Undergoogle

sexta-feira, junho 30, 2006

Google adquire bloco de endereços IPv6

Aparentemente o Google possui um bloco de endereços IPv6 de aproximadamente 7.9 x 1028 (79.000.000.000.000.000.000.000.000.000) endereços ou 296 endereços. Basicamente, o Google tem qualquer endereço IPv6 de:

2001:4860:0000:0000:0000:0000:0000:0000
para
2001:4860:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF

A ARIN (empresa que aloca endereços IP na internet) só dá blocos de IP desse tamanho para ISPs com o propósito de fornecer conectividade a usuários finais ou organizações/empresas. Se procurar por Google na ARIN, pode-se observar que em Março de 2005, eles registraram um bloco de endereços IPv6. Ficou claro que a Google está tentando posicionar-se no coração da Internet.

Fonte: George Ou [ZDNet Blogs]

Agradecimentos ao usuário Maurício Beckert pela notícia.

Google é multado por uso de marca Louis Vuitton

O Google foi multado, na França, por comercializar em seu site de buscas a expressão Louis Vuitton.

Um tribunal de Paris condenou a empresa de buscas a pagar US$ 377 mil em indenizações à dona da marca de produtos de luxo, além de arcar com custos processuais estimados em 60 mil euros.
[...]
Leia a matéria completa em: INFO Exame

quinta-feira, junho 29, 2006

Novos recursos no Google Video

Há alguns dias já corria o comentário que o Google Vídeo estaria para receber um sistema onde o usuário pode adicionar categoria aos vídeos, dar nota e comentar. Visitando o serviço esta manhã, vi que todos os vídeos já contam oficialmente com a novidade.

Parece que eu já vi algo parecido em algum site... Não me lembro, parece que num tal site chama do Youtube!

Há tempos a Google vem copiando os recursos de sucesso do Youtube para seu sistema de vídeos... esperamos mais originalidade da gigante das buscas.



Google Checkout FAQ: tire suas dúvidas!

O blog Google Operating System disponibilizou uma bateria de perguntas e respostas, resolvemos postá-las aqui para tirar as dúvidas dos brasileiros que desejam utilizar o serviço.

Por que utilizar o Google Checkout?
Você não precisa lembrar-se de seu nome de usuário e senha para cada site que você costuma comprar, basta lembrar do Google Account, além disso não é necessário preencher formulários com cartões de crédito e endereços nas lojas, uma vez que eles já estarão eu sua conta do Google Checkout.

Quais cartões o sistema aceita?
Visa, MasterCard, American Express e Discover. (Qualquer um tem de ser internacional).

Quem pode utilizar?
Segundo os termos do serviço, para se cadastrar e utilizar o serviço, você precisar ter mais de 18 anos, ser capaz de entender os termos legais e ser residente nos Estados Unidos. (Já me cadastrei no serviço, porém ainda não deu para utilizá-lo efetivamente, mas acredito que brasileiros poderão utilizar tranquilamente, o problema são os fretes e taxas, que inviabilizam compras no exterior).

Que lojas utilizam o sistema?
Até o momento somente algumas lojas americanas aderiram ao serviço. A lista completa pode ser vista aqui.

Quanto as lojas devem pagar ao sistema?
Pelo serviço, o Google vai cobrar às lojas aderentes uma comissão de 2% e uma taxa de 20 centavos por cada compra. Mas para as empresas que investem forte no sistema de publicidade da marca, o AdWords, o Google vai processar os pagamentos sem cobrar taxas. Assim, por cada dólar que as companhias gastem em publicidade, poderão processar vendas até dez dólares através do Google Checkout de forma gratuita.

Como inserir o Google Checkout em meu site?
Atravéz de um simples link "Compre Já" ou utilizando o Google Checkout API para integrar o serviço do Google com seu carrinho de compras.

Usuários podem mandar "feedback"?
Após receber o produto, os consumidores podem classificar a operação, bem como mandar comentários sobre a transação, compra e processo de entrega.

Se não tenho site, posso vender utilizando o Google Checkout?
Sim, é justamente para isso que a empresa lançou o Google Base, que agora parace ganhar sentido, pois pode ser utilizado para criar páginas com produtos à venda, além de ter integração com o Checkout.

Segundo a empresa, seu sistema não é um concorrente ao Paypal, mas sim um complemente ao seu serviço de anúncios, o Adwords.

Maiores informações e mais perguntas podem ser encontradas aqui.

Veja Galeria de imagens aqui.

Google Checkout: O Paypal killer já funciona!

O tão esperado "Gbuy" (como foi batizado pela mídia) ou Google Checkout, foi lançado. A partir de agora o maior buscador do mundo entra de vez no mercado de vendas on-line. Com o Checkout, consumidores poderão utilizar o sistema pra efetuar suas compras, dispensando a aprensentação de cartões de crédito e maiores informações durantes a compra, uma vez que elas já estarão no sistema da Google.

Para se cadastrar, basta visitar a página do Google Checkout, efetuar login no sistema com seu nome de usuário e senha do Google Account e preencher suas informações pessoais, inclusive dados do cartão de crédito. O serviço somente funciona com cartões internacionais. Após a confirmação, o cliente já estará apto a comprar utilizando o Google Checkout.

Mas afinal, onde a conta poderá ser utilizada?

Além de poder ser utilizado pelos anunciantes, que poderão colocar um link direto para o Google Checkout em seus anúncios, a empresa já disponibilizou uma lista com várias lojas (americanas, é claro) que já aceitam o novo sistema de pagamento. Dentre as lojas, estão as conhecidas Levi's, Buy.com e eCost, além de uma parceria com o banco Citi Bank. A lista completa de lojas, descontos e parcerias pode ser encontrada aqui.

O sistema de pagamento deve dar impulso às vendas dos anunciantes do Adwords, além de melhorar o Froogle.

O que resta dizer é que o Paypal terá um concorrente de peso, agora basta saber se o sistema da Google terá tanta credibilidade e adesão quanto Paypal.

quarta-feira, junho 28, 2006

Rival francês do Google Earth sai do ar

Não é todo mundo que aguenta o "tranco"...

Alternativa francesa ao Google Earth, o Géoportail
(www.geoportail.fr), ofereceria cobertura em alta resolução do país
inteiro, mas não agüentou o volume de acessos e saiu do ar logo após
seu lançamento. O serviço continua suspenso devido ao intenso tráfego.
O presidente francês Jacques Chirac declarou no lançamento oficial do
serviço que "Este é um passo adiante para todos os cidadãos, colocando
a França na linha de frente das novas tecnologias".

O Instituto Nacional Geográfico francês reuniu 400.000 fotos aéreas
e 3,7 mil mapas no desenvolvimento do Géoportail, que permitiria ao
usuário dar zoom até 50 centímetros do chão e alternar de vistas aéreas
de um local para mapas detalhados, planilhas e dados geológicos.

O serviço francês censura áreas consideradas "sensíveis" e zonas
militares. O Google Earth, até o momento, permanece sendo o serviço
mais confiável em sua categoria, afirma o site The Register.

Fonte: iMasters

Joga.com anuncia dentro do Orkut!

Pela primeira vez o Orkut é utilizado para anúncio oficial de produtos, na página principal de cada usuário e provavelmente em outras áreas vocês irão encontrar um banner do Joga.com anunciando o Companion, já falado aqui no blog.

Um assunto sempre tocado aqui no blog é: o Orkut não traz lucro nenhum à Google, e agora, pelo que parece, eles resolveram mudar essa história.

terça-feira, junho 27, 2006

Faça Gadgets para o Google Desktop

Hoje (27-06), foi anunciada a versão final do Google Desktop 4. Nada de realmente novo foi anunciado, mas parece que a empresa está dando ênfase ao sistema de Gadgets que o programa suporta.

Para incentivar os programadores a criarem seus próprios "brinquedinhos" para o programa, a empresa lançou hoje o SDK and Gadget Designer application, um editor para construção fácil de Gadgets para o Google Desktop 4. Juntamente com esse lançamento, está promovendo um concurso para os desenvolvedores de Gadgets e deve dar $5,000 ao ganhador, $2,000 ao segundo colocado e $1,000 ao terceiro. Maiores informações.

Veja: Google Desktop

Novidades no Google Reader

O leitor de feeds da Google, embora ainda não tenha "emplacado", continua recebendo atualizações. Desta vez ele ganhou menus mais interessantes para se acessar os feeds cadastrados e as categorias criadas. Além disso, teve a parte de configurações totalmente remodelada.

Mais informações: Google Reader Blog.

Gmail Brasil no celular

A equipe da Google Brasil já disponibilizou o Gmail com idioma português para ser acessado por dispositivos móveis.

Gmail para dispositivos móveis
Aponte o navegador do seu celular para http://m.gmail.com para acessar o Gmail a partir do celular ou do dispositivo móvel. É fácil de usar e é grátis (mas pode ser que a operadora do seu celular cobre por isso). Saiba mais

Além disso, tem recursos muito legais:
  • Otimiza automaticamente a interface para o celular que você está usando
  • Abre os anexos recebidos nas mensagens, incluindo fotos, documentos do Microsoft Word e arquivos .pdf
  • Permite que você responda com uma ligação às pessoas cujos números de telefone estejam em sua lista de Contatos do Gmail
Agradecimento ao Bruno Godoi pelo alerta.

MS diz que Google é coisa de mulher

Do blog da Sandra Carvalho:

Saiu primeiro no Digg: o centro de publicidade da Microsoft, o adCenter, tem um serviço que estima a demografia de sites e buscas na web, e ele diz que 100% dos usuários do Google são mulheres. Sério...
Quem chamou atenção para isso foi um usuário do Digg que usa o nick de BlueLaser. Ele pegou no nervo: cheque aqui. (Marque a opção URL)

É um bug do adCenter Labs? Bug involuntário ou piadinha de um funcionário da Microsoft que não resistiu à gozação? Arrisque seus palpites.

Testando o Undergoogle, vimos que 62% dos usuários são homens, enquanto 38% são mulheres, um resultado um tanto quanto equivocado para um site de notícias sobre o Google. Ou não? Será que os resultados estão certos?

segunda-feira, junho 26, 2006

Google continua ganhando mercado

A Google aumentou sua participação entre os mecanismos de busca pelo 10º mês consecutivo.

Este mês, seu mercado cresceu mais 1%, totalizando agora 44,1% dos acessos de usuários. Yahoo vem em segundo, com 27,9%. Em terceiro, o MSN ficou com 12,9%.

Fonte: The Unnoficial Google Weblog

Pandion: Google Talk com sabor de Messenger!

A simplicidade do Google Talk é polêmica. Enquanto alguns usuários sentem-se atraídos pela idéia de um aplicativo leve e com recursos criativos, outros tendem a valorizar emoticons, winks e a capacidade de personalização. São dois mundos completamente diferentes.

Nesse contexto surge o Pandion, cliente que acessa a rede do Google Talk com uma interface que alia a beleza e simplicidade. Parece milagre, mas não é.

Janela principal

O programa conta com emoticons, temas e fontes de texto personalizáveis. Outro recurso interessante é a presença de abas: multiplas conversas podem ser mantidas em uma mesma janela. A apararência é muito agradavel, com gradientes azuis e botões que se iluminam com o passar do mouse. Tudo em português.



Notificações, como no messenger

Janela de conversação com abas

Avatares personalizáveis

Assim como o Messenger, Pandion aceita plug-ins e é capaz de exportar a lista de contatos. Roda em praticamente todas as versoes do Windows, consumindo recursos mínimos. Lembra-se daquele seu colega com um velho Pentium 2? Agora ele também pode acessar a rede do Google Talk, sem recorrer ao GMail chat :)

Durante os testes, notamos um único bug: alguns contatos são exibidos duas vezes na lista.

E você, o que está esperando?

Download: Pandion

domingo, junho 25, 2006

Google Accounts remodelado

Como o leitor César de Tassis Filho nos alertou, a Google está mudando a página de gerenciamento de conta para os serviços do Google. A página não mudou para muitos usuários, mas já rolam na internet algumas imagens de como ficará a página remodelada. [via]

sábado, junho 24, 2006

Dica: acesse seu Orkut do celular

Por qualquer celular que permita acesso à internet, é possível acessar o site do Orkut. O problema é que não aparece o campo para login, o que acaba tornando o serviço inutilisável.

O site Os Humanos do Orkut divulgou uma dica muito interessante para acessar seus Scraps, Comunidades e todos os outros recursos do Orkut pela telinha do celular. O macete é simples: ir direto à tela de login de sua Conta Google, já redirecionando ao Orkut.

Para isso, basta acessar o endereço http://paginas.terra.com.br/informatica/gorkut (que irá redirecionar à página de acesso à sua conta) do celular e logar-se.

Como não foi desenvolvido ainda uma versão para dispositivos móveis, o Orkut aparece todo desajeitado no celular. Pelo menos já dá pra matar a curiosidade de quem enviou scraps.

Fonte: Os Humanos do Orkut

Vídeo: Desktop 3D

Um novo conceito de desktop, apelidado de BumpTop, imita o conceito da "mesa de escritório", e impressiona pela versatilidade com que se pode organizar arquivos.



Assista: BumpTop 3d Desktop

Google Earth ganha concorrente na França

Da Folha Online:
O site www.geoportail.fr, lançado oficialmente nesta sexta-feira, representa uma alternativa aos franceses para o popular programa Google Earth, que divulga imagens via satélite. Os responsáveis pela novidade afirmam que esta ferramenta tem imagens mais detalhadas da França que a alternativa do Google.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional de Geografia e Escritório de Pesquisas Geológicas e Minerais. A novidade foi aprovada pelo presidente Jacques Chirac, que assistiu a uma apresentação desta solução.

sexta-feira, junho 23, 2006

Google Video oferece vídeos gratuitamente


Quem entrar agora no Google Video, vai se deparar com a mensagem da figura acima. Em uma parceria com alguns anunciantes, que exibem seus anúncios no serviço de vídeo da Google, o site está oferencendo gratuitamente alguns vídeos que antes custavam entre $0.99 e $14.99. Para ver os vídeos disponíveis, basta visitar a home FREE TODAY do serviço. Entre os vídeos, alguns episódios do famoso Gato Félix.

Parece que idéia da Google TV está tomando forma...

Agradecimento aos leitores Bruno Banhara e Sidnei Castilho que indicaram a novidade!

quinta-feira, junho 22, 2006

UOL promove Joga.com Companion

Parece que tanto Google quanto a Nike e a Fundação Mozilla estão afim de promover seu produto, o Joga.com Companion entre os usuários brasileiros, apaixonados de carteirinha por futebol. Uma parceria para propaganda promete aumentar tanto a participação do navegador Firefox quanto o uso do plug-in do Joga.com em tempos de copa do mundo.

O usuário Sidney Zanetti nos aletou que o UOL, maior portal da América Latina está exibindo banners como o acima em sua página inicial para promover o produto da parceria Google + Nike + Mozilla.

Quanto será que a UOL ganha por download feito? Será que os mesmos $1.00 para cada download que os editores do Adsense ganham para indicar o Firefox? Também quero fazer minha mini fortuna assim!

quarta-feira, junho 21, 2006

Google & Adobe, uma parceria que promete

A partir de hoje, a Adobe passa a fazer parte da lista de parceiros da Google. Além do sistema de busca já anunciado na página principal da empresa, a parceria se inicia com a Adobe oferecendo aos seus usuários o download (como todo mundo sabe, gratuito) da Google Toolbar.
Não há nenhuma novidade prometida ou rumor rolando por enquanto, mas esperamos muita coisa boa vindo dessa parceria.

Fonte: Google Blog

terça-feira, junho 20, 2006

Ladrão de senhas invade o site Google Pages

Um cavalo-de-tróia foi detectado no site Googlepages.com, serviço do Google para a hospedagem de páginas gratuitas. O invasor rouba senhas de banco.

O alerta foi dado pela empresa de segurança Websense. Segundo nota publicada no site da empresa, o cavalo-de-tróia pode ficar hibernando na máquina até detectar que o usuário do Google Pages está entrando num serviço de bancos. Nesse momento, ele entra em ação para gravar as informações (banco, número de conta, senha etc.) digitadas pelo usuário.

Na semana passada, outro serviço do Google, o Orkut, foi também atacado por outro programa ladrão de senhas, o MW.Orc. [via]

Eles preferem o Google!

Uma pesquisa, realizada por Andrew Hitchcock com a ajuda do Google Analytics, mostrou o que os funcionários de grandes empresas de TI usam em termos de serviços. O maior destaque fica por conta do site de busca mais utilizado pelos subordinados de Bill Gates. Engana-se quem responde que o buscador mais utilizado na Microsoft é o MSN Search; lá, o Google responde pela liderança, sendo usado 66,31% dos empregados. Não que sirva de consolo, mas o MSN Search aparece na segunda posição, com 19,65%. [via]

segunda-feira, junho 19, 2006

Joga.com Companion

Mais uma extensão para Firefox. Muito Interessante! Agora os usuários do Joga.com e os apaixonados por futebol podem personalizar seu navegador para entrar de vez no clima da copa.


Com a Extensão você fica em dia com o os últimos jogos, vê os vídeos dos melhores gols e fale sobre a Copa 2006 com outros torcedores. Toda a ação do futebol com navegação por meio de guias e pesquisa integrada - no Firefox. [via]

Veja:
Página Oficial

Download:

Para Firefox:

Link para instalar

Link do xpi

Para Internet Explorer:

Baixe o Firefox com o Joga.com Companion

----
Colaboração: Daniel Lopes

sábado, junho 17, 2006

Enquete: "Qual seu leitor de feeds favorito?"

Lançamos este fim de semana uma nova enquete, perguntando qual o principal leitor de feeds (notícias em formato XML, como RSS e ATOM) que nossos leitores utilizam para acompanhar as novidades na internet diariamente.

A enquete encontra-se no canto inferior direito da home page do blog.

Google Finance demora a fazer sucesso

Segundo a agência IDG News, o portal financeiro Google Finance está longe de ser líder de audiência no ramo.

O campão em visitas continua sendo o Yahoo Finance, com 35% de visitas, seguido pelo MSN Money com 13%. O portal do Google aparece apenas em 42º.

Fonte: ZDNet

Código malicioso no Google Pages é descoberto!

A empresa WebSense declarou nesses últimos dias que encontrou um código malicioso hospedado nos servidores do Google Pages.
O cavalo-de-tróia tem sua programação destinada a roubar dados bancários.

Fonte: IT News Online

sexta-feira, junho 16, 2006

Orkut.com alerta usuários sobre recados suspeitos

A página de recados do orkut ganhou um aviso que alerta aos usuários sobre possíveis scraps com conteúdo malicioso. Conforme consta no aviso, os usuários devem tomar cuidado ao clicarem em links que redirecionem para páginas fora do domínio orkut.com.

A alteração reflete o número crescente de problemas de segurança pelos quais o serviço tem passado. Varios usuários já tiveram seus sistemas danificados devido à vírus, malwares ou programas maliciosos recebidos por meio de recados.

Novidades no Google Calendar


Agora os usuários do Google Calendar contam com dois novos e interessantes recursos: um módulo para a página personalizada e a capacidade de publicação dos calendários em sites.

Se você possui um site, basta seguir as instruções fornecidas pela empresa.

Google constrói centro de computação nos EUA

Da Portal Exame

Em sua luta para dominar a próxima geração da Internet, o Google vem trabalhando em uma arma secreta. Mas fica difícil guardar um segredo quando ele é um centro de computação de um tamanho equivalente a dois campos de futebol, com duas unidades resfriadoras se elevando quatro andares acima do solo.

O complexo, construído às margens do Rio Colúmbia, no município de The Dalles, no Estado americano de Oregon, anuncia uma expansão substancial de uma rede mundial de computação que, além de processar bilhões de consultas por dia, oferece um repertório crescente de outros serviços na Internet. Segundo reportagem publicada no jornal The New York Times, essa paisagem desértica ao longo da divisa entre Oregon e Washington é o cenário de uma disputa multiblionária entre Google, Microsoft e Yahoo. Uma corrida que vai determinar o domínio do universo online no futuro.

A Microsoft e o Yahoo já anunciaram a construção de grandes centros de dados na região, rio acima. O Google permanece bem atrás na disputa global, e as proporções de seu empreendimento na área evidenciam o tamanho de sua ambição.

Mesmo antes de o centro no Oregon entrar em funcionamento, o Google reuniu uma rede mundial de computadores – conhecida na indústria como o Googleplex.

O design e até mesmo a natureza do complexo da empresa no Oregon são um segredo corporativo muito bem guardado. "As empresas são historicamente cautelosas sobre a localização de sua infra-estrutura operacional", afirma Urs Holzle, vice-presidente sênior de operações do Google. Autoridades do município assinaram acordos de confidencialidade e não comentam o projeto, que deve entrar em funcionamento no final do ano.

O Google, o Yahoo e a Microsoft vêm investindo vastas somas em sistemas de busca e uma variedade de serviços na rede que incluem e-mail, downloads de música e vídeo e comércio online. A Microsoft assombrou analistas no último trimestre quando anunciou investimentos de 2 bilhões de dólares no próximo ano, a maior parte em um esforço para alcançar o Google. O Google disse que seus investimentos devem ficar em pelo menos 1,5 bilhão de dólares. Seu centro no Oregon, cujo custo é mantido em segredo, é uma amostra do destino que terá esse dinheiro.

Conhecido na maior parte do mundo como uma ferramenta de busca, o Google tenta construir, com a ajuda das mais recentes pesquisas acadêmicas, uma rede de supercomputadores que possa processar mais dados – de forma mais rápida e barata – que seus concorrentes.

A taxa com que o Google vem crescendo é tão extraordinária quando o seu tamanho. Em março de 2001, quando a apresentava 70 milhões de páginas da web por dia, tinha 8 mil computadores, segundo um pesquisador da Microsoft que preferiu não revelar sua identidade. Em 2003, esse número havia crescido para 100 mil.

Hoje em dia, mesmo os mais atentos seguidores dos movimentos do Google não têm uma idéia precisa do tamanho do sistema. O melhor palpite é que o Google tenha agora mais de 450 mil servidores espalhados por pelo menos 25 locações ao redor do mundo. Conectando essas unidades, há uma rede de fibra ótica de alta capacidade que a empresa reuniu nos últimos anos.

A Microsoft tem atualmente 200 mil servidores e espera que esse número salte para 800 mil até 2011. Cientistas da computação alertam que é impossível comparar os esforços das duas companhias diretamente. No entanto, é a maneira como o Google construiu sua rede espalhada globalmente que ilustra o desafio de seus competidores em alcançá-lo.

A tendência do Google em manter suas operações em segredo vem da época em que, como uma companhia privada, tentava impedir que seus concorrentes calculassem seus lucros, e impregnou todas as suas relações com a mídia e até mesmo com seus parceiros de negócios. No entanto, segredos corporativos têm vida curta em uma era de ferramentas de busca. Basta digitar "Dalles Google" no Google para obter uma lista de resultados reveladores.


Java oferece Google Desktop aos usuários


O J2SE (Java 2 Standart Edition), framework da Sun para aplicativos desenvolvidos na linguagem Java, passou a oferecer aos usuários o download do software Google Desktop durante o processo de instalação.

Ao fazer do download do framework e realizar a instalação, o usuário se depara com uma pequena janela que sugere a instalação do software de busca. Por padrão, o GDS não é instalado.

A plataforma Java se tornou extremamente popular na web por permitir a criação applets (Aplicativos) extremamente interativos e multi-plataforma. Alguns exemplos de applets java podem ser encontrados aqui.

Google testa sistema de compras pela Web

O líder entre os serviços de busca na Internet, Google, está testando um sistema para acelerar as compras online, mas seu método não tem nada em comum com o popular serviço de pagamentos online PayPal, controlado pelo eBay, anunciou o presidente-executivo do Google.

Os analistas vinham especulando recentemente sobre a possibilidade de concorrência direta entre o Google e o PayPal, e atribuem ao suposto novo serviço o nome "GBuy". O Google ainda não anunciou detalhes sobre esse serviço ou revelou seu nome verdadeiro.

Mas Eric Schmidt, presidente-executivo da empresa, ofereceu detalhes limitados sobre o sistema na quinta-feira. O serviço de pagamentos de sua empresa terá por objetivo facilitar transações mais rápidas entre consumidores e fornecedores, e uma versão beta estará disponível em breve, disse.

"Não é como o PayPal em nenhum aspecto", disse Schmidt quando perguntado sobre o "GBuy" durante reunião promovida pela nova revista de negócios Portfolio, da Conde Nast, em Nova York.

"Não faz sentido para nós ingressar em segmentos que estejam ocupados por líderes existentes", disse. "Queremos resolver novos problemas no campo dos pagamentos."

Ele disse que o sistema tinha por alvo os anunciantes, e não os consumidores em geral, mas não ofereceu detalhes sobre as diferenças entre ele o PayPal. Representantes do Google não quiserem comentar sobre o assunto.

Pelo menos um analista vê semelhanças entre os dois sistemas.

"A direção do Google está tentando alegar uma diferença baseada em detalhes não muito relevantes", ao dizer que seu sistema de pagamentos difere do PayPal, disse Jordan Rohan, analista da RBC Capital Markets, sobre as declarações de Schmidt. "Um sistema de pagamentos que une consumidores e fornecedores, é semelhança suficiente."

Em nota de pesquisa divulgada na semana passada, Rohan escreveu que o Google provavelmente lançará um serviço desse tipo antes do final do mês, e afirmou que não havia motivo para que a empresa o ampliasse para incluir transações entre consumidores, como o PayPal.
Fonte: Terra

quinta-feira, junho 15, 2006

Google News ganha versão em árabe

A Google anunciou nesta quarta-feira, 15/06, a 36ª edição de seu serviço de notícias, totalmente em árabe.

Diferentemente do que ocorre em outras edições do Google News, a versão Arabe é voltada para uma região do globo e não apenas um país. Outra curiosidade é a orientação do texto: da direita para a esquerda.

Conforme consta na página do serviço, são mais de 150 fornecedores de conteúdo em cerca de 20 países.

Google lança site com informação sobre obra de Shakespeare

O Google lançou um site para os fãs de Shakespeare. Em www.google.com/shakespeare o gigante dos motores de busca coloca online de forma organizada, todas as informações sobre as peças do draumaturgo. A página tem como base o Google Book Search, ainda em versão de testes. [via]

Google testa alterações em sua homepage


Alguns usuários enviaram ao Google Blogoscoped o que disseram ser mais um layout experimental do Google.com.

A página traz como novidade o posicionamento vertical dos menus de navegação, que antes encontravam-se no topo.

quarta-feira, junho 14, 2006

Google entra no mundo dos Fotologs


A Google fez uma investida hoje no mundo das fotos digitais, através do novo serviço Picasa Web Albums.

O novo sistema de fotos online funciona de forma integrada ao Picasa Desktop, e permite que usuários disponibilizem suas fotos na internet, com 250 mb de armazenamento.



Durante nossos testes, o serviço mostrou-se bastante rápido, cheio de recursos interessantes (como zoom e carregamento prévio da imagem), além de uma interface extremamente simples e organizada.

Junto com o serviço, a Google lançou um sistema de assinatura para expandir o espaço de 250 mb para 6 GB, 24 vezes maior que o gratuito, por 25 dólares por ano.

Site: Picasa Web Albums

Nova forma de roubo de dados utiliza o Google

Do Terra Tecnologia:
A Universidade de Massey, na Nova Zelândia, publicou um artigo em seu site alertando os administradores web para os riscos da crescente modalidade adotada pelos hackers para o roubo de informações através do popular sistema de busca Google.

Pesquisadores descobriram que o risco de manter em servidores web informações confidenciais ou privadas está cada vez maior, já que o sistema de busca cadastra qualquer página e arquivo encontrado dentro de um servidor na sua base de pesquisa, deixando tais dados acessíveis através de determinadas palavras.

Um software escrito pelos pesquisadores, que realizava cerca de 170 buscas específicas no Google, foi rodado diariamente por três meses, a fim de encontrar informações confidenciais e alertar os administradores de sites da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e República Tcheca.

A descoberta é que qualquer pessoa com um pouco mais de conhecimento é capaz de realizar uma dessas buscas e que a modalidade conhecida como "Google Hacking" possui até tutoriais que podem ser encontrados através do próprio sistema.

Nenhuma empresa teve seus dados divulgados no artigo, mas a instituição anunciou que em seus servidores existem cerca de 50 falhas acessíveis através do "Google Hacking". Para ajudar na resolução do problema a universidade afirmou já estar trabalhando em medidas de segurança que possam ser utilizadas por administradores de sites. O artigo completo, em inglês, está acessível através do atalho snurl.com/qu6a.

Existe, porém, desde 1994, um protocolo para excluir da varredura de uma aranha de busca determinados itens dentro da árvore de arquivos de um website. Tal regra é respeitada pelas máquinas de busca mais conceituadas, especialmente pelo Google. Trata-se da configuração de um arquivo denominado "robots.txt" no diretório raiz do site.

Maiores informações, em inglês, sobre o referido padrão podem ser obtidas na Wikipédia, pelo atalho snurl.com/qvfy. Infelizmente, no entanto, poucos são os webmasters que têm conhecimento deste recurso, gerando a vulnerabilidade mencionada no artigo da equipe de Massey.

terça-feira, junho 13, 2006

Veja os estádios da copa no Google Earth

A empresa holandesa OrangeTea publicou em sua homepage um arquivo .kml com modelos tridimensionais dos estádios da copa.

O arquivo se encontra disponível no site da empresa. Além do mapeamento dos estádios, são fornecidos dados sobre os jogos, e placares. Tudo atualizado em tempo real.

Clique aqui para fazer o download do arquivo. E que venha o hexa ;)

segunda-feira, junho 12, 2006

Google Earth 4: Minha cidade está lá! E a sua?

Navegando a pouco no Google Earth 4, tive uma incrível surpresa, a interface do programa já está em português e cheia de novidades. Além disso levei um susto ao visitar minha humilde cidade, no interior do Paraná. Não acreditei quando estava sobrevoando sobre a cidade, com menos de 40.000 habitantes, em altíssima resolução. Visitando a região, percebi que grandes áreas do Paraná estão com resolução boa, além de muitos outros locais do País. Parece que agora o visualizador do Google se torna rei no Brasil, afinal, boa parte do mapa está lá, e o melhor de tudo: com boa resolução!

Portanto, caros leitores que não moram nas capitais, dêem uma olhada sobre suas cidades, pois fotos de alta resolução os esperam. Agora descobri a magia do Google Earth, pois viajar pelo mundo todo na telinha do computador é realmente interessante, mas ver a própria cidade do alto é uma sensação realmente indescritível!

Google Earth 4: Agora até para Linux!

Para comemorar o aniversário do Google Earth, a Google fez uma atualização no programa e disponibilizou a versão 4.0.

Além de uma nova e empolgante interface, agora o programa tem melhor suporte aos modelos 3D criados pelo Google SketchUp e KML's que permitem compartilhar informações parciais.

Novos idiomas também já estão disponíveis, como francês, italiano, alemão e espanhol. Podemos até já ir imaginando um Google Earth em Português para os próximos dias (ou meses...). Para que gosta de buscar lugares, agora basta pressionar a tecla "/" quando se quiser buscas em tela cheia. E grande novidade fica por conta de o Google Earth agora estar disponível também para Linux, como já haviamos falado, uma versão estava a caminho e com a onda de novidades ele já está disponível aqui. [via]

Segundo alguns de nossos usuários algumas capitais brasileiras, que antes não passavam de meros borrões, agora já pode ser vistas como boa resolução além de algumas outras capitais terem ganhado novas imagens, mais atualizadas e de melhor resolução.
Baixe Google Earth (Windows, Mac ou Linux).

Google GBuy pode sair ainda em junho

Do MeioBit.com:
De acordo com a Forbes, o sistema de pagamentos do Google, chamado GBuy, deve ser lançado no dia 28 de junho. Não há muitos detalhes sobre o serviço, mas a reportagem ainda diz que eles devem marcar os comerciantes que aceitam o Gbuy como "GBuy Trusted Merchant".

O Pai da internet repensa a rede

Confira abaixo entrevista com Vinton Cerf, 62 anos, um dos criadores da rede mundial e vice presidente da Google, publicada no suplemento Link de O Estado de S.Paulo.

As grandes empresas de telecom estão insistindo na chamada "internet em camadas" (tiered internet). Se eu tenho um site e pago uma taxa, elas garantem que a página carregue rápido. Quem não pagar fica mais lento.
É uma péssima idéia. A Inglaterra, a Holanda e a Nova Zelândia já se manifestaram oficialmente contra isso. Essas empresas não têm como garantir nada, pois os sites, tipicamente, não estão diretamente ligados às redes delas. Nas próximas duas semanas, o Google vai testemunhar no Congresso dos EUA sobre isso.

E o WiMAX ? Vai mudar o mundo, ou é só mais uma tecnologia de rede sem fios?
A transmissão via rádio pode ser uma solução para áreas rurais. Em lugares como o centro de São Paulo, Hong Kong, Tóquio e Seul, onde há altíssima densidade populacional, a fibra óptica funciona muito bem. O problema é que as empresas de telecomunicações têm o hábito de cobrar quantias enormes por pouca velocidade. Como neste hotel, por exemplo: eu vim para cá - no lounge - porque me disseram que o acesso era grátis (risos).

As redes sem fio públicas e gratuitas, como a que o Google está montando em São Francisco, podem acabar com os serviços comerciais?
Honestamente, só entramos nessa porque o prefeito de San Francisco pediu. Nós não queremos conectar o mundo todo, dar acesso para todo mundo. Não é esse o nosso negócio.

Nos anos 80, você liderou a criação do MCI Mail, primeiro serviço comercial de e-mail. Hoje, há uma batalha muito difícil contra o spam. O que está errado com o e-mail? E como consertar?
Para ser honesto, a solução é uma que ninguém deseja: cobrar pelo (envio de) e-mail, fazer os spammers pagarem. Eu recebo bastante spam, mas 95% são filtrados pelo Google. Só que eu não sei se mensagens importantes também são interceptadas pelo filtro (risos). Eu tenho outra idéia. Os spammers querem ganhar dinheiro. Então devíamos montar uma empresa para atraí-los, descobrir quem são e aí fazer chicoteamentos em praça pública (risos).

Recentemente, tornou-se público que o governo dos EUA estava grampeando a internet. Qual a sua opinião?
Eu entendo os dois lados. Ninguém quer terroristas explodindo prédios e matando gente. Então, é útil descobrir quem eles são. Mas eu gostaria que (o grampo) só fosse feito com autorização judicial.

Como você vê o protocolo IPv6? Por que está demorando tanto?
Eu apóio, e queria ter pensado nisso em 1977. Mas eu não previ que o TCP/IP ia se tornar a infra-estrutura do século 21. Naquela época, 4,3 bilhões de Endereços IP pareciam mais do que suficientes. Os chineses anunciaram que, na Olimpíada de 2008, toda a rede deles estará rodando o Ipv6.

Após o estouro da bolha da internet, em 2000, a rede teve alguns anos tranqüilos. Aí, ano passado, veio a Web 2.0, com muitos serviços novos. O que causou a nova onda? E até onde ela vai?
Demorou vários anos para os investidores recuperarem a confiança. Nós teremos cada vez mais informações pessoais online, sejam registros médicos, financeiros ou o seu calendário. E tudo será aberto, então os programas vão entender dados enviados por outros programas. E, nos sites de busca, se nós entendermos o significado, o contexto de um termo, poderemos mostrar apenas as respostas relevantes. É isso que as pessoas querem: "Não me mostre 24 milhões de resultados, eu só quero uns três" (risos).

A internet interplanetária vai sair do papel? E por que ela é necessária?
Nós vamos redesenhar as comunicações espaciais nos moldes da internet. A rede atual (Deep Space Network) usa antenas muito velhas. A taxa de transmissão de Marte é de uns 28 Kbps, pois os dados estão vindo direto da superfície do planeta. Alguém teve a idéia de conectar os robôs (que estão no planeta vermelho) aos satélites artificiais na órbita de Marte. Aí você transmite para o satélite, a 128 Kbps pois a distância é menor, e armazena os dados no satélite, que os encaminha depois (para a Terra). Os dados são armazenados e depois encaminhados. E a internet é uma rede que armazena e depois encaminha. A transmissão de dados por pacotes é justamente isso. A vantagem é que cada nova missão (espacial) poderá usar a estrutura de comunicação da anterior. Como na internet: se você fala com ela, fala com milhões de máquinas. Então, em 2030 ou 2050, a maioria dos planetas deverá ter satélites artificiais em órbita, e a internet interplanetária conectará todos. [via]

domingo, junho 11, 2006

Governo chinês libera o acesso ao Google

Do Estadão

PEQUIM - O acesso na China ao sistema de buscas Google voltou a ser liberado após várias semanas de bloqueio imposto pelo governo e autorizado pela empresa, afirmou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

"O desbloqueio do Google tende a confirmar a teoria de que a censura foi estabelecida por causa do aniversário do massacre na Praça da Paz Celestial, no dia 4 de junho", afirma o grupo em comunicado à imprensa.

Nas últimas semanas, os internautas tinham notado problemas para usar o sistema de buscas. A censura só foi confirmada pela RSF em 6 de junho, após a comprovação de que a maioria das províncias chinesas enfrentava o problema. A versão chinesa Google.cn, que não contém informações que possam incomodar o governo, não foi afetada.

A RSF condenou o "atual nível de filtragem de conteúdo da internet, sem precedentes na China". A censura afeta não apenas o Google mas centenas de sites, desde o da Anistia Internacional até a enciclopédia virtual Wikipedia. O governo diz que o controle tem como objetivo proteger os jovens de conteúdos violentos e pornográficos, que no entanto são muito mais acessíveis no país que os relacionados a assuntos "sensíveis" às autoridades, como direitos humanos, Tibet e Taiwan.

sexta-feira, junho 09, 2006

Clipes da Web: agora no GMail em português

O GMail brazuca acaba de ganhar um recurso muito interessante, presente na versão em Inglês há alguns meses. Trata-se do Clipes da Web, que exibe feeds RSS/ATOM, dicas de utilização do serviço e links patrocinados.

O serviço conta com algumas fontes de notícias pré-configuradas, ainda que você possa adicionar seus próprios sites no painel de configurações:
  1. Acesse sua conta do Gmail.
  2. Clique em Configurações na parte superior de qualquer página do Gmail e abra a guia Clipes da Web.
  3. Procure clipes conhecidos selecionando o link de um tópico à esquerda. Pesquise feeds inserindo tópicos do seu interesse. Use esse recurso assim como faria uma pesquisa no Google. Se preferir, insira URLs de feeds específicos.
  4. Clique em Adicionar ao lado dos clipes que deseja visualizar na sua conta do Gmail. [via]
Devido à grande quantidade de contas registradas, o upgrade total deve levar algum tempo. Por isso, não estranhe se sua conta ainda não exibir os clipes.

Agradecemos à colaboração de Flávio Tomazio e Samuel Silva.

Google: 60% das buscas nos EUA

Em maio, a Google correspondeu a 60% das buscas nos Estados Unidos, de acordo com a empresa Hitwise Pty.

A gigante é seguida por Yahoo com 22% e MSN com 12,1%.

Comparado com o mês de março, o Google ganhou 1% de mercado, o MSN perdeu 1% e o Yahoo ficou inalterado.

Fonte: IDG Now!

quinta-feira, junho 08, 2006

Em clima de Copa do Mundo...

Já entramos no clima de Copa do Mundo e estamos torcendo para que o Hexa venha cheio de garra e dedicação. Para acompanhar toda a copa, selecionamos alguns novos recursos do Google e alguns serviços interessantes oferecidos pelo buscador.

1. Acompanhe o calendário da copa na sua Página Personalizada do Google. Basta visitas o http://www.google.com.br/ig, logar-se, ir na opção Adicionar conteúdo e na aba Esportes adicionar o extensão "Copa do Mundo".

2. Veja os dia e horário dos jogos no Google Calendar. Existem vários calendários públicos disponíveis para o serviço, para adicionar, visite o Google Calendar, vá ao menu "settings", escolha a aba calendars, clique no botão "Add Calendars" na seção "Other Calendars". Aí basta procurar por "copa do mundo" e vários calendários públicos irão aparecer. Recomendamos o primeiro da lista.

3. Busque jogos no Google. Para saber maiores informações sobre os jogos da copa, vá ao Google e coloque o nome das duas seleções desejadas (veja exemplo: Brasil Croácia)

4. Fique por dentro das últimas notícias através do Google News. Você também pode assinar o Feed do Google News e acompanhar a copa de seu leitor predileto.

5. Comunidade sobre futebol: Joga.com. A parceria entre Nike e Google fez nascer o Joga.com, uma espécie de orkut para amantes do futebol. No site você pode conversar com outros fanáticos, ver vídeos e participar de discussões com quem realmente entende de bola. Para utilizar o serviço, basta logar-se utilizando sua conta do Google.

quarta-feira, junho 07, 2006

Google Browser Sync

Google Browser Sync é uma extensão para o Mozilla Firefox que armazena todos seus favoritos, histórico, cookies, e senhas salvas para que o usuário possa utilizá-las em outra máquina com Firefox e a extensão instalada. Assim, pessoas que trabalham em vários computadores durante o dia terão sempre a mão suas configurações e favoritos.

A ferramenta é interessante, porém um pouco lenta para indexar o conteúdo do Firefox (mais de 1 min.) Quando a utilidade parece algo realmente interessante. Mas e quanto a privacidade e sergurança? Bom, aí o problema é mais sério! Além de saberem como nos comunicamos, o que pesquisamos e o que calculamos, a empresa agora monitora todos os dados cruciais do navegador, algo como "eu sei de tudo o que você faz na internet".

Será o Google Browser Sync mais um sinal de que o Firefox está literamente se tornando o Google Browser?


Polícia Civil do Paraná investiga 56 perfis do Orkut

A situação de funcionamento do Orkut no Brasil não para de piorar, a cada dia novas denúncias e novos problemas com a justiça aparecem e fazem com que a continuação do serviço no Brasil seja cada vez mais comprometida.

Da Gazeta do Povo on-line:
O Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber), órgão especial da Polícia Civil do Paraná, está investigando 56 perfis do site de relacionamentos Orkut. Essas pessoas seriam responsáveis por crimes contra a honra, ameaça, calúnia, injúria e apologia à pedofilia. Nesta terça-feira, o delegado Demétrius de Oliveira enviou à Justiça um pedido de quebra de sigilo dos cadastros. O Nuciber também solicitou ajuda aos escritórios do Google e do Orkut no Brasil e nos Estados Unidos. [mais]
Colaboração: Cyber Geek.

Google Video Player for Mac

Demonstrando interesse pelos usuários "não-Windows", a Google acaba de lançar uma versão para Mac de seu player de vídeo.

O Google Video Player é a maneira mais fácil de assistir a vídeos grautuitos ou pagos disponíveis no Google Video. Ele concorre diretamente com serviços como o YouTube e iTunes Music Store.

Download: Google Video Player for Mac

terça-feira, junho 06, 2006

Use o Google Spreadsheets agora!

O amigo Paulo nos enviou o link para utilizar o Google Spreadsheets sem convite ou qualquer cadastro, basta logar com sua conta do Gmail e sair utilizando.

Não sabemos por quanto tempo o link vai funcionar nem se quem entrar no serviço por ele vai poder utilizar o serviço depois, só sabemos que o serviço é interessante e parece algo realmente empolgante para um 06/06!

------------ Entre no Google Spreadsheets ---------------
.
Use por sua conta e risco!

Google Spreadsheets: mais detalhes



O Google Blogscoped divulgou detalhes da nova planilha online da Google, o Google Spreadsheets.

Segundo o autor, não há demora entre as operações na planilha, e os recursos colaborativos são simplesmente incríveis.



A fonte publicou também um pacote de imagens e dois vídeos demonstrando mais recursos do Spreadsheet.

Mais imagens: Download
Vídeos: Video 1 | Video 2
Fonte: Google Blogscoped

segunda-feira, junho 05, 2006

Google pode lançar concorrente do Excel em poucas horas

Segundo diversos sites estão anunciando, o Wall Street Journal anunciou que a Google lançará um concorrente do Excel totalmente online dentro de poucas horas.

Após a aquisição do Writely, a gigante das buscas poderia estar adquirindo o iRows, ou mesmo desenvolvendo uma aplicação própria.



O amigo brisk nos informou uma importante notícia, segue o texto escrito por ele:
Olá, pessoal! =)
Para aqueles que ainda não sabem a Google já lançou esse serviço e ele está em uma espécie de pre-beta, ou seja, o produto está em uma fase chamada de Limited Test, a qual somente um número limitadíssimo de pessoas poderá utilizá-lo e testá-lo.
Aos que desejam utilizá-lo, o nome do novo serviço é Google Spreadsheets, ele está disponível no Google Labs em uma página quase que oculta, caso tenham sorte poderão esse teste ou somente dar um “take a tour” para conhecê-lo melhor.
Ele ficou bem interessante, possui um chat interno e as tabelas poderão ser editadas por até cinqüenta pessoas simultaneamente, além de ser totalmente online, não há a necessidade de baixar quaisquer plugin ou software. O Google Spreadsheets, também permite que as tabelas sejam exportadas no formato HTML.
Goole SpreadShets

Algumas imagens:

Screen Shot 1
Screen Shot 2
Screen Shot 3
Obrigado brisk!

Vinton Cerf: You Tube pode estar nos planos do Google

São Paulo - Em visita ao Brasil, o vice-presidente do Google, Vinton Cerf, afirmou que haveria a "possibilidade" da companhia comprar o You Tube.

O vice-presidente e evangelista do Google, Vinton Cerf, afirmou que considera a “possibilidade” da companhia vir a adquirir o site de compartilhamento de vídeo You Tube. “Sim, é possível (fazermos a aquisição)”, disse o executivo, adicionando logo em seguida não ter conhecimento sobre qualquer negociação entre as empresas.

Cerf, que é o criador do protocolo TCP/IP, base da arquitetura da internet, disse que o Google está “menos interessado em gerar conteúdo do que em indexá-lo”. O YouTube é hoje o site de vídeos mais visitado da web, atraindo quase metade dos usuários e superando gigantes como AOL, MSN, Yahoo e o próprio Google, segundo pesquisa da Hitwise.

Em encontro com jornalistas realizado em São Paulo, o executivo também chamou a atenção para o desenvolvimento de ferramentas que explorem a conexão de internet em dispositivos móveis.

“O celular tem uma penetração de 43% em países como Brasil e México. No mundo, há cerca de 2 bilhões de celulares. O primeiro contato com a internet pode ocorrer por meio desses aparelhos”, declarou.

Conhecido também como “o pai da internet”, Vinton Cerf disse que a crescente disponibilidade da internet em vários tipos de dispositivos mudará completamente o conceito de mídia de massa e, com isso, a forma de se vender propaganda. Um dos desafios inerentes a essa pulverização, disse, será o controle da privacidade dos usuários.

Segundo Cerf, tudo indica que a internet precisará de “leis globalizadas”, que tratem de assuntos como propriedade intelectual e demais tipos de fraudes. “Precisamos de novas organizações mundiais, tal como temos hoje a Organização Mundial do Comércio”, comentou.

O especialista também chamou a atenção para as limitações do atual protocolo de internet, o IPv4, que suporta a rede mundial. “Quando criamos o IP, não sabíamos que ele se tornaria o padrão de comunicação digital em todo o mundo. Ele tem limitações e terá que mudar. Neste momento, estou determinado a convencer as pessoas a migrarem para o IPv6”, disse.

Conforme sua agenda de visita ao Brasil, Cerf visitará nesta segunda-feira (05/06) a faculdade de engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Na terça-feira segue para Belo Horizonte, onde tem encontrado marcado com a escola de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de visitar as instalações do Google.

Investimentos no Brasil
O “evangelista” do Google disse que ainda não conheceu pessoalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas disse ter informações sobre “o comprometimento do governo com a inclusão digital no País”.

Cerf destacou a necessidade que os países da América Latina têm de investir em infra-estrutura para permitir que as tecnologias da informação cheguem às classes menos favorecidas. “O Brasil tem a maior economia da América Latina. É preciso investir em políticas públicas também para permitir que pequenas e médias empresas cresçam”.

Questionado se os planos do Google no Brasil incluem novas aquisições, o executivo afirmou que novos investimentos deverão ser feitos a partir de 2007. Cerf também garantiu que o papel da Google.org será intensificado a partir do último trimestre deste ano.
Fonte: IDGNow!

domingo, junho 04, 2006

Google Earth deverá rodar nativamente no Linux

Após o lançamento oficial de uma versão, emulado pelo wine, do Picasa para Linux, fontes indicam que novos produtos estarão logo disponíveis para o mundo de Código Aberto. Porém uma aplicação deve se destacar entre os possíveis lançamentos.

Segundo o Picasa for Linux FAQ, uma versão do Google Earth nativa para Linux está sendo elaborada e tão quanto estiver pronta deve ser lançada. Segundo fontes, o Picasa foi o primeiro a ser lançado pois já estava pronto, mas não deve ser o único software da Google a invadir o mundo Livre.

Ainda acho que um Goobuntu será disponibilizado ao público em breve!

Fonte: Google Operating System

Tapioca - Google Talk com voz no Linux

Passou despercebido pelo Undergoogle, mas essa informações é realmente interessante: Quem usava o Google Talk no Linux, usando o Gaim ou outro mensageiro instantâneo, não tinha os recursos de VoIP para desfrutar.

Mas isso acabou. Agora está disponível o Tapioca um framework para voz sobre IP IP (VoIP) e Instant Messaging (IM)

Com uma interface parecida com o Google Talk e, segundo os desenvolvedores, integrado ao Gtalk, o Tapioca promete levar o mensageiro do Google ao mundo Linux com muito estilo e funcionalidade.

Para instalar o Tapioca no Ubuntu veja aqui. Segundo o site, ele está disponível em pacote deb, para o Ubuntu e RPM para o Madriva linux.

Você ainda pode sugerir novos recursos que devem ser implantados nas próximas versões.

É só instalar e começar a “papear”! [via]

sábado, junho 03, 2006

Afinal, sua opinião é tudo!

Entrou em fase de testes nosso sistema de enquetes. Enquanto fazemos os ajustes necessários, gostariamos que testassem e opinassem quanto ao funcionamento do sistema.

Para testar, uma pergunta simples: Com que frenquência você acessa o blog? Para responder, role a página, encontre nossa enquete no menu lateral e opine.

Em breve estaremos fazendo perguntas interessantes e polêmicas. Afinal, nosso objetivo é exercitar a opinião dos caros leitores!

FBI pede que Google e Microsoft gravem dados de internautas

Argumento é que material poderia ser utilizado em futuros estudos sobre casos de terrorismo ou pornografia infantil.

Do IDGNOW

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o Federal Bureau of Investigation (FBI) formalizaram um pedido para que empresas como Google, Microsoft e America Online (AOL) armazenem informações de seus internautas.

O material, segundo as entidades, poderia ser utilizado em investigações sobre futuros casos de terrorismo ou pornografia infantil, por exemplo.

Segundo reportagem do publicada pelo USA Today, o diretor do FBI, Robert Mueller, acompanhado do procurador geral Alberto Gonzáles, se encontrou na última semana com executivos do Google, Microsoft, AOL e Verizon, entre outras empresas. Uma nova reunião para detalhar a proposta estaria marcada para esta sexta-feira (02/06).

A proposta feita pelas entidades públicas traz um grande desafio para as companhias, já que, imediatamente, significaria manter um nível de segurança e de armazenamento de dados sem precedentes.

Agradecemos à colaboração de Renato Pires

sexta-feira, junho 02, 2006

Quer trabalhar na filial da Google em Belo Horizonte?

Pensando em transformar Belo Horizonte no primeiro e maior centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina, a Google está contratando mão de obra brasileira.

O plano começou quando a gigante da internet comprou a Akwan Information Technologies, empresa mineira criada por um grupo de professores do departamento de ciências da computação da UFMG.

Há 8 vagas técnicas disponíveis. Clique AQUI e confira. [via].

Google Lança API de busca em Ajax

A Google lançou um API para webmasters colocarem em seus blogs e sites. O interessante é que a caixa pode ser colocada em um website e exibe os resultados na própria página, não necessitando abrir outra para exibir o resultado.

Os resultados são divididos em local, web, video, e blogs e são exibidos em divisões separadas e menus que podem ser recolhidos.

A Versão 0.1 pode ser encontrada aqui.

quinta-feira, junho 01, 2006

Novidades no Undergoogle

Caros amigos, parece que foi ontem, mas o blog está prestes a completar 1 ano de existência. Para comemorar com grande estilo, estaremos, neste mês de junho, realizando algumas alterações no blog, afinal quase um ano com a mesma cara acaba enjoando. Como agradecimento ao excelente resultado no Ibest 2006 e a grande participação de todos para a construção do blog nos sentimos obrigados a trabalhar em novidades para o blog e para celebrar o aniversário que será no dia 1ª de Julho.

Como primeira mudança, anuncio que acabamos de mudar nossa base para o Dreamhost, assim ganhamos mais espaço, banda e possibilidade para expansão de novos projetos. O blog ficará por hora hospedado no blogger.com, mas toda a base de imagens, arquivos, tutoriais e algumas novidades ficarão hospedadas em nosso servidor.

Anuncio também, que além do domínio undergoogle.com.br, já somos donos do domínio undergoogle.com, que ajudará bastante na hora de lembrar nosso endereço.

Como proprietários de uma conta no Dreamhost, podemos oferecer descontos aos usuários que também quiserem ingressar no serviço, portanto consulte o banner ao lado para obter informações de desconto e como se cadastrar no serviço.

E claro, como o aniversário é nosso, quem ganha presente são nossos usuários. Aguardem, alguns prêmios estão por vir.

Aproveito para pedir sugestões e críticas, afinal, esta é a hora. Fique a vontade para nos enviar um e-mail. [undergteam@gmail.com].

BBC poderá fazer frente ao Google

Segundo o diretor-geral do grupo BBC, Mark Thompson, a sua empresa é a única com peso suficiente para enfrentar os gigantes da internet, como a Google e a AOL.

Atualmente, o portal BBC é o sexto portal de notícias mais lido no mundo.

Fonte: Fábrica de Conteúdo

Evangelista do Google e pai da internet faz palestra em São Paulo

São Paulo - USP realiza conferência gratuita com Vinton Gray Cerf, criador dos protocolos IPC/IP e atual vice-presidente do Google.

Um dos chamados “pais” da internet, Vinton Gray Cerf passará pelo Brasil e dará uma mostra de seus conhecimentos em evento em São Paulo que irá discutir o futuro da grande rede.

Inventor dos protocolos IPC/IP, que podem ser considerados os alicerces da internet atual, Cerf é o atual vice-presidente do Google.

A conferência, aberta ao público, foi organizada pelo professor da USP Gil da Costa Marques.

As inscrições são gratuitas e devem ser feita pelo site do evento. A palestra acontece no Auditório Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária – São Paulo SP). Mais informações pelo e-mail eventoti@usp.br.

Fonte: IDGNow!

"Vou criando o meu próprio Google", diz internauta que aderiu aos tags

Por Diego Assis
A princípio, eram os diretórios. Para facilitar as coisas para os internautas, a maioria dos serviços de busca dos primórdios da web catalogava, de A a Z, as centenas de milhares de sites da rede separando-os em grandes áreas - Educação, Entretenimento, Compras...

O bolo foi crescendo e, para surfar no oceano de informações que se acumulavam, só usando os buscadores automáticos do tipo Google, Yahoo! e MSN Search.

Mas, em 2006, esses "robozinhos" que varrem diariamente a internet à procura de novos conteúdos baseados na matemática correm o risco de sair de moda. A palavra de ordem agora é personalização.

"Eu uso o Google hoje só para busca de conteúdos menos específicos. Por exemplo, se quero achar um site de games, vou ao Google, pesquiso e salvo no Delicious as ocorrências que me parecerem mais interessantes", explica o designer Rodolfo Herrera, usuário do serviço de favoritos online há meses. "Agora, sempre que preciso de um conteúdo específico, vou direto aos sites que já tenho cadastrados. Se eu não encontrar, só aí que eu vou ao Google novamente."

A mesma coisa que tem feito no Delicious, Herrera emprega em outros serviços da web que utiliza, como o site de hospedagem de fotos Flickr e a comunidade virtual de música Last.fm.

Na prática, o que todos esses serviços online têm em comum é o fato de darem ao usuário o poder de classificar e organizar seus arquivos escolhendo palavras-chave - ou tags - que melhor definam do que tratam esses conteúdos.

Se adiciono um vídeo do Ronaldinho Gaúcho ao YouTube, site de compartilhamento de vídeos online que também usa esse sistema, posso marcá-lo com as tags "futebol", "seleção brasileira" ou "Barcelona". Assim, qualquer pessoa que estiver navegando por este serviço à procura de vídeos da seleção, do Barcelona, ou mesmo, mais genericamente, de futebol, irá fatalmente se deparar com aquele vídeo que eu postei. E, possivelmente, com vários outros postados pelos demais usuários, classificados com as mesmas tags.

MÚSICA ESQUISITA PRA PESSOAS ESTRANHAS

"Acho que o mais legal das tags é que, com essa quantidade brutal de sites, fotos e músicas que nós vemos todo dia, elas parecem ser o jeito mais intuitivo de organizar os conteúdos. Quando for procurar, é só digitar ali algumas palavras que te lembram o assunto", sugere Herrera, que recentemente cadastrou no Last.fm as bandas da gravadora independente em que trabalha, a Amplitude.

Experimente pesquisar a tag "musica esquisita pra pessoas estranhas" no serviço, e lá estará o grupo mineiro pexbaA, contratado da Amplitude e assim classificado por Herrera.

"Quando introduzimos as tags no Last.fm, pensávamos que as pessoas iriam se limitar a usar só os gêneros de música para classificar as faixas. Mas, em pouco tempo, percebemos que elas estavam usando as tags de maneira mais criativa: surgiram tags para momentos específicos, como ‘bom dia’, ‘sábado à noite’ ou ‘Natal’, e outras relacionadas a um estado de espírito, como ‘feliz’ e ‘deprimido’", conta Martin Stiksel, co-fundador do site, que hoje já possui mais de 200 mil tags diferentes.

"Ao permitir que o usuário coloque a tag que bem entender, você está respeitando as diferenças locais e culturais de cada um", complementa René de Paula Jr., diretor de Produtos do Yahoo! Brasil. "A mesma foto que eu coloco no Flickr pode ser descrita pelos outros com tags que eu jamais imaginaria."

Nesses casos, a maneira mais simples para não se perder em caminhos que não interessam é usar o bom senso: quanto mais citações uma mesmo tag tiver, mais provável é que ela seja um consenso entre os internautas. Se cem mil pessoas dizem que Britney Spears é pop, melhor não confiar naquela meia-dúzia que jura que a moça faz música erudita.
"É o conhecimento da multidão", resume Stiksel.
Fonte: Último Segundo

Novo recurso: Reply by chat

E a Google não para de incrementar o Gmail. Agora, adicionou um novo recurso que integra as respostas dos e-mails ao chat. Nada realmente empolgante, mas útil.
Na parte inferior das mensagens, além dos botões "reply" e "forward", agora encontramos o botão "reply by chat to...". Essa opção vem para facilicar a resposta aos e-mail de pessoas que estão on-line no Gtalk, assim a resposta é dada em tempo real, e pode-se conversar utilizando o Gtalk integrado ao Gmail.

Lembrando que a função está somente disponível no Gmail em inglês.