “Com referência ao trabalho que será desenvolvido pela Comissão, temos a firme intenção de cooperar nas investigações dos crimes levando em consideração os interesses dos nossos usuários, do nosso negócio e das autoridades locais”, diz o comunicado.
    “Acreditamos que podemos desenvolver um diálogo produtivo no Brasil em conjunto com todas as partes envolvidas e mantemos nosso compromisso de, continuamente, desenvolver ferramentas que permitem aos moderadores de comunidades suprimir usuários anônimos e conteúdos impróprios e estamos à disposição para responder a todas as perguntas relacionadas ao Orkut”, finaliza a nota.
    Fonte: TiInside

    Google é denunciado por indicar programas piratas

    A belga ServersCheck denunciou hoje o Google por sugerir versões ilegais dos programas que a companhia desenvolve. "Se um usuário faz uma busca com a palavra ''serverscheck'', o Google indica versões ilegais de nossos produtos, inclusive antes de dar os resultados da busca", explicou o diretor-executivo da ServersCheck, Maarten Van Laere.
    Ao escrever a palavra na barra do Google, aparece uma tela em que o site de buscas faz sugestões de links pagos, antes de dar os resultados da busca. De acordo com Van Laere, as sugestões incluem versões ilegais dos programas desenvolvidos pela empresa e até mesmo versões com vírus escondidos.
    O diretor-executivo compara a prática a "uma pessoa que pede informações sobre lojas onde pode comprar uma bolsa de uma marca muito conhecida e lhe sugerem olhar primeiro os produtos falsos". A ServersCheck é uma fornecedora de softwares que controlam redes e servidores de empresas e distribui a maioria de seus produtos através da internet.
    Após ter recebido queixas de seus clientes, a empresa ligou várias vezes e enviou cartas para o Google em que pedia o fim da prática. Como não recebeu resposta satisfatória, decidiu apresentar um requerimento judicial ao Tribunal de Comércio de Louvain (centro da Bélgica). "No passado, o Google mudou seu módulo de sugestões, por exemplo, para palavras relacionadas com temas sexuais e para números de cartões de crédito. Portanto, na prática, deve ser possível, embora a multinacional continue dizendo que não é o caso", disse Van Laere.
    O diretor-executivo destacou que os prejuízos para sua empresa aumentarão na medida em que aumente a popularidade dos sistemas de buscas, como a barra Google. "Para as pequenas e médias empresas, já é muito difícil competir em nível mundial. Se as grandes e respeitadas companhias como o Google sugerirem programas ilegais, será mais difícil", acrescentou.
    A ServersCheck lembrou que empresas como o Kazaa e o Napster já foram julgadas por permitir o intercâmbio de programas ilegais e garantiu que o Google vai ainda mais longe ao indicar estas versões.
    Fonte: Terra

    terça-feira, maio 16, 2006

    Google lança plataforma de programação em AJAX

    Um mão na roda para os webdevelopers! Não há outra frase que retrate melhor o novo lançamento da Google: o "Google Web Toolkit".

    O GWT é um kit de desenvolvimento que torna muito fácil a criação de sistemas utilizando AJAX e Java.

    A página do novo projeto permite o download do kit além de contar con interessantes exemplos.

    Página oficial: Google Web Toolkit

    Google Modules no Google Pages!


    Agora sua página pessoal no Google Pages pode receber alguns dos Gadgets criados pela Google ou por terceiros. Os Gadgets são pequenos módulos interativos que executam as mais diversas funções: desde um relógio até uma partida de blackjack.

    Por ser experimental, o recurso precisa ser habilitado manualmente. Para isso, clique em "site settings", na página inicial do serviço e em seguida em "Enable Experimental Features". Uma mensagem surgirá na tela, alertando o usuário quanto aos riscos de usar produtos experimentais. Basta clicar em "Yes", caso concorde.
    Volte para a página inicial e tente editar algum site. Note que o botão não estava lá antes :P É ele quem dá acesso à lista de Gadgets. Basta clicar, escolher um e se divertir :)

    Criadores do Gtalkr são contratados pela Google.

    Lembra do GTalkr? Aquela excelente mistura de portal personalizado com instant messenger, integrado ao Gtalk?

    Pois é, o projeto foi descontinuado, e os responsáveis por ele deixaram seu "adeus" no blog oficial do projeto. Wes e Dudley Carr foram contradados pela Google e trabalharão para o desenvolvimento de melhorias para o Google Talk [mais].

    Leia: Gtalkr

    Google Notebook no ar!

    Já está em funcionamento o serviço Google Notebook. Ele é exatamente o que o nome dele diz: um caderno de anotações online. O serviço disponibiliza uma área em que o usuário pode guardar trechos, anotações, etc... Isso tudo sem sair do browser, e nem sequer da página! Basta baixar o software disponível no momento do cadastro e pronto.
    Esse software é um plugin para o navegador, permitindo ao usuário total manipulação das suas anotações, é permitido colocar imagens dentre outras funcionalidades, como criar novos notebooks e tornar os públicos. Além disso o GNotebook já está com uma funcionalidade que adiciona um pequeno link ao lado de cada resultado de busca do Google Search!

    segunda-feira, maio 15, 2006

    Sincronize Google Calendar com MS Outlook e dispositivos móveis.

    Por Osni Passos:
    Quem está usando o Google Calendar está gostando muito, demorou um pouco, passou o dia 1º de abril e nada, mas ele está finalmente ai funcionando.

    O melhor disso tudo é que é on-line, mas ainda não moro em São Francisco pra ter Wifi por todo lado, e costumo usar um Palm para verificar minha agenda, além de ter que usar o MS Outlook na empresa que trabalho, por isso fica a pergunta, como sincronizar os três?

    Nada que um pouco do próprio Google não resolva...:D

    Existe um projeto no SourceForge chamado RemoteCalendar que permite que se faça o “download” de nossos calendários do Google no Outlook 2003 (Não tentei com outros) no clicar de um botão. A instalação é um pouco complicada, mas coloquei abaixo um passo a passo resumido.

    1. Baixe do site: https://sourceforge.net/projects/remotecalendars/ a última versão do RemoteCalendar. (o ZIP)

    2. Baixe e instale o .NET framework 2.0 aqui.

    3. Baixe e instale o VSTOR aqui.

    4. Baixe e Instale o PIA aqui.

    5. Extrai e instale o RemoteCalendar (Com o MS Outlook Fechado).

    6. Abra o MS Outlook, escolha as opções que quiser e note a nova Barrinha:

    7. Inscreva-se no botão “+” com o endereço de calendário privado que pode ser conseguido naquele ícone assim: , siga os passos (para cada calendário esse processo de ser repetido).

    8. No botão “Reload” ela vai buscar no Google calendar e alterar o que for necessário.

    9. Dessa Forma já é possível sincronizar o MS Outlook com seu Palm ou PocketPC, com alertas e tudo mais.

    10. Se for feita alguma alteração nos eventos importados é possível publicar o calendário com as alterações, simplesmente clicando no botão “publicar”, fazendo as devidas configurações, e colocando a seguinte URL:

    http://www.google.com/calendar/feeds/”login do gmail”/private/full

    1. Ainda não consegui fazer que as inclusões feitas no MS Outlook sejam publicadas, se alguém conseguir me avise.

    O Esquema tem funcionado perfeitamente comigo, nos últimos dois dias de uso. [maiores informações aqui]

    Interessantíssimo tutorial, agora vou poder sincronizar Gcalendar, Outlook, Celular e iPod. Afinal, o serviço do Google realmente é interessante, mas falta a sua definitiva integração com outros programas e dispositivos.

    Pesquisa diz que 5% dos resultados de buscas são perigosos

    São Paulo - SiteAdvisor alerta que sites como Google, MSN e Yahoo direcionam usuários a links que instalam spywares, enviam spams e invadem o PC.

    Fonte: IDGNow!

    Obrigado a Renato Pires pela indicação da notícia.

    Dia das mães no Google!

    Hoje, dia em que comemoramos a existência divina de nossas mães, o Google novamente modificou o logo da página de busca em uma bela homenagem.

    Elas merecem ;)

    domingo, maio 14, 2006

    Alcançar o Google e o Yahoo demora?

    A meta do presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, para os próximos cinco anos é a conquista de fatia maior do lucrativo mercado de publicidade online dominado pelo Google e pelo Yahoo, disse o executivo. Falando em almoço com executivos do Vale do Silício, Ballmer disse que não gosta da posição desfavorável com relação aos dois líderes da publicidade na Web, mas previu que a persistência e a capacidade da produtora de software para criar novas tecnologias permitirão que ela recupere o terreno perdido.

    "Não acredito que veremos alguma transformação da noite para o dia", disse Ballmer. "O prazo terá de ser mais longo. Faz sentido para nós falar em cinco anos." A Microsoft está realizando um grande esforço no segmento de serviços via Web, e prometeu que continuará investindo em diversas tecnologias, na tentativa de transformar a maneira pela qual empresas e pessoas utilizam a Internet.

    O cerne do plano da empresa é o Windows Live, uma central serviços bancados por publicidade, que inclui de email a blogs, passando por um serviço de mensagens instantâneas, cujo objetivo é obter mais participação no crescente mercado de publicidade online. Esse mercado, de acordo com a estimativa da Forrester Research, deve crescer dos atuais US$ 15 bilhões para US$ 26 bilhões ao ano em 2009.

    Rick Sherlund, analista do Goldman Sachs, estima que os planos da Microsoft envolvem investir US$ 2 bilhões adicionais, no ano fiscal que começa em julho, com boa parte desse investimento direcionado à criação de um modelo de negócios online bancado por publicidade, à maneira do Google e Yahoo. Ballmer reconheceu que a maior produtora mundial de software ficou para trás do Google e do Yahoo, mas disse que não é tarde demais para que a Microsoft conquiste mais assinantes e usuários.

    "Estamos um pouco atrasados nesse jogo", disse Ballmer. "Mas ao final do dia o resultado dependerá da capacidade de criar um mercado de massa para os anunciantes e consumidores."


    Fonte: Terra

    sábado, maio 13, 2006

    Celebridades Google no Orkut!

    O usuário Leo da comunidade Eu Odeio os Modelos do Orkut, criou um interessante post com o perfil de diversos funcionários do Google. Segue abaixo a relação completa.

    Criador do Orkut:

    Orkut Buyukkokten (E, quem diria, teve seu perfil roubado)

    Modelos do Orkut:
    Angela Liu
    Spencer Kimball
    Chris Babson
    Huy Zing (reparem na tatuagem do Orkut que ele fez no braço)
    Sara Abbas

    Funcionários da Google:
    Dr. Eric Schmidt (Presidente do Conselho e Diretor Executivo)
    Larry Page (Co-fundador e Presidente de Produtos)
    Sergey Brin (Co-fundador e Presidente de Tecnologia)
    George Reyes (Diretor Financeiro)
    Omid Kordestani (Vice-presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios e Vendas Globais)
    Alan Eustace (Vice-presidente de Engenharia)
    Jeff Huber (Vice-presidente de Engenharia)
    W. M. Coughran, Jr. (Vice-presidente de Engenharia)
    Jonathan Rosenberg (Vice-presidente de Gerenciamento de Produtos)
    Shona Brown (Vice-presidente de Operações Comerciais)
    Tim Armstrong (Vice-presidente de Vendas de Anúncios)
    Marissa Mayer (Vice-presidente, Produtos de Pesquisa e Experiência do Usuário)
    Salar Kamangar (Vice-presidente de Gerenciamento de Produtos)
    Sheryl Sandberg (Vice-presidente de Operações e Vendas Globais Online)
    Norio Murakami (Vice-presidente e Gerente Geral, Google Japan)
    Emerson Calegaretti (O primeiro profissional escolhido para trabalhar no escritório brasileiro do Google)

    Google Talk em português lançado hoje



    A Google acaba de lançar a versão em português de seu mensageiro instantâneo Google Talk.

    Baixe agora.

    Nokia e Google firmam acordo

    Na última sexta-feira, foi anunciado um acordo envolvendo uma das maiores empresas de telefonia móvel do mundo, a Nokia, e a gigante das buscas, Google Inc. Os planos são oferecer aos consumidores do aparelho Nokia 770 Internet Tablet o software Google Talk, que funcionará nas redes wi-fi do aparelho.

    Este aparelho já disponibiliza por padrão o acesso a músicas e vídeos em alta definição em sua "pequena" tela de 12,7 x 7,6 centímetros.

    É o Google invadindo o mundo móvel.

    Transfira arquivos pelo Google Talk!

    Um novo plugin para o Google Desktop permite que se compartilhe arquivos com seus contatos do Google Talk de forma bastante simples.

    É bom ressaltar que o plugin encontra-se em versão beta. Portanto, cuidado aonde for instalar.

    sexta-feira, maio 12, 2006

    Mais informações do Google Health

    Já falamos do Google Health antes, acreditávamos que seria uma espécie de mini-portal voltado pra saúde e bem estar, mas pesquisando um pouco mais pudemos constatar que supostamente se tratará de algo maior, acredita-se que será um sistema de busca voltado para a área médica.

    Esse sistema seria algo semelhante ao Google Finance, onde o resultado será colocado utilizando como fonte de informações sites acadêmicos, e que possuam maior importância na área especificada, e lógico sem esquecer dos famoso links patrocinados. Acredita-se também que o site irá conter notícias, mapas de referência a hospitais e clínicas e se tornar um portal de saúde.

    Muitos pacientes afirmam que o Google é uma de suas principais ferramentas na busca por tratamentos, medicações e profissionais reconhecidos da área médica.

    quinta-feira, maio 11, 2006

    Imagem de exibição no Gmail

    Parece que o pessoal do Google resolveu trabalhar duramente nos últimos dias, uma série de novidades e notícias envolvendo a empresa.

    A novidade da vez é que o Gmail irá aprensentar imagens de exibição para os contatos. Assim, como em um Instant Messenger, você poderá definir sua imagem de exibição, que poderá ser vista por todos os contatos que possuam seu e-mail.

    É como o ditado diz: "uma imagem vale mais que mil palavras".

    Segundo a empresa, o serviço está sendo implantado neste momento a todas as contas do Gmail em Inglês. Portanto nas próximas horas, já deverá ser ativado para todos, ou ao menos na maioria dos usuários.

    Maiores informações: What's New on Gmail.

    Obrigado ao ««..vboladao..»» pela notícia.

    Grapminder: estatísticas do mundo!

    Usando o Grapminder, você poderá acompanhar um gráfico com as estatísticas dos principais indicadores mundiais para todos os países do mundo. Entre os indicadores temos mortalidade infantil, uso de internet por 1000 habitantes, uso de telefone por mil habitantes, população urbana, quantidade de emissão de dióxido de carbono e muitos outros dados.

    O sistema, em flash, gera estatística para o mundo todo, podendo-se ter uma idéia da diferença entre os países. O que realmente chama atenção é a interatividade das estatísticas e gráficos gerados.

    O sistema foi criado pela fundação suíça Gapminder, que gera informações para previsão de estatísticas públicas. O sistema está alojado nos servidores do Google, tendo portanto, acesso irrestrito e gratuito.

    Visite: Grapminder

    Os melhores pelo Google Trends

    O lançamento do Google Trends parece ter trazido um novo passatempo aos internautas. Comparar serviços e pessoas é a moda da vez. Muita gente anda utilizando o sistema para ver se seu serviço é bem procurado ou seu artista predileto é mais requisitado que outros.

    Bem, o site Google Operating System fez uma pequena disputa entre os serviços, empresas e pessoas mais conhecidos.

    Acompanhe o resultado:
      • Yahoo Mail vs Gmail vs Hotmail -> Vencedor: Hotmail, segundo lugar: Gmail
      • XBox vs PSP -> Vencedor:XBox
      • YouTube vs Google Video -> Vencedor: Google Video
      • Winamp, Real Player, Windows Media Player, iTunes -> Vencedor: Winamp, segundo: WMP
      • Firefox, Opera, Internet Explorer, Safari -> Vencedor: Firefox, segundo lugar: Opera
      • Digg vs Slashdot -> Vencedor: Slashdot
      • RSS vs Atom -> Vencedor: RSS
      • Apple, Linux, Windows -> Vencedor: Windows, seguido pelo Linux
      • Larry Page, Sergey Brin, Bill Gates, Steve Ballmer -> Vencedor: Bill Gates
      • Wikipedia vs Britannica -> Vencedor: Wikipedia

    Sugerimos a nossos leitores que façam uma disputa entre o que quiser e postem nos comentários.

    Google lança ferramenta de busca comunitária

    Co-op. Esse é o nome da nova aposta da Google para a busca. Lançado nessa quinta feira no blog da empresa, o novo serviço propõe uma experiência de pesquisa comunitária e mais humana.

    Resultados personalizados com o Co-op

    A ferramenta funciona através da atribuição de TAGS (ou etiquetas) aos sites. Cada usuário pode construir suas próprias coleções de resultados, disponibilizando para os amigos ou colegas de trabalho por exemplo. As possibilidades são quase ilimitadas.

    À partir do momento em que o usuário "assina" uma dessas tags, os sites nelas armazenados passam a fazer parte do serviço de busca tradicional. Assim, pessoas com interesses em comum são favorecidos com resultados mais relevantes.

    O serviço se encontra em estágio inicial, por isso há poucos grupos ou assuntos. Uma lista completa está disponível aqui.

    Visite: Google Co-op

    Novidades: Gmail + Talk

    O leitor Gandalf Wizard. nos reportou que o Gmail ganhou uma pequena adição para quem usa o Gmail Chat, ele agora permite que você escolha se deseja receber um aviso sonoro, que funciona por flash. Parece que ainda não está ativo em todas as contas, mas informações já podem ser encontradas na página de ajuda sobre a função.

    Veja imagem abaixo:

    ---

    Além disso a interface brasileira do e-mail ganhou a integração com o Gtalk, assim os brasileiros poderão conversar com seus contatos direto da conta de e-mail. Isso deve alavancar o serviço no Brasil.
    Confira o anúncio oficial:
    O Gmail aprendeu a conversar
    Agora, as contas do Gmail são automaticamente habilitadas com recursos de bate-papo. Você não precisa de nenhum procedimento especial, ele simplesmente funciona. Veja quando seus amigos estão on-line e decida você mesmo como quer se comunicar com eles. O sistemas de e-mail e de mensagens instantâneas não precisam ser duas coisas separadas
    Leia mais em: Sobre o Gmail.

    Google Trends!

    A gigante das buscas há algumas horas lançou um novo serviço chamado Google Trends, pelo que deu para entender é um sistema em que você faz comparações em volume de busca entre certos ítens.
    Deixe-me explicar melhor: por exemplo, acessando o site Google Trends, digite 2 termos na caixa de buscas, separando-os por vírgulas (coca-cola, pepsi por exemplo) e efetue a busca.
    O que retornará será uma página contendo informações como um gráfico de volume de buscas, locais do mundo onde tais buscas são efetuadas, idiomas utilizados nas buscas e muitas outras informações.

    Vale à pena conferir!

    Óscares da Internet para Google Map e MySpace.com

    O prêmio de inovação do Webby de 2006 vai para um site com 77 milhões de utilizadores, o MySpace.com. Por seu lado, o serviço Google Map ganhou três das 70 categorias distinguidas durante a 10.ª edição dos prêmios atribuídos pela International Academy of Digital Arts and Sciences. Os prêmios foram anunciados ontem, mas só dentro de um mês serão entregues.

    Entre os premiados nas diversas categorias, encontram-se a banda Gorillaz, por promoverem a fusão entre animação e música, e Robert Kahn, pelo contributo que deu ao desenvolvimento do TCP/IP.

    Na área do empreendedorismo, o Webby foi para Mark Cuban; enquanto a BBC venceu a categoria de notícias. Para saber mais sobre os Webby, clique aqui .

    Fonte: Exame Informática

    Google enfrenta competição crescente, diz presidente

    O Google enfrenta uma competição crescente no mercado de publicidade vinculada a buscas na Internet, mas espera que essa concorrência gere aumento de preços e elevação de receitas em todo o setor, afirmou na quarta-feira o presidente-executivo da companhia, Eric Schmidt. "Há um surpreendente, se não bizarro (fato de que) mais competição no leilão pode gerar realmente mais receita, em vez de menos", disse Schmidt, em comentários feitos durante um evento anual da empresa para a imprensa, na sede da companhia.

    Schmidt citou Microsoft e Yahoo, rivais que estão lançando importantes atualizações das suas tecnologias de busca. O Google é o líder do mercado de pesquisas na Web, com uma participação mundial de 60%. A companhia obtém praticamente toda a sua receita a partir de vendas de anúncios vinculados aos resultados de buscas feitas por internautas.

    "Nós não vemos atualmente qualquer limite para esse modelo que continua a crescer", disse Schmidt. Ele acrescentou que podem haver limites no futuro, mas não sabe quais são.


    Fonte: Terra

    quarta-feira, maio 10, 2006

    Google Desktop ganha Widgets!



    Widgets, pequenos aplicativos residentes na área de trabalho, têm virado uma mania no desktops, e já ganhou versões do Yahoo, Apple e até da Microsoft, em seu próximo Windows.

    Apesar da versão anterior do Google Desktop já conter suporte a Widgets, a gigante das buscas atualizou a versão do software, implementando diversas novidades nos mini-aplicativos.

    Ganham destaque na nova versão o novo visual, novos menus de controle e novos widgets, muito mais bonitos.

    Baixe agora, em inglês: http://desktop.google.com/

    Aproveite também, e personalize seu desktop com novos widgets.

    terça-feira, maio 09, 2006

    Orkut deixa cidade em Pânico

    Do Diário de Pernambuco:
    Há mais de dois meses, cerca de 40 senhores de família e jovens das classes média e alta de Escada, são vítimas da divulgação de boatos sobre a intimidade deles, nas páginas do Orkut. Quando menos esperam, tomam conhecimento de que seus nomes estão envolvidos em minicapítulos de uma narrativa que mistura informes de traições, homossexualismo e prostituição. A história é novelesca, curiosa, preocupante e virou caso de polícia.

    Os relatos não poupam quase ninguém. O prefeito, o padre, o juiz, o promotor, o vereador, a professora, o comerciante, o vizinho e o amigodele - todos são citados em textos divulgados no Orkut. "Fulana traiu sicrano com beltrano, no dia tal, em tal lugar" - frases assemelhadas (em que aparecem o nome das pessoas) compõem os textos. "Eu fiquei de fora, mas muitas autoridades foram envolvidas. É um absurdo, mas é verdade", disse o delegado de Escada, Tadeu de Jesus Cândido. Responsável pela investigação do caso, ele é o único a conversar sobre o tema abertamente. Os demais moradores temem reações de seus conhecidos. Os detalhes das versões incomodam e fazem crer que o autor conhece a rotina dos seus personagens.

    Os textos são veiculados em grupos específicos do Orkut - chamados pelos usuários de "comunidades". Os autores dessas comunidades usam nomes falsos. Elas ficam no ar temporariamente, por um ou dois dias. O tempo suficiente para causar a confusão e propagar as mensagens. O maior número de palavras de baixo calão e os ataques mais ácidos saíram das "comunidades" intituladas Os podres do povo de Escada e o Oscar dos podres do povo de Escada. Neste, o autor tentou denegrir a imagem dos cidadãos, criando um falso ranking de "gays" e "cornos" da cidade, entre outros.

    O assunto domina as conversas nos bares e nas calçadas. Uns, têm medo de ser a próxima vítima ou de um novo ataque; outros, comentam a balbúrdia causada pelos textos publicados no Orkut. Os mais "afoitos" - como eles se autodefinem - imprimiram algumas páginas antes de retirarem do ar. Agora, têm em mãos folhetins disputados. Os ofícios passam de mão-em-mão, como se fosse algo ilegal. A campanha é uma versão atualizada dos folhetos apócrifos que falavam da vida alheia e eram, há décadas, colocados sob as portas.

    Sete pessoas envolvidas foram procuradas pelo jornal, mas não quiseram comentar ou não retornaram às ligações. O Diario tentou ouvir o prefeito Jandelson Gouveia Por meio da assessoria, ele sabia do tema da reportagem e não respondeu.
    Obrigado ao Denis Meneses pelo envio da matéria.

    Blog oficial do Google Book Search

    A Google acaba de lançar mais um blog oficial: o Inside Google Book Search.

    segunda-feira, maio 08, 2006

    Temas para a home do Google

    Sem dúvidas, um googlemaniaco de verdade não abre mão da home do buscador como página inicial em seu navegador preferido. Sem dúvidas a página é a mais usada durante o dia, mas a simplicidade do layout as vezes deixa alguns usuários desapontados.

    Para resolver o problema e deixar a home do Google mais personalizada, o site awesomestart criou um mecanismo que gera uma home personalizada, "conforme a cara do usuário". Basta visitar o serviço, escolher a página desejada, personalizar e torná-la sua home page.

    Entre os temas, alguns dos mais famosos são o do Lost, GTA, The Sims e Silent Hill. Além de escolher temas, o usuário pode definir algumas preferências, como buscador a ser utilizado e links personalizados. Para visitar a página de personalização entre em Preferences.

    Veja abaixo algumas páginas personalizadas. Outras telas podem ser vistas em Start Page Galery.



    domingo, maio 07, 2006

    Integre Reader, box.net e Calendar ao Gmail!

    Olá amigos, acabei de preparar um mini tutorial explicando como inserir o leitor do Google Reader, calendários do Calendar e muitos outros brinquedinhos do Google IG ao Gmail, realmente interessante!

    Bom, antes de tudo, o que irei ensinar é extremamente simples, mas que pode deixar o Gmail turbinado. Para adicionar alguns "brinquedinhos" ao Gmail, usei a nova versão do GmailSkin, uma extensão do Firefox que habilita temas à interface do Gmail.

    Após baixar, instalar e reiniciar o Firefox, basta abrir a conta do Gmail e um alerta na barra superior irá se abrir, apontando para as configurações do GmailSkin. Dentro das configurações, você poderá escolher uma nova cor para a interface (as cores realmente são esquisitas) e habilitar ou desabilitar uma séria de recursos dentro do seu Gmail.

    A grande novidade fica pela opção Integrate , onde o usuário pode optar por uma integração do Gmail com o Google IG. Assim tudo o que for colocado na coluna da esquerda de sua página personalizada também irá aparecer na inbox do Gmail.

    Assim, como você pode ver na imagem, basta visitar a página personalizada do Google e colocar na coluna da esquerda tudo o que você deseja exibir na Inbox do Gmail, como exemplo podemos citar o recém lançado Google Reader para o IG, feeds para seus sites preferidos, acesso ao box.net, e até uma extensão para os compromissos do Calendar.

    Basta usar um pouco da criatividade e alguns módulos do Google IG e você terá um Gmail com várias recursos, além de joguinhos, relógios, uma série de ferramentas legais e até uma cor diferente.

    O único problema encontrado é que a integração não se dá perfeitamente, além de se perder um pedaço da inbox do Gmail. E o principal de tudo, só funciona no firefox que estiver com a extensão habilitada.

    Para quem não gostou da integração, basta remover o GmailSkin da lista de extensões do Firefox.

    sábado, maio 06, 2006

    Novos Recursos: Busca

    Algo novo, e que dá introdução a uma busca semântica é a capacidade do Google de especificar que tipo é um termo ou nome segundo resultados das buscas.

    O novo operador se chama TYPE e está somente disponível na interface americana do buscador. Basta digitar:
    type: termo_desejado
    Um exemplo é buscar por Brasil: (type: brazil). Esta busca retornará:
    Brazil — Type: Country
    ----------
    Outra novidade encontrada é a opção "Refine", que tem função de refinar as buscas quando os termos buscados são muito comuns. Um exemplo é a busca pelo termo "tired". Uma lista de opções com palavras relacionadas ao termo irão aparecer para aprimorarem os resultados.
    Fonte: Google Operating System

    sexta-feira, maio 05, 2006

    Novos recursos: Orkut

    O Orkut ganhou um novo recurso: agora pode-se visualizar quais de seus amigos estão participando de determinada comunidade, além de poder buscar por usuário dentro de uma comunidade específica.
    Acesse uma comunidade qualquer e clique em ver membros. Olhe logo acima dos membros existem as novas opções: Members, Friends in community e uma Perquisa somente para membros da comunidade.
    Convenhamos que já era hora do Orkut ganhar um sistema de busca mais sofisticado, uma vez que ele é nada mais, nada menos, que um serviço da maior empresa de buscas do mundo.
    -------------
    Outro recurso que chamou a atenção é que quando se usa a opção "pesquisar" para buscar amigos, são agora fornecidas duas opções, lista e galeria de fotos.
    A opção lista exibe os resultados normalmente como conhecemos, mas a opção galeria de fotos fornece uma miniatura da foto do profile dos usuários buscados além do nome. Quando passado o mouse sobre o usuário, uma janelinha é aberta com maiores informações e uma foto maior de cada usuário. (veja figura ao lado).
    Obrigado ao Jeanfrantiesco e ao Vinicius Ortiz pelo alerta.

    Google Music Store pode estar a caminho

    Boatos circulam na internet de que a Google esteja preparando um concorrente ao "Yahoo Music": um suposto Google Music. Músicas poderiam ser procuradas, compradas e acompanhariam um "review".

    A Google já tem uma loja de vídeos online, a Google Video.

    Político americano processa Google por porngrafia infantil

    Um político do estado de Long Island, nos Estados Unidos, processou o Google alegando que o mecanismo de busca está lucrando com pornografia infantil. Jeffrey Toback, membro do legislativo do condado de Nassau, disse que o Google tem links pagos para sites com conteúdo ilegal com menores.

    "Este caso é sobre uma empresa multi-bilinária que promove e lucra com a pornografia infantil", disse o documento entregue na Suprema Corte de Mineola. Um porta-voz do Google negou as acusações e disse que a empresa toma diversas precauções para evitar o acesso à pornografia com crianças.

    Leia mais: Terra Tecnologia

    Yahoo acusado de colaborar com spywares

    Não é muito difícil encontrar sites ou softwares que incluam spywares embutidos, e que sejam instalados sem o concenso do usuário. Tais programas, além de vigiar os habitos do internauta, ainda o utilizam para encher o computador de popups e outras formas de publicidade intrusivas.

    Geradores de muitos processos pelo mundo, os spywares acabaram de complicar a vida do Yahoo, grande portal da internet dona da Overture, empresa de publicidade online. O Yahoo está sendo acusado por um advogado e ativista anti-spyware de colaborar com a distribuição das pragas na internet. Segundo especialistas, a empresa oferece um plano "premium" para seus anunciantes, onde promete colocar seus anúncios em lugar de alta visibilidade. Esses "lugares" muitas vezes são páginas de spywares.

    Além disso, alguns sites, conhecidos como "typosquatting", têm suas receitas 100% provenientes dos anúncios Yahoo. Typosquatting são endereços muitos parecidos com o de grandes portais, que se aproveita da distração de usuários para conseguir audiência.

    O processo pode gerar centenas de milhões de dólares de multa para a Yahoo. Segundo o especialista de segurança Ben Edelman, "há muito dinheiro envolvido nesse meio".

    Fonte: IDG Now!

    quinta-feira, maio 04, 2006

    Picasa ganha referência no Adsense

    Acabou de ser adicionado ao Google Adsense mais uma opção de referência para os anunciantes colocarem em seus sites. Agora além dos botões de referência para o Adwords, Adsense e Firefox, os editores de sites também podem lucrar com anúncios do Picasa (software de edição de imagens do Google).

    Para adicionar o serviço em seu site, basta visitar a home do Google Adsense e selecionar a opção Picasa na hora de criar anúncios por referência. Segundo a empresa, será pago $1,00 ao editor do site para cada versão instalada e rodada.

    Veja o botão em nosso menu lateral e sinta-se à vontade para clicar sobre ele e baixar o software. :)

    Atualizado: Segundo o blog oficial do Google Adsense, serão disponibilizados também banners para promover o pacote de softwares Google Pack. Agradecimentos ao leitor Pedro Paulo Campos.

    Google Reader na página personalizada do Google

    O leitor Alexandre Fonseca reportou que já está disponível um leitor do Google Reader para a página personalizada do Google (Google IG) . Para adicionar o módulo a sua página, basta visitar esta página e clicar no botão "Add to Google".

    Parece que a integração vem a calhar, uma vez que muitos usuários reclamavam da pouca integração do leitor do Google com os outros serviços.

    Google Press Day

    Dia 10 de maio, próxima quarta-feira, acontece o Google Press Day, evento em que a Google anunciará suas novidades.

    Uma delas pode ser um suposto "Google Health" (Google Saúde), um novo mini-portal voltado ao corpo e bem estar. Outra novidade esperada é uma integração "Google Vídeo-Google News", onde vídeos serão exibidos como resultado de buscas por notícias.

    Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de pesquisa da Google, revelou que nos próximos dois anos muita coisa irá mudar nos resultados de pesquisas feitas no portal, e que vídeos irão ganhar mais importância.

    Fonte: WNews

    Microsoft mostra suas armas contra a Google

    A Microsoft pretende lançar hoje, nos Estados Unidos, sua plataforma de anúncios online adCenter. O sistema de anúncios será o único responsável por publicidade nos sites da Microsoft, como MSN e Windows Live.

    A idéia do adCenter será a mesma do Google Adsense: quanto mais o cliente paga, mais destaque tem sobre os outros anúncios. O grande diferencial da Microsoft na área será que os anúncios serão baseados em dados demográficos, além das palavras digitadas pelo usuário.

    Fonte: IDG Now!

    quarta-feira, maio 03, 2006

    QG do Google para investir em etanol está próximo

    Da CidadeBiz:
    Até o fim de maio, os empresários Larry Page e Sergey Brin, donos do Google, deverão abrir um escritório em São Paulo.

    O endereço, diz o Relatório Reservado, será o quartel-general para a compra de participações em usinas de álcool e açúcar no Brasil.

    O interesse da dupla em investir no setor foi evidenciado durante visita que fizeram ao país no final de janeiro.
    Alguém ainda duvida que "Pink e Cérebro" estão interessados em nossa fonte alternativa de combustível?

    Microsoft pode comprar parte do Yahoo!

    A Microsoft parece estar interessada em comprar parte da gigante Yahoo, aumentando sua base de usuários. O interesse vem por o MSN não contér um grande número de usuários comparado ao Google, sendo este um dos motivos pelo qual ainda não se deu bem com publicidade online. Espera-se que com a ajuda do Yahoo, a Microsoft se torne mais competitiva no meio.

    Steven Ballmer (chefe executivo da Microsoft) e Jerry Yang (co-fundador do Yahoo) parecem ainda não estarem convencidos da importância da aquisição, o que pode atrasar o processo.

    Fonte: CDRWXP

    Agradecimentos ao colaborador Daniel Sincero

    terça-feira, maio 02, 2006

    Busca integrada ao "IE7" preocupa Google, parte 2

    A Google está disposta a correr atrás de seus direitos. Hoje (terça-feira), ela afirmou ter reclamado à Comissão Européia sobre a forma como o MSN Search é "forçado ao usuários do Internet Explorer 7". Disse também à imprensa que havia enviado um documento descrevendo suas preocupações à Microsoft.

    A Comissão Européia já está travando uma batalha nos tribunais com a gigante do software por causa de softwares embargados no sistema operacional Windows, e o "fator Google" tende a ser um novo capítulo nessa história.

    Fonte: IDG Now!

    Busca integrada ao "IE7" preocupa Google

    A Google pareceu não gostar nada de um dos novos recursos do Internet Explorer 7.

    Segundo a gigante das buscas, a nova versão do navegador da Microsoft induz as pessoas a utilizarem sua própria ferramenta de buscas, por um novo campo agregado ao navegador. O recurso, já existente em outros navegadores, utiliza o MSN Search (futuro Windows Live Search) como busca padrão. A Google afirma que é difícil de definir outro mecanismo como padrão, forçando usuários leigos a utilizarem a ferramenta da Microsoft.

    "O mercado favorece a liberdade de escolha. Por isso, as empresas devem conquistar usuários com base na qualidade de seus serviços", afirma Marissa Mayer, vice-presidente da Google para produtos de busca e experiência do usuário.

    Fonte: Folha Online

    Empresas trocam Google por Windows Live Search

    A Amazon, famosa loja virtual norte-americana, trocará os sistemas de buscas do Google pelo Windows Live Search, da Microsoft, em seus serviços A9.com e Alexa.

    Além dessa decisão, surgiram rumores de que o leilão virtual eBay.com estaria seguindo o mesmo caminho, disposto a trocar o Google pelo WL Search. No caso do eBay, a mudança serviria como resposta à criação do Google Base, que pode se tornar um concorrente do leilão.

    Fonte: Beta News

    segunda-feira, maio 01, 2006

    Wallop deve sair em 2006

    O Wallop, rede social criada e mantida pela Microsoft e concorrente direto do Orkut, deve ser lançado oficialmente este ano. Após meses e meses sem novidades, parece que agora a rede social da Microsoft realmente vai ganhar gás e ser lançada.

    Participo do beta interno do Wallop desde dezembro de 2004, posso falar que o serviço é realmente interessante e bem mais interativo que o Orkut. Embora interessante, o projeto é muito pesado, devido ao uso do flash para construir a interface. Sem dúvidas a interface é muito futurística e interativa, porém trava muito. O serviço deve somente ser suportado por usuários de pc's potentes e com banda larga de velocidade razoável.

    Após quase um ano sem novidades a Microsoft anunciou a criação de uma empresa, a Wallop Inc, que manterá o serviço e dará conta de fazer seu lançamento ainda em 2006.

    Certamente o serviço atrairá pessoas interessantes em tecnologia e em mecanismos mais sofisticados e baterá de frente com o Orkut e outras redes.

    Confira mais informações em: www.wallop.com

    A liberação de convites é pequena, portanto se algum interessado quiser comentar com seu nome completo e e-mail, tentarei enviar convites.